???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Matos Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Teresa Matos

Identificadores de autor

Ciência ID
4A1C-9290-92E0
ORCID iD
0000-0002-4028-4891

Endereços de correio eletrónico

  • tpereira@eselx.ipl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
Formação
Grau Classificação
2017/11/02 - 2020/12/30
Concluído
Pós - doutoramento em Educação Artística. (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação Artística
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2006/01/09 - 2011/11/30
Concluído
Doutoramento em Belas Artes (Doutoramento)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Aprovada com Distinção e Louvor (unanimidade)
1999/10/01 - 2002/02/09
Concluído
Mestrado em Teorias da Arte (Mestrado)
Especialização em Ciências da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Muito Bom (unanimidade)
1993/09/16 - 1998/12/10
Concluído
Licenciatura em Artes Plásticas (Pintura) (Licenciatura)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
17 valores
1993/10/15 - 1996/07/30
Concluído
Bacharelato em Artes Plásticas (Bacharelato)
Especialização em Artes Plásticas
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/04/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012/09/01 - 2013/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010/09/01 - 2012/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2005/09/20 - 2007/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09/20 - 2004/12/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09/15 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Coordenadora da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11/24 - Atual Vice-Presidente do Conselho Técnico Científico da Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/01 - 2023/06 Presidente do Departamento de Formação e Investigação em Arte e Design Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2021 Coordenadora da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/01 - 2019/12 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES
154788UID
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/09 - 2011/08 Uma Travessia da Colonialidade. Intervisualidades da Pintura, Portugal e Angola
Refª SFRH / BD / 31132 / 2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/04 - 2024/09/03 Time-Lapse: Memória, Pós-Memória, Práticas Artísticas e Comunidade
IPL/IDI&CA2023/TimeLapse_ESELx.
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
2022/09/05 - 2023/09/04 IMAGO MUNDI. Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
2022/09/05 - 2023/09/04 IMAGO MUNDI- Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território. /IMAGO MUNDI. Cartographies, artistic practices, community and representations of the territory
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
2019/06/01 - 2020/07/31 LOCUS. Arquivo Poético sobre Comunidade, Território e Memória do Lugar
PL/2019/LOCUS _ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
2017/03/01 - 2019/02/28 Integr(arte) - Imigração, artes, educação e experiências locais de integração
PT/2017/FAMI/156
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Alto Comissariado para as Migrações, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
2016/01/01 - 2018/12/31 Educação e Prática Criativa em Artes Visuais e Tecnologias.
ESEXL/IPL-CIED/2016/A23
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
2016/01/01 - 2018/12/31 MARTE1618
ESEXL/IPL-CIED/2016/A09
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
2016/01 - 2018/12 MARTE1618
ESEXL/IPL-CIED/2016/A09
N/A
2016/02/01 - 2017/12/31 ParticipART. Criação, Comunidade e Desenvolvimento.
IPL/2016/ParticipART_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016/02/01 - 2017/03/31 PREDINATUR. Produção de recursos educativos interdisciplinares para áreas de interesse natural: o seu impacto no desenvolvimento das aprendizagens e no contacto dos alunos com a natureza.
IPL/2016/PREDINATUR_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Teresa Matos ; Antunes, Sandra; Kátia Sá / Escola Superior de Educação de Lisboa.; Matos, Joana. "Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuais/ Mapping memories: interweaving school, community and visual arts". Trabalho apresentado em 11º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto, lisboa, 2023.
    Submetido
  2. Matos, Joana Gaudêncio; Pereira, Teresa Matos ; Antunes, Sandra; Kátia Sá / Escola Superior de Educação de Lisboa.. "Mapping local memory: engaging school and community through visual arts project". Trabalho apresentado em CUICIID 2023 Congreso Universitario Internacional sobre Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia, Madrid, 2023.
    Publicado
  3. Pereira, Teresa Matos ; Antunes, Sandra; Kátia Sá / Escola Superior de Educação de Lisboa.. "Cartographies: Artistic Practices, School and Communities". Trabalho apresentado em CUIDIID - Congreso Universitario Internacional sobre Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia, Madrid, 2023.
    Publicado
  4. Matos, Joana Gaudêncio; Pereira, Teresa Matos ; Alcântara, Ana. "Representações do Território: património e prática artística/ Representations of the Territory: heritage and artistic practice". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas. 2023/ International Seminar on Pedagogical Practices. 2023, Setúbal, 2023.
    Publicado
  5. QUEIROZ, JOÃO PAULO. "Charlene Bicalho: A matéria da fala e a imensurabilidade do ato artístico.". Trabalho apresentado em XIII Congresso CSO 2022, Lisboa, 2022.
    Publicado
  6. Pereira, Teresa Matos ; Kátia Sá. "Projeto LOCUS - Na fronteira entre Educação artística formal e não formal". Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional Matéria-Prima, Lisboa, 2021.
    Publicado
  7. Pereira, Teresa Matos ; Sandra Pereira Antunes. "Investigação em arte e design, contextos transdisciplinares e práticas profissionais". Trabalho apresentado em Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais., Setúbal, 2021.
  8. Pereira, Teresa Matos. "Descolonizar e Ressignificar o Imaginário: Colagem e Re Existência na obra de Laíza Ferreira". Trabalho apresentado em Congresso CSO’2021, Lisboa, 2021.
    Publicado
  9. Pereira, Teresa Matos. "Processos criativos, docência e iniciação à investigação em artes visuais baseada na prática". Trabalho apresentado em VIII Congresso Internacional Matéria Prima, Lisboa, 2019.
    Publicado
  10. Matos, Joana Gaudêncio; Pereira, Teresa Matos. "Arte, Comunidade e Memória Local. Projeto de Street Art em Santiago do Cacém/ Art, Community and Local Memory. Street Art Project in Santiago do Cacém". Trabalho apresentado em CNAPPES - 5ª Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior/ CNAPPES - 5th National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education, Braga, 2018.
    Publicado
  11. Pereira, Teresa; Matos, Joana. "Arte, comunidade e memória local. projeto de street art em Santiago do Cacém". 2018.
  12. Pereira, Teresa Matos. "Cartografias do processo criativo. Utilização de mind mapping em contextos de educação artística". Trabalho apresentado em XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional, Lisboa, 2017.
    Publicado
  13. Pereira, Teresa Matos. "“A Ilha”. Projeto de videoperformance em prática de educação artística". Trabalho apresentado em 16º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia/16th International Meeting of Art and Technology, Porto, 2017.
    Publicado
  14. Pereira, Teresa Matos. "Contributos para uma interdisciplinaridade entre Matemática e Literacia Visual". Trabalho apresentado em do EIEM 2016 - Encontro em Investigação em Educação Matemática, Évora, 2016.
    Publicado
  15. Pereira, Teresa Matos. "Desenho: Entre a representação e a (re)significação. Experiências pedagógicas em contextos de Ensino Superior Artístico". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2016.
    Publicado
  16. Pereira, Teresa Matos. "Artes Visuais e Comunidade: processos, impacto e constrangimentos". Trabalho apresentado em VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado
  17. Renz, Cintia; Euzebio, Larissa; Bohn, João Erig. "Criação, Interdisciplinaridades e Investigação em Artes Visuais: relato de um processo pedagógico em contexto de Ensino Superior". Trabalho apresentado em VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado • 10.5753/cbie.wie.2019.1174
  18. Pereira, Teresa Matos. "Educação artística na ESELx: Trajetória de um mestrado". Trabalho apresentado em VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado
  19. Pereira, Teresa Matos. "Pintura e Cinema: Intervisualidades e Interdisciplinaridade no processo criativo em contexto de educação artística". Trabalho apresentado em Avanca Cinema International Conference, Avanca, 2015.
    Publicado
  20. Pintos da Rocha, Stéfani Rafaela. "Memória e Arquivo – práticas interdisciplinares no contexto da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da ESELx". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2015.
    Publicado • 10.17648/galoa-cbee-6-30374
  21. Pereira, Teresa Matos. "António Ole: Arqueologias do quotidiano e da memória". Trabalho apresentado em Creative Processes in Art, Lisboa, 2013.
    Publicado
  22. Pereira, Teresa Matos. "Perceções e divulgação de artistas plásticos africanos em Portugal". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia, Porto, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Juliana Rossi Gonçalves; Teresa Matos Pereira; Taiza Mara Rauen Moraes. "Análise da produção acadêmica sobre “artista-professor” em escolas de artes: uma nova identidade revelada na última década (2010-2020)". Palíndromo (2024): https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0018.
    10.5965/2175234616382024e0018
  2. Sandra Pereira Antunes. "Museu como dispositivo de investigação em arte e design baseada na prática". Sensos-e X 1 (2023): 115-128. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4854/2646.
    Publicado
  3. Pereira, Teresa Matos ; Antunes, Sandra. "Se esta rua fosse minha: Propostas de intervenção em espaço urbano, no  cruzamento das artes plásticas e do design". Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 12 1 (2022): 23-42. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/issue/view/30.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Kátia Sá. "Dinâmicas de Formação Artística em Contexto de Ensino Superior, como Espaços Abertos à Prática Profissional nas Artes Visuais". Revista Portuguesa de Educação Artística 11 1 (2022): 7-22. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/173/160.
    Publicado
  5. Pereira, Teresa Matos. "Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística". Matéria Prima 7 2 (2019): 96-109. http://materiaprima.fba.ul.pt/MP_v7_iss2.pdf.
    Publicado
  6. Matos, Joana; Pereira, Teresa Matos. "Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística/ Cross perspectives on the practice of painting: transdisciplinarity in the context of art education". Revista Internacional Matéria-Prima: Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário/ International Magazine Raw Material: Artistic Practices in Primary and Secondary Education 7 2 (2019): 96-109. https://materiaprima.belasartes.ulisboa.pt/MP_v7_iss2.pdf..
    Publicado
  7. Pereira, Teresa Matos. "Antropografias - corpo, performatividade e artes plásticas". Revista Portuguesa de Educação Artística 6 2 (2017):
    Publicado
  8. Pereira, Teresa Matos. "Revisitando o arquivo colonial: as artes visuais como espaço de revisão crítica do passado e afirmação de alteridades". CESCONTEXTO-Debates. Literatura e Representações II 14 (2016): 36-52. http://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/ficheiros/cescontexto_debates_xiv.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Cruz Almeida, Pedro; Susana Pereira; et al. "MAPEANDO O CURRÍCULO: CRUZANDO COMPETÊNCIAS E ÁREAS DE CONTEÚDO". In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular, editado por Valente, Bianor; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos, 40-66. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.015
  2. Teresa Matos Pereira. "Artes visuais e  narrativas descoloniais: estética, história e ideologia". In A História na Era da (des)Informação, editado por Marília dos Santos Lopes. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, 2023.
    Publicado
  3. Guardião, Ana; Miguel Bandeira Jerónimo. "“ Os Pretos de Serpa Pinto”- Museu Nacional de Arte Contemporânea/do Chiado”.". In Guardião, A. Jerónimo, M. B. & Peixoto, P. (org.). Ecos Coloniais. Império e Colonialismo: Reverações na Lisboa Atual. Liboa: Tinta da China, 155-162. Lisboa, Portugal: Tinta da China, 2022.
    Publicado
  4. Teresa Pereira; Kátia Sá. "Espaço Poético: conceito, prática e conhecimento artístico". Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2021.
    10.18239/jornadas_2021.29.12
  5. Joana Matos; Joana Ferreira; Teresa Matos Pereira. "Processo criativo e prática pedagógica na formação do educador enquanto sujeito cultural". Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2021.
    10.18239/jornadas_2021.29.03
  6. Teresa Matos Pereira; Sandra Antunes. "Processo Criativo, Aprendizagens e Conhecimento: uma abordagem interdisciplinar em artes visuais". Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2021.
    10.18239/jornadas_2021.29.05
  7. Pereira, Teresa Matos. "Toda a forma de arte é completamente inútil. Quatro notas sobre Educação Artística e Investigação". In Educação Artística 2010-2020, 45-54. Lisboa, Portugal: CIED, 2021.
    Publicado
  8. Pereira, Teresa Matos. "Délio Jasse: Do Dever da Memória ao Arquivo do Esquecimento". In Á Volta da Viagem, 195-213. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura & Stolen Books, 2021.
    Publicado
  9. Pereira, Teresa Matos ; Matos, Joana Gaudêncio. "Arte, Comunidade e Memória Local. Reflexão acerca de processos artísticos participativos na comunidade". In Diversidades, Educação e Inclusão, 217-234. Lisboa, Portugal: CIED- ESELx, 2021.
    Publicado
  10. Matos, Joana Gaudêncio; Pereira, Teresa Matos ; Joana Ferreira. "Processo criativo e prática pedagógica na formação do educador enquanto sujeito cultural. /Creative process and pedagogical practice in the formation of the educator as a cultural subject.". In Reflexiones multidisciplinares para el tratamiento de la competencia artística y la formación cultural./ Multidisciplinary reflections for the treatment of artistic competence and cultural education., 45-57. Cuenca, Espanha: Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2021.
  11. Pereira, Teresa Matos. "O Pigmento, o Gesto e o Píxel: ensaio sobre o ensino da pintura". In Educação Arte e Tecnologia, 218-240. S. Paulo: Canal6 Editora., 2020.
    Publicado
  12. Pereira, Teresa. "Artes Visuais e Comunidade. Reflexões em torno de um processo pedagógico". In Práticas Artísticas Comunitárias, 282-302. Porto, Portugal: PELE/CHAIA/FCT, 2017.
    Publicado
  13. Pereira, Teresa. "A Mão de Dumba-ua-Tembo. Cruzeiro Seixas em Angola ou a arte como ato político". In Império e Arte Colonial/Empire and Colonial Art. Antologia de Ensaios/Na Anthology of Essays, 107-126. Lisboa, Portugal: ArTravel., 2017.
    Publicado
  14. Pereira, Teresa Matos. "As Artes Plásticas nos Labirintos da Colonialidade". In Representações de África e dos Africanos na História e Cultura – séculos XV a XXI, 371-387. Ponta Delgada, Portugal: CHAM, 2017.
    Publicado
  15. Pereira, Teresa. "Discurso estético e criação artística na obra Arte Ciência e o Trópico: conceitos, práticas e contiguidades". In Gilberto Freyre: Novas leituras do outro lado do Atlântico, 79-92. S. Paulo, Brasil: EDUSP Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
    Publicado
  16. Pereira, Teresa Matos. "Artes plásticas e lusofonia. Discursos, práticas e trânsitos". In Interfaces da Lusofonia, 339-349. Braga, Portugal: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Pereira, Teresa Matos ; Arez, Abel; Martins, Célia; Campos,Joana; Hortas, Maria João ; Vieira, Natália. Integr(arte) - Imigração, artes, educação e experiências locais de integração.. Lisboa, Portugal: Observatório das Migrações. 2021.
    Publicado
  2. Pereira, Teresa Matos. Uma Travessia da Colonialidade: Pintura, Coleções e Intervisualidades. Lisboa, Portugal: DGPC/Caleidoscópio. 2020.
    Publicado
Relatório
  1. Pereira, Teresa Matos. 2021. As Artes Visuais nos Primeiros Anos de Escolaridade: Curricula, representações e práticas docentes do Séc. XX ao Séc. XXI.
Resumo em conferência
  1. Alcântara, Ana; Matos, Joana Gaudêncio. "Representações do território: património e prática artística". 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Pereira, Teresa Matos. "Uma travessia da colonialidade: intervisualidades da pintura, Portugal e Angola". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10451/4631.
Website
  1. Alcântara, Ana; Pereira, Teresa Matos ; Matos, Joana; Ferreira, Joana; Sá, Kátia; Antunes, Sandra. Imago Mundi. Cartografias, Práticas Artísticas, Comunidade e Representações do Território./ Imago Mundi. Cartographies, Artistic Practices, Community and Representations of the Territory.. 2022. https://sites.google.com/view/imagomundi2223/p%C3%A1gina-inicial.
  2. Alcântara, Ana; Pereira, Teresa Matos ; Matos, Joana; Ferreira, Joana; Sá, Kátia; Antunes, Sandra. Imago Mundi. Cartografias, Práticas Artísticas, Comunidade e Representações do Território.. 2022. https://sites.google.com/view/imagomundi2223/p%C3%A1gina-inicial.

Outros

Outra produção
  1. O Museu Como Dispositivo de Ação: Interdisciplinaridade e Iniciação à Investigação Baseada na Prática.. Comunicação apresentada a "Dar Asas ao Saber. Diálogos multi, inter e transdisciplinares". 25 e 26 de Março. Setúbal: Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal.. 2022. Pereira, Teresa Matos ; Antunes, Sandra. https://projetos.ese.ips.pt/cief2022/wp-content/uploads/2022/03/Identifica%C3%A7%C3%A3oSalas_DarAsasSaber2022.pdf.
  2. Tempo, Memória e Palimpsesto na obra de Sônia Gomes. O texto incide sobre o processo criativo e artístico da artista brasileira Sônia Gomes cuja obra nasce do resgate de matérias têxteis, e outros materiais "encontrados" como papel, cartão, troncos, raízes, arame, etc. Através do gesto da artista este materiais de "resíduo" conhecem uma nova existência enquanto objetos de arte, imbuídos de memória. Amarrando ou costurando as peças de vestuário, teci. 2019. Pereira,Teresa Isabel Matos. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582019000200010.
  3. Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico. This text refers the design of the subject Arts and Physical Education, integrated on masters degree in Teaching for 1st and 2nd Cycle of Basic Education (variants of Portuguese, History and Geography of Portugal / Mathematics and Natural Sciences). We present and discuss theoretical and methodological assumptions that allowed us to structure and develop a set of creative practices in the areas of. 2019. Pereira, Teresa Matos, 1974-; Rocha, Carla Cristina Santos Coreia. http://hdl.handle.net/10451/38567.
  4. Between Theory and Practice - Curricula Design in Visual Arts and Technologies. This article focuses the curricular revision process of Visual Arts and Technologies B.A. integrated in Lisbon Superior School of Education. It presents the theoretical and methodological assumptions that underlie and allow to organize teaching and learning practices in the context of the study plan as well as the results of this process analyzing its curricular units content. Este artigo incide n. 2019. Pereira, Teresa Matos. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/113.
  5. A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza. Este texto apresenta uma abordagem ao percurso artístico de Ana Teresa Barboza que, desde 2004 conjuga as técnicas têxteis do bordado, do crochet ou da tecelagem com a fotografia, o desenho e a instalação. Aprofundando as ligações entre tecido/pele, bordado e corpo (entendido nas suas dimensões biológicas, psicológicas, sociais e performáticas) ou explorando a dicotomia entre estruturas artificiai. 2018. Pereira,Teresa Matos. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000200010.
  6. ParticipART – “Amanhã temos bom dia”. Projeto artístico de intervenção comunitária. O texto apresenta o processo de trabalho realizado no âmbito do projeto ParticipART – Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histórico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memória dos espaços, do trabalho e das vivências da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplom. 2018. Arez, Abel; Dias, Alfredo; Matos, Joana; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Pereira, Teresa. http://hdl.handle.net/10400.21/9168.
    10.23828/rpea.v8i1.144
  7. Cultura material, memória e identidade na obra de Josefina Guilisasti. O texto analisa alguns projetos desenvolvidos por Josefina Gulisasti, pela artista visual chilena. Através da pintura de natureza morta ou de espaços da memória problematiza as ligações entre cultura material, tempo, espaço e memória. Estes temas, considerados "menores" pela história da arte, surgem como realidades imagéticas capazes de convocar dimensões de ordem técnica, poética, ideológica e hi. 2018. Pereira,Teresa Matos. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000100011.
  8. ParticipART – "Tomorrow we'll have a good day". Community-based art project. The text presents the work process developed in the context of project ParticipArt – Creation, Community and Development, which took place in historic center of Seixal with the partnership of the Cultural Association L1B. The intervention focused on research about memory of places, workmanship and living experiences of the local community, included the participation of students and graduate studen. 2018. Arez, Abel; Dias, Alfredo; Matos, Joana; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Pereira, Teresa Matos. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/68.
  9. Acúcar amargo : escravatura, resilência e memória na obra de Maria Magdalena Campos-Pons. 2017. Pereira, Teresa Matos, 1974-. http://hdl.handle.net/10451/27755.
  10. Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português. 2017. Alves, Margarida Brito; Cabral, Manuel Villaverde; Campos, Joana Capela de; Castro, Paul Melo e; Gomes, Pedro Marques; Guarda, Israel; Lobo, Paula Ribeiro; et al. http://journals.openedition.org/cp/1426.
  11. ANTROPOGRAFIAS – Body, Performativity and Visual Arts. Articulating Sculpture and Painting, increasing the creation field, we proposed the creation of interfaces for the body to mediate the action of painting in a performative way, registered trough video.In this sense, the students from the 3th year of the course of Visual Arts and Technologies from Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon — ESELx/ IPL — replied to the work. 2017. Santos, Kátia Sá; Pereira, Teresa Matos. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/23.
  12. Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo. As ligações entre o discurso da propaganda colonial e o discurso fotográfico contribuíram para criar, nos primeiros anos do Estado Novo, uma imagem dos territórios africanos sob domínio colonial (incluindo a terra, os seus habitantes e respetivas culturas) que permaneceu muito após o final do regime e do processo de descolonização. Neste texto são delineados os princípios em que assenta este feixe. 2017. Pereira, Teresa Matos. http://journals.openedition.org/cp/1966.
  13. Suturar e bordar : o têxtil como metáfora de identidade, memória e violência na obra de Claúdia Contreras. In this communication I’ll analyze. some projects developed by the Argentine artist Claudia Contreras. Using textile art techniques (sewing, embroidery or collage) she works from references to the period of state terrorism in Argentina (1976-1983), exposing the various faces of violence, complicity and shadows hovering on a shared space of intersubjectivity. 2016. Pereira, Teresa Matos, 1974-. http://hdl.handle.net/10451/35747.
  14. Délio Jasse : ensaios sobre a memória e o esquecimento. 2016. Pereira, Teresa Matos, 1974-. http://hdl.handle.net/10451/23709.
  15. Maimuna Adam : viagem, deslocamento e memória como metáforas da identidade. 2015. Pereira, Teresa Matos, 1974-. http://hdl.handle.net/10451/22450.
    In: :Estúdio. - Lisboa, 2010. - Vol. 6, nº12 (Jul./Dez. 2015), p. 99-111
  16. O sagrado e o profano na obra de Paulo Kapela ou a dialética da criação como processo artístico. 2014. Pereira, Teresa Matos. http://hdl.handle.net/10451/18463.
    In: :Estúdio. - Lisboa, 2010. - Vol. 5, nº10 (Jul./Dez. 2014), p. 20-27
  17. Kiluanji Kia Henda : ficção, ironia, desconstrução. 2014. Pereira, Teresa Matos. http://hdl.handle.net/10451/11092.
    In: :Estúdio. - Lisboa, 2010. - Vol. 5, nº9 (Jan./Jun. 2014), p. 60-69
  18. A cidade visível e a cidade tangível: A paisagem urbana como palimpsesto na obra de António Ole. Na década de 70, António Ole inicia uma pesquisa artística multidisciplinar em torno das arquiteturas e vivências dos bairros pobres da cidade de Luanda (musseques). Desta resultaram um conjunto de fragmentos de paisagens urbanas que se apresentam sob a forma de fotografia, colagem ou instalação confrontando o observador com a precariedade dos materiais mas também com a capacidade de resistência e. 2013. Pereira,Teresa Matos. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582013000200024.
  19. A Condição da mulher em Angola: na cerâmica de Helga Gamboa. Esta comunicação propõe uma abordagem à obra da artista plástica angolana, Helga Gamboa. Na sua pesquisa, enquanto ceramista, problematiza a condição angolana, vivida no feminino, incluindo o legado do período colonial, os sinais e símbolos de uma identidade cultural, as adversidades da guerra civil e a fragilidade de mulheres e crianças na sociedade a que pertence.. 2012. Pereira,Teresa Matos. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582012000100020.
  20. O Cahier de Linoléum, de Viteix. 2012. Pereira, Teresa Matos. http://hdl.handle.net/10451/7666.
    :Estúdio. - Lisboa, 2010. - Vol. 3, nº 6 (Jul./Dez. 2012), p. 20-27
  21. O Cahier de Linoléum, de Viteix: História, ideologia e pesquisa plástica. Em 1984, o pintor angolano Vítor Teixeira (Viteix), edita, em Paris o Cahier de Linoléum, que reúne mais de duas dezenas de gravuras em linóleo. No seu conjunto estas imagens abrangem questões que vão desde acontecimentos históricos que marcaram os derradeiros anos do regime colonial a episódios do quotidiano, onde a experimentação plástica surge associada à reflexão em torno da identidade cultura. 2012. Pereira,Teresa Matos. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582012000200002.
  22. O traço primordial ou o desenho como revelação. 2002. Pereira, Teresa Matos. http://hdl.handle.net/10451/15594.
  23. Uma geografia do modernismo : a arte popular, a arte primitiva e a fragmentação na arte moderna. 2001. Pereira, Teresa Matos. http://hdl.handle.net/10451/11908.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/02/01 - 2019/12/20 Aprendizagem através da prática: Contributos de uma abordagem interdisciplinar entre as Artes e o Estudo do Meio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/02/01 - 2018/06/30 “ A aprendizagem do corpo humano no 1.º ciclo do ensino básico: uma abordagem interdisciplinar entre a Expressão Plástica e o Estudo do Meio”
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09/01 - 2017/12/14 Pensar a Identidade: do Museu à Escola como Experiência do Tangível.
Orientador
Educação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/10 “Competências de localização geográfica: uma experiência didática em História e Geografia de Portugal no 6.º ano de escolaridade”
Presidente do júri
Rui Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/20 O ensino e a aprendizagem dos primeiros socorros no 4.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Catarina França (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/13 Práticas teatrais com crianças em contexto de educação não formal: desenvolvimento de competências pessoais e sociais e potencialidades das práticas artísticas
Presidente do júri
Ana Luísa Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/11/19 A Comuna na Escola: projeto de intervenção curricular de teatro com uma turma de 4º ano de escolaridade
Presidente do júri
Sara Cipriano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/10/06 O contributo da atividade artística e patrimonial para a educação com foco na aprendizagem inter-relacionada da matemática e da música
Arguente
Olga Souto (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/07/15 O recurso ao manual na aprendizagem da leitura de documentos iconográficos: uma experiência em História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Presidente do júri
Daniela Paulo Arneiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/14 Erros de base fonológica no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-intervenção
Presidente do júri
Inês Filipa Rodrigues Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/14 A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: Um estudo com alunos do 5.º ano
Presidente do júri
Miguel Ângelo Carreiras Freiria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10/20 Visual Art and Participatory Culture. The case of Château Nour in Brussels
Arguente
Marta Saccani (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/09/27 A Importância da História da Ciência no Desenvolvimento das Aprendizagens em Ciências Naturais no 5.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Sara Emetério (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/03/15 Leitura, Cultura Visual e Intertextualidade
Presidente do júri
Ana Serzedas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/06/16 VHILS: Ruas com Rosto. Estudo de Caso sobre o percurso artístico de Alexandre Farto, aka Vhils
Arguente
Joana Isabel Gaudêncio Matos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/12/19 “Guardiões”: Formação interpares para professores de diferentes disciplinas
Presidente do júri
Ana Luísa Alexandre da Silva Bento Miranda (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/09 A importância da Expressão plástica na autorregulação dos comportamentos
Arguente
Joana Duarte Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/03/25 Ensino artístico no desenvolvimento de cabo verde no combate à exclusão social
Arguente
Félix Duarte Moreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/07/11 Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expectativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de teatro
Vogal
Rita Maria Bandeira Afonso Durão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/06/26 Dinâmicas das Artes plásticas em Moçambique
Arguente
Filimone Meigos (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/03/19 Cinema e Educação. Estudo documental sobre a secção “Curtinhas” do Festival de Cinema Curtas Vila do Conde
Arguente
Ana Maria Tomé de Matos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017/09/22 Zona V (de Vago)
Arguente
Teresa Palma Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/03/09 A Obra Arquitectónica em Educação Visual- um recurso educativo para a aquisição de noções de proporção e escala na representação de formas tridimensionais
Arguente
Cláudia Alexandra Rodrigues Monteiro Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/12/17 Grandes Obras, Grandes Artistas. Abordagem da Obra de Arte em Jardim de Infânia 5/6 anos
Arguente
Rita Isabel Dias Rovico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/12/15 O Teatro como Lugar de Reinvenção de Públicos: Conceção sobre a formação do espectador.
Presidente do júri
Ana Rita Nabais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07/16 Concepções dos professores sobre a disciplina de Interpretação do Curso Profissional de Artes do Espetáculo.
Presidente do júri
Alfredo dos Santos Pereira Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/12 A Educação Tecnológica como Disciplina de Opção de Escola e os novos desafios do professor no ano de transição.
Arguente
Joana Isabel da Costa Reis Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/12 Reabilitação de um Espaço Escolar
Arguente
Madalena Barata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013/01 Educação Patrimonial: uma experiência pedagógica centrada na Tecnologia do Linho
Arguente
Jaime Heliodoro de Caires Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/03 - 2021/10 Coordenadora do Painel de avaliação do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento financiadas pelo Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).
Coordenador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia