???global.info.a_carregar???
Maria Luísa Fonseca Grácio. PhD in Psychology in 2003 from the University of Évora, Master's Degree in Educational Psychology in 1995 from the Instituto Superior de Psicologia Aplicada (course duration of 4 years), Degree in Educational Psychology in 1990 from the Instituto Superior de Psicologia Aplicada (course duration of 5 years). Bachelor's Degree Course for Early Childhood Educators in 1982 at the Escola do Magistério Primário de Évora (course duration 3 years). She entered the University of Évora in 1990 through a public contest. She held various positions at the University of Évora and is currently Assistant Professor in the Department of Psychology at the University of Évora, Member of the Assembly of the School of Social Sciences and researcher at the Center for Research in Education and Psychology at the University of Évora. Regarding the teaching component, over the years he has taught several curricular units in the area of Educational Psychology and in research methodologies at undergraduate, master's and doctoral levels. He supervised several successfully completed doctoral theses and master's dissertations. He was a member of several PhD and Master's juries. She was a trainer in dozens of training/short courses aimed at teachers, students and various professionals in the field of developing teaching, learning and inclusion skills. She has published dozens of articles in specialized journals and conference proceedings, book chapters and books, and participated in dozens of national and international scientific meetings (conferences, etc.). She has organized and co-organized scientific events and supervised and co-supervised Phd theses and master's dissertations in the areas of Psychology. She participates and has participated as a researcher in nine European projects and as responsible researcher in two (one of them in progress). She works in the Social Sciences field with an emphasis on Educational Psychology, her research covers different age groups (from childhood to late adulthood) and the main areas include learning, risk and protective factors and mechanisms, and prevention; promotion of development and learning; inclusion, special needs and quality of life; and ageing and well-being.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Luísa Fonseca Grácio

Nomes de citação

  • Grácio, Luísa
  • Grácio, L.

Identificadores de autor

Ciência ID
4B1A-9E59-C131

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Diploma de Especialidade Profissional de Psicologia atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, em Psicologia da Educação a 22 de julho de 2016 (Título de especialista)
Especialização em Psicologia da Educação
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2016
Concluído
Diploma de Especialidade Profissional de Psicologia atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, em Necessidades Educativas Especiais a 15 de dezembro de 2016 (Título de especialista)
Especialização em Necessidades Educativas Especiais
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2003/06/30
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
Muito Bom com Distinção e Louvor por unanimidade
1995
Concluído
Curso de Mestrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Representações da Criança, da Criança em idade Pré-Escolar e da Criança em Idade Escolar em Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990
Concluído
Licenciatura em Psicologia Educacional (duração 5 anos) (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
14
1982
Concluído
Curso de Bacharelato de Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Évora, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2003 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
1995 - 2003 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
1990 - 1995 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990 - 1990 Carreiras / Categorias Subsistentes Governo da República Portuguesa Ministério da Justica, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério da Justica, Portugal
1989 - 1990 Carreiras / Categorias Subsistentes Ministério da Eucação- Equipa de Educação Especial de évora, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1985 - 1989 Educador de infância (Educador de Infância) Escola do Magistério Primário de Beja, Portugal
Escola do Magistério Primário de Beja, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12 - Atual Membro da Assembleia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019/02 - 2023 Membro do Conselho Pedagógico da ECS Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019/02 - 2023 • Membro da Comissão Executiva e de Acompanhamento do Curso de 1ª Ciclo em Psicologia Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2017/06/12 Directora Adjunta da Revista Temas e Problemas Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2017/06/12 • Membro da Mesa do Conselho Científico do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2013/03 - 2017/01 • Directora da Comissão Executiva e de Acompanhamento do Curso de 1º Ciclo em Psicologia Universidade de Évora, Portugal
2010/12 - 2012 • Membro da Assembleia de Representantes da Escola de Ciências Sociais – Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1982 - 1984 Educadora de Infância do quadro em Jardins de Infância do Ministério da Educação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Jardins de Infância da Rede Pública, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/12/01 - Atual Stronger Youth – Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring
KA220-YOU-3BAF79FF
Investigador responsável
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Em curso
2020 - 2023/08/31 ASUMIE – Additional support and Mediated learning in Inclusive education.
2020-1-BE02-KA201-074751
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde, Portugal
Concluído
2019 - 2022 REFLECT - Raising awareness and stimulating Executive Functioning and social emotional Learning by integrating Evidence based strategies in the Classroom to empower pupils, Teachers and parents
2019-1-BE02-KA201-060353
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2017/09/01 - 2020 C&I: Cognition and Inclusion.
543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW
Investigador
Em curso
2013 - 2017 ENABLIN+: Enabling and Including Young People with Complex and Intense Support Needs.
541981-LLP-1-2013-1-BE-LEONARDO-LMP.
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2015 - 2016 Projeto Lifelong Learning Hub (LLL-Hub);
543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2010/01 - 2013 DISTINC - Developing an In service Training in Inclusive Classroom Practices.
510072-LLP-1-2010-TR-COMENIUS-CMP
Investigador responsável
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2008 - 2011 Daffodil – Dynamic Assessment of Functioning and Oriented at Development & Inclusive Learning.
142084-2008-LLP-BE-COMENIUS-CMP.
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2006 - 2009 IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools: Inclusive Classrooms – a multidimensional approach.
Ref: 128825-CP-1-2006-UK-Comenius-C21
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/01 - 2023/07 Título/Acrónimo: PR- Programa de reorganização da função parental para pais e mães de crianças com deficiência. Centro de investigação financiador: Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE).
PR- Programa de reorganização da função parental para pais e mães de crianças com deficiência.
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Grácio, L. & Beco, L.M. (2014). A Conceção e o Agir de Alunos de 9º Ano na Procura de Ajuda Académica. In Atas II Jornad. "A Conceção e o Agir de Alunos de 9º Ano na Procura de Ajuda Académica.". Trabalho apresentado em II Jornadas de Investigação em Educação, 2014.
  2. Grácio, L & Marques, E. (2014). Aprender e Estudar em Casa: Estratégias Utilizadas pelos Pais com os seus filhos no 4º a. "Aprender e Estudar em Casa: Estratégias Utilizadas pelos Pais com os seus filhos no 4º ano de Escolaridade". Trabalho apresentado em II Jornadas de Investigação em Educação, 2014.
  3. Grácio, L., Gordacho, S. & Chaleta, E. (2014). Alegria, Tristeza, Medo e Zanga: Conceções, Causas, Comportamentos e Aval. "Alegria, Tristeza, Medo e Zanga: Conceções, Causas, Comportamentos e Avaliações de Crianças de 5 Anos.". Trabalho apresentado em II Jornadas de Investigação em Educação., 2014.
  4. Grácio, L. & Marques, M.M. (2012). Interfaces entre Mães e Educadoras de infância no Ensino de valores a Crianças em Ida. "Interfaces entre Mães e Educadoras de infância no Ensino de valores a Crianças em Idade Pré-Escolar.". Trabalho apresentado em II Jornadas de Investigação em Educação., 2012.
  5. Candeias, A., Grácio, L., Borralho, A., Pomar, C., Chaleta, E., Pires, H., Rebocho, G., Santos, G., Espírito Santo, M. J. "rojecto IRIS: Contributos para uma avaliação e Intervenção Inclusiva na escola.". Trabalho apresentado em International Congress INFAD. - Psicologia e Relações Interpessoais no ciclo de vida, 2008.
    Publicado
  6. Chaleta, E., Curtinhal, R., Grácio, L. & Rosário, P. (2007). O que pensam as crianças sobre a leitura e a escrita – um e. "O que pensam as crianças sobre a leitura e a escrita – um estudo qualitativo com crianças do 1º ano de escolaridade.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia., Corunha, 2007.
  7. Chaleta, E., Grácio, L. & Rosario, P. (2007). Aprendizagem no Ensino Superior- A Relação entre a Cognição, os Sentimento. "Aprendizagem no Ensino Superior- A Relação entre a Cognição, os Sentimentos e a Motivação dos Estudantes.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional A Unicidade do Conhecimento, 2007.
  8. Grácio, L., Rosário, P. & Chaleta, E. (2006). O Sentido da Funcionalidade da Aprendizagem no Pensamento de Estudantes do. "O Sentido da Funcionalidade da Aprendizagem no Pensamento de Estudantes do final da Escolaridade Obrigatória ao Final do Ensino Superior". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2006.
  9. Grácio, L., Chaleta, E. & Rosário, P. (2006). Verso e Reverso do Aprender: Pensamento e Processo de Aprendizagem em Estu. "Verso e Reverso do Aprender: Pensamento e Processo de Aprendizagem em Estudantes do Ensino Superior". Trabalho apresentado em Investigação em Psicologia: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2006.
  10. Lameira, M.J., Grácio, M.L.F. & Barona, E. (2006). Burnout e Satisfação laboral em professores de Apoio. In N. R. Santos. "Burnout e Satisfação laboral em professores de Apoio.". Trabalho apresentado em Investigação em Psicologia: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Atas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2006.
  11. Chaleta, E., Grácio, M. L., & Rosário, P., (2005). Estratégias de aprendizagem em estudantes universitários. In L. Almei. "Estratégias de aprendizagem em estudantes universitários.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2005.
  12. Chaleta, E., Rosário, P. & Grácio, M. L. (2005). Atribuição causal do sucesso académico em Estudantes do Ensino Superior. "tribuição causal do sucesso académico em Estudantes do Ensino Superior.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2005.
  13. Grácio, M. L., Chaleta, E. & Rosário, P. (2005). Emergência de novas conceções de aprendizagem e ensino e suas implicaçõ. "Emergência de novas conceções de aprendizagem e ensino e suas implicações educativas.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2005.
  14. Grácio, M.L.G., Gaspar, C., Rocha, C., Lopes, J., Carvalho, R, Guerreiro & S. Semião, S. (2005), Projeto Saltar Barreira. "Projeto Saltar Barreiras. Conjugar Vontades.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2005.
  15. Grácio, M.L.F. (2005). Uma abordagem Fenomenográfica ao que é preciso para aprender. In Actas I Simpósio Internacional I. "Uma abordagem Fenomenográfica ao que é preciso para aprender". Trabalho apresentado em I Simpósio Internacional Inteligência Humana Investigação e Aplicações, 2005.
  16. Rosário, P., Mendes, M. T., Grácio, M. L., Chaleta, E., Núñez, J. C., González-Pienda, J. & Hernández Pina, F. (2005). O. "O que dizem os alunos do 5.º ano e os seus pais sobre o aprender". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2005.
  17. Rosário, P., Mendes, T., Grácio, L. & Chaleta, E. (2005). Construir o aprender: concepções de pais e alunos. In L. Almei. "Construir o aprender: concepções de pais e alunos.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia., 2005.
  18. Rosário, P., Mourão, R., Magalhães, C, Araújo, J., Chaleta, E. & Grácio, L. (2005). Projecto cUME: promover as estratégi. "Projecto cUME: promover as estratégias de estudo na Universidade.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia., 2005.
  19. Rosário, P., Mourão, R., Magalhães, C, Araújo, J., Chaleta, E. & Grácio, L. (2005). Trabalho de casa, auto-regulação da. "Trabalho de casa, auto-regulação da aprendizagem e envolvimento parental.". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia., 2005.
  20. Grácio, M.L.F. & Rosário, S.L. (2004). Olhares dos Estudantes sobre o que torna difícil aprender. In C. Machado, L.S. Al. "Olhares dos Estudantes sobre o que torna difícil aprender.". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, 2004.
  21. Grácio, M.L.F. & Rosário, P. (2003), Contributos para uma leitura do aprender à luz de uma perspetiva fenomenográfica. I. "Contributos para uma leitura do aprender à luz de uma perspetiva fenomenográfica.". Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Didáticas e Metodologias da Educação- Percursos e Desafios, 2003.
  22. Grácio, M.L.F. (2003). Representação Social da Criança em Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Bás. "Representação Social da Criança em Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Didáticas e Metodologias da Educação- Percursos e Desafios, 2003.
  23. Grácio, M.L. & Chaleta, M.E. (2000). Reflexões acerca da aprendizagem. In C. Machado, M. Melo, V. Franco & N. Santos (Or. "Reflexões acerca da aprendizagem". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Interfaces da Psicologia, 2000.
  24. Grácio, M.L. (1999). Representações de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o papel d. "Representações de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o papel do Jardim de Infância e Escola Primária e sobre a criança enquanto aluno.". Trabalho apresentado em X Colóquio de Psicologia e Educação, 1999.
  25. Grácio, M.L. (1999). Representação social da criança em idade pré-escolar em Educadores de Infância e Professores do 1º. "Representação social da criança em idade pré-escolar em Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em X Colóquio de Psicologia e Educação, 1999.
  26. Grácio, M.L. (1999). Representações de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o papel d. "Representações de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o papel do Jardim de Infância e Escola Primária e sobre a criança enquanto aluno.". Trabalho apresentado em X Colóquio de Psicologia e Educação, 1999.
  27. Grácio, M.L. & Chaleta, M.E. (1998). Intervenção com um grupo de estudantes do Ensino Superior: desenvolvimento de compe. "Intervenção com um grupo de estudantes do Ensino Superior: desenvolvimento de competências pessoais e de aprendizagem". Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 1998.
Artigo em revista
  1. Grácio, Luísa; Aguiar, Helga; Pires, Heldemerina; Carapeto, Maria João. "Teaching and quality of teaching: Conceptions of higher education professors in Sao Tome and Principe". Frontiers in Education 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1144147.
    Publicado • 10.3389/feduc.2023.1144147
  2. Grácio, Luísa; Joana Canhoto; Carapeto, Maria João; Pires, Heldemerina. "Religiosidade, espiritualidade e bem-estar em idosos". Revista Ibero-Americana de Gerontologia 4 (2023): 665-678.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Gra´cio, L., Carapeto, M. J. & Pires, H. (2023). Aging and Well-Being: Views, Experiences and Contexts. BIONET Journal. "Aging and Well-Being: Views, Experiences and Contexts". BIONET Journal of Biocentric Sciences 4, S (2023): 45-48.
    Publicado
  4. Grácio, L., Guerra, S. & Carapeto, M. J. (2022). Contribuição da Universidade Sénior para o Bem-Estar e Qualidade de Vid. "Contribuição da Universidade Sénior para o Bem-Estar e Qualidade de Vida.". Revista Ibero-Americana de Gerontologia 2 (2022):
    Publicado
  5. Carapeto, Maria João; Grácio, Luísa; Pires, Heldemerina. "Conceções de jovens sobre o funcionamento positivo de adultos de meia idade e idosos". Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2 2 (2021): 181-190. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2224.
    Publicado • 10.17060/ijodaep.2021.n2.v2.2224
  6. João Carapeto, Maria; Pires, Heldemerina; Grácio, Luísa. "Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos". Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 1 2 (2021): 401-410. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195.
    10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
  7. Galindo, Edgar; Pires, Rodrigo; Gracio, Luisa; Candeias, Adelinda. "Effectiveness of a stress management program in continuous care nursing professionals". Health Psychology Report 9 1 (2020): 49-62. http://dx.doi.org/10.5114/hpr.2020.99970.
    10.5114/hpr.2020.99970
  8. Galindo, Edgar; Reschke, Konrad; Beja, Maria João; Rodrigues, Nuno; Witruk, Evelin. "Vulnerabilities, welfare expectations and quality of life in aging". (2019): http://hdl.handle.net/10174/27259.
  9. Galindo, Edgar; Candeias, Adelinda A.; Pires, Heldemerina S.; Grácio, Luísa; Stück, Marcus. "Behavioral Skills Training in Portuguese Children With School Failure Problems". Frontiers in Psychology 9 (2018): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00437.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2018.00437
  10. Pires, Heldemerina S.; Candeias, Adelinda A.; Grácio, Luísa; Galindo, Edgar; Melo, Madalena. "The Influence of Family Support According to Gender in the Portuguese Language Course Achievement". Frontiers in Psychology 8 (2017): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01610.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2017.01610
  11. Carapeto, Maria João; Candeias, Adelinda; Franco, Vítor; Grácio, Luísa; Coelho, Cátia; Costa, Nuno. "Quality of life and special needs: exploring the previous concepts of professionals". (2017): http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2660.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2660
  12. Candeias, Adelinda; Grácio, Maria Luísa; Saragoça, Maria José; Pires, Heldemerina. "Training Needs of Portuguese Practitioners Working with Children and Young People with Complex and Intense Support Needs". (2017): http://hdl.handle.net/10174/22443.
    https://doi.org/10.1177/1744629517735230 journals.sagepub.com/home/jid.
  13. Pires, H. Candeias, A.A., Rebelo, H., Franco, V., Melo, M., Grácio, L. & Saragoça, M. J. (2017). From the gaps/needs to. "From the gaps/needs to the e+ qolmi course". (2017):
    Publicado
  14. Lebeer, Jo; Partanen, Petri; Candeias, Adelinda; Grácio, Maria Luísa; Bohacs, Krisztina; Sønnesyn, Gunvor; Van de Veire, Hugo; et al. "The need for a more dynamic and ecological assessment of children experiencing barriers to learning to move towards inclusive education: a summary of results of the Daffodil project". (2014): http://hdl.handle.net/10174/10032.
  15. Lebeer, Jo; Vand De Eire, Hugo; Van Trimpant, Inge; Schraepen, Beno; Partanen, Petri; Candeias, Adelinda; Grácio, Maria Luísa; et al. "Assessment van Kinderen en jongeren: noodzaak om de blik te verruimen". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10351.
  16. Grácio, L. & Gomes, M.L.C. (2012). Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na T. "Contributos da Psicologia da Educação para o Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade". Educação Temas e Problemas 10 (2012):
    Publicado
  17. Chaleta, E., Sampaio, A., Saraiva, M., Grácio, L., Leal, F., Santos, G., Sebastião, L. & Candeias, A. (2012). Adaptação. "Adaptação e validação do CEQ – Questionário de experiência no curso – contributo para a qualidade do ensino superior português". TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 3 (2012):
    Publicado
  18. Grácio, Luísa; Cid, Marilia; Chaleta, Elisa; Fialho, Isabel; Candeias, Adelinda; Saragoça, Maria José; Rosário, Cristina; et al. "Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices". (2011): http://hdl.handle.net/10174/4314.
  19. Chaleta, E., Grácio, L. & Efklides, A. (2011). Sentimentos experienciados pelos estudantes do ensino superior em situaçõ. "Sentimentos experienciados pelos estudantes do ensino superior em situações de aprendizagem". . Educação-Temas e Problemas 9 (2011):
    Publicado
  20. . Grácio, L., Chaleta, E., Ramalho, G, Velez, M. J., Leal, F., Silva, J. Sebastião, L., Saraiva, M. & Rosário, P. (2011). "Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior.". Educação-Temas e Problemas 9 (2011):
    Publicado
  21. Chaleta, E., Grácio, L., Candeias, A., Sebastião, L., Nico, J., Simão, A. & Santos, G. (2011). Abordagens à aprendizagem. "Abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino superior". Educação-Temas e Problemas (2011):
    Publicado
  22. Lebeer, J., Partanen, P., Candeias, A, Grácio, M.L., Bohacs, K., Sonnesyn, G., Van de Veire, H., Van Trimpont, I., Maior. "Towards a more functional and dynamic assessment of children with special needs in function of more inclusive education.". Developmental Medicine & Child Neurology 53 3 (2011):
    Publicado
  23. Candeias, A, Silva, J., Rosário, A.C., Grácio, L., Rebocho, M. & Saragoça, M.J. (2010). O uso do Portfólio na Formação d. "O uso do Portfólio na Formação de Professores para a Avaliação Inclusiva.". International Journal of Developmental and Educational Psychology, (2011):
    Publicado
  24. Chaleta, E., Grácio, L., Machado, C., Ferreira, I., Correia, R. (2010). Qualidade da aprendizagem no ensino superior: co. "Qualidade da aprendizagem no ensino superior: concepções, abordagens à aprendizagem e preferências pelo Ensino.". TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, (2010):
    Publicado
  25. Candeias, A., Santo, M., Rebocho, M., Cortes, M., Santos, G., Chaleta, E., Grácio, L., Pires, H., Dias, C. & Rodrigues,. "Improvement Research through Inclusive School – Iris. Reflections about assessment and intervention with students with special educational needs.". International Journal of Development and Educational Psychology, (2008):
    Publicado
  26. Grácio, Maria Luísa; Chaleta, Elisa; Rosário, Pedro. "Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade". (2007): http://hdl.handle.net/1822/11892.
  27. Rosário, Pedro; Grácio, Maria Luísa; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.. "Voix d'élèves sur l'apprentissage à l'entrée et à la sortie de l'université : un regard phénoménographique". (2007): http://hdl.handle.net/1822/11905.
  28. Rosário, Pedro; Costa, José; Mourão, Rosa; Chaleta, Elisa; Grácio, Maria Luísa; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.. "De pequenino é que auto–regula o destino". (2007): http://hdl.handle.net/1822/11925.
  29. Grácio, M.L.F., Chaleta, E & Rosário, P. (2007) O que é aprender? Conceções de aprendizagem do final da escolaridade obr. "O que é aprender? Conceções de aprendizagem do final da escolaridade obrigatória ao ensino superio". Psicologia e Educação IV 2 (2007):
    Publicado
  30. Rosário,Pedro; Mendes,Maria Teresa; Grácio,Maria Luísa; Chaleta,Elisa; Núñez,José Carlos; González-Pienda,Júlio; Hernández-Pina,Fuensanta. "Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade". (2006): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300002.
  31. Rosário, Pedro; Grácio, Maria Luísa; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.. "Perspectiva fenomenográfica de las concepciones de aprendizaje". (2006): http://hdl.handle.net/1822/11901.
  32. Rosário, Pedro; Mendes, Maria Teresa; Grácio, Maria Luísa; Chaleta, Elisa; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Hernández-Pina, Fuensanta. "Discursos de pais e alunos sobre o aprender : um estudo no 5º ano de escolaridade". (2006): http://hdl.handle.net/1822/11852.
  33. Simões, Maria de Fátima. "Promover as competências de estudo na Universidade: Projecto “ Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”". (2005): http://psicologiaeeducacao.ubi.pt/2005_2.html.
  34. Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Araújo, Joaquim Filipe; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Solano Pizarro, Paula; et al. "Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"". (2005): http://hdl.handle.net/1822/11943.
  35. Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Chaleta, Elisa; Grácio, Maria Luísa; Simões, Fátima; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.. "Trabalho de casa, tarefas escolares, auto–regulação e envolvimento parental". (2005): http://hdl.handle.net/1822/11871.
  36. Grácio,Maria Luísa Fonseca. "Representação social da criança em educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico portugueses". (1998): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200008.
  37. Grácio, Maria Luísa Fonseca. "Representação social da criança em educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico portugueses". (1998): http://hdl.handle.net/10400.12/5741.
Capítulo de livro
  1. Pires, H.S., Caraça, M.G. & Grácio, L. (2023). Satisfação das Famílias em Intervenção Precoce. In V. Franco & M.F. Minet. "Satisfação das Famílias em Intervenção Precoce.". In Família, Deficiência e Inclusão, 75-82. Curitiba: Juruá Ed Psicologia, 2023.
    Publicado
  2. . Carapeto, M. J., Candeias, A., Coelho, C., Costa, N., Grácio, L., & Franco, V. (in press). Quality of life of youth wi. "Quality of life of youth with complex and intensive support needs: personal conceptions of professionals in the context of training.". In Handbook Enability. Enabling Quality of Life in Young People with Multiple Disabilities and Complex and Intense Support Needs: Concepts & Good Practices.. Bélgica: Garant Publishers., 2023.
    No prelo
  3. Pires, H.S. & Grácio, L. (2022). The perception of interparental conflict and school retention in a sample of students f. ". Pires, H.S. & Grácio, L. (2022). The perception of interparental conflict and school retention in a sample of students from professional courses.". In Psychology in Education and Health. Proceedings of the 5th Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology, 143-151. Leipzig, Alemanha, 2022.
    Publicado
  4. . Grácio, L & Bugalho, A. (2021). Envelhecimento, Cidadania, Direitos e Qualidade de Vida: Presente e Futuro. In E.C. Ma. "Envelhecimento, Cidadania, Direitos e Qualidade de Vida: Presente e Futuro". In Animação Sociocultural, Geriatria, Gerontologia e os Novos Paradigmas do Envelhecimento. Chaves, Portugal: Intervenção- Associação para a Promoção e Divulgação Cultural., 2021.
    Publicado
  5. Candeias, A., Portelada, A., Carapeto, M. J., Gra´cio, L., Pires, H., Guerra, C. & Costa, N. (2020). Mu´ltiplas abordage. "Mu´ltiplas abordagens a` Reabilitac¸a~o e Inclusa~o de Adultos: Conceitos e abordagens pra´ticas identificados no Projeto Cognition & Inclusion". In SA-CCI. Sistema de avaliac¸a~o de crenc¸as: Cognic¸a~o e inclusa~o social em pessoas com deficie^ncia intelectual. Portugal: Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – ECS)., 2020.
    Publicado
  6. Gra´cio, L., Carapeto, M. J., & Candeias, A. (2020). Instrumento de crenc¸as sobre cognic¸a~o e inclusa~o social de pess. "Instrumento de crenc¸as sobre cognic¸a~o e inclusa~o social de pessoas com deficie^ncia intelectual – versa~o para organizac¸o~es.". In SA-CCI. Sistema de avaliac¸a~o de crenc¸as: Cognic¸a~o e inclusa~o social em pessoas com deficie^ncia intelectual. Portugal: Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – ECS)., 2020.
    Publicado
  7. Grácio, L & Bugalho, A. (2020). Envelhecer entre dois mundos: Qualidade de Vida e Direitos em Estruturas residenciais. I. "Envelhecer entre dois mundos: Qualidade de Vida e Direitos em Estruturas residenciais.". In Envelhecimento Ativo e Educação (II). Portugal: Universidade do Algarve., 2020.
    Publicado
  8. Candeias, Adelinda A.; Costa, Nuno; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Guerra, Cristina; Pires, Heldemerina. "Cognition and inclusion. Theoretical approaches to the development of cognitive competences in adults.". Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – Escola de Ciências Sociais), 2019.
  9. Grácio, L. & Bugalho. A. (2019). Ser idoso e ser cidadão em estruturas residenciais: inclusão ou exclusão social? In A.. "Ser idoso e ser cidadão em estruturas residenciais: inclusão ou exclusão social?". In Desenvolvimento ao Longo da Vida: Aprendizagem, Bem-Estar e Inclusão. Portugal: Universidade de Évora., 2019.
    Publicado
  10. Leal, F. & Grácio, L. (2019). Aspetos afetivos e regulatórios durante o processo de estudo de estudantes do ensino super. "Aspetos afetivos e regulatórios durante o processo de estudo de estudantes do ensino superior.". In Educar hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo. Edições ISPA., 2019.
    Publicado
  11. Grácio, L. & Bugalho. A. (2019). Vulnerabilities, welfare expectations and quality of life in aging/ Vulnerabilidades, b. "Vulnerabilities, welfare expectations and quality of life in aging/ Vulnerabilidades, bem-estar e qualidade de vida no envelhecimento em estruturas residenciais.". In Psychology in Education and Health IV, Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology /1srt International Scientific Meeting in Psychology, 113-126. 2019.
    Publicado
  12. Bugalho, A., Grácio, L., & Galindo, E. (2019). Transições após a reforma: necessidades e aspirações de idosos em estrutu. "Transições após a reforma: necessidades e aspirações de idosos em estruturas residenciais.". In Proceedings of the III International Meeting of Sociology (ISSOW). Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2019.
    Publicado
  13. Galindo E., Candeias A. A., Pires H.S., Grácio, L. & Stück M. (2018). Behavioral Skills Training in Portuguese Children. "Behavioral Skills Training in Portuguese Children with School Failure Problems.". In School Achievement and Failure in Portuguese and Spanish Speaking Countries. Lausanne, Suiça: Frontiers Media., 2018.
    Publicado
  14. Pires, H. Candeias, A.A., Grácio, L. Galindo, E. & Melo, M. (2018). The influence of Family support according to gender. "The influence of Family support according to gender in the Portuguese language Course Achievement". In School Achievement and Failure in Portuguese and Spanish Speaking Countries.. Suiça: Lausanne: Frontiers Media, 2018.
    Publicado
  15. Galindo, E., Pires, R., Vasconcelos, N., Neves, C. & Grácio, L. (2018). A research programme on stress management for he. "A research programme on stress management for health professionals.". In Psychology in Education and Health Proceedings of the II Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. 2018.
    Publicado
  16. Grácio, L. & Bugalho, A. (2018). Aging and Well-Being: Expectations and Realities in Elders´ Residential Structures/Enve. "Aging and Well-Being: Expectations and Realities in Elders´ Residential Structures/Envelhecimento e Bem-Estar: Expectativas e Realidades em Estruturas Residenciais de Idosos". In Psychology in Education and Health. Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. 2018.
    Publicado
  17. Grácio, L. & Bugalho, A. (2018). Rights, freedom and opportunities: how are they experienced by the elderly in an instit. "Rights, freedom and opportunities: how are they experienced by the elderly in an institutional context?". In Psychology in Education and Health. Proceedings of the II Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. 2018.
    Publicado
  18. Candeias, A., Portelada, A. Costa, N. Grácio, L., Franco, V., Carapeto, M.J., Saragoça, M. J. Merca, C., Apolónio, A., N. "Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+". In Neste Estudo apresentamos a avaliação da satisfação dos participantes na Oficina de Formação de Mediadores para a Inclusão, desenvolvida no âmbito do projeto ENABLIN+. Trata-se de uma modalidade de formação criada para formar profissionais que trabalham com crianças e jovens com necessidades de suporte complexas e intensas e suas famílias. Esta oficina de formação tem como objetivo capacitar profe. 2017.
    Publicado
  19. Lebeer, J. Nijland, M. Grácio, L. & Shraepen, B. (2017). Como usar este livro de procedimentos. In J. Lebeer, M. Nijland. "Como usar este livro de procedimentos.". In Enabling Activity and Participation. Supporting Young People with Complex and Intense Support Needs: process book and DVD/Capacitar para a Atividade e Participação. Apoiando Jovens com Necessidades de Apoio Complexas e Intensas. Livro de Procedimentos e DVD. Bélgica: Varna (BG)/Antwerp (BE): Helix Press & Enablin+ Project Group., 2017.
    Publicado
  20. Grácio, L. (2017). Variations on learning orchestration at higher education: conceptions, approaches and academic contex. "Variations on learning orchestration at higher education: conceptions, approaches and academic context". In Psychological Issues in Education and Health. Proceedings 1st Scientific Meeting in Psychology of the University of Évora and the University of Leipzig. Aachen: Shaker Verlag., 2017.
    Publicado
  21. Chaleta, E. & Grácio, L. (2016). Conceções e abordagens – Duas dimensões do aprender no Ensino Superior. In M. Sobrinho,. "Conceções e abordagens – Duas dimensões do aprender no Ensino Superior.". In La educación superior, el estudiantado y la cultura universitaria. EDITORIAL NEOPATRIA, 2016.
    Publicado
  22. . Candeias, A. A., Rebelo, H., Franco, V., Pires, H., Saragoça, M.J., Portelada, A., Grácio, L., Canha, J. & Lebeer, J.. "Searching for best practices to build an inclusive intervention. The international project ENABLIN+ aproach.". In EDULEARN15 Proceedings: 7th International Conference on Education and New Learning Technologies. 2015.
    Publicado
  23. Lebeer, Jo; Grácio, Luisa; Sart, Hande; Gogacz, Adam; Babur, Nalan; Schaepen, Beno. "General Perspectives on Behavioural Management: School, Learning and Teachers in focus". TR, 2013.
  24. Grácio, L. (2013). Development of self-regulation and selfcontrol as a way to prevent and overcome Challenging Behaviour. "Development of self-regulation and selfcontrol as a way to prevent and overcome Challenging Behaviour.". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Turquia: Bogaziçi University., 2013.
    Publicado
  25. Grácio, L. (2013). Challenging Behaviour: Teachers´understanding and Intervention. In J. Lebeer, L. Grácio, Z. Start, B.. "Challenging Behaviour: Teachers´understanding and Intervention.". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Turquia: Bogaziçi University., 2013.
    Publicado
  26. . Grácio, L., Start, Z.& Caner, A., (2013). What do we know? Module 3- Challenging Behaviours What do we know? What can. "What do we know? Module 3- Challenging Behaviours What do we know? What can we learn?". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Bogaziçi University., 2013.
    Publicado
  27. Grácio, L. & Cid, M. (2013). Differences in Learning, learning styles and teaching. In J. Lebeer, L. Grácio, Z. Start, B. "Differences in Learning, learning styles and teaching". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Turquia: Bogaziçi University., 2013.
    Publicado
  28. Fialho, I. Cid, M. & Grácio, L (2013). Good Teaching by removing barriers to learning: Bruner´s Contribution. In J. Lebe. "Good Teaching by removing barriers to learning: Bruner´s Contribution.". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Turquia: Bogaziçi University, 2013.
    Publicado
  29. Grácio, L., Chaleta, E. & Fialho, I. (2013). What is Intelligence and how we can improve it. In J. Lebeer, L. Grácio, Z.. "What is Intelligence and how we can improve it". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Bogaziçi University., 2013.
    Publicado
  30. Grácio, L., Fialho, I., Cid, M., Gogacz, A., Deniz, N., Alsenoy, S., Steen, L., Shamir, A., B. Vermeire, A. Callens, S.. "Module 2 – Inclusive Classroom Practices". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Turquia: Bogaziçi University., 2013.
    Publicado
  31. Borkan, B., Lebeer, J., Grácio, L., Schraepen, B.& Sart, Z.H. (2013). Section III- Training in Inclusive Education. Gene. "Section III- Training in Inclusive Education. General Struture of the training.". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Turquia: Bogaziçi University., 2013.
    Publicado
  32. Soltys, A., Borkan, B. Sart, Z.H., Unluhisarcihli, O., Grácio, L. Lebeer, J. & Hussein, T. (2013). Section II- What Kind. "Section II- What Kind of training do teachers need to deal with diversity?". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Turquia: Bogaziçi University., 2013.
    Publicado
  33. . Lebeer, J., Schraepen, B., Grácio,L. & Sart, Z.H. (2013). Section I. Education for all - inclusive education. In J. Le. "Section I. Education for all - inclusive education.". In A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating classroom practice for primary school Teachers. Turquia: Bogazici University Press., 2013.
    Publicado
  34. Grácio, L. (2013). Inteligência e Diferenciação Pedagógica. In I. Fialho & J. Verdasca (Org.), Turma Mais e Sucesso Esco. "Inteligência e Diferenciação Pedagógica.". In Turma Mais e Sucesso Escolar: Trajetórias para uma nova cultura de escola. Portugal: Colibri., 2013.
    Publicado
  35. Chaleta, E., Grácio, L., Veiga Simão, A., Ramalho, G., Rosário, P., Saraiva, M., Sebastião, L., Leal, F. & Silva, J. (20. "Orquestrar o aprender no ensino superior - Conceções, abordagens e experiência no curso.". In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior. Portugal: Pedago, 2013.
    Publicado
  36. Grácio, M. L; Chaleta, M.E. & Ramalho, G. (2012). Quality of learning in higher education: students’ conceptions of lear. "Quality of learning in higher education: students’ conceptions of learning as a critical aspect.". In Atiner conference paper series PSY2012-0133. Grécia: ATINER'S PSY2012-0194, 2012.
    Publicado
  37. Grácio, L. & Marques, M.M. (2012). Interfaces entre Educadoras de Infância e Mães no Ensino de Valores a Crianças em Ida. "Interfaces entre Educadoras de Infância e Mães no Ensino de Valores a Crianças em Idade Pré-Escolar.". In Práticas de investigação em Educação. Departamento de Pedagogia e Educação, 2012.
    Publicado
  38. Grácio, M.L.F. & Candeias, A. (2011). Learning, risk and protective factors: how to assess to intervene. In J. Lebeer, A. "Learning, risk and protective factors: how to assess to intervene.". In With a Different Glance – Dynamic Assessement of Functions of Children Oriented at Development & Inclusive Learning. Bélgica: Antwerpen: Garant Publishers., 2011.
    Publicado
  39. Candeias, A. A., Saragoça, M. J., & Grácio, M. L. (2011). The introduction of the international classification of functi. "The introduction of the international classification of functioning (ICF) in education in Portugal - Consequences for assessment and intervention". In With a different glance - Dynamic Assessment and Functioning of Children Oriented at Development & Inclusive Learning. Bélgica: Garant Publishers., 2011.
    Publicado
  40. Grácio, L., Palma, H., Saragoça, M.J., Candeias, A. & Abêbora, P. (2011) Flashes Through Classroom Inclusion. In J. Lebe. "Flashes Through Classroom Inclusion.". In With a Different Glance – Dynamic Assessement of Functions of Children Oriented at Development & Inclusive Learning. Bélgica: Antwerpen: Garant Publishers., 2011.
    Publicado
  41. Grácio, L. & Chaleta, E. (2011). Facilitação da adaptação ao Ensino Superior: um programa de tutoria por pares. In J. M.. "Facilitação da adaptação ao Ensino Superior: um programa de tutoria por pares.". In Educación, Aprendizaje y Desarrollo en una Sociedad Multicultural. EANPE - Ediciones de la Asociación Nacional de Psicología y Educación, 2011.
    Publicado
  42. Grácio, M.LF. & Marques, M. (2011). Teaching Values in Pre-School Ages: Mother’s and Pre-School Teacher’s Perspectives.. "Teaching Values in Pre-School Ages: Mother’s and Pre-School Teacher’s Perspectives.". In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality.. 2011.
    Publicado
  43. Mira, E. & Grácio, M.L.F. (2011). Perspectives of Learning in Older Adults. In Proceedings from II Internacional Congres. "Perspectives of Learning in Older Adults". In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality.. 2011.
    Publicado
  44. Grácio, M.L.F. & Béco, L.M. (2011). Academic Help in a School Context: Students of 9 th Grade Perspective. In Proceedin. "Academic Help in a School Context: Students of 9 th Grade Perspective.". In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality.. 2011.
  45. Moreira, L., Fialho, I., Cid, M., Grácio, L. & Chaleta, E. (2011). Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião d. "Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores.". In Proceedings from II International Congress Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality.. 2011.
  46. Grácio, L., Cid, M., Chaleta, E., Fialho, I., Candeias, A., Saragoça, M. J., Rosário, A. C., Cruz, V., Rebelo, N. & Dias. "DISTINC Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices.". In Proceedings from II International Congress Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. 2011.
  47. Grácio, L & Gaitas, H. (2011). Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperativi. "Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperatividade com défice de atenção.". In VI Congreso Internacional de Psicología y Educación y III Congreso Nacional de Psicologia de la Educacion. 2011.
  48. Grácio, L.; Chaleta, E.; Cid, M.; Fialho, I. & Saragoça, M.J. (2011) Inclusion and Primary Teachers: Training Needs and. "Inclusion and Primary Teachers: Training Needs and Realities.". In Proceedings from II International Congress Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. 2011.
  49. Chaleta, E., Grácio, L., Matos, O. & Cegonho, P. (2010). Students Adaptation to the University: Assessment of a peer men. "Students Adaptation to the University: Assessment of a peer mentoring program.". In Proceedings of I International Conference Learning and Teaching in Higher Education.. 2010.
  50. Chaleta, E., Grácio, L., Vieira, C., Vieira, I. & Sebastião, L. (2010). The first year -Implementation of the GPSA Proje. "The first year -Implementation of the GPSA Project.". In Proceedings of I International Conference Learning and Teaching in Higher Education. 2010.
  51. Chaleta, E., Grácio, L., Vieira, C., Vieira, I. & Sebastião, L. (2010). Empowerment of the learning process for students. "Empowerment of the learning process for students - peer mentoring.". In Proceedings of I International Conference Learning and Teaching in Higher Education. 2010.
  52. Candeias, Adelinda. "Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Algumas Perspectivas Europeis". Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2009.
  53. . Grácio, M. L., Candeias, A. A., Pomar, C., Borralho, A., Chaleta, E., Pires, H., DeVreese, J. C., Bernat, E., Falcó, C. "Conceptions of inclusive education in some European countries.". In Teachers Training Course Improvement Though Research in the Inclusive School.. Suécia: Stockholm University, 2009.
    Publicado
  54. . Evans, J., Bernat, E., DeVreese, J.C., Falcó, C.N, Cabral, N., Candeias, A. A., Santos, G., Grácio, L., Pomar, C., Tri. "Ensino Inclusivo- O Aide Memoir, Uma Nova Proposta para Avaliar as práticas dos Professores.". In Teachers Training Course Improvement Though Research in the Inclusive School. Universidade de Évora, 2009.
    Publicado
  55. Chaleta, E., Grácio, L. & Rosário, P. (2009). Aprendizagem no Ensino Superior- A Relação entre a Cognição, os Sentimento. "Aprendizagem no Ensino Superior- A Relação entre a Cognição, os Sentimentos e a Motivação dos Estudantes.". In A Unicidade do Conhecimento. Universidade de Évora., 2009.
    Publicado
  56. Chaleta, E., Grácio, L., Cortes, M. J., Santo, M. J. & Coincas, J. (2009). Construindo práticas educativas inclusivas –. "Construindo práticas educativas inclusivas – a participação dos alunos nos planos educativos individuais". In Educação Inclusiva: Conceções e Práticas. CIEP/Universidade de Évora., 2009.
    Publicado
  57. Pires, H., Grácio, L., Santos, G., Borralho, A., Candeias, A., Chaleta, E. & Pomar, C. (2009). O papel da família na inc. "O papel da família na inclusão escolar.". In Educação Inclusiva: Conceções e Práticas. CIEP/ Universidade de Évora., 2009.
    Publicado
  58. Grácio, L., Borralho, A., Candeias, A., Pomar, C., Chaleta, E., Pires, H., DeVreese; J-C., Benart, E., Falcó, C., Evans,. "O estado da arte em educação inclusiva: o pensamento de profissionais detentores de boas práticas". In Educação Inclusiva: Conceções e Práticas. Portugal: CIEP/Universidade de Évora, 2009.
    Publicado
  59. Pomar, C., Candeias, A., Grácio, L., Santos, G., Trindade, M. N., Pires, H., & Chaleta, E. (2009). Formação de Professor. "Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Fundamentos para uma proposta de formação.". In Ensino, Qualidade e Formação de Professores. Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, 2009.
    Publicado
  60. Grácio, L., Borralho, A, Candeias, A., Chaleta, E., Pires, H., Pomar, C., Cabral, N., Valls J., Evans, J., Brodin., J.,. "Concepções de Escola Inclusiva em alguns Países Europeus.". In Proceedings of 1st International Conference of Psychology and Education.. 2009.
  61. Grácio, L., Borralho, A., Candeias, A. A., Pires, H., Pomar, C., Chaleta, E., & Ljusberg, A. L. (2009). Inclusive School. "Inclusive Schools: Barriers and Benefits in Some European Countries". In Proceedings from International Conference - Changing Practices in Inclusive Schools.. 2009.
  62. Grácio, L., Borralho, A., Candeias, A. A., Chaleta, E., Pires, H., Pomar, C., & Ljusberg, A. L. (2009). Conception of Sc. "Conception of Schools for all". In Proceedings from 1st International Conference of Psychology and Education – icPEd2009.. 2009.
  63. Pomar, C., Grácio,L., Candeias, A, Santos,G., Trindade,M.N:, Pires, H., Chaleta,E. (2009). Formação de Professores para. "Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Fundamentos para uma proposta de formação.". In In Proceedings from 1st International Conference of Psychology and Education.. 2009.
  64. Chaleta, E., Pomar, C., Grácio, L., Cabral, N., Domingo, M., Evans, J.P., Brodin, J., Ljusberg, A.L., Bernat, E., Vreese. "Planos Educativos Individuais: A sua relevância para um modelo de escola inclusiva/". In Proceedings from 1st International Conference of Psychology and Education.. 2009.
  65. Chaleta, E., Grácio, L., Borralho, A., Candeias, A. A., Pires, H., Pomar, C., & Ljusberg, A. L. (2009). Contributions fr. "Contributions from the Community to the Inclusive School.". In Proceedings from International Conference - Changing Practices in Inclusive Schools. 2009.
  66. Pomar, C., Grácio, L., Borralho, A., Candeias, A. A., Pires, H., Pomar, C. & Ljusberg, A. L. (2009). Teachers’ education. "Teachers’ education needs and strategies for inclusive classrooms". In Proceedings from International Conference - Changing Practices in Inclusive Schools.. 2009.
  67. . Grácio, L., Baldeira, P., Chaleta, E. & Rosário, P. (2009). Promoção do Aprender no Ensino de Professores de Português. "Promoção do Aprender no Ensino de Professores de Português: Estratégias de Ensino e Aprendizagem.". In Actas do X Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia. 2009.
  68. Ferreira, I., Machado, C., Chaleta, E., Grácio, L. & Correia, R. (2009). Autonomia e Rendimento Académico em Estudantes. "Autonomia e Rendimento Académico em Estudantes do Ensino Superior Público.". In Actas do X Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia. 2009.
  69. . Rosário, P., Veiga Simão, A., Chaleta, E. & Grácio, L. (2008). Autorregular o aprender em sala de aula. In M. Abrahão. "Autorregular o aprender em sala de aula.". In Professores e Alunos: aprendizagens significativas em comunidades de prática educativa. Brasil: ediPUCRS., 2008.
    Publicado
  70. Grácio, M.L.F. (2007). Uma abordagem Fenomenográfica ao que é necessário para aprender. In A. A. Candeias & L.S. Almeida. "Uma abordagem Fenomenográfica ao que é necessário para aprender.". In Inteligência Humana. Quarteto., 2007.
    Publicado
  71. Grácio, M.L.F. (2005). Identificação de Fatores Protetores e de Fatores de Risco: Contributos para uma intervenção preve. "Identificação de Fatores Protetores e de Fatores de Risco: Contributos para uma intervenção preventiva na escola". In Crianças Diferentes: Múltiplos olhares sobre como avaliar. Universidade de Évora/PRODEP, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Candeias, A., Portelada, A. (Coords.), Guerra, C., Pires, H., Franco, G., Grácio, L., Carapeto, M. J., Fragoso, S. & Cal. O que faz o meu dia? / What make my day? Bem-estar, competências socioemocionais e funcionamento executivo em crianças e jovens.. Portugal: Universidade de Évora (Departamento de Ciências Médicas e da Saúde – Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano).. 2022.
    Publicado
  2. Pires, H., Candeias, A., Vaz Velho, C., Galindo, E., Grácio, L., Melo, M., Costa, N., Portelada, A., Reschke, K., & Witr. ). Psychology in Education and Health. Proceedings of the III Leipzig - Evora Scientific Meeting in Psychology (ebook).. University of Evora.. 2018.
    Publicado • Editor
  3. Candeias, A. A., Portelada, A., Vaz Velho, C., Galindo, E., Pires, H., Borralho, L., Grácio, L., Melo, M., Costa, N., Re. Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress. Proceedings of the I International Seminar in Stress (ebook).. University of Evora. 2018.
    Publicado • Editor
  4. Candeias, A., Galindo, E. Grácio, L., Melo, M., Pires, M., Rescke, K., Vaz-Velho,C., & Witruk. E. (2018). Psychology in. Psychology in Education and Health. Proceedings of the II Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology (eBook. University of Évora.. 2018.
    Publicado • Editor
  5. Lebeer, J., Nijland, M., Grácio, L., & Schraepen, B. (Eds.), (2017). Enabling Activity and Participation. Supporting You. Enabling Activity and Participation. Supporting Young People with Complex and Intense Support Needs: process book and DVD/Capacitar para a Atividade e Participação. Apoiando Jovens com Necessidades de Apoio Complexas e Intensas. Livro de Procedimentos e DVD.. Bélgica: Varna (BG)/Antwerp (BE): Helix Press & Enablin+ Project Group.. 2017.
    Publicado • Editor
  6. Galindo, E., Candeias, A.A., Velho, C. V., Pires, H., Grácio, M.L., Melo, M.M., Reschke, K. & Witruk, E. (2017). Psychol. Psychological Issues in Education and Health. Proceedings of II Scientific Meeting University of Evora and University of Leipzig. FCT/Universidade de Évora.. 2017.
    Publicado • Editor
  7. Lebber, J. Grácio, L., Sart, H., Schraepen, B., Babur, N., Eynde, R.V. Stoffles, L. &. Cogacz, A. (Eds), (2013) A Preven. A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating Classroom practice for primary school teachers. In Service Training Guide. Livro e CD. Turquia: Bogazici University Press. 2013.
    Publicado • Editor
  8. Lebeer, J., Candeias, A. & Grácio, M.L.F. (Eds.), (2011). With a Different Glance – Dynamic Assessement of Functions of. With a Different Glance – Dynamic Assessement of Functions of Children Oriented at Development & Inclusive Learning.. Garant Publishers. 2011.
    Publicado • Editor
  9. Chaleta E., Santos, N. & Grácio, L. (2011). Atas do II Congresso Interfaces da Psicologia Qualidade de Vida, Vidas de Qu. Atas do II Congresso Interfaces da Psicologia Qualidade de Vida, Vidas de Qualidade. Proceedings from do II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia. Departamento de Psicologia/ CIEP/Universidade de Évora. 2011.
    Publicado
  10. Chaleta, E., Grácio, M.L., Vieira, I, Vieira, C., Sebastião, L., Matos, O., Cegonho, P. & Almeida, C (2010). Learning an. Learning and Teaching in Higher Education. Proceedings from I International Conference Learning and Teaching in Higher Education.. GPSA/Universidade de Évora. 2010.
    Publicado • Editor
  11. Candeias, A.De Vreese, J.C., Grácio, M.L., Pomar, C, Ljusberg, A.L., Brodin, J., Flacó, Calzada, J.L., Bernat, E., Evans. Educação Inclusiva: Conceções e Práticas. Portuga. CIEP/U.E.. 2009.
    Publicado
  12. Santos, N.R., Lima, M.L., Melo, M.M., Candeias, A.A., Grácio, M.L. & Calado A. A. (Orgs.), (2006). Atas do VI Simpósio N. Atas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.. Departamento de Pedagogia e Educação. Universidade de Évora. 2006.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Galindo, E., Candeias, A., Grácio, M.L., Vaz-Velho, C., & Reschke, K. (2022). Gestão optimista do stress. Shaker Verlag.. Gestão optimista do stress.. Shaker Verlag.. 2022.
    Publicado
  2. . Candeias A. &. Portelada, A. (Coords.), Grácio, L., Carapeto, M.J., Pires, H., Guerra, C., Franco, G., Fragoso, S. & C. EBESA- Curso de Formação de Professores. Estratégias para o Bem-estar na sala e aula. O que faz o meu dia?/What make my day? Bem-estar, competências socioemocionais e funcionamento executivo em crianças e jovens. Guia do Professor Facilitador.. Portugal: Universidade de Évora. 2021.
    Publicado
  3. Candeias, A. (Coord.), Portelada, A., Grácio, L., Carapeto, M. J., Pires, H. & Guerra, C. (2020). SA-CCI Sistema de ava. SA-CCI Sistema de avaliação de crenças: Cognição e inclusão social em pessoas com deficiência intelectual.. Portugal: Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – ECS).. 2020.
    Publicado
  4. Lebeer, J., Nijland, M., Grácio, L., & Schraepen, B. (Eds.), (2017). Enabling Activity and Participation. Supporting You. Enabling Activity and Participation. Supporting Young People with Complex and Intense Support Needs: process book and DVD/Capacitar para a Atividade e Participação. Apoiando Jovens com Necessidades de Apoio Complexas e Intensas. Livro de Procedimentos e DVD.. Varna (BG)/Antwerp (BE): Helix Press & Enablin+ Project Group.. 2017.
    Publicado
  5. Cid, M.; Verdasca, J.; Oliveira, M.; Borralho, A.; Grácio, L.; Chaleta, E.; Fialho, I. & Monginho, R. (2014). Os cursos. Os cursos científico-humanísticos e o alargamento da escolaridade obrigatória. Medidas educativas de inclusão.. Portugal: MEC: Direção Geral da Educação. 2014.
    Publicado
  6. . Lebber, J. Grácio, L., Sart, H., Schraepen, B., Babur, N., Eynde, R.V. Stoffles, L. &. Cogacz, A. (Eds), (2013) A Prev. A Preventive Approach in Inclusive Education. Differentiating Classroom practice for primary school teachers. In Service Training Guide. Livro e CD.. Bogazici University Press.. 2013.
    Publicado
  7. Chaleta, E. & Grácio, L. (2010). Peer Mentoring. GPSA: Universidade de Évora. ISBN: 978-989-96656-0-6. Peer Mentoring. GPSA. Portugal. 2010.
    Publicado
Relatório
  1. Carapeto, Maria João; Candeias, Adelinda; Coelho, Cátia; Costa, Nuno; Grácio, Luísa; Pires, Heldemerina. 2017. Enablin+ Internal Assessment Report. http://enablinplus.eu/en.
  2. Candeias, Adelinda; Carapeto, Maria João; Grácio, Luísa; Lebeer, Jo; Costa, Nuno; Coelho, Cátia; Rebelo, Hugo. 2017. Enabling+ Quality Assurance Plan. http://enablinplus.eu/en.
  3. . Fialho, I.; Verdasca, J.; Moreira, L.; Chaleta, E.; Grácio, L.; Magalhães, O; Saragoça, J.; Cid, M. & Tobias, A. (2013. 2013. ). Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico..
Tese / Dissertação
  1. Grácio, Maria Luísa Fonseca. "Concepções do aprender em estudantes de diferentes graus de ensino. Do final da escolaridade obrigatória ao ensino superior: uma perspectiva fenomenológica". Doutoramento, 2002. http://hdl.handle.net/10174/11236.
  2. Grácio, Maria Luísa Fonseca. "Representações da criança, da criança em idade pré-escolar e da criança em idade escolar em educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 1995. http://hdl.handle.net/10174/20957.

Outros

Outra produção
  1. Grácio, L. (2019). Relatório Final de Acompanhamento da Ação 4 – Concentra-te. Projeto +Sucesso – Plano de Ação estratégico de Promoção do Sucesso Escolar, Reguengos de Monsaraz, setembro. CIEP/Universidade de Évora.. Relatório técnico-científico. 2019. Grácio, L. (2019). Relatório Final de Acompanhamento da Ação 4 – Concentra-te. Projeto +Sucesso – Plano de Ação estratég.
  2. Capacitar e incluir pessoas com necessidades complexas e intensas: Apresentação do projeto ENABLIN+. O projeto ENABLIN + foi lançado no início de 2014. ENABLIN+ é um projeto europeu de cooperação multilateral no domínio da formação profissional – inserido no Programa LEONARDO de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Comissão Europeia. O seu objetivo é o de contribuir para que as crianças e jovens com necessidades de apoio complexas e intensas, e as pessoas que os apoiam, participem mais ativamente na. 2017. Candeias, Adelinda; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Franco, Vítor; Portelada, António; Saragoça, Maria José; Rosário, Ana; et al. http://eventosappacdm.wixsite.com/seminario/copia-inicio.
  3. Mediadores para a inclusão: Uma oficina de formação contínua e transversal no âmbito do projeto ENABLIN+. O projeto ENABLIN+ é uma parceria Europeia no âmbito do Leonardo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, no qual se insere a oficina de formação transversal (para técnicos e famílias): Mediadores para a Inclusão. Um dos princípios fundamentais que orientam esta oficina de formação é que o cuidado e a educação são funções de todos de acordo com o modelo biopsicossocial (Vale, 2009), considerando. 2017. Candeias, Adelinda; Grácio, Luísa; Saragoça, Maria José; Portelada, António; Carapeto, Maria João; Apolónio, Ana; Merca, Carla; Franco, Vítor. http://eventosappacdm.wixsite.com/seminario/copia-inicio.
  4. Flashes Though Classroom Inclusion in Portugal. The document describes the inclusive system in Portugal, the work in cooperation of teachers inside the classroom and the context that promotes the inclusion and development of intra and interpersonal skills of children with different needs. The video shows the inclusion of children with diverse funcionality profiles in a mainstream primary school in Portugal.. 2011. Grácio, Luísa; Palma, Helena; Saragoça, Maria José; Candeias, Adelinda; Abêbora, Pedro. http://hdl.handle.net/10174/4377.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2023 Bem-Estar Subjetivo, Religião e Espiritualidade em Idosos Portugueses. Joana Filipa Rosindo Canhoto. Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. Universidade de Évora [2023
Orientador
Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação.
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2018 - 2022 . Conceções e perspetivas de promoção de aprendizagem autorregulada em professores de 1º e 2º ciclo. Bruno Filipe Rijo Ceia. Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. Universidade de Évora [2022]
Orientador
Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2018 - 2022 Impacto percebido da frequência de Universidades Séniores no Bem-estar de Pessoas Idosas. Sara Sofia Soldado Guerra. Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. Universidade de Évora [2022].
Orientador
Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação.
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2017 - 2022 O Ensino na Universidade de São Tomé e Príncipe: Conceções, Vivências e Práticas. Eurídice Helga da Cruz Rodrigues Aguiar. Doutoramento em Ciências da Educação. Universidade de Évora/São Tomé e Príncipe. [Orientação exclusiva, 2022].
Orientador
Curso de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2021 Bullying Homofóbico no Ensino Superior: Vivências da Comunidade LGB. Rita Alexandra Costa Pereira de Almeida.Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. ( co-orientação com Profª Madalena Melo). Universidade de Évora [2021].
Coorientador
Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2016 - 2018 Envelhecimento, Direitos e Qualidade de Vida em Estruturas Residenciais: Realidades em Transformação. Adriana Pires Barrento Bugalho. Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. Universidade de Évora [2018].
Orientador
Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2013 - 2018 . Emoção e Regulação no Processo de Aprendizagem no Ensino Superior. Fátima Henriques Leal. Doutoramento em Psicologia, Universidade do Algarve. [Orientação com Co-orientação de Elisa Chaleta, 2018].
Orientador
Curso de Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2014 - 2016 Perceção de Comportamentos (Des)Adequados e Relacionamento com Pares na Escola: Um Estudo com Alunos de 9º ano. Sónia Sofia Mendes Silva. Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. Universidade de Évora [2016]
Orientador
Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2013 - 2016 A Escola e a participação das famílias no processo de ensino – aprendizagem. Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular Ramo Ciências da Educação. Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Huíla -Lubango – Angola [2016].
Orientador
estrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular Ramo Ciências da Educação. (Mestrado)
2013 - 2015 Formação de Educadores de Infância nas Regiões Académicas de Angola e Inclusão Educativa. Florentino João Inácio do Nascimento Ramos. Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular Ramo Ciências da Educação. Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Huíla, Lubango – Angola [2015].
Orientador
nstituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Huíla, Lubango – Angola
2013 - 2015 Perceções e práticas de envolvimento dos pais na escola: um contributo para a melhoria do processo educativo na escola do 1º ciclo do ensino secundário 1 de junho – Namibe. Isaac T. Kalianguila. Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular Ramo Ciências da Educação. Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) -Huíla, Lubango – Angola [2015].
Orientador
estrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular Ramo Ciências da Educação.
2013 - 2015 Inteligência Emocional, Atitudes face à Escola e Sucesso Escolar: Estudo Exploratório em alunos do 8º e 9º ano com Diferentes Percursos Formativos. Carla Sofia Moleirinho Tanganho. Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. Universidade de Évora. (Co-Orientação com Adelinda Candeias) [2015].
Coorientador
Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2012 - 2015 A Avaliação Educacional de Alunos Hospitalizados: Uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola. Céli Denise Correa da Costa. Mestrado em Ciências da Educação- Avaliação Educacional. Universidade de Évora [2015].
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação- Avaliação Educacional. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2015 Bem-Estar Psicológico em Estudantes do Ensino Superior: Relação com as variáveis Sociodemográficas, Pessoais e Académicas. Curso de Doutoramento em Psicologia da Universidade de Évora Especialização em Psicologia Clínica. [Co-orientação com Adelinda Candeias, 2015].
Coorientador
Curso de Doutoramento em Psicologia da Universidade de Évora Especialização em Psicologia Clínica. (Doutoramento)
2013 - 2014 Conceções de Ensino/Aprendizagem e da Sua Qualidade em Professores e Futuros Professores do Namibe. Georgina T.D. Pequenino de Figueiredo. Curso de Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) –Huíla, Lubango, Angola [2014]
Orientador
Curso de Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular.
2013 - 2014 Construção de uma Escola Inclusiva: Realidade(s) e Futuro(s). Irina Tacic. Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. Universidade de Évora [2014].
Orientador
Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação. (Mestrado)
2012 - 2014 Olhar a Diferença: Perspectivas sobre a Educação Inclusiva em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Alexandra Isabel Caçador Carujo. Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. Universidade de Évora. (Orientação; Co-Orientação de Graça Santos). [2014].
Orientador
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2013 O Estudo em Alunos do 5º Ano de Escolaridade: Estratégias e Afeto. Paula Cristina Pé-Curto da Trindade. Mestrado em Psicologia, Área de Especialização em Psicologia da Educação. Universidade de Évora [2013].
Orientador
Mestrado em Psicologia, Área de Especialização em Psicologia da Educação. (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2011 - 2013 (Con)Vivendo com Dificuldades de Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico: Conceções e Práxis Docente. Antónia Maria Godinho Almeida Espírito Santo. Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. Universidade de Évora [2013].
Orientador
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012 Dificuldades de Aprendizagem, Práticas de Ensino e Necessidades de Formação de Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico. Marta Alexandra Costa Belo Marques. Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. Universidade de Évora [2012
Orientador
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2012 . O Processo da Supervisão na Formação do Psicomotricista Relacional. Ana Elizabeth Luz Guerra. Mestrado em Psicomotricidade Relacional (Orientação; Co-orientação de Elisa Chaleta). Universidade de Évora [2012].
Orientador
Mestrado em Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2012 Vivências e conceções de vida de Jovens Vítimas de Abuso Sexual jovens institucionalizados. Marcelino Viana da Silva Neto. Mestrado em Psicomotricidade Relacional. (Orientação; Co-orientação de Elisa Chaleta). Universidade de Évora [2012].
Orientador
Mestrado em Psicomotricidade Relacional. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2012 Educação Inclusiva: Da Diversidade Social da Criança com Deficiência Auditiva à Inserção no Ensino Regular. Maria da Nazaré Santos de Oliveira.Mestrado em Ciências da Educação-Avaliação Educacional [2012].
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação-Avaliação Educaciona (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2012 Violência Conjugal numa Perspetiva Masculina: Olhares Intergeracionais. Nádia Sofia Brotas Barbeiro. Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade de Évora [2012]
Orientador
Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde. (Mestrado)
2009 - 2012 Conjugalidade e Violência: Olhares de Jovens Universitários. Cátia Alexandra Filipe Pombo. Mestrado em Psicologia –Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade de Évora [2012].
Orientador
Mestrado em Psicologia –Psicologia Clínica e da Saúde. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2012 . Crianças Vítimas de Maus-Tratos: Olhares e Práticas de Educadores de Infância. Ana Miguel Cacheiro Choupana. Mestrado em Psicologia –Psicologia da Educação da Universidade de Évora [2012].
Orientador
Mestrado em Psicologia –Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2012 Experiências de Aprendizagem, Delinquência e Mudança em Reclusos. Joana Isabel Martins dos Santos. Mestrado em Psicologia –Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade de Évora [2012].
Orientador
Mestrado em Psicologia –Psicologia Clínica e da Saúde. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2011 Desenvolvimento e Vivência de Valores no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ana Sofia da Silva Guerreiro. Mestrado em Psicologia – Psicologia da Educação. Universidade de Évora [2011].
Orientador
Mestrado em Psicologia – Psicologia da Educação. (Mestrado)
2008 - 2011 Olhares e Experiências de Aprendizagem em Séniores Alfabetizados. Elisa Maria Batista Chinita de Mira. Mestrado em Psicologia – Psicologia da Educação. Universidade de Évora [2011].
Orientador
Mestrado em Psicologia – Psicologia da Educação. (Mestrado)
2007 - 2010 Estratégias e Práticas Familiares de Apoio à Aprendizagem. Elisabete Correia Marques Mestrado em Educação A Criança em Diferentes Contextos Educativos. Universidade de Évora [2010].
Orientador
estrado em Educação A Criança em Diferentes Contextos Educativos. (Mestrado)
2007 - 2010 Valores na Educação Pré-Escolar: A Semente do Caminho Ensinado e Aprendido. Maria Manuela Dias Tavares Conceição Marques. Mestrado em Educação a Criança em Diferentes Contextos Educativos. Universidade de Évora [2010].
Orientador
Mestrado em Educação a Criança em Diferentes Contextos Educativos. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2010 Conceções de Emoções em Crianças de Idade Pré-escolar. Sónia Cristina Teodoro Gordacho. Mestrado em Ciências da Educação. (Orientação; Co-orientação de Elisa Chaleta) Universidade de Évora [2010].
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação.
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2010 Conceções e Estratégias de Ajuda e Apoio Académicos em Alunos de 9º Ano. Lizeta Martins Béco. Mestrado em Educação A Criança em Diferentes Contextos Educativos. Universidade de Évora [2010].
Orientador
Mestrado em Educação A Criança em Diferentes Contextos Educativos. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2010 Conceções de Hiperatividade e Processos de Ensino/aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico. Maria Helena Camilo Gaitas. Mestrado em Educação A Criança em Diferentes Contextos Educativos. Universidade de Évora [2010].
Orientador
Mestrado em Educação A Criança em Diferentes Contextos Educativos. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2008 Estratégias de Aprendizagem e Aprendizagem Autorregulada: Perspetiva Docente. Paula Cristina Figueiras Pinto Baldeira. Mestrado em Psicologia – Desenvolvimento e Intervenção em Contextos Educativos. Universidade de Évora [2008
Orientador
Mestrado em Psicologia – Desenvolvimento e Intervenção em Contextos Educativos. (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2008 Partilhar livros com Bebés dos 9 meses aos 3 anos: O papel das Bibliotecas Públicas Portuguesas no Suporte à Literacia Emergente. Susana Margarida dos Santos Silvestre. Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação da Universidade de Évora (Co-orientação). [2008]
Coorientador
Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação da Universidade de Évora (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal