Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Teixeira Lopo
Nomes de citação
- Lopo, Teresa Paula de Matos Costa Teixeira
- Lopo, Teresa Teixeira
- Lopo, Teresa
- Lopo, T. T.
- Lopo, T.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4C1F-4314-9597
- ORCID iD
- 0000-0001-5483-1975
- Scopus Author Id
- 57070474600
Endereços de correio eletrónico
- teresa.lopo@ulusofona.pt (Profissional)
- teresa.lopo@villebon-charpak.fr (Profissional)
Moradas
- CeiED - Campo Grande, 376 , 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
- Université Paris-Saclay, Institut Villebon - Georges Charpak, Bât 490 - 1er étage, rue Hector Berlioz, 91405, Orsay, Paris, França (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Sociologia
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/12/02 - 2024/12/06
Concluído
|
Atelier d’Analyse Géométrique de Données (Outros)
Université Paris-Saclay, França
École Normale Supérieure Paris-Saclay, França Institut des Sciences Sociales du Politique, França Institutions et Dynamiques Historiques de l'Économie, França |
|
2023/02/28 - 2023/03/03
Concluído
|
POLNET Social Network Analysis (Outros)
Institut Barcelona d'Estudis Internacionals, Espanha
Universität Konstanz, Alemanha Universitat Pompeu Fabra, Espanha |
|
2022/01/22 - 2022/01/22
Concluído
|
Qualitative Comparative Analysis (fsQCA) (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
|
|
2022/01/17
Concluído
|
Formadora Acreditada (CCPFC/RFO- 41453/22) [Trainer accredited by the Portuguese Continuing Education Scientific-Pedagogical
Council] (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2021/09/07
Concluído
|
Análise de Redes Sociais [Social Network Analysis] (Outros)
Escola Luso-Brasileira de Redes Sociais, Portugal
|
|
2021/07/02
Concluído
|
Ciências da Educação - Educação, Sociedade e Desenvolvimento [PhD in Education Sciences - Education, Society and Development]
(Doutoramento)
Especialização em Educação, Sociedade e Desenvolvimento [Education, Society and Development]. Orientador [Adviser]: Luís Manuel
A. V. Bernardo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Institucionalização das Discussões nas Ciências da Educação no Complexo Parlamentar Português (1976-2009)[The institutionalisation
of discussions around educational sciences in the Portuguese parliamentary complex, 1976-2009]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2019/09/10
Concluído
|
Instrutora Certificada de MAXQDA [Certified Professional MAXQDA Trainer] (Outros)
Especialização em Análise de Conteúdo Assistida por Computador [Computer-Assisted Qualitative Data Analysis]
VERBI Software GmbH – MAXQDA, Alemanha
|
|
2019/07/17 - 2019/07/17
Concluído
|
Como realizar análise textual com auxílio do software IRAMUTEQ: noções básicas [How to perform textual analysis with the aid
of the IRAMUTEQ software: basic notions] (Outros)
CIAIQ 2019 - 8.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Portugal
|
|
2011/12/19
Concluído
|
DEA - Diploma de Estudos Avançados em Ciências da Educação [DEA - Advanced Studies Diploma in Education Sciences] (Curso
de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação, Sociedade e Desenvolvimento [Education, Society and Development]
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
|
2010/12/15
Concluído
|
Ciências da Educação - Análise e Intervenção em Educação [Master in Education Sciences - Analysis and Intervention in Education]
(Mestrado)
Especialização em Análise e Intervenção em Educação [Analysis and Intervention in Education]. Orientador [Adviser]: Luís Manuel
A. V. Bernardo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Consenso no Discurso Pedagógico Oficial em Governos Monopartidários e de Coligação [Consensus in the educational discourses
of single-party and coalition governments]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Université Paris-Saclay, França |
Université Paris-Saclay, França | ||
2022/03 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2019/01 - 2022/03 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2015/12 - 2016/12 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal | ||
2014/09 - 2015/04 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal | ||
2012/01 - 2013/02 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2021/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal | ||
2016 - 2017 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2011 - 2013 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Member of the Steering Committee of the Standing Group Knowledge and Governance | European Consortium for Political Research, Reino Unido |
2023/03 - Atual | Membro eleito do Conselho Universitário da Universidade Lusófona [Elected Member of the University Council of Lusófona University] | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/07 - Atual | Membro Eleito do Conselho Científico da FCSEA - Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração [Elected Member of the Scientific Council of FCSEA] | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/03 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal | ||
2022/06 - 2023/03 | Membro Eleito do Conselho Científico da Universidade Lusófona [Elected Member of the Scientific Council of the Lusófona University] | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019/10 - 2022/12 | Membro Eleito da Comissão Diretiva do CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento [Elected member of the Steering Committee of CeiED] | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04 - 2022/04 | Estadia de Investigação/Missão de Staff Mobility for Training [Research Stay/Staff Mobility for Training Mission] | Erasmus Plus, Bélgica |
Université de Lille Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille, França |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2022 | Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015) [A Success Story? Portugal and the PISA (2000-2015)]
PTDC/CEDEDG/ 30084/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015 - 2016 | Projeto Estratégico | Grupo de investigação Poder, Administração e Políticas Públicas [Strategic Project | Research Group
Power, Public Administration and Public Policies]
UID/CPO/00713/2013
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - 2015 | Curriculum monitor: Para uma sociologia do conhecimento educacional e das políticas educativas [Curriculum Monitor: Towards
a Sociology of Educational Knowledge and of Educational Policies]
PEst-OE/SADG/UI4067/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2013 | Projeto estratégico | Grupo de Investigação Currículo e Formação de Professores [Strategic Project | Research Group Curriculum
and Teacher Education]
PEst-OE/CED/UI4107/2011/2012
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2012 | Reformulação dos cursos de ciências da educação (1.º ciclo e 2.º ciclo), ministrados no Instituto de Educação da Universidade
de Lisboa [Redesign of the Courses of Education Sciences (1st Cycle and 2nd Cycle), Taught at the Institute of Education of
the University of Lisbon]
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2024/07/31 | RePeME - E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [And after the pandemic?
Recovery, continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal]
ILIND/F+/EI/03/2022
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez, Portugal |
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Em curso
|
2020 - 2021 | Avaliação pedagógica, resultados escolares e literacia de leitura [Student Assessment, Educational Outcomes and Reading Literacy]
CeiED/Projeto Exploratório AVAL/2019 [CeiED/Seed Project AVAL/2019]
Investigador
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
Concluído
|
2016 - 2021 | Innovation, Management, Administration and Public Policy
IGAPP/2015
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal
|
Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas
Concluído
|
2017 - 2018 | O percurso da Escola Superior de Dança, no contexto do ensino superior, através do mapeamento de objetos escolares [The Pathway
of the Lisbon School of Dance, in the Context of Higher Education, through the Mapping of School Objects]
IPL/2017/ESDMAP/ESD
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2014 - 2014 | Curriculum monitor: Currículo, conhecimento e resultados escolares no ensino superior [Curriculum Monitor: Curriculum, Knowledge
and School Outcomes in Higher Education]
CICS.NOVA/Projeto Semente CURRICULUM MONITOR /2014 [CICS.NOVA/Seed Project CURRICULUM MONITOR/2014]
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/12/13 - Atual | CHANGECODE: Research Network for Interdisciplinary Studies of Transhistorical Deliberative Democracy.
Cost Action 22149
Investigador
Österreichische Akademie der Wissenschaften Institut für Kulturwissenschaften und Theatergeschichte, Áustria
Università Ca' Foscari, Itália Univerzitet Crne Gore, Montenegro Universitat de Barcelona - Campus Mundet, Espanha Emek Yezreel College, Israel University of Glasgow, Reino Unido Institute IRRIS for Research, Development and Strategies of Society, Culture and Environment, Eslovénia |
Em curso
|
2023/05/25 - Atual | O Pensamento de Amílcar Cabral e a Educação [The Thought of Amílcar Cabral and Education]
LusoGlobe e OP.Edu/Projeto Piloto [LusoGlobe & OP.Edu/Pilot Project 2023]
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
LusoGlobe - Lusófona Centre on Global Challenges, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal |
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Conto de ficção |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Obra teatral |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/24 | The impact of Covid-19 on the work of emerging researchers in education sciences in Portugal and France. A comparative lexical analysis | XVIII World Congress of Comparative Education Societies. Fostering Inclusive Ecologies of Knowledge: Education for Equitable
and Sustainable Futures
Cornell University, Ithaca (New York, Estados Unidos)
|
2024/06/20 | Cortes Gerais Extraordinárias da Nação Portuguesa. The role of a petition in political participation during Vintismo (1820-1823) | International Workshop People, Places and Concepts. (Trans) Historical Aspects of Deliberative Authority between Antiquity
and the 1848 Spring of Nations
Department of Sociology and Social Research, University of Trento (Trento, Itália)
|
2023/09/27 | O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: dos pressupostos teóricos da construção de democracia(s) à (re)descoberta no(s) campo(s) epistémico(s) contemporâneo(s) [The thought of Amílcar Cabral and Education: from the theoretical assumptions of the democracy building to its (re)discovery in the contemporary epistemic field(s)] | XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB): Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios
para as Ciências Sociais e Humanas [XV Luso-Afro-Brazilian Congress of Social Sciences]
Universidade de Cabo Verde (Praia, Cabo Verde)
|
2023/09/21 | Le Covid-19 à l’école : comparaison dans des thèses et mémoires en sciences de l’éducation au Portugal et en France | Territories, Communities and Sustainability: Views from Southern Europe - European Sociological Association RN27 Mid-Term
Conference
Universidade Lusófona, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2023/08/24 | Post-pandemic continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal | ECER 2023 The Value of Diversity in Education and Educational Research
University of Glasgow (Glasgow, Reino Unido)
|
2023/04/20 | L' analyse de documents utilisée comme une méthode autonome dans la recherche en éducation : possibilités et contraintes | Journée d'Étude Enquête par documents en sociologie et en sciences sociales
Laboratoire Multidisciplinaire Cermes3 - CNRS, Inserm, EHESS & Université Paris Cité - (Paris, França)
|
2022/09/16 | A educação para a cidadania global nas revistas científicas portuguesas (2012-2021) [Education for global citizenship in Portuguese scientific journals (2012-2021)] | XVI Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Educação e Cidades: Tempos, Espaços, Atores e Culturas
ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/09/16 | O PISA: Discursos e práticas dos diretores, coordenadores e alunos de escolas portuguesas [PISA: Discourses and practices of the principals, coordinators and students of Portuguese schools] | XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro e 3.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa
CES - Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (Coimbra/online, Portugal)
|
2021/09/02 | The role of Portuguese think tanks in shaping education policy | ECER 2021 - The European Conference on Educational Research - Emerging Researchers' Conference
EERA - European Educational Research Association (Genève/online, Suiça)
|
2021/07/01 | Deliberation on educational policies in the Portuguese parliament: the enhanced role of subcommittees and working groups | 6th Conference of the ECPR Standing Group on Parliaments
ECPR - European Consortium for Political Research (Colchester/online, Reino Unido)
|
2021/05/26 | The Portuguese participation in the international PISA survey: Discourses and practices of principals, coordinators and students | International Conference Sociology of Education in Southern Europe: A Step Forward (SESE Conference)
Università Cattolica del Sacro Cuore (Milano/online, Itália)
|
2021/03/29 | A favor e contra: Uma genealogia da decisão política sobre a entrada de Portugal no PISA (1995-2001) [For and against: A genealogy of the political decision on Portugal´s entry into PISA (1995-2001] | XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Efervescente
APS - Associação Portuguesa de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de
Lisboa , ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa/online, Portugal)
|
2021/02/27 | PISA as big science | IV ISA Forum of Sociology, Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality
ISA - International Sociological Association (Porto Alegre/online, Brasil)
|
2020/09/10 | Think tanks portugueses e a sua influência na decisão política sobre educação [Portuguese thinks tanks and their influence on the political decision in education] | XV Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação
Porto. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/ (Porto/online, Portugal)
|
2019/07/19 | Interacionismo sociodiscursivo e possibilidades de análise do discurso pedagógico oficial: O caso do II Governo Constitucional português [Sociodiscursiveinteractionism and possibilities of analysis of the official pedagogic discourse: The case of the 2nd Portuguese constitutional government] | VIII CIAIQ - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
ESEL - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/13 | O movimento da evidence-based education policy e as políticas curriculares em Portugal [The evidence-based education policy movement and the curricular policies in Portugal] | II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
FPCEUP - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/05/31 | Os estudos de avaliação comparada sobre a educação cívica e a sua influência na decisão sobre políticas educativas [The comparative assessment studies on civic education and their influence in decision-making on educational policies] | I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2018/02/23 | Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança [School objects, contexts of use and teaching of dance practices: The ESDmap project of the Lisbon School of Dance] | 6.º EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Artes e Design
IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2016/01/25 | Os relatórios internacionais, a investigação nacional e o novo regime jurídico da formação inicial de professores [International reports, national research and the new legal regime for the initial teacher education] | Conferência internacional SPCE- SEC A Educação comparada para além dos números: Contextos locais, realidades nacionais e processos
transnacionais
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, SEC - Secção de Educação Comparada (Lisboa, Portugal)
|
2015/04/29 | Formação inicial de professores do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico: Tendências de organização curricular [Initial teacher education for the 1st cycle and 2nd cycle of basic education: Trends in curriculum organisation] | Seminário Formação Inicial de Professores
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2015/02/03 | Quo vadis, formação inicial de professores? [Quo vadis, initial teacher education?] | I Congresso da AILPcsh - Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
FCSH - UNL Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/12/13 | Ler, escrever e contar nos quatro bairros de Lisboa: A experiência descentralizadora de 1913-1918 [Read, write and count in the four districts of Lisbon: The decentralised experience of 1913-1918] | Encontro Internacional Os Municípios na Modernização Educacional e Cultural
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/06/20 | A institucionalização das discussões nas ciências da educação no complexo parlamentar português (1976-2009) [The institutionalisation of discussions around educational sciences in the portuguese parliamentary complex (1976-2009)] | Fórum Investigação em Educação
FCSH - UNL Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/10/18 | Approaches to curriculum in Portugal: New or old directions? | European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2013/05/11 | A lei de instrução do povo de Alexandre Herculano [The public instruction Law for the people of Alexandre Herculano] | Seminário Internacional História das Disciplinas Escolares
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2012/11/26 | A esfera especializada das ciências da educação (1976-1987): Atores, arenas discursivas e contributos [The specialised sphere of educational sciences (1976-1987): Actors, discursive arenas and contributions] | Nova Graduate Conference in Social Sciences and Humanities
FCSH - UNL Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/06/23 | A interculturalidade nos planos de estudo dos cursos de Psicologia [Interculturality in the study plans of Psychology courses] | XII Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2012/03/03 | Todos diferentes, todos iguais? O consenso no discurso pedagógico oficial em governos monopartidários e de coligação [All different, all equal? Consensus in the official pedagogic discourses of single-party and coalition governments] | VI Congresso da APCP - Associação Portuguesa de Ciência Política
APCP - Associação Portuguesa de Ciência Política, ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Lisboa, Portugal)
|
2011/07/01 | O valor do saber nos discursos dos governos sobre a educação [The value of knowledge in the governments' discourses on education] | XI Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, IPG - Instituto Politécnico da Guarda. (Guarda, Portugal)
|
2011/06/08 | Entre o tudo ou nada: Valores da educação nos discursos pedagógicos dos governos portugueses [Between all or nothing: Values of education in the pedagogic discourses of portuguese governments] | INTE - International Conference New Horizons in Education
IPG - Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2011/04/19 | The student-teacher relationship: Teen voices | International Congress People Make Places - Ways of Feeling the World
SIEF - International Society of Ethnology and Folklore, FCSH - UNL Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade
Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/10/17 - 2024/10/17 | II Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate,
que reuniu 230 participantes [2nd National Conference on Initial Training of Childhood Educators and Teachers: Realities and
Perspectives under Debate, which gathered 230 participants] (2024/10/17 - 2024/10/17)
Conferência (Coorganizador)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal Universidade Lusófona Instituto de Educação, Portugal |
2024/06/19 - 2024/06/19 | Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Colóquio online Consciência histórica dos jovens sobre a Revolução de Abril e o Corpo como novo
campo de batalha. Evento incluído nos Programa de Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Universidade Lusófona [Cycle
25 April 50 Years. Online Colloquium Young People's Historical Consciousness of the April Revolution and the Body as a New
Battlefield. Event included in the programme of the 50th anniversary celebrations on 25 April at Lusófona University] (2024/06/19 - 2024/06/19)
Outro (Coorganizador)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2024/04/29 - 2024/04/30 | Colóquio As Utopias da Revolução de Abril. Educação e mudança social em tempos de transição revolucionária (1974-1976) [The
Utopias of the April Revolution. Education and Social Change in Times of Revolutionary Transition (1974 -1976)] (2024/04/29 - 2024/04/30)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal Associação de História da Educação de Portugal, Portugal OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Educação Física e Desporto, Portugal |
2024/03/22 - 2024/03/22 | Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Colóquio online Avaliação emancipatória e Ensino profissionalizante. Evento incluído nos Programa
de Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Universidade Lusófona e do CES - Universidade de Coimbra [Cycle 25 April 50
Years. Online Colloquium Emancipatory Evaluation and Vocational Training. Event included in the programme of the 50th anniversary
celebrations on 25 April at Lusófona University and at CES - University of Coimbra] (2024/03/22 - 2024/03/22)
Outro (Coorganizador)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2024/01/11 - 2024/01/11 | PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação, que reuniu mais de 250 participantes [PISA
2022. Discourses, the truth of numbers and post-pandemic changes in education, which gathered more than 250 participants] (2024/01/11 - 2024/01/11)
Seminário (Coorganizador)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Secção Autónoma de Educação e Formação Geral , Portugal Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Centro de Formação de Escolas António Sérgio, Portugal |
2023/11/02 - 2023/11/02 | À Conversa com João Teixeira Lopes sobre o seu livro "ELAS. Percursos inesperados de jovens mulheres das classes populares",
que reuniu perto de 100 participantes [Open Talk with João Teixeira Lopes about his book "ELAS", which brought together nearly
100 participants] (2023/11/02 - 2023/11/02)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal LusoGlobe - Lusófona Centre on Global Challenges, Portugal |
2023/09/26 - 2023/09/28 | XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e IV Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais
e Humanas de Língua Portuguesa (CONAILPcsh) [XV Luso-Afro-Brazilian Congress of Social Sciences (CONLAB) and IV Congress of
the International Association of Social and Human Sciences in Portuguese Language (CONAILPcsh)] (2023/09/26 - 2023/09/28)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
2023/09/26 - 2023/09/28 | XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e IV Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais
e Humanas de Língua Portuguesa (CONAILPcsh) [XV Luso-Afro-Brazilian Congress of Social Sciences (CONLAB) and IV Congress of
the International Association of Social and Human Sciences in Portuguese Language (CONAILPcsh)] (2023/09/26 - 2023/09/28)
(2023/09/26 - 2023/09/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
2023/09/21 - 2023/09/22 | Territories, Communities and Sustainability: Views from Southern Europe - European Sociological Association RN27 Mid-Term
Conference (2023/09/21 - 2023/09/22)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/07/10 - 2023/07/11 | Colóquio Nos 50 anos da Reforma Veiga Simão: as políticas educativas entre mudanças e continuidades [Colloquium On the 50
Years of Veiga Simão Reform: Educational Policies between Changes and Continuities] (2023/07/10 - 2023/07/11)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Associação de História da Educação de Portugal, Portugal OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal |
2023/05/25 - 2023/05/25 | Encontro O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação [Meeting The Thought of Amílcar Cabral and Education] organizado pelas
ReLeCo Núcleo de Estudos Africanos, Educação e Sociedade, Cultura(s), Educação e Memória(s) e Sociomuseologia, a Cátedra
UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural e o OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação (2023/05/25 - 2025/05/25)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal Universidade Lusófona Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal LusoGlobe - Lusófona Centre on Global Challenges, Portugal |
2023/01/13 - 2023/01/13 | Ciclo 25 Abril 50 Anos. Colóquio online A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade, que reuniu
mais de 450 participantes [Cycle 25 April 50 Years. Online Colloquium School as a Multifaceted Space: Acknowledging and Including
Diversity, which gathered more than 450 participants] (2023/01/13 - 2023/01/13)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2022/11/24 - 2022/11/24 | Ciclo 25 Abril 50 Anos. Colóquio Sistema educativo e cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.
Evento integrado na Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia 2022 [Cycle 25 April 50 Years. Colloquium Education System
and the Fulfillment of April: Contributions to Mitigate Socioeducational Inequalities. Event included in the activities of
the National Week of Science and Technology 2022]. (2022/11/24 - 2022/11/24)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Colégio Doutoral Ciência Cidadã - CeiED, Portugal |
2022/10/27 - 2022/10/27 | Ciclo 25 Abril 50 Anos. Colóquio Experiências de Educação Popular: O Centro de Estudos Educação e Cultura (C.E.E.C, Porto)
[Cycle 25 April 50 Years. Colloquium Experiences of Popular Education: The Education and Culture Study Center (C.E.E.E.C.,
Porto)]. (2022/10/27 - 2022/10/27)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, Portugal |
2022/09/23 - 2022/09/23 | I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate,
que reuniu mais de 200 participantes [1st National Conference on Initial Training of Childhood Educators and Teachers: Realities
and Perspectives under Debate, which gathered more than 200 participants] (2022/09/23 - 2022/09/23)
Conferência (Coorganizador)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal Universidade Lusófona Instituto de Educação, Portugal |
2022/05/26 - 2022/05/26 | Séminaire de travail international Écoles et Covid-19 : croiser perspectives de recherche, penser à l'avenir (2022/05/26 - 2022/05/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal |
2022/02/16 - 2022/02/16 | Conferência Internacional Uma história de Sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018), que reuniu mais de 150 participantes [International
Conference A Success Story? Portugal and the PISA (2000-2018), which gathered more than 150 participants] (2022/02/16 - 2022/02/16)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2021/04/19 - 2021/06/28 | Ciclo de Webinars 2021 Uma história de Sucesso? PISA, Avaliação em Larga Escala e Mudança Educativa [Cycle of Webinars 2021
A Success Story? PISA, Large-Scale Assessments and Educational Change] (2021/04/19 - 2021/06/28)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2019/12/06 - 2019/12/06 | Sessão Pública. Análise dos Resultados do PISA [Public Session. Analysis of PISA Results] (2019/12/06 - 2019/12/06)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2018/12/14 - 2018/12/14 | Colóquio. O Projeto MapESD - O Percurso da Escola Superior de Dança, no contexto do Ensino Superior, através do Mapeamento
de Objetos Escolares [Colloquium. The MapESD Project] (2018/12/14)
Outro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/09 - 2024/10/09 | Participation à la Journée Fil Rouge de l'évaluation 2024 : des certificats et des badges à l'université, pourquoi, comment
? [Participation in the event "Fil Rouge de l'évaluation 2024": Certificates and badges at the university, why and how ?]
Seminário
|
Des certificats et des badges à l'université, pourquoi, comment ?
Université Paris-Saclay, França
|
2024/07/24 - 2024/07/24 | Oradora convidada em Sessão Plenária [Invited speaker at the Plenary Session/Presidential Panel The Portuguese Carnation Revolution
of 25 April 1974 - The power of transgression, with the paper Rupture, popular power and emancipation? The involvement of
university students in the literacy movements (1974-1976), with N'Dri T. Assié-Lumumba (Chair), António Teodoro, Pedro Lauret,
Carla Galego and José Cossa]
Congresso
|
XVIII World Congress of Comparative Education Societies. Fostering Inclusive Ecologies of Knowledge: Education for Equitable
and Sustainable Futures
Cornell University Cornell Center for Social Sciences, Estados Unidos
|
2024/06/25 - 2024/06/25 | Participation au séminaire de Bernard Lahire Cumulativité culturelle, inégalités et réalité augmentée [Participation in Bernard
Lahire's seminar Cultural cumulativity, inequality and augmented reality]
Seminário
|
Pour une science cognitive intégrative des inégalités sociales
Centre de Recherche en Neurosciences de Lyon, França
Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation , França |
2024/04/30 - 2024/04/30 | Moderadora de Mesa Redonda [Round Table Moderator]. Poder popular e emancipação. A participação dos estudantes nos movimentos
de alfabetização com Maria João Mogarro, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Pierre Marie, Centro de Estudos Sociais,
Universidade de Coimbra e Luísa Tiago Oliveira, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa [Popular Power and Emancipation.
Students’ Participation in the Literacy Movements”, with Maria João Mogarro, Institute of Education, University of Lisbon,
Pierre Marie, CES – Centre for Social Studies]
Outro
|
Colóquio As Utopias da Revolução de Abril. Educação e mudança social em tempos de transição revolucionária (1974-1976)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal Associação de História da Educação de Portugal, Portugal OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Educação Física e Desporto, Portugal |
2024/04/25 - 2024/04/25 | Participation in the seminar The future of education, the time of the school, the role of the teacher, and the question of
authority
Seminário
|
EERA Sociologies of Education Network's Webinar Series
EERA - European Educational Research Association, Alemanha
|
2024/01/16 - 2024/01/16 | Oradora convidada [Invited speaker]. E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal
(RePeME) [And after the pandemic? Recovery, continuities and changes in basic education in Portugal].
Outro
|
Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona
Universidade Lusófona, Portugal
|
2024/01/11 - 2024/01/11 | Oradora convidada [Invited speaker]. Os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia no ensino básico: primeiros resultados
de um inquérito nacional a professores e dirigentes escolares [PISA 2022 numbers and post-pandemic changes in basic education:
first results of a national survey with teachers and school leaders]
Seminário
|
Seminário online PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação [Online seminar PISA 2022.
Discourses, the truth of numbers and post-pandemic changes in education]
OP.Edu - Observatório das Políticas de Educação e Formação, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Secção Autónoma de Educação e Formação Geral , Portugal Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Centro de Formação de Escolas António Sérgio, Portugal |
2023/10/26 - 2023/10/26 | Desigualdades sociais e desigualdades educativas antes e depois da pandemia de Covid-19 [Social Inequalities and Educational
Inequalities before and after the Covid-19 Pandemic]. Oradora convidada [Invited speaker]. Mesa Redonda Cidadania e Desenvolvimento
[Round Table Citizenship and Development with Paulo Sargento (IPLUSO), José Brás (Lusófona University, IPLUSO), Arlinda Cabral
(Lusófona University, IPLUSO) and Ana António (IPLUSO)]
Congresso
|
III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania [III International Congress on Humanism, Human Rights
and Citizenship]
Universidade Lusófona, Portugal
|
2023/07/14 - 2023/07/14 | Moderadora de Sessão Paralela [Session Chair]
Encontro
|
13.º Encontro de Investigadores do CeiED - A universidade na interface de ciências e políticas
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2023/06/14 - 2023/06/14 | Moderadora [Chair]. A importância da Administração Educacional para a Formação de Professores, com Maria João de Carvalho
(UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) [The importance of Educational Administration for Teacher Training,
with Maria João de Carvalho (UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)]
Encontro
|
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
|
2023/05/03 - 2023/05/03 | Participação no seminário Caminho para uma bolsa ERC: a pergunta de um milhao (e meio) de euros [Participation in the seminar
The path towards an ERC Starting Grant: One (and half) million euros question]
Outro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, Portugal |
2023/04/19 - 2023/04/19 | Oradora convidada [Invited speaker]. E depois da pandemia? Recuperação, Permanências e mudanças no ensino básico em Portugal
[And after the pandemic? Recovery, continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal]
Encontro
|
Ciclo de Debates em Educação
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal
|
2023/02/04 - 2023/02/04 | Oradora convidada [Invited speaker]. Mesa Redonda Investigação em Educação e Políticas Públicas com Licínio Lima (Universidade
do Minho), Tiago Neves (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), Pedro Duarte e Luís Rothes
(Instituto Politécnico do Porto) [Round Table Research in Education and Public Policies with Licínio Lima (University of Minho),
Tiago Neves (Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto), Pedro Duarte and Luís Rothes (P. Porto)].
Encontro
|
VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2022/09/16 - 2022/09/16 | Moderadora de Sessão Paralela [Session Chair]
Congresso
|
XVI Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Educação e Cidades: Tempos, Espaços, Atores e Culturas
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/07/14 - 2022/07/14 | Moderadora de Sessão Paralela [Session Chair]
Encontro
|
12.º Encontro de Investigadores do CeiED - A universidade na interface de ciências e políticas
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2022/04/08 - 2022/04/08 | Oradora convidada [Invited speaker]. PISA et "PISA pour le développement": deux programmes, un même discours ?
Seminário
|
L’évaluation PISA: questions, enjeux et débats internationaux
Université de Lille - Campus Pont-de-Bois, França
|
2022/02/16 - 2022/02/16 | Moderadora [Chair]. Painel Os futuros possíveis do PISA e de uma governação assente numa avaliação internacional em larga-escala
(ILSA). [Panel The Possible Futures of PISA and Governance Based on International Large-Scale Assessments (ILSA), with João
Costa, NOVA FCSH, Assistant Secretary of State and of Education (XXI and XXII Governments), Camilla Addey, Universitat Autònoma
de Barcelona, Daniel Bart and Bertrand Daunay, Université de Lille].
Conferência
|
Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018) [A success story? Portugal and the PISA (2000-2018)]
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2021/10/29 - 2021/10/29 | Participation in the seminar Democracy: Past, Present, and Future - Democracy without a Majority?
Seminário
|
Harvard University Minda de Gunzburg Center for European Studies, Estados Unidos
|
2021/10/28 - 2021/10/28 | Participation in the conference Contentious Interactions: Frontiers in Protest Research. Keynote by Theda Skocpol - Saving
America Once Again: Comparing the Anti-Trump Resistance to the Tea Party.
Conferência
|
Wissenschaftszentrum Berlin für Sozialforschung gGmbH, Alemanha
|
2021/09/02 - 2021/09/02 | Oradora convidada [Invited speaker]. Invited Symposium What contribution can PISA 2025 make to improving Science education?
with Jonathan Osborne (Graduate School of Education, Stanford University), Louise Archer (University College London) and Knut
Neuman (IPN, Kiel).
Conferência
|
ESERA Conference 2021 Fostering scientific citizenship in an uncertain world
Universidade do Minho, Portugal
European Science Education Research Association, Chipre |
2021/05/21 - 2021/05/21 | Participation à la conférence d'Arnaud Esquerre : Langage et censure [Participation in the conference of Arnaud Esquerre:
Language and Censorship].
Seminário
|
EHESS Spring Talks
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França
|
2021/05/05 - 2021/05/05 | Participation in the conference of Thomas Piketty: Regimes of Inequality. A Global History.
Seminário
|
EHESS Spring Talks
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França
|
2021/04/19 - 2021/04/19 | Oradora convidada [Keynote speaker]. Participação no PISA e decisão política: O caso de Portugal [Participation in PISA and
Political Decision: The Case of Portugal].
Seminário
|
Ciclo de Webinars 2021 Uma história de sucesso? PISA, avaliação em larga escala e mudança educativa [Cycle of Webinars 2021
A success story? PISA, large-scale assessment and educational change]
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2021/03/23 - 2021/03/23 | Participation in the seminar Sedimentation and/or re-politicization of a highly marketized education system.
Seminário
|
EERA Network 23 Policy Studies and Politics of Education
EERA - European Educational Research Association, Alemanha
|
2021/02/09 - 2021/02/09 | Participation in the seminar Thinking about higher education with Hannah Arendt
Seminário
|
Roskilde Universitet, Dinamarca
|
2021/02/02 - 2021/02/02 | Participation in the 2nd House Lecture: How low can you go? Declining standards of democracy in Central and Eastern Europe
Seminário
|
The House Lectures
European Consortium for Political Research, Reino Unido
|
2020/12/15 - 2020/12/15 | Oradora convidada [Keynote speaker] Avaliações internacionais de larga escala: Portugal à procura de uma pertença global [International
large-scale assessments: Portugal in search of a global belonging]
Seminário
|
I Webinar SPCE - SEC
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/07/23 - 2020/07/23 | Moderadora de sessão paralela [Session chair]
Encontro
|
10.º Encontro de Investigadores do CeiED A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2019/06/01 - 2019/06/01 | Moderadora de sessão paralela [Session chair]
Congresso
|
I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/05/17 - 2018/05/17 | Oradora [Speaker]. Panel Show me how it was: Dance practices and memory. The digital collection of school objects from the
Lisbon School of Dance/Escola Superior de Dança with Vanda Nascimento (Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de
Lisboa), João Fernandes (Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa) and Ofélia Cardoso (Escola Superior de
Dança, Instituto Politécnico de Lisboa)
Congresso
|
International Multidisciplinary Congress - Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal Universidade de Évora - Grupo CEHFCi – pólo do Instituto de História Contemporânea , Portugal |
2015/04/29 - 2015/04/29 | Oradora convidada [Keynote speaker]. Apresentação do estudo Formação inicial de professores: Instituições, classificações
dos docentes e tendências de organização curricular [Presentation of the Study Initial Teacher Education: Institutions, Scores
of the Teachers and Trends in Curriculum Organisation].
Seminário
|
Formação Inicial de Professores
Universidade do Algarve, Portugal
Conselho Nacional de Educação, Portugal |
2015/02/03 - 2015/02/03 | Oradora [Speaker]. Mesa redonda Currículo, conhecimento e ensino superior: Entre o nacional e o transnacional [Round table
Curriculum, Knowledge and Higher Education: Between the National and the Transnational, with David Justino, FCSH-NOVA, Apolinário
Magno, Faculdade de Educação da Universidade Nacional Timor Lorosae, and Sílvia de Almeida, FCSH-NOVA]
Congresso
|
I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013/02/22 - 2013/02/22 | Participação no colóquio O projeto educativo das escolas militares: um olhar entre o passado e o presente [Participation in
the Colloquium The Educational Project of Military Schools: A Look between the Past and the Present]
Outro
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2011/06/08 - 2011/06/10 | Moderadora de sessão paralela [Session chair]
Conferência
|
International Conference New Horizons in Education - INTE 2011
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Sakarya Üniversitesi, Turquia |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/27 | "El olvido está lleno de memoria": fragmentos, soterramentos e ausências da mítica Mesa-Redonda de Santiago do Chile, 1972
["El olvido está lleno de memoria": Fragments, Burials and Absences from the Mythical Round Table of Santiago de Chile, 1972]
Vogal
|
Júlio Cézar Chaves (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2024/01/25 | Política Pública de Educação do Campo: Uma Análise do PRONERA - da Proposição à Efetivação [Public Policy on Rural Education:
An Analysis of PRONERA - from Proposal to Implementation]
Vogal
|
Keila Rosa dos Santos Brito (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/02/06 - 2024/03/18 | Reviewer. ECER 2024 - Education in an Age of Uncertainty: memory and hope for the future - EERA Network 23 Policy Studies and Politics of Education | University of Cyprus, Nicosia, Cyprus |
2024/02/06 - 2024/03/18 | Reviewer. ECER 2024 - Education in an Age of Uncertainty: memory and hope for the future - EERA Network 28 Sociologies of Education | University of Cyprus, Nicosia, Cyprus |
2023/10/26 - 2023/10/27 | III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania [III Congress Humanism, Human Rights and Citizenship] | Universidade Lusófona, Portugal |
2023/09/26 - 2023/09/28 | XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e IV Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (CONAILPcsh) | Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
2023/09/21 - 2023/09/22 | Territories, Communities and Sustainability: Views from Southern Europe - European Sociological Association RN27 Mid-Term Conference | Universidade Lusófona, Portugal; Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/07/13 - 2023/07/14 | 13.º Encontro de Investigadores do CeiED - Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação [13th Meeting of CeiED's Researchers - Reimagining our Futures Together: A New Social Contract for Education] | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2022/07/14 - 2022/07/15 | 12.º Encontro de Investigadores do CeiED - A universidade na interface de ciências e políticas [12th Meeting of CeiED's Researchers - The University at the Interface of Sciences and Policies] | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2021/12/13 - 2021/12/15 | Conferência Internacional Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade [Paulo Freire International Congress: A Centenary of Actuality] | Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal; Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural, Portugal |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/08/17 - Atual | Avaliadora externa Erasmus+ Educação e Formação [Erasmus+ Expert on Quality Assessment]
Avaliador
|
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação , Portugal | Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação |
2016/12/12 - 2017/03/03 | Perita-avaliadora externa. Colaboração na avaliação externa de escolas artísticas da área territorial de inspeção do Sul (Escola
Artística de Dança do Conservatório Nacional) [External expert. Collaboration in the external evaluation of EDCN - National
Conservatory Dance School]
Avaliador
|
IGEC - Inspeção Geral da Educação e Ciência, Portugal | IGEC - Inspeção Geral da Educação e Ciência |
2016/12/12 - 2017/03/03 | Perita-avaliadora externa. Colaboração na avaliação externa de escolas artísticas da área territorial de inspeção do Sul (Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional) [External expert. Collaboration in the external evaluation of EMCN- National
Conservatory Music School]
Avaliador
|
IGEC - Inspeção Geral da Educação e Ciência, Portugal | IGEC - Inspeção Geral da Educação e Ciência |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/28 - Atual | Metodologia de Investigação em Educação [Research Methodology in Education] | Educação Básica [Basic Education] (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2024/02/26 - Atual | Desigualdades e Diferenças: Abordagem Sociológica [Inequalities and Differences: A Sociological Perspective] | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Teacher Education: Preschool Education and Primary School Teaching] (Mestrado) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2023/10/03 - Atual | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação [Research and Intervention Methodologies in Education] | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Teacher Education: Preschool Education and Primary School Teaching] (Mestrado) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2023/03/06 - Atual | Gestão do Currículo e das Instituições Educativas [Teacher Education: The Management of the Curriculum and of the Educational Institutions] | Educação Básica [Basic Education] (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2023/02/24 - Atual | História e Sociologia da Educação [History and Sociology of Education] | Ensino de Informática [Teacher Education: Teaching Informatics] (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/02/22 - Atual | Sociologia da Educação [Sociology of Education] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/02/22 - Atual | Introdução às Ciências da Educação [Introduction to Education Sciences] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2021/09/21 - Atual | Conceção e Monitorização de Projetos [Project Design and Monitoring] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2021/09/20 - Atual | Sociologia da Educação [Sociology of Education] | Sociologia [Sociology] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2024/11/08 - 2024/11/08 | Atelier [Workshop] Focus Group | Université Paris-Saclay, França Université Paris-Saclay, Institut Villebon - Georges Charpak, Chaire de recherche-action sur l'innovation pédagogique, França |
|
2024/10/04 - 2024/10/04 | Atelier [Workshop] Focus Group | Université Paris-Saclay, França Université Paris-Saclay, Institut Villebon - Georges Charpak, Chaire de recherche-action sur l'innovation pédagogique, França |
|
2021/09/20 - 2023/07/04 | Teoria e Prática do Currículo [Curriculum Theory and Practice] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2021/02/17 - 2023/02/20 | Educação e Formação de Adultos [Adult Education and Training] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2023/01/13 - 2023/01/13 | Palestra a convite [Invited lecture]. E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [And after the pandemic? Recovery, continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal] | Mestrado em Estudos de Educação [Master's degree in Education Studies] (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/11/17 - 2022/11/17 | Palestra a convite [Invited lecture]. A mudança dos sistemas de educação e os discursos PISA [The Change of Education Systems and the PISA Discourses] | Mestrado em Intervenção Social Escolar [Master's Degree in School Social Intervention] (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2022/07/18 - 2022/07/18 | Análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA: Introdução [Content analysis using MAXQDA: Introduction] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/05/23 - 2022/05/23 | Seminário Políticas públicas numa perspetiva comparada: O discurso da OCDE sobre o PISA para o Desenvolvimento (PISA-D) [Public Policies in a Comparative Perspective: The OECD's Discourse on PISA for Development (PISA-D)] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/02/28 - 2022/02/28 | Seminário Escola e democracia. Os contributos da educação política [Seminar School and Democracy. The Contributions of Political Education] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/01/17 - 2022/01/22 | Seminário A distribuição da oportunidade educacional, reprodução, seleção e o efeito escola [Seminar The Distribution of Educational Opportunity, Reproduction, Selection and the School Effect] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2021/02/18 - 2021/03/24 | Desenvolvimento e Contextos Socioeducativos [Development and Socioeducational Contexts] | Ciências da Educação - Educação Social [Education Sciences - Social Education] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2020/09/22 - 2020/09/24 | Bibliografia e fontes de pesquisa [Bibliography and research sources] | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2020/01/28 - 2020/01/28 | Análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA: Introdução [Content analysis using MAXQDA: Introduction] | Educação [Education] (Doutoramento) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2019/09/03 - 2019/09/03 | Análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA: Introdução [Content analysis using MAXQDA: Introduction] | Formação interna [Internal training] (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2011 - 2017 | História da Educação Contemporânea [History of Contemporary Education] | Ensino de Dança (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/02/25 - 2023/02/25 | CNN Portugal | Sábado | Manifestação de professores/as: reivindicações e perspetivas de negociação e consenso entre os sindicatos e o governo [Teachers' rally: demands and prospects for negotiation and consensus between unions and the government] |
2023/02/11 - 2023/02/11 | CNN Portugal | Sábado | Manifestação de professores/as: reivindicações e perspetivas de negociação e consenso entre os sindicatos e o governo [Teachers' rally: demands and prospects for negotiation and consensus between unions and the government] |
2023/01/28 - 2023/01/28 | CNN Portugal | Sábado | Manifestação de professores/as: reivindicações e perspetivas de negociação e consenso entre os sindicatos e o governo [Teachers' rally: demands and prospects for negotiation and consensus between unions and the government] |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | APS - Associação Portuguesa de Sociologia [Portuguese Sociological Association] | Membro [Member] |
2019 - Atual | DiscourseNet - International Association for Discourse Studies | Membro [Member] |
2015 - Atual | AILPcsh - Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa [International Association for Social Sciences and Humanities in the Portuguese Language] | Membro [Member] |
2012 - Atual | ECPR - European Consortium for Political Research | Membro [Member] |
2011 - Atual | SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Educational Sciences] | Membro [Member] |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/09 - 2023/11/29 | Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Presidente do Júri) [Competitive contest for a Research Grant (President of the Jury)] | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2023/10/10 - 2023/10/23 | Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Presidente do Júri) [Competitive contest for a Research Grant (President of the Jury)] | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2023/01/03 - 2023/01/31 | Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Presidente do Júri) [Competitive contest for a Research Grant (President of the Jury)] | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/04 - Atual | Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Arquivos Analíticos de Políticas Educativas (1068-2341) | Arizona State University |
2020/11 - Atual | International Journal of Qualitative Methods (1609-4069) | SAGE Publications |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/09/12 - 2022/09/12 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units] | Desirée Nobre Salasar |
2022/09/12 - 2022/09/12 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units] | Henrique Godoy Alves de Souza |
2021/09/20 - 2021/09/24 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units] | Heloise Pires |
2021/09/20 - 2021/09/24 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units]. | Josinaldo Araújo |
2021/09/20 - 2021/09/24 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units]. | Rafael Pequito |
2021/09/20 - 2021/09/24 | Programa Verão com Ciência: Apoio da FCT para atividades de investigação em unidades de I&D [Program Verão com Ciência: Support from the Portuguese Foundation for Science and Technology for research activities in R&D units]. | Roberta Gonçalves |
Distinções
Prémio
2023 | Excelência na Investigação | Diploma de Reconhecimento atribuído no Dia da Universidade Lusófona [Excellence in Research.
Diploma of Recognition awarded on the Lusófona University Day]
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022 | Prémio Excelência na Investigação (3.º lugar). Programa FAZER+: Apoio à Ciência e Inovação [Excellence in Research Award
(3rd place). FAZER+ Programme: Support to Science and and Innovation]
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, Portugal
|
2012 | Prémio Mérito e Excelência Melhores Mestres | Melhor Mestre em Ciências da Educação 2010/2011 [Merit and Excellence Award
| Best Master's Student in Education Sciences 2010/2011]
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|