???global.info.a_carregar???
Hugo Miguel de Jesus Oliveira. Completed the Master in Pedagogical Supervision in 2015/07/14 by University of Beira Interior and Graduation in Teaching of Biology and Geology - Geology Branch in 2006 by University of Évora. Attends the PhD in Educational Sciences at the University of Évora since 2021/09/01. He is a PhD Research Fellow at the Center for Research in Education and Psychology of the University of Évora (CIEP), and also an Invited Assistant at the Department of Pedagogy and Education of the University of Évora. Published 2 articles in journals. Has 4 sections of books. Organized 3 events. Has received 2 awards and/or honours. Participates as PhD Research Fellow in the project "Practical Work in Natural Sciences: Impacts of Essential Learning on its Dynamics". Works in the area of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Assessment, Biodiversity; Curriculum development; Educational programmes; Educational resources; Essential learnings; Evaluation; Experimental education; Geodiversity; Health education; Health Promotion; Natural sciences; Pedagogical supervision; Portuguese educational system; Schools; Science education; STEAM.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Hugo Miguel de Jesus Oliveira
Data de nascimento
1982/02/08
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Hugo Oliveira

Identificadores de autor

Ciência ID
4D14-2F30-D6D4
ORCID iD
0000-0002-6802-1604

Endereços de correio eletrónico

  • hmjo@uevora.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 916056705 (Pessoal)

Moradas

  • Centro de Investigação em Educação e Psicologia Colégio Pedro da Fonseca | Rua da Barba Rala, N.º 1, Edifício B | 7005-, 7005-345, Évora, Évora, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/09/01 - 2025/05/01
Em curso
Doutoramento em Ciências da Educação [Doctorate in Educational Sciences] (Doutoramento)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
"Practical Work in Natural Sciences: Impact of Essential Learning on its Dynamics" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015/07/14
Concluído
Mestrado em Supervisão Pedagógica [Master in Pedagogical Supervision] (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Health education in public education establishments in the municipality of Castelo Branco: contributing elements for its evaluation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/07/22
Concluído
Especialização em Supervisão Pedagógica [Postgraduate degree in Pedagogical Supervision] (Pós-Graduação)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2006
Concluído
Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia - Ramo de Geologia [Bachelor Degree in Teaching of Biology and Geology - Geology Branch] (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/11 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/11/18 - 2021/04/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Internacional de Vilamoura, Portugal
Colégio Internacional de Vilamoura, Portugal
2018/01/22 - 2018/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) North Oxfordshire Academy, Reino Unido
North Oxfordshire Academy, Reino Unido
2009/09/21 - 2012/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de escolas José Silvestre Ribeiro, Portugal
Agrupamento de escolas José Silvestre Ribeiro, Portugal
2008/09/22 - 2009/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária c/3ºCEB Poeta Al Berto, Portugal
Escola Secundária c/3ºCEB Poeta Al Berto, Portugal
2005/09/01 - 2006/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundaria de Alcacer do Sal, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/03/01 - 2017/02/03 Técnico Superior dos Serviços Educativos Geopark Naturtejo, Portugal
Geopark Naturtejo, Portugal
2007/09/17 - 2008/09/12 Formador de Biologia - Cursos de Educação Formação de Adultos Cincork - Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, Portugal
Cincork - Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, Portugal
2006/09/09 - 2007/08/31 Professor de Ciências nas Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/05/01 - 2025/04/30 O impacto das aprendizagens essenciais nas dinâmicas do ensino experimental das ciências naturais [The impact of the essential learnings on the dynamics of experimental teaching of natural sciences]
UI/BD/151078/2021
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2021/11 - 2023/12 PES2A - Cidadania e educação para a saúde: descodificação da efetividade dos projetos escolares no Algarve e Alentejo [PES2A - Citizenship and health education: decoding the effectiveness of school projects in the Algarve and Alentejo regions]
UIDB/04312/2020
Bolseiro de Investigação
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Hugo; Bonito, Jorge. "Experimental teaching of natural sciences: impact of essential learnings on its dynamics.". Trabalho apresentado em V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Hugo Oliveira; Jorge Bonito. "Ideas of education: reflections and convergences". STUDIES IN EDUCATION SCIENCES (2024): https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/4713.
    https://doi.org/10.54019/sesv5n2-008
  2. Hugo Oliveira; Jorge Bonito. "Practical work in science education: a systematic literature review". Frontiers in Education 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1151641.
    10.3389/feduc.2023.1151641
  3. Bonito, Jorge; Oliveira, Hugo. "Practical work in science education: An approach to the historical evolution". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 27 (2023): 3-21. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21.
    10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21
  4. Oliveira, Hugo; Bonito, Jorge. "Health education projects in Portuguese schools: A multicases study". ASEAN Journal of Community Engagement 4 1 (2020): http://dx.doi.org/10.7454/ajce.v4i1.1089.
    10.7454/ajce.v4i1.1089
Capítulo de livro
  1. Jorge Bonito; Hugo Oliveira; Celso Dal Ré Carneiro. "TEACHING OF ROCK DEFORMATION: CONTRIBUTIONS OF PRACTICAL ACTIVITIES". In Ciências Humanas: Estudos para uma visão holística da sociedade, 55-89. Curitiba, Brasil: Editora Artemis, 2023.
    Publicado • 10.37572/EdArt_2805238045
  2. Hugo Oliveira; Jorge Bonito. "EDUCATION AND ANTHROPOLOGY: SOME BRIEF NOTES". In Ciências Humanas: Estudos para uma visão holística da sociedade, 39-54. curitiba, Brasil: Editora Artemis, 2023.
    Publicado • 10.37572/EdArt_2805238044
  3. Hugo Miguel de Jesus Oliveira; Jorge Bonito. Autor correspondente: Hugo Miguel de Jesus Oliveira. "The conceptualisation of practical work in science education: Data from a systematic literature review". In Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, editado por manuel peralbo; Alicia Risso; Alfonso Barca; Bento Duarte; Leandro Almeida; Juan Carlos Brenlla; Anabela Cruz Santos, 732-474. A Coruña, Espanha: Universidade da Coruña, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.17979/spudc.000026
  4. Hugo Miguel de Jesus Oliveira; Jorge Bonito. "Practical work in science education: a systematic literature review". In Current perspectives on the value, teaching, learning, and assessment of design in STEM education, editado por Eva Hartell; Jeffrey Buckley; Nicolaas Blom, 113-132. Lausanne, Suiça: Frontiers Media SA, 2023.
    Publicado • 10.3389/978-2-8325-3252-2
  5. Bonito, Jorge; Oliveira, Hugo. "The STEAM Approach in the Portuguese Curriculum: Distances and Approaches". 19-48. São Paulo, Brasil: Edições Hipótese, 2022.
    Publicado
  6. Oliveira, Hugo; Bonito, J.. "Health promotion and education for children and adolescents in Portuguese schools". In Nutrição e Saúde da Criança, 521-546. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Rubio, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Hugo Oliveira. V National Health Education Congress - Abstract book. 2023.
Poster em conferência
  1. Oliveira, Hugo; Bonito, Jorge. "Experimental teaching of natural sciences: impact of essential learnings on its dynamics.". Trabalho apresentado em V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
Pré-impressão
  1. Oliveira, Hugo; Bonito, Jorge. "IDENTITIES AND INTERCULTURAL EDUCATION". 2022. http://dx.doi.org/10.1590/scielopreprints.4892.
    10.1590/scielopreprints.4892
Relatório
  1. Jorge Bonito; Natália Oliveira; Maria Boné; Thamires Laet; Hugo Oliveira. 2023. The role of the bystander in cardiopulmonary resuscitation in out-of-hospital cardiac arrest: What the evidence tells us. https://doi.org/10.37766/inplasy2023.8.0015.
    10.37766/inplasy2023.8.0015
  2. Hugo Oliveira; Jorge Bonito. 2023. Practical work in science education: A systematic literature review. https://doi.org/10.37766/inplasy2023.1.0023.
    10.37766/inplasy2023.1.0023
Resumo em conferência
  1. Hugo Miguel de Jesus Oliveira; Jorge Manuel Rodrigues Bonito. "Advantages and limitations of practical work in science education: what the literature tells us". Porto, 2023.
    Publicado
  2. Jorge Bonito; Hugo Oliveira. "O trabalho prático no ensino das ciências: Uma abordagem à evolução histórica". Faro, 2023.
    10.34623/XY5J-PS40
  3. Hugo Oliveira; Jorge Bonito. "The conceptualisation of practical work in science education: Data from a systematic literature review". 2023.
  4. Oliveira, Hugo; Vilas Boas, Mariana; Catana, Manuela. "The Educational Programmes at Penamacor (Naturtejo Geopark)". Trabalho apresentado em 7th International Conference on UNESCO Global Geoparks, Devon, 2016.
    Publicado
  5. Oliveira, Hugo. "The Interpretative Centre of Biodiversity "Idanha Lands" and Schools". Trabalho apresentado em 7th International Conference on UNESCO Global Geoparks, Devon, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Hugo. "A educação para a saúde nos estabelecimentos de ensino público do concelho de Castelo Branco: elementos contributivos para a sua avaliação". Mestrado, Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, 2015. https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/4303.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/02/03 Vantagens e limitações do trabalho prático no ensino das ciências: O que nos diz a literatura [Advantages and limitations of practical work in science education: What the literature tells us] VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios atuais na investigação em educação, agendas emergentes
Faculdade de Psicologia e CIências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) & Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP) (Porto, Portugal)
2022/12/15 Conceitos estruturantes em Ciências da Educação: Reflexões sobre s seus significados [Structuring concepts in Educational Sciences: Reflections on their meanings] XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/11/23 - Atual Moderação de Webinar "Educação Rodoviária e Mobilidade Sustentável" [Moderation of Webinar "Traffic Education and Sustainable Mobility"] (2022/11/23)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2023/05/31 - 2023/06/02 V Congresso Nacional de Educação para a Saúde: A Voz dos Agentes Educativos [V National Health Education Congress: The Voice of Educational Agents] (2023/05/31 - 2023/06/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2021/10/13 - 2021/10/16 III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil [III Meeting "The training of educators and teachers at the University of Évora" | II international journey on training early childhood education teachers] (2021/10/13 - 2021/10/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
Distinções

Outra distinção

2023 Louvor pelo exercício das funções de membro da Comissão Organizadora do V Congresso Nacional de Educação para a Saúde [Commendation for serving as member of the Organizing Committee of the V National Congress on Health Education]
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2006 Financiamento do Projeto Ensino Experimental para a Sustentabilidade através de práticas de agricultura biológica em estufa no âmbito do concurso Ciência Viva VI [Experimental Teaching for Sustainability through organic farming practices in a greenhouse]
Ciência Viva, Portugal