Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Leonor Pereira da Costa
Nomes de citação
- Leonor Pereira da Costa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4D1C-725A-936B
- ORCID iD
- 0000-0003-3326-9957
- Google Scholar ID
- 2b76HpQAAAAJ&hl
Endereços de correio eletrónico
- leonor.costa@ulusofona.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Lusófona, Campo Grande 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Português (Idioma materno) | |||||
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/07/18 - 2022/07/22
Concluído
|
Análise De Dados com R - Estatística Descritiva e Inferencial (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
2013 - 2020/01/09
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Navigating Social Class in Childhood: Development of Intergroup Relations and Self-Categorization" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção |
2010 - 2010
Concluído
|
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
SInASE, Portugal
|
|
2010 - 2010
Concluído
|
Curso de Análise de Conteúdo Assistida por Computador (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2008 - 2010
Concluído
|
Prospecção e Análise de Dados (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Percepções das causas da pobreza na Europa: Uma aplicação de modelos multinível com classes latentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2009 - 2009
Concluído
|
Curso de Representação gráfica de informação estatística (Outros)
Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Modelos de Equação Estrutural: Teste de hipóteses de mediação e moderação (Outros)
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal
|
|
2001 - 2006
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/03 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação HEI-Lab, Portugal |
2006/10 - 2015/02/28 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/03 - 2013/11 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2009 - 2010 | Investigador (Investigação) | Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/03/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2016/02/01 - 2020/02/29 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2018 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09/01 - 2020/01/09 | PhD Candidate | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Passengers on the BUS: The use of a serious game to enhance treatment's compliance in pediatric chronic conditions
-
Investigador
|
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento |
2020/12/01 - Atual | Fighting Prejudice: Prejudice reduction through indirect intergroup contact in virtual settings
ILIND/F+/EI/03/2020
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação HEI-Lab, Portugal
|
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Em curso
|
2015/03 - 2019/02 | Discrimination of poor children in childhood: the role of implicit and explicit social class self-categorization moderated
by age and socioeconomic status.
SFRH/BD/99553/2014
Bolseiro de Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/11/01 - 2025/10/31 | TechMap: Assessment of minimum level of proficiency in digital literacy
SUBC 003127
Investigador
|
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Em curso
|
2023/06/27 - 2024/06/27 | Status Fit: Multi-level Mapping of Children's Vulnerability to Social Class-Based Discrimination
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação HEI-Lab, Portugal
|
Fundação 'la Caixa'
Em curso
|
2022/01/01 - 2024/05/31 | WeARTolerance: Using an arts-based program to reduce mental health-related stigma in young people | Fundação 'la Caixa'
Em curso
|
2023/04/01 - 2024/03/30 | ALQUI- An intelligent chatbot to explore new literacies in the age of algorithms and AI
xxx
|
Em curso
|
2020/01/01 - 2023/12/31 | Digital Human-Environment and Interactions Labs
UIDB/05380/2020
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2020/01/01 - 2023/12/31 | Digital Human-Environment and Interactions Labs
UIDP/05380/2020
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for Research and Social Intervention
UID/PSI/03125/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 315 - 2011-2012
PEst-OE/EGE/UI0315/2011
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/03/01 - Atual | The social development of Human Values in Childhood and Adolescence
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/02/01 - Atual | Animals in Disasters: Liminal Becomings, reframing human-animal relations in natural disasters.
CEECIND/02719/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020 - Atual | Erasmus +: ALERRT: Autism on the Line! Educating first Responders on how to Recognise and Treat Individuals with autism.
ALERRT- 2020-1-ES01-KA202-082056
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2008 - Atual | ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO E CRIAÇÃO DE SENTIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MUSEUS DE ARTE: UM ESTUDO INTERCULTURAL
PTDC/CPE-CED/099280/2008
Desenvolvimento técnico
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2006 - Atual | ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO NACIONAL DE MORBILIDADE PSIQUIÁTRICA : PREVALÊNCIA, FACTORES DE RISCO, CARGA SOCIAL E ECONÓMICA E UTILIZAÇÃO
DE SERVIÇOS
PTDC/SAU-ESA/64632/2006
Desenvolvimento técnico
Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Concluído
|
2023/03 - 2033/05 | PlayersAll: Media Agency and Empowerment
Universidade do Porto, Portugal
Ensino Lusófona, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2011 - 2016 | EpiReumaPt: Epidemiological study of rheumatic and musculoskeletal diseases in Portugal
-
Desenvolvimento técnico
Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Portugal |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/05 | Project ‘WeARTolerance’: Exploring the Effects of an Arts-Based Intervention on Youth Mental Health Stigma | World Psychiatric Associations Together Against Stigma Conference
World Psychiatric Association (Reiquiavique, Islândia)
|
2024/02/08 | Social disadvantaged neighborhoods: violence, collective efficacy, and collective action | Annual Convention of SPSP
THE SOCIETY FOR PERSONALITY AND SOCIAL PSYCHOLOGY (Virtual)
|
2024/02/08 | A Meta-Analytical Review on Digital Intergroup Contact and Prejudice Reduction | Annual Convention of SPSP
THE SOCIETY FOR PERSONALITY AND SOCIAL PSYCHOLOGY
|
2023/04/14 | Social disadvantaged neighborhoods: violence, collective efficacy, and collective action | 4th meeting of the SRAE-Iberian Chapter
Society for Risk Analysis-Europe Iberian Chapter (Lisboa, Portugal)
|
2023/04/14 | The impact of inequality on mental health: meritocratic beliefs and the internalization of shame | 4th meeting of the SRAE-Iberian Chapter
Society for Risk Analysis-Europe Iberian Chapter (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/21 | The development of social values in childhood and early adolescence: A systematic review | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Vila Real, Portugal)
|
2022/06/21 | The role of human values in children and adolescents’ gender inclusion in peer preferences: The moderating role of age and gender | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Vila Real, Portugal)
|
2021/09/23 | GBL for Psychological Intervention Related Skills: What Challenges? What Paths? | 15th European Conference on Games Based Learning
University of Brighton
|
2021/09/09 | Research on Value Development and Values Education in Schools | European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (EERA)
|
2021/09 | Conformity in times of COVID-19: Virtual Adaptation of Asch¿s Classic Psychology Experiment | Paper presented at the 25th Annual International Cyberpsychology, Cybertherapy & Social Networking Conference |
2021/09 | Feed or Unfeed: The role of social networking use in the link between identity development and psychological functioning in emerging adulthood. | 25th Annual International Cyberpsychology, Cybertherapy & Social Networking Conference |
2021/07/16 | Predictors of subjective well-being of parents and children/ adolescents during COVID-19’s first wave in Portugal | 9th Conference of the European Survey Research Association
European Survey Research Association
|
2021/04 | Managing a threatening social identity: implicit and explicit social class self-categorization in childhood. | Virtual Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development |
2020/10 | Does coping and affect mediate the relation between self-compassion and stress during COVID-19 epidemic? | European Conference on Mental Health |
2019 | Of love, fear and pity: How to study relationally meaningful stereotype change | EASP meeting on ¿The evolution, emergence, development, and maintenance of stereotypes¿
(Alemanha)
|
2018/11 | ¿Diz-me quem são as crianças pobres¿. Desenvolvimento das perceções sobre classe social na infância | Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta
Monteiro)
(Portugal)
|
2017/09 | Am I a poor child?: Development of social class self-categorization in childhood. | 18th European Conference on Developmental Psychology
(Países Baixos)
|
2017/03 | Who are the poor children?: speeches and drawings about child poverty in childhood | Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development
(Estados Unidos)
|
2017 | Why are children poor?: development of causal attributions of child poverty in childhood | 18th General Meeting of the European Association of Social Psychology (EASP) |
2014 | Representações desenhadas e faladas sobre a pobreza na infância |
(Portugal)
|
2010 | Modelos multinível com classes latentes: Uma aplicação às percepções das causas da pobreza na Europa. - See more at: http://orcid.org/0000-0003-3326-9957#sthash.YMODUryX.dpuf |
(Portugal)
|
2006 | Inclusão Social do Ex-Toxicodependente: Efeito do Rótulo na Avaliação, Aceitação e Confiança Interpessoal. - See more at: http://orcid.org/0000-0003-3326-9957#sthash.YMODUryX.dpuf |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09 - Atual | O papel da classe social nas crenças e atitudes face aos imigrantes sul-asiáticos
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2023/09 - Atual | Percepções de Discriminação na Imigração Brasileira Qualificada: Uma Análise do Contexto Laboral
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2022/09 - Atual | Bairros economicamente desfavorecidos e violência: efeitos sobre a ação coletiva
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2022/09 - Atual | Criação de um Instrumento de Avaliação Psicológica para medir a Motivação para ingressar na GNR: Identificação de Dimensões
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2020 - 2023/07/04 | Embodiment em aplicações digitais para redução do preconceito: uma meta-análise
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2020 - 2022/07/13 | REDUÇÃO DO PRECONCEITO POR VIA DO CONTACTO INDIRETO EM CONTEXTO VIRTUAL: UMA META-ANÁLISE
Coorientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2020 | SER PERFEITO OU SER REAL? O PERFECCIONISMO NO DESAJUSTAMENTO EMOCIONAL: O EFEITO MEDIADOR DA PREOCUPAÇÃO
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2018 | Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental
para a Divisão Estereotípica das Tarefas
Coorientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Frontiers in Psychology | Frontiers |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Validação do Programa de Mobilização Social para a Implementação de Microinfluenciadores no âmbito da pandemia por COVID-19’ da Direção Geral de Saúde, Portugal. Projeto financiado e feito em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. | |
2020 - Atual | Comissão de Ética e Deontologia da Investigação Científica - Universidade Lusófona (Lisboa) | |
2012 - Atual | Relatório do Estudo sobre os Utentes das Instituições de Solidariedade Social - Parceria com Banco Alimentar e Entrajuda | |
2010 - Atual | Relatório do Estudo sobre os Utentes das Instituições de Solidariedade Social - Parceria com Banco Alimentar e Entrajuda |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02 - Atual | Métodos de Investigação em Psicologia Social e das Organizações II | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2023/09 - Atual | Metodologias de Investigação Quantitativa | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2022/09 - Atual | Dinâmicas Grupais e Intergrupais | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2022/09 - Atual | Research Methods in Cyberspace, Behavior and e-Therapy | Joint Master in Cyberspace Behavior and E-therapy (Erasmus Mundus) (Master) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal Universitat de Barcelona Facultat de Psicologia, Espanha Université Paris Cité, França |
2019/09/01 - Atual | Estatística III | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2019/09 - Atual | Estatística II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2019/03/01 - Atual | Estatística I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2019/09 - 2023/06 | Análise de Dados em Psicologia Social e das Organizações | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2019 - 2020 | Research Methods in Psychology I | MSc Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Master) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016 - 2020 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations - Seminars | MSc Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Master) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/03/01 - 2019/07/01 | Laboratório de Competências Académicas | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2018 - 2019 | Diversity and Intercultural Relations in the School Context | MSc Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Master) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013/10 - 2013/11 | Métodos de Investigação | (Outros) | Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2012/02 - 2012/06 | Sondagens e Opinião Pública | (Outros) | Centro de Estudos e Sondagens de Opinião -Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/12/01 - 2024/12/31 | THE SOCIETY FOR PERSONALITY AND SOCIAL PSYCHOLOGY | Early Career Member |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Social Sciences (2076-0760) | MDPI |
2019 - Atual | Social Indicators Research (0303-8300) | Springer (International) |
2017 - Atual | Journal of Youth Studies (1367-6261) | Taylor & Francis |
Distinções
Prémio
2020 | Prémio Excelência na Investigação Fazer+
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, Portugal
|
2020 | Good Practices in Research in Teaching Award, given to the project "HEI-LAB STUDIO - Experiential Museum of Psychology", in
the scope of the Program of support to Science and Innovation, FAZER +
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, Portugal
|
2017 | EADP travel fellowship 2017 |
2016 | Best communication PhD meeting CIS-IUL- ISCTE-IUL |
2009 | Prémio Melhor Aluna do Mestrado de Prospeção e Análise de Dados (ISCTE-IUL)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|