???global.info.a_carregar???
Carlos Augusto Pires. Possui Doutoramento em Administração e Política Educacional pela Universidade de Lisboa. É Professor Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Coordenador do Mestrado em Administração Educacional. Recebeu o Prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2013. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Presidente do Fórum Português de Administração Educaccional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Augusto Pires
Data de nascimento
1966/12/03
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Pires, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
5010-AE4F-21A3
ORCID iD
0000-0002-8098-5932
Google Scholar ID
5pdkOeAAAAAJ&hl
Researcher Id
R-6432-2016

Endereços de correio eletrónico

  • cpires@eselx.ipl.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa. Campus de Benfica do IPL, 1549 - 003, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2012/05/09
Concluído
Educação - Política e Administração Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A "Escola a Tempo Inteiro" - operacionalização de uma política para o 1.º ciclo do ensino básico. Uma abordagem pela análise das políticas públicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2005/10/28 - 2006/12/11
Concluído
Ciências da Educação - Administração Educacional (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Administração Educacional
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da educação, Portugal
Aprovado
2001
Concluído
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"A Administração e Gestão da Escola do 1.º Ciclo. O órgão de gestão executiva como objeto de estudo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/05/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal, Portugal
2009/09/01 - 2024/04/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008/09/01 - 2009/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988 - 2008 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/11 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023/09 - Atual Coordenador de Curso de Mestrado em Administração Educacional Instituto Politécnico de Lisboa / Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa / Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2018/12/19 - 2022/04/25 Presidente de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2010 - 2022 Membro eleito do Conselho Técnico-Cientifico Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2018/11 Coordenador da Comissão Coordenadora de Mestrados Pós-Profissionalização Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2018 Coordenador do Domínio Científico da Sociologia da Educação Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2018 Vice-Presidente de Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/08 Coordenador de Curso de Mestrado em Administração Educacional Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2005 - 2008 Chefe de Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico Ministério da educação Direção Geral de Inovação e Desenvolvimnto Curricular, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016/09/01 - Atual A administração educacional na formação inicial de docentes para os “primeiros anos”: representações, abordagens, conceções e práticas.
ESELX-IPL-CIED2016A04
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa
Em curso
2017/06/02 - 2019 ESEPol - As Escolas Superiores de Educação como Política Pública de Formação de Professores
IPL/2017/ESEPol/ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Catalão, Ana Paula Padrão Xavier; Pires, Carlos. "As Plataformas Informáticas como instrumentos de regulação da organização e gestão escolar". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Viseu, Sofia; Almeida, Ana Patrícia; Lopes, José Hipólito; Neves, Cláudia; Cruz, Carla; Pires, Carlos. "Política e gestão da educação ibero-americana: tendências e desafios". 2018.
  3. Galvão, Helena; Pires, Carlos. "O envolvimento parental na ação educativa escolar". Trabalho apresentado em III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2016.
    Publicado
  4. Pires, Carlos. "O lugar da administração educacional na habilitação profissional para a docência nos “primeiros anos”". Trabalho apresentado em IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Porto, 2014.
    Publicado
  5. Pires, Carlos. "A retórica do “não-formal” e a expansão da “forma escolar” na política de escola a tempo inteiro". 2013.
  6. Pires, Carlos. "A Política de “Escola a tempo inteiro” – emergência de uma perspetiva globalizada da ação educativa". Trabalho apresentado em III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación – Gestión pedagógica y política educativa: desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadores, Saragoza, 2012.
    Publicado
  7. Pires, Carlos. "Políticas educativas – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”". 2012.
  8. Pires, Carlos. "A “Escola a Tempo Inteiro” – monopolização de um serviço público de educação pela escola pública e formas de privatização". 2012.
  9. Pires, Carlos. "O 1.º ciclo do ensino básico como problema de política educativa: definição de uma problemática em torno do conceito de “escola a tempo inteiro”". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED – Escola e Comunidade, Lisboa, 2011.
    Publicado
  10. Pires, Carlos. "Escola a tempo Inteiro: problematização de um “modelo” de implementação". Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (IV Vol.), Bragança, 2011.
    Publicado
  11. Pires, Carlos. "Actividades de enriquecimento curricular (AEC): o programa de generalização enquanto instrumento de regulação das políticas e dos actores". 2011.
  12. Pires, Carlos. "Escola a tempo inteiro: medidas de política educativa e debate parlamentar". Trabalho apresentado em I Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação: “O Espaço Público da Educação”, Elvas / Cáceres, Mérida, 2010.
    Publicado
  13. Pires, Carlos. "O “Programa de Generalização das Actividades de Enriquecimento Curricular” como instrumento de regulação da política educativa". Trabalho apresentado em X congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Investigar, avaliar, descentralizar, Bragança, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pires, Carlos. Autor correspondente: Pires, Carlos. "Recensão crítica da obra Diretores Escolares em Ação, de Lima, L. C., Sá, V., & Torres, L., Org. (2020). Fundação Manuel Leão.". Revista Lusófona de Educação 63 63 (2024): 217-220. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/9577.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle63.14
  2. Pires, Carlos. "Formação inicial de professores para os “primeiros anos”: políticas, referenciais e modos de regulação. Um “olhar” a partir das escolas superiores de educação". Formação em Movimento - Revista da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação 2 1 (2020): 61-87. https://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/578.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2020.v2i1n3.61-88
  3. Catalão, Ana Paula Padrão Xavier; Pires, Carlos. "As Plataformas Informáticas como instrumentos de regulação da organização e gestão escolar". Revista Portuguesa de Investigação Educacional Especial (2020): 85-110. http://www.uceditora.ucp.pt/resources/Documentos/UCEditora/PDF%20Livros/Porto/RPIE%20especial%202020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2020.8502
  4. Pires, Carlos. "Escola a Tempo Inteiro em Portugal: as ideias e o “modelo” de implementação da política pública de educação". InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 25 50 (2019): 15-29. file:///C:/Users/Carlos%20Pires/Desktop/9415-Texto%20do%20artigo-30650-1-10-20191206.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Pires, Carlos. "Escola a tempo inteiro em Portugal: as ideias e o “modelo” de implementação da política pública de educação". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/13450.
  6. Pires, Carlos. "ESCOLA A TEMPO INTEIRO: DIMENSÕES DE ANÁLISE, IDEIAS E HIBRIDISMOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO". Educação: Teoria e Prática 27 56 (2017): 611-627. http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11985/8342.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p611-627
  7. Pires, Carlos. "A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro". Sísifo. Revista de Ciências da Educação 4 (2007): 77-86. http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/78.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Pires, Carlos. "Introdução". In Políticas Educativas no Espaço Ibero-Americano: temas críticos, tensões e perspetivas, editado por Pires, Carlos (5010-AE4F-21A3), 10-27. Portugal: Fórum Português de Administração Educacional, 2024.
    Publicado
  2. Pires, Carlos. Autor correspondente: Pires, Carlos. "O estudo da Escola a Tempo Inteiro em Portugal a partir do campo teórico da Administração Educacional". In Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em administração educacional, editado por Cardona, M.J, 8-24. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE, 2019.
    Publicado
  3. Cruz, Clara; Pires, Carlos. "Os Conselhos Municipais de Educação como Observatórios das Políticas e Ação Pública: o caso da política de escola a tempo inteiro". In Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, 47-56. Coimbra, Portugal: Departamento de Geografia - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2014.
    Publicado
  4. Pires, Carlos. "A política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escola". In Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação, editado por Ana Luísa de Oliveira Pires; António Ângelo de Vasconcelos; Carla Cibele Figueiredo; Mariana Gaio Alves, 111-121. Almada, Portugal: Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT/UNL, 2014.
    Publicado
  5. Pires, Carlos. "A “escola a tempo inteiro” – monopolização de um serviço público de educação pela escola pública e formas de privatização". In Escolas, competição e colaboração : que perspetivas?, 109-120. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pires, Carlos (Org.). Políticas Educativas no Espaço Ibero-Americano: temas críticos, tensões e perspetivas. Portugal: Fórum Português de Administração Educacional. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Pires, Carlos; Lino, Dalila; Martins, Fernanda; FRIÃES, RITA; Leite, Teresa; Almeida, Tiago. Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da SPCE. Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Pires, Carlos; Figueiredo, Maria; Martins, Maria Fernanda dos Santos. Educação e cidades: tempos, espaços, atores e culturas: XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: livro de resumos. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 2022.
    Publicado
  4. Pires, Carlos. Edição comemorativa dos 25 anos Forum Português de Administração Educacional: 1994-2019. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa e Fórum Português de Administração Educacional. 2019.
    Publicado • Editor
  5. Pires, Carlos. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa, Portugal. 2019.
    Publicado • Editor
  6. Pires, Carlos. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa, Portugal. 2018.
    Publicado • Editor
  7. Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Almeida, António; Pires, Carlos; Tomás, Catarina; Pereira, Conceição. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa. 2015.
  8. Pires, Carlos. Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa, Portugal: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. 2013.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Pires, Carlos; Martins, Maria Fernanda dos Santos. "Editorial". Revista Investigar em Educação 2 14 (2024): https://spce.org.pt/home/index.php/publicacoes/.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Pires, Carlos. Escola a Tempo Inteiro. Contributos para a análise de uma política pública de educação. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores. 2014.
    Publicado
  2. Pires, Carlos. A Administração e Gestão da Escola do 1.º Ciclo: o órgão executivo como objecto de estudo. Lisboa, Portugal: Departamento de Educação Básica / Ministério da Educação. 2003.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Pires, Carlos. "Prefácio". Prefácio para 1759 - A aula do Comércio Ilustrada: o legado do Marquês de Pombal, 10-10. Portugal: Edições Sílabo. 2024.
    Publicado
  2. Pires, Carlos. "Apresentação". Prefácio para A Descentralização e a Administração Autárquica da educação: contributos críticos para um balanço e perspetivas, editado por Fórum Português de Administração Educacional, 9-11. Lisboa, Portugal: Fórum Português de Administração Educacional. 2023.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Pires, Carlos. "As “Escolas Normais Superiores” na “Reforma Veiga Simão” – política de ensino superior, configuração do ensino básico e formação de professores". Trabalho apresentado em Colóquio “Nos 50 a nos da Reforma Veiga Simão: as políticas educativas entre mudanças e continuidades”, Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Pinto, Maria João; Pires, Carlos. "Municípios e Educação: a transferência de competências como política de descentralização da educação para o Local". Trabalho apresentado em 4th International Seminar "Education, Territories and Human Development", Porto, 2021.
    Publicado
  3. Catalão, Ana Paula Padrão Xavier; Pires, Carlos. "As implicações das Plataformas Informáticas na regulação da ação do Diretor". Trabalho apresentado em IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar 2019: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior., Aveiro, 2019.
    Publicado
  4. Pires, Carlos; Lopes, José Hipólito; Almeida, Ana Patrícia Almeida; Carvalho, Maria João de. "Contributos para o estudo da tradução da “agenda política” na formação inicial de docentes, a partir do campo da administração educacional: a descentralização, a autonomia e a gestão das escolas". Trabalho apresentado em VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar “Rede Escolar – (re)configurações, tensões e desafios, Aveiro, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Pires, Carlos Augusto, 1966-. "A "escola a tempo inteiro":operacionalização de uma política para o 1º ciclo do ensino básico:uma abordagem pela "análise das políticas públicas"". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2012. http://hdl.handle.net/10451/6519.
  2. Pires, Carlos. "A Administração e Gestão da Escola do 1.º Ciclo: o órgão executivo como objecto de estudo". Mestrado, Universidade Aberta, 2002.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/19 Diretor Escolar: um educador profissional ou um profissional da gestão? “IX Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional. Riscos, Desafios e Oportunidades da Profissionalização da Gestão Escolar”
Fortum Português de Administração Educacional/UTAD (Vila Real, Portugal)
2024/05/07 Campo(s) de Estudo da Administração Educacional: ocaso da relação entre as plataformas informáticas e a organização e gestão das escolas Seminário no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
2018/10 Políticas de Flexibilização Curricular Conferência em Mesa Redonda Plenária do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Ciências, Culturas e Cidadanias”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
2018/07/31 Mesa-Redonda Plenária: "Política e Gestión de la Educación Superior" VI Congresso Iberoamericano de Política e Adminsitração da Educação
(Lérida, Espanha)
2018/07 O ensino da administração educacional nos cursos de formação de professores: perfil e representações dos docentes e dos coordenadores de disciplina VI Congresso Iberoamericano de Política e Adminsitração da Educação
(Lérida, Espanha)
2017/07 Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores. os contributos da oferta formativa no campo da administração educacional I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes
UCP Porto (Porto, Portugal)
2017/04 Políticas Públicas de Educação: tenções e hibridismos entre o local e o nacional. curso de formação “das Salas de Aula aos Contextos Sociais – políticas de regulação local”
(Montemor-o-Novo, Portugal)
2016/10 A livre escolha de escola no “texto” das políticas públicas de educação XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – fronteiras, diálogos e transições na educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu, Portugal)
2016/10 Problematizando a organização do ensino básico: ambiguidades, tensões e tendências. Congresso Internacional “Transformações e (in)consistências das dinâmicas Educativas: mudanças na educação e Lei de Bases
Universidade de Coimbra (Coimbra)
2016/09 Produção científica e conhecimento sobre a política de “escola a tempo inteiro” em Portugal V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
(Goiânia, Brasil)
2016/07 Contributos para uma análise organizacional das creches – a perspetiva dos diretores/coordenadores II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância: Investigação, formação docente e culturas da infância
2015/10 As lógicas de mercado no “texto” da política educativa – a “escolha de escola” como objeto de análise II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. O governo das escolas: atores, políticas e práticas
(Braga)
2015/04 O local e o nacional na construção das políticas públicas de educação: tensões e hibridismos Seminário “O Lugar da Escola. Território, conhecimento, políticas
(Vendas Novas)
2015/03/10 Articulação e sequencialidade entre ciclos: lógicas, constrangimentos e desafios Encontros no Cartaxo – Refletir sobre a Educação: políticas educativas e regulação da educação
(Cartaxo, Portugal)
2014/09 “Escola Pública, Lideranças e Profissão Docente" (Mesa Redonda Plenária) XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – as ciências da educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
2014/09 A “Administração Educacional” como domínio de formação na habilitação profissional para a docência XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – as ciências da educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
UTAD (Vila Real, Portugal)
2014/09 Articulação e sequencialidade entre ciclos de educação e ensino: lógicas de agregação e de verticalização Seminário Encontros em Benavente – “Pensar a Escola: políticas e ação pública em educação”
(Benavente, Portugal)
2014/02/24 Problematização da Política de Escola a Tempo Inteiro Seminário “Escola a Tempo Inteiro – passado, presente, que futuro?
(Figueira da Foz, Portugal)
2013/12/06 Uma Abordagem pela Análise das Políticas Públicas: a propósito da política de escola a tempo inteiro Seminário do Curso de Formação Avançada, no âmbito do Doutoramento em Administração e Política Educacional do Instituto de Educação da UL
(Lisboa, Portugal)
2013/11 Contributos para a Análise da Política de Avaliação Educacional VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais: “Avaliação e Desafios”.
(Lisboa, Portugal)
2013/11 Promovendo a Qualidade na ESELx para e com os Alunos. VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais: “Avaliação e Desafios”.
(Lisboa, Portugal)
2013/09 Articulação e sequencialidade entre ciclos de educação e ensino: lógicas de agregação e de verticalização Encontro “Pensar a Escola: políticas e acção pública em educação”.
(Benavente, Portugal)
2013/05 A articulação e sequencialidade entre ciclos no quadro das agregações. 2.º Encontro “Políticas e Práticas Educativas em Discussão”
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada, Portugal)
2013/03/02 Problematização da política de escola a tempo inteiro Encontro “A Cidade e a Componente de Apoio à Família (CAF): práticas e desafios”.
Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/11 Políticas Educativas – uma abordagem pela “análise das políticas públicas” III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação – “gestão pedagógica e política educacional: desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores”,
Forun Europeo de Administración de la Educación (Saragoza, Espanha)
2012/10 Problematização dos processos formativos na iniciação à prática profissional. III Encontro Nacional de Educação Básica "Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012/06/26 A “Escola a Tempo Inteiro” e a Representação de uma “nova forma de administração” da educação – a mediação autárquica. Colóquio: Territorialização da educação: contributos da investigação recente
Fórum Português de Administração Educacional (Lisboa, Portugal)
2012/05/22 “Escola a Tempo Inteiro”. Problematização de uma política pública de educação Seminários de Investigação
CIED/Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/07/22 A acção do Estado na formulação e execução das políticas públicas de educação: o caso da Escola a Tempo Inteiro. II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/07 A Construção de Sentidos em Política Educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro I Encontro de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas
Orientador de Sónia Marina Esteves Antão Almeida
Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 O perfil e as funções do Subdiretor de Agrupamento de Escolas
Orientador de Maria Virgínia Graça Frade Mesquita
Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Modalidades de escolha do gestor escolar e suas respectivas funções, nas redes de ensino municipal e estadual, da cidade de Paulistana Piauí
Orientador de Valdileide Maria Coelho Andrade
Administração Educacional
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Implementação da Escola a Tempo Inteiro e Política Educativa Local - o caso de um município da área metropolitana de Lisboa
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 A gestão por valores e a cultura organizacional: o caso de uma IPSS.
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 A liderança do diretor de escola/agrupamento em tempo de pandemia e os modos de regulação subjacentes
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 A transferência de competências para as autarquias e as políticas educativas municipais: as representações dos atores locais num concelho do distrito de Setúbal
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 O papel das plataformas informáticas na regulação da organização e gestão da escola
Orientador de Ana Paula Padrão Xavier Catalão
Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Lógicas de organização de grupos de crianças na educação pré-escolar, em estabelecimentos privados
Orientador
Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
Orientador
Administração Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2017 Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência - representações dos atores organizacionais
Orientador
Administração Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Envolvimento parental na ação educativa escolar
Orientador
Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 O envolvimento familiar na vida escolar dos alunos
Orientador
Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 O envolvimento familiar na vida escolar dos alunos
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Envolvimento parental na ação educativa escolar
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Práticas de promoção de competência sociais no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 O envolvimento das famílias nas actividades de sala de aula de 1.º ciclo
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: práticas de promoção de competência sociais no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2011 Novas Funções de Supervisão em Educação: Perspectivas e Práticas de Supervisão nas Actividades de Enriquecimento Curricular nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Glória do Carmo da Costa Canastra Dias
Mestrado em Administração Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10/19 - 2024/10/19 IX Encontro do Fórum Português de Administração Educacional: "Riscos, Desafios e Oportunidades da Profissionalização da Gestão Escolar" (2024/10/19 - 2024/10/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais Chaves, Portugal
2024/07/14 - 2024/07/14 II Encontro de Verão do Fórum Português de Administração Educacional: Políticas de Formação Contínua de Professores (2024/07/12 - 2024/07/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
2024/05/29 - 2024/05/29 II Encontro de Primavera do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e da Associação Regional de Administração Educacional (ARAE) – “Escolas sem Muros: o papel do território na abertura da escola ao mundo” (2024/05/29 - 2024/05/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Associação Regional de Administração Educacional, Portugal
2024/01/20 - 2024/01/20 I Encontro de Inverno do Fórum Português de Administração Educacional: “o papel do diretor, entre a gestão e a criatividade pedagógica” (2024/01/20 - 2024/01/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
2023 - 2023 VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação: Política e Gestão da Educação: temas críticos no espaço ibero-americano (2023/02/06 - 2023/02/08)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
2023 - 2023 I Encontro de Primavera do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e da Associação Regional de Administração Educacional (ARAE): A Autonomia das Escolas Três décadas após as propostas da Comissão de Reforma do Sistema Educativo e as lógicas atuais (2023/05/29 - 2023/05/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Associação Regional de Administração Educacional, Portugal
2023 - 2023 I Encontro de verão do Fórum português de Administração Educacional Descentralização ou transferência de competências para as autarquias e autonomia das escolas (2023/07/14 - 2023/07/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal
2022/09/15 - 2022/09/17 XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas (2022/09/15 - 2022/09/17)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 VII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: Plataformas informáticas nas Escolas: ao serviço da autonomia ou do controlo? (2022/11/26 - 2022/11/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum Português de Administração Educacional, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais Chaves, Portugal
2018/11/24 - 2018/11/24 IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (2018/11/24 - 2018/11/24)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09/28 - 2018/09/28 Encontro "Políticas Públicas e gestão Escolar: trajetórias de autonomia e descentralização" (2018/09/28 - 2018/09/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (2016/11/05 - 2016/11/05)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
2014 - 2014 II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (2014 - 2014)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2013/01/12 - 2013/01/12 I Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (2013/01/12 - 2013/01/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Escola a tempo inteiro: perspetivas dos alunos sobre os seus quotidianos no contexto da pandemia COVID-19
Arguente principal
Maria Cristina Antas de Barros Dias Baptista Antunes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019/07/09 As estruturas de coordenação intermédia e o trabalho em equipa na escola
Arguente principal
Teresa do Carmo Inácio Carriço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09/26 As Lideranças Intermédias na Escola Portuguesa de Díli - inovações e desafios
Arguente principal
Filipe Martins da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/04/09 Currículo Escolar para a Formação Integral dos Alunos do Ensino Fundamental: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais de uma escola pública em tempo integral do município de Manaus
Arguente
Darianny Araújo dos Reis (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/03/13 Administração e gestão das escolas secundárias em Cabo Verde: perspetivas e práticas dos diretores
Presidente do júri
Mário da Lomba Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2018 Administração e gestão das escolas Secundárias em Cabo Verde: perspetivas e práticas dos diretores
Presidente do júri
Mário da Lomba Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Administração Local da Educação: a Intervenção do Município na Administração Educativa em Angola
Arguente principal
JOSÉ CARLOS FERNANDO ZACARIAS (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 O SUPERVISOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA APRENDENTE: O ESTILO DE LIDERANÇA DA GESTÃO INTERMÉDIA E A CULTURA DE APRENDIZAGEM NA ORGANIZAÇÃO ESCOLA
Arguente
ROBERTO PAULO DA MOTA DOS SANTOS PERALTA (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/12/18 Lógicas de organização de grupos de crianças na educação pré-escolar, em estabelecimentos privados
Orientador
Ana Filipa Rodrigues Marinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/12/15 Implicações das atividades de enriquecimento curricular (AEC) na organização do trabalho docente e nas práticas de monodocência – representações dos atores organizacionais
Orientador
Jorge Manuel Vicente Videira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/12/06 “Criação e aferição de um protocolo de formação e modelação de interações entre pais e filhos com problemas de comportamento, através do brincar”.
Presidente do júri
Jéssica Filipa dos Reis Carlos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/10 O Modelo de Direção e Gestão Escolar: palcos e bastidores
Arguente principal
Maria Inês Mateus Ribeiro Campos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017/03/13 Educação em Tempo Integral. Da teoria à prática nas redes municipais de ensino de São Luís e São José de Ribamar, Maranhão, Brasil
Arguente principal
Valdete De Sousa Silva (Mestrado)
2017 Criação e aferição de um protocolo de formação e modelação de interações entre pais e filhos com problemas de comportamento, através do brincar.
Presidente do júri
Jéssica Filipa dos Reis Carlos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
Presidente do júri
Andreia Alexandra da Silva Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Ser pai e mãe é mesmo complicado (Filipe, 6 anos): Os papéis e as funções dos/as adultos/as e das crianças na família
Presidente do júri
Joana Inês Ramos Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Brincar a quê, com quem, onde e quando numa sala de JI. Análise das vivências e das opiniões das crianças
Presidente do júri
Noélia Maria da Mata Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Conceções alternativas sobre microorganismos em alunos do 2º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
Rita Alexandra da Silva Lage (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de alunos do 2.º ciclo de escolaridade
Presidente do júri
Joana Luísa Marchante Rosa Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relações escola-familia: perspetivas, estratégias e modalidades
Arguente principal
Jéssica Carvalho Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/12/16 Formação em Supervisão e Orientação de estágios em Educação Básica
Arguente principal
Leandra Filipa Esteves Gonçalves (Mestrado)
2016/07/12 O papel da autoavaliação como processo integrante da autorregulação na aprendizagem Anne-Sophie Pighin Da Silva Santos (Mestrado)
2016/07/12 A Afirmação da Autonomia na Criança: o impacto na gestão do grupo Natacha Alexandra Ramos Dos Santos (Mestrado)
2016 O Processo de Melhoria Organizacional da Escola: o papel do diretor Maria Madalena Ferreira Dinis (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Escola, identidade e resistência em Timor. O caso do externato de São José durante a ocupação indonésia
Arguente
ÂNGELO EDUARDO RODRIGUES FERREIRA (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/12/11 Grupos Heterogéneos e a Diferenciação Pedagógica Cristina Mendes Marques Ramos (Mestrado)
2015/11/30 O estudo do meio como unidade curricular integradora Clementina Alexandra Batista De Sá (Mestrado)
2015/07/14 “Ser menina é gostar de cor-de-rosa”: descultar as questões de género no Jardim de Infância Tânia Alexandra Almeida Pinto (Mestrado)
2015/07/14 Desafios de um grupo heterogéneo em Idades: Gestão dos momentos em pequeno grupo na metodologia High/Scope Joana Sofia Afonso Peixoto (Mestrado)
2015/07/10 Os trabalhos para casa no 1.º ciclo do ensino básico - conceções de alunos e professor Vera Antunes Duarte (Mestrado)
2015 CURRÍCULO ESCOLAR PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS
Arguente
DARIANNY ARAÚJO DOS REIS (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014/03/14 O Diretor de agrupamento de escolas: regulado e regulador das políticas educativas. Estudo de um sistema de ação concreto construído num agrupamento de escolas.
Arguente
María Cecilia Bocchio (Doutoramento)
2013/12/16 O Departamento Curricular do 1º ciclo nos Agrupamentos de Escolas: coordenação, organização e dinâmica de ação
Arguente principal
Aida de Fátima Carvalho Gomes da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/07/23 A visão e a voz do diretor: a construção do seu Projeto de Intervenção
Arguente principal
Rui Daniel Ribeiro Nobre (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/07/23 A Educação de Adultos: Um Novo Desafio Organizacional na Escola Pública.
Presidente do júri
Adorinda de Lurdes Pereira Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/02/15 Entre o Público e o Privado: A Escolha da Escola Pelos Pais.
Arguente principal
Sílvia Alexandra Rodrigues Alves da Vinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Estudos dos Sistemas de Acção Organizada Desenvolvidos num Agrupamento de Escola
Arguente
Maria Cecilia Bocchio (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/11/14 - 2024/11/16 XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: "Educação, Liberdade e Democracia" Porto
2020/07/16 - 2020/07/18 XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: liberdade, equidade e educação Porto
2018/11/24 - 2018/11/24 IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa Lisboa
2016/11/05 - 2018/11/05 III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa Lisboa
2018/10/11 - 2018/10/13 XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: “Ciências, Culturas e Cidadanias” Coimbra
2017/05/08 - 2017/05/09 VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Rede escolar – (re)configurações, tensões e desafios Aveiro
2014/03/08 - 2014/03/08 II Encontro de Mestrados em Educação de Escola Superior de Educação de Lisboa Lisboa
2013/01/12 - 2013/01/12 I Encontro de Mestrados em Educação de Escola Superior de Educação de Lisboa Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/01 - Atual Sisyphus – Revista de Educação (2182-9640) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2020 - Atual Revista Interações (1646-2335) Escola Superior de Educação de Santarém
2015 - Atual Retratos da Escola (2238-4391) CNTE
2017 - 2017 Revista Portuguesa de Pedagogia (1647-8614) Coimbra University Press
2016 - 2017 Revista Contemporânea de Educação (1809-5747) Revista Contemporanea de Educacao
2014/05 - 2014/05 O Ideário Patrimonial (2183-1394) Centro Transdisciplinar das Arqueologias do Instituto Politécnico de Tomar
2014/03 - 2014/03 British Journal of Education Society & Behavioural Science (2278-0998) Sciencedomain International
2013 - 2013 Investigar em Educação (2183-1793) Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/04/17 - 2024/04/17 Audições sobre Administração e Gestão Escolar - Avaliar para corrigir
2015 - 2018 Consultor Externo no âmbito do programa de Avaliação Externa das Escolas Públicas Inspeção-Geral de Educação e Ciência, Portugal
2009 - 2018 Consultor Externo no âmbito do Programa TEIP (Territórios educativos de Intervenção Prioritária)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/09 - Atual Políticas de Educação e Organizações Educativas Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015/09 - Atual Políticas Educativas e Organização Escolar Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009/09 - Atual Administração Educacional: modelos e práticas Administração Educacional (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2018 Introdução à Investigação em Situações Educativas Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Organização e Gestão Escolar Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2011 - 2016 Intervenção em Situações Educativas (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014 - 2015 Administração e Gestão Educacional Educação Pré-Escolar (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014 - 2015 Administração e Gestão Educacional Ensino do 1. e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2011 - 2015 Perspetivas Curriculares Integradas Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009 - 2015 Observação e Caracterizção de Situações Educativas Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2011 Psicossociologia das Organizações, Formação e Gestão das Equipas de Intervenção Precoce Intervenção Precoce (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Gestão e Animação de Recursos Educativos Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Psicossociologia das Organizações Administração Escolar (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Sociologia da Educação e Organização Escolar Profissionalização em Serviço (Outros) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 Administração e Gestão Educativa Educação de Infância (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 Administração e Gestão Educativa Professores do Ensino Básico - 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 Administração e Gestão Educativa Professores do Ensino Básico - Educação Musical (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 Problemas Contemporâneos da Educação Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/12/17 - Atual Fórum Português de Administração Educacional Presidente da Direção
2017/09 - Atual Sociedade Portuguesa Ciências da Educação Secretário da Mesa da Assembleia Geral
2017 - Atual AFIRSE Portugal Membro
2003/09 - Atual Forum Português de Administração Educacional Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/11/07 - 2019/11/08 Comissão Científica do IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar – “(Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior”
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
Distinções

Outra distinção

2023 Medalha de Prata de Emérito e Mérito por Serviços Prestado ao IPL – Primeira Classe
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Prémio Sociedade Portuguesa Ciências da Educação 2013
Sociedade Portuguesa Ciências da Educação, Portugal