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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Liliana Manuela Osório Correia

Identificadores de autor

Ciência ID
501E-1C9F-D610

Endereços de correio eletrónico

  • lilianamocorreia@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Galego Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2018 - 2022
Em curso
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Especialização em Linguística Aplicada
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"A influência de fatores extralinguísticos sobre o desenvolvimento lexical de crianças bilingues. Um estudo sobre falantes de herança do Português Europeu residentes em diferentes contextos migratórios. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017/06/28
Concluído
Mestrado em Português Língua Não Materna: Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"O efeito da exposição linguística sobre a competência lexical de crianças lusodescendentes residentes na Alemanha" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2015/07/22
Concluído
Licenciatura em Linguas e Literaturas Europeias (Português e Espanhol) (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2006/06/05
Concluído
Licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Aluna de doutoramento Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2006 - 2018 Professora de Inglês no Ensino Básico (1.º e 3.º Ciclos) e Secundário Ministério da Educação, Portugal
2016 - 2017 Colaborador (investigador) Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2011/10/10 - 2011/12/15 Formadora de Inglês (Língua Inglesa - Documentação Administrativa) - Educação e Formação de Adultos Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
2011/10/06 - 2011/10/13 Formadora de Inglês (CLC-LEI) - Educação e Formação de Adultos Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
2010/11/16 - 2011/02/15 Formadora de Inglês (CLC-LEC) - Educação e Formação de Adultos Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Correia, Liliana; Flores, Cristina. "Questionário sociolinguístico parental para famílias emigrantes bilingues (QuesFEB): uma ferramenta de recolha de dados sociolinguísticos de crianças falantes de herança". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 16 (2021): 75-102. http://dx.doi.org/10.21747/16466195/ling16a3.
    Publicado • 10.21747/16466195/ling16a3
  2. Correia, Liliana; Flores, Cristina. "The Role of Input Factors in the Lexical Development of European Portuguese as a Heritage Language in Portuguese–German Bilingual Speakers". Languages 2 4 (2017): 30. http://dx.doi.org/10.3390/languages2040030.
    Publicado • 10.3390/languages2040030
Capítulo de livro
  1. Flores, Cristina (EC1F-67C9-15E7); Correia, Liliana. "O papel do grau de exposição linguística no desenvolvimento bilingue.". In As ciências da linguagem no espaço galego-português. Diversidade e convergência., 243-261. Braga, Portugal: Húmus, 2016.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10/28 Os efeitos da experiência sociolinguística e da (dis)semelhança lexical interlinguística sobre a aquisição do Português Europeu como língua de herança por crianças bilingues luso-alemãs e luso-francesas XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/09/07 A influência de fatores extralinguísticos sobre o desenvolvimento lexical de crianças bilingues. Um estudo sobre falantes de herança do Português Europeu residentes em diferentes contextos migratórios (Póster) Retiro de Fim de Verão CEHUM
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/06/04 O efeito de fatores extralinguísticos sobre o desenvolvimento lexical na língua de herança de crianças bilingues português-alemão Ciclo de Seminários: Multilinguismo em Foco do Mestrado em Estudos Luso-Alemães
Universidade do Minho/Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt (Braga, Portugal)
2021/04/23 The role of language experience in the lexical development of European Portuguese as a heritage language. A study on Portuguese-German and Portuguese-French bilingual children Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop
Universidade de Toronto (Toronto, Canadá)
2020/08/07 Métodos de recolha de dados em língua não materna Português em contacto: Princípios e Práticas de Investigação e Formação, Verão com Ciência
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/12/16 Portuguese version of the Sentence Repetition Task: methodological issues and results from monolingual and bilingual German-Portuguese children Workshop LITMUS Sentence Repetition Task
University of Konstanz (Constança, Alemanha)
2019/11/19 A influência de fatores extralinguísticos no desenvolvimento lexical de crianças bilingues português-alemão CEHUM Seminários ao Lanche
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/10/17 Exposição linguística e atitudes no desenvolvimento lexical de crianças bilingues português-alemão II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2019)
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2019/10/10 O efeito de fatores extralinguísticos sobre o desenvolvimento lexical de crianças bilingues. Um estudo sobre falantes de herança do Português Europeu residentes na Alemanha XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/12/06 The influence of extra-linguistic factors on the lexical development of bilingual children. A study on heritage speakers of European Portuguese living in different migration contexts. Jornadas interuniversitárias de jovens linguistas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/06/02 O papel de fatores de input no desenvolvimento lexical de crianças bilingues português-alemão III Jornadas de Investigadores Juniores
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/12/09 O efeito de fatores de input no desenvolvimento da competência lexical de crianças bilingues IV Jornadas de Português Língua Estrangeira
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/10/21 O efeito de fatores de input no desenvolvimento da competência lexical de crianças bilingues lusodescendentes residentes na Alemanha. XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/12/05 - 2018/12/06 Jornadas interuniversitárias de jovens linguistas (2018/12/05 - 2018/12/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
2015/10/01 - 2015/10/03 Congresso Internacional Culturas em Negativo Mitos Negros, Antis e Mudança Social (2015/10/01 - 2015/10/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/04/13 - 2021/04/15 Métodos experimentais no âmbito da área de investigação de aquisição de línguas. Tutoriais frequentados: Automatic speech recognition; CHILDES; Day-long speech recordings; Ethics and privacy; Online surveys with Qualtrics; Research with infants: tips and tricks; The “new” statistics: effect sizes and meta-analytic methods; entre outros.
Oficina (workshop)
Experimental Methods in Language Acquisition Research XVII
Universiteit Utrecht, Países Baixos
2018/12/13 - 2018/12/13 Curso breve de formação em estatística aplicada às ciências humanas (nível intermédio)
Oficina (workshop)
Curso Speed Statistics
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2018/07/23 - 2018/07/27 Escola de Verão centrada em tópicos relacionados com a aquisição de línguas de herança e de línguas segundas.
Outro
Tübingen Summer School in Second Language Acquisition
Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha