Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- LEANETE TERESINHA THOMAS
Nomes de citação
- Thomas Dotta, Leanete
- Dotta, L. T.
- Dotta, Leanete Thomas
- Thomas Dotta, L.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5110-533D-4436
- ORCID iD
- 0000-0002-7676-2680
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=S9hYGDEAAAAJ
- Researcher Id
- GZG-3077-2022
- Scopus Author Id
- 57211909591
Websites
- https://www.ceied.ulusofona.pt/en/researchers/integrated-researchers/leanete-teresinha-thomas-dotta (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016 - 2018
Concluído
|
Non-traditional adult students in higher education Democratization, equity, emancipation or "exclusionary inclusion"? (Pós-doutoramento)
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University
of Porto, Portugal
|
|
2014 - 2016
Concluído
|
The development of autonomy of students in initial teacher training in the distance and presential education - a narrative
study from Brazil and Portugal (Pós-doutoramento)
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University
of Porto, Portugal
|
|
2015/04/15
Concluído
|
Phd in Education (Doutoramento)
Especialização em Educational Sciences
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto - FPCEUP, Portugal
"(PhD equivalence) "Identity Paths for Educators: the Role of Institutional Context, Various Areas of Knowledge and Disciplines"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20/20 |
2006/07/11 - 2010/07/26
Concluído
|
PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Education: history, politics and society
Pontifical Catholic University of São Paulo, Brasil
"Identity Paths for Educators: the Role of Institutional Context, Various Areas of Knowledge and Disciplines" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20/20 |
2002/01/03 - 2003/12/17
Concluído
|
Masters in Education (Mestrado)
Especialização em Public Policies and Education Management
University Tuiuti Of Paraná, Brasil
"Social Representations of Being a Teacher" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19/20 |
1998/01/15 - 2000/12/11
Concluído
|
Pedagogy (Licenciatura)
Especialização em Pedagogical Supervision
Paranaense University, Brasil
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19/20 |
1995 - 1999
Concluído
|
Magisterium (Ensino secundário)
Especialização em Education
Santo Agostinho School, Brasil
|
16/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/08/01 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2018/11/01 - 2022/07/01 | Investigador Contratado (Investigação) | Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto - FPCEUP, Portugal |
Centre for Research and Intervention in Education/FPCEUP, Portugal | ||
2016 - 2018 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2014 - 2016 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2016 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2004/01/01 - 2008/12/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Higher Technical Educational Center of West Paraná - UNIMEO-CETSOP Assis Chateaubriand Paraná, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002/01/02 - 2004/12/20 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Center for Excellence in Education - CEEDUC Palotina - Paraná, Brasil |
2000/01/15 - 2002/12/20 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Leonardo da Vinci City School Palotina Paraná - Secretaria Municipal de Educação do Município de Palotina, Paraná, Brasil, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | Member of the Executive Board of CeiED | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/09/01 - Atual | Member of the Scientific Board of CeiED | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/01/02 - 2010/12/20 | Pedagogical Coordinator - Elementary school | Center for Excellence in Education - CEEDUC Palotina - Paraná, Brasil |
2006/01/02 - 2010/12/20 | Pedagogical Coordinator - Middle and Secondary School | Center for Excellence in Education - CEEDUC Palotina - Paraná, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2022/07/31 | DITE: Diverse Internationalisation of Teacher Education
2021-1-PL01-KA220-HED-000031129
Investigador responsável
Universidade do Porto, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2016/08/01 - 2018/11/01 | Non-traditional adult students in higher education Democratization, equity, emancipation or "exclusionary inclusion"? [Estudantes
adultos não-tradicionais no ensino superior: Democratização, equidade, emancipação ou “inclusão excludente”?]
SFRH/BPD/108518/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University
of Porto, Portugal
|
FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
Concluído
|
2014/09/01 - 2016/02/02 | The development of autonomy of students in initial teacher training in the distance and presential education - a narrative
study from Brazil and Portugal
BEX 1798/14-6
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto - FPCEUP, Portugal
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
2009/09/01 - 2009/12/20 | Identity paths of teacher educators: the role of the institutional context, the different areas of knowledge and the disciplines
2001-09-8
Bolseiro de Doutoramento
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University
of Porto, Portugal
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Effective education and labour market transitions of young people
HORIZON-CL2-2024-TRANSFORMATIONS-01-10
Investigador
|
Submetido
|
2023/06/05 - Atual | Grassroots of Digital Europe: from Historic to Contemporary Cultures of Creative Computing (GRADE)
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
European Union
Em curso
|
2021/01/01 - 2024/12/31 | FYT-ID - Fifty Years of Teaching: factors of change and intergenerational dialogues
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University
of Porto, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
2018/12/15 - 2023/12/14 | EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders
EAC-2018-0612
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2021/01 - 2023/12 | Citizenship Education for European Values (CitEdEV)
621298-EPP-1-2020-1-CZ-EPPJMO-NETWORK
|
European Commission |
2021 - 2023 | CLIMACTIC - Citizenship for Climate: Building Bridges between Citizenship and Science for Climate Adaptation
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2019/12/31 - 2022/06/29 | UP2B - Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2021/04/01 - 2022/04/01 | Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié [Quality Development
Cooperation: an ongoing teacher training program in Kuito-Bié ] - PI
Camões Institute
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Concluído
|
2020/01/01 - 2021/12/31 | MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion
2019-2-PT02-KA205-006226
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2018/11 - 2021/02 | REKINDLE +50 - Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindling teaching profession
after 50
Investigador
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University
of Porto, Portugal
|
FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
Concluído
|
2019/07/01 - 2021/01/31 | Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié [Cooperation
for Development: a case study on teacher education in the province of Bié]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Concluído
|
2019/07 - 2020/07 | Quality Development Cooperation: a case study on teacher education in the province of Bié [Cooperação para o Desenvolvimento
de Qualidade: um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié]
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Investigador
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University
of Porto, Portugal
ENSP - Escola Nossa Senhora da Paz (Cuito Bié, Angola), Angola Direção Municipal do Ministério da Educação , Angola |
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
UID/CED/00167/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015 - 2016 | Projects Construction and Articulation: a Path to a Researching and Knowledge Producer School
Not funding
Orientador
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University
of Porto, Portugal
|
Concluído
|
2011/03 - 2013/02 | Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing
Investigador
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University
of Porto, Portugal
|
FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/06/01 - Atual | Heritage Language 2 Consortium (HL2C)
HL2C
Investigador
|
Não financiado
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Guião |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/27 | Teachers’ traits of agency: life stories of Portuguese teachers. | ATEE Winter Conference 2023
ATEE & Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/10/26 | Strengthening bond across generations: exploring intergenerational dialogue in higher education | ATEE Winter Conference 2023
ATEE & Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/08/23 | Fifty Years of Teaching in Portugal: Analysing Teachers’ Professionalism and Professional Development through Teachers’ Life Stories | European Conference on Educational Research, ECER
European Conference on Educational Research, ECER (Glasgow, Reino Unido)
|
2023/08/23 | Intergenerational Dialogues: Learning from an Older Generation | European Conference on Educational Research, ECER
European Conference on Educational Research, ECER (Glasgow, Reino Unido)
|
2023/08/22 | Traits of Agency in Portuguese Teachers: 50 Years of Teaching | European Conference on Educational Research, ECER
European Conference on Educational Research, ECER (Glasgow, Reino Unido)
|
2023/05/25 | Reflecting on education for citizenship in Southern Europe: Mapping out values as spontaneously raised by young people | 24th Annual CiCea International Conference 2023 and 2nd Joint Conference with CitEdEV & Student Research Conference - Strengthening
Citizenship Education in Times of Conflict
CiCea (Madrid, Espanha)
|
2022/09/16 | Desenvolvimento de perfis comunitários climáticos nas escolas: uma experiência de investigação colaborativa e desenvolvimento profissional de professores. [Developing community climate profiles in schools: an experience of collaborative research and professional development for teachers.] | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa da Educação (SPCE)
Sociedade Portuguesa da Educação (SPCE) (Lisbon, Portugal)
|
2022/09/15 | A escola do ensino primário ao 1º CEB, dos últimos 50 anos: a sua reconfiguração e espaço - Um estudo exploratório baseado em autonarrativa[The school from primary to 1st CEB, over the last 50 years: its reconfiguration and space - An exploratory study based on self-narrative] | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa da Educação (SPCE)
Sociedade Portuguesa da Educação (SPCE) (Lisbon, Portugal)
|
2022/08/23 | Changes in Academic Profession Over the Last 30 Years: a Biographical Narrative Study Conducted With Veteran Teachers | European Conference on Educational Research, ECER
European Conference on Educational Research, ECER (Yerevan, Arménia)
|
2022/07/08 | Perspetivas sobre a Profissão Docente: A Voz de Professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.[Perspectives on the Teaching Profession: The Voice of Teachers from the 2nd and 3rd Cycles of Basic Education] | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
IDEAFOR (Porto, Portugal)
|
2022/07/08 | 40 anos na Educação de Infância – uma aproximação a partir das histórias de vida de duas educadoras. [40 years in Early Childhood Education – an approach based on the life stories of two educators] | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
IDEAFOR (Porto, Portugal)
|
2022/07/08 | A reconfiguração do ensino primário/1.º CEB nos últimos 50 anos:um estudo exploratório baseado em autonarrativa. [The reconfiguration of primary education/1st CEB in the last 50 years: an exploratory study based on self-narrative] | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
IDEAFOR (Porto, Portugal)
|
2022/07/08 | Identidades académicas de docentes do ensino superior nos últimos 30 anos: um estudo exploratório de natureza biográfico-narrativa. [Academic identities of higher education teachers in the last 30 years: an exploratory study of a biographical-narrative nature] | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
IDEAFOR (Porto, Portugal)
|
2022/07/08 | Educação para a cidadania no contexto dos valores europeus: perspetivas do sul da Europa. [Citizenship education in the context of European values: perspectives from Southern Europe] | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
IDEAFOR (Porto, Portugal)
|
2022/07/08 | Contributos de um programa de formação contínua com professores formadores do Magistério Primário do Kuito-Bié. [Contributions from a continuous training program with primary teaching teachers in Kuito-Bié] | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
IDEAFOR (Porto, Portugal)
|
2022/05/27 | Priorities in Developing Values Education in the Regions of Europe | International Annual Conference 2022 - Citizenship Education in Divided Times: Building Connections Through Values
CiCea (Prague, República Checa)
|
2022/05/27 | Priorities in Developing Values Education in the Regions of Europe: The Case of Civic Education in Italy | International Annual Conference 2022 - Citizenship Education in Divided Times: Building Connections Through Values
CiCea (Prague, República Checa)
|
2022/04/29 | A relevância dos recursos multimodais para a produção de histórias de vida: o projeto FYT-ID. [The relevance of multimodal resources for the production of life stories: the FYT-ID project] | VIII Jornadas de Historias de Vida en Educación
Rede de Historias de Vida en Educación (Barcelona, Espanha)
|
2021/09/11 | Envelhecimento docente, inovações e profissionalidade docente. [Teacher aging, innovations and teaching professionality] | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa da Educação (SPCE) (Porto, Portugal)
|
2021/07/10 | A construção das identidades académicas de docentes do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética de uma Universidade do Sul do Brasil. [The construction of academic identities of teachers of the higher education course in Technology in Aesthetics and Cosmetics at a University in the South of Brazil] | IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (IINEDU)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/03/01 | Rede RAPPE - Origem e Perspetivas de futuro[RAPPE Network - Origin and Future Perspectives] | I Seminário RAPPE
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2021/03/01 | Desafios da formação de professores em Angola: reflexões a partir de uma experiência de investigação e intervenção na província do Bié. [Challenges of teacher training in Angola: reflections from a research and intervention experience in the province of Bié] | I Seminário RAPPE
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/09/11 | Para uma formação de professores pós-colonial – perspetivas a partir de uma experiência de investigação e intervenção na província do Bié. [Towards post-colonial teacher training – perspectives from a research and intervention experience in the province of Bié] | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa da Educação (SPCE) (Porto, Portugal)
|
2020/09/11 | Envelhecimento docente, inovações e profissionalidade docente. [Teacher aging, innovations and teaching professionality] | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa da Educação (SPCE) (Porto, Portugal)
|
2020/05/08 | Ressignificar a experiência docente depois dos 50: o uso de tecnologias digitais. [Reframing the teaching experience after 50: the use of digital technologies] | V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2020/02/27 | Rekindling the teaching profession after 50 using the technologies | IETIC2020
Regional Directorate of Science and Technology of the Azores (DRCT) (Açores, Portugal)
|
2019/10/25 | Vozes de Professores com mais de 50 anos: envelhecimento e identidades profissionais. [Voices of Teachers over 50: aging and professional identities] | . II Seminário Expressa
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/09/20 | “Agora tudo mudou” – Novos horizontes na vida de uma estudante do Ensino a distância. 8“Now everything has changed” – New horizons in the life of a distance learning student] | VII Jornadas de Historias de Vida en Educación. Una Mirada A La Memoria Histórica
Rede de Historias de Vida en Educación (Segovia)
|
2019/09/05 | Turning teacher ageing into a potential for curricular innovation – Rekindle+50. | European Conference on Educational Research, ECER
European Conference on Educational Research, ECER (Glasgow, Reino Unido)
|
2019/06/13 | Utilização das TIC na educação por professores veteranos: uma revisão de literatura. [Use of ICT in education by veteran teachers: a literature review] | II Seminário CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias
CAFTe (Porto, Portugal)
|
2019/02/07 | Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices [Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas] | IeTIC2019 - V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança/Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación
da Universidad de Salamanca. (Bragança, Portugal)
|
2015 | The voice of students in the context of initial teacher education - the case of distance education [A voz dos estudantes no contexto da formação inicial de professores – o caso da educação a distância ] | V Jornadas De Historias De Vida En Educación: Voces Silenciadas
Almeria University (Espanha)
|
2015 | The unveiling of silences in a process of narrative configurations [O desvendar de silêncios num processo de configurações narrativas] | V Jornadas De Historias De Vida En Educación: Voces Silenciadas
Almeria University (Espanha)
|
2014 | The Present and the Future of Teacher Educators: A Review of Literature on Teacher Educators Identities | EERA/ECER (European Educational Research Association/European Conference on Educational Research)
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Portugal)
|
2014 | Citizenship in Teachers' Narratives in Continuous Training - An Exploratory Study | EERA/ECER (European Educational Research Association/European Conference on Educational Research)
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Portugal)
|
2013/07 | Trainers who Teach Mathand Institutional Contexts - a Discussion on Situated Identities | XI National Meeting of Mathematics Education: Mathematics Education, Retrospectives and Perspectives
(Curitiba-Paraná, Brasil)
|
2013 | How can teacher education fulfil its more enerous intentions: reflections with regard to pernicious effects of educational assessment | 1st International Conference on Reimagining Schooling
University of Macedonia (Grécia)
|
2012 | Educative Biographies: a Path to Self-training | Pedagogical teacher training
Santo Agostinho School (Palotina, Brasil)
|
2010 | Structure and Organization of Education in Brazil: Legal and Organizational Aspects | Pedagogical training week 2010
Center for Excellence in Education - CEEDUC (Palotina, Brasil)
|
2010 | Places for Perspective: Teacher, Student and School | Pedagogical training week 2010
Center for Excellence in Education - CEEDUC (Palotina, Brasil)
|
2010 | Self-knowledge as a Consolidation Tool of the Teaching Professional Identity | II Congress on Education of Integrated College of Valley Ivaí
College of Valley Ivaí (Ivaiporã - Paraná, Brasil)
|
2008 | School Assessment: a Productive Means for Learning | Pedagogical training week 2008
Center for Excellence in Education - CEEDUC (Palotina, Paraná, Brasil)
|
2008 | Student Motivation During the Learning Teaching Process; Motivating Students: a Possible Process. | Pedagogical training week 2008
Center for Excellence in Education - CEEDUC (Palotina, Paraná, Brasil)
|
2007 | Tearchers’ Professional Trajectories: Spaces and Times of Identity Construction | III Education Week of Integrated College of Valley Ivaí
College of Valley Ivaí (Ivaiporã - Paraná, Brasil)
|
2004 | Being a Teacher in Contemporary Times | II Education Week of Integrated College of Valley Ivaí
College of Valley Ivaí (Ivaiporã - Paraná, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01 - Atual | Fracasso escolar: conhecer para combater. [ School failure: knowing to combat]
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2023/09 - Atual | As Identidades Profissionais dos Professores e Formadores no Ensino Profissional [The Professional Identities of Teachers
and Trainers in Professional Education]
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022 - Atual | Reconfiguração do/a professor/a primário - Um estudo centrado nos ciclos de vida dos/as professores/as nos últimos 50 anos
[Reconfiguration of the primary teacher - A study focused on the life cycles of teachers over the last 50 years]
Coorientador
|
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Profissionalismo e profissionalidade docente Construção da identidade digital dos professores[Professionalism and teaching
professionalism Construction of teachers’ digital identity]
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | O Digital como mediador para o desenvolvimento emocional: importância e perspetiva docente em contexto do 1º e 2º Ciclos do
Ensino Básico [Digital as a mediator for emotional development: importance and teaching perspective in the context of the
1st and 2nd Cycles of Basic Education]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Projetos Sociais - uma disciplina de saberes transversais como meio de promover uma reflexão social crítica e o ser cidadão.
Mestrado em Ciências da Educação [Social Projects - a discipline of transversal knowledge as a means of promoting critical
social reflection and being a citizen. Master's in Educational Sciences]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A construção das identidades acadêmicas de docentes do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética de uma Universidade
do Sul do Brasil [The construction of the academic identities of professors of the Aesthetics and Cosmetics Technology course
at a University in the South of Brazil]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Perspetivas sobre a profissão docente: a voz de professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico [Perspectives on the teaching
profession: the voice of 2nd and 3rd grade teachers]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Quem quer ser professor: narrativas de estudantes da Pedagogia, no Brasil, e do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino
do 1º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal [Who wants to be a teacher: narratives from students of Pedagogy, in Brazil, and
from the Masters in Pre-school Education and Primary School Teaching, in Portugal]
Coorientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2016 | Experiences of teachers of different levels of education in the first years of work (Master's thesis)
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2016 | Perspectives of trainers on teaching knowledge in the initial training of Math teachers (Master's thesis)
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2016 | Social image of teachers in the United Republic of Tanzania (Master's thesis)
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Conceções de educadoras cooperantes sobre o estágio curricular na formação inicial de educadores / educadoras de infância.
[Conceptions of cooperating educators about the curricular internship in the initial training of early childhood educators]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2008 | Historical Context of Special Education
Orientador
|
Regional History (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Higher Technical Educational Center of West Paraná - UNIMEO-CTSOP, Brasil
|
2006 - 2007 | School/family Discipline: How to Keep It
Orientador
|
Psychopedagogy - Education and Clinical (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Higher Technical Educational Center of West Paraná - UNIMEO-CTSOP, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | V International Seminar of Education and Training Observatories (2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023/05/09 - 2023/10/28 | Served as organizer and chair at the Symposium “Professional Learning And Teaching Professionalism – Convergences From A Research
And Learning Community"
(2023/10/26 - 2023/10/28)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023/01/04 - 2023/07/06 | Participation in organising the scientific event - FYT-ID National Seminar – Teaching Profession in Times of Democracy, carrying
out activities such as defining thematic axes, defining and organizing the physical space or conditions for remote holding,
and contact with keynotes, among others. (2023/07/06 - 2023/07/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023/03/03 - 2023/06/02 | Organization of the round table "Professionalism and Professional Development: Concepts and Connections", definition of the
theme, date, contact and confirmation of participants, registrations. (2023/06/02 - 2023/06/02)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023/02/02 - 2023/05/08 | Organization of the 2nd edition of the Workshop “Teacher Unionism: from its Origins to the Diversity of Organizations and
Projects”, publicity, contact and confirmation of participants, registrations. (2023/04/17 - 2023/05/08)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023/01/05 - 2023/03/27 | Organization of the 1st edition of the Workshop “Teacher Unionism: from its Origins to the Diversity of Organizations and
Projects”, publicity, contact and confirmation of participants, registrations. (2023/02/27 - 2023/03/27)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/10/02 - 2023/01/28 | Organization of the round table “The Primary Teaching School in Porto: Utopias of a Revolutionary Period", the theme definition,
date, contact and confirmation of participants, publicity and registration. (2023/01/28 - 2023/01/28)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/10/03 - 2023/01/14 | Organization of the Conference “Power to Schools: Self-Management and Power in Times of Revolutionary Crisis (Portugal, 1974-1976)”,
responsible for publicity and registration. (2023/01/14 - 2023/01/14)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/01/17 - 2022/07/20 | Organization of the seminar "Literature Review Paths", related to the Fifty Years of Teaching Project: factors of change and
intergenerational dialogues-FYT-ID. Co-responsible for defining the agenda and participant registrations. (2022/07/20 - 2022/07/20)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/02/13 - 2022/07/09 | I IDEAFor Seminar - School, Identities and Democracy (2020/10/14 - 2022/07/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto, Portugal |
2021/11/03 - 2022/05/11 | Organization of the Conference “An Analytical Frame For Researching Changes To Working Lives And Professionalism” within the
scope of the Fifty Years of Teaching Project: factors of change and intergenerational dialogues-FYT-ID. Co-responsible for
defining the agenda, organizing physical spaces and inviting participants. (2022/05/11 - 2022/05/11)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/11/06 - 2022/03/25 | Organization of the Debate Cycle School, Identity and Democracy – Other Geographies in Education: Decolonizing school and
identities towards democracy. Co-responsible for defining the agenda, organizing physical spaces and inviting participants. (2022/03/25 - 2022/03/25)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/06/02 - 2021/12/17 | Organization of the II RAPPE Seminar - Continuous Teacher Training: bridges with citizenship, definition of the agenda, invitations
to Keynotes, management of registrations and issuance of participation certificates (2021/12/17 - 2021/12/17)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/06/20 - 2021/10/29 | Organization of the Cycle of Debates School, Identity and Democracy – Biographies and Life Cycles of Teachers: the last 50
years. Co-responsible for defining the agenda, organizing physical spaces and inviting participants. (2021/10/29 - 2021/10/29)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/12/17 - 2021/03/01 | Organization of the 1st RAPPE Seminar - Continuous Teacher Training: bridges with citizenship, definition of the agenda, invitations
to Keynotes, management of registrations and issuance of participation certificates (2021/03/01 - 2021/03/01)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/11/01 - 2021/03/01 | I Seminário Rappe - Seminário final do Projeto Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade:
um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié. (2021/03/01 - 2021/03/01)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - 2021 | Organização do II Seminário "Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão
Docente Depois dos 50" [Organization of the II Seminar "Digital Migrations and Curricular Innovation: Re-signifying the Experience
and (Re)enchanting the Teaching Profession After 50] (2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/05/14 - 2019/10/25 | II EXPRESSA International Seminar – Re-imagining Scientific Communication in Education Co-responsible for defining the agenda,
organizing physical spaces and inviting participants. (2019/10/24 - 2019/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/10 - 2019/10 | II EXPRESSA International Seminar - Re-imagining scientific communication in education (2019)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Organização do I Seminário "Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão
Docente Depois dos 50" [Organization of the 1st Seminar "Digital Migrations and Curricular Innovation: Re-signifying the Experience
and (Re)enchanting the Teaching Profession After 50"] (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017/06 - 2017/06 | I EXPRESSA International Seminar - Re-imagining scientific communication in education (2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Inovação e melhoria pedagógica [III International Seminar
of Education and Training Observatories: Innovation and pedagogical improvement] (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10 - 2023/10 | ATEE Winter Conference 2023
Conferência
|
ATEE Winter Conference 2023
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/05 - 2023/05 | 24th Annual CiCea International Conference 2023 and 2nd Joint Conference with CitEdEV & Student Research Conference - Strengthening
Citizenship Education in Times of Conflict
Conferência
|
24th Annual CiCea International Conference 2023 and 2nd Joint Conference with CitEdEV & Student Research Conference - Strengthening
Citizenship Education in Times of Conflict
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
2022/07 - 2022/07 | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia.
Congresso
|
I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia.
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/07 - 2021/07 | IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (IINEDU)
Outro
|
IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (IINEDU)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/03/01 - 2021/03/01 | I Seminário RAPPE
Seminário
|
I Seminário RAPPE
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/09 - 2020/09 | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Congresso
|
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/10 - 2019/10 | II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em educação
Seminário
|
II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/14 | O digital como mediador para o desenvolvimento emocional: importância e perspetiva docente em contexto do 1º e 2º Ciclos do
Ensino Básico. [Digital as a mediator for emotional development: importance and teaching perspective in the context of the
1st and 2nd Cycles of Basic Education]
Orientador
|
Celeste Conceição Cunha Moura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/07/27 | O Papel da Supervisão e Mentoria no Ensino a distância de user experience (UX). [The Role of Supervision and Mentoring in
User Experience (UX) Distance Learning]
Arguente principal
|
Ana Isabel Ferreira Granja Santos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2023/07/24 | Justiça Social e Educação: O Contributo do Programa Bolsa Família para a Universalização da Educação Básica no Brasil (2004-2016).
[Social Justice and Education: The Contribution of the Bolsa Família Program to the Universalization of Basic Education in
Brazil (2004-2016)]
Arguente
|
1. Clélia Brandão Alvarenga Craveiro (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022/11/17 | Projetos Sociais - uma disciplina de saberes transversais como ferramenta de educação para transformação social. [Social Projects
- a transversal knowledge discipline as an education tool for social transformation]
Orientador
|
Katiuscia Furtado de Aquino Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/06/08 | Investigação de abordagem qualitativa, teve por objetivo identificar e compreender como ocorre o processo de construção da
identidade profissional docente dos(as) formadores(as) de professores(as) atuantes no curso de Licenciatura em Química, oferecido
no campus de Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). [Research with a qualitative approach, aimed to identify
and understand how the process of constructing the professional teaching identity of teacher trainers working in the Chemistry
Degree course]
Arguente
|
Renan Vilela Bertolin (Mestrado)
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
2020 | A construção das identidades acadêmicas de docentes do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética de uma Universidade
do Sul do Brasil¿ ["The construction of the academic identities of faculty members of the Aesthetics and Cosmetics Technology
course at a University in Southern Brazil"]
Orientador
|
Yalis Silva Coronel (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 | Perspetivas sobre a profissão docente: a voz de professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico [Perspectives on the teaching
profession: the voice of 2nd and 3rd grade teachers]
Orientador
|
Tatiana Patrícia Jesus Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/12/03 | The Role of the Cooperating Teacher in the Initial Training for Early Childhood Teachers (Master Degree in Educational Sciences)
Orientador
|
Carmen Miranda da Silva Rosário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/07/18 | The construction of the teaching identity: Paths, contexts and roles (Master Degree in Educational Sciences)
Arguente principal
|
Carolina da Costa Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 | Knowledge and Identity Construction. Teaching in Secondary Education in the Context of Globalization: the Case of Economics
Teachers (PhD degree)
Vogal
|
Fernando Manuel Ferreira Rodrigues da Silva (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 | The Impact of Initial Training and Supervision on the (Re)Construction of the First Professional Identity: A study centered
on teachers trained by the Pedagogical University, Nampula Delegation (Master Degree in Educational Sciences)
Arguente
|
Elsa Marisa Eduardo Sandifolo Changa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/01/13 - 2023/07/14 | 13.º Encontro de Investigadores do CeiED. [13th CeiED Researchers Meeting] | Lusófona University |
2023/01/03 - 2023/05/26 | II Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. [II International Congress of the Observatory for the Future of Early Childhood Education] | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
2022/01/03 - 2022/07/09 | I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia. [I International Congress School, Identities and Democracy] | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2021/07/09 - 2021/07/10 | IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (IINEDU) | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) |
2020/08/25 - 2020/08/28 | European Conference on Educational Research: Educational Research (Re)connecting Communities | University Of Glasgow |
2018/07/04 - 2018/07/04 | V International Seminar of Education and Training Observatories: Changing times, changing wills - making things more flexible and innovating in a changing school. | Porto |
2016/07/04 - 2016/07/04 | III International Seminar of Education and Training Observatories: Innovation and pedagogical improvement | Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto |
2013/11/01 - 2013/11/03 | II Luso-Brazilian Meeting on Teaching Work and Training | Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Revista Uningá ( International Journal) (2318-0579) | |
2019 - Atual | Temas & Matizes (International Journal) (1981-4682) | |
2017 - Atual | Educar (Intenational Journal) (2014-8801) | Universitat Autonoma de Barcelona |
2015 - Atual | Revista Lusófona de Educação (1646-401X) | Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias |
2015 - Atual | Revista ESC - Educação, Sociedade e Culturas (0872-7643) | |
2015 - Atual | Aletheia (Intenational Journal) (1981-1330) | |
2014 - Atual | Revista Educere et Educare (International Journal) (1981-4712) | |
2014 - Atual | Investigar em Educação (2183-1793) | |
2023/10 - 2023/10 | Applied Sciences (2076-3417) | MDPI |
2023/07 - 2023/08 | Sustainability (2071-1050) | MDPI |
2023/06 - 2023/06 | Education Sciences (2227-7102) | MDPI |
2023/05 - 2023/05 | Trends in Higher Education (2813-4346) | MDPI |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Expert in the 3rd cycle of external evaluation of schools (General Inspection of Education and Science - Ministry of Education
- Portugal)
Especialista
|
Inspeção-Geral da Educação e Ciências, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - Atual | Book reviewer - Editora UTFPR; Title: the importance of research for the training of the research teacher |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - 2024/07 | Supervisão, Formação e Desenvolvimento Profissional [Supervision, Training and Professional Development] | Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023/09 - 2024/07 | Inovação e Tecnologia em Educação Física Innovation and Technology in Physical Education] | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023/09 - 2024/07 | Territorialização Educativa [Educational Territorialization] | Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Territorialização Educativa [Educational Territorialization] | Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Inovação e Tecnologia em Educação Física [Innovation and Technology in Physical Education] | Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2021/09 - 2022/07 | Seminário de Investigação II [Research Seminar II] | PhD in Education Sciences (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/09 - 2022/07 | Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação – Grupo de Discussão Focalizada (TP) [Structures and Dynamics of Research Work – Focused Discussion Group (TP)] | Doutoramento em Ciências da educação [PhD in Education Sciences] (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/09/21 - 2021/05/29 | Unidade Curricular - Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação [Curricular Unit - Structures and Dynamics of Research Work] | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/09/21 - 2021/05/29 | Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) [In-Depth Questions in Research Methodology (with lab)] | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/09 - 2021/02 | SIMF: Iniciação às áreas de profissionalização em Educação/Formação [SIMF: Introduction to Professional Education/Training Areas] | Licenciatura em Ciência da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/03/24 - 2020/03/24 | Narrative Inquiry - Methodological (Processes Depth Issues of Research Methods (with laboratory) - (Master Degree in Educational Sciences) | Master Degree in Educational Sciences | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Utilização do Software Nvivo [Use of Nvivo Software] | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Thesis (Master Degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Structures and Dynamics in Research Work - Focus Group (Doctoral Program in Educational Sciences) [Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação] | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/11/21 - 2019/11/21 | Introduction to the Use of Qualitative Data Analysis Software Nvivo12 (Master Degree in Educational Sciences) | Master Degree in Educational Sciences | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Utilização do Software Nvivo [Use of Nvivo Software] | Mestrado em Ciências de Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/10/12 - 2018/10/12 | Introduction to the Use of Qualitative Data Analysis Software Nvivo12 (Master Degree in Educational Sciences) | Master Degree in Educational Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Utilização do Software Nvivo [Use of Nvivo Software] | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/11/05 - 2017/11/05 | Narrative Inquiry - Methodological Processes (Doctoral Program in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/05/06 - 2017/05/06 | Narrative approach - potential and possibilities (Master Degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016/04/02 - 2016/04/02 | Introduction to Using Qualitative Data Analysis Software Nvivo11 (Master Degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Curricular Theory and Development (First degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/06 - 2016/01 | SIMF: Initiation to the areas of professionalization in Education/Training (First degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Thesis (Master Degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/11/23 - 2015/11/23 | Biographical Narratives - Research and Training (Master Degree in Educational Sciences) | Doctoral Program in Educational Sciences (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/01 - 2015/06 | SIMF: Unit Contact with the outside (First degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/09 - 2015/01 | SIMF: Initiation to the areas of professionalization in Education/Training (First degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/01 - 2014/06 | Questions of Identity in Contemporary Societies (Master Degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/01 - 2014/06 | SIMF: Unit Contact with the outside (First degree in Educational Sciences) | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011/03 - 2011/07 | Methodology and Didactics of Higher Education (Postgraduation in Higher Education Methodology) | Postgraduation in Higher Education Methodology (Postgraduate Certificate) | UESPAR - Paraná Higher Education Union Palotina Paraná, Brasil |
2011/03/01 - 2011/03/30 | Basis for Democratic Education / Policies Management and Practices of School-Community Articulation and Social Movements (First degree in Pedagogy) | Pedagogy (Licence) | Integrated College Valley Ivaí Ivaiporã Paraná, Brasil |
2010/05/02 - 2010/05/30 | School Management and Organization of the Pedagogical Work (First degree in Pedagogy) | Pedagogy (Licence) | Integrated College Valley Ivaí Ivaiporã Paraná, Brasil |
2004 - 2008 | Psychology of education (First degree in Pedagogy ) | History (Licence) | Higher Technical Educational Center of West Paraná - UNIMEO-CETSOP Assis Chateaubriand Paraná, Brasil |
2004 - 2008 | Sociology (Bachelor in Administration) | Bachelor in Administration (Bachelor) | Higher Technical Educational Center of West Paraná - UNIMEO-CETSOP Assis Chateaubriand Paraná, Brasil |
2004 - 2008 | Philosophy of Science (First degree in Pedagogy ) | Math (Licence) | Higher Technical Educational Center of West Paraná - UNIMEO-CETSOP Assis Chateaubriand Paraná, Brasil |
2004 - 2008 | Education Economics (First degree in Pedagogy ) | Geography (Licence) | Higher Technical Educational Center of West Paraná - UNIMEO-CETSOP Assis Chateaubriand Paraná, Brasil |
2004 - 2008 | History of Education (First degree in Pedagogy ) | Pedagogy (Licence) | Higher Technical Educational Center of West Paraná - UNIMEO-CETSOP Assis Chateaubriand Paraná, Brasil |
2004 - 2008 | Supervised internship (First degree in Pedagogy ) | History (Licence) | Higher Technical Educational Center of West Paraná - UNIMEO-CETSOP Assis Chateaubriand Paraná, Brasil |
2002 - 2004 | Human and Ethical Behavior - Middle School (Teacher in the Brazilian education system) | (Ensino básico 3º ciclo) | Center for Excellence in Education - CEEDUC Palotina - Paraná, Brasil |
2002 - 2004 | Ethics and Citizenship - High School (Teacher in the Brazilian education system) | (Ensino secundário) | Center for Excellence in Education - CEEDUC Palotina - Paraná, Brasil |
2000 - 2002 | Elementary School Teacher (Brazilian education system) | (Ensino básico 1º ciclo) | Leonardo da Vinci City School Palotina Paraná - Secretaria Municipal de Educação do Município de Palotina, Paraná, Brasil, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/01/03 - Atual | Research and Learning Community (ReLeCo) - Training, Professionalism and Teaching Identities (ProFID), which is part of the organizational structure of the Interdisciplinary Research Center for Education and Development – CeiED, at Lusófona University | Coordination |
2020 - Atual | Word Education Research Association - WERA | Membro Associado [Associate Membership] |
2020 - Atual | Rede Angola/Portugal Professores e Educação - RAPPE [Angola/Portugal Teachers and Education Network - RAPPE] | Membro Fundador [Founding Member] |
2020 - Atual | Association for Teacher Education in Europe - ATEE | Membro Associado [Associate Membership] |
2020 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Educational Sciences] | Membro Associado [Associate Membership] |
2018 - Atual | Rede de Histórias de Vida en Educación [Network of Life Stories in Education] | Membro Associado [Associate Membership] |
2014 - Atual | Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento da Educação Básica – Brasil [Study and Research Group on Basic Education Development - Brazil] | |
2014 - Atual | Imaginar. Grupo de pesquisas sobre imaginário, educação e formação de professores – Brasil [Imaginar. Research group on imaginary, education and teacher training - Brazil] |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/03 - 2022/03 | Concurso para Atribuição de Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do Projeto FYT-ID_Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais . [Call for Applications for a Postdoctoral Fellowship for the Project “Fifty Years Of Teaching: Factors of Change and Intergenerational Dialogues?” (Fyt-Id), Funded By the Fct, Ip, and Led By Ciie/Fpceup] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/01 - 2022/01 | Procedimento concursal de seleção internacional de um Investigador Doutorado de Nível Inicial para o Projeto FYT-ID_Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais [Public Notice of Opening of an International Recruitment Competition for One Phd Holder for the Project “Fifty Years Of Teaching: Factors of Change and Intergenerational Dialogues?” (Fyt-Id), Funded By the Fct, Ip, and Led By Ciie/Fpceup ] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/06 - 2021/06 | Concurso para Atribuição de Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto "Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié" Projeto Financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I. P. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/07 - 2019/07 | Concurso para Atribuição de Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do Projeto "Qualidade Da Cooperação Para O Desenvolvimento Em Educação: Um Estudo De Caso Na Província Do Bié" financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I. P | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |