???global.info.a_carregar???
Camila Guedes Codogno holds a degree in Social Sciences (2004) from the Federal University of Santa Catarina, a master's degree in Social Anthropology (2007) from the same institution and a PhD in Social Sciences (2013) from the State University of Campinas. She has experience in the areas of School Feeding, Childhood Anthropology, Rural Anthropology and Indigenous Ethnology. She developed research among the Galibi-Marworno Indians of Amapá during her graduation and master's degree, and during her doctorate, she worked with associations of organic rural producers in the south of Minas Gerais, a region where she works until the present day, developing research and advisory services. In the first half of 2015, she carried out post-doctoral research with the granting of a FAPESP grant at the Department of Anthropology at UNICAMP/CERES (Center for Rural Studies). She is a professor at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the South of Minas Gerais, Passos campus since 2015 (currently on unpaid leave) and develops research and extension projects related to family farming and the execution of the PNAE (National School Feeding Program). She is currently a Visiting Researcher at the Center for Classical and Humanistic Studies at the University of Coimbra within the scope of the Complementary Project "DIAITA Heritage: Food, Environment and Well-being" and the Transnational Network "DIAITA: Food Heritage of Lusophony".
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Camila Guedes Codogno

Nomes de citação

  • Codogno, Camila
  • Codonho, Camila Guedes
  • CODONHO, C.G.

Identificadores de autor

Ciência ID
5114-98B1-8CD7
ORCID iD
0000-0002-6265-5817
Google Scholar ID
CODONHO, C.G.

Telefones

Telemóvel
  • 912285375 (Pessoal)
  • (5535) 9993823636 Ext.: Brasil (Pessoal)

Moradas

  • Rua Nicolau Chanterenne, 163- 3 esquerdo, 3000293, Coimbra, Celas- Santo António dos Olivais, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2015
Concluído
Novas ruralidades no sul de Minas Gerais (Pós-doutoramento)
Especialização em Antropologia Rural
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Pós-doutora
2009/03/01 - 2013/06/17
Concluído
Ciências Sociais (Doctor)
Especialização em Antropologia Rural
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
"Ser orgânico : agricultura ecológica e novas ruralidades no sul de Minas Gerais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Doutora em Ciências Sociais
2001/03/01 - 2007/07/01
Concluído
Ciências Sociais (Licence)
Especialização em Sociologia
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
Licenciada em Ciências Sociais
2005/03/01 - 2007/02/01
Concluído
Antropologia Social (Master)
Especialização em Antropologia da Infância e Etnologia Indígena
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
"Aprendendo entre pares: a transmissão horizontal de saberes entre as crianças indígenas Galibi-Marworno (Amapá-Brasil)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mestre em Antropologia Social
2001/01/01 - 2004/12/21
Concluído
Ciências Sociais (Bachelor)
Especialização em Antropologia
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Brasil
Bacharel em Ciências Sociais
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01 - Atual Investigador visitante (Investigação) Universidade de Coimbra, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/08/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/02/01 - 2009/07/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Prefeitura de Pouso Alegre-Minas Gerais, Brasil
Escolas municipais de Pouso Alegre, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/11/13 - 2019/11/13 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
Laboratório de Humanidades, Brasil
2017/02 - 2019/02 Vice-Coordenação do Curso de Pós-graduação em Ensino de Humanidades Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2016 - 2017 Representante dos docentes suplente no Conselho Superior Universitário Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/01/01 - 2015/07/31 A Agricultura de base ecológica como geradora de novas ruralidades: as relações entre neorurais locais e forasteiros no âmbito da Central Associações Orgânicos Sul de Minas
Investigador Pós-doutorado
Departamento de Antropologia, Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2015/01 - 2015/07 A Agricultura de base ecológica como geradora de novas ruralidades: as relações entre neorurais locais e forasteiros no âmbito da Central Associações Orgânicos Sul de Minas Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2009/06/01 - 2013/05/31 Agricultura orgânica no Sul de Minas: novas ruralidades em foco
Bolseiro de Doutoramento
Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade de Campinas, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2009/06 - 2013/05 Agricultura orgânica no Sul de Minas: novas ruralidades em foco Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Projeto

Designação Financiadores
2019/02/01 - 2019/11/30 Edição de vídeos do Projeto: Articulação entre agricultura familiar e entidades executoras do PNAE no município de São João Batista do Glória-MG
NIPE-IFSULDEMINAS
Orientador
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Concluído
2018/04/01 - 2019/01/31 ARTICULAÇÃO ENTRE AGRICULTURA FAMILIAR E ENTIDADES EXECUTORAS DO PNAE NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA-MG
FNDE
Investigador responsável
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
FNDE-Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação
Concluído
2017/02/01 - 2018/01/01 Referencial de Preços do PNAE
FNDE
Orientador
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
FNDE-Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação
Concluído
2016/02/01 - 2016/12/22 AGRICULTURA ORGÂNICA NA MICRORREGIÃO DE PASSOS: MAPEAMENTO E INTERVENÇÕES NO ÂMBITO DA CENTRAL DE ASSOCIAÇÕES ORGÃNICOS SUL DE MINAS
NIPE-IFSULDEMINAS
Orientador
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Codonho, Camila Guedes; Rogerio Robs Fanti Raimundo. "O sistema referencial de preços do PNAE no IFSULDEMINAS". Trabalho apresentado em REDITEC- O Trabalho no Século XXI-Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnologia: Caminhos e Desafios para Inclusão, Búzios, 2018.
  2. Codonho, Camila Guedes; Rogerio Robs Fanti Raimundo; Aloisia Rodrigues Hirata; Luiz Carlos Dias Rocha. "Sistema de referencial de preços do PNAE no sul de Minas Gerais". Trabalho apresentado em Third Internacional Conference Agriculture and Food in an Urbanizing Society, Porto Alegre, 2018.
    Publicado
  3. Codonho, Camila Guedes; Robson Fernando de Carvalho; Bruna Souza Viana. Autor correspondente: Robson Fernando de Carvalho. "CARACTERIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA MICRORREGIÃO DE PASSOS E SUA ATUAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR". Trabalho apresentado em 9 ª Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS, Machado, 2017.
    Publicado
  4. Codonho, Camila Guedes; Maur Paiva; Bruna Souza Viana; Robson Fernando de Carvalho; Maria Paula Nasser. "MAPEAMENTO E ASSESSORAMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR AGROECOLÓGICA NA MICRORREGIÃO DE PASSOS: rumo à uma participação efetiva no PNAE". Trabalho apresentado em 9 Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS, Machado, 2017.
    Publicado
  5. Codonho, Camila Guedes. "Relações e práticas sociais entre neo-rurais 'locais' e 'forasteiros' no sul de Minas Gerais". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, São Carlos, 2015.
    Publicado
  6. Codonho, Camila Guedes. "AGRICULTURA ORGÂNICA E NOVAS RURALIDADES: ESTUDOS DE CASO NO SUL DE MINAS GERAIS". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional 'Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, São Carlos, 2011.
    Publicado
  7. Codonho, Camila Guedes. "Ensinando e aprendendo entre crianças: exemplos a partir de uma pesquisa de campo entre os índios Galibi-Marworno do Amapá". Trabalho apresentado em 33 Enconro Anual da ANPOCS, Caxambu, 2011.
    Publicado
  8. Codonho, Camila Guedes. "Novas ruralidades e questão ambiental: a produção orgânica no sul de Minas Gerais". Trabalho apresentado em 34 Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, 2010.
    Publicado
  9. Codonho, Camila Guedes. "As tecnologias con(tra)ceptivas a partir de noções de pessoa: (des)construindo as significações de morte e vida.". Trabalho apresentado em Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder, Florianópolis, 2008.
    Publicado
  10. Codonho, Camila Guedes. "Crianças indígenas Galibi-Marworno: brincadeiras, habilidades e saberes tradicionais.". Trabalho apresentado em 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, Goiânia, 2006.
    Publicado
  11. Codonho, Camila Guedes. "Em busca de uma cosmologia infantil: pistas de pesquisa entre os índios Galibi-Marworno.". Trabalho apresentado em V Reunón de Antropología del Mercosur, Montevidéu, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Codonho, Camila Guedes; Antonella Maria Imperatriz Tassinari. "Al ritmo de la comunidad: enseñanza y aprendizaje entre niños indígenas Galibi-Marworno". ANTHROPOLOGICA 33 35 (2015): 173-203. https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/anthropologica/article/view/14641/15227.
    Publicado
  2. Codonho, Camila Guedes. "A PRODUÇÃO ORGÂNICA COMO PROMOTORA DE NOVAS RURALIDADES? Reflexões entre associações de produtores (neorurais) do sul de Minas Gerais". Ruris: Revista do Centro de Estudos Rurais, UNICAMP 9 2 (2015): 181. http://https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ruris/article/view/2301/1692.
    Publicado
  3. Codonho, Camila Guedes; Érica Quináglia Silva. "As tecnologias con(tra)ceptivas a partir de noções de pessoa: (des)construindo as significações de morte e vida". BAGOAS - ESTUDOS GAYS: GÊNEROS E SEXUALIDADES 7 9 (2013): 235-244. http://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/4663/3819.
    Publicado
  4. Codonho, Camila Guedes. "Entre brincadeiras e hostilidades: percepção, construção e vivência das regras de organização social entre as crianças indígenas Galibi-Marworno". TELLUS (UCDB) 17 (2009): 137-161. https://www.tellus.ucdb.br/tellus.
    Publicado
  5. Codonho, Camila Guedes. "A memória da escola entre os Galibi-Marworno". Revista Mosaico Social 2 2 (2004): 32-45.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Codonho, Camila Guedes; Rogerio Robs Fanti Raimundo; Aloisia Rodrigues Hirata; Luiz Carlos Dias Rocha; Cleber Ávila Barbosa; Juliana Jesus do Carmo Pio. "The Price Reference System for the PNAE". In Experiências Exitosas da REDITEC 2018: trabalhos premiados, 290-303. Campos dos Goytacazes, Brasil: Essentia Editora IFFluminense, 2019.
    Publicado
  2. Codonho, Camila Guedes. "Etnoconhecimentos infantis: as relações das crianças indígenas Galibi-Marworno (Amapá) com o meio ambiente". In Etnobiologia e Saúde de Povos Indígenas, 243. Recife, Brasil: NUPEEA, 2013.
    Publicado
  3. Codonho, Camila Guedes. "Cosmologia e infância Galibi-Marworno: aprendendo, ensinando, protagonizando.". In Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização, 53-76. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2022/02/22 A prática docente de Sociologia no Ensino Médio: Possíveis diálogos entre os Parâmetros e Orientações Curriculares com a Base Nacional Comum Curricular
Orientador
Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2019 - 2021/03/02 Representações sociais do aluno pobre na escola pública e na educação popular
Orientador de Gleiciane Teodoro
Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2019 - 2020 A importância da atuação do assistente social na escola
Coorientador
Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2017/07/01 - 2018/11/06 A importância da aplicação da Lei 10.639/2003 na Educação Infantil
Orientador
Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/11/23 A prática docente de Sociologia no Ensino Médio: Possíveis diálogos entre os Parâmetros e Orientações Curriculares com a Base Nacional Comum Curricular
Presidente do júri
Saulo Gutierrez de Menezes (Outro)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2021 CONHECENDO OS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA NO BRASIL
Arguente
Aloísia Rodrigues Hirata (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2019 "Serviço Social na educação infantil: a possibilidade de inserção do assistente social"
Arguente
Elizete de Fátima Silveira (Outro)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2019 As dificuldades de inclusão escolar do aluno surdo no ensino de Geografia
Arguente
Celino Donizete da Silva (Outro)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2018/11/06 A importância da aplicação da lei 10.639/2003 na Educação Infantil
Presidente do júri
Dandara Cester Borges (Outro)
2018 O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) COMO FOMENTADOR DA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE OURO FINO-MG.
Arguente
Álvaro Ricardo Guerrero (Mestrado)
Universidade Federal de Lavras, Brasil
2018 A importância da aplicação da Lei 10.639 na educação infantil
Orientador
Dandara Cester Borges (Outro)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2017 A implementação do Programa de Alimentação Escolar no IFSULDEMINAS: desenvolvimento sustentável por meio das aquisições da agricultura familiar
Arguente
Rogério Robs Fanti Raimundo (Mestrado)
Universidade Federal de Lavras, Brasil
2017 Exame de Qualificação de Mestrado: O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) COMO FOMENTADOR DA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE OURO FINO-MG
Arguente
Álvaro Ricardo Guerrero (Outro)
Universidade Federal de Lavras, Brasil
2016 O SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA DO SUL DE MINAS PARA O FORTALECIMENTO DA AGROECOLOGIA
Arguente
Aloísia Rodrigues Hirata (Mestrado)
Universidade Federal de Lavras, Brasil
2016 Exame de Qualificação de Mestrado: A implementação do Programa de Alimentação Escolar no IFSULDEMINAS: desenvolvimento sustentável por meio das aquisições da agricultura familiar
Arguente
Rogério Robs Fanti Raimundo (Outro)
Universidade Federal de Lavras, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - 2020 Banca de seleção para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Ensino de Humanidades Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2018 - 2018 Banca de seleção para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Ensino de Humanidades Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - 2021 Antropologia da Educação Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (Postgraduate Certificate) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2016 - 2021 Sociologia Geral e da Comunicação Graduação em Produção Publicitária (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2015 - 2021 Computadores e Sociedade Bacharelado em Ciência da Computação (Bachelor) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2015 - 2021 Sociologia I Técnicos em Informática, Produção de Moda e Comunicação Visual Integrados ao Ensino Médio (Ensino secundário) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2015 - 2021 Sociologia II Técnicos em Informática, Produção de Moda e Comunicação Visual Integrados ao Ensino Médio (Ensino secundário) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2015 - 2021 Sociologia III Técnicos em Informática, Produção de Moda e Comunicação Visual Integrados ao Ensino Médio (Ensino secundário) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2015 - 2015 Ética e Cidadania Bacharelado em Ciência da Computação (Bachelor) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil
2006 - 2009 Ética e Cidadania (Ensino básico 2º ciclo) Rede Municipal de Educação de Pouso Alegre, Brasil

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - 2021 Presidente da Comissão do Programa Nacional de Alimentação Escolar-Campus Passos (IFSULDEMINAS)
Presidente / Vice-presidente
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Revista Raido (1984-4018) UFGD
2020 - 2020 Horizontes Antropológicos (0104-7183) UFRS
Distinções

Prémio

2006 Menção Honrosa no Prêmio Pierre Verger de Fotografia
ABA-Associação Brasileira de Antropologia, Brasil

Outra distinção

2018 Menção Honrosa em Experiência Exitosa- REDITEC
Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, Brasil