Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Rui Araújo
Nomes de citação
- Araújo, Rui
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5116-3A47-9F07
- ORCID iD
- 0000-0001-5748-821X
Domínios de atuação
- Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2010/09/01 - 2016/01/13 Concluído | Ciências do Desporto (Doutoramento) Especialização em Desporto, Educação e Cultura Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal "Long-term Implementation of Sport Education and Step-Game Approach: The Development of Students’ Volleyball Competence and
                                       Student-Coaches’ Instructional Skills." (TESE/DISSERTAÇÃO) | Aprovado com Distinção | 
| 2009/09/01 - 2010/07/28 Concluído | Treino de Alto Rendimento Desportivo (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal "Estudo do Conhecimento Processual, da Tomada de Decisão e da Performance na Ação de Ataque em Voleibol Feminino" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 17 | 
| 2004/09/01 - 2009/07/10 Concluído | Desporto e Educação Física (Licenciatura) Especialização em Desporto de Rendimento Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal "Análise dos Constrangimentos situacionais associados ao Ataque e ao Bloco no Voleibol masculino de elite - Estudo aplicado
                                       na Fase Final do Campeonato do Mundo de 2007. " (TESE/DISSERTAÇÃO) | 15 | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2020/09 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2010 - 2021/08/31 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2017 - 2020 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
Produções
            Publicações
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2023 | "How can I do it? I'm only a pre-service teacher." Sport Education model in an alternate teaching unit: an action-research study. | 1st International Meeting on Sport, Education and Communities: Beyond the Field. | 
| 2023 | How Can Pre-Service Teachers Feel More Engaged in Their Physical Education Practicum? The Impact of a Caring Approach. | 6th international Conference on Innovative Research in Education  (Copenhaga, Dinamarca) | 
| 2023 | Sparking social emotional skills and motor competence with the skills4genius. | CIDESD International Congress  (Vila Real, Portugal) | 
| 2023 | Pre-service teachers’ use of Sport Education during alternate planning structures in Physical Education: an action-research study. | CIDESD International Congress  (Vila Real, Portugal) | 
| 2022 | Modelo de Educação Desportiva numa Unidade de Ensino Alternado: Um estudo de Investigação-Ação. | 4ª Edição do Seminário Porque é importante investigar sobre, e na, formação de professores de Educação Física? Onde a Teoria encontra a Prática. | 
| 2021/10/19 | Programa gym4petiz- implementação/adaptação ao formato online e em contexto familiar. | XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança | 
| 2021/10/19 | Gym4petiz, exercício físico em bebés e crianças com idade pré-escolar em família: apresentação do protocolo de intervenção. | XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança | 
| 2021/10/19 | A eficácia da aplicação do storytelling para a estimulação da atividade física: revisão sistemática. | XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança | 
| 2021/09/23 | GYM4PETIZ, physical exercise for toddlers and infants in family: study protocol with implementation to the online format. | 5th Assembly of the International Motor Development Research Consortium | 
| 2020 | Efeitos do programa desportivo Skills4genius no pensamento criativo em crianças do 1.º CEB | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | 
| 2020 | Perspetivas sobre o uso do Portefólio como instrumento de avaliação formativa e sumativa na formação de professores de Educação Física | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | 
| 2019 | The implementation of informal and formal accountability systems in Sport Education. | VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física | 
| 2019 | The importance of the longitudinal application of Sport Education to develop student-coaches’ pedagogical content knowledge and students’ learning | VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física | 
| 2019 | Can composting reflection be achieved by pre-service teachers? | VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física | 
| 2019 | The marriage between reflection and transformative learning: how pre-service teachers’ reflection skills can be improved. | VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física | 
| 2019 | Application of a volleyball teaching unit based on step-game-approach – experience in a public school | 7º Congresso Internacional de Jogos Desportivos | 
| 2019 | Can composting reflection be achieved by student coaches’? | 7º Congresso Internacional de Jogos Desportivos | 
| 2019 | A aprendizagem colaborativa no desenvolvimento das habilidades reflexivas de professores estagiários de educação física. [Collaborative learning in the development of reflective skills of Physical Education pre-service teachers.] | 11º Congresso Nacional de Educação Física | 
| 2018 | O impacto da aprendizagem colaborativa em comunidade de prática, no desenvolvimento das habilidades reflexivas de professores estagiários de EF. [The impact of collaborative Learning within communities of practice in the development of reflective skills of Physical Education pre-service teachers.] | VII Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto | 
| 2017 | A aprendizagem dos alunos e as dinâmicas operantes no seio das equipas no Modelo de Educação Desportiva: Evidências da investigação e direções futuras. [Students' Learning and dynamics within the groups in Sport Education Model: research evidentes and future directions.] | VI Congresso Internacional dos Jogos Desportivos Faculdade de Desporto da Universidade do Porto | 
| 2017 | O Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo [The Step-Game-Approach Model] | Seminário “Voleibol: da Formação ao Alto Rendimento” Universidade da Beira Interior | 
| 2016 | A evolução instrucional dos estudantes-treinadores no uso combinado do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo. [The Evolution of student-coches' instrucional skills in the combined used of Sport Education and Step-Game-Approach models.] | XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa | 
| 2016 | Impacto do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Instrução Direta na aprendizagem das habilidades técnicas do Atletismo. [The impact of Sport Education and Direct Instruction models in the development of technical skills of Track and Field]. | XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa | 
| 2016 | Da Aprendizagem À Aplicação Do Modelo De Educação Desportiva: Perceção De Estudantes Do Mestrado Em Educação Física. [From Learning to Teaching Sport Education: Student-Teachers perceptions.] | XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. | 
| 2015 | Autonomização do atleta na tomada de decisão: o papel das estratégias de treino implícitas e interativas. [Athletes autonomy in decision-making: the role of implicit and interactive strategies.] | Seminário “Formação de Treinadores: Mitos na formação de crianças e jovens” Faculdade de Desporto da Universidade do Porto | 
| 2015 | The impact of a hybrid Sport Education – Step Game Approach Volleyball unit on students’ game understanding | V Congresso Internacional dos Jogos Desportivos | 
| 2014 | The effectiveness of the student-coach instruction in peer-teaching tasks during a Sport Education unit. | ECER: The Past, Present and Future of Educational Research in Europe | 
| 2014 | The Evolution of the Students-Coach Task Instruction During a Sport Education Athletics Unit | European Educational Research Association. The European Conference on Educational Research | 
| 2013 | Content knowledge of the student-coach in peer teaching tasks in a hybrid SE-SGA volleyball unit | IV Congresso Internacional de Jogos Desportivos; Presente e o Futuro nos Jogos Desportivos Coletivos: formação e investigação | 
| 2013 | ‘Scaffolding’ students’ autonomy within a sport education class: towards handover of instructional leadership to student-coaches. | IV Congresso Internacional de Jogos Desportivos; Presente e o Futuro nos Jogos Desportivos Coletivos: formação e investigação | 
| 2013 | The impact of a hybrid sport education-step game approach model volleyball unit on students’ learning outcomes. | IV Congresso Internacional de Jogos Desportivos; Presente e o Futuro nos Jogos Desportivos Coletivos: formação e investigação | 
| 2013 | Examining the Impact of a Sport Education Athletics unit on Student’s Skill Execution according to Gender and Skill Level. | AIESEP 2013 International Conference: Physical Education and Sport: Challenging the Future. | 
| 2013 | A Longitudinal Study of Student’s Game Performance, Personal and Social Skills in Volleyball through Sport Education. | AIESEP 2013 International Conference: Physical Education and Sport: Challenging the Future. | 
| 2013 | Implementing Sport Education for teaching Physical Education: an Action-Research study. | AIESEP 2013 International Conference: Physical Education and Sport: Challenging the Future. | 
| 2013 | Implementing Sport Education for teaching Physical Education: an Action-Research study | AIESEP 2013 International Conference: Physical Education and Sport: Challenging the Future | 
| 2012 | Determinants related to the attack tempo in high-level male Volleyball. | World Congress of Performance Analysis of Sport IX | 
| 2012 | Sporting activities of Volleyball players throughout the development stages according to competitive level and gender. | World Congress of Performance Analysis of Sport IX | 
| 2012 | The sport development pathway of volleyball players: the nature and type of sport practice. | World Congress of Performance Analysis of Sport IX | 
| 2011 | Tactical Determinants of the Attack Player in High Level Male Volleyball | 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos. | 
| 2011 | Differences in Game Performance and Decision-Making in Female Volleyball Players according to experience level and status within the team. | 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos. | 
| 2011 | Procedural Knowledge of Female Volleyball Players in Defensive Actions: Differences Across Three Levels of Experience. | 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos | 
| 2011 | Relationship Between Procedural Knowledge and Player Status Within The Team. Study With Female Volleyball Players During Performance of Defensive Tasks in Live-Action Settings. | 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos. | 
| 2011 | Estudo do Desempenho Motor e da Competência Percebida no Ensino do Andebol Segundo o Modelo de Educação Desportiva. [The Analysis of Motor Performance and Perceived Competence in Teaching Handball Through Sport Education Model.] | 3º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos | 
| 2011 | The impact of a hybrid sport education-invasion games competence model soccer unit on defensive decision making and skill execution according to students' skill level. | 16th annual Congress of the ECSS | 
| 2010 | Análise da Ação de Ataque do Jogador Oposto em Voleibol – Estudo aplicado em equipas de elite no Campeonato do Mundo de 2007. | 1º Congresso da Sociedade de Pedagogia do Desporto | 
| 2010 | Estudo de constrangimentos ofensivos afetos à Ação de Distribuição no Voleibol de Alto Rendimento Masculino. | 1º Congresso da Sociedade de Pedagogia do Desporto | 
| 2010 | Estudo da relação entre a Ação de Distribuição, o Resultado no Set, o Tempo de Ataque e o Jogador Solicitado no Voleibol de Alto Rendimento Masculino. | 1º Congresso da Sociedade de Pedagogia do Desporto | 
| 2010 | Estudo da Ação de Receção em função do Jogador Interveniente no Voleibol de Alto Rendimento Masculino. | 1º Congresso da Sociedade de Pedagogia do Desporto | 
| 2009 | Estudo da relação da eficácia do ataque no side-out com o tipo de oposição do bloco em função da especialização do jogador atacante. | Seminário Internacional “Desafios às Ciências do Desporto” | 
| 2009 | Análise da eficácia do jogador atacante de acordo com o tempo de ataque, zona de ataque e o número de atacantes disponíveis para o ataque no side-out. | Seminário Internacional “Desafios às Ciências do Desporto” | 
| 2008 | O regime jurídico das Federações Desportivas: a realidade orgânica e funcional da F. P. de Voleibol. | 9º Congresso Nacional de Gestão de Desporto e 1º Congresso Internacional de Gestão de Desporto. | 
| 2008 | O estatuto da Federação Portuguesa de Voleibol: a comparação entre o regime jurídico das federações desportivas e o estatuto interno da respetiva federação. | XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2017 - Atual | The impact of collaborative learning within communities of practice in the development of reflective skills of Physical Education
                                 pre-service teachers. Coorientador | Ciências do Desporto (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2020 - 2021 | What do we know about coaches' reflection development: a systematic review. Orientador | Treino Desportivo (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Coorientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Coorientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2019 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2019 - 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2019 - 2020 | O que sabemos sobre o Modelo de Ensino de Pares: um estudo de revisão sistemática da literatura. Orientador | Treino Desportivo (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2019 - 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2019 - 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2019 - 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2019 - 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 - 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 - 2019 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 - 2019 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 - 2019 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - 2018 | The Development of the Pedagogical Content Knowledge of a Novice Tennis Coach: an Action-Research Study. Orientador | Desporto para Crianças e Jovens (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 - 2018 | 29 letters, 5 words, 1 dream - To Be Physical Education Teacher. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 - 2017 | The Pursuit for an Inexistent Perfection. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 - 2017 | Professional Internship: Happy is the One Who Transfers What He Knows and Learns to What He Teaches. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2015 - 2016 | To Be a Teacher - From the Difficulty to the Accomplish of a Dream. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2015 - 2016 | To Be a Teacher - the Arise of a Dream: From Fear to Motivation. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2015 - 2016 | A Journey, the More Difficult it Gets, More Close is From Success. Orientador | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2011 - 2012 | The Impact of a hybrid Sport Education – Step Game Approach Model Volleyball Unit on Students’ Game Understanding. Coorientador | Desporto para Crianças e Jovens (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Diogo da Silva Teixeira (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Vítor Luís de Sousa Anjo Brito (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Desenvolvimento e uso da prática reflexiva por treinadores desportivos: uma revisão sistemática de literatura Orientador | Felipe Yeye (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Arguente | Ana Lucinda Barros (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Arguente | Frederico Fernandes (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Arguente | Ângela Ferreira (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Arguente | Gerson Lopes (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Arguente | Pedro Pinto (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Short-term effects when manipulating force vectors during warm-up on the vertical jump in Volleyball: back squat vs hip thrust. Arguente | André Manteigas (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Daniel Rocha (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Pedro Silva (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Duarte Duarte (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Diogo Calvão (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Jaime Silva (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | João Martins (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Ana Rodrigues (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Diogo Silva (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Vítor Brito (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Pedro Lima (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2021 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Orientador | Cláudio Miranda (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 | What do we know about Peer-Teaching model: a systematic review. Orientador | Jasmine Sousa (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2020 | Overcoming a trail through the hills of education. Arguente principal | Andreia Ramos Oliveira (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2020 | The arena of learning. Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Arguente principal | António Jorge Matos da Silva Marques (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2020 | Professional internship: the student who became a teacher. Arguente principal | Carlos Filipe Azevedo Moleiro (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Cristiana Rafaela Alves Rodrigues (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 | Professional internship: a path of a pre-service teacher to a dream come true. Arguente principal | Joana Patrícia Gonçalves Melo (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Arguente principal | José Miguel Rebelo Ferreira (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 | From doubt to realization. The double route and the mission to be a teacher. Arguente principal | Rodrigo Dias da Costa (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Arguente principal | Rui Pedro Marques Oliveira André Moreira (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Arguente principal | Rute Maria Oliveira Poças (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Sara Martins Calção (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Daniel da Costa Vieira (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Isabela de Sousa Mota (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2020 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Nelson Filipe Torres Coentrão (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2019 | Contributions of Social NetworkAnalysis, through EigenvectorCentrality, for the study of sports performance in high-level
                                 Volleyball. Vogal | Lorenzo Iop Laporta (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2019 | Game Analysis and the Use of New Technologies in the Training Processo of a High Level Female Team. Arguente | Carmen Fernández Echeverría (Doutoramento) Universidad de Extremadura Facultad de Ciencias del Deporte, Espanha | 
| 2019 | Pursuing a dream: To be a Physical Education Teacher Arguente | Geraldin Mendes (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2019 | A path: learning to teach by teaching. Arguente | Nuno Vilas (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2019 | The place of the Physical Education Teacher: to be where the students are. Arguente | Vítor Ribeiro (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2019 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Maria Lima Rodrigues (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2019 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Mariana Costa (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2019 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Rui Manuel Martins Ramos (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 | The development of game plans in volleyball: elaboration and implementation in practice and competition. Arguente | João Martins (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2018 | The Development of the Pedagogical Content Knowledge of a Novice Tennis Coach: an Action-Research Study. Orientador | Teresa Magalhães (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2018 | The tutoring Process in Portuguese football: tutors perceptions regarding knowledge and skills related with the pre-service
                                 coaches professional development Arguente | Rui Andrade (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2018 | In the path to be a Teacher: transforming obstacles in opportunities. Arguente | Ana Margarida Silva (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2018 | 29 letters, 5 words, 1 dream - to be a Physical Education teacher. Orientador | Ana Batista (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | André Filipe Castro Nunes (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Gil dos Santos Ferreira (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Kelly Pereira Martins (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Nuno Gabriel Ribeiro Silva (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Rui Fernando Fernandes Resende (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Tânia Patrícia Ferreira da Cunha (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2018 | Internship Report of the Supervised Pedagogical Practice. Presidente do júri | Hugo Jorge Moreira Lourenço (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 | The path to the excellence of teaching begins in the student-teacher relationship. Vogal | Bárbara Ferreira (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2017 | The achievement of a dream: the journey of a Pre-Service Teacher. Vogal | Raquel Monteiro (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2017 | The challenge of being a teacher. Arguente | Catarina Guedes (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2017 | The Utopia of Being a Good Teacher Arguente | Ana Rute Costa (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2017 | The pursuit for an inexistent perfection. Orientador | Marco Lima (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2017 | The begging of a new path Vogal | Bárbara Silva (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2017 | The coded motivation Arguente | Pedro Gomes (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2017 | The achievement of a dream - from student to teacher of Physical Education Arguente | André Cabral (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2017 | The strategic goals of School Sport and the real application. School community perceptions. Arguente | Joaquim Santos (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | Teaching in Physical Education: A Year-long Action Research in Sport Education. Vogal | Cláudio Farias (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | The Strategic Knowledge of the High Level Volleyball Coach. Vogal | Fernando Manuel de Paulo Cunha (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | The orchestration of conflicts mediated by power and micropolitics: a study with Gymnastic coaches Arguente | Eduardo Queiroz (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | Systemic mapping of the High Level Female Volleyball Game through the Analysis of Social Networking Arguente | Marta Hurst (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | When more difficult a journey gets, more close is from success. Orientador | Rui Novais (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | To be a teacher - form difficult to the achievement of a dream. Orientador | João Carvalho (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | To be is necessary to feel: the begging of a journey to find the teaching identity Arguente | Tiago Marques (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | The discovery of a physical education teacher identity: a journey to the professional internship. Arguente | Nuno Silva (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | The professional internship as a starting point to be a teacher - perceptions of a pre-service teacher. Arguente | Ana Catarina Soares (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 | Working with passion is the path to success - perceptions of a pre-service teacher. Arguente | Dulce Castro (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2020 - 2020 | 6º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos Coletivos | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | European Physical Education Review | |
| 2021 - Atual | Frontiers in Psychology | |
| 2021 - Atual | Journal of Sport Pedagogy & Research | |
| 2021 - Atual | Physical Education and Sport Pedagogy | |
| 2020 - Atual | ECNU Review of Education | |
| 2020 - Atual | Journal of Physical Education | |
| 2020 - Atual | Investigadores em Educação Física | |
| 2020 - Atual | Journal of Sport Pedagogy & Research | |
| 2020 - Atual | Physical Education and Sport Pedagogy | |
| 2019 - Atual | Motriz | |
| 2018 - Atual | Physical Education and Sport Pedagogy (1742-5786) | Informa UK (Taylor & Francis) | 
| 2017 - Atual | Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (1645-0523) | Faculdade de Desporto | 
| 2017 - Atual | European Physical Education Review (1356-336X) | SAGE Publications | 
| 2016 - Atual | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2179-3255) | SciELO | 
| 2016 - Atual | Annals of Research in Sport and Physical Activity (2182-7087) | Coimbra University Press | 
| 2016 - Atual | Educação e Filosofia | |
| 2015 - Atual | Kinesiology (1848-638X) | "Faculty of Kinesiology, University of Zagreb" | 
| 2015 - Atual | International Journal of Performance Analysis in Sport (1474-8185) | Informa UK (Taylor & Francis) | 
| 2011 - Atual | Journal of Quantitative Analysis in Sport | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2017 - Atual | Pedagogy of Physical Activity and Sport | Ciências da Educação Física e Desporto (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - Atual | Action-Research | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - Atual | Assessment in Physical Education | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2017 - Atual | Sports Didactics - Volleyball | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
| 2010 - Atual | Specific Didactics of Sport I - Volleyball | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2018 - 2020 | Sport General Didactics | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 - 2020 | Methodology II - Volleyball | Ciências do Desporto (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2016 - 2020 | Methodology III - Volleyball | Ciências do Desporto (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2013 - 2020 | Practical Studies III - Volleyball | Ciências do Desporto (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2013 - 2020 | Practical Studies IV - Volleyball | Ciências do Desporto | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
| 2009 - 2016 | Methodology I - Volleyball | Ciências do Desporto | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal | 
Distinções
            Prémio
| 2024 | Research Excellence Award - level 2 Instituto Universitário da Maia, Portugal | 
Outra distinção
| 2010 | Comunicação em painel distinguida no 1º Congresso da Sociedade Científica Pedagogia do Desporto como 1 dos 3 melhores Posters:
                                 Estudo de constrangimentos ofensivos afectos à Acção de Distribuição no Voleibol de Alto Rendimento Masculino Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Portugal | 
