???global.info.a_carregar???
Maria da Natividade Carvalho Pires has published several articles in specialized journals. She has 4 chapters(s) of books and 4 books(s). She participated and/or participated as a Researcher in 5 European projects. In her professional activities she have interacted with 40 collaborators in co-authorship of scientific works. In her Science Vitae curriculum the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological and artistic-cultural production and the Domain/Scientific Area of Social Sciences and Educational Sciences are: Youth and Children’s Literature; Preschool education; Primary education; Higher Education; Tradicional tales; Witches; Princesses; Interculturalism; Differences; Intercultural education; Fairy tales; Autonomy; Autonomy’s development; Gender stereotypes; Books album; Gender representations; Gender stereotypes; Picture story book; Visual narratives; Inclusion; Exclusion; Special educational needs; Sociomoral development; Automonous and heteromonous morality; Reading habits; Reader behavior; Cultural diversity; Personal identity; Cultural diversity; Personal identity; Nature; Mainstreaming; Teaching learning; Creativity; Motivation; Water’s Symbology; Literary education; Kamishibai; Narratives skills; Narrative; Development; Values; Friendship; Equality; Intertextuality; Ana Saldanha; Cultura portuguesa; Literatura Portuguesa; José Régio; José Gomes Ferreira; Alice Vieira; AntónioTorrado; D. Sebastião; Reading in Digital support and Paper support; Supervised teaching practice; Language skills; Specific learning difficulties; Imaginary; Metamorphosis; Grimm Brothers; Children's rights; Case study; Transformation/metamorphosis; Creative writing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Natividade Carvalho Pires

Identificadores de autor

Ciência ID
511E-5D94-45E3
ORCID iD
0000-0002-7853-1595

Telefones

Telefone
  • 272339100 (Profissional)

Moradas

  • R. Prof. Doutor Faria de Vasconcelos, 600-266, Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal (Profissional)
Formação
Grau Classificação
1997 - 2001/11/09
Concluído
Literatura Portuguesa/ Portuguese Literature (Doutoramento)
Especialização em Literatura Portuguesa e Literatura Tradicional/ Portuguese Literature and Traditional Literature
Universidade de Coimbra, Portugal
"Da Literatura Tradicional à Literatura Contemporânea - Pontes e Fronteiras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor/ Passed with Distinction and Praise
1982/11 - 1988/10
Concluído
Literatura Comparada Portuguesa e Francesa/ Compared Portuguese and French Literature (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
Muito Bom / Very Good
1978/10 - 1982/06
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas - Português/ Francês/ Modern Languages and Literatures - Portuguese and French (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
15 valores/ 15 values under 20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996 - 2024 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2021 Conselho geral/ General Council Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2020 Conselho científico Técnico-Científico _ Member of the Technical and Scientific Council Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2019 Coordenação de departamento/ Department Coordinator Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Conselho geral / General Council of the IPCB Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2018 Conselho Técnico-Científico/ Technical and Scientific Council Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de departamento/ Department Coordinator Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Coordenação de departamento/ Department Coordinator Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/06 - Atual Representante do IPCB na Red Internacional de Universidades Lectoras/ Delegate of IPCB in the International Network of Reading Universities Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Universidade da Extremadura, Espanha
2022/11/02 - 2024/11/02 Membro do Conselho Técnico-Científico/Member of the Technical and Scientific Council Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020/11/13 - 2022/11/13 Membro do Conselho Técnico-Científico/Member of the Technical and Scientific Council Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/10/01 - 2021/09/30 eMysteries - Stories to Engage Students in Close Reading with the Use of Mobile Devices
Projekt: 2019-1-DE03-KA201-060127
2019-1-DE03-KA201-060127
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2015/09/11 - 2017/08/31 IDPBC- Identity and diversity in Picture Book Collections
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2015/09 - 2017/08 IDPBC- Identity and diversity in Picture Book Collections Erasmus Plus
2014 - 2016 Boys Reading
2014-1-HR01-KA200-007171
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Concluído
2008/01/15 - 2010/07/15 Representações do Outro no Plano Nacional de Leitura Português PNL: Estratégias para uma Educação Intercultural sobre as Obras Recomendadas para o 4º Ano do Ensino Básico
IME/CED/81881/2006
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014/12/01 - 2016/11/30 AQUA NARRABILIS (NARRation - Acquisition of Basic skills in Libraries and Schools)
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Literatura juvenil y género: el caso de la colección CHERUB". 2017.
  2. Morgado, Maria Margarida, coord.; Pires, Maria da Natividade, coord.. "Textos, imagens e contos sobre mobilidade. Investigação e práticas em educação intercultural". 2012.
  3. Pires, Natividade; Pereira, Cristina; Nunes, Gabriela; Mesquita, Helena. "Promoção da leitura em crianças com défice cognitivo". 2009.
  4. Pires, Natividade; Morgado, Margarida. "Representaciones de "otro" en obras del plan nacional de lecturas portugués". 2008.
  5. Pires, Maria da Natividade. "Ana Saldanha: cruzadas nos contos “era uma vez… outra vez”". 2005.
  6. Pires, Natividade. "D. Sebastião na literatura belga : perspectiva crítica das relações história-mito". 2004.
  7. Pires, Maria da Natividade. "José Jorge Letria: a dádiva de uma casa da poesia". 2004.
  8. Pires, Maria da Natividade. "Representações de Portugal na obra de Alice Vieira: desdobramentos do olhar". 1999.
Artigo em revista
  1. Dias, Ana Catarina e Pires, Maria da Natividade . Autor correspondente: Dias, Ana Catarina e Pires, Maria da Natividade. "CONTOS TRADICIONAIS DOS PAÍSES LUSÓFONOS – UMA EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Santa Catarina. 15 27 (2021): 73-92.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Pires, Maria da Natividade Carvalho; Abrantes, Maria Manuela. "BOYS READING: UM PROJETO SOBRE COMO MOTIVAR RAPAZES ADOLESCENTES PARA A LITERATURA". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 12 n.Especial (2018): 136-152. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e02018136-152.
    Acesso aberto • 10.19177/prppge.v12e02018136-152
Capítulo de livro
  1. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Portugal: Presses Universitaires de Bordeaux,
  2. Pires, Natividade. "Ouverture sur la mer et les autres cultures : l'album portuguais à l'heure de l'Europe". Portugal: L'Hamattan,
  3. Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura per l'infanzia (1945-2010)". Portugal,
  4. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. "Literatura, cânone, clássicos in Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores". Portugal: Santillana Editores,
  5. Bartolomeu, Jéssica e Pires, Maria da Natividade. "Práticas Inclusivas na Escola através da Literatura para Crianças". In Encontros (de)marcados entre leitores e literatura, 90-112. Florianópolis: Editora Cruz Sousa, 2022.
    Publicado
  6. Balca, Angela; Pires, Maria da Natividade. "Le Portugal et la mémoire historique: représentations de l¿Histoire dans la littérature pour enfants". Schneider, A. (Dir.). (2020). Littérature de jeunesse, veilleuse de mémoire en Europe. Les grands conflits du XXe siècle en Europe racontés aux enfants. Presses Universitaires de Rouen-Le Havre., 2021.
  7. Pereira, Cláudia; Balça, Ângela e Pires, Maria da Natividade. "O domínio da Educação Literária: da Literatura para a Infância à Prática pedagógica.". In Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas educativas e formação docente. São Paulo, Brasil: Editora Educação Literária, 2020.
    Publicado
Livro
  1. Yubero, Santiago; Larrañaga, Elisa; Pires, Natividade. Estudo sobre os hábitos de leitura dos estudantes portugueses do ensino superior. Portugal. 2014.
  2. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Portugal: Santillana Editores. 2013.
  3. Pires, Maria. Intercultural Education and Children's Literature. 2010.
  4. Maria da Natividade Pires; M. Morgado. Educação Intercultural e Literatura Infantil. Portugal. 2010.
  5. Pires, Natividade. Ana Saldanha : linhas cruzadas nos contos “era uma vez… outra vez”. Portugal: Apenas Livros. 2005.
Relatório
  1. Pires, Maria da Natividade Carvalho. 1996. Contos tradicionais e sua receção na literatura infantil contemporânea. http://hdl.handle.net/10400.11/2649.
Revisão de livro
  1. Pires, Maria da Natividade. "Marvels & tales. Journal of fairy-tale studies. Special issue: Angela Carter and the literary Märchen, vol. 12, nº 1, 1998, 252 pp.". http://hdl.handle.net/10400.1/2436.
Tese / Dissertação
  1. Bartolomeu, Jéssica Diogo. "O contributo das narrativas visuais para a aceitação da diversidade cultural – uma experiência com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6104.
  2. Ventura, Marina Ribeiro. "O papel dos álbuns infantis na promoção de atitudes de inclusão em crianças de educação pré-escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6105.
  3. Martins, Ana Rita Gonçalves. "Feminino e masculino: representações nas narrativas para crianças e conceções das crianças em idade pré-escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6102.
  4. Barros, José Rodrigo Pinho. "Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6254.
  5. Silva, Bruna Alexandra Pires da. "O desenvolvimento de competências narrativas nos alunos do 1.ºCiclo do Ensino Básico – a água como temática literária". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.11/5570.
  6. Caetano , Vanessa Alexandra Martins. "A educação pré-escolar e a promoção da interculturalidade : o papel dos contos tradicionais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5370.
  7. Eusébio, Sara Carolina Nogueira. "Como promover o desenvolvimento moral através da literatura infantil, em contexto de sala de aula?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5373.
  8. Robalo, Cátia Cristina Malhadas. "Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5377.
  9. Pereira, Cláudia Patrícia Lopes. "Preferências de leitura nas crianças do 1º ciclo do ensino básico : haverá indícios de preferências diferentes em função do género?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5390.
  10. Magalhães, Ana Soraia Dias. "Desenvolvimento das competências narrativas em crianças da educação pré-escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5372.
  11. Grilo , Raquel Filipa Lopes. "Contributo das ilustrações para a construção das representações de género na criança do 1º ciclo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5391.
  12. Silva, Ana Rita Fernandes Rodrigues da. "A contribuição dos contos de fadas na promoção do conceito de autonomia da criança". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/3062.
  13. Fortunato, Inês Raquel Oliveira. "Representações de género na literatura para crianças : perceções das crianças do ensino pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/3064.
  14. Dias, Lígia Daniela Pinto. "Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2992.
  15. Dias, Cristiana Daniela Subtil. "A simbologia da água nos contos e o seu papel na formação literária da criança". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2652.
  16. Figueira, Andreia Maria Martins. "As conceções das crianças do 1º ciclo sobre os valores da amizade e igualdade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2684.
  17. Branco, Guida Maria Monteiro dos Santos Baltazar. "Importância da música no ensino da língua estrangeira : espanhol". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2369.
  18. Afonso, Inês da Conceição Marques. "A transmissão dos direitos da criança no 1º Ciclo : o papel dos textos de literatura para a infância". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2664.
  19. Nunes, Ana Rita Rodrigues Roque Pina. "A importância da literatura para a infância na educação pré-escolar : as questões de género". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2642.
  20. Santos, Patrícia Cardoso Morgado Ribeiro dos. "O uso do vídeo como estratégia promotora da aprendizagem de uma língua estrangeira na sala de aula". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2370.
  21. Teixeira, Raquel Sofia Alves. "Compreender a leitura em diferentes suportes : digital/papel". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2156.
  22. Antunes, Luísa Alexandra Martins. "A importância dos contos tradicionais na construção do imaginário da criança do 1º ciclo do ensino básico : os contos de Grimm e a expressão plástica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/3126.
  23. Antunes, Natércia Raquel Martins. "A importância dos contos tradicionais na construção do imaginário da criança do 1º ciclo do ensino básico : reflexos na escrita criativa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2064.
  24. Luciano, Benjamim Jorge Neves. "Cultura, identidade, educação e mudança: a importância da cultura local no currículo do 1º CEB - contributos para a sua consolidação". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/3359.
  25. Gaspar, Cátia Filipa da Rosa. "Os animais nos contos tradicionais portugueses - relações de poder". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2161.
  26. Santos, Ana Teresa de Almeida Caramelo dos. "Desenvolvimento das Competências linguísticas versus sucesso escolar : intervenção nas competências linguístico-comunicativas de alunos avaliados ao abrigo do Despacho Normativo nº1/2006". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.11/3127.
  27. Pires, Maria da Natividade Carvalho. "Da literatura tradicional à literatura contemporânea : pontes e fronteiras". Doutoramento, 2001. http://hdl.handle.net/10400.11/4721.
  28. Pires, Maria da Natividade Carvalho. "Da literatura tradicional à literatura contemporânea : pontes e fronteiras". Doutoramento, 2001. http://hdl.handle.net/10316/781.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03/30 "Contos tradicionais - Tradição, valores e subversões na sociedade dos séc. XX e XXI" Aula Aberta - Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra
Organização do Mestrado - Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/01/03 - 2033/02/03 Diálogos interculturais através da Literatura para a Infância em contexto de Prática Pedagógica.
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2022/01/03 - 2023/02/17 Escrita Criativa – A escrita de contos Infantis no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2022/01/03 - 2023/02/07 Livros-álbum no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Promoção da literacia através das ilustrações.
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2020 - 2020 Contos de animais dos países lusófonos - Promoção de uma educação intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 A Literatura para a infância como forma de promover a educação intercultural em crianças da educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Questões de género na literatura infantil - Um trabalho com crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Feminino e masculino: representações nas narrativas para crianças e conceções das crianças em idade pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O contributo das narrativas visuais para a aceitação da diversidade cultural – uma experiência com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O papel dos álbuns infantis na promoção de atitudes de inclusão em crianças de educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra.
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2017 - 2017 O desenvolvimento de competências narrativas nos alunos do 1.ºCiclo do Ensino Básico – a água como temática literária
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 A educação pré-escolar e a promoção da interculturalidade : o papel dos contos tradicionais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento das competências narrativas em crianças da educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Como promover o desenvolvimento moral através da literatura infantil, em contexto de sala de aula?
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Preferências de leitura nas crianças do 1º ciclo do ensino básico : haverá indícios de preferências diferentes em função do género?
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Contributo das ilustrações para a construção das representações de género na criança do 1º ciclo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 A contribuição dos contos de fadas na promoção do conceito de autonomia da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Representações de género na literatura para crianças : perceções das crianças do ensino pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Importância da música no ensino da língua estrangeira : espanhol
Orientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 O uso do vídeo como estratégia promotora da aprendizagem de uma língua estrangeira na sala de aula
Orientador
Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 A transmissão dos direitos da criança no 1º Ciclo : o papel dos textos de literatura para a infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/30 - Atual Comunicação "Cultura del Agua. Perspetivas multidisciplinares. Um Reino Inacessível. A Água tão Longe" - Comunicação baseada no livro "The Water Princess", de Susan Verde e Peter H. Reynolds, articulada com alguns ODS da ONU e apresentando resultados de trabalhos com crianças do 1.º Ciclo de Educação Básica.
Congresso