Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Jelena Novak
Nomes de citação
- Novak, Jelena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 521C-421F-6384
- ORCID iD
- 0000-0003-0778-3565
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=Vyh_DMQAAAAJ&hl=en
Endereços de correio eletrónico
- jnovak@fcsh.unl.pt (Profissional)
Websites
- https://fcshunl.academia.edu/JelenaNovak (Profissional)
- https://cesem.fcsh.unl.pt/pessoa/jelena-novak/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | ||||
Sérvio (Idioma materno) | |||||
Croata (Idioma materno) | |||||
Bósnio (Idioma materno) | |||||
Latim | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Cultural Analysis, Musicology (Doctor of Philosophy)
Universiteit van Amsterdam, Países Baixos
"Singing Corporeality: Reinventing the Vocalic Body in Postopera" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
2004
Concluído
|
Art Theory and Theory of Media (Master)
Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia
"Opera in the Age of Media" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
9.6/10 |
2001
Concluído
|
Musicology, History of Music (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia
"Wild Analysis: Formalist, Structuralist and Poststructuralist Interpretation of Music" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
8.68/10, graduate exam 10/10 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2019/02/01 - 2022/09/01 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2013/03/01 - 2019/01/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2017/01 - 2017/06 | Investigador visitante (Investigação) | Nationale Opera and Ballet, Países Baixos |
Nationale Opera and Ballet, Países Baixos | ||
2006/09/01 - 2012/12/31 | Investigador (Investigação) | Universiteit van Amsterdam, Países Baixos |
Universiteit van Amsterdam Amsterdam School for Cultural Analysis, Países Baixos | ||
2010 - 2012 | Investigador visitante (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2014 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2001 - 2002 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/01/01 - 2009/07/17 | Editor for classical and Contemporary Music | Radio Beograd, Radio Television of Serbia, Sérvia |
Radio Belgrade 3, Sérvia |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013 - 2019 | OPERA BEYOND DRAMA
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBPD2%F902442%F2012/PT
SFRH / BPD / 90244 / 2012
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2012 | Singing Coreporeality: Reinveinting the Vocalic Body in Post-Opera
Huygens 2007
Bolseiro de Doutoramento
Amsterdam School for Cultural analysis (ASCA), University of Amsterdam, Países Baixos
|
Nederlands organisatie voor internationale samenwerking in het hoger onderwijs
Concluído
|
2002 - 2004 | Opera in the Age of Media
NF 2002
Huygens 2003
Bolseiro de Mestrado
Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia
Norges musikkhøgskole, Noruega Koninklijk Conservatorium, Países Baixos |
Norges forskningsråd Nederlands organisatie voor internationale samenwerking in het hoger onderwijs Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | HOMO CANTANS: Opera in the Expanded Field
CEECIND/03904/2021
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Em curso
|
2022 - Atual | Applied Musicology and Ethnomusicology
APPMES RS-7750287
Bolseiro de Investigação
Muzikoloski institut Srpske akademije nauka i umetnosti, Sérvia
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/03 - 2019/06 | Exhibition "Post-Opera"
2019
Outra
TENT, Países Baixos
Operadagen Rotterdam festival, Países Baixos Mondriaan Fonds, Países Baixos |
Concluído
|
2010 - 2011 | Women and Music in Serbia
Uneco Venice 2010
Investigador
|
UNESCO Venice office
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Manual |
|
Recurso online |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Guião |
|
Interpretação artística |
|
Obra teatral |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01/27 | Opera in the Expanded Field: Beyond Human, beyond Operatic | New Opera and Music Theatre and Other Problems
Waseda University (Tokyo, Japão)
|
2023/11/03 | Ontology of Posthuman Voice and Reinvention of Singing | Encontro Vozes da Voz nas Artes Vivas
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2023/09/10 | Opera beyond West: The Case of Bintou Wéré, a Sahel Opera | African Operatic Voice": Opera and Music Theatre in Africa and the African Diaspora
University of Bern (Bern, Suiça)
|
2023/04/11 | Landscape Dramaturgy and Postopera: Singing after perspective | International conference Spaces of Musical Production / Production of Musical Spaces
Università degli Studi di Milano and Triennale Milano (Milan, Itália)
|
2023 | What's Not There? Heiner Goebbels’ Aesthetics of Absence and Division Between Visual and Acoustic Stage in Recent Opera and Musical Theatre | The Aesthetics of Absence in Music of the 21st Century
University of Oslo (Oslo, Noruega)
|
2022/10/14 | Opera in the Expanded Field | workshop Opera Past Present Perfect
Nieuw Geneco (Amsterdam, Países Baixos)
|
2022/06/25 | From Sahel Opera to An Opera of the World: Notes on Opera beyond West | Transnational opera conference TOSCA
University of Bayreuth (Bayreuth)
|
2022/04/07 | SINGING UPLOADED: Vocaloids, Mixed Realities and Singing Machines | Digital Performing Arts: Participatory Practices in Digital Age
University of Arts, Belgrade, Serbia and Birmingham City University, Birmingham, UK (Belgrade, Sérvia)
|
2022 | Glocal Networks and Transmedia Flow of Opera and Multimedia Performances in the 21st Century, roundtable discussion moderated by Jingyi Zhang | 21st Quinquennial IMS Congress (IMS2022)
School of Philosophy of the National and Kapodistrian University of Athens (Athens, Grécia)
|
2021/06/30 | Song, Car and Screen: Notes on Musical Theatre and Automobility | Song, Stage and Screen XV
Salzburg University (PLUS) and Anton Bruckner Private University (Linz) (Salzburg and Linz, Áustria)
|
2021/05/27 | L is for Liquid, Loop, Laurie: Absent Voices of ‘Spending the War without You’ | Watershed Festival Symposium
Watershed Festival (Ontario, Canadá)
|
2020/05 | ”The Cultural History of Contemporary Opera: Serbia as Case Study” | International conference Music and Art in the Shaping of European Cultural Identity, granted by Erasmus + program
University of Arts, Faculty of Music (Belgrade, Sérvia)
|
2020 | Opera beyond Human: Vocaloids, Mixed Realities and Singing Machines | Opera in Flux: Identity, Staging, Narrative
School of Theatre and Music, University of Illinois Chicago (online, Estados Unidos)
|
2020 | LISTEN, WATCH AND INTERACT: Music as App in the Age of Posthuman | Like, share and Subscribe: Youtube, Music and Share Culture before and after the New Decade
CESEM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa (online, Portugal)
|
2019/12/05 | “Einstein on the Beach: Opera beyond Drama” | guest lecture
University of Tel Aviv (Tel Aviv, Israel)
|
2019/11 | “After Opera: Einstein on the Beach” | invited lecture, MA is scenic arts courses
Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2019/08/22 | “Coloratura through Minimalist Grid: Institutional Theory of Art and Un’Opera Italiana by Tom Johnson” | Minimalism Extended: The Seventh International Conference on Minimalist Music
Cardiff University (Cardiff, Reino Unido)
|
2019/07 | “Opera beyond the City: Vocaloids, Mixed Realities and Singing Machines” | International conference “Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination”
National Theater of São Carlos; CESEM; Cinemateca (Lisbon, Portugal)
|
2019/06 | “Dog, Voice, Opera” | 8. Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
CESEM (Lisbon, Portugal)
|
2019/05/18 | "Installing the Operatic" | Installing the Voice, International symposium
TENT Rotterdam, Operadagen festival, CESEM (Rotterdam, Países Baixos)
|
2019/04 | “Post-Opera and Voice” | Guest lecture (with Kris Dittel)
Piet Zwart Institute (Rotterdam, Países Baixos)
|
2019/03/01 | “Odbranimo humanistiku” (Let’s Defend Humanities) | Operofilia book launch
National Library (Belgrade, Sérvia)
|
2019 | Invited pre-concert talk with Lucinda Childs related to the performance of “Einstein on the Beach” by Philip Glass and Robert Wilson at Operadagen Rotterdam | Operadagen Rotterdam
Tobias Kokkelmans (Rotterdam, Países Baixos)
|
2018/12/31 | “Constructing Canine Vocality” | Human Voice, Animal Voice, International conference
University of Tel Aviv (Tel Aviv, Israel)
|
2018/12/03 | “Loaded Singing: Opera, Realism and Politics / Perspectives from Latin America” | Instrumental Theatre. Music and the Stage in Latin America (1954-2006), International Conference
Casa del Bicentenario, Centro de Arte Sonoro (CASo) (Buenos Aires, Argentina)
|
2018/05 | "Cinematography with a Scent of Opera: Films and their Singing Derivatives" | Opera through the eyes of Film, international conference
University of Chicago (Chicago, Estados Unidos)
|
2018/04 | "Opera beyond Itself: Installing the Operatic" | International conference Experiments in Opera Today
Heyman Center, Columbia University (New York, Estados Unidos)
|
2017/05/19 | “Installing the Operatic” | International conference “The Operatic”
Center for research of Music Theatre (CROMT), University of Sussex (Brighton, Reino Unido)
|
2017 | “Instaliranje operskog” | Musicological Forum
Serbian Academy of Arts and Sciences (Belgrade, Sérvia)
|
2017 | “Beyond Einstein on the Beach” | MA is scenic arts courses
Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2016 | “Shaggy–Dog Minimalism in Operas by Tom Johnson” | International conference "Minimalism: Location Aspect Moment"
Winchester Guildhall and Winchester School of Art (Winchester, Reino Unido)
|
2015/09 | “Opera on the Horizon of Postminimalism” | Minimalism Unbounded, The Fifth International Conference on Music and Minimalism
University of Turku; Sibelius Academy, University of the Arts, Helsinki, Finland (Turku, Helsinki, Finlândia)
|
2015/05 | “Singing, Ventriloquism and the Body: Performing the Voice in Postopera” | 23rd ICTM Colloquium Between Speech and Song: Liminal Utterances
Paris West University Nanterre La Défense (Paris, França)
|
2015/02/14 | “Documentary Singing: Performing the Voice in Music by Steve Reich” | Steve Reich Study Day
Kings Place, Society for Minimalist Music (Lonson, Reino Unido)
|
2015 | “Singing Gender as a Performance” | Musical Trouble: After Butler, colloquium
NEGEM, CESEM (Lisbon, Portugal)
|
2015 | Public talk about Koyaanisqatsi (1982) dir. Godfrey Reggio (music by Philip Glass), Bodysong (2003) dir. Simon Pummell (music by Jonny Greenwood), Decasia (2002) dir. Bill Morrison (music by Michael Gordon) | “Atrás do Som e da Imagem”
O’culto da Ajuda (Lisbon, Portugal)
|
2014/12/11 | “Minimalism and Postminimalism” | Radio as a Pillar of Development of Serbian and Yugoslavian Art and Culture
Musicology Institute SANU (Belgrade, Sérvia)
|
2014/04/23 | “In Transit: from Operndorf to Youtube Symphony” | Musical Practices – Continuities and Transitions, XII. International Conference of the Department of Musicology
Department of Musicology, Faculty of Music, Belgrade University of Arts (Belgrade, Sérvia)
|
2014 | “Postopera: Reinventing the Vocalic Body” | Musicological Forum
Serbian Academy of Arts and Sciences (Belgrade, Sérvia)
|
2013/01/04 | “Will it Get Some Wind for the Sailboat? The Life and Times of Postopera” | International Symposium “Einstein on the Beach: Opera after Drama”
University of Amsterdam (Amsterdam)
|
2013 | “From Einstein to Disney: Political Economy of Opera beyond Drama” | Fourth International conference for Music and Minimalism
UCLA and the California State University, Long Beach (Los Angeles, Estados Unidos)
|
2013 | “Classical music and Ventriloquist Dance: Le Sacre du Printemps Reinvested” | Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera (1913-2013)
CESEM, Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012/11/09 | “Operatizing the Film” | International conference Opera and Cinema: The Politics of an Encounter
CESEM, Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012 | “Politics of Turbo-folk” | Seminário «Estética e Política entre as Artes»
Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012 | “Postopera and Moving Image: Singing Body beyond the Screen” | Conference: Das Wohnzimmer als Loge. Von der Fernsehoper zum medialen Musiktheater
Universitat Siegen (Siegen, Alemanha)
|
2012 | “Reinventing the Vocalic Body in Postopera” | Seminar “MÚSICA, TEORIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO”
CESEM, Universidade NOVA de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012 | “Body and Voice, Divided: Singing Corporeality in the Age of Media” | International conference Astonished and Terrified: Opera and the Transformation of the World by Technology
Centre for Research in Opera and Music Theatre, University of Sussex (Brighton, Reino Unido)
|
2011/10 | “La Commedia, Vocal Travesty and Reinvention of Body-Voice – Gender Construct” | The Third International Conference on Minimalist Music
Katholieke Universiteit Leuven (Leuven, Bélgica)
|
2011 | "Writing to Vermeer: Singing Letters and Opera after Drama" | International Symposium: Time, Realism and Convention in Recent Opera
University of Sussex (Brighton, Reino Unido)
|
2011 | "From Minimal Music to Postopera: Repetition, Representation and (Post)Modernity" | Second Colloquium of Society for Minimalism in Music
University of Wolverhampton (Birmingham, Reino Unido)
|
2010/03 | “Prosthesis, Ventriloquism, Travesty: Reinventing Singing in the Age of Media” | International Workshop Opera in Medial Transformation
European Institute (Florence, Itália)
|
2008 | “Il Ruolo della musica contemporanea nella cultura europea” | lecture/roundtable discussion
RisonanzExpo (Pescara, Itália)
|
2005 | “Representation of Body in Music Theatre” | lecture
Department of Musicology, Faculty of Music, University of Arts (Belgrade, Sérvia)
|
2005 | “Opera in the Age of Media” | guest lecture
Faculty of Arts (Ljubljana, Eslovénia)
|
2004 | Opera as Mass-Media Art | Lecture series at MIC
Music Information Center (Belgrade, Sérvia)
|
2002/04 | “Music and Postmodernity in Yugoslavia” | guest lecture
Norvegian Academy of Music (Oslo, Noruega)
|
2002 | Opera in the Age of Media | Lecture series at MIC
Music Information Center, Belgrade (Belgrade, Sérvia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Voz, luto e resistência: a expressão vocal no trabalho do luto, a vocalização do luto no trabalho da criação
Orientador
|
master (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2024/01/05 | O Som do Corpo
Coorientador
|
Master in Performing Arts (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023/10/06 | Effets Mer
Orientador de Rita da Cunha Monteiro Rebelo de Andrade
|
Master in Performing Arts (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/09 - 2021/01 | Opera "O Corvo Branco" by Philip Glass and Robert Wilson. Postdramatic perspectives.
Orientador
|
post-doc (Outra)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
|
2018 - 2020 | “Descrever (Com Chantal Akerman). Tanto tempo tinha passado. Eu estou aqui.”
Coorientador
|
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/24 - 2019/06/25 | Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination, International Conference, co-host with Joao Pedro Cachopo
(2019/06/24 - 2019/06/25)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Teatro Nacional de São Carlos, Portugal Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal |
2019/05/18 - 2019/05/18 | International symposium "Installing the Voice" (2019)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2013/01/05 - 2013/01/06 | Einstein on the Beach: Opera after Drama, co-organizer with Sander van Maas (2013)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universiteit van Amsterdam, Países Baixos |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/12 | Extended Characters: Opera's Fascination with Reconfiguring the Character-Performer Relationship in the Twenty-First Century
Arguente
|
Eva van Daele (Doutoramento)
Universiteit Gent Faculteit Letteren en Wijsbegeerte, Bélgica
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - Atual | International conference “Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination” | CESEM, Universidade NOVA de Lisboa, Teatro Nacional Sao Carlos |
2011 - Atual | Third International Conference on Music and Minimalism | Katholieke Univ. Leuven, Belgium |
2024/05/29 - 2024/05/31 | Minimalism Intersections, The Ninth International Conference on Music and Minimalism | Serbian Academy of Sciences and Arts |
2023/07/06 - 2023/07/08 | 5th Transnational Opera Studies Conference (Tosca) | FCSH, Universidade NOVA de Lisboa |
2023/02/23 - 2023/02/25 | Music and Transcendence in a Posthuman Age | Pierre-Péladeau Centre (UQAM) |
2020/09/24 - 2020/09/26 | Shaping the Present by the Future: (Ethno)musicology in/and Contemporaneity, International conference | Serbian Academy of Arts and Sciences |
2019/05/18 - 2019/05/18 | Installing the Voice, International symposium | TENT Rotterdam, Operadagen festival, CESEM |
2016 - 2016 | ‘LOG IN, LIVE ON’ música e cibercultura na era da Internet of Things | Organization: SociMus (CysMus)/CESEM, Universidade Nova de Lisboa |
2013/01/05 - 2013/01/06 | Einstein on the Beach: Opera after Drama, International symposium | University of Amsterdam |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Sound, Stage, Screen | University of Milan |
2022 - Atual | Revista Portuguesa da Musicologia | SPIM, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, INET-md, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, e CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical |
2019 - Atual | Journal of Contemporary Music, Art and Technology | INSAM (Institute for Contemporary Artistic Music) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | peer reviewer | Journal of the American Musicological Society, Estados Unidos |
2019 - Atual | Editorial board, INSAM Journal of Contemporary Music, Art and Technology | |
2018 - Atual | peer reviewer | Journal "Nuove Musiche", Itália |
2018 - Atual | peer reviewer | Journal of Musicological Research, Estados Unidos |
2017 - Atual | peer reviewer | Journal Muzikologija, Sérvia |
2003 - Atual | Editorial board, Muzicki Talas magazine | |
2005 - 2015 | Corresponding editor, Nutida Musik | |
2002 - 2009 | peer reviewer | TkH journal, Sérvia |
2001 - 2006 | Editorial board Treci program journal | Radio Belgrade 3, Sérvia |
2001 - 2006 | Editorial board, TkH Journal | |
2001 - 2005 | Editorial board for music program | Radio Belgrade 3, Sérvia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | 'Music Theatre Spectacle' is a course that makes part of Master in Performing Arts at FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. It gives insight into the mapping and history of contemporary opera and discusses the question of why and how is still possible to sing today. | Master (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2015/01 - 2015/04 | Module “Opera, New Media and Singing Body” | MA in Scenic Arts | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2014/01 - 2014/04 | Module “Opera, New Media and Singing Body” | (MA in Scenic Arts) | |
2009 - 2009 | Module: “Music as Text: from Formalist to Semiotic Analysis” | MA in Art Theory and Theory of Media, Interdisciplinary Postgraduate Studies | Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia |
2001 - 2002 | Course: Art Theory, MA in Art Theory and Theory of Media | MA in Art Theory and Theory of Media | Univerzitet umetnosti Beogradu, Sérvia |
2001 - 2002 | Performance Theory | performance theory (Outros) | CENPI, Center for New Theatre and Dance, Sérvia |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/03/09 - 2020/03/09 | Music Matters, BBC Radio 3 | Game Changers, interview about the book Einstein on the Beach: Opera beyond Drama |
2015/02/19 - 2015/02/19 | Radio Belgrade 2 and Radio Belgrade 3 | Text for the Intermission of direct broadcast of Mozart’s opera “Don Giovanni” from Matropoliten Opera in New York |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | American Musicological Society | |
2012 - Atual | SPIM – Portuguese Society of Music Research | |
2009 - Atual | Union of Serbian Composers and Musical Writers | |
2007 - Atual | Society for Minimalist Music | |
2000 - Atual | Slovenian Musicology Society, Ljubljana, Slovenia | |
2018 - 2019 | Special Interest Group for Voice Studies, The Society for Ethnomusicology | Co-chair |
2004 - 2011 | CHINCH, Initiative for Research and Production of Contemporary Music, “Live” and Visual Arts | director |
2001 - 2010 | TKH (Walking Theory), Center for Theory and Practice of Performing Arts (Belgrade) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Steering Committee, Society for minimalist Music
Membro
|
Society for Minimalist Music, Reino Unido |
2011 - 2015 | Steering Committee, Society for minimalist Music
Membro
|
Society for Minimalist Music, Reino Unido |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2019/04 - 2019/04 | Installing the Voice | Piet Zwart Institute, Rotterdam, master students |
Distinções
Prémio
2022 | City of Belgrade Award for Music Theatre
Grad Beograd, Sérvia
|
2020 | Pavle Stefanovic Award
Composers' Association of Serbia, Sérvia
|
2013 | Thurnau Award |
2010 | Bozidar Valtrovic theatre award
Little Theatre Dusko Radovic, Sérvia
|
Outra distinção
2013 | FCT Postdoc research grant
Foundation for Science and Technology (FCT), Portugal
|
2007 | Hyugens grant
Nederlands organisatie voor internationale samenwerking in het hoger onderwijs, Países Baixos
|
2003 | Huygens grant
Nederlands organisatie voor internationale samenwerking in het hoger onderwijs, Países Baixos
|
2003 | British Council travel grant |
2002 | Research Council of Norway Grant
Norges forskningsråd, Noruega
|
2000 | Pro Helvetia travel grant |