???global.info.a_carregar???
Mafalda Sofia Santos Gomes (Matosinhos, 24 de agosto de 1992) licenciou-se, entre 2010 e 2013, em Línguas, Literaturas e Culturas (plano português e alemão) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Na mesma faculdade, em cooperação com a Universidade de Bremen e com a Universidade de Palermo, frequentou o mestrado em Estudos Alemães (integrado no projeto Erasmus Mundus GLITEMA – German Literature in the European Middle Ages) e defendeu, em 2015, a tese de mestrado Mitificação da Fertilidade: erotismo, natureza e metafísica em Marienleich de Heinrich von Meißen (Frauenlob). Em junho de 2021, prestou provas de doutoramento à Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos com a dissertação Maternidade e conflito nos textos narrativos do médio-alto-alemão dos séculos XII e XIII. Beneficiou, entre 2016 e 2020, de uma bolsa de doutoramento concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É investigadora integrada do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço & Memória». Entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, prestou funções como Professora Auxiliar Convidada na Universidade da Madeira. É Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde fevereiro de 2022. Participa assiduamente em congressos e colóquios nacionais e internacionais. É autora de vários artigos na área científica da Germanística Medieval, bem como do livro de poesia Espigueiro (Coimbra: do lado esquerdo, 2019). Foi vencedora do concurso ‘Novos Talentos FNAC 2019’ com o conto “Milho Rei” na antologia Novos Talentos Fnac 2019 (Santa Maria da Feira: Fnac, 2019, 15-21).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mafalda Sofia Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, Mafalda Sofia

Identificadores de autor

Ciência ID
5316-6324-39AF
ORCID iD
0000-0002-1246-9223

Endereços de correio eletrónico

  • mssgomes@letras.up.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Germanísticos. Via Panorâmica, s/n , 4150-564, Massarelos, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Teoria Literária

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2021/06/07
Concluído
Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Maternidade e conflito nos textos narrativos do médio-alto-alemão dos séculos XII e XIII" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018
Concluído
Teoria da Literatura: modos e modelos (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016
Concluído
Intensivprogramm_Wahrnehmung des Fremden - Konstruktion des Anderen. Chanson de Roland, Rolandslied und Willehalm (Textual and Literary Cultures in Medieval Europe Intensivprogramm) (Outros)
Università degli Studi di Palermo, Itália

Johannes Gutenberg-Universität Mainz, Alemanha
2013 - 2015
Concluído
Mestrado em Estudos Alemães (Mestrado)
Especialização em Variante de Literatura Alemã da Idade Média no Contexto Europeu (Glitema)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Mitificação da Fertilidade: erotismo, natureza e metafísica em Marienleich de Heinrich von Meißen (Frauenlob)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Intensivprogramm_Literatur und Geschichte (Glitema Intensivprogramm (Outros)
Università degli Studi di Palermo, Itália
2010 - 2013
Concluído
Línguas, Literaturas e Culturas - Perfil Bidisciplinar Português e Alemão (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013
Concluído
Intensivprogramm_"Emotionen in der Kultur und Literatur des Mittelalters und der Fühen Neuzeit" (Glitema Intensivprogramm) (Outros)
Filozoeska Fakulteta, Univerza v Ljubljani , Eslovénia
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/10 - 2022/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/02 - 2028/01 Transnational German Studies Eramus Mundus Joint Master
101050810
Investigador
Universidade do Porto, Portugal

Università degli Studi di Palermo, Itália

Université du Luxembourg, Luxemburgo

Johannes Gutenberg Universität Mainz, Alemanha
Em curso
2016 - 2020 Construções de maternidade na literatura em médio-alto-alemão dos séculos XII e XIIII
SFRH/BD/117850/2016
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gomes, Mafalda Sofia. "Waz touc mir doch min Altez leben?: Irmenschart como mater mediatrix em Willehalm de Wolfram von Eschenbach". CEM 15 (2023): 23-32.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Gomes, Mafalda Sofia. "Mães e filhas: reflexões sobre caminho e desvio em Eneasroman de Heinrich von Veldeke". Mundo Histórico. Revista de investigación 1 (2019): 279-305.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Gomes, Mafalda Sofia. "Itinerário do erro em Tristan de Gottfried von Straßburg". 9 (2018): 227-242.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Gomes, Mafalda Sofia. "A epistolografia como paralelo e contraste: mãe e filha em Eneasroman de Heinrich von Veldeke". CEM. Cultura, Espaço & Memória. Revista do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço & Memória» 8 (2017): 61-79.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Gomes, Mafalda Sofia. "Das Nibelungenlied: Fantasia do Masculino, ou apontamentos sobre Kriemhild". (2015): 201-207.
    Publicado
  6. Gomes, Mafalda Sofia. "Transitórias Estátuas: tempo e movimento em Vinicius de Moraes". 32 6 (2015): 75-83.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gomes, Mafalda Sofia. "Memory and mimesis of identity in Wolfram's Parzival". Peter Lang, 2024.
    No prelo
  2. Gomes, Mafalda Sofia. "Mit ir herzen jâmers touwe: Herzeloyde como mater dolorosa em Parzival de Wolfram von Eschenbach". In Poética das lágrimas: olhares cruzados sobre textos e contextos femininos, 69-80. Portugal: CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, 2023.
    Publicado
  3. Gomes, Mafalda Sofia. "A privação da(s) memória(s) em Parzival de Wolfram von Eschenbach". 147-158. Portugal: Universidade do Porto, 2017.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Gomes, Mafalda Sofia; Topa, Francisco; Greenfield, John. "Apresentação (Di)stabat mater: representações da maternidade". CEM 15 (2023): https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/issue/view/850.
    Publicado • Co-editor
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Mafalda Sofia. "Mitificação da Fertilidade: erotismo, natureza e metafísica em Marienleich de Heinrich von MeiBen (Frauenlob)". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2015.

Artística / Interpretação

Conto de ficção
  1. Gomes, Mafalda Sofia. 2019. "Milho Rei". In Novos Talentos Fnac 2019. Fnac.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05 «ich weiz wol daz dû minnen mûst» (ER 9971): o amor como transmissão de um legado materno na literatura alemã medieval As letras e a voz: mulher, instrução e literatura (sécs. XII-XVII)
(Portugal)
2022/10 Considerações sobre a ascendência africana do Preste João no Parzival de Wolfram von Eschenbach Os textos têm cor? Perspectivas e representações do racismo
CITCEM (Porto, Portugal)
2022/10 liebez kint, daz tuo: a figura da 'mãe-destinadora' nos textos narrativos do médio-alto-alemão dos séculos XII e XIII (Eneasroman de Heinrich von Veldeke, Das Nibelungenlied e Tristan de Gottfried von Straßburg) IX Simpósio Nacional e VIII Internacional de Estudos Celtas e Germânicos
Brathair (Universidade Estadual do Maranhão) (São Luís do Maranhão, Brasil)
2021/07 Maternidade e conflito nos textos narrativos do médio-alto-alemão dos séculos XII e XIII IV Congresso Internacional “O Caminho do Medievalista: Renovatio Ordinis, 7-9 de julho de 2021
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2021/07 ich heize dich ze dôde slân: mães tiranas nos textos narrativos do médio- alto-alemão MaterClass: Personagens maternas da literatura, 14 de julho 2021
CITCEM (Porto, Portugal)
2019 Resemblance and Difference: The Letter-Motif in Heinrich von Veldeke's Eneasroman International Medieval Congress: Materiality
University of Leeds (Reino Unido)
2018 Esquemas narrativos em trânsito: a corte à noiva e o convite traiçoeiro em Das Nibelungenlied e na cultura popular audiovisual do século XXI VIII Simpósio Nacional e VII Internacional de Estudos Celtas e Germânicos / II Jornada do LIPEEM - Passado, Presente, Futuro: Representações e Cultura Visual
Universidade Federal de Pelotas (Brasil)
2018 Figurações e paradigmas de maternidade: representações maternais em Parzival de Wolfram von Eschenbach e em Eneasroman de Heinrich von Veldeke International Congress for Young Researchers in Middle Ages
Universidade de Évora (Portugal)
2018 Lágrimas maternais: figurações e paradigmas de maternidade em Eneasroman de Heinrich von Veldeke e Parzival de Wolfram von Eschenbach Poética das Lágrimas. Textos e Contextos femininos (Teoria e Prática)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2018 Memory and Identity in Wolfram's Parzival International Medieval Congress - Memory
University of Leeds (Reino Unido)
2018 Mães e Filhas: reflexões sobre caminho e desvio em Eneasroman de Heinrich von Veldeke O camiño do medievalista. Imaxes, Textos e Contextos
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)
2018 Mutterfiguren der deutschen Literatur des Mittelalters Encontro de Jovens Investigadores de Estudos Alemães/ Nachwuchstreffen
Universidade do Minho (Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos) (Portugal)
2018 O corpo mariano em Marienleich de Heinrich von Meißen Colóquio JRAAS Dissecting the Human Body: Rethinking its Materiality, Sensibility and (Ab)Normality
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2018 Mothers and Daughters as the Other in Middle High German Literature VII Graduate Conference in Culture Studies - Alterity and the Research Imagination Conference
Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (Portugal)
2017 O erro como mecanismo estruturante em Tristan de Gottfried von Straßburg VI Encontro anual do CITCEM: Erros meus, Fortuna Nossa: Da Falha como Acerto
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2017 A 'peculiar sensibility of temperament': Caspar Walter Rauh's Edgar Allan Poe illustrations Colóquio Internacional Caspar Waltar Rauh e o Realismo Fantástico
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2017 Mutterfiguren der deutschen Literatur des Mittelalters: eine historisch-narratologische Herangehensweise Südeuropa-Germanistik Sommerakademie 2017 - Im Wandel. Ansätze und Methoden der aktuellen Germanistikforschung in Südeuropa und im Mittelmeerraum
Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (Portugal)
2017 Melusine: mulher, mãe e monstro Colóquio JRAAS Of Monsters and Men (and Women)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2017 Mothers as Others in Middle High German Literature International Medieval Congress - Alterity
University of Leeds (Reino Unido)
2016 A epistolografia como paralelo e contraste: mãe e filha em Eneasroman de Heinrich von Veldeke V Encontro anual do CITCEM: As linhas e as letras
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2016 A privação das memórias: considerações sobre Parzival em Parzival de Wolfram Von Eschenbach Colóquio Narrativa, Média e Cognição
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2014 Das Nibelungenlied: Fantasia do masculino, ou apontamentos sobre Kriemhild V Jornadas do SMELPS: Por trás das «estórias» medievais
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2013 Transitórias estátuas: tempo e movimento em Vinicius de Moraes Meu tempo é quando: nos 100 anos de Vinicius de Moraes
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05 - 2023/05 Exibição das duas partes do clássico do cinema expressionista Die Nibelungen (Os Nibelungos), realizado em 1924 por Fritz Lang. A primeira parte (Siegfried) foi apresentada por mim e a segunda (Vingança de Kriemhild) por J. Carlos Teixeira (CITCEM; UPT). (2023/05)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2022/10 - 2022/10 Os textos têm cor? Perspetivas e Representações do Racismo (2022/10)
Congresso (Coorganizador)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2021/05/07 - 2021/05/28 Organizadora do ciclo de quatro seminários MaterClass: Personagens Maternas da Literatura - Seminário I (7 de maio de 2021) - Seminário II (14 e maio de 2021) - Seminário III (21 e maio de 2021) - Seminário IV (28 e maio de 2021) (2021/05)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2019 - 2019 Membro da comissão organizadora do Colóquio Internacional 'Matura Idade: considerações sobre a velhice' (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2017 - 2017 Membro da comissão organizadora do VI Encontro Internacional CITCEM: Erros meus, Fortuna nossa: da Falha como Acerto (2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2017 - 2017 Apoio à organização da exposição Caspar Walter Rauh e o Realismo Fantástico, Palacete dos Viscondes de Balsemão (2017 - 2017)
Exposição (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 Apoio à organização do Colóquio Internacional Caspar Walter Rauh e o Realismo Fantástico (2017 - 2017)
Congresso (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 Apoio à organização do Colóquio da Associação Internacional de Germanística (Internationale Vereinigung für Germanistik) (2017 - 2017)
Encontro (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/05 Die Darstellung von triuwe in der deutschen Literatur des Hochmittelalters
Arguente principal
Gadalseed Mohammed (Doutoramento)
Università degli Studi di Palermo, Itália
2022/09 Betrug und Täuschung in der Literatur des späten 15. und des frühen 16. Jahrhunderts
Arguente principal
Alina Korotkova (Doutoramento)
Università degli Studi di Palermo, Itália

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual Investigadora Integrada do CITCEM_Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/09 - 2023/09 Comemoração dos 50 anos da Germanística na Universidade do Porto
Membro
Departamento de Estudos Germanísticos (FLUP), Portugal
2022/09 - 2022/09 X Diálogo Luso-Alemão | 10. Deutsch-Portugiesisches Arbeitsgespräch
Membro
Departamento de Estudos Germanísticos (FLUP), Portugal
2022/06 - 2022/06 Höflichkeit als transkulturelles Konzept vormoderner Literatur
Membro
Departamento de Estudos Germanísticos (FLUP), Portugal
Distinções

Prémio

2019 Vencedora do concurso Novos Talentos FNAC 2019