???global.info.a_carregar???
Mónica Costa é doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde exerce o cargo de vice-diretora do 2º Ciclo em Psicologia. É ainda, docente no Instituto Piaget de Viseu. É membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. É especialista em Psicologia clínica e da saúde pela Ordem dos Psicólogos desde 2020. Os seus interesses de investigação incluem os tópicos das dinâmicas relacionais, de vinculação e processos cognitivo-emocionais em diferentes contextos e etapas do desenvolvimento (e.g., família, acolhimento residencial, transição para a vida adulta). Mónica Costa has a PhD in Psychology from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto. She is an Assistant Professor at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, where she holds the position of deputy director of the 2nd Cycle in Psychology. He is also a professor at the Piaget Institute in Viseu. He is an integrated member of the Psychology Center of the University of Porto. He is a specialist in Clinical and Health Psychology by the Order of Psychologists since 2020. Her research interests include the topics of relational dynamics, attachment and cognitive-emotional processes in different contexts and stages of development (e.g., family, residential care, transition into adulthood).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mónica Costa

Nomes de citação

  • Costa, Mónica

Identificadores de autor

Ciência ID
5610-FFDB-DE7B

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Formação
Grau Classificação
2014 - 2020/10/22
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Qualidade da relação com o cuidador, dimensões contextuais, regulação emocional e bem-estar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovação por unanimidade
2019 - 2019
Concluído
Especialista em Psicologia clínica e da saúde (Título de especialista)
Especialização em Psicologia clínica e da saúde
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2009 - 2011
Concluído
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Qualidade da relação aos pares em adolescentes: Auto-estima e coping em institucionalização e famílias tradicionais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2006 - 2009
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/05 - 2021/10 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
(...)
2015/03 - 2019/02 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/07/09 - 2017/07/23 Investigador visitante (Investigação) Università Cattolica del Sacro Cuore, Itália
2012 - 2013 Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/06 - 2012/09 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
2021/10/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - 2024 Direção do 2º Ciclo em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento (Não integrado) - UTAD. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - 2024 Direção do 2º Ciclo em Psicologia Clínica (Não integrado) - UTAD; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09 - 2013/07 Estágio em Psicologia Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira/Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/03/01 - 2020/02/28 Qualidade da relação com o cuidador, dimensões contextuais, regulação emocional e bem-estar em adolescentes em acolhimento residencial
SFRH/BD/101391/2014
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/10 - 2019/10 CAREME -Efficacy of an attachment-based intervention in residential care: A randomized controlled trial on the effects on the caregivers’ relational skills and the adolescents’ psychosocial adaptation
C494507475-00093039
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2020/05/01 - Atual CAREME – Eficácia de uma intervenção baseada na vinculação no acolhimento residencial: Um ensaio controlado randomizado sobre os efeitos das competências relacionais dos cuidadores e adaptação psicossocial dos adolescentes
PTDC/PSI-ESP/28653/2017
Investigador
Em curso
2018/10 - 2019/10 CAREME -Efficacy of an attachment-based intervention in residential care: A randomized controlled trial on the effects on the caregivers’ relational skills and the adolescents’ psychosocial adaptation
C494507475-00093039
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2012 - 2013 Dinâmicas relacionais e contextos de vinculação na institucionalização: Papel do cuidador no desenvolvimento resiliente e saúde mental do adolescente
PTDC/MHC-PED/3666/2012
Outra
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2013 Dinâmicas relacionais e contextos de vinculação na institucionalização: Papel do Cuidador no Desenvolvimento Resiliente e Saúde Mental do adolescente.
PTDC/MHC-PED/3666/2012
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/06 - 2012/10 International Parenting Study.
N/A
Investigador
University of New Hampshire - College of Health and Human Services - Department of Nursing, Estados Unidos

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Costa, Mónica. "Morais, F., Mota, C.P., Matos, P.M., Santos, B., Costa, M., & Carvalho, H. (2023). Facets of care in youth: Attachment, relationships with careworkers and the residential care environment. Residential Treatment for Children & Youth. Advance online publication. https://doi.org/10.1080/0886571X.2023.2202888.". (2023):
  2. Costa, Mónica. "Mota, C. P., Ferreira, I.T. & Costa, M. (2022). Vinculação aos pais e as aspirações de vida do adolescente: o efeito mediador da sintomatologia depressiva. Psicologia, 36 (1), 71-81. doi: 10.17575/psicologia.1808 (2021 Q4 SJR: 0.13)". (2022):
  3. Costa, Mónica. "Mota, C.P., Gonçalves, T., Carvalho, H., & Costa, M. (2022). The role of attachment in the life aspirations of adolescents in residential care: The mediating effect of emotion regulation. Child and Adolescent Social Work Journal. https://doi.org/10.1007/s10560-022-00825-9 (2021 Q2- SJR - 0.54; JCR: 1.86)". (2022):
  4. Costa, Mónica. "Morais, F., Santos, B., Mota, C.P., Matos, P.M., Costa, M., Carvalho, H. (2022). Adolescência e saúde mental no acolhimento residencial: Retrato de uma década em Portugal. Psicoperspectivas, 21(1), ONLINE https://dx.doi.org/10.5027/vol.21-issue1-fulltext-2286 (2021 Q2, SJR -0.34).". (2022):
  5. Costa, Mónica. "Carvalho, H., Mota, C.P., Santos, B., Costa, M., & Matos, P.M. (2022). From chaos to normalization and deconfinement: What did the pandemic unveil in youth residential care. Child & Adolescent Social Work Journal, 1–13. https://doi.org/10.1007/s10560-021-00808-2 (2021 Q2 - SJR .0.54; JCR: 1.86)". (2022):
  6. Costa, Mónica. "Carvalho, H., Mota, C.P., Costa, M., Santos, B., Matos, P. M. (2022). Is it possible to strengthen bonds without breaking hearts? The relational paradox within residential care. Residential Treatment for Children & Youth, 1-20. https://doi.org/10.1080/0886571X.2022.2043804 (2021- Q2– SJR 0.346 JCR- 1.2).". (2022):
  7. Costa, Mónica. "Babo, F., Santos, B., Mota, C. P., Matos, P. M., Costa, M., & Carvalho, H. (2022). O acolhimento residencial e a perspetiva da imprensa portuguesa sobre os cuidadores nos últimos 5 anos: Uma análise documental. Análise Social, 57(242), 140-159. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022242.06 (2021- Q3 SJR: 0.18).". (2022):
  8. Costa, Mónica. "Costa, M., Tagliabue, S., Melim, B., Mota, C.P., & Matos, P.M. (2022). Adolescents’ attachment orientations, quality of relationships with residential caregivers, and emotion regulation. Journal of Adolescence, 1-15. https://doi.org/10.1002/jad.12057 (2021- Q1- SJR 1.24 JCR- 3.675).". (2022):
  9. Costa, Mónica. "Costa, M., Matos, P.M., Santos, B., Carvalho, H., Ferreira, T., & Mota, C.P. (2022). We stick together! COVID-19 and psychological adjustment in youth residential care. Child Abuse & Neglect, 130(1), 105370. https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2021.105370 (2021- Q1- SJR 1.69 JCR – 4.863)". (2022):
  10. Costa, Mónica. "Mota, C.P., Gonçalves, T., Carvalho, H., & Costa, M. (2021). Attachment, emotional regulation and perception of the institutional environment in adolescents in residential care context. Child and Adolescent Social Work Journal, 40(1), 71-80. https://doi.org/10.1007/s10560-021-00763-y (2021 Q2 - SJR 0.54; JCR 1.86)". (2021):
  11. Costa, Mónica. "Costa, M., Matos, P. M., & Mota, C.P. (2020). Validation of a Portuguese version of the Aspiration Index for adolescents (AI). The Spanish Journal of Psychology, 23. e32, 1-10. Doi:10.1017/SJP.2020.22 (2021 Q1 SJR 0.39 JCR 1.264)". (2020):
  12. Costa, Mónica. "Costa, M., Melim, B., Tagliabue, S., Mota, C.P., & Matos, P.M. (2020). Predictors of the quality of the relationship with caregivers in residential care. Children and Youth Services Review, 108. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2019.104579 (2021 Q1 SJR: 0.803; JCR 2.63)". (2020):
  13. Costa, Mónica. "Nunes, F., Mota, C. P., Costa, M., Assunção, R. S., & Matos, P. M. (2020). Short Form Version of the Father and Mother Attachment Questionnaire (FMAQ). Journal of Child and Family Studies, 29, 1187–1199. https://doi.org/10.1007/s10826-019-01672-6 http://link.springer.com/article/10.1007/s10826-019-01672-6 (2021 Q2 SJR 0.842; JCR 2.77)". (2020):
  14. Costa, Mónica. "Costa, M., Tagliabue, S., Matos, P.M., & Mota, C.P. (2020). Stability and change in adolescents’ well-being: The role of relationships with caregivers in residential care. Children and Youth Services Review, 119. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105567 (2021 Q1 SJR: 0.80; JCR 2.63)". (2020):
  15. Costa, Mónica. "Costa, M., Mota, C.P., & Matos, P.M. (2019). Predictors of psychosocial adjustment in adolescents in residential care: A systematic review. Child Care in Pratice, 1-30, https://doi.org/10.1080/13575279.2019.1680533 (2021 Q3 SJR 0.346 JCR 1.36)". (2019):
  16. Costa, Mónica. "Mota, C. P., Costa, M., Pinheiro, M., & Nunes, F. (2019). Estilos parentais e comportamentos de bullying em adolescentes e jovens adultos: Efeito moderador da personalidade. Análise Psicológica, 4 (XXXVII), 447-461. doi: 10.14417/ap.1597 (2021 Q4 SJR 0.20).". (2019):
  17. Costa, Mónica. "Mota, C.P., Costa, M., & Matos, P.M. (2018). A escola e a instituição: Relações significativas e o autoconceito de adolescentes em acolhimento residencial. Psicologia, 32(1), 87-100. Issn 2183-2471 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i1.1277 (2021 Q4 SJR 0.13)". (2018):
  18. Costa, Mónica. "Mota, C. P., Costa, M., & Matos, P. M. (2016). Resilience and deviant behavior among institutionalized adolescents: The relationship with significant adults. Child and Adolescent Social Work Journal, 33 (4), 313–325. DOI: 10.1007/s10560-015-0429-x. (2021 Q2 SJR 0.54 JCR 1.86)". (2016):
  19. Costa, Mónica. "Costa, M. & Mota, C.P. (2014). Papel da ligação aos pares e estratégias de coping na auto-estima de adolescentes institucionalizados. Psicologia Educação e Cultura, 18(1), 81-98. http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N1/index.html". (2014):
  20. Costa, Mónica. "Costa, M., Mota, C.P., & Milheiro, C. (2013). Abordagem psicodinâmica em um estudo de caso sobre transtorno de personalidade borderline. Psicologia Teoria e Prática, 15(3),19-33.". (2013):
  21. Costa, Mónica. "Costa, M., Mota, C.P., & Milheiro, C. (2013). Angústia de uma perda – Caso Maria: Uma abordagem terapêutica. Psicologia Clínica, 25 (11), 197- 213. (2021 Q4 SJR 0.16 JCR- 0.20)". (2013):
  22. Costa, Mónica. "Costa, M. & Mota, C.P. (2012). Configuração familiar, género e coping em adolescentes: papel dos pares. Psicologia em Estudo, 17 (4), 567-575. (2021 Q4 SJR 0.19 JCR 0.165)2011". (2012):
Capítulo de livro
  1. Costa, Mónica. "Relva, I. C., Simões, M., Costa, M., Pacheco, A., Galluzzo, M. (in press). Parenting styles and development: New challenges. The Palgrave Handbook of Global Social Problems. Springer". In The Palgrave Handbook of Global Social Problems.. 2023.
    Aceite para publicação
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/03/03 Resiliência em situação de crise no acolhimento residencial – Uma reflexão em tempos de COVID 19 a partir do projeto CareMe.
(Porto, Portugal)
2022/02/04 Estabilidade e mudança no bem-estar dos adolescentes: O papel das relações com os cuidadores no acolhimento residencial.
(Porto, Portugal)
2021/09 We stick together! COVID-19 and psychological adjustment in youth residential care. XVI European Scientific Association on Residential & Family Care for Children and Adolescents Conference (EUSARF)
2021/09 CareME – An attachment-based intervention for caregivers working in residential care settings
2021/09 Adolescence and mental health in residential care: portrait of a decade in Portugal
2020/09 Relationships and psychological adjustment: a gender lens on adolescents in residential care
2020/09 Quality of relationship with caregivers, emotional regulation, and psychological adjustment in adolescents from residential care.
2018/10 Adolescent’s attachment, quality of the relationship with caregivers and emotion regulation: A longitudinal study in residential care
(Porto, Portugal)
2018/09 Predictors of the quality of the relationship with caregivers in residential care
(Ghent, Bélgica)
2018/09 Short form version of the father and mother attachment questionnaire (FMAQ).
(Ghent, Bélgica)
2017/07 How do residential care social climate and relationship with caregiver associate with adolescent’s well-being?.
(Londres)
2016/09 Adolescents’ life aspirations: The role of parental attachment and depression.
(La Barrosa, Espanha)
2016/09 Relações de vinculação, desenvolvimento da auto-estima e necessidades psicológicas básicas – papel da sintomatologia psicopatológica e comportamentos de bullying.
(Porto, Portugal)
2016/03 Estudo da versão portuguesa da Aspiration Index com adolescentes.
(Porto, Portugal)
2016/01 Preditores do bem-estar psicológico em adolescentes em acolhimento residencial: uma revisão sistemática
(Lisboa, Portugal)
2014/09 Suporte social é significativo para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares? O papel mediador da personalidade. IX Iberoamericano de Psicologia – 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Lisboa, Portugal)
2013/12/18 Abordagem psicodinâmica num estudo de caso sobre transtorno de personalidade borderline
(Porto, Portugal)
2013/06/07 Papel das figuras significativas na resiliência e comportamentos desviantes nos jovens institucionalizados
(Lisboa, Portugal)
2013/06 A escola e a instituição: Papel dos amigos no autoconceito de adolescentes institucionalizados
(Gaia)
2012/11/28 “De igual para igual” – papel dos pares na adaptação à instituição
2012/05/11 Efeito da confiança nos pares na predição do coping activo: análise comparativa de jovens institucionalizados e de famílias tradicionais 1º Encontro Nacional sobre crianças e jovens em perigo: contextos, investigação e intervenção.
(Lisboa, Portugal)
2012/04 Auto-estima e coping em adolescentes institucionalizados: papel mediador da ligação aos pares
(Lisboa, Portugal)
2011/11 Institucionalização e risco em adolescentes IV Encontro sobre maus tratos, negligência e risco na infância e na adolescência.
(Maia, Portugal)
2011/11 Qualidade da ligação aos pares e auto-estima em adolescentes institucionalizados. I Congresso Investigadores em Psicologia - Spin-Offs e desafios profissionais em tempos de crise.
(Vila Real, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Ribeiro, B. (em curso). O bullying no contexto escolar: Qualidade da relação com os professores, estilos parentais, memórias de cuidado na infância e regulação emocional em adolescentes. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Inês Relva e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Costa, A. (em curso). Promoção de Competências de Autorregulação em Crianças de Baixo Nível Socioeconómico: O Papel das Figuras Significativas. Dissertação de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Armanda Pereira e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Moreira, A. (em curso). Vinculação das crianças aos animais de companhia: esperança e flutuabilidade acadêmica. Dissertação de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Armanda Pereira e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/09 - Atual Separação-individuação, vinculação aos pares e ansiedade social em jovens adultos: Papel mediador do autocontrolo e da regulação emocional
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/09 - Atual Estilos parentais, vinculação amorosa e ciúme: Personalidade e sexismo em jovens adultos
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023 - 2024/02 Rodrigues, M. (Fevereiro, 2024). Estilos parentais, vinculação amorosa e ciúme: Personalidade e sexismo em jovens adultos. Dissertação de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Catarina Pinheiro Mota e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - 2024 Silva, M. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na Nuclisol Jean Piaget (UDI) – Unidade de Desenvolvimento Integrado.
Orientador
2023 - 2024 Teixeira, F. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na CliDAR – Clínica Terapêutica Dra. Ana Rita Vieira.
Orientador
2023 - 2024 Moreira, A. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Boavista Futebol Clube.
Orientador
2023 - 2024 Costa, A. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na Associação Bagos D’Ouro.
Orientador
2023 - 2024 Jaime, J. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Orientador
2023 - 2024 Silva, M. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na Nuclisol Jean Piaget (UDI) – Unidade de Desenvolvimento Integrado.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - 2024 Teixeira, F. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na CliDAR – Clínica Terapêutica Dra. Ana Rita Vieira.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - 2024 Moreira, A. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Boavista Futebol Clube.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - 2024 Costa, A. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na Associação Bagos D’Ouro.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - 2024 Jaime, J. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - 2023/03 Mateus, D. (Março, 2023). Separação-individuação, vinculação aos pares e ansiedade social em jovens adultos: Papel mediador do autocontrolo e da regulação emocional. Dissertação de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Catarina Pinheiro Mota e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - 2023 Lopes, T. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Hospital de Magalhães Lemos.
Orientador
2022 - 2023 Fernandes, B. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Supervisão de estágio clínico realizado no Agrupamento de Escolas Miguel Torga - Sabrosa.
Orientador
2022 - 2023 Wanderley, F. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Centro de Saúde de Vila Real II – ASES Alto Tâmega – Norte.
Orientador
2022 - 2023 Ribeiro, B. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Supervisão de estágio clínico realizado na Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
Orientador
2022 - 2023 Pacheco, S. (em curso). Vinculação e Adversidades: Participação dos Pais nos Projetos e Individuação dos Jovens em Acolhimento Residencial. Dissertação de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Catarina Pinheiro Mota e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - 2023 Lopes, T. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Hospital de Magalhães Lemos.
Orientador
2022 - 2023 Fernandes, B. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Supervisão de estágio clínico realizado no Agrupamento de Escolas Miguel Torga - Sabrosa.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - 2023 Wanderley, F. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Centro de Saúde de Vila Real II – ASES Alto Tâmega – Norte.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - 2023 Ribeiro, B. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Supervisão de estágio clínico realizado na Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual Curso Psicologia do Envelhecimento no âmbito da UNorte (2022)
Outro (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/04/23 - 2019/04/23 Participação na conferência “Acogimiento familiar: Posibilidades y desafios”. Conferência proferida pelo Professor Jesús Palácios da Universidade de Sevilha
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/06/28 - 2013/06/29 Participação no 1º Congresso Internacional de “Psicologia, Educação e Cultura. Desafios Sociais e Educação: culturas e práticas”.
Congresso
2013/06/07 - 2013/06/07 Participação no II Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Perigo: Contextos Comunitários e Educativos, Investigação e Intervenção. ISCTE- IUL
Encontro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/11/15 - 2012/11/15 Participação no Encontro de Psicologia Clinica do Hospital de Magalhães Lemos “Psicologia e Compromisso Social”.
Encontro
Hospital de Magalhães Lemos EPE, Portugal
2012/11/06 - 2012/11/15 Participação no Seminário “New Approaches on Family Studies: Methodology and Data Analyses”.
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/05/29 - 2012/05/30 Participação nas VII Jornadas de Psicologia “Saber e Intervir”. Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget.
Congresso
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
2012/04/18 - 2012/04/21 Participação no 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses “Afirmar os Psicólogos”.
Congresso
Centro Cultural de Belém, Portugal
2011/11/05 - 2011/11/06 Participação no VII “Colóquio do Porto – Psicanálise e Cultura” sobre o tema Psicanálise e Cidadania (Liberdade interna…Liberdade externa). Presidente da Comissão Organizadora Doutor Jaime Milheiro
Congresso
2010/10/20 - 2010/10/20 Participação na acção de Sensibilização para o Trabalho em Rede – “Sem Violência Familiar”.
Conferência
Hospital de Magalhães Lemos EPE, Portugal
2010/06/17 - 2010/06/18 Participação no VIII Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto.
Congresso
2010/03/18 - 2010/03/18 Participação nas Jornadas “Ameaças de Morte no Contexto Doméstico. Identificar. Tratar. Quem? Como?”.
Conferência
Ameaças de Morte no Contexto Doméstico. Identificar. Tratar. Quem? Como?”.
Hospital de Magalhães Lemos EPE, Portugal
2009/05/22 - 2009/05/22 Participação no colóquio “Complexidade, Valores e Educação do Futuro em torno de Edgar Morin”.
Congresso
Complexidade, Valores e Educação do Futuro em torno de Edgar Morin.
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
2009/03/05 - 2009/03/06 Participação nas jornadas de “Apoio ao luto: Psicologia, Saúde e Educação”. Aquisição de competências para intervir no luto.
Congresso
Apoio ao luto: Psicologia, Saúde e Educação.
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
2009/02/23 - 2009/02/23 Participação nas Jornadas Sofrimento, Educação e Saúde.
Congresso
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Portugal
2008/04/02 - 2008/04/03 Participação nas V Jornadas de “Psicologia: Distintos Contextos e Distintas Abordagens”.
Congresso
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 (Fevereiro 2023). Arguente na prova para a obtenção do grau de Mestre, prestada pela Dra. Mariana Silva Ferreira, com o trabalho intitulado: Separação-Individuação, Personalidade e Adaptação Académica em Jovens Adultos: Solidão e Autocontrolo em Tempos de Covid-19, sob orientação da Prof. Doutora Catarina Pinheiro Mota, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia. Mariana Silva Ferreira (Mestrado)
2023 (Abril 2023). Arguente na prova para a obtenção do grau de Mestre, prestada pela Dra. Catarina Alexandra da Costa Sá, com o trabalho intitulado: Relação entre traços psicopáticos em crianças, estilos parentais, relação filio-parental e comunicação parental na perspetiva dos pais em período de pandemia, sob orientação da Prof. Doutora Inês Relva, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia. Catarina Alexandra da Costa Sá (Mestrado)
2023 (Junho 2023). Arguente na prova para a obtenção do grau de Mestre, prestada pela Dra. Ana Carolina de Queirós Monteiro Teixeira, com o trabalho intitulado: Relação entre psicopatia, relações próximas e regulação emocional, sob orientação da Prof. Doutora Margarida Simões, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia. Ana Carolina de Queirós Monteiro Teixeira (Mestrado)
2021/11/17 Attachment, relationships with caregivers, and satisfaction with caregiving environment in Residential Care.
Arguente principal
Maria Francisca Morais de Campos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021 (Novembro 2021). Arguente na prova para a obtenção do grau de Mestre, prestada pela Dra. Maria Francisca Morais de Campos, com o trabalho intitulado: Attachment, relationships with caregivers, and satisfaction with caregiving environment in Residential Care, sob orientação da Prof. Doutora Helena Carvalho, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia. Maria Francisca Morais de Campos (Mestrado)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Psicologia da Aprendizagem Psicologia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Dificuldades de Aprendizagem II Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Psicologia Social Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Seminário de Investigação Aplicado à Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Psicologia Social Psicologia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Psicologia Social Serviço Social (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Dificuldades de Aprendizagem I Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Estatística Aplicada à Psicologia II Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2023 - Atual Métodos e Técnicas de Investigação Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2023 - Atual Análise de Dados Qualitativos Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2023 - Atual Psicologia do Desenvolvimento, Epigénese e Ciclos de Vida I Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022/04 - Atual Psicologia do Envelhecimento - Curso no âmbito da UNorte Psicologia do envelhecimento
2022 - Atual Metodologia da Investigação em Psicologia Psicologia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - Atual Psicologia Social Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - Atual Psicologia Aplicada à Nutrição Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - Atual Desenvolvimento Humano Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - 2023 Desenvolvimento Humano Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - 2023 Psicopatologia II Psicologia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/02 - 2022/07 Desenvolvimento Humano Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/02 - 2022/07 Problemas de Desenvolvimento Serviço Social (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/02 - 2022/07 Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Envelhecimento Psicologia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/02 - 2022/07 Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Geronte Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/10 - 2022/02 Métodos Qualitativos em Psicologia Psicologia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/10 - 2022/02 Desenvolvimento Humano Serviço Social (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/05 VIDA SÉNIOR A Voz de Trás-os-Montes

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014 - Atual Membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto Membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto
2013/12/20 - Atual Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2013 - Atual Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses – OPP, CARTEIRA PROFISSIONAL Nº 15540.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/03 - 2023/03 PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTERNO – (Março 2023). Aplicação de Métodos de Seleção (Avaliação Psicológica) no âmbito de Concurso Público (75 candidatos) – Câmara Municipal de Resende. Atividade realizada na Unidade de Serviços Especializados de Psicologia e coordenado pela Professora Doutora Catarina Pinheiro Mota – ECHS - UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO (Montante de 12.000,00 Euros).
2022/01 - 2022/01 PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTERNO – (Janeiro/Fevereiro 2022). Aplicação de Métodos de Seleção (Avaliação Psicológica) no âmbito de Concurso Público (44 candidatos) - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Atividade realizada na Unidade de Serviços Especializados de Psicologia – ECHS - UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01 - 2022/01 Residential Treatment for Children and Youth.
2019/11 - 2019/11 Pshychological Reports.

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022/09 - Atual Tutor do Programa de Tutoria/Mentoria da UTAD. Tutor do Programa de Tutoria/Mentoria da UTAD.
Distinções

Prémio

2013 Prémio de melhor poster
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 Prémio de melhor poster
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal