???global.info.a_carregar???
I'm currently the Coordinator of the Undergraduate in Games and Multimedia and an Associate Professor at the Department of Informatics at ESTG - School of Technology and Management, Politécnico de Leiria, Portugal, covering subjects such as 3D Modelling for video games, Animation, and Human-Computer Interaction. I am Deputy Director and Associate Researcher at CIIC (Computer Science and Communication Research Centre), in the cluster of Computer Graphics and Multimedia Research, mainly focused on Augmented Reality, having around 40 papers published since 2017, from which more than half as first author, having received four awards related to my research in the augmented reality field. In connection with these primary responsibilities, I am a member of the Portuguese Eurographics Chapter, where I presently serve as the Scientific Chair for their annual conference. Additionally, I hold the position of Secretary at the Portuguese Society of Videogame Sciences and am involved in organising their conference for the year 2024. I'm graduated in Computer Engineering (at ESTG, Politécnico de Leiria), I've a master's degree in Multimedia, specialisation in Technologies (at FEUP - Faculty of Engineering of the University of Porto), and I'm a PhD in Informatics (at UTAD - University of Trás-os-Montes and Alto Douro).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANABELA GONÇALVES RODRIGUES MARTO

Nomes de citação

  • Marto, Anabela

Identificadores de autor

Ciência ID
561D-7573-DD3D
ORCID iD
0000-0001-6005-288X

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2021/11/05 - 2021/12/10
Concluído
Character Development (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
18
2017/09 - 2020/09/15
Concluído
Informática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Multisensory Immersive Contents for Cultural Heritage" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2015/09 - 2017/07/20
Concluído
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Especialização em Tecnologias
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Realidade Aumentada Móvel num Contexto de Herança Cultural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2010 - 2010
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Sicó Formação, Sociedade de Ensino Profissional, S.A., Portugal
2004/09 - 2008/09/22
Concluído
Engenharia Informática, ramo de Tecnologias de Informação e Comunicação (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
"Book2Movie - Adaptação de uma obra literária para uma animação 2D " (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/01 - Atual Gestão de Ciência e Tecnologia Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2022/03 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
2018 - 2022/03 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2021 Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/12 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2020/10 - 2022/01/11 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015/09 - 2020/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011/02 - 2012/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/03/01 - 2015/08/01 Co-manager NewCleto, LDA, Portugal
2011/09 - 2013/07 Technological School Teacher Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, Portugal
2009/02/01 - 2011/02/01 Research Fellow in Informatics Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2008/09/01 - 2010/02/01 Elementary School Teacher Instituto Vasco da Gama - Escola Básica 2.º e 3.º ciclos, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/12/06 - Atual METATEW - Metaverse The Easy Way
UIDB/04524/2020
Bolseiro de Integração na Investigação
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
Em curso
2022/07/01 - Atual Sustainable Stone by Portugal - Valorização da Pedra Natural para um futuro digital, sustentável e qualificado
C632482988-00467016
Bolseiro de Integração na Investigação
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2023/03 - Atual SafeAR - Supporting privacy and confidentiality in augmented reality contexts
2022.09235.PTDC
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
Em curso
2023/03/01 - 2024/09/01 SafeAR: Supporting privacy and confidentiality in augmented reality contexts
2022.09235.PTDC
Orientador
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação em Informática e Comunicações, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2018/07/26 - 2021/07/25 Promoção de destinos turísticos com meios imersivos multisensoriais
PTDC/EGE-OGE/31309/2017
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2009/02/18 - 2011/02/18 Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o M|I|Mo
---
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual ARWare - Augmented Reality for intelligent WAREhouse management
33432
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vitaliy Davydovych; Filgueiras, Ernesto. "Comparative Analysis of the Presence and Decision Making in Romantic Visual Novels: Influence of Personalization and Sense of Presence". Trabalho apresentado em 13th International Conference, DUXU 2024, Washington, DC, 2024.
    Publicado • https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-61362-3_3
  2. Bruna Leitao; Carlos Costa; Alexandrino Gonçalves; Marto, Anabela. "Defend Your Castle - A Mobile Augmented Reality Multiplayer Game". Trabalho apresentado em International Conference on Graphics and Interaction (ICGI 2023), Tomar, 2023.
    No prelo
  3. Carreira, M.; Santos, P.; Marto, Anabela; Gonçalves, A.. "Mirobriga's Tabernae - Virtual Reconstruction". Trabalho apresentado em CISTI 2023 - Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Aveiro, 2023.
    Publicado • 10.23919/CISTI58278.2023.10211757
  4. Marto, Anabela; Almeida, H.; Gonçalves, A.. "Understanding of the advantages of Augmented Reality in Patients with Autism". Trabalho apresentado em ICGI2022 - International Conference on Graphics and Interaction, Aveiro, 2022.
    Publicado
  5. "ReforestAR - An Augmented Reality Mobile Application for Reforest Purposes". Trabalho apresentado em VISIGRAPP2021 - 16th International Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, 2022.
  6. "Integrating a Head-mounted Display with a Mobile Device for Real-time Augmented Reality Purposes". 2021.
    10.5220/0010338703130319
  7. "AR Mobile Application to Enhance the Birdwatching Experience". 2020.
    10.23919/cisti49556.2020.9141146
  8. "Advanced technologies for shoe sole production". 2020.
    10.1051/matecconf/202031801012
  9. Marto, Anabela. "SensiMAR - Designing a Multisensory AR System". Trabalho apresentado em 2019 International Conference on Graphics and Interaction (ICGI), Faro, 2019.
  10. "SensiMAR - Designing a Multisensory AR System". 2019.
    10.1109/icgi47575.2019.8955078
  11. Marto, Anabela. "Guard@Lis: A new Augmented Reality Mobile Application for Birdwatching". 2019.
    10.23919/CISTI.2019.8760943
  12. Marto, Anabela. "The Use of New Technologies for Mindo Birdwatching". Trabalho apresentado em The International Conference on Advances in Emerging Trends and Technologies, Guayaquil, 2019.
    Publicado
  13. "Applying UTAUT Model for an Acceptance Study Alluding the Use of Augmented Reality in Archaeological Sites". 2019.
    10.5220/0007364101110120
  14. "The Scope of Multisensory Experiences in Cultural Heritage Sites". 2018.
    10.1109/itcgi.2018.8602968
  15. "DinofelisAR demo augmented reality based on natural features". 2017.
    10.23919/cisti.2017.7975731
  16. Marto, Anabela. "Mobile Augmented Reality in Cultural Heritage Context : Current Technologies". 2017.
    10.1109/EPCGI.2017.8124313
Artigo em revista
  1. Marto, Anabela; Alexandrino Gonçalves. "A scope of presence-related feelings in AR studies". Virtual Reality (2024):
    No prelo
  2. Alexandrino Gonçalves; Melo, Miguel; Maximino Esteves Correia Bessa; Rui Silva. "ARAM: A Technology Acceptance Model to Ascertain the Behavioural Intention to Use Augmented Reality". J. Imaging 9 3 (2023): https://www.mdpi.com/2313-433X/9/3/73.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Anabela Marto; Alexandrino Gonçalves; Miguel Melo; Maximino Bessa; Rui Silva. "ARAM: A Technology Acceptance Model to Ascertain the Behavioural Intention to Use Augmented Reality". Journal of Imaging (2023): https://www.mdpi.com/2313-433X/9/3/73.
    10.3390/jimaging9030073
  4. "Augmented Reality Games and Presence: A Systematic Review". Journal of Imagining 8 4 (2022): 1-20. https://www.mdpi.com/2313-433X/8/4/91.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Anabela Marto; Alexandrino Gonçalves. "Augmented Reality Games and Presence: A Systematic Review". Journal of Imaging (2022): https://www.mdpi.com/2313-433X/8/4/91.
    10.3390/jimaging8040091
  6. "A survey of multisensory VR and AR applications for cultural heritage". Computers & Graphics 102 (2022): 426-440. http://dx.doi.org/10.1016/j.cag.2021.10.001.
    10.1016/j.cag.2021.10.001
  7. "Optimization of shoe sole design according to individual feet pressure maps". Computers in Industry 125 (2021): 103375-103375. http://dx.doi.org/10.1016/j.compind.2020.103375.
    10.1016/j.compind.2020.103375
  8. "Development and Evaluation of an Outdoor Multisensory AR System for Cultural Heritage". IEEE Access 9 (2021): 16419-16434. http://dx.doi.org/10.1109/access.2021.3050974.
    10.1109/access.2021.3050974
  9. "Multisensory Augmented Reality in Cultural Heritage: Impact of Different Stimuli on Presence, Enjoyment, Knowledge and Value of the Experience". IEEE Access 8 (2020): 193744-193756. http://dx.doi.org/10.1109/access.2020.3032379.
    10.1109/access.2020.3032379
  10. Anabela Marto; Alexandrino Gonçalves. "Mobile AR: User Evaluation in a Cultural Heritage Context". Applied Sciences (2019): https://www.mdpi.com/2076-3417/9/24/5454.
    10.3390/app9245454
  11. "Mobile AR Performance Issues in a Cultural Heritage Environment". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 9 1 (2018): 15-31. http://dx.doi.org/10.4018/ijcicg.2018010102.
    10.4018/ijcicg.2018010102
  12. Marto, Anabela. "Technology as Means to Recreate Cultural Heritage: An Assessment of some Current Portuguese Projects". International Journal of Cultural Heritage 3 (2018): 62-70. https://www.iaras.org/iaras/home/caijch/technology-as-means-to-recreate-cultural-heritage-an-assessment-of-some-current-portuguese-projects.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. "Using Augmented Reality in Patients with Autism: A Systematic Review". 454-463. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-32040-9_46
  2. "Exploring Cultural Heritage Using Augmented Reality Through Google's Project Tango and ARCore". 93-106. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-05819-7_8
  3. "DinofelisAR: Users' Perspective About a Mobile AR Application in Cultural Heritage". 79-92. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-05819-7_7
Livro
  1. SensiMAR: a Multisensory Mobile Augmented Reality Study for Cultural Heritage. Eliva Press. 2022.
    No prelo
  2. Marto, Anabela. International Conference on Progress in Digital and Physical Manufacturing ProDPM'19 - Book of Abstracts. Springer. 2019.
  3. Marto, Anabela. Realidade Aumentada Móvel num Contexto de Herança Cultural: Um caso de estudo em Conimbriga (Portuguese Edition). Novas Edi{\c{c. 2017.
Poster em conferência
  1. "ReflorestAR - Uma plataforma web de apoio à reflorestação". Trabalho apresentado em ICGI'21 - International Conference on Graphics and Interaction, 2021.
  2. "Aplicação Móvel para Visitas de Estudo Virtuais". Trabalho apresentado em ICGI'21 - International Conference on Graphics and Interaction, 2021.
  3. Venâncio, José; Gonçalves, Alexandrino; Marto, Anabela; Rodrigues, Nuno; Ascenso, Rita. "AR Birdwatching Practice with Guard@Lis". Trabalho apresentado em ICGI2019 - International Conference on Graphics and Interaction, 2019.
  4. Marto, Anabela. "Aplicação de Realidade Aumentada destinada à Observação de Aves". Trabalho apresentado em X Congresso de Ornitologia da SPEA, 2019.
  5. Venâncio, José; Ascenso, Rita; Gonçalves, Alexandrino; Rodrigues, Nuno; Marto, Anabela. "Bird Watching using Mobile Augmented Reality App". Trabalho apresentado em X Congresso de Ornitologia da SPEA, 2019.
  6. Marto, Anabela. "O Renascer (virtual) de Miróbriga". Trabalho apresentado em International Conference on Graphics and Interaction (ICGI’2018, 2018.
Resumo em conferência
  1. "Technological Developments in 3D Reconstruction of Portuguese Cultural Heritage". Trabalho apresentado em ICCGTIM 2019: 21st International Conference on Computer Graphics Technology and Interactive Media, 2019.
    Publicado
  2. Marto, Anabela. "Guard@Lis: Birdwatching Augmented Reality Mobile Application". Trabalho apresentado em Conference abstract of the International Journal of Social and Business Sciences, London, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Marto, Anabela. "Multisensory Immersive Contents for Cultural Heritage". Doutoramento, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, 2020.
  2. Marto, Anabela. "Realidade Aumentada Móvel num Contexto de Herança Cultural". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, 2017. https://sigarra.up.pt/feup/en/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=202761.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/03 Defend Your Castle - A Mobile Augmented Reality Multiplayer Game International Conference on Graphics and Interaction (ICGI¿2018
Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10/02 - Atual Realidade Aumentada para Manutenção e Reparação em Fabrico Aditivo
Orientador
Engenharia para Fabricação Digital Direta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2023/10 - Atual Análise Comparativa da Presença e Tomada de Decisão nas Visual Novels Românticas: Influência da Personalização e da Sensação de Presença
Orientador
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/10/02 - Atual Comparative Analysis of the Presence and Decision-Making in Romantic Visual Novels: Influence of Personalization and Sense of Presence
Orientador
Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/09 - 2024/01 Comparative Analysis of the Presence and Decision-Making in Romantic Visual Novels: Influence of Personalization and Sense of Presence
Orientador
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/03 - 2021/09 Árvores no pinhal do Rei - Reflorestar com Realidade Aumentada - Módulo I
Coorientador
Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021/03 - 2021/09 Árvores no pinhal do Rei - Reflorestar com Realidade Aumentada - Módulo II
Coorientador
Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - Atual Organizing Committee of the International Conference on Progress in Digital and Physical Manufacturing (2021/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/19 Supporting Collaboration with a serious game using Virtual and Augmented Reality
Arguente principal
Hugo Dinis Oliveira Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/19 ChemXP: Engaging Organic Chemistry students with two serious games that integrate mixed reality technologies
Arguente principal
Mário Daniel Condeço Bandeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/19 Virtual Reality Serious Game for Stroke Rehabilitation at home
Arguente principal
Sérgio Duarte Costa Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/19 Aspectos Emocionais nos eSports: Uma análise comportamental dos adeptos
Arguente
Eulerson Pedro Ferreira Rodrigues (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/02 Aplicação partilhada com realidade aumentada para o Cemitério dos Prazeres
Arguente principal
Diogo Alexandre Freire da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/02 Augmented Reality for Disseminating Cultural and Historical Heritage at Cemitério dos Prazeres
Arguente principal
Giovanna de Oliveira Martinez Lopez (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/01 Gamificação na aprendizagem de Língua Inglesa: desenvolvimento de conteúdos imersivos de realidade virtual
Arguente principal
Rafael Darque da Costa Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/01 RV imersiva para o setor imobiliário: Desenvolvimento de aplicação e avaliação do impacto de diferentes níveis de interação e fidelidade visual
Arguente principal
Samuel Filipe Silveira Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/09 Interfaces Colaborativas para Interação em Realidade Aumentada
Arguente principal
Bianca Letícia Albuquerque Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/09 Colaboração em Realidade Aumentada
Arguente principal
Daniel de Oliveira Murteira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 Desenvolvimento e avaliação de interfaces de seleção em ambientes imersivos
Arguente principal
Samuel Octávio Varandas Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11/19 - Atual Videojogos - Portuguese Society of Video Games Sciences (SPCV) Universidade de Aveiro
2020/11/05 - Atual International Conference on Graphics and Interaction (ICGI¿2018 Faculty of Engineering of the University of Porto, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/04/13 - 2034/04/12 Estrutura de Missão para o Desenvolvimento do Ecossistema de Leiria & Oeste (EM@IPLeiria) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Principles of Animation
2018 - Atual 3D Modelling
2014/11 - Atual Tecnologias Multimédia (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Laboratório Audiovisual (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Ferramentas Web (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Projeto Multimédia (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Tecnologias Audiovisuais (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Tecnologias de Vídeo (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Ilustração e Animação Digital (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/11 - Atual Sistemas Gráficos e Interação (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2008/09 - 2010/02 Tecnologias da Informação e Comunicação (Outros) Instituto Vasco da Gama - Escola Básica 2.º e 3.º ciclos, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/12/02 - Atual The Versatilist Immersive learning

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/11/30 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos Secretary
2021/11/04 - Atual Portuguese Eurographics Chapter Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/11 - Atual Scientific Committee of the International Conference on Graphics and Interaction - ICGI'2021

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/11/19 - 2023/11/19 Ocean Hackathon Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Best Presentation Award
2021 Best Poster Award - received at 16th International Conference on ComputerGraphics Theory and Applications(GRAPP/VISIGRAPP)
2021 Best Journal Paper Award - awarded by EUROGRAPHICS Portuguese Chapter
2019 Best Student Paper Award - awarded by EUROGRAPHICS Portuguese Chapter