???global.info.a_carregar???
Alcina Cortez is a PhD in Ethnomusicology/ Museum Studies (2022), NOVA University Lisbon; a Master in Ethnomusicology (2014), NOVA University Lisbon, and a degree in Ciências Musicais (1992), NOVA University Lisbon. She moreover has a Post-Graduation in Acoustics and Sound Studies (2018) and a Post-Graduation in Popular Music Studies (2011) both by NOVA University Lisbon. She Is a Researcher at INET-MD (Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança), NOVA University Lisbon. Alcina Cortez published 1 book, 2 chapters in books, 7 articles in journals. Organised many scientific events, submitted 2 international research projects (HORIZON Europe) and 1 national research project (FCT). Reviewed 2 articles and 1 scientific project. Is supervising a PhD student in Museum Studies and Sound Studies and was the Second Reader for a Master Student. She work in the area(s) of Social Sciences and Humanities with emphasis on Arts. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Sound Studies ; Museum Studies; Popular Music Studies; Ethnomusicology. She runs the blog www.objectsofsound.com and has a personal webpage: www.alcinacotez.com
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alcina Cortez
Género
Feminino

Nomes de citação

  • CORTEZ, Alcina

Identificadores de autor

Ciência ID
5711-8C6A-8564
ORCID iD
0000-0003-1921-9048
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=kdhPcu8AAAAJ&hl=pt-PT

Endereços de correio eletrónico

  • alcinamariacortez@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 217908003 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto Nacional de Etnomusicologia. Av. Berna 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022/01/19
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Communicating through sound in museum exhibitions: unravelling a field of practice" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinction
2017/10/01 - 2018/06/30
Concluído
Acoustics and Sound Studies (Pós-Graduação)
NOVA, University of Lisbon, Portugal
16
2014/12/19
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Popular music exhibitions in Portugal: practices of representation from 2007 to 2013" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2011 - 2012
Concluído
Popular Music Studies (Pós-Graduação)
NOVA, University of Lisbon, Portugal
17
2009 - 2009
Concluído
Editing and Proofreading (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
15
1988 - 1992
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
13
1984 - 1988
Frequentou
Curso Geral do Instituto Gregoriano de Lisboa (Bacharelato)
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2016/01 - 2018/12/31 Investigador Coordenador Convidado (carreira) (Investigação) Moment, Museum of Music & Entertainment in New York City, Estados Unidos

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/01/01 - 1998/12/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Parque Expo'98, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/11/01 - 2011/07/31 Assessor (Técnica Superior) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/04/20 - 2022/04/20 Sound as a Medium to Communicate in Museums and Beyond: Enhancing the Understanding of the EU's Arts, Culture and Values
101095109
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Horizon Europe
Não financiado
2022/03/10 - 2022/03/10 The Sonified Museum: Unravelling Sound's Communicative Opportunities
2022.02528.PTDC
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Não financiado
2021/10/07 - 2021/10/07 Sound in Museums Exhibitions: Unravelling its Representational, Emotional and Sensorial Meanings
101061576
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Horizon Europe
Não financiado
2016/10/01 - 2019/09/30 CATEGORISING AND ANALYSING SOUND-BASED MULTIMODAL MUSEUM PRACTICES
SFRH/BD/115789/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/10/01 - 2019/09/30 Sound epistemologies in museums: performing generative ethnographies
SFRH/BD/115789/2016
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004/05/01 - 2007/04/30 EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA 1905-2005, À LUZ DE EINSTEIN - 22 DE SETEMBRO DE 2005 A 8 DE JANEIRO DE 2006, POR OCASIÃO DO ANO MUNDIAL DA FÍSICA
SFRH/BGCT/15102/2004
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2025/10/01 - 2030/09/30 Unlocking the Power of Sound: audience Research on Meaning-Making Through Sound in Museum Exhibitions
101221947
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
European Research Council
Submetido
2025/08/01 - 2028/07/31 Sonic Ways
2024.02528.PTDC
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Institute for Digital Culture, Reino Unido
Arts and Humanities Research Council
Submetido
2019/01/01 - 2019/12/31 Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. CORTEZ, Alcina. "The Digital Museum: On Studying New Trajectories for the Music Museum". Trabalho apresentado em Museums and the Web, Los Angeles, 2016.
    Publicado
  2. Delicado, Ana; CORTEZ, Alcina ; Vala, Filipa; Gago, Maria do Mar; Casaleiro, Pedro. "Comunicar ciência numa exposição: uma avaliação exploratória de A Evolução de Darwin através de PMM". Trabalho apresentado em I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, Porto, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. CORTEZ, Alcina. "Sound as a producer of social spaces in museum exhibitions". Curator: The Museum Journal 66 2 (2023): 317-328. http://dx.doi.org/10.1111/cura.12547.
    Publicado • 10.1111/cura.12547
  2. CORTEZ, Alcina. "Museums as sites for displaying sound materials: a five-use framework". Sound Studies 8 1 (2021): 43-72. http://dx.doi.org/10.1080/20551940.2021.1975442.
    Publicado • 10.1080/20551940.2021.1975442
  3. CORTEZ, Alcina. "Performatively Driven: A Genre for Signifying in Popular Music Exhibitions". Curator: The Museum Journal 62 3 (2019): 343-366. http://dx.doi.org/10.1111/cura.12330.
    Publicado • 10.1111/cura.12330
  4. CORTEZ, Alcina. "Reflections on the Challenges of Exhibiting Popular Music at the Beginning of the 21st Century through a Case Study 'A Magia do Vinil'". Popular Music 36 3 (2017): 370-392. https://doi.org/10.1017/S0261143017000332.
    Publicado • https://doi.org/10.1017/S0261143017000332
  5. CORTEZ, Alcina. "How Popular Music is Exhibited by Museums in Portugal at the Beginning of the Twenty-Fisrt Century: A Case Study". Curator: The Museum Journal 59 2 (2016): 153-176. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/cura.12155/abstract.
    Publicado • 10.1111/cura.12155
  6. Cortez, Alcina; INET-md / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa. "The Curatorial Practices of Exhibiting Popular Music in Portugal at the Beginning of the Twenty-First Century: An Overview". Revista Portuguesa de Musicologia 2 2 (2015): 297-324. https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/278.
    Publicado
  7. Delicado, Ana ; Gago, Maria do Mar; CORTEZ, Alcina. "A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise". Educação, Sociedade & Cultura 40 (2013): 187-207. http://hdl.handle.net/10451/10930.
    Publicado
  8. CORTEZ, Alcina. "Três é o par perfeito: O text senta-se entre o objeto e o visitante". ICOM.PT 2 10 (2010):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. CORTEZ, Alcina. "Joerg Piringer's Soundpoems". In Electronic Literature Directory. Estados Unidos: Electronic Literature Directory, 2017.
    Publicado
  2. CORTEZ, Alcina. "Exploring the Social Voices of Objects". In The Blog Book, 0-0. Edinburgh, Reino Unido: MuseumsETC, 2016.
    Publicado
Edição de livro
  1. CORTEZ, Alcina ; Colin Chinnery ; Kate Bailey; Martin, Marie-Pauline; Candela, Emily; Atoui, Tarek; Voegelin, Salomé; et al. The Bloomsbury Handbook for Sound in Museums. London, Reino Unido: Bloomsbury. 2025.
    Em revisão • Editor
Livro
  1. CORTEZ, Alcina. O som como meio de comunicação nas exposições em museus. Lisbon, Portugal: DGPC/ Caledoscópio. 2023.
    Publicado • http://doi.org/10.30618/978-989-658-843-4
Manual
  1. CORTEZ, Alcina. Manual de Formação 'Pavilhão do Futuro', Expo'98. Lisbon, Portugal: Parque Expo'98. 1998.
    Publicado
Pré-impressão
  1. CORTEZ, Alcina. "Communicating through Sound in Museums: A Genre-Based Approach". 2024.
Relatório
  1. CORTEZ, Alcina. 2010. Darwin's Evolution Visitor's Study Report.
  2. Mota, Alcina Cortez; Delicado, Ana; Vala, Filipa; Gago, Maria do Mar; Casaleiro, Pedro. 2010. Avaliação sumativa e impactos da exposição A Evolução de Darwin. http://hdl.handle.net/10451/11227.
  3. CORTEZ, Alcina. 2002. Power of Ten's Exhibiton-report.
Tese / Dissertação
  1. Mota, Alcina Maria de Oliveira Cortez. "Communicating Through Sound in Museum Exhibitions: Unraveling a Field of Practice". Doutoramento, NOVA, University of Lisbon, 2022. http://hdl.handle.net/10362/134916.
  2. Mota, Alcina Maria de Oliveira Cortez. "Popular music exhibitions in Portugal: practices of representation from 2007 to 2013". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14682.
Tradução
  1. CORTEZ, Alcina. Nova Enciclopédia Larousse. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores. 1994.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Olho Canhoto | Romance. 2005. CORTEZ, Alcina.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/28 From Soundscape to Representation of a Theme: The Case of the Exhibition Soheila Sokhanvari: Rebel, Rebel IV International Conference Rethinking Soundscapes: Communities, Heritage and Traditions + 4th Meeting of the ICTMD National Committee- Portugal
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2024/11/21 Sound as a Mental Phenomenon Sound in Museums (Sonic Days 2024)
Sonic College, Kolding, Denmark (Kolding, Dinamarca)
2024/08/08 Music and Sound in Museums Music and the Mind-Maritimes: Access to Music Education,
Auditory Perception and Music cognition Research and Training Laboratory, University of Prince Edward Island (Prince Edward Island, Canadá)
2024/06/21 Comunicar com Som nas Exposições em Museus: Sete Categorias II jornada EUTERPE
Museu da Música Mecânica, Portugal (Portugal)
2024/05/23 Exhibiting Silence: The Non-Acoustic Representation of Sound in Museums Museum Why? Practice, Agency and Knowledge in the Art Museum
University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
2024/04/10 Communicating with Sound in Museums: A Seven-Use Approach
Struer Museum (Struer, Dinamarca)
2024/03/20 Communicating with Sound in Museums: A Seven-Genre Typology Brown Bag Meeting
Department of Museology, School of Communication and Culture, Aarhus University (Aarhus, Dinamarca)
2023/09/19 Mapping Sound-Based Multimodal Museum Practices: A Seven-Use Framework Museum Transformations: Pathways to Community Engagement, 16th International Conference on Inclusive Museum
UBC Robson Square (Vancouver, Canadá)
2023/09/13 Resonating Dimensions: Exploring the Interplay of Sound with Museums, Humans, Space, andTechnology Sonic Days
Sonic College (Kolding, Dinamarca)
2022/06/23 Listening in Museums: Unraveling a Field of Practice The Listening Academy, Hangar
The Listening Academy (Lisbon, Portugal)
2021/09/02 Arte Sonora em Museus: O Som Como Construtor do Espaço II Congresso Internacional—Paisagens Sonoras: O Som, a Música e a Arquitectura nas Comemorações de André Soares (1720-1769)
CEHUM, Universidade do Minho (Braga)
2021/05/24 Expor Som em Museus: História e Práticas Recentes Ciclo de Conferências Museus, Exposições e Amplitudes da Realidade
CITCEM—Centro de Investigação Transdisciplinar ''Cultura, Espaço e Memória'', Universidade do Porto (Porto)
2019/05/01 Mobilising the Knowledge on Music in Museum Exhibitions Through Multimodality and Sound Epistemologies PhD Research Seminars
School of Museum Studies, University of Leicester (Leicester, Reino Unido)
2018/03/07 New Ways of Encountering Music: Embedding Music Studies in the Museum Annual Symposium of Music Scholars in Finland
University of Helsinki (Helsinki, Finlândia)
2017/05/30 E se o Som Fosse Um Objeto? Conceitos para a Exposição do Património (i)material em museus Encontro Internacional Expor Arte & Património, entre o Transitório, o Transcendental e o Intangível
CITCEM—Centro de Investigação Transdisciplinar ''Cultura, Espaço e Memória'', Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/04/04 Sound Epistemologies in Museums Doctoral Forum 3, PhD Studies
INET-MD (Lisboa, Portugal)
2016/10/20 The Heritagisation of Popular Music: Current Practices and New Challenges Symposium of the Future of Heritage 2016: Strategy, Values and Impact
Symposium of the Future of Heritage (Brighton, Reino Unido)
2016/06/10 Sound Art As Electronic Literary Artifacts: Objects of Shifting Imaginations, Self Construction, and Spaces of Memory Sound Art As Electronic Literary Artifacts: Objects of Shifting Imaginations, Self Construction, Spaces of Memory
Electronic Literature Organisation (Victoria, British Columbia, Canadá)
2016/05/25 Curating Popular Music Heritage: Reasoning on Making Museum Studies and Music Studies Know Each Other Séminaire Post-Doctoral du Labex CAP, Expositions et Création: Pratiques Sociales et Experiences du Musée
Labex CAP (Paris, França)
2016/04/06 The Digital Museum: On Studying New Trajectories for the Music Museum Museums and the Web 2016
Museums and the Web (Los Angeles, Estados Unidos)
2016 The Digital Museum: On Studying New Trajectories for the Music Museum Museums and the Web
(Los Angeles, Estados Unidos)
2015/06/15 Practices of Exhibiting Popular Music in Portugal: When My Kind of Music is Not Yours Exhibiting Music, Canadian Society for Traditional Music 2015 Conference
Cape Breton University (Cape Breton, Canadá)
2014/10/23 Musical Sound in Museums: Art Object and Artifact Exhibiting Music': Representations of Music and Sound in Museum Contexts
University of Bonn (Bonn, Alemanha)
2013/06/23 Popular Music Museologic Narratives 17th Biennial Conference of International Association of Popular Music Studies
IASPM (Oviedo, Espanha)
2011/04/02 When Texts Leads to Seeing: Written Materials in Museums When Texts Leads to Seeing: Written Materials in Museums
Department of Interdisciplinary Studies in Translation, Languages and Culture, University of Bologna at Forli (Bologna, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10/01 - Atual Ambientes sonoros em museus
Coorientador
Estudos do Património (Doutoramento)
Faculdade de Letras Universidade do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/11/20 - 2024/11/21 Sound in Museums¿Sonic College, Kolding, Denmark (20-21 November 2024) The conference aims to bring together academics, researchers, independent scholars, museum directors, museum practitioners, curators, sound artists, sound designers, and industry professionals from all over the world to share findings, expertise and experience about the exhibition of sound in museums. (2024/11/20 - 2024/11/21)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Sonic College, Dinamarca
2024/09/16 - 2024/10/17 Co-curator of the Exhibition on the popular music composer José Mário Branco, "Do que um Homem é Capaz" (2024/09/16 - 2024/10/17)
Exposição (Membro da Comissão Científica)
NOVA Cultura, NOVA University Lisbon, Portugal
2022/10 - 2023/04 Sound Experts Workshop (2023/04/27 - 2023/04/28)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Institute for Digital Culture, Reino Unido
2016/01/01 - 2016/07/31 Exhibition ''Protest Song'' (2016/06/15 - 2016/06/26)
Exposição (Membro da Comissão Científica)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas| FCT| Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2007/01/01 - 2011/06/30 Exhibition ''Darwin's Evolution'' (2009/02/12 - 2011/07/17)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2006/01/01 - 2007/12/31 Exhibition ''Ingenuities, Photography, and Engineering 1846-2006'' (2007/02/08 - 2007/04/29)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2005/01/01 - 2007/06/30 Exhibition ''At The Service of the Health'' (2006/12/06 - 2007/01/26)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação Caloutse Gulbenkian, Portugal
2003/07/01 - 2007/06/30 Exhibition ''In the Light of Einstein. 1905-2005'' (2005/10/03 - 2006/11/24)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2001/11/01 - 2002/07/31 Exhibition ''Powers of Ten'' (2002/02/21 - 2002/06/30)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2000 - 2000 European Day Without Cars
Festival (Outra)
Institute of Environmental Promotion, Ministry of Environment, Portugal
1999 - 1999 The Rural World and Nature Conservation
Exposição (Outra)
Institute of Agronomy| Institute of Environmental Promotion, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/06/25 Music and Tangible Encounters: The Creation of Sonic Experiences in Museums
Arguente
Maria Luísa Guevara Tirado (Mestrado)
Universiteit Utrecht Departement Geschiedenis en Kunstgeschiedenis, Países Baixos

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/11/20 - 2024/11/21 Sound in Museums Sonic College, Kolding, Denmark
2023 - 2023 XII ENIM Museu Nacional da Música
2022 - 2022 XI ENIM Universidade de Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2010/09 - 2010/11 Informação ICOM ICOM

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
1994/01 - 1994/12 Projecto Maestro: Catalogação Musical, Inteligência Artificial e Robótica
1992/01 - 1993/01 Saltimbancos, Theater Company

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/08/06 - 2024/08/16 In August 2024, I further developed my research methods during a residency at the University of Prince Edward Island, working with Professor Annabel J. Cohen at the Auditory Perception and Music Cognition Research and Training Laboratory. University of Prince Edward Island, Canadá
2024/03/15 - 2024/04/15 As a visiting scholar at Aarhus University's School of Communication and Culture in March/April 2024, under Professor Anette Vandsø's coordination, I expanded my methodological approach. At ARoS Museum, I conducted visitor research for the exhibition Rebel, Rebel, combining ethnographic methods (in-depth semi-structured interviews) with quantitative approaches from Music Psychology. Aarhus Universitet, Dinamarca

ARoS Aarhus Kunstmuseum, Dinamarca
2019/01/04 - 2019/04/07 A three-month research fellowship at the School of Museum Studies, University of Leicester (2019) proved instrumental in positioning sound within museum studies discourse and establishing an interdisciplinary network of scholars. University of Leicester School of Museum Studies, Reino Unido
2018/12/14 - 2018/12/30 At San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA) in 2018, I conducted pioneering visitor research through semi-structured interviews, examining audience responses to sound installations for the first time in my work. San Francisco Museum of Modern Art, Estados Unidos

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - 2023 Museu Nacional da Música—Member of the Scientific Committee
Consultor
Museu Nacional da Música, Portugal
2016/01/02 - 2019/12/31 Advisor to the founding Committee of MOMENT NYC, Museum of Music and Entertainment, New York. MOMENT NYC, Estados Unidos

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/05 - Atual Reviewer of Research Projects in the field of Museums/Sound Materials. Swiss National Science Foundation, Suiça
2024/03/01 - 2024/03/31 Member of the Jury of the "Prize Joaquim de Vasconcelos", an annual prize attributed by Sociedade Portuguesa de Investigação em Música to distinguish the better communication presented at ENIM (National Encouter of Music Investigation) in the previous year (2'23). Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2010 - 2010 Tender 'Comunicar Ambiente' on the theme Biodiversity Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/05/20 - 2022/10/27 Senses and Society Taylor and Francis Online
2022/08/27 - 2022/10/12 Curator, The Museum Journal Wiley Online Library
Distinções

Prémio

2023 O som como meio de comunicação nas exposições em museus
Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal

Outra distinção

2016 Blog 'Objects of Sound' selected for the publication 'The Blog Book'
MuseumsETC, Portugal