???global.info.a_carregar???
Luís Faísca completed the PhD in Psicologia Experimental e Cognitiva in 2004 by Universidade do Algarve, Master in Probabilidades e Estatística in 1992 by Universidade de Lisboa and Licenciatura in Psicologia in 1988 by Universidade de Lisboa. Is Associate Professor at tje Universidade do Algarve. He published 79 articles in journals and 9 section(s) of books and 1 book(s). He supervised 4 PhD thesis(es) e co-supervised 11. He participated as Principal investigator in 2 projects and as Researcher in 11 projects. Works in the areas of Social Sciences with emphasis on Psychology. In their professional activities interacted with 231 collaborators co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Processamento Computacional de Linguagem Natural; Stastical Analysis; Nomeação visual; Obesity; Organisational Psychology; Mecanismos de ajustamento; Línguística de corpora; Color processing; Minorias étnicas; Identidade Nacional; Reading and writing; Emotion processing; Working memory; Organizational Psychology; Semantic memory; Executive functions; Psicologia Ambiental; Organização semântica; Vidual naming; Ciganos; Social Representations; High Education students; Desastres Naturais; Moral judgements; Illiteracy; Representações Sociais; Metodologias; Psychological measures; Leitura; Encefalografia; Potenciais Evocados; Psychology; Psychology - Cognitive Psychology; Dyslexia; Implicit learning; Psicoterapia; Terapia Familiar; Aprendizagem Implícita; Aprendizagem de Gramática Artificial; Dislexia; Neuroimagem; Reading; Cognitive deficits; Cognitive predictors; Linguistic database; Hemispheric lateralization; Language; Dichotic listening; Teaching methods; rapid automatized naming; Phonological deficit; Reading Predictors; Meta-analysis; object naming; electrophysiology; Orthographic processing; Reading acquisition; visuomotor integration; artificial-letter training; Reading development; Visual naming; Object naming; Cognitive profiles; Electroencephalography; Neural tuning; Letter acquisition; Eye-tracking; Gestão de recursos humanos; Hotelaria; Satisfação no trabalho; Implicação organizacional; Organizações; Análise factorial confirmatória; Estrutura factorial; Dimensões; Trabalho; Fiabilidade; Gestão de Recursos Humanos; Atitudes; Memória de trabalho visuo-espacial; Desenvolvimento da memória de trabalho; Competências de leitura; Estratégias de dupla codificação; Afasia; Rastreio; Screening teste Rapid naming; Phonological processing; Double-deficit.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Faísca

Nomes de citação

  • Faísca, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
5719-6727-C596
ORCID iD
0000-0003-4859-8817
Researcher Id
A-4633-2013
Scopus Author Id
6503944802

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
1999 - 2004
Concluído
Psicologia Experimental e Cognitiva (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
"A Construção do Significado Metafórico: um contributo para a caracterização dos processos cognitivos subjacentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1990 - 1992
Concluído
Probabilidades e Estatística (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Modelos de Regressão com Variáveis Resposta Dicotómicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1983 - 1988
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Relatório de estágio" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
2004/12/14 - 2017/02/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
2001/07 - 2004/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
1993/07/15 - 2001/07/14 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1992/11/02 - 1993/07/14 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, UCEH, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/03/03 - Atual Looking into N170: Exploring how the brain adapts to reading acquisition and expertise
PTDC/PSI-GER/32602/2017
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2021/03/01 - 2024/02/29 LEMON, LEtter learning through MOtor training: Neurocognitive specialization for the written code investigated with electrophysiological, eye-tracking, and computational tools
PTDC/PSI-GER/3281/2020
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/07/10 - 2019/12/31 Developmental dyslexia in adulthood: cognitive profiles, oculomotor behavior and concurrent predictors of reading
PTDC/MHC-PCN/1175/2014
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/04/01 - 2015/09/30 Do reading strategies modulate the word recognition potential (N170) and its hemispheric lateralization?
EXPL/MHC-PCN/0299/2013
Investigador responsável
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Biomedicina, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/04/01 - 2014/09/30 Mechanisms of Implicit Learning: From Artificial Grammars to Dyslexia
Investigador
Universidade do Algarve
Concluído
2011/04/01 - 2014/09/30 Os mecanismos da aprendizagem implícita: De Gramáticas Artificiais à Dislexia
PTDC/PSI-PCO/110734/2009
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - LA 23 - 2011-2012
PEst-OE/EQB/LA0023/2011
Universidade do Algarve, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Fundação Gaspar Frutuoso, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal

Universidade dos Açores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/01 - 2011/03/31 Assessment and characterization of reading disorders and dyslexia in Portuguese children and adults
Investigador
Universidade do Algarve
Concluído
2007/01/01 - 2008/12/31 Profiling poor readers and their support: PROREAD
2006-2798-001-001 SO2 610BGE
Investigador
Concluído
2005/04/01 - 2008/06/30 Qualified Electrophysiology at the Center for Intelligent Systems (CSI)
REEQ/879/PSI/2005
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003/12/01 - 2007/11/30 Structural and Functional Brain Imaging: Implementation and application of magnetic resonance imaging methods for the study of human cognition
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
Concluído
2002/03/01 - 2005/02/28 The influence of formal education and literacy on the cognitive system and its cerebral substrates
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1997/01/01 - 2001/12/31 Paradigmas do Sentir: representações e práticas afectivas em diferentes contextos culturais
PRAXIS XXI 2/2.1/CSH/687/95
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1999/01/01 - 2000/06 Olhares ou memórias de ciganos? Representações sociais da comunidade cigana na sociedade portuguesa
PRAXIS XXI PBIC/C/CIG/2877/98
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Laura Inês; Martins, A.T.; Fernandes, Catarina; GONÇALVES, FÁBIO; Gagne, Jeffrey; Faísca, Luís. Autor correspondente: Ferreira, Laura Inês. "Inibição comportamental infantil: adaptação portuguesa de uma medida situacional (Lab-TAB)". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente - Psicoterapia e outras abordagens terapêuticas, 2019.
  2. Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís. "Perfis de Aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior". Trabalho apresentado em XII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  3. Almeida, Maria Helena Rodrigues Guita de; Faísca, Luís; Prof. Doutor Saul Neves de Jesus. "O Potencial motivador da função libertador de atitudes positivas e de intenções de comportamentos criativos e inovadores". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, Loulé, 2008.
    Publicado
  4. Valadas, S. C.; Ribeiro Gonçalves, F.; Vilhena, C.; Faísca, L.. "Students' voices at a Portuguese university: academic motivation and its relationship with academic success.". Trabalho apresentado em ISATT Conference 2001 - Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., Faro, 2001.
    Publicado
  5. Ribeiro Gonçalves, Fernando; Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. "Processos de estudo e abordagens à aprendizagem de estudantes universitários: suas relações com o sucesso académico. Algumas propostas de intervenção.". Trabalho apresentado em Modelos e Práticas em Educação de Adultos, Coimbra, 2001.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Do tamanho do nosso olhar. III. As diferenças e o lago que chorou Narciso", Jornal da Serra, 10 (Março)., 1995
  2. Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Do tamanho do nosso olhar. II. O antigo peso de ser homem e de ser mulher", Jornal da Serra, 1994
  3. Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Do tamanho do nosso olhar. I. De Salir com as mulheres e o findar das idas à Ribeira", Jornal da Serra, 1994
Artigo em revista
  1. Catarina Cova Fernandes; Ana Teresa Martins; Luís Faísca. "Portuguese adaptation of the Behavioral Inhibition Questionnaire (BIQ)". Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment (2024): https://doi.org/10.1007/s10862-023-10113-0.
    10.1007/s10862-023-10113-0
  2. Mariana Guerreiro; Luís Faísca; Marta Brás; Cláudia Carmo. "A test of the 2 × 2 model of perfectionism with perceived distress, cognitive emotion regulation, and perfectionist cognitions". Current Psychology (2023): https://doi.org/10.1007/s12144-023-05388-1.
    10.1007/s12144-023-05388-1
  3. Luís Faísca; Alexandra Reis; Susana Araújo. "Cognitive subtyping of university students with dyslexia in a semi-transparent orthography: what can weaknesses and strengths tell us about compensation?". Journal of Cultural Cognitive Science (2023): https://doi.org/10.1007/s41809-023-00124-4.
    10.1007/s41809-023-00124-4
  4. Ana Teresa Martins; Tiago Sobral; Antonia María Jiménez-Ros; Luís Faísca. "The relationships between Stress, Dark Triad personality and utilitarian Moral Judgment". Revista de Psicopatología y Psicología Clínica (2022): http://dx.doi.org/10.5944/rppc.28948.
    10.5944/rppc.28948
  5. Ana B. Mesquita; Inês Salomé Morais; Luís Faísca; Alexandra Reis; São Luís Castro. "Predictors of adult spelling in an orthography of intermediate depth". Written Language & Literacy (2022): https://doi.org/10.1075/wll.00062.mes.
    10.1075/wll.00062.mes
  6. Catarina C. Fernandes; Ana T. Martins; Andreia Santa-Rita; Luís Faísca. "The influence of parental variables and child behavioral inhibition on social anxiety in preschool children: The moderator effects of gender". Current Psychology (2022): https://doi.org/10.1007/s12144-022-03247-z.
    10.1007/s12144-022-03247-z
  7. Barriga-Paulino, Catarina I.; Guerreiro, Milene; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. "Does emotional valence modulate word recognition? A behavioral study manipulating frequency and arousal". Acta Psychologica 223 (2022): 103484. http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2021.103484.
    10.1016/j.actpsy.2021.103484
  8. Sales, Célia M. D.; Ashworth, Mark; Ayis, Salma; Barkham, Michael; Edbrooke-Childs, Julian; Faísca, Luís; Jacob, Jenna; Xu, Dan; Cooper, Mick. "Idiographic patient reported outcome measures (I-PROMs) for routine outcome monitoring in psychological therapies: Position paper". Journal of Clinical Psychology 79 (2022): 596-621. http://dx.doi.org/10.1002/jclp.23319.
    Publicado • 10.1002/jclp.23319
  9. Gonçalves, Fábio; Reis, Alexandra; Inácio, Filomena; Morais, Inês Salomé; Faísca, Luís. "Reading Comprehension Predictors in European Portuguese Adults". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.789413.
    10.3389/fpsyg.2021.789413
  10. Sales, Celia; Faísca, Luis; Ashworth, Mark; Ayis, Salma. "The psychometric properties of PSYCHLOPS, an individualized patient-reported outcome measure of personal distress". Journal of Clinical Psychology (2021): http://dx.doi.org/10.1002/jclp.23278.
    10.1002/jclp.23278
  11. Carmo, Cláudia; Oliveira, Diana; Brás, Marta; Faísca, Luís. "The Influence of Parental Perfectionism and Parenting Styles on Child Perfectionism". Children 8 9 (2021): 777. http://dx.doi.org/10.3390/children8090777.
    10.3390/children8090777
  12. Luís Faísca; Laura I. Ferreira; Catarina C. Fernandes; Jeffrey R. Gagne; Ana T. Martins. "Behavioral Inhibition in Childhood: European Portuguese Adaptation of an Observational Measure (Lab-TAB)". Children 8 2 (2021): 162-162. https://doi.org/10.3390/children8020162.
    Acesso aberto • No prelo • 10.3390/children8020162
  13. Coelho, J.; Faísca, L.; Ros, A.; Carmo, C. L.. "Cognições perfecionistas no desempenho de uma tarefa de revisão de texto numa amostra de jovens-adultos universitários". Psique 17 1 (2021): http://dx.doi.org/10.26619/2183-4806.xvii.nt.3.
    10.26619/2183-4806.xvii.nt.3
  14. Alexandra Reis; Araújo, Susana; Salomé, Inês; Faísca, Luís. "Reading and reading-related skills in adults with dyslexia from different orthographic systems: a review and meta-analysis". Annals of Dyslexia (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s11881-020-00205-x.
    10.1007/s11881-020-00205-x
  15. Alves, Paula; Faísca, Luís; Sales, Célia; Ashworth, Mark. "Personalising Outcome Measurement in Substance Misuse Treatment: the Feasibility and Psychometrics of Two Individualised Outcome Measures". International Journal of Mental Health and Addiction (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s11469-020-00396-9.
    10.1007/s11469-020-00396-9
  16. Jiménez-Ros, A.; Martins, T.; Janeiro, L.; Martins, A.T.; Faísca, Luís. "Experimental manipulation of beliefs about the importance of thoughts and the effect on an aggressive impulse". Behavioural and Cognitive Psychotherapy 48 5 (2020): 626-630. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85086153371&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/S1352465820000120
  17. Espigares-Jurado, F.; Muñoz-Leiva, F.; Correia, M.B.; Sousa, C.M.R.; Ramos, C.M.Q.. "Visual attention to the main image of a hotel website based on its position, type of navigation and belonging to Millennial generation: An eye tracking study". Journal of Retailing and Consumer Services 52 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85070903177&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jretconser.2019.101906
  18. Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. "Early Brain Sensitivity to Word Frequency and Lexicality During Reading Aloud and Implicit Reading". Frontiers in Psychology 10 (2019): 830. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00830.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2019.00830
  19. Araújo, Susana; Faísca, Luís. "A Meta-Analytic Review of Naming-Speed Deficits in Developmental Dyslexia". Scientific Studies of Reading 23 5 (2019): 349-368. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2019.1572758.
    10.1080/10888438.2019.1572758
  20. Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís; Vieira, Helena; Gonçalves, Gabriela. "Emotional Recognition and Empathy both in Deaf and Blind Adults". The Journal of Deaf Studies and Deaf Education 24 2 (2019): 119-127. http://dx.doi.org/10.1093/deafed/eny046.
    Publicado • 10.1093/deafed/eny046
  21. Inácio, F.; Faísca, L.; Forkstam, C.; Araújo, S.; Bramão, I.; Reis, A.; Petersson, K.M.. "Implicit sequence learning is preserved in dyslexic children". Annals of Dyslexia 68 1 (2018): 1-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044741897&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11881-018-0158-x
  22. Janeiro, L.; Ribeiro, E.; Faísca, L.; Lopez Miguel, M.J.. "Therapeutic alliance dimensions and dropout in a therapeutic community: “Bond with me and I will stay”". Therapeutic Communities 39 2 (2018): 73-82. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048261064&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/TC-12-2017-0036
  23. Alves, P.C.G.; Sales, C.M.D.; Ashworth, M.; Faísca, L.. "“There Are Things I Want to Say But You Do Not Ask”: a Comparison Between Standardised and Individualised Evaluations in Substance Use Treatment". International Journal of Mental Health and Addiction (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85052150384&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11469-018-9985-6
  24. Fernandes, C.; Silva, S.; Pires, J.; Reis, A.; Ros, A.J.; Janeiro, L.; Faísca, L.; Martins, A.T.. "Eye-Tracking Evidence of a Maintenance Bias in Social Anxiety". Behavioural and Cognitive Psychotherapy 46 1 (2018): 66-83. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021183577&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/S1352465817000418
  25. Dias Sales, Célia Maria; Saraiva, Alexandra; Faísca, Luís. "Treino da resistência psicológica na recruta Militar em Portugal: O papel da coesão militar, da estima de si e da ansiedade na resiliência". Avances en Psicología Latinoamericana 35 2 (2017): 317-337. http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3626.
    Publicado • 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3626
  26. Carmo, C.; Brás, M.; Batista, L.; Faísca, L.. "Confirmatory factor analysis of the Portuguese version of the frost multidimensional perfectionism scale / Análise Fatorial Confirmatória da Versão Portuguesa da Escala Multidimensional de Perfecionismo de Frost". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 2 44 (2017): 28-43. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85025094884&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.21865/RIDEP44.2.03
  27. Martins, A.T.; Ros, A.; Valério, L.; Faísca, L.. "Basic Emotion Recognition According to Clinical Personality Traits". Current Psychology (2017): 1-11. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028565630&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12144-017-9661-1
  28. Susana Araújo; Luís Faísca; Alexandra Reis; J. Frederico Marques; Karl Magnus Petersson. "Visual naming deficits in dyslexia: An ERP investigation of different processing domains". Neuropsychologia 91 (2016): 61-76. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2016.07.007.
    10.1016/j.neuropsychologia.2016.07.007
  29. Inês Bramão; Alexandra Reis; Karl Magnus Petersson; Luís Faísca. "Knowing that strawberries are red and seeing red strawberries: the interaction between surface colour and colour knowledge information". Journal of Cognitive Psychology 28 6 (2016): 641-657. http://dx.doi.org/10.1080/20445911.2016.1182171.
    10.1080/20445911.2016.1182171
  30. Luís Faísca; Sofia Afonseca; Martin Brüne; Gabriela Gonçalves; Alexandra Gomes; Ana Teresa Martins. "Portuguese Adaptation of a Faux Pas Test and a Theory of Mind Picture Stories Task". Psychopathology 49 3 (2016): 143-152. http://dx.doi.org/10.1159/000444689.
    10.1159/000444689
  31. Silva, S.; Reis, A.; Casaca, L.; Petersson, K.M.; Faísca, L.. "When the eyes no longer lead: Familiarity and length effects on eye-voice span". Frontiers in Psychology 7 NOV (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006266167&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2016.01720
  32. Janeiro, L.; Faísca, L.; Miguel, M.J.L.. "Psychometric properties of a Portuguese version of the SOCRATES 8D: A study with a sample of heroin addicts in treatment,Qualidades Psicométricas da Versão Portuguesa da SOCRATES 8D numa Amostra de Heroinodependentes em Tratamento". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 2 42 (2016): 177-191. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84990882846&partnerID=MN8TOARS.
    10.21865/RIDEP42-179
  33. Ida Lemos; Luis Faísca. "Psychosocial adversity, delinquent pathway and internalizing psychopathology in juvenile male offenders". International Journal of Law and Psychiatry 42-43 (2015): 49-57. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijlp.2015.08.007.
    10.1016/j.ijlp.2015.08.007
  34. Susana Silva; Luís Faísca; Susana Araújo; Luis Casaca; Loide Carvalho; Karl Magnus Petersson; Alexandra Reis. "Too little or too much? Parafoveal preview benefits and parafoveal load costs in dyslexic adults". Ann. of Dyslexia 66 2 (2015): 187-201. http://dx.doi.org/10.1007/s11881-015-0113-z.
    10.1007/s11881-015-0113-z
  35. Alexandra Reis; Inês Bramão; Susana Araújo; Luís Faísca. "Análise temporal dos processos de agrupamento e alternância em provas de fluência verbal semântica". RPP 44 (2015): 121-132. http://dx.doi.org/10.21631/rpp44_121.
    10.21631/rpp44_121
  36. Araujo, Susana; Faisca, Luis; Bramao, Ines; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. "Lexical and sublexical orthographic processing: An ERP study with skilled and dyslexic adult readers". Brain and Language 141 (2015): 16-27. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000349430300003&KeyUID=WOS:000349430300003.
    10.1016/j.bandl.2014.11.007
  37. Célia Maria Dias Sales; Peter P. Wakker; Paula Cristina Gomes Alves; Luís Faísca. "MF Calculator : A Web-Based Application for Analyzing Similarity". J. Stat. Soft. 65 Code Snipp (2015): http://dx.doi.org/10.18637/jss.v065.c02.
    10.18637/jss.v065.c02
  38. Susana Araújo; Alexandra Reis; Karl Magnus Petersson; Luís Faísca. "Rapid automatized naming and reading performance: A meta-analysis.". Journal of Educational Psychology 107 3 (2015): 868-883. http://dx.doi.org/10.1037/edu0000006.
    10.1037/edu0000006
  39. Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Araujo, Susana; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Faisca, Luis. "Dyslexia heterogeneity: cognitive profiling of Portuguese children with dyslexia". Reading and Writing 27 9 (2014): 1529-1545. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000341748600001&KeyUID=WOS:000341748600001.
    10.1007/s11145-014-9504-5
  40. Cruz, A.L.; Santos, M.E.; Reis, A.; Faísca, L.. "Portuguese validation of a short bedside aphasia screening test (Bedside de Lenguaje),Validação Portuguesa de um teste breve para rastreio da afasia (Bedside de Lenguaje)". Sinapse 14 1 (2014): 9-17. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84900425622&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  41. Araújo, S.; Faísca, L.; Bramão, I.; Petersson, K.M.; Reis, A.. "Lexical and Phonological Processes in Dyslexic Readers: Evidence from a Visual Lexical Decision Task". Dyslexia 20 1 (2013): 38-53. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84895074802&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1002/dys.1461
  42. Sousa, Susana; Ribeiro, Olga; Góis Horácio, José; Faísca, Luís. "Executive functions in Patients Seeking and Undergoing Bariatric Surgery, Funções executivas em sujeitos candidatos e submetidos a cirurgia bariátrica". Psicologia, Saúde & Doenças 13 2 (2012): http://dx.doi.org/10.15309/12psd130216.
    10.15309/12psd130216
  43. Araújo, Susana; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Electrophysiological correlates of impaired reading in dyslexic pre-adolescent children". Brain and Cognition 79 2 (2012): 79-88.
    Publicado • 10.1016/j.bandc.2012.02.010
  44. Bramao, Ines; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Inacio, Filomena; Araujo, Susana; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence". Brain and Cognition 78 1 (2012): 28-37.
    Publicado • 10.1016/j.bandc.2011.10.004
  45. Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís; Esteves, Francisco; Simao, Claudia; Justo, Mariline Gomes; Muresan, Angelica; Reis, Alexandra. "Changes in social emotion recognition following traumatic frontal lobe injury". Neural Regeneration Research 7 2 (2012): 101-108.
    Publicado • 10.3969/j.issn.1673-5374.2012.02.004
  46. Silva, Catarina; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Literacy: Exploring working memory systems". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology 34 4 (2012): 369-377.
    Publicado • 10.1080/13803395.2011.645017
  47. PACHECO, A.; Faísca, Luís; ALMEIDA, L.; FERREIRA, Ó.; WILLIAMS, J. J.; DIAS, J. A.. "A Statistical evaluation of models for extrapolating current velocities from boat-mounted ADCP profiles". Coastal Engineering Journal 54 03 (2012): 1250018-1250018.
    Publicado • 10.1142/S0578563412500180
  48. Almeida, Maria Helena; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves. "Positive attitudes at work, some of its consequents and antecedents: a study with hotel professionals". International Journal of Economics and Management Sciences 6 1 (2012): 71-82.
    Publicado
  49. Bramão, I.; Francisco, A.; Inácio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. "Electrophysiological evidence for colour effects on the naming of colour diagnostic and noncolour diagnostic objects". Visual Cognition 20 10 (2012): 1164-1185. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873108508&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1080/13506285.2012.739215
  50. Pereira, V.; Faísca, L.; De Sá-Saraiva, R.. "Immortality of the soul as an intuitive idea: Towards a psychological explanation of the origins of afterlife beliefs". Journal of Cognition and Culture 12 1-2 (2012): 101-127. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84860550662&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1163/156853712X633956
  51. Martins, A.T.; Faísca, L.M.; Esteves, F.; Muresan, A.; Reis, A.; Martins, Ana T.; Faísca, Luís; et al. "Atypical moral judgment following traumatic brain injury". Judgment and Decision Making 7 4 (2012): 478-487. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864588329&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  52. Araujo, Susana; Faísca, Luís; Bramao, Ines; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Object Naming in Dyslexic Children: More Than a Phonological Deficit". Journal of General Psychology 138 3 (2011): 215-228.
    Publicado • 10.1080/00221309.2011.582525
  53. Araújo, Susana; Inácio, Filomena; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Component Processes Subserving Rapid Automatized Naming in Dyslexic and Non-dyslexic Readers". Dyslexia 17 3 (2011): 242-255.
    Publicado • 10.1002/dys.433
  54. Bramao, Ines; Inacio, Filomena; Faisca, Luis; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. "The Influence of Color Information on the Recognition of Color Diagnostic and Noncolor Diagnostic Objects". Journal of General Psychology 138 1 (2011): 49-65.
    Publicado • 10.1080/00221309.2010.533718
  55. Bramao, Ines; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. "The role of color information on object recognition: A review and meta-analysis". Acta Psychologica 138 1 (2011): 244-253.
    Publicado • 10.1016/j.actpsy.2011.06.010
  56. Ise, Elena; Blomert, Leo; Bertrand, Daisy; Faisca, Luis; Puolakanaho, Anne; Saine, Nina L.; Suranyi, Zsuzsanna; et al. "Support Systems for Poor Readers: Empirical Data From Six EU Member States". Journal of Learning Disabilities 44 3 (2011): 228-245.
    Publicado • 10.1177/0022219410374235
  57. Lemos, Ida Timoteo; Faísca, Luís; Valadas, Sandra Teodosio. "Assessment of Psychopathological Problems in the School Context: The Psychometric Properties of a Portuguese Version of the Adolescent Psychopathology Scale-Short Form". Journal of Psychoeducational Assessment 29 1 (2011): 63-74.
    Publicado • 10.1177/0734282910362250
  58. Valadas, S.C.A.T.S.; Gonçalves, F.R.; Faísca, L.M.M.. "Learning profiles of students in higher education: Approaches to studying, learning conceptions and preferences for different types of education | Perfis de aprendizagem de estudantes do ensino superior: Abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensino". Analise Psicologica 29 3 (2011): 369-389. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873112333&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  59. Araújo, S.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. "What does rapid naming tell us about dyslexia?,¿Qué nos cuenta el nombramiento rápido sobre la dislexia?". Avances en Psicologia Latinoamericana 29 2 (2011): 199-213. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864712124&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  60. Martins, A.T.; Faísca, L.; Esteves, F.; Muresan, A.; Justo, M.G.; Simão, C.; Reis, A.. "Traumatic brain injury patients: Does frontal brain lesion influence basic emotion recognition?". Psychology and Neuroscience 4 3 (2011): 377-384. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84855335404&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.3922/j.psns.2011.3.011
  61. Araujo, Susana; Pacheco, Andreia; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Visual rapid naming and phonological abilities: Different subtypes in dyslexic children". International Journal of Psychology 6 45 (2010): 443-452.
    Publicado • 10.1080/00207594.2010.499949
  62. Vaessen, Anniek; Bertrand, Daisy; Toth, Denes; Csepe, Valeria; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Blomert, Leo. "Cognitive Development of Fluent Word Reading Does Not Qualitatively Differ Between Transparent and Opaque Orthographies". Journal of Educational Psychology 102 4 (2010): 827-842.
    Publicado • 10.1037/a0019465
  63. Ziegler, Johannes C.; Bertrand, Daisy; Toth, Denes; Csepe, Valeria; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Saine, Nina L.; et al. "Orthographic Depth and Its Impact on Universal Predictors of Reading: A Cross-Language Investigation". Psychological Science 21 4 (2010): 551-559.
    Publicado • 10.1177/0956797610363406
  64. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. "Cortical brain regions associated with color processing: an FMRI study". The open neuroimaging journal 4 1 (2010): 164-173. http://europepmc.org/abstract/med/21270939.
    Publicado • 10.2174/1874440001004010164
  65. Monteiro, J.; Faísca, L.; Nunes, O.; Hipólito, J.. "Roland Morris disability questionnaire: Adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain | Questionário de incapacidade de Roland Morris: Adaptaçã o e validação para os doentes de língua Portuguesa com lombalgia". Acta Medica Portuguesa 23 5 (2010): 761-766. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78649652297&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  66. Valadas, S.C.A.T.S.; Gonçalves, F.R.; Faísca, L.M.; Valadas, Sandra Cristina A. T. S.; Goncalves, Fernando R.; Faísca, Luís. "Approaches to studying in higher education Portuguese students: A Portuguese version of the approaches and study skills inventory for students". Higher Education 59 3 (2010): 259-275.
    Publicado • 10.1007/s10734-009-9246-5
  67. INÊS BRAMÃO; LUÍS FAÍSCA; KARL MAGNUS PETERSSON; ALEXANDRA REIS; Bramão, I.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; et al. "The influence of surface color information and color knowledge information in object recognition". The American Journal of Psychology 123 4 (2010): 437-437. http://dx.doi.org/10.5406/amerjpsyc.123.4.0437.
    Publicado • 10.5406/amerjpsyc.123.4.0437
  68. Helena Almeida; Luís Faísca; Saúl Neves Jesus. "Estrutura factorial da versão portuguesa do Job Diagnostic Survey (JDS) : Um estudo confirmatório de validação do instrumento". PSICOLOGIA 23 1 (2009): 79-102. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.318.
    Publicado • 10.17575/rpsicol.v23i1.318
  69. Valadas, Sandra; Faísca, Luís; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra T.; Gonçalves, Fernando R.. "Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses". Revista Portuguesa de Educação 22 2 (2009): 191-217. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S0871-91872009000200009&KeyUID=SCIELO:S0871-91872009000200009.
    Publicado
  70. Bramão, Inês; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Mendonça, Alexandra; Reis, Alexandra; Bramão, I.; et al. "The impact of reading and writing skills on a visual-motor integration task: A comparison between illiterate and literate subjects". Journal of the International Neuropsychological Society 13 13 (2007): 359-364.
    Publicado • 10.1017/S1355617707070440
  71. Reis, Alexandra; Faisca, Luis; Mendonca, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl Magnus. "Semantic interference on a phonological task in illiterate subjects". Scandinavian Journal of Psychology 48 1 (2007): 69-74.
    Publicado • 10.1111/j.1467-9450.2006.00544.x
  72. Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge Correia. "L’image des Gitans au Portugal". Psihologia Sociala 20 (2007): 22-37.
    Publicado
  73. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, KM. "Color makes a difference: Two-dimensional object naming in literate and illiterate subjects". Brain and Cognition 60 1 (2006): 49-54.
    Publicado • 10.1016/j.bandc.2005.09.012
  74. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. "Influência dos atributos visuais na nomeação de objectos biológicos e não biológicos". Psychologica 40 40 (2005): 231-245.
    Publicado
  75. da Silva, CG; Petersson, KM; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra. "The effects of literacy and education on the quantitative and qualitative aspects of semantic verbal fluency". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology 26 2 (2004): 266-277.
    Publicado • 10.1076/jcen.26.2.266.28089
  76. Baptista, Jorge; Faísca, Luís. "Um filtro para palavras exóticas frequentes em Português". Seminários de Linguística 4 (2001): 65-86.
    Publicado
  77. Célia Maria Dias Sales; Faísca, Luís; Francisco Ortega-Bévia. "Mais pourquoi ne viennent-ils pas? Les raisons des absences en thérapie familiale". Thérapie Familiale 21 2 (2000): 185-210.
    Publicado
  78. Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Portugal, a propósito das representações sociais". Economia e Sociologia 68 (1999): 5-35.
    Publicado
  79. Lima, Maria Luísa; Faísca, Luís. "O ajustamento das populações ao risco de cheias: estudo exploratório em Portugal". Recursos Hídricos 15 2 (1993): 3-19.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Guerreiro, Mariana; Faísca, Luís; Cláudia Carmo. "Distresse Percebido e Estilo Cognitivo numa Abordagem ao Modelo 2x2 do Perfecionismo". In Doutoramentos e Mestrados UAlg 2019-2020. Portugal: Universidade do Algarve Editora, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. "The contribution of color to object recognition". In Advances in Object Recognition Systems, 73-78. Rijeka, Croatia, Croácia: InTech, 2012.
    Publicado
  3. Almeida, Maria Helena; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves. "Validação da implicação afectiva, instrumental e normativa: um estudo confirmatório da medida". In Percursos de investigação em Psicologia Social e Organizacional, 195-213. Lisboa, Portugal: ISCTE – Edições Colibri, 2007.
    Publicado
  4. Baptista, Jorge; Faísca, Luís. "Mapping, filtering and measuring impact of ambiguous words in Portuguese". In Formaliser les langues avec l’ordinateur: de INTEX à Nooj, 305-324. Besançon: Presses Universitaires de Franche-Comté, 2007.
    Publicado
  5. Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves de. "Validação da implicacação afectiva, instrumental e normativa: um estudo confirmatório da medida". 193-211. Lisboa: Edições Colibri, 2007.
    Publicado
  6. Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge Correia. "A representação social do Cigano pelos outros Portugueses: resultados de um inquérito telefónico". In Perspectivas teórico-metodológicas em Representações Sociais, 425-457. João Pessoa, Paraíba, Brasil, Brasil: Editora Universitária – UFPB, 2005.
    Publicado
  7. Valadas, S. C.; Ribeiro Gonçalves, F.; Faísca, L.; Vilhena, C.. "Students’ Voices at a Portuguese University: Academic Motivation and its Relationship with Academic Success.". In Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., 222-222. Oxford: Routledge, 2005.
    Publicado
  8. Faísca, Luís. "Como “pensam” os jornais os ciganos? Um estudo lexicográfico das representações sociais do cigano num jornal diário nacional durante a década 1991-2000". In Em torno da Psicologia: Homenagem a Jorge Correia Jesuíno, 113-126. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte, 2004.
    Publicado
  9. Faísca, Luís; LIMA, Maria Luisa Soares Almeida Pedroso de. "Comportamento Social e Cheias: tentativa de integração de diferentes níveis de análise na investigação sobre riscos naturais". In Psicologia Ambiental: Intervención y Evaluación del Entorno, editado por Ricardo de Castro, 349-357. Sevilla, Espanha: Aequétipo Ediciones, 1991.
    Publicado
Livro
  1. Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge Correia. Representações Sociais da Comunidade Cigana na Sociedade Portuguesa. Lisboa, Portugal: Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas. 2006.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Reis, Alexandra; Fernandes, Catarina; Inácio, Filomena; Barriga-Paulino, C.I.; Morais, Inês; Faísca, Luís. "An eye movement study of visual word recognition: The effect of word frequency and emotional valence". Trabalho apresentado em 17º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2023.
  2. Barriga-Paulino, Catarina I.; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. "Influence of emotional valence during visual word recognition: an ERP study". Trabalho apresentado em 17º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2023.
  3. GONÇALVES, FÁBIO; Inácio, Filomena; Reis, Alexandra; Faísca, Luís. Autor correspondente: GONÇALVES, FÁBIO. "The Relationship Between Mind-wandering and Reading Comprehension: A Scoping Review Study". Trabalho apresentado em III Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia, 2023.
  4. Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. "Top-down phonological information modulates early visual-orthographic processing: Electrophysiological evidence.". Trabalho apresentado em XV International Symposium of Psycholinguistics, 2021.
  5. Reis, Alexandra; Araújo, Susana; Salomé, Inês; Faísca, Luís. "Dyslexia in adulthood in different orthographic systems: A review and meta-analysis.". Trabalho apresentado em International Workshop on Reading and Developmental Dyslexia (IWORDD), 2019.
  6. Catronas, Dinis; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Fernandes, Tânia; Araújo, Susana. "Does handwriting learning experience facilitate visual letter recognition? Evidence from eye-movements.". Trabalho apresentado em International Workshop on Reading and Developmental Dyslexia (IWORDD), 2019.
  7. Catronas, Dinis; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Fernandes, Tânia; Araújo, Susana. "The influence of sensorimotor training in learning a novel script: A comparison between handwriting and visual learning.". Trabalho apresentado em XIV Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2019.
  8. Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Fernandes, Filipe; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. "Orthographic processing efficiency in dyslexia: An investigation of several dimensions.". Trabalho apresentado em I Workshop on Cognitive Science of Culture ¿ Literacy: an acculturation of the brain., 2018.
  9. Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. "Early electroencephalographic markers of reading strategies.". Trabalho apresentado em I Workshop on Cognitive Science of Culture ¿ Literacy: an acculturation of the brain, 2018.
  10. Rodrigues, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. "Exploring different dimensions of orthographic processing in dyslexia.". Trabalho apresentado em XII International Symposium of Psycholinguistics, 2017.
  11. Araújo, Susana; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Marques, J. Frederico; Petersson, Karl Magnus. "The visual naming deficit in developmental dyslexia: Electrophysiological evidence.". Trabalho apresentado em IX Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2014.
  12. Matilde, Sofia; Araújo, Susana; Reis, Alexandra; Faísca, Luís. "Do orthographic processing skills play a role in the RAN-Reading relationship?". Trabalho apresentado em IX Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2014.
  13. Araújo, Susana; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. "The relationship between rapid automatized naming and reading performance: A meta-analysis.". Trabalho apresentado em VII Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2012.
  14. Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis.". Trabalho apresentado em VI Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2011.
  15. Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Understanding rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis.". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, 2010.
  16. Araújo, Susana; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Electroencephalographic components of reading in dyslexia: More than a phonological deficit?". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, 2010.
  17. Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Visual processing factors contribute to object naming difficulties in dyslexic readers.". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, 2009.
  18. Pacheco, Andreia; Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Profiling dyslexic children: Phonology and visual naming skills.". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, 2009.
  19. Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Perturbação de leitura em crianças disléxicas: Qual o contributo dos processos fonológicos e lexicais?". Trabalho apresentado em IV Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2009.
  20. Pacheco, Andreia; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus. "Reading acquisition phases in Portuguese children: A segmentation task.". Trabalho apresentado em International Meeting of the Society for Applied Neuroscience, 2008.
  21. Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. "The relationship between reading, short-term memory, phonological awareness and naming processes.". Trabalho apresentado em International Meeting of the Society for Applied Neuroscience, 2008.
  22. Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Visual naming in dyslexic children: Where the deficit comes from?". Trabalho apresentado em International Meeting of the Society for Applied Neuroscience, 2008.
  23. Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. "A influência do método de ensino da leitura e da escrita numa tarefa de leitura.". Trabalho apresentado em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2008.
  24. Pacheco, Andreia; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Leitura e consciência fonológica: Predição de bons leitores.". Trabalho apresentado em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2008.
  25. Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. "Leitura e a sua relação com a memória de trabalho, consciência fonológica e nomeação rápida". Trabalho apresentado em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2008.
  26. Araújo, Susana; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Pacheco, Andreia; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. "Perturbação de leitura e de nomeação rápida visual em maus leitores: Apenas um défice fonológico na sua origem?". Trabalho apresentado em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2008.
  27. Lemos, Ida; Faísca, Luís; Valadas, Sandra T.. "O estudo das características psicométricas do Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI) em adolescentes portugueses". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional sobre "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2008.
  28. Lemos, Ida; Faísca, Luís; Valadas, Sandra T.. "Contributos para o estudo da versão portuguesa da Escala de Psicopatologia do Adolescente ¿ versão abreviada (APS-SF)". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2008.
  29. Faísca, Luís; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Reis, Alexandra. "Corpus linguístico infantil constituído a partir de manuais escolares.". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2006.
  30. Araújo, Susana; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. "A influência da escolaridade na lateralização inter-hemisférica da linguagem.". Trabalho apresentado em I Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2006.
  31. Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. "The meanings of academic failure in higher education". Trabalho apresentado em 10th Biennial Conference da ISATT, 2001.
  32. Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. "Students¿ point of view about the reasons for academic failure in higher education". Trabalho apresentado em 10th Biennial Conference da ISATT, 2001.
Relatório
  1. Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís; Ribeiro Gonçalves, Fernando. 2002. A Universidade do Algarve na Rota da Qualidade Pedagógica: A Voz dos Alunos..
  2. Monteiro, Maria Benedita; Rebelo, Margarida; Castro, Paula; Faísca, Luís. 1996. Crianças em Risco: abordagem longitudinal da resposta escolar de crianças de áreas degradadas da cidade de Lisboa [Ano IV].
  3. Monteiro, Maria Benedita; Rebelo, Margarida; Castro, Paula; Faísca, Luís. 1994. Crianças em Risco: abordagem longitudinal da resposta escolar de crianças de áreas degradadas da cidade de Lisboa [Ano III].
  4. Maia, H.; Freitas, Maria João; Faísca, Luís. 1993. Contributos para o estudo das Representações Sociais da pobreza em meio urbano.
  5. LIMA, Maria Luisa Soares Almeida Pedroso de; Faísca, Luís. 1992. Contribuição das ciências sociais para o estudo dos impactes das cheias.
Resumo em conferência
  1. Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Araújo, Susana; Castro, São Luís. "Dyslexia from childhood to adulthood: Exploring the long-term stability of reading predictors.". Trabalho apresentado em XII International Symposium of Psycholinguistics, Braga, 2017.
    Publicado
  2. Araújo, Susana; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. "Addressing the components of impaired reading in dyslexics during an implicit reading task.". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  3. Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.. "Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  4. Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.; Reis, A.. "Profiling dislexic children: Phonology and visual naming skills". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting, Helsinki and Tallinn, 2009.
    Publicado
  5. Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.; Reis, A.. "Cognitive profiles in Portuguese children with dyslexia". Trabalho apresentado em Bridging research and practice in clinical neuropsychology. INS Mid-Year Meeting 2009, Helsinki and Tallin, 2009.
    Publicado
  6. Luís Faísca; Inês Bramão; Christian Forkstam; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. "Implicit learning of structured auditory sequences: An advantage for verbal stimulus". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, 2007.
    Publicado
  7. Inês Bramão; Luís Faísca; Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro. "Semantic Memory Organization: Differential Weighting of Perceptual and Functional Features". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, 2007.
    Publicado
  8. Reis, Alexandra; Carla Silva; Luís Faísca; Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Pedro Cavaleiro Miranda; Alexandre Andrade; et al. "The impact of reading and writing skills on brain morphometry: A voxel-based morphometry study". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, 2007.
    Publicado
  9. Alexandra Mendonça; Inês Bramão; Luís Faísca; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. "The effects of literacy on errors in a dichotic listening task". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, Dublin, 2005.
    Publicado
  10. Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Luís Faísca; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. "Schooling and hemispheric specialization: A dichotic listening study". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, Dublin, 2005.
    Publicado
  11. Luís Faísca; Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. "A dynamic analysis of clustering and switching strategies in semantic verbal fluency". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting. Dublin, Dublin, 2005.
    Publicado
  12. Luís Faísca; Marta Bernardo; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. "Em que medida a produção em provas de fluência verbal permite caracterizar a organização do conhecimento semântico? Estudo comparativo de metodologias de análise". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Lisboa, 2004.
    Publicado
  13. Reis, Alexandra; Luís Faísca; Ricardo SIlva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. "Os efeitos da escolaridade nas estratégias cognitivas subjacentes a provas de fluência verbal com diferentes critérios semânticos". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Lisboa, 2004.
    Publicado
  14. Luís Faísca; Reis, Alexandra; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. "A organização das redes semânticas e a sua relação com a escolaridade: O estudo da categoria semântica animais". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, 2003.
    Publicado
  15. Susana Mendonça; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. "Literacia e sensibilidade fonológica: Que relação?". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, 2003.
    Publicado
  16. Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. "Literacia, processamento fonológico e memória de trabalho: Que relação?". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, 2003.
    Publicado
  17. Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. "Os efeitos da escolaridade nos diferentes sub-sistemas da memória de trabalho". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, 2003.
    Publicado
  18. Alexandra Mendonça; Susana Mendonça; Reis, Alexandra; Luís Faísca; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. "O Reconhecimento de unidades lexicais em contexto frásico: O efeito da literacia.". Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, Évora, 2003.
    Publicado
  19. Reis, Alexandra; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. "O efeito da cor versus o efeito da forma na nomeação de representações bi-dimensionais de objectos numa população analfabeta". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia., Montreal, 2003.
    Publicado
  20. Inês Bramão; Luís Faísca; Reis, Alexandra. "Influência da semelhança estrutural e da cor na nomeação de objectos de categorias vivas e não vivas". Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, Évora, 2003.
    Publicado
  21. Reis, Alexandra; Luís Faísca; Catarina Silva; Lisandra Fernandes; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. "A influência da escolaridade na nomeação visual de objectos: O estudo do efeito da cor versus o efeito da forma". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, 2003.
    Publicado
  22. Luís Faísca; Reis, Alexandra; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. "O efeito da escolaridade na organização das redes semânticas: Utilização de técnicas de escalonamento no estudo da categoria semântica “animais”". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, 2003.
    Publicado
  23. Susana Mendonça; Catarina Silva; Luís Faísca; Reis, Alexandra; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. "Aprendizagem da leitura e da escrita e a sua relação com as competências fonológicas". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, 2003.
    Publicado
  24. Susana Mendonça; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. "The role of literacy in the awareness of words as independent lexical units". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, Stockholm, 2002.
    Publicado
  25. Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. "Awareness of words as phonological entities in an illiterate population". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, Stockholm, 2002.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. A aprendizagem implícita em crianças disléxicas. This study investigates the implicit sequence learning abilities of dyslexic children using an artificial grammar learning task and an extended exposure period. Twenty children with developmental dyslexia participated in the study and were matched with two control groups¿one matched for age and the second for reading skills. During 3 days, all participants performed an acquisition task in which th. 2019. Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. http://hdl.handle.net/10400.1/14060.
  2. Validação portuguesa de um teste breve para rastreio da afasia (Bedside de Lenguaje). Os instrumentos utilizados para avaliar pessoas com afasia tendem a ser extensos e exaustivos, de forma a permitir um diagnóstico e a obtenção de dados detalhados. Contudo, estas provas nem sempre são o melhor instrumento de avaliação para doentes que se encontram em fase aguda/subaguda e que não apresentam condições para colaborar numa prova demorada e complexa. Neste caso devem ser usadas provas. 2014. Cruz, Ana Lúcia; Santos, Maria Emília; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. http://hdl.handle.net/10400.1/4907.
  3. Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades de hotelaria. A presente investigação propõe um modelo analítico que tenta conciliar as PRH (práticas de recursos humanos) com a lógica do negócio e que se baseia em três modelos teóricos: ¿Características do Trabalho¿ (Hackman & Oldham, 1987), ¿Três Componentes do Envolvimento Organizacional¿ (Allen & Meyer, 1990) e ¿Intenção de Turnover¿ (Hom & Griffeth, 2001). O modelo proposto avalia o efeito exercido por d. 2011. Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves de. http://hdl.handle.net/10400.1/1550.
  4. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum m. 2011. Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. http://hdl.handle.net/10400.1/4902.
  5. What does rapid naming tell us about dyslexia?. This article summarizes some of the important fin - dings from research evaluating the relationship between poor rapid naming and impaired reading performance. Substantial evidence shows that dyslexic readers have problems with rapid naming of visual items. Early re - search assumed that this was a consequence of phono - logical processing deficits, but recent findings suggest that non-phonologica. 2011. Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. http://hdl.handle.net/10400.1/4873.
  6. Gestão operacional do serviço a clientes. As empresas do sector Turístico e Hoteleiro Português ¿ que, segundo a Organização Mundial do Turismo, ocupava em 2006 a décima nona posição no ranking mundial de destinos turísticos ¿ exigem aos seus colaboradores um grau elevado de interacção com os clientes e, por isso, lamentam a falta de um modelo válido de gestão que lhes permita beneficiar de uma evidence-based practice. É nossa finalidade. 2009. Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves de. http://hdl.handle.net/10400.1/4903.
  7. Versão portuguesa do Job Diagnostic Survey (JDS). O objectivo deste trabalho é analisar a estrutura factorial da escala ¿Job Diagnostic Survey¿ (Hackman e Oldham, 1980), construída para avaliar as cinco dimensões características do trabalho: variedade de aptidões, identidade do trabalho, significado do trabalho, autonomia e feedback. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 552 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais. Avaliaram-s. 2009. Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves de. http://hdl.handle.net/10400.1/1577.
  8. O Professor do Ensino Superior enquanto Prático Reflexivo: Proposta de novas linhas de Investigação.. 2002. Ribeiro Gonçalves, Fernando; Valadas, Sandra T.; Vilhena, Carla; Quintas, Helena; Faísca, Luís. http://www.fchs.ualg.pt/ceduc/fases/.
  9. Abordagens à Aprendizagem de Estudantes Universitários, Rendimento Académico e Modelos de Ensino.. 2001. Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. http://www.fchs.ualg.pt/ceduc/fases/.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/01/01 - Atual I wonder why we wander: How mind-wandering affects reading in children
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/10/01 - Atual On the track of good spellers: the acquisition, maintenance and use of high-quality orthographic representations
Orientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2021/10/01 - Atual Perfil Psicológico e Psicofisiológico do Portador de Arma de Fogo Funcional
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/10/01 - Atual Sleep disorders as predictors of dementia in individuals with Mild Cognitive Impairment
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2019/09 - Atual What changes in reading in the aging brain?”
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2015/10/01 - Atual Attention Bias to Threat in Early Childhood: epiphenomenon or vulnerability factor for Social Anxiety?
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2018/10/01 - 2023/05/05 A influência do viés de interpretação dos pais no viés de interpretação dos filhos as crianças em idade pré-escolar: o efeito de variáveis pessoais e parentais
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/10/01 - 2021/12/09 Desfiliação Religiosa e Abuso Psicológico em Grupo nas Testemunhas de Jeová
Orientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2016/04/29 - 2019/01/08 Implicit Learning Mechanisms in Children and Adults with Application to Dyslexia
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014/10/01 - 2018/07/05 The structural characteristics of women-endorsers in advertising messages and their influence on consumers’ responses
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/10/01 - 2015/11/12 Implicações Subjetivas do Processo Migratório: um estudo psicanalítico sobre imigrantes brasileiros no Algarve
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/09/08 - 2013/01/04 A Influência do Perfeccionismo Parental, dos Estilos Parentais e dos Padrões de Vinculação no Desenvolvimento do Perfeccionismo em Jovens Adultos
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006/05/02 - 2012/11/13 Origens Psicológicas das Crenças na Vida Após a Morte: Aplicação de uma Perspectiva Evolutiva ao Estudo do Pensamento Religioso
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2007/01/12 - 2012/03/13 Axiologia e coping nos doentes com lombalgias
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006/06/15 - 2009/06/01 Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades hoteleiras
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/03/24 Declarative memories in interaction: Episodic system engagement in semantic-based encoding and retrieval
Arguente principal
Cristiane da Anunciação Souza (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09/29 Paying attention to what matters in children’s writing: Examining the contribution of transcription, executive functions, and mindfulness
Arguente
Ana Carolina Loureiro Alves Cordeiro (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2019/05/20 Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online: a Rede Nacional de Educação a Distância Senac
Arguente principal
Jacobus Bernardinus Maria Edwin Giebelen (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/07/05 The structural characteristics of women-endorsers in advertising messages and their influence on consumers’ responses
Orientador
Vitalii Shcheglov (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015/11/12 Implicações Subjetivas do Processo Migratório: um estudo psicanalítico sobre imigrantes brasileiros no Algarve
Orientador
Ticiana Araújo da Silva (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015/10/16 Travel 2.0 tools: User behavior analysis and modeling. Special emphasis on advertising effectiveness through the eye-tracking methodology
Vogal
Janet Hernández-Méndez (Doutoramento)
Universidade de Granada, Espanha
2015/09 Análise estrutural e funcional da memória de trabalho: Estudo de algumas variáveis cognitivas
Arguente principal
Cláudia Isabel Martinho Baptista Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2013/12/17 An embodied approach in language: The role of bodily feedback in discourse processing
Arguente
Oleksander Horchak (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/01/23 Caracterização cognitiva de perfis de leitores: o estudo da ortografia Portuguesa
Arguente
Andreia Sofia Ramos Pacheco (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/01/14 Axiologia e coping nos doentes com lombalgias
Orientador
Joaquim António Toscano Ferreira Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/01/04 A Influência do Perfeccionismo Parental, dos Estilos Parentais e dos Padrões de Vinculação no Desenvolvimento do Perfeccionismo em Jovens Adultos
Orientador
Cláudia Isabel Guerreiro Carmo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012/11/03 Origens psicológicas das crenças na vida após a morte: aplicação de uma perspetiva evolutiva ao estudo do pensamento religioso
Orientador
Vera Mónica Borrega Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2011/12/06 O papel da cor no reconhecimento visual de objetos: Um contributo de estudos comportamentais, electrofisiológicos e de neuroimagem
Vogal
Maria Inês Neto Bramão (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/07/29 Processamento de emoções realizado por sujetios com traumatismo crânio-encefálico
Arguente
Ana Teresa da Conceição Martins (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/05/06 Cognitive processes underlying reading and naming deficits in Dyslexic readers
Arguente
Susana Manuela Silva Araújo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2010/06/22 Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades hoteleiras
Orientador
Maria Helena Rodrigues Guita de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2010/05 Stresse e burnout nos profissionais de Emergência Médica Pré-Hospitalar
Arguente
Hugo João Fernandes Amaro (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2008/05/09 Casais biculturais e monoculturais: Diferenças e recursos
Arguente principal
Wolfgang Rüdiger Lind (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2007/10/04 Os padrões da cultura organizacional da família: uma abordagem da funcionalidade familiar, numa perspectiva organizacional
Arguente
Filipe Jorge Gambôa Martins Nave (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007/09/06 Família, psicopatologia e resiliência na adolescência: Do risco psicossocial ao percurso delinquente
Vogal
Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo Lemos (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007/07/30 A realização pessoal na relação pedagógica. Estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Vogal
Luis Sérgio Gonçalves Vieira (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007/07/20 Geração de Ideias Mediada por Computador
Arguente principal
João José da Silva Pissarra (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2007/04/01 - Atual Associação Portuguesa de Psicologia Experimental Sócio Efetivo, Tesoureiro
Atual Sociedade Portuguesa de Estatística
Atual Sociedade Portuguesa de Etologia
Atual Associação Portuguesa de Psicologia