Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- SÍLVIA FERNANDA GALVÃO RAMALHO DIAS
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5913-B458-5640
- ORCID iD
- 0009-0002-7537-7462
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022 - 2026
Em curso
|
Ciências da Educação: Educação a Distância e e-Learning (Doutoramento)
Especialização em Educação a Distância e e-Learning
Universidade Aberta & Universidade do Minho, Portugal
|
Ano curricular — 19 valores |
2023 - 2023
Concluído
|
Certificado de Formação — Revisão linguística, gráfica e editorial: cuidar bem da língua portuguesa (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
18 valores |
2020 - 2022
Concluído
|
Curso de Formação Profissional de Revisão de Textos — níveis I, II, II e IV (Outros)
Escrever Escrever Lda, Portugal
|
Concluído com aproveitamento |
2020 - 2020
Concluído
|
Unidades Curriculares Isoladas: Práticas de Tradução Inglês–Português (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
19 valores |
2017 - 2017
Concluído
|
Unidades Curriculares Isoladas: Espanhol V (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
17 valores |
2014 - 2016/09/15
Concluído
|
Licenciatura em Línguas Aplicadas: Assessoria e Administração (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
|
16 valores |
2016/03/12 - 2016/09/14
Concluído
|
Formação Avançada em Edição e Revisão de Texto (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Edição e Revisão de Texto
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
17 valores |
2016 - 2016
Concluído
|
Unidades Curriculares Isoladas: Espanhol IV (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
17 valores |
2015 - 2016
Concluído
|
Unidades Curriculares Isoladas: Espanhol III (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
17 valores |
2015 - 2015
Concluído
|
Unidades Curriculares Isoladas: Espanhol II (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
16 valores |
2014 - 2015
Concluído
|
Unidades Curriculares Isoladas: Espanhol I (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
19 valores |
2006 - 2009/03/19
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Área de Especialização em Análise e Intervenção em Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A auto-eficácia dos professores face às tecnologias de informação e comunicação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
2001 - 2003/05/23
Concluído
|
Curso do Ramo de Formação Educacional (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional em Geografia e Planeamento Regional
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
15 valores |
1997 - 2001/12/13
Concluído
|
Licenciatura (pré-Bolonha) em Geografia e Planeamento Regional (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
14 valores |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Casa Pia de Lisboa, Instituto Público, Portugal |
Casa Pia de Lisboa, Instituto Público, Portugal | ||
2015 - 2016 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Agricultura do Mar do Ambiente e do Ordenamento do Território, Portugal |
Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Portugal | ||
2007/09/01 - 2008/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Governo da Republica Portuguesa Ministério da Defesa Nacional, Portugal |
Instituto dos Pupilos do Exército, Portugal | ||
2007 - 2008/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária/3 de Passos Manuel, Portugal | ||
2006 - 2007/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária/3 Dona Filipa de Lencastre, Portugal | ||
2005 - 2006/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola Básica 2/3 de Nuno Gonçalves, Portugal | ||
2003/09 - 2005/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária/3 de Passos Manuel, Portugal | ||
2002 - 2003 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária/3 de Seomara da Costa Primo, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/03/05 - Atual | Investigadora colaboradora como estudante de doutoramento | Universidade Aberta — Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Portugal |
Universidade Aberta — Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Portugal | ||
2023/05/31 - Atual | Tradução, edição e revisão de textos | Porto Editora, Portugal |
2022/11/10 - Atual | Edição e revisão de textos | Almedina S A, Portugal |
2017 - 2018 | Professora cooperante do mestrado em Ensino da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | Casa Pia de Lisboa, Instituto Público, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2017 - 2018 | Professora cooperante do mestrado em Ensino da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | Casa Pia de Lisboa, Instituto Público, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2019/07 | A utilização dos SIG no 3.º Ciclo do Ensino Básico: avaliação das alterações espaciotemporais do uso e ocupação do solo e
suas forças motrizes (Supervisão e coorientação como professora cooperante.)
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019 | Geografia e Cidadania: Uma visão humanista (Supervisão e coorientação como professora cooperante.)
Coorientador
|
Mestrado em Ensino da Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/12/06 - 2017/12/06 | Comunicação em ação de formação de professores do Projeto Apps for Good
Tema da sessão: Processo de criação das ideias
Perfil de competências do aluno à saída da escolaridade obrigatória
Técnicas de organização e de seleção das ideias
Descrição do processo de trabalho com os alunos para criação da aplicação SOS Idosos
Outro
|
Ação de formação de professores do Projeto Apps for Good
CDI — Portugal (Center for Digital Inclusion), Portugal
|
2017/09/27 - 2017/09/27 | Dinamizadora no Encontro Educação/Tecnologias/Criatividade — Reprogramar a Caixa, promovido pela Casa Pia de Lisboa, na Ar.Co
Encontro
|
Encontro Educação/Tecnologias/Criatividade — Reprogramar a Caixa
Casa Pia de Lisboa, Instituto Público, Portugal
|
2011/04/06 - 2011/04/07 | Dinamizadora do Workshop: A travessia: rumos que se cruzam
Congresso
|
II Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada de Lisboa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - 2016 | Prestação de serviços ocasionais especializados e de consultoria científica, no âmbito do projeto SNIMar — Preparação de Informação Geográfica Integrada para a Gestão de Águas Marinhas e Costeiras (colaboração na elaboração de recursos educativos, disponíveis em www.snimar.pt). |