Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Inês Salselas
Nomes de citação
- Salselas, Inês
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5A1D-BFA1-CCFD
- ORCID iD
- 0000-0003-1566-5091
Moradas
- Rua da Alegria, 503, 4000-045, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013
Concluído
|
Information, communication and audiovisual technologies (Doutoramento)
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
"Exploring interactions between music and language during the early development of music cognition. A computational modeling
approach." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007
Concluído
|
Master in Information, Communication and Audiovisual Media Technologies (Mestrado)
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
"The Development of Melodic Representations at Early Age: Facts Towards a Computational Model." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2005
Concluído
|
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Certform, Portugal
|
|
2004
Concluído
|
Engenharia Electrotécnica e de Computadores / Ramo: Telecomunicações (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Reconhecimento de sons de percussão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1999
Concluído
|
5º Ano de Formação Musical do curso geral (Outros)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - 2022 | Investigador (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2018 - 2020 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2006 - 2013 | Investigador (Investigação) | Music Technology Group , Espanha |
Music Technology Group , Espanha | ||
2012 - 2012 | Investigador visitante (Investigação) | Centre for Brain and Cognitive Development, Birkbeck, University of London., Reino Unido |
Centre for Brain and Cognitive Development, Birkbeck, University of London., Reino Unido |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2022 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2016 - 2017 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
2015 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo, Portugal |
2005 - 2007 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2019 | CHIC - Cooperative Holistic view on Internet and Content
POCI-01- 0247-FEDER-024498
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2005/10 - 2008/09 | Emergent Cognition through Active Perception
FP6-IST- 013123
Bolseiro de Doutoramento
Music Technology Group , Espanha
University of Plymouth, Reino Unido Universitat Pompeu Fabra, Espanha Magyar Tudományos Akadémia Pszichológiai Kutatóintézet, Hungria Universiteit van Amsterdam, Países Baixos |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | How can sound include a narrative in an audiovisual immersive environment? | International science festival
Pint of Science – Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | Exploring interactions between music and language during the early development of music cognition. A computational modelling approach. | Encounter on Practice and Recearch in Music and Performing Arts Education,
FBAUP, ESMAE (Portugal)
|
2014 | A construção do “ouvir”: influência cultural e linguística na cognição e percepção da música. | Semana PTM 2014
ESMAE (Portugal)
|
2011 | Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions. |
Birkbeck, University of London. (London, Reino Unido)
|
2011 | Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions. |
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
|
2010 | Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions. |
Universitat Pompeu Fabra. (Barcelona, Espanha)
|
2007 | Modeling the emergence of musical representation in the early development. |
Universitat de Barcelona. (Barcelona, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/10/30 - 2022/11/30 | A máquina falante: o discurso sonoro através da mediação na peça As Três Irmãs
Coorientador
|
Mestrado em Artes e tecnologias do Som (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2020/10/01 - 2021/12/03 | Som negativo, som encantatório e som membrana: para uma prática de arte sonora com sensibilidade arquitectónica
Orientador
|
Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019 - 2019 | Auditory Induced Vection: Exploring Angular Acceleration Of Sound Sources
Orientador
|
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010 - 2010 | 7th Sound and Music Computing Conference, 2010 (http://www.smc2010.smcnetwork.org) (2010 - 2010)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat Pompeu Fabra, Espanha |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2014 | “A construção do “ouvir”: influência cultural e linguística na cognição e percepção da música.”
Encontro
|
Semana PTM 2014
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2014 | Exploring interactions between music and language during the early development of music cognition. A computational modelling
approach.
Encontro
|
Encounter on Practice and Recearch in Music and Performing Arts Education
FBAUP/ESMAE, Portugal
|
2011 - 2011 | Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions.
Outro
|
No laboratório à conversa com...
Laboratório de Fala, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions.
Seminário
|
Centre for Brain and Cognitive Development, Birkbeck, University of London., Reino Unido
|
2010 - 2010 | Temporal information processing in music and speech at early development: exploring parallels and possible interactions.
Seminário
|
Speech Acquisition and Perception Research Group, Universitat Pompeu Fabra, Espanha
|
2008 - 2008 | The Development of Melodic Representations at Early Age: Towards a Computational Model.
Conferência
|
Music, Language and the Mind 2008, Estados Unidos
|
2007 - 2007 | Modeling the emergence of musical representation in the early development.
Seminário
|
Physics Department, Universitat de Barcelona., Espanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 | Narrativas Suspensas
Presidente do júri
|
Joana Maria Linhares Henriques de Oliveira (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2017 | De fora para dentro
Presidente do júri
|
Denise da Rocha Peleteiro (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2017 | Metamorfosis
Presidente do júri
|
Ana Isabel Ferreira (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2017 | Dead Calm
Presidente do júri
|
Ana Rita Oliveira da Silva (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2017 | Gravações Encontradas: Exploração no contexto de performance de música electroacústica.
Arguente
|
Carla Mariana Arteaga do Nascimento Osório Sardon (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2017 | Non-interactive interactivity: building a seemingly interactive installation
Arguente
|
João Tiago Maia de Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2017 | Musically-Informed Adaptive Reverberation
Arguente
|
João Paulo Caetano Pereira Carvalheira Neves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2016 | Porto of interest
Presidente do júri
|
Ana Rita de Oliveira e Silva (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2016 | A Construção da identidade das Personagens e dos Cenários Através da Textura na Animação: Marvin’s Island, 2016.
Presidente do júri
|
Filipa Ribeiro Burmester (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2016 | Concepção das personagens, guarda-roupa e o controlo da sua anatomia: "Marvin's Island", 2016.
Presidente do júri
|
António Vieira (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Psicoacústica | Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2020 - Atual | Acústica II | Licenciatura em Música - Variante de Produção e Tecnologias da Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2019 | Síntese sonora de Media Digitais | Mestrado em Multimédia (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2016 - 2017 | Som I (Física do som, psico-acústica, fundamentos de microfones, acústica de espaços, stereo, captação e criação de objectos sonoros - exercício do ouvir, descrever e construir som – e edição e mistura em softwares de áudio. | licenciatura em Tecnologias da comunicação Audiovisual | |
2016 - 2017 | Som II (Audio digital, edição e mistura em softwares de áudio, construção de objectos e eventos sonoros, o contrato audiovisual, a intenção do som e da música no objecto audiovisual, acompanhamento de projectos) | licenciatura em Tecnologias da comunicação Audiovisual | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
2016 - 2017 | Ética e Deontologia | licenciatura em Tecnologias da comunicação Audiovisual (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
2016 - 2017 | Teoria da Comunicação Multimédia | licenciatura em Tecnologias da Comunicação Multimédia (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
2016 - 2017 | Seminário | licenciatura em Tecnologias da Comunicação Multimédia (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |