???global.info.a_carregar???
Helena Grácio, has a PhD in Design from the Faculty of Architecture from Lisbon University (2022), a Advanced Studies Course from the Faculty of Architecture from Lisbon University (2011), a Post Graduation course in Jewelry from the Faculty of Fine Arts from Lisbon University (2005), and a degree in Industrial Design (2001) from Lusíada University of Lisbon. Currently she is an Assistant Professor at the School of Education, Polytechnic Institute of Lisbon, where she teaches in curricular units in the design field. She has published numerous book chapters including “Nisa Quartz Inlaid Pottery Workshops: An Action Model in Design Teaching” (Springer, 2020), “The Designer as a Social Agent and Promoter of Local Memorie” (Springer, 2020), “Teaching design in real contexts to preserve local identity and memory” (Taylor & Francis, 2019). Helena is a research member at CIAUD and at Arts and Design at the Interdisciplinary Center for Educational Studies of the Lisbon Higher Education School. She regularly publishes national and international articles in specialized journals and frequently participates in international and national congresses in the design field.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Luz Grácio

Nomes de citação

  • Grácio, Helena
  • Grácio, Ana Helena
  • Grácio, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
5E13-6AA7-BF13
ORCID iD
0000-0003-4083-8687

Endereços de correio eletrónico

  • ahgracio@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2010/10 - 2022/02/22
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Especialização em Design
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
"“Biografia Social da Olaria (em) Pedrada de Nisa: Contributos para a construção de um modelo colaborativo entre o design e o artesanato”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016/05
Concluído
Provas Públicas Título de Especialista (Título de especialista)
Especialização em Design
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009/10 - 2010/07
Concluído
Estudos Avançados (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Design
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
14
1996/10 - 2001/07
Concluído
Design Industrial (Licenciatura)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2021/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/10 - 2016/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011/01 - 2012/09 Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) IPA - Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/10 - 2014/08 Agência Design RH+ Positive Design, Portugal
2007/08/01 - 2011/07/31 Associação Cultural sem Fins Lucrativos Oficina do Desenho, Portugal
2003/10/01 - 2007/07/31 Agência Design e Comunicação A&L Criatividade e Comunicação, Lda, Portugal
2001/08/01 - 2003/09/30 Agência Publicidade Topmarketing: Publicidade e Marketing, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2022/08/01 Design4all - DesignLab para estudantes
IPL/2021/Design4all_ESELX
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Em curso
2020 - 2021/08/01 Design4 - Designlab ESELx
IPL/2020/Design4_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2019 - 2020 DesignLab4uPlus
IPL/2019/DesignlabEseLx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2018 - 2019 DesignLab4u
IPL/2018/DesignLab4u_EseLx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, Sandra. "Teaching methodologies in communication design". 2018.
    10.1007/978-3-319-60477-0_4
  2. Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, Sandra. "Teaching design in real contexts to preserve local identity and memory". 2018.
  3. Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, Sandra. "Teaching methodologies in the scope of collaborative design towards cultural interaction". 2015.
Artigo em revista
  1. Grácio, Ana Helena; Aboim Borges, Miguel; Rijo, Cátia. "Nisa Quartz Inlaid Pottery Workshops: An Action Model in Design Teaching". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/11250.
    10.1007/978-3-030-32415-5_23
  2. Rijo, Cátia Sofia Tiago Duarte; Grácio, Helena; Antunes, Sandra. "DESIGNLAB4U : uma experiência de experimentação e ação prática em design". (2018): http://hdl.handle.net/10400.11/6374.
  3. Grácio, Helena; Rijo, Cátia. "Estratégias nos processos de design e ferramentas de acção: uma reflexão sobre plataformas colaborativas". (2018): http://hdl.handle.net/10400.21/9315.
  4. Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, Sandra. "Revitalizing and transmitting heritage and local memories: building collaborative processes between design and crafts". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/9343.
  5. Rijo, Cátia; Grácio, Helena. "New Teaching Methodologies in The Scope of Collaborative Design Using Virtual Collaborative Platforms". Convergências X 19 (2017): http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=264.
    Publicado
  6. Grácio, Helena Luz; Rijo, Cátia. "Design thinking in the scope of strategic and collaborative design". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/9307.
    10.4013/sdrj.2017.101.04
  7. Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, Sandra. "Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/9348.
  8. Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, Sandra Sofia P.. "Revisiting Memory and Heritage to a Common Future". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/12023.
Artigo em revista (magazine)
  1. Jorge Lino Alves; Grácio, Ana Helena; Lígia Lopes. "Metodologias participativas no ensino do design: a olaria pedrada de Nisa", BOLETIM INFORMATIVO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO, 2013, https://sigarra.up.pt/feup/pt/noticias_geral.noticias_cont?p_id=F1342804787/Engenharia%2053.pdf.
Capítulo de livro
  1. Rijo, Cátia; Grácio, Helena. "The Designer as a Social Agent and Promoter of Local Memories". In Handbook of Research on Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles, 236-248. IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-3628-5.ch016
  2. Nunes, Clarisse; Silva, Encarnação; Nobre, Rita; Miguel, Teresa; Antunes, Sandra; Rijo, Cátia; Grácio, Helena. "Histórias multissensoriais: um projeto de literacia inclusiva". CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2020.
    https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.080
  3. Rijo, Cátia; Grácio, Helena. "DESIGNLAB4U: A laboratory of knowledge, experimentation and practical action". 2019.
    10.1007/978-3-319-94706-8_36
  4. Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, Sandra. "Designing with people for inclusive growth". Taylor & Francis, 2017.
    10.9774/GLEAF.9781315198101_25
  5. Rijo, Cátia; Grácio, Helena; Antunes, Sandra. "Práticas projetuais criativas no ensino do design". In Investigação e Ensino em Design e Música, Convergências Research Books, editado por Raposo, Daniel; Neves, João Vasco Matos; Pinho, Francisco; Silva, José, 45-49. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Grácio, Helena. "Biografia Social da Olaria (em)Pedrada de Nisa : Contributos para a construção de um modelo colaborativo entre o design e o artesanato". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10400.5/27988.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/06/19 - 2019/06/21 Co-chair da International Conference in Arts and Society (2019/06/19 - 2019/06/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Common Ground Research Networks, Estados Unidos

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/07/07 - 2022/07/08 Moderadora do Painel: Design, Music, Arts, Culture and Society, durante a 8a edição do EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Arte e Design, que decorreu entre 07-08 de julho de 2022, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Conferência
EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Arte e Design
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2018/02/22 - 2018/02/24 Moderadora do Painel: Design e Ensino, durante a 6a edição do EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Arte e Design, que decorreu entre 22-24 de fevereiro de 2018, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Conferência
EIMAD - Encontro de Investigação em Música, Arte e Design
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal