???global.info.a_carregar???
Ana Paula Rocha is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal). She has a degree in Languages and Literatures (Universidade de Lisboa - Lisbon); a postgraduate degree in Anglo-Saxon Studies, (Universidade Nova de Lisboa - Lisbon); a Ph.D. in Education (Universidade de Lisboa- Lisbon) and a post Ph.D. in the digital assessment of students (Universidade Aberta – Lisbon). She is a specialist in the Supervision and Orientation of the Professional Practice. She’s a teacher and teachers’ trainer. Has been engaged in the national plan for the teachers’ digital competences development and frequently trains teachers in continuous training programs. In LE@D she integrates two strategic areas, 1: Theories and Practices in Open and Distance Education and 3: Education and post-digital issues. Areas as teacher trainer: Pedagogical Differentiation, Web 2.0 tools, Evaluation, English Literatures, Linguistics, Supervision and Organisation of the Teaching Practice, Teaching and Didactics, Conception and Organization of Educational Projects, English and German Didactics, Organization of School Libraries, Pedagogical Relationship, Action research, Educational Technologies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Paula de Sousa Gonçalves Rocha

Nomes de citação

  • Rocha, Ana Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
601A-CB35-C62D
ORCID iD
0000-0001-8334-3858
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=e3YcyKAAAAAJ
Researcher Id
H-8653-2018

Endereços de correio eletrónico

  • ana.rocha@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016 - 2017
Concluído
Avaliação Formativa. Um Estudo Sobre Formação de Professores em Contexto Blearning (Pós-doutoramento)
Especialização em Especialização em projeto “@assess 2.0 – Avaliação Alternativa Digital de Competências
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2014
Concluído
Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Dispersão da atividade docente." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Com louvor e distinção
2013 - 2013
Concluído
Teach, Learn and Quality (Curso médio)
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
2011 - 2012
Concluído
Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
19
2012
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Supervisão e Orientação da Prática Profissional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Dispersão da actividade docente. O poder do professor reflexivo crítico num contexto formativo colaborativo." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção
1996 - 2000
Concluído
Estudos Anglo-Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Herbert Spencer " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998 - 1998
Concluído
Curso de Metodologias e Técnicas Pedagógicas em Inglês (Pós-Graduação)
University of Cambridge, Reino Unido
Muito Bom
1993 - 1994
Concluído
Curso de Qualificação em Ciências da Educação (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
16
1982 - 1986
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas variante de Inglês Alemão (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
14,5
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/11/02 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986/11/20 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Formadora da equipa de Formadores para Capacitação Digital de Docentes do Ministério da Educação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão Pedagógica e Secção de Formação e Monitorização do Cenfores (https://sites.google.com/cenfores.pt/cenfores/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0) CENFORES, Portugal
CENFORES, Portugal
2016 - Atual Coordenadora do Plano de Formação da Escola Secundária da Ramada (https://formacao80.wixsite.com/esramada/equipa-1) Escola Secundária da Ramada, Portugal
Escola Secundária da Ramada, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/06/15 - Atual Literatura em formato digital no Ensino de Línguas em contexto português (LibriDig_PT) (Projeto internacional - aguarda financiamento)
PTIN/UID4372-LE@D/012023
Investigador Pós-doutorado
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2023/06 - Atual Literatura em formato digital no Ensino de Línguas em contexto português (LibriDig_PT) (Projeto internacional - aguarda financiamento)
PTIN/UID4372-LE@D/012023
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
2022/02/07 - Atual Transforming Assessment Mindsets: Professional development through a blended MOOC (TAM-bMOOB) (projeto nacional financiado pelo CETAPS)
UIDB/04097/2020
Investigador
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies
Submetido
2018 - Atual Avaliação Digital de Competências - @DIC (Projeto interno)
Investigador Pós-doutorado
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Glória Bastos; Filomena Pestana; Ana Paula Rocha; Maria Prazeres Casanova; Mhairi Beaton. "DIGITAL LEARNING TO (RE)IMAGINE A POSITIVE DIRECTION FOR POST-COVID EDUCATION: EUROPEAN PERSPECTIVES". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1088
  2. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres. "Estratégias pedagógicas digitais para promoção da competência escrita em língua estrangeira de alunos do secundário". 2023.
    10.34627/leadt.2023.5
  3. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres. "Digital pedagogical strategies to promote the collaborative writing competence in a foreign language: an action research study with secondary school students". 2022.
  4. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina. "FORMATIVE ASSESSMENT A RESEARCH BASED ON A TEACHERS’ TRAINING COURSE IN A BLEARNING ENVIRONMENT". Trabalho apresentado em EDEN, 2020.
    Publicado
  5. Casanova, Maria Prazeres Simões Moço; Lucia Amante; Isolina Oliveira; Rocha, Ana Paula. "Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos". Trabalho apresentado em Seminário Pós-doc e Estágio Doutoral DEED 2018, Lisboa, 2018.
    Publicado • 10.13140/RG.2.2.23611.52006
  6. Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Rocha, Ana Paula. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3º ciclo e secundário". 2018.
  7. Rocha, Ana Paula; Isolina Oliveira; Amante, Lúcia; Casanova, Maria Prazeres. "AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UM MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM B-LEARNING NO 3.º CICLO E SECUNDÁRIO". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, Braga, 2017.
    Publicado
  8. Casanova, Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina. "A avaliação formativa digital: projeto de intervenção numa escola". 2017.
  9. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Casanova, Prazeres. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3.º ciclo e secundário.". 2017.
  10. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "FORMAR O PROFISSIONAL EM CONTEXTOS DE DISPERSÃO DA SUA ATIVIDADE DOCENTE. CONTRIBUTOS DA LITERATURA". Trabalho apresentado em VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar da Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012.
    Publicado
  11. Rocha, Ana Paula. "A COMUNIDADE DE PRÁTICA NA APRENDIZAGEM. A COLABORAÇÃO EM EDUCAÇÃO. AS TRAJETÓRIAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL". Trabalho apresentado em Conhecimento e Desenvolvimento Profissional, Lisboa, 2010.
    Publicado
  12. Rocha, Ana Paula. "A NATUREZA, VANTAGENS E EFEITOS PERVERSOS DA COLABORAÇÃO NAS ESCOLAS". Trabalho apresentado em Conhecimento e Desenvolvimento Profissional, Lisboa, 2010.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina. "Avaliação Formativa na Era Digital: A Perspetiva de um Grupo de Alunos do Ensino Secundário", Indagatio Didactica, 2024, https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/35899.
    10.34624/id.v16i2.35899
Artigo em revista
  1. Ana Paula Rocha; Maria Prazeres Casanova. "DIGITAL APPROACH TO TEACH CREATIVE WRITING WITH SECONDARY STUDENT LEARNERS OF ENGLISH". LLT Journal: A Journal on Language and Language Teaching (2023): https://doi.org/10.24071/llt.v26i2.6569.
    10.24071/llt.v26i2.6569
  2. Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula. "Ética nas comunidades de investigação". Ética e Investigação no Digital (2022): 10-19. http://hdl.handle.net/10400.2/13890.
    10.6084/m9.figshare.23245727
  3. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina. "UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MODELO BLEARNING PARA A ADOPÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA DIGITAL". Educação, Formação & Tecnologia 2018 (2018): 0-0.
    Publicado
  4. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Casanova, Prazeres. "AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UM MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM B-LEARNING NO 3.º CICLO E SECUNDÁRIO". Livro de Atas X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds X (2017): 1355-1369.
    Publicado
  5. Rocha, Ana Paula; Simoens, Wim. "PONTES COLABORATIVAS NO CONTEXTO EDUCATIVO EUROPEU E INTERNACIONAL". Almadaforma. Liderança e Organização Escolar. Programa Ibero-Americano de Mobilidade Docente (2016): 43-47. https://issuu.com/almadaformarevista/docs/12oie.
    Publicado
  6. Rocha, Ana Paula. "PROFISSIONAL-INVESTIGADOR - PRACTIONER INQUIRER". Revista do Centro de Formação da Associação das Escolas de Almada. A Formação Contínua na Melhoria da Escola 9 (2015): 19-23. http://issuu.com/almadaformarevista/docs/9forma____o/1.
    Publicado
  7. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "FORMAÇÃO CONTÍNUA – NA SENDA DE UMA ALQUIMIA DA ESCOLA". Essencial. Formação Contínua. 20 anos 20 ideias em ação. fevereiro (2014): 38-40. http://issuu.com/almadaformarevista/docs/4almadaforma.
    Publicado
  8. Rocha, Ana Paula. "LÍNGUA PORTUGUESA - A SUA RELAÇÃO COM A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS". Almadaforma 7 (2014): 27-31. https://issuu.com/almadaformarevista/docs/7.
    Publicado
  9. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "TURMAS XL - APRENDIZAGENS EM RISCO?". Políticas educativas setembro (2013): 25-29. http://issuu.com/almadaformarevista/docs/2almadaforma.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Rocha, Ana Paula; CASANOVA, Maria dos Prazeres; Oliveira, Isolina Rosa; AMANTE, LÚCIA. "Um Estudo sobre Formação de Professores no Modelo Blearning para a adopção de uma Avaliação Alternativa Digital". In Educação e Tecnologias Web: Contributos de pesquisa Luso Brasileiros, 157-185. Curitiba, Brasil: Editora Appris, 2019.
    Publicado
Relatório
  1. Rocha, Ana Paula. 2017. Avaliação formativa: um estudo sobre a formação de professores em contexto Blearning. http://hdl.handle.net/10400.2/7234.
Resumo em conferência
  1. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "FORMAR O PROFESSOR-INVESTIGADOR EM CONTEXTOS DE DISPERSÃO. PROMOVER A TRANSFERIBILIDADE DE DESTREZAS ORGANIZACIONAIS PARA COMPETENCIAS DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR". Trabalho apresentado em AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  2. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "DISPERSÃO DA ACTIVIDADE DOCENTE. O PODER DO PROFESSOR CRÍTICO REFLEXIVO NUM CONTEXTO FORMATIVO COLABORATIVO". Trabalho apresentado em XI Congresso SPCE, Guarda, 2011.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. "Aprendizagem digital para (re)imaginar uma direção positiva para a educação pós-covid: uma ação de formação para professores. MeetUP23 2.º Encontro de Investigadores do LE@D Inovação e Ciência. Laboratório de Educação a Distância e E-Learning. Universidade Aberta. Lisboa. Comunicação apresentada no MeetUP23 2º Encontro de Investigadores do LE@D Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão B1 | https://eventos.uab.pt/meetup23/. 2023. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena; Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; Beaton, Mhairi. http://hdl.handle.net/10400.2/14441.
  2. DISPERSÃO DA ATIVIDADE DOCENTE: O PODER DO PROFESSOR REFLEXIVO CRÍTICO NUM CONTEXTO FORMATIVO COLABORATIVO. 2013. Rocha, Ana Paula. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/10518.
    10.13140/RG.2.1.3111.9525
  3. HERBERT SPENCER. DA DIVERGÊNCIA AO EVOLUCIONISMO. 2000. Rocha, Ana Paula. https://www.academia.edu/7720375/Herbert_Spencer._Da_divergencia_ao_evolucionismo.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/22 "Aprendizagem digital para (re)imaginar uma direção positiva para a educação pós-covid" uma ação de formação para professores. 1. MeetUP 23 - 2.º Encontro de investigadores do LE@D - Inovação e Ciência
LE@D - Uab (Lisboa, Portugal) (Portugal)
2017 Organização curricular, transdisciplinaridade, competências para o séc. XXI e aprendizagem por projetos – Um caso particular – o etwinning Encontro Caminhos e Trajetos em Projeto
Cenfores (Odivelas, Portugal)
2017 Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em b-learning no 3.º ciclo e secundário X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola. X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Como promover a Diferenciação Pedagógica nas turmas que temos? Jornadas Interrogações
Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (Torres Vedras, Portugal)
2015 Desenvolvimento Profissional Docente - Etapas, Desafios, a Pessoa - Cenas da vida de escola PROGRAMA IBERO-AMERICANO DE MOBILIDADE DOCENTE 2014-2017
Almadaforma (Almada, Portugal)
2015 O uso das ferramentas Web 2.0 no ensino das línguas estrangeiras Seminário Internacional de Formação Inter + “O Plurilinguismo e a Interculturalidade no Contexto Educativo Europeu”
Académie de Créteil - Paris - França (Almada, Portugal)
2012 Seminário temático em Supervisão e Orientação da Prática Profissional do Curso de Doutoramento em Educação na especialidade de Formação de Professores Seminário
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2012 Portefólio Reflexivo do Professor
(Portugal)
2012 Critical reflection in the context of teachers’ professional development and self-assessment Projeto Eclipse
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Oral Skills Assessment - The paired format of standardizing speaking assessment Oral Skills Assessment
British Council e Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/04/09 - 2024/05/21 Coordenação do Curso de Formação "Promover as Aprendizagens Essenciais de Inglês nos 1.º, 2.º , 3º ciclos/secundário com estratégias digitais" (2024/04/09 - 2024/05/21)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Centro de Formação ASSP, Portugal
2024/05/04 - 2024/05/04 Jornadas Pedagógicas IX "Bit a Byte – Desbravando novos Horizontes Pedagógicos" https://drive.google.com/file/d/1QJU80ej_hn8pxE8k4UaA2f0HQs96fpTa/view?usp=sharing (2024/05/04 - 2024/05/04)
Conferência
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2023/10/11 - 2023/12/13 Coordenação da 2ª Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível III (2023/10/11 - 2023/12/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
CENFORES, Portugal
2023/09/26 - 2023/12/12 Coordenação da 1ª Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível III (2023/09/26 - 2023/12/12)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
CENFORES, Portugal
2023/07/06 - 2023/07/06 Jornadas Pedagógicas VIII "Desafios e Inquietações" https://drive.google.com/file/d/1etp5R3d0dLFwCn7jiMmUEZcP9LBbQNs-/view (2023/07/06 - 2023/07/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2023/02/13 - 2023/04/17 Oficina de Formação: "Estratégias pedagógicas digitais para a execução das Aprendizagens essenciais no 1º e 2º ciclo de Inglês" (2023/02/13 - 2023/04/17)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
CENFORES, Portugal
2023/02/09 - 2023/03/23 Oficina de Formação: "Operacionalização das Aprendizagens essenciais no 3º ciclo e secundário de Inglês com estratégias pedagógicas digitais" (2023/02/09 - 2023/03/23)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
CENFORES, Portugal
2022/10/12 - 2022/11/30 Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/10/12 - 2022/11/30)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
CENFORES, Portugal
2022/09/09 - 2022/09/09 Jornadas Pedagógicas VII "Ações Transformativas para a Aprendizagem e Inclusão Curricular" https://drive.google.com/file/d/14rIPnBxcZAFOw9qSDca5A7Fy1PsuxfmU/view (2022/09/09 - 2022/09/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2022/05/11 - 2022/07/22 Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/05/11 - 2022/07/22)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
CENFORES, Portugal
2022/05/23 - 2022/07/08 Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/05/23 - 2022/07/08)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
CENFORES, Portugal
2022/04/27 - 2022/06/22 Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/04/27 - 2022/06/22)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2020/06/30 - 2020/06/30 Jornadas Pedagógicas VI "Ferramentas para o desenvolvimento curricular em ambiente digital" https://drive.google.com/file/d/14rIPnBxcZAFOw9qSDca5A7Fy1PsuxfmU/view (2020/06/30 - 2020/06/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2019/07/02 - 2019/07/02 Jornadas Pedagógicas V - "Trajetórias de inovação e flexibilidade para práticas de inclusão" https://drive.google.com/file/d/1O4d36eH4lliEkLBKWVoAptGhdudhMYww/view (2019/07/02 - 2019/07/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2018/07/02 - 2018/07/02 Jornadas Pedagógicas IV "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber" https://drive.google.com/drive/u/5/folders/1rzj9LwNVIIt4GZ4Mo_YYFkaCcwZ9bETM (2018/07/02 - 2018/07/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2017/09/08 - 2017/09/08 Jornadas Pedagógicas III - "Caminhos Estratégicos Traçados pela Escola para o Bem Estar" https://drive.google.com/drive/u/5/folders/1rzj9LwNVIIt4GZ4Mo_YYFkaCcwZ9bETM (2017/09/08 - 2017/09/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2017/07/05 - 2017/07/12 Avaliação formativa digital com recurso ao PADLET (2017/07/05 - 2017/07/12)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2017/07/03 - 2017/07/10 Avaliação formativa digital com recurso ao WORKSHOP (2017/07/03 - 2017/07/10)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2017 - 2017 Treino e desempenho na língua oral – desbloquear inibições no 3ºciclo
Oficina (workshop) (Outra)
Educatis, Portugal
2017 - 2017 Ensino diferenciado nas Línguas Estrangeiras. Potenciar o ensino-aprendizagem
Oficina (workshop) (Outra)
ALMADAForma, Portugal
2017 - 2017 Avaliação para a Melhoria das Aprendizagens em Contexto Blearning (2017 - 2017)
Oficina (workshop) (Outra)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2017 - 2017 Como promover a Diferenciação Pedagógica nas turmas que temos?
Conferência (Outra)
Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2017 - 2017 Formative assessment with the support of digital tools
Seminário (Outra)
EEKHOUTCENTRUM KORTRIJK, Portugal
2017 - 2017 TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Oficina (workshop) (Outra)
EEKHOUTCENTRUM KORTRIJK, Portugal
2016/09/12 - 2016/09/12 Jornadas Pedagógicas II ""Caminhos Estratégicos Traçados pela Escola para a Promoção do Sucesso dos Alunos" https://drive.google.com/drive/u/5/folders/1rzj9LwNVIIt4GZ4Mo_YYFkaCcwZ9bETM (2016/09/12 - 2016/09/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2016/07/08 - 2016/07/08 Jornadas Pedagógicas I "Plano Estratégico de Escola - Que desafios? Qual a relevância?" https://drive.google.com/drive/u/5/folders/1rzj9LwNVIIt4GZ4Mo_YYFkaCcwZ9bETM (2016/07/08 - 2016/07/08)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 O professor reflexivo e a Diferenciação Pedagógica
Seminário (Outra)
Seminário Mentes Sorridentes, Portugal
2015 - 2015 TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Seminário (Outra)
Erasmus +, Portugal
2015 - 2015 3 online – recursos da web 2.0 para o ensino aprendizagem das línguas estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
Almadforma, Portugal
2015 - 2015 Integração de ferramentas digitais no processo de aprendizagem inclusivo
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação Educatis, Portugal
2015 - 2015 Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Profissional de Grândola
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação de Professores da Lezíria Oeste, Portugal
2015 - 2015 Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola secundária da Azambuja
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de formação da associação de escolas do Alentejo Litoral, Portugal
2014 - 2014 Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula na Escola Escola 2+3 Vale da Amoreira
Oficina (workshop) (Outra)
Escola 2+3 Vale da Amoreira, Portugal
2014 - 2014 Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula na Escola Secundária Leal da Câmara
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra, Portugal
2014 - 2014 3 online – recursos da web 2.0 para o ensino aprendizagem das línguas estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
ALMADAForma, Portugal
2014 - 2014 Pedagogias diferenciadas na gestão de grupos de educação multicultural
Oficina (workshop) (Outra)
Educatis, Portugal
2014 - 2014 Gestão de aula em diferenciação. O básico (2014) Agrupamento de Escolas de Camarate, Portugal
2014 - 2014 TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Seminário (Outra)
Erasmus+, Portugal
2014 - 2014 Projeto Estratégico para a Melhoria da Aprendizagem: APRENDER A APRENDER
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos - Educatis, Portugal
2013 - 2013 Diferenciação Pedagógica. Da Teoria à Prática (2013) Escola Secundária E,B 2,3 Mário de Sá Carneiro, Portugal
2013 - 2013 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos em enfoque
Oficina (workshop) (Outra)
ALMADAForma, Portugal
2013 - 2013 A Diferenciação Pedagógica na Prática Letiva Da teoria à práxis
Seminário (Outra)
Agrupamento de Escolas de Camarate, Portugal
2013 - 2013 Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula no Agrupamento de Escolas de Grandola
Oficina (workshop) (Outra)
Agrupamento de Escolas de Grandola, Portugal
2013 - 2013 Diferenciação pedagógica no quotidiano da sala de aula na Escola Secundária Leal da Câmara
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra, Portugal
2012 - 2012 Diferenciação Pedagógica nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Secundária do Monte da Caparica
Oficina (workshop) (Outra)
ALMADAForma, Portugal
2011 - 2011 Aprendizagem Cooperativa - diferenciação do ensino na sala de aula (2011) Escola Secundária Pedro Alexandrino, Portugal
2011 - 2011 Diferenciação Pedagógica (2011) Escola Secundária Leal da Câmara, Portugal
2010 - 2010 A Diferenciação Pedagógica no Processo de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras na Escola Secundária com 3º Ciclo José Cardoso Pires
Oficina (workshop) (Outra)
CENFORES, Portugal
2010 - 2010 Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Secundária da Ramada
Oficina (workshop) (Outra)
CNEFORES, Portugal
2010 - 2010 A Diferenciação Pedagógica na Prática Letiva (2010) Escola Secundária da Ramada, Portugal
2010 - 2010 Avaliação da Oralidade em Línguas Estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
APPIForma, Portugal
2008 - 2008 Utilização Educativa de Quadros Interactivos (2008) Escola Secundária da Ramada, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Programa ibero-americano de mobilidade docente 2014-2017
Seminário
Desenvolvimento Profissional Docente
ALMADAForma, Portugal
2015 - 2015 LINPILCARE – LINk Practioner Inquiry via Professional Learning Communities with results of Academic Research
Seminário
Developing a Strong Frame of Reference for Practitioner Inquiry
Projeto Erasmus + KA2, Portugal
2012 - 2012 XIX Colóquio AFIRSE – Lisboa
Congresso
Revisitar os Estudos Curriculares - Onde estamos e para onde vamos?
AFIRSE, Portugal
2012 - 2012 VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Aveiro
Simpósio
Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 SPCE – Guarda
Congresso
XI Congresso SPCE – Guarda
SPCE, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014 - 2014 Supervisão na formação contínua do profissional Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2012 Supervisão na formação do profissional em contextos de dispersão da atividade docente Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Membro da Comissão Científica do Laboratório de Educação a Distância e Elearning
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/06 - Atual RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning Universidade Aberta