???global.info.a_carregar???
Irene Cortesão Costa has a Degree in Sociology (Faculty of Arts, University of Porto), a Degree in Music from the Porto Conservatoire, a Master's Degree in Applied Anthropology, Community and Youth Work and a Professional Diploma in Community Work (Goldsmiths College, University of London); a Postgraduate Diploma in "Expression-Communication and Artistic Languages in Socio-Educational Practice" (Escola d'Expressió i Psicomotricitat - Institut d'Educació de Barcelona) and a Ph. D. in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University of Porto. Worked as a coordinator of services for children and young people at Deptford Community Centre, London, and at Casa das Glicínias - Vale de Campanhã, Porto. Adjunct professor at the Paula Frassinetti Faculty of Education, responsible for the musical expression curricular units of the basic and social education courses. Supervises professional internships in Early Childhood Education and teaches in the Master's program in Community Intervention. An Integrated Researcher at the Centre for Research and Educational Intervention of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (CIIE|FPCEUP), works on artistic intervention in the community with children, young people, and adults, with a special interest in the area of music and how non-formal education experiences in the artistic field can contribute to the personal, social and artistic development of these groups.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Irene Zuzarte Cortesão Melo da Costa

Nomes de citação

  • Cortesão Costa, Irene
  • Cortesão, Irene

Identificadores de autor

Ciência ID
6113-1263-5284
ORCID iD
0000-0003-3314-8047

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016 - 2020
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças: "...e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2003
Concluído
Mestrado em Antropologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Identidade e Integração numa Comunidade Migrante: Estudo de Caso de um Centro Comunitário Português em Londres" (TESE/DISSERTAÇÃO)
N/A
2001
Concluído
Expressão-Comunicação e Linguagens na Prática Sócio-Educativa, Criação de P (Pós-Graduação)
Universitat de Barcelona, Espanha
"Centranima: Projecto de Educação não formal de jovens " (TESE/DISSERTAÇÃO)
N/A
1998
Concluído
Apllied Antropology Communyt and Youth Work (Master)
Especialização em Antropology / Community Work
Goldsmiths University of London, Reino Unido
1996
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
1976 - 1994
Concluído
Curso Complementar de Piano (Outros)
Curso de Música Silva Monteiro, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2024 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2022 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/12/03 - 2022/10/02 Cante pela sua Saúde - Sing4Health Porto
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo

Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Costa, Irene Cortesão. "Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens". 2014.
Artigo em revista
  1. Irene Cortesão; Isabel Menezes. "Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças". Revista Brasileira de Estudos da Presença (2023): https://doi.org/10.1590/2237-2660124115vs01.
    10.1590/2237-2660124115vs01
  2. Irene Cortesão; Isabel Menezes. "Effects on Children of Participation in Children's Community Choirs". Revista Brasileira de Estudos da Presença (2023): https://doi.org/10.1590/2237-2660124115vs02.
    10.1590/2237-2660124115vs02
  3. Pequito, Paula; Pinheiro, Ana Cristina; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Daniela, Gonçalves; Neves, Ivone; Irene, Cortesão; Medeiros, Paula. "Introductory Note". (2023): https://doi.org/10.25767/se.v30i.29474.
    https://doi.org/10.25767/se.v30i.29474
  4. Cortesão, Irene; Pais de Pádua, Ana. "A Children Participation in transforming communities: Um estudo de caso num contexto rural". (2023): https://doi.org/10.25767/se.v32i2.33229.
    https://doi.org/10.25767/se.v32i2.33229
  5. Jesus, Pedro; Cortesão, Irene. "Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children". (2023): https://doi.org/10.25767/se.v30i.29476.
    https://doi.org/10.25767/se.v30i.29476
  6. Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. "À-participação ou participação das crianças? Experiências de inovação educacional vistas pelas próprias". (2022): http://hdl.handle.net/20.500.11796/3106.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10729
  7. Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. "Apart-icipation or participation of children? Educational innovation experiences seen by the children themselves". (2022): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10729.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10729
  8. Pedro Jesus; Irene Cortesão; Jesus, Pedro; Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa Centros Educativos ; Cortesão, Irene; Escola Superior de Educação Paula Frassineti (ESEPF). "Inovação pedagógica nos centros educativos das Irmãs Doroteias: a participação das crianças
    Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children". Saber & Educar 30 (2021): https://doi.org/10.17346/se.vol30.418.
    10.17346/se.vol30.418
  9. Irene Cortesão Costa; Isabel Menezes; Cortesão Costa, Irene; Menezes, Isabel; Cortesão, Irene; Menezes, Isabel. "Coros infantis comunitários em instituições educativas e seu papel no desenvolvimento artístico, pessoal e social das crianças envolvidas". Em Aberto 34 110 (2021): 151-167. https://doi.org/10.24109/emaberto.v34i110.4575.
    Publicado • 10.24109/emaberto.v34i110.4575
  10. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. ""O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...": visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124473.
  11. Cortesão, Irene; Amorim, Eugénio; Menezes, Isabel. "«O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...» : Visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2841.
  12. Irene Cortesão; Luiza Cortesão. "Pedagogias iluminadas por objectivos". (1985): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/63498.
Capítulo de livro
  1. Cortesão Costa, Irene; Cortesão, Irene. "O papel das artes no percurso escolar: análise de dois projetos de intervenção artística com crianças e jovens". 67-93. São Carlos SP, Brasil: Pedro & João Editores, 2021.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. 2020. "Guia da Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias". http://hdl.handle.net/20.500.11796/3076.
Livro
  1. Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. Degraus de Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2023.
  2. Jesus, Pedro; Cortesão, Irene. O Bússola 21: Livro de Atas das II Jornadas de Inovação Pedagógica.. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2022.
  3. Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Assemany, Daniella; Cortesão, Irene; et al. Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  4. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Medeiros, Paula; et al. Atas do Congresso Internacional África pela Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  5. Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone. “Histórias de um bicho mau” : Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2020.
  6. Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana Cristina; Sousa, Júlio; Gomes, Ana; Ferreira, Ana Luísa; Fernandes, Ana Márcia; et al. Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2019.
  7. Cortesão, Irene. A música no Jardim de Infância: uma proposta de desenho curricular. Portugal: ESEPF. 2016.
  8. Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Samagaio, Florbela; Fernandes, Natália; Ferreira, Manuela; et al. Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança. Portugal: ESEPF. 2016.
Recurso online
  1. Cortesão Costa, Irene. Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção. 2020. http://www.aeg1.pt/docs/aulasnaopresenc/Ebook_Ensinar_e_aprender_em_tempos_de_COVID_19.pdf.
Tese / Dissertação
  1. Cortesão, Irene; Irene Zuzarte Cortesao Melo da Costa. "Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças: "...e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!"". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3251.
  2. Rocha, Joana Cárin Ferreira da. "A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2572.
  3. Moreira, Andreia Sofia da Silva. "A música, os sons e os silêncios no desenvolvimento da capacidade de concentração". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2574.
  4. Salgado, Ana Margarida Moreira. "De que forma a música pode contribuir para a inclusão de uma criança diferente no seu grupo?". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2675.
  5. Carvalho, Mariana Pinto de. "Carrossel de Histórias: dispositivos pedagógicos para a animação da leitura". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2505.
  6. Amaral, Márcia Sofia Santos; Costa, Irene Cortesão; Amaral, Marcia. "A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503.
  7. Marques, Liliana Cristina da Conceição. "A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2506.
  8. Ruas, Ana Rita Correia. "Metodologia de Trabalho de Projeto: uma abordagem estimulante no processo educativo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2314.
  9. Carvalho, Susana. "A viagem. As diferentes vivências nas duas valências: educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2122.
  10. Pimenta, Sara. "Da contagem à (re)solução de problemas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1525.
  11. Gomes, Daniela. "A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123.
  12. Faria, Vânia. "A importância da continuidade pedagógica: da sala dos 5 anos a uma turma de 1º CEB". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2101.
  13. Silva, Ana Rita. "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2113.
  14. Abreu, Sofia. "O Educador e/ou Professor como principal impulsionador da autoestima da criança". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2093.
  15. Andrade, Ana Catarina. "A construção e a gestão de comportamentos na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2110.
  16. Oliveira, Rita Maria Campos de. "Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1520.
  17. Fonseca, Maria Isabel Tavares Conde Rodrigues. "A linguagem dos sons e das emoções na PHDA". Licenciatura, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2228.
  18. Oliveira, Ana Rita. "Educar para a criatividade: do pensamento à prática educativa". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2119.
  19. Rodrigues, Andreia Catarina. "O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1392.
  20. Moreira, Ivone Flávia. "Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1399.
  21. Teixeira, Sara. "Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368.
  22. Sá, Ana Isabel. "O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1412.
  23. Tavares, Ana Rita. "A gestão dos afetos, numa sala de 3 anos, para a construção de valores e competências sociais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1466.
  24. Costa, Juliana Teresa. "Saber educar: que desafios?". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1393.
  25. Machado, Isabel Alexandra. "A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1391.
  26. Paixão, Joana. "O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475.
  27. Pires, Joana. "A interrogação como fator promotor de sucesso na aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1362.
  28. Estêvão, Sandra. "A Gestão da dualidade Afetos/Limites, numa sala de 4 anos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1467.
  29. Pinho, Ana Sofia. "Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1465.
  30. Carvalho, Ana Patrícia. "(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1381.
  31. Palmares, Maria Teresa. "A diferenciação pedagógica como prática efetiva do docente generalista". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1363.
  32. Barros, Liliana. "O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1376.
  33. Rodrigues, Diana. "A construção da profissionalidade de um professor generalista e o desenvolvimento integral da criança". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1385.
  34. Santos, Rita. "(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1226.
  35. Lopes, Inês Pinto. "As intencionalidades da intervenção educativa : princípios pedagógicos gerais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1249.
  36. Silva, Sofia. "Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1251.
  37. Paes, Inês. "Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1247.
  38. Costa, Ana Isabel. "A construção da profissionalização : fundamentos e práticas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1244.
  39. Oliveira, Joana. "Intervenção do profissional generalista na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1183.
  40. Moreira, Filipa de Sousa. "A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1171.
  41. Gonçalves, Vanda. "Contributos da reflexão na construção da profissionalidade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1168.

Outros

Outra produção
  1. Audioguia: uma fonte de conhecimento, expressão e comunicação. O Áudio guia para Crianças do Museu das Marionetas do Porto foi construído por estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, no âmbito da unidade curricular Didática das Expressões Artísticas da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, com a orientação dos professores, Irene Cortesão Costa e Roberto Merino. Este Projeto, para o Museu d. 2017. Costa, Irene Cortesão; Merino, Roberto; Castro, Ana Teresa; Pinheira, Ciliana; Freitas, Filipa; Fernando, Maria João. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2597.
  2. Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula. O estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias d. 2016. Cavalcanti, Joana; Cortesão, Irene; Medeiros, Paula; Ribeiro, Sara. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339.
    http://dx.doi.org/10.15366/tp2016.28.013
  3. «…e aprendemos muitas coisas novas!...» Projectos simples…complexas aprendizagens:Utilização de um conjunto de critérios de avaliação de qualidade e balanço de competências na avaliação de projectos lúdicos desenvolvidos em Jardim de Infância. O presente texto pretende fazer uma avaliação crítica de projectos lúdicos nos quais estiveram envolvidos estágios finais do curso de Educação de Infância, da ESE de Paula Frassinetti, no ano lectivo de 2006/2007. Procurámos um conjunto de indicadores que se debruçasse qualitativamente e criticamente sobre a qualidade dos projectos, adequados à avaliação de projectos que tivesse em conta a riqueza. 2007. Pequito, Paula; Cortesão, Irene. http://hdl.handle.net/20.500.11796/907.
  4. O trabalho sócio-educativo em contextos não formais – análise de uma realidade. Esta pretende ser uma análise fundamentada de um projecto de educação não formal –Juventudes – desenvolvido na cidade do Porto, num período de 20 meses, altura em que a equipa deste mesmo projecto deixou de trabalhar no mesmo, fruto de incompatibilidades com a equipa técnica supervisora, devido a divergências ao nível da filosofia do projecto. Num primeiro momento, procurar-se-á fazer uma contextu. 2006. Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene. http://hdl.handle.net/20.500.11796/876.
  5. Educação : novos desafios Licenciatura em Educação de Infância. p. 49-53. 2003. Pequito, Paula; Guedes, Sofia; Cortesão, Irene; Brandão, Isabel; Brito, Domingas; Guedes, Inês; Cunha, Isabel; et al. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1003.