Artigo em conferência |
- Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Costa, Irene Cortesão. "Problematizar a metodologia de projeto articulando
e avaliando aprendizagens". 2014.
|
Artigo em revista |
- Irene Cortesão; Isabel Menezes. "Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças". Revista Brasileira
de Estudos da Presença (2023): https://doi.org/10.1590/2237-2660124115vs01.
10.1590/2237-2660124115vs01
- Irene Cortesão; Isabel Menezes. "Effects on Children of Participation in Children's Community Choirs". Revista Brasileira
de Estudos da Presença (2023): https://doi.org/10.1590/2237-2660124115vs02.
10.1590/2237-2660124115vs02
- Pequito, Paula; Pinheiro, Ana Cristina; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Daniela, Gonçalves; Neves, Ivone; Irene, Cortesão;
Medeiros, Paula. "Introductory Note". (2023): https://doi.org/10.25767/se.v30i.29474.
https://doi.org/10.25767/se.v30i.29474
- Cortesão, Irene; Pais de Pádua, Ana. "A Children Participation in transforming communities: Um estudo de caso num contexto
rural". (2023): https://doi.org/10.25767/se.v32i2.33229.
https://doi.org/10.25767/se.v32i2.33229
- Jesus, Pedro; Cortesão, Irene. "Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation
of children". (2023): https://doi.org/10.25767/se.v30i.29476.
https://doi.org/10.25767/se.v30i.29476
- Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. "À-participação ou participação das crianças? Experiências de inovação educacional vistas pelas
próprias". (2022): http://hdl.handle.net/20.500.11796/3106.
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10729
- Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. "Apart-icipation or participation of children? Educational innovation experiences seen by the
children themselves". (2022): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10729.
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10729
- Pedro Jesus; Irene Cortesão; Jesus, Pedro; Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa
Centros Educativos ; Cortesão, Irene; Escola Superior de Educação Paula Frassineti (ESEPF). "Inovação pedagógica nos centros
educativos das Irmãs Doroteias: a participação das crianças
Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters
Doroteias: the participation of children". Saber & Educar 30 (2021): https://doi.org/10.17346/se.vol30.418.
10.17346/se.vol30.418
- Irene Cortesão Costa; Isabel Menezes; Cortesão Costa, Irene; Menezes, Isabel; Cortesão, Irene; Menezes, Isabel. "Coros infantis
comunitários em instituições educativas e seu papel no desenvolvimento artístico, pessoal e social das crianças envolvidas".
Em Aberto 34 110 (2021): 151-167. https://doi.org/10.24109/emaberto.v34i110.4575.
Publicado • 10.24109/emaberto.v34i110.4575
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. ""O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...": visões de crianças
do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124473.
- Cortesão, Irene; Amorim, Eugénio; Menezes, Isabel. "«O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...» : Visões de crianças
do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2841.
- Irene Cortesão; Luiza Cortesão. "Pedagogias iluminadas por objectivos". (1985): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/63498.
|
Capítulo de livro |
- Cortesão Costa, Irene; Cortesão, Irene. "O papel das artes no percurso escolar: análise de dois projetos de intervenção artística
com crianças e jovens". 67-93. São Carlos SP, Brasil: Pedro & João Editores, 2021.
Publicado
|
Documento de trabalho |
- Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. 2020. "Guia da Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias".
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3076.
|
Livro |
- Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. Degraus de Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2023.
- Jesus, Pedro; Cortesão, Irene. O Bússola 21: Livro de Atas das II Jornadas de Inovação Pedagógica.. Escola Superior
de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2022.
- Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Assemany, Daniella; Cortesão, Irene; et
al. Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Escola Superior de Educação
de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
- Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Medeiros, Paula; et al.
Atas do Congresso Internacional África pela Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório
para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
- Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone. “Histórias de um bicho
mau” : Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2020.
- Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana Cristina; Sousa, Júlio; Gomes, Ana; Ferreira, Ana Luísa; Fernandes, Ana Márcia;
et al. Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF).
2019.
- Cortesão, Irene. A música no Jardim de Infância: uma proposta de desenho curricular. Portugal: ESEPF. 2016.
- Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Samagaio, Florbela; Fernandes, Natália; Ferreira, Manuela;
et al. Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança.
Portugal: ESEPF. 2016.
|
Recurso online |
- Cortesão Costa, Irene. Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção. 2020. http://www.aeg1.pt/docs/aulasnaopresenc/Ebook_Ensinar_e_aprender_em_tempos_de_COVID_19.pdf.
|
Tese / Dissertação |
- Cortesão, Irene; Irene Zuzarte Cortesao Melo da Costa. "Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos
de música coral comunitária com crianças: "...e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!"". Doutoramento,
2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3251.
- Rocha, Joana Cárin Ferreira da. "A Música na Educação de Infância: Práticas de Diferenciação Pedagógica". Mestrado, 2018.
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2572.
- Moreira, Andreia Sofia da Silva. "A música, os sons e os silêncios no desenvolvimento da capacidade de concentração". Mestrado,
2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2574.
- Salgado, Ana Margarida Moreira. "De que forma a música pode contribuir para a inclusão de uma criança diferente no seu grupo?".
Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2675.
- Carvalho, Mariana Pinto de. "Carrossel de Histórias: dispositivos pedagógicos para a animação da leitura". Mestrado, 2017.
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2505.
- Amaral, Márcia Sofia Santos; Costa, Irene Cortesão; Amaral, Marcia. "A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica".
Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503.
- Marques, Liliana Cristina da Conceição. "A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2506.
- Ruas, Ana Rita Correia. "Metodologia de Trabalho de Projeto: uma abordagem estimulante no processo educativo". Mestrado, 2016.
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2314.
- Carvalho, Susana. "A viagem. As diferentes vivências nas duas valências: educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico".
Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2122.
- Pimenta, Sara. "Da contagem à (re)solução de problemas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1525.
- Gomes, Daniela. "A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2015.
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123.
- Faria, Vânia. "A importância da continuidade pedagógica: da sala dos 5 anos a uma turma de 1º CEB". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2101.
- Silva, Ana Rita. "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2113.
- Abreu, Sofia. "O Educador e/ou Professor como principal impulsionador da autoestima da criança". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2093.
- Andrade, Ana Catarina. "A construção e a gestão de comportamentos na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico".
Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2110.
- Oliveira, Rita Maria Campos de. "Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico". Mestrado, 2015.
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1520.
- Fonseca, Maria Isabel Tavares Conde Rodrigues. "A linguagem dos sons e das emoções na PHDA". Licenciatura, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2228.
- Oliveira, Ana Rita. "Educar para a criatividade: do pensamento à prática educativa". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2119.
- Rodrigues, Andreia Catarina. "O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1392.
- Moreira, Ivone Flávia. "Um percurso pela Educação Pré-Escolar e pelo Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014.
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1399.
- Teixeira, Sara. "Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368.
- Sá, Ana Isabel. "O profissional reflexivo como fator de excelência no Ensino Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1412.
- Tavares, Ana Rita. "A gestão dos afetos, numa sala de 3 anos, para a construção de valores e competências sociais". Mestrado,
2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1466.
- Costa, Juliana Teresa. "Saber educar: que desafios?". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1393.
- Machado, Isabel Alexandra. "A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1391.
- Paixão, Joana. "O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475.
- Pires, Joana. "A interrogação como fator promotor de sucesso na aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1362.
- Estêvão, Sandra. "A Gestão da dualidade Afetos/Limites, numa sala de 4 anos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1467.
- Pinho, Ana Sofia. "Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1465.
- Carvalho, Ana Patrícia. "(Pre)Ocupação com o processo de aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1381.
- Palmares, Maria Teresa. "A diferenciação pedagógica como prática efetiva do docente generalista". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1363.
- Barros, Liliana. "O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem". Mestrado,
2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1376.
- Rodrigues, Diana. "A construção da profissionalidade de um professor generalista e o desenvolvimento integral da criança".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1385.
- Santos, Rita. "(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1226.
- Lopes, Inês Pinto. "As intencionalidades da intervenção educativa : princípios pedagógicos gerais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1249.
- Silva, Sofia. "Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1251.
- Paes, Inês. "Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1247.
- Costa, Ana Isabel. "A construção da profissionalização : fundamentos e práticas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1244.
- Oliveira, Joana. "Intervenção do profissional generalista na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado,
2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1183.
- Moreira, Filipa de Sousa. "A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância
e professora do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1171.
- Gonçalves, Vanda. "Contributos da reflexão na construção da profissionalidade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1168.
|