???global.info.a_carregar???
Bolseira de Investigação no Projeto "Higher Education Autonomy in Europe: supranational, national, and institutional trends" (HEAE-SNIT) financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref.a 2022.03986.PTDC), liderado pelo Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior (CIPES), em curso também no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (Brasil). Com base em sua dissertação de mestrado, publicou, em 2021, o artigo "Responsibility as an Ethical Principle in the Context of College Education" na International Journal of Latest Research in Humanities and Social Science. Dentre os principais temas de interesse e de pesquisa estão: pós-modernidade, ética, ensino e aprendizagem, ensino superior e identidades acadêmicas. Tem discutido estes temas, através de comunicações orais e publicação de resumos e papers, em eventos científicos nacionais e internacionais - a exemplo do: II Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP (2022), do XXX Colóquio internacional da AFIRSE Portugal (2023) e do VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (2023). É autora e coautora de capítulos de livros e artigos científicos publicados no Brasil, tais como os capítulos "Ética e Educação: a necessidade de uma proposta ao mundo pós-moderno" (2020) e "Diálogo e fraternidade: uma experiência de cooperação na educação superior" (2021) e o artigo "O processo de ensino-aprendizagem e as redes sociais: a necessidade de uma educação digital" (2020). Raquel Marques é pós-graduada em Docência do Ensino Superior e em História com ênfase em História e Cultura de Povos Antigos. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Teologia. Como professora visitante, lecionou disciplinas em institutos de ensino superior do Distrito Federal (Brasil), tais como Metodologia do Trabalho Científico, Didática, Psicomotricidade, Teologia Contemporânea, Introdução à Filosofia, entre outras. É membro do Grupo de Pesquisa Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos (CEEDE) desde setembro de 2019, liderado pelo Prof. Dr. Luiz Síveres. Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino e aprendizagem. Instituição parceira do grupo: Organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Está associada a duas Comunidades de Práticas de Investigação (CoPIn) vinculadas ao Centro de Investigação e Intervenções Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP): Grupo de Análise de Políticas Educativas (GAPE), coordenada pelos doutores António Magalhães e Amélia Veiga, e Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação (IDEAFor), coordenada pelas doutoras Amélia Lopes, Fátima Pereira e Elisabete Ferreira.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel Machado Gomes Marques
Data de nascimento
1995/08/14
Género
Feminino

Nomes de citação

  • MARQUES, Raquel
  • MARQUES, R. M. G.
  • Marques, Raquel Machado Gomes
  • Marques, R. M. G.

Identificadores de autor

Ciência ID
6118-E356-0BDB
ORCID iD
0000-0003-2912-6822

Endereços de correio eletrónico

  • up202102991@up.pt (Profissional)
  • raquelmgmarques@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 912851977 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Teologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2024/09/20
Em curso
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2020/10/19
Concluído
Mestrado em Educação (Master)
Especialização em Processo educacional e Formação de professores
Universidade Católica de Brasília, Brasil
"A RESPONSABILIDADE COMO PRINCÍPIO ÉTICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2018/08/20
Concluído
Especialização em História com Ênfase em História e Cultura de Povos Antigos (Postgraduate Certificate)
Faculdade de Tecnologia Ícone, Brasil
Aprovada
2018/08/20
Concluído
Especialização em Docência do Ensino Superior (Postgraduate Certificate)
Faculdade de Tecnologia Ícone, Brasil
Aprovada
2017/08/24
Concluído
Bacharel em Teologia (Bachelor)
Faculdade Evangélica de Brasília, Brasil
"UM PROFETA NA PÓS-MODERNIDADE: UMA HERMENÊUTICA A PARTIR DE ISAÍAS 26,8b E 46,9" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2017/07/21
Concluído
Licenciatura em Pedagogia (Licence)
Especialização em Educação Básica - primeiro ciclo
Faculdade de Teologia Hokemah - FATEH, Brasil
"A EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: DESAFIOS ÉTICOS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/09 - 2019/10/13 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Faculdade de Tecnologia Ícone, Brasil
2017/01/10 - 2019/01/10 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Capacita de Brasília, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - 2022/10/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Atos, Brasil
2019/10/28 - 2020/04/30 Encarregado Operacional (Assistente Operacional) Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), Brasil
2019/04/16 - 2019/10/28 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) Colégio Alub, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/05/01 - Atual Bolseira Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas , FPCEUP, Portugal
(...)
2023/04/26 - 2024/04/15 Bolseira Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas , FPCEUP, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/04/26 - 2024/04/30 Higher Education Autonomy in Europe
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas , FPCEUP, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marques, Raquel Machado Gomes; Lopes, A.; Lopes, Amélia; António Magalhães. "TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO ACADÊMICO EM CONTEXTO DE MUDANÇAS DA UNIVERSIDADE: um contato inicial com o campo das identidades acadêmicas". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP, São Paulo, 2022.
    Publicado
  2. MARQUES, R. M. G.; Luiz Síveres. "Sentido e significado da prática docente na formação ética discente". Trabalho apresentado em I JORNADA INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO EM MOMENTOS DE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: PASSADO E PRESENTE, Online, 2021.
    Publicado
  3. MARQUES, R. M. G.; ALENCAR, L. B.. Autor correspondente: ALENCAR, L. B.. "O diálogo com base em aspectos éticos para a promoção do bem-estar na escola". Trabalho apresentado em XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal 2020, Lisboa, 2020.
    Publicado
  4. MARQUES, R. M. G.. "A educação em tempos pós-modernos: desafios éticos". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Internacionalização da Educação Básica e Superior: Desafios, Perspectivas e Experiências, Brasília, 2019.
    Publicado
  5. MARQUES, R. M. G.. "História, Memória e Identidade: Uma reeleitura da Pós-Modernidade cristã em Isaías". Trabalho apresentado em XIII Seminário do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciência da Religião e Soter Regional 2017,, Goiânia, 2017.
Artigo em revista
  1. Marques, Raquel M. G.; Lopes, Amélia; Magalhães, António M.. "Academic identities and higher education change: reviewing the evidence". Educational Research (2024): 1-17. http://dx.doi.org/10.1080/00131881.2024.2334760.
    10.1080/00131881.2024.2334760
  2. MARQUES, R. M. G.; Luiz Síveres. "Responsibility as an Ethical Principle in the Context of College Education". International Journal of Latest Research in Humanities and Social Science 4 (2021): http://www.ijlrhss.com/current%20issue.html.
    Publicado
  3. MARQUES, R. M. G.; ALENCAR, L. B.. Autor correspondente: ALENCAR, L. B.. "Trilha de aprendizagem e metodologias ativas para formação de educadores". REVISTA COM CENSO ESTUDOS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL 7 4 (2020): https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/833.
    Publicado
  4. MARQUES, Raquel. "O processo de ensino-aprendizagem e as redes sociais: a necessidade de uma educação digital". #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia 9 1 (2020): http://dx.doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3654.
    10.35819/tear.v9.n1.a3654
Capítulo de livro
  1. Marques, Raquel Machado Gomes. "Educação, vida comum e respeito: por uma ética da escuta na escola". In Estratégias para o bem-estar e felicidade na escola, 171-180. São Paulo, Brasil: Editora Dialética, 2023.
    Publicado
  2. MARQUES, R. M. G.; Alencar, Learice Barreto. "A importância e os limites da educação socioemocional na escola". In Sociedade, currículo e formação docente em debate: condições para o conhecimento poderoso, 163-180. São Paulo, Brasil: Liber Ars, 2022.
    Publicado
  3. MARQUES, R. M. G.; BATANA, S. P. F. "Diálogo e fraternidade: uma experiência de cooperação na educação superior". In O diálogo na perspectiva da fraternidade, editado por SIVERES, L; LUCENA, J. I. A.. Caxias do Sul, Brasil: Educs, 2021.
    Publicado
  4. MARQUES, R. M. G.; NEVES JUNIOR, I. J.; MOURÃO, L. C. S.. "Pedagogia da pergunta: possibilidade de uma educação com fundamentos transversais, estruturas conectadas e molduras sistêmicas". In Diálogos com Paulo Freire: reflexão e ação, editado por Luiz Síveres; Joaquim Alberto Andrade Silva.; José Ivaldo Araújo de Lucena. Caxias do Sul, Brasil: Educs, 2021.
    Publicado
  5. MARQUES, R. M. G.. "Ética e Educação: a necessidade de uma proposta ao mundo pós-moderno". In Pensamento pedagógico: textos e contextos III, editado por CUNHA, Celio. Brasília, Brasil: Cátedra UNESCO, 2020.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Marques, Raquel Machado Gomes; Lopes, A.; Lopes, Amélia; António Magalhães. "IDENTIDADES ACADÊMICAS NO CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS UNIVERSIDADES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA". Trabalho apresentado em VII ENJIE – ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Pezzi, Marcelo R; MARQUES, Raquel. "Tecnologias de informação e comunicação: uma pesquisa com docentes do Ensino Profissional e Tecnológico". Trabalho apresentado em I CONGRESSO INTERNACIONAL ESCOLA, IDENTIDADE E DEMOCRACIA, Porto, 2022.
    Publicado
  3. MARQUES, R. M. G.. "A formação ética na educação superior a partir de disciplinas em EaD: um estudo de caso". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional GEICS - Desafios da educação pós-pandemia: impactos da quarentena no currículo e na cultura digital, 2020.
    Publicado
  4. MARQUES, R. M. G.. "Memória Bíblica: Uma viva confissão de fé". Trabalho apresentado em VIII congresso internacional em ciências da religião, Goiânia, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A responsabilidade como princípio ético no contexto da educação superior". Mestrado, Universidade Católica de Brasília, 2020. https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2868.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09/10 Explorando as identidades académicas no contexto de transformação da universidade CIPES 3rd PhD Student Workshop
Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (Porto, Portugal)
2024/01/23 Transformação da universidade e identidades acadêmicas: explorando percepções de docentes universitários/as sobre as dimensões de seu trabalho Seminário interno "Educação, Justiça Social, Democracia"
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/12/14 RECONFIGURAÇÃO DAS IDENTIDADES ACADÊMICAS EM CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE: percepções de docentes universitários/as sobre as dimensões de seu trabalho XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/06 Identidades acadêmicas em contexto de transformação: percepções de docentes universitários/as sobre as dimensões do seu trabalho III Encontro Internacional Sinergias: "Educação, transformação social e cidadania global: debates, caminhos e sentidos do político"
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/02/10 IDENTIDADES ACADÊMICAS NO CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS UNIVERSIDADES: análises iniciais de uma Revisão Sistemática de Literatura 1st PhD Student Workshop
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (Porto, Portugal)
2023/02/03 IDENTIDADES ACADÊMICAS NO CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS UNIVERSIDADES: uma Revisão Sistemática de Literatura VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (Porto, Portugal)
2023/01/25 TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO ACADÊMICO EM CONTEXTO DE MUDANÇAS DA UNIVERSIDADE: lugares da docência na identificação do/a acadêmico/a XXX Colóquio internacional da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/12/16 Mudanças no contexto das universidades, reconfiguração da prática profissional e identidades académicas XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/10/15 TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO ACADÊMICO EM CONTEXTO DE MUDANÇAS DA UNIVERSIDADE: um contato inicial com o campo das identidades acadêmicas II Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP
(São Paulo, Brasil)
2022/09/15 O papel formativo do ensino superior e a avaliação para as aprendizagens: reflexões à contemporaneidade XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/08 Tecnologias de informação e comunicação: uma pesquisa com docentes do Ensino Profissional e Tecnológico I CONGRESSO INTERNACIONAL ESCOLA, IDENTIDADE E DEMOCRACIA
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/10/23 A importância e os limites da educação socioemocional na escola III SEMINÁRIO INTERNACIONAL GEICS
Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil)
2021/04/27 Sentido e significado da prática docente na formação ética discente I JORNADA INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO EM MOMENTOS DE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: PASSADO E PRESENTE
Universidade Estadual do Paraná/Unespar (Paranavaí, Brasil)
2020/11/18 Educação Superior e formação ética a partir de disciplinas em EaD EDUREDE: O Uso das TIC na Educação em Tempos de Pandemia
Universidade Federal do Paraná (Brasil)
2020/10/31 A formação ética na Educação Superior a partir de disciplinas em EaD: um estudo de caso II Seminário Internacional GEICS - Desafios da educação pós-pandemia: impactos da quarentena no currículo e na cultura digital
Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil)
2020/01/30 O diálogo com base em aspectos éticos para a promoção do bem-estar na escola XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-estar”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/03/26 A educação em tempos pós-modernos: desafios éticos Congresso Internacional: Internacionalização da Educação Básica e Superior : desafios, perspectivas e experiências
Universidade Católica de Brasília (Brasília, Brasil)
2019 Pós-Modernidade e Crise Ética Semana do Curso de Filosofia
Universidade Católica de Brasília (Brasília, Brasil)
2017/02/21 Deus, o Doador de todo o bem Oficina de Pregação Expositiva
Faculdade Teológica Reformada de Brasília (Brasília, Brasil)
2016/08/29 MEMÓRIA BÍBLICA: UMA VIVA CONFISSÃO DE FÉ VII Congresso ABIB Pentateuco da Formação à Recepção
Universidade Metodista (Campinas, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/24 - Atual Participação na Comissão Organizadora e na moderação da Mesa-redonda Inteligência Artificial: conceitos, oportunidades e desafios para a Educação, dinamizada pelo Grupo de Análise de Políticas Educativas (GAPE) do CIIE. (2023/11/24)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas , FPCEUP, Portugal
2023/07/05 - 2023/07/07 Integração da Equipa de Apoio à Comissão Organizadora do Encontro Internacional "Educação, transformação social e cidadania global: debates, caminhos e sentidos do político" (2023/07/06 - 2023/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/09/15 - 2022/12/16 Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica do XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação (2022/12/15 - 2022/12/16)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/29 - Atual Participação como ouvinte do webinar "Advancements in Mixed Methods Research Integration".
Outro
Advancements in Mixed Methods Research Integration
2023/11/23 - Atual Participação do primeiro workshop “Elaboração de Planos de Gestão de Dados de Investigação”, que integra o Ciclo de Formação dedicado às Competência Transversais de Investigação do Programa Doutoral em Psicologia (PDP).
Oficina (workshop)
Elaboração de Planos de Gestão de Dados de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/11/14 - Atual Participação como ouvinte da CHEF Talk com Johanna Kallo que procurou repensar a autoridade das organizações intergovernamentais e a sua capacidade de orientar os Estados-nação em direcção a determinadas prioridades políticas, especialmente no domínio da educação.
Outro
Rethinking the authority of intergovernmental organizations in education
Aarhus Universitet, Dinamarca
2023/11/08 - Atual Participação como ouvinte na Conferência "A democracia e o ES em Portugal: O papel das Universidades na implementação e consolidação da Democracia" com Dr. José Pacheco Pereira, promovida pela FPCEUP
Conferência
A democracia e o ES em Portugal: O papel das Universidades na implementação e consolidação da Democracia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/11/08 - Atual Participação como ouvinte na Conferência "A Universidade e a liberdade académica" com Dr. Alberto Amaral.
Conferência
A Universidade e a liberdade académica
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/11/06 - Atual Participação como ouvindo no Seminário "Quality assurance and internationalization of higher education" promovido pelo Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (Cipes)
Seminário
Quality assurance and internationalization of higher education
Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior, Portugal
2023/10/28 - Atual Participação como ouvinte do Fórum 2050, uma iniciativa conjunta da Universidade do Porto e do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública
Outro
Utopia, Prospectiva e Política
2023/10/27 - Atual Participação como ouvinte na Jornada da Comissão de Ética da Universidade do Porto, com o tema "Ética e Inteligência Artificial - Novas perspetivas para o Ensino e para a Investigação".
Outro
Ética e Inteligência Artificial - Novas perspetivas para o Ensino e para a Investigação
2023/10/12 - Atual Participação no focus group de avaliação da plataforma digital UP Doctoral Careers, organizado pelo Núcleo de Talento e Carreira da Universidade do Porto, integrado na Plataforma UP Doctoral Careers - iniciativa financiada pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), Skills for a Next Generation U.Porto (Upskilling U.Porto).
Outro
Focus group de avaliação da plataforma digital “UP Doctoral Careers”
2023/10/04 - Atual Participação como ouvinte no Debate: O que é uma boa Aula?
Outro
Debate: ‘O que é uma boa Aula?’
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/09/21 - Atual Participação como ouvinte no Seminário "The liberalization of teacher employment regimes: European perspectives on the flexibilization of the teaching workforce and careers" com Professor Xavier Dumay, Université catholique de Louvain (UCL).
Seminário
The liberalization of teacher employment regimes: European perspectives on the flexibilization of the teaching workforce and careers
2024/07/10 - 2024/07/12 Participação como ouvinte do XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária, realizado entre 10-12 de Julho em Lisboa.
Congresso
XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/10/23 - 2023/10/24 Participação com bolsa na Conferência "European Universities Critical Futures" organizada pela Susan Wright, como conclusão do projeto de investigação
Conferência
European Universities – Critical Futures
Aarhus Universitet, Dinamarca
2023/09/27 - 2023/09/28 Participação como ouvinte na Lumivero Virtual Conference, nomeadamente no Workshop "Harnessing NVivo Classifications for different research designs" realizado pela Christina Silver (University of Surrey)
Conferência
Lumivero Virtual Conference
2022/12/15 - 2022/12/16 Participação no XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Seminário
XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/10/14 - 2022/10/15 Participação no II Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP
Congresso
II Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP
2022/09/15 - 2022/09/17 Participação no XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Congresso
XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022/09/08 - 2022/09/08 Participação como ouvinte da Conferência "Desafios contemporâneos para a investigação em Educação" com a Prof(a). Alice Casimiro Lopes (UERJ)
Conferência
Desafios contemporâneos para a investigação em Educação
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas , FPCEUP, Portugal

Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura, Brasil
2022/07/07 - 2022/07/09 Participação no I CONGRESSO INTERNACIONAL ESCOLA, IDENTIDADES E DEMOCRACIA
Congresso
I CONGRESSO INTERNACIONAL ESCOLA, IDENTIDADES E DEMOCRACIA
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas , FPCEUP, Portugal
2021/10/07 - 2021/10/09 O III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2021, na modalidade online. Este Seminário foi organizado pela comunidade prática de investigação CAFTe do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP. Desta comunidade fazem parte investigadores de Portugal, Brasil, Angola e Moçambique que conjuntamente desenvolvem estudos sobre as temáticas que dão nome ao CAFTe e ao Seminário.
Seminário
III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
2021/10/07 - 2021/10/09 Participação como ouvinte do III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
Seminário
III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/09/21 - 2021/09/21 Participação como ouvinte. Evento em comemoração ao centenário de Paulo Freire e Pré-lançamento do livro Diálogos com Paulo Freire: Reflexão e Ação. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Diálogo: Um Processo Pedagógico Transversal, liderado pelo Prof. Dr. Luiz Síveres
Encontro
Diálogos com Paulo Freire: Reflexão e Ação
Universidade Católica de Brasília, Brasil
2021/08/20 - 2021/08/26 Extensão universitária em Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência Extensão universitária em Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2021/08/24 - 2021/08/24 Extensão universitária em Produtividade, Gestão do Tempo e Propósito
Outro
Extensão universitária em Produtividade, Gestão do Tempo e Propósito
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2021/03/16 - 2021/03/16 Participação como ouvinte. Evento online que discutiu estratégias para Educação Infantil e Anos Iniciais.
Outro
REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Moonshot Educação, Brasil
2021/01/20 - 2021/01/20 Curso de curta duração em Curso de Desenvolvimento Humano e Educação
Outro
Curso de curta duração em Curso de Desenvolvimento Humano e Educação
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2020/12/01 - 2020/12/05 Curso de curta duração em Desenho Didático para o Ensino On-line
Outro
Curso de curta duração em Desenho Didático para o Ensino On-line
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2020/11/20 - 2020/11/24 Curso de curta duração em Mediação em EaD
Outro
Curso de curta duração em Mediação em EaD
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2020/10/22 - 2020/10/23 Curso de curta duração em Excel Básico
Outro
Curso de curta duração em Excel Básico
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial São Paulo, Brasil
2020/10/14 - 2020/10/14 O Seminário Internacional de Educação Básica Híbrida foi um evento promovido pela ANEBHI com o objetivo de discutir a educação no mundo que nos espera. Educadores renomados no Brasil e no exterior discutiram, neste evento, os principais temas da educação básica híbrida.
Seminário
Seminário Internacional de Educação Básica Híbrida
Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Brasil
2020/10/01 - 2020/10/05 Extensão universitária em A BNCC e a Gestão Escolar
Outro
Extensão universitária em A BNCC e a Gestão Escolar
Ministério da Educação, Brasil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
2020/09/15 - 2020/09/29 Extensão universitária em Tecnologias da Informação e Comunicação
Outro
Extensão universitária em Tecnologias da Informação e Comunicação
Universidade Federal de Goiás, Brasil
2020/09/10 - 2020/09/20 Extensão universitária em Fundamentos de Estatística.
Outro
Extensão universitária em Fundamentos de Estatística.
Universidade Federal de Goiás, Brasil
2020/06/05 - 2020/06/15 "Oficina On-line de Introdução à Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas", oferecida pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (UCB) Universidade Católica de Brasília, em parceria com a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB.
Oficina (workshop)
Oficina On-line de Introdução à Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas ucb
Universidade Católica de Brasília, Brasil
2020/05/10 - 2020/05/15 Curso de curta duração em Curso Coordenação Pedagógica.
Outro
Curso de curta duração em Curso Coordenação Pedagógica.
Cursos Online SP do Brasil, Brasil
2020/03/13 - 2020/03/18 Curso de curta duração em Expert em Ensino Remoto
Outro
Curso de curta duração em Expert em Ensino Remoto
Moonshot Educação, Brasil
2019/08/02 - 2019/08/02 Participação como ouvinte. A Universidade Católica de Brasília - UCB, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, e em parceria com a Universidade de Ottawa (Canadá) e a Temple University (EUA) realizou o Simpósio Internacional sobre o Diálogo educacional: caminhos e travessias. Simpósio Internacional Diálogo Educacional: Caminhos e Travessias
Universidade Católica de Brasília, Brasil
2018/02/01 - 2018/07/08 Aluna especial na disciplina Ideias, Historiografia e Teoria 3 que compõe o currículo do Mestrado em História na UnB
Outro
Disciplina Ideias, Historiografia e Teoria 3
Universidade de Brasília, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/04/01 - 2019/04/30 Teologia Contemporânea Teologia (Bachelor) Instituto Capacita de Brasília, Brasil
2019/02/01 - 2019/02/28 Tópicos em Pneumatologia Teologia (Bachelor) Instituto Capacita de Brasília, Brasil
2019/02/01 - 2019/02/28 Psicomotricidade Especialização em Psicopedagogia (Postgraduate Certificate) ÍCONE - Instituto de Consultoria, Cursos e Educação, Brasil
2018/10/01 - 2018/10/31 Didática Licenciatura em Pedagogia (Licence) ÍCONE - Instituto de Consultoria, Cursos e Educação, Brasil
2018/08/01 - 2018/08/31 Metodologia do Trabalho Científico Licenciatura em Pedagogia (Licence) ÍCONE - Instituto de Consultoria, Cursos e Educação, Brasil
2018/05/03 - 2018/05/31 Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Psicopedagogia (Postgraduate Certificate) ÍCONE - Instituto de Consultoria, Cursos e Educação, Brasil
2017/10/01 - 2017/10/31 Introdução à Filosofia Teologia (Bachelor) Instituto Capacita de Brasília, Brasil
2017/08/01 - 2017/08/30 Eclesiologia Teologia (Bachelor) Instituto Capacita de Brasília, Brasil

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/10/12 - 2020/10/12 Nosso Encontro A importância da infância

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/10/01 - Atual Membro da Comunidade de práticas de investigação (CoPIn) IDEAFor (Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação), coordenada pelas doutoras Amélia Lopes, Fátima Pereira e Elisabete Ferreira
Membro
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas , FPCEUP, Portugal
2021/09/01 - Atual Membro da Comunidade de práticas de investigação (CoPIn) GAPE (Grupo de Análise de Políticas Educativas), coordenada pelos doutores António Magalhães e Amélia Veiga
Membro
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas , FPCEUP, Portugal
2019/10/01 - Atual Membra da equipa do Grupo de Pesquisa Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos - CEEDE (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6922185706456896) desde setembro de 2019, liderado pelo Prof. Dr. Luiz Síveres. Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino e aprendizagem. Instituição parceira do grupo: Organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)
Membro
Universidade Católica de Brasília, Brasil