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Filipe Luz holds a PhD in Communication Sciences by the New University of Lisbon being Associate Professor at School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies of University Lusófona. Filipe Luz has a strong experience at coordination level, being actually the Director of the Erasmus Mundus Joint Master Degree in games: REPLAY, director of the MSc studies "Game Design and Playable Media"; director of "Videogames" BA studies; vice-director of Communication Design BA; and is also member of the direction board of R&D Unit "Hei-Lab - Digital Human Environment Interface Labs". Filipe Luz is External Assessor at doctoral programme "Performative and Media-based Practices" at Stockholm University of Arts (Sweden), participates in academic juries and supervises doctoral and master's thesis. He lectures digital post-production for film, television, games, and animation, and also does research activities in R&D projects of communication science, Design and arts. His work at MovLab (Laboratory of Interactions and Interfaces), where he integrates technologies such as Motion Capture, Animation, VR or Stereoscopic Photography, it's an example of the cross-media projects that evolve him in academic or professional work for the Communication, Cultural and Creative Industries or communication areas. Filipe Luz is the Principal Investigator and Co-Investigator in several International Projects, such as the European Joint Master Degree RE_PLAY (n.101128161, 2023-2028, 4.4M), EPIC-WE (HORIZON-CL2-2022-HERITAGE-01-09 n. 101095058, 2023-26, 3.0M), GameIn (2022.07939.PTDC, 2023-25, 250K), PlayersALL (EXPL/COM-OUT/0882/2021, 2022-23, 60k), TEGA Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games (2020-1-UK01-KA203-079248, 250K), Erasmus+ ID-Games Co-Create assistive games for people with Intellectual Disability to enhance their inclusion (2019-1-EL01-KA204-062517, 250K), Erasmus + Game-Based Learning For Deaf Students (LISBOA-01-0145-FEDER-032022, 250K), Erasmus+ Youth for Youth (2020-2-HU01-KA205- 079126, 250K), among others.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipe Soares Branco da Costa Luz

Nomes de citação

  • Luz, Filipe Soares Branco da Costa
  • Filipe Luz

Identificadores de autor

Ciência ID
611F-FE93-68CE
ORCID iD
0000-0002-3608-8417

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020/04/12 - 2020/04/28
Concluído
Games Creator Odissey (Rational Game Design) (Outros)
Especialização em Videogames
UBISOFT, França
2009 - 2014
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O MOVIMENTO NA ANIMAÇÃO: PARA UMA RECLASSIFICAÇÃO DIGITAL" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2014
Concluído
Doutoramento em Ciências da Comunicação. Especialidade em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Movement in Animation: Towards a Digital Reclassification" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excellent
2013 - 2013
Concluído
Maya Essentials 6: Lights and Rendering (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em 3D modelling and animation
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
2012 - 2012
Concluído
Photorealistic Lighting with Maya and Nuke (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em VFx and Digital Post Production
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
2012 - 2012
Concluído
Nuke 6.3 New Futures (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em VFx and Digital Post production
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
2012 - 2012
Concluído
Nuke 5.0 (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em VFx and Digital Post production
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
2012 - 2012
Concluído
Maya Essentials 2: Polygonal Modeling Techniques (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em 3D Modeling
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
2012 - 2012
Concluído
Fundamentals of Video: Cameras and Shooting (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Film Arts
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
2010
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Movimento na Animação. para uma Reclassificação Digital" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2008 - 2008
Concluído
Motion Builder (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Vicon Iq (Motion Capture) (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Digital Mediation as Game: Transparency and Immersion" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excellent
2005 - 2005
Concluído
Orad Cyberset (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Discreet Combustion 3 (Postgraduate Certificate)
Especialização em Vfx and Digital Post-Production
Escuela Profesional de Nuevas Tecnologías, Espanha
2005 - 2005
Concluído
Avid Nitris DS (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Especialização em Virtools 3.0 (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004
Concluído
Alias Maya (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1994 - 1998
Concluído
Design Industrial (Licenciatura)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
14
1998
Concluído
Design Industrial (Licenciatura)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
"n.a." (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Cofac, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2017 Assistente (Docente Universitário) ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Universitário) ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003/03 - 2007/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2007 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1999/09 - 2003/06 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10 - Atual Vice-Director of R&D unit Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/04/01 - Atual Vice-Director of Ba Communication Design Studies Cofac, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/10/01 - Atual Co-Director de Laboratório MovLab - Laboratory of Interactions and Interfaces, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/09/01 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório MovLab - Laboratory of Interactions and Interfaces, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015/07/01 - 2019/07 MsC Animation Arts studies (Vice-Director) Mestrado em Artes da Animação, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2016 Conselho pedagógico ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009/05 - 2013 Vice-Director of Ba Videogames studies Cofac, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/22 - Atual External Assessor at doctoral programme Stockholm University of Arts , Suécia
2021/06/01 - Atual MSc Game Design and Playable Media - Course Director Cofac, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/09/01 - Atual Director of BA Videogames studies (Director da Licenciatura em Videojogos) Cofac, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/11/01 - Atual Lab Cordinator of MovLab (Laboratory of Digital Animation and Biomechanics of Humand Movement) ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008/09/01 - 2017/09/01 Vice-Director of BA Digital Animation Sub-Director da Licenciatura em Animação Digital ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008/09 - 2012/06 Ba Digital Animation Studies (Vice-Director) Cofac, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1998/09/01 - 2003/07/30 CAD Lab Coordinator of IADE Coordenador do Laboratório de Cad do IADE Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/10/01 - 2026/08/31 Healing Nature - Animation for Health and Well-being in Children Hospital Environments
101173267
EU Grants: Application form (CREA CULT and CROSS): V2.0 – 01.06.2022
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Submetido

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - Atual Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Em curso
2023/01/02 - Atual GameIn - Games Inclusion Lab: Participatory Media Creation Processes for Accessibility
2022.07939.PTDC
Investigador responsável
Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal

ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023 - Atual LearnArch - Teaching Tool for Architecture Learning
2022-2-RO01-KA210-ADU-000100481
Em curso
2022/02 - 2025/01 Curiositas: Peeping Before Virtual Reality. A Media Archaeology of Immersion Through VR and the Iberian Cosmoramas
Investigador
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal

Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/03/01 - 2024/06/30 CONGO VR - Decolonising the Panorama of Congo: A Virtual Heritage Artistic Research
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Horizon Europe
Em curso
2023/02/01 - 2024/02/01 LearnArch - Teaching Tool for Architecture Learning (2022-2-RO01-KA210-ADU-000100481)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal

Cofac, Portugal

Universidade Lusófona, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2022/01 - 2023/07 PlayersAll: media agency and empowerment
EXPL/COM-OUT/0882/2021
EXPL/COM-OUT/0882/2021
Investigador
Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal

ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020/10 - 2023/04 TEGA - Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games.
Investigador
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2022/03 - 2023/02 University Lusófona Unreal Education!
Investigador responsável
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Epic Games
Em curso
2021/01 - 2023/02 Youth for Youth (YFY)
Investigador
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/05/01 - 2022/12/31 Carlos Relvas: Stereo Raisonné (European Stereo Masters: Carlos Relvas/ Carlos Relvas Full 3D) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias
Concluído
2019/09/01 - 2022/02/28 ID GAMES - Co-Create assistive games for people with Intellectual Disability to enhance their inclusion
Investigador responsável
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2018/05/01 - 2021/04/30 Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos
PTDC/COM-CSS/32022/2017
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2020 Game-Based learning for Deaf Students
Investigador
Cofac, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA DIGITAL (CIC.Digital)
UID/CCI/04667/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019 - 2019 Carlos Relvas Full 3D. The Stereo Catalogue
UID!CCI!04667!2016
Concluído
2012/10/01 - 2015/10/01 Stereo Visual Culture. The Visual Culture of Portuguese Stereoscopic Photography
Investigador
Cofac, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/10/01 - 2014/03/31 iDTV-SAÚDE: Serviços inclusivos de promoção da saúde e bem-estar via televisão digital interactiva
UTA-Est/MAI/0012/2009
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/10/01 - 2010/10/01 ADOPT_DTV: Barriers to digital television adoption in the context of the digital switchover
Investigador
Cofac, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/10/01 - 2009/12/01 INFOMEDIA - Information Acquisition in New Media
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/10/01 - 2009/10/01 EVOLUTIO : FROM EVOLUTIONARY ROBOTICS TO THE PHILOSOPHY OF NATURAL COGNITION AND COMMUNICATION
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Filipe Costa Luz. "Cultural Game Jam Model: A Quadruple Helix Intervention". 2024.
    https://doi.org/10.34190/ecgbl.18.1.2642
  2. Figueiredo de Barros, Joana; Sousa, Carla; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Bridging play and inclusion: A qualitative investigation into accessibility challenges and innovations in board game design". Porto, 2024.
    Publicado • 10.36315/2024v2end051
  3. Domingues, José Miguel; Filipe, Vítor; Filipe Luz; André Carita. "THE IMPACT OF PERCEIVED CHALLENGE ON NARRATIVE IMMERSION IN RPG VIDEO GAMES: A PRELIMINARY STUDY". Trabalho apresentado em 16th International Conference on Game and Entertainment Technologies 2023, Porto, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Sousa, Carla; Neves, Pedro Pinto ; Fonseca, Micaela; Quaresma, Claudia; Sanches, Isabel Rodrigues. "GameIN: Proposing Methodological Disruptions in the Study of Inclusive Games". Trabalho apresentado em IAMCR 2023 Lyon - Inhabiting the planet: Challenges for media, communication and beyond, Lyon, 2023.
    Publicado
  5. Luz, Filipe; Fernandes, Pedro; Cabral, João. "Playing Pong without a TV Screen: an Alternative controller game". 2023.
    10.1109/cog57401.2023.10333154
  6. Nuno Fachada; Diogo de Andrade; Pedro Serra; Nélio Códices; Filipe Luz; Phil Lopes; Micaela Fonseca; Pedro Neves. "Improving the CS Curriculum of a Top-Down Videogames BA". 2022.
    10.1145/3569173.3569183
  7. Carla Sousa; Filipe Luz; Maria Micaela Fonseca; Pedro Neves; Phil Lopes; Vicky Maratou; Rizos Chaliampalias; et al. "AN ACCESSIBLE AND INCLUSIVE FUTURE FOR TABLETOP GAMES AND LEARNING: PARADIGMS AND APPROACHES". 2022.
    10.21125/iceri.2022.2205
  8. Franco, Dulce; Fonseca, Micaela; Luz, Filipe. "COVID-19 AND REMOTE TEACHING: CHALLENGES FOR POST-PANDEMIC TEACHING?". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0961
  9. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "REMEDIATION MEDIA: FROM XIX. CENTURY STEREOSCOPIC APPARATUS INTO VFX COMPOSITING". Trabalho apresentado em IVGC 2021 – TRANSFORMATIONS OF VISUAL EFFECTS II, Bratislava, 2021.
    Publicado
  10. "Strengthening the Bond Between University and Society through the Promotion of Well-Being and Digital Inclusion in Avances en Educación Superior e Investigación". Trabalho apresentado em XVIII FORO INTERNACIONAL SOBRE EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACIÓN Y LA EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES), 2021.
    Publicado
  11. Sousa, Carla; Fonseca, Micaela; Mansuklal, Shivani; Carvalho, Jéssica; Silva, Diogo; Neves, Pedro; Luz, Filipe; et al. "GBL for Psychological Intervention Related Skills: What Challenges? What Paths?". 2021.
    10.34190/gbl.21.097
  12. Sousa, Carla; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Autor correspondente: Sousa, Carla. "Formação online e capacitação para a utilização, criação e co-criação de jogos como estratégia de inclusão de pessoas com deficiência intelectual: Experiências de um projeto europeu". Trabalho apresentado em V Encontro do Obervatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) - A deficiência face à crise pandémica: Desafios e respostas, 2020.
  13. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Carla Gonçalves e Sousa. "Conceção de um e-course sobre processos participativos na criação de jogos como estratégia de capacitação na área da Deficiência Intelectual.". Trabalho apresentado em 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, EJML 2020., Coimbra, 2020.
    Aceite para publicação
  14. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; rodrigo peixoto. "The Digitalization of Analogue Stereo Photographs and the Creation of the Digital Stereo Archive". Trabalho apresentado em Archiving 2019: Digitization, Preservation and Access, Lisboa, 2019.
    Publicado
  15. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Ensino de Videojogos em Portugal: Promover o talento, a investigação e a indústria". Trabalho apresentado em 1º SEVj – Seminário sobre Ensino de Videojogos., Coimbra, 2019.
    No prelo
  16. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; rodrigo peixoto. "The spectacle of stereoscopy: historical analysis and inputs to the creation of a digital archive of analog stereoscopic photography". Trabalho apresentado em Stereo visual culture, Coimbra, 2017.
  17. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Biomechanics and Animation". Trabalho apresentado em IX Congresso Sopcom, Coimbra, 2017.
  18. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; rodrigo peixoto. "Fotografia Estereoscópica do Séc.XIX: As experiências de efeito de espectáculo nas origens da fotografia e do cinema". Trabalho apresentado em AVANCA | CINEMA 2015, Avanca, 2015.
    Publicado
  19. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; rodrigo peixoto. "Visual effects for film and videogames: From nineteen-century stereo cards to the newest digital mattepainting". Trabalho apresentado em Stereo and Immersive Media 2015, Lisboa, 2015.
    Publicado
  20. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Palácio de Cristal Londres, obra de Arthur Benarus". Trabalho apresentado em A Terceira Imagem - A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D, Lisboa, 2015.
    Publicado
  21. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; rodrigo peixoto. "Searching for the Awe Effect". Trabalho apresentado em Archaeologies of Media and Film, Bradford, 2014.
    Publicado
  22. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; rodrigo peixoto. "Digital Film Post-Production Remediates Stereoscopic Photography from 1860". Trabalho apresentado em ECREA, 2014, Lisboa - Communication for Empowerment: Citizens, Markets, Innovations, Lisboa, 2014.
    Publicado
  23. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "SF e Animé: Os monstros encantadores do período pós-guerra. [no Prelo]". Trabalho apresentado em Colóquio Ficção e Cibercultura, Lisboa, 2012.
    Publicado
  24. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Deleite no obsoleto: o hype vintage da estereoscopia". Trabalho apresentado em 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas Os Efeitos e os Desafios da Globalização, Porto, 2012.
    Publicado
  25. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "O Movimento desfragmentado da Animação Japonesa: A ilusão animé". Trabalho apresentado em 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas Os Efeitos e os Desafios da Globalização, Porto, 2011.
    Publicado
  26. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Animação Digital: Reflexos dos novos médias nos conceitos tradicionais de animação". Trabalho apresentado em 8º Lusocom, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia, Lisboa, 2009.
    Publicado
  27. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Vasco Guerreiro Bila; Rui Pereira Jorge. "Robosonic: Manipulação de Sons Aleatória Assistida por Robots". Trabalho apresentado em 6º Sopcom, Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia, Lisboa, 2009.
    Publicado
  28. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Manuel José Damásio; Rui Henriques. "A construção da percepção em imagem digital e o desenvolvimento de novas formas de literacia visual". Trabalho apresentado em 6º Sopcom, Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia, Lisboa, 2009.
    Publicado
  29. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Luz, Filipe Costa. "Jogadores ou espectadores? Pontos de vista no cinema e nos videojogos". Trabalho apresentado em Videojogos 2009, Aveiro, 2009.
    Publicado
  30. Filipe Costa Luz; Vasco Guerreiro Bila; Luz, F.C.; Bila, V.; Dinis, J.M.. "Augmented Reality for Games". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Digital Interactive Media in Entertainment and Arts (DIMEA 2008), Atenas, 2008.
    Publicado • 10.1145/1413634.1413645
  31. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Patrícia Gouveia; Manuel José Damásio; Luz, Filipe Costa; Damásio, Manuel José; Gouveia, Patrícia; Luz, F.; Damásio, M.J.; Gouveia, P.. "Realism in Gameplay: Digital Fiction and Embodiment". Trabalho apresentado em 2nd ACM Workshop on Story Representation, Mechanism and Context - SRMC08, Vancouver, 2008.
    Publicado • 10.1145/1462014.1462016
  32. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; João M.C.S. Abrantes; Patrícia Gouveia; Manuel José Damásio. "O vale da estranheza, notas sobre o realismo das criaturas “vivas” nos jogos digitais e a sua relação com o jogador". Trabalho apresentado em ARTECH 2008 | Nas Fronteiras do Imaginário, Porto, 2008.
    Publicado
  33. Gouveia, Patricia; Abrantes, João; Damásio, Manuel José; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Gouveia et al., "Uncanny valley, notes about realism in digital creatures and their relation with players" ["O Vale da Estranheza, notas sobre o realismo das criaturas "vivas" nos jogos digitais e a sua relação com o jogador"], Artech 2008 Proceedings, 4th International Conference on Digital Arts, nov.08, Universidade Católica do Porto, pp. 150-57.". Trabalho apresentado em 4th International Conference on Digital Arts, Nov.08, Universidade Católica do Porto, Porto, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cátia Casimiro; João Léste; Pedro Fernandes; Carla Sousa; Filipe Luz. "Empowering Neurodiverse Voices in Research Ethics through a Playful Card-Based Approach". European Conference on Games Based Learning (2024): https://doi.org/10.34190/ecgbl.18.1.2674.
    10.34190/ecgbl.18.1.2674
  2. Sousa, Carla; Casimiro, Cátia; Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Léste, João. "Ética na Investigação com Pessoas com Deficiência Intelectual: Linhas Orientadoras e Materiais Acessíveis Para a Inclusão Plena". HUMANITAS - Nada do que é humano nos é alheio 4 (2024): 11-13.
    Publicado
  3. Micael Sousa; Carla Sousa; Filipe Luz. "The Novelty of Collaboration: High School Students Learning and Enjoyment Perceptions When Playing Cooperative Modern Board Games". European Conference on Games Based Learning (2023): https://doi.org/10.34190/ecgbl.17.1.1461.
    10.34190/ecgbl.17.1.1461
  4. Carla Sousa; Pedro Neves; Filipe Luz. "Barriers and Hindrances to the Effective Use of Games in Education: Systematic Literature Review and Intervention Strategies". European Conference on Games Based Learning (2023): https://doi.org/10.34190/ecgbl.17.1.1472.
    10.34190/ecgbl.17.1.1472
  5. Maratou, Vicky; Ennami, Firdaous; Filipe Luz; Abdullahi, Yama; Medeisiene, Raimonda Agne; Šciukauske, Indre; Chaliampalias, Rizos; et al. "Game-Based Learning in Higher Education Using Analogue Games". International Journal of Film and Media Arts 8 1 (2023): 63-83. http://dx.doi.org/10.24140/ijfma.v8.n1.04.
    10.24140/ijfma.v8.n1.04
  6. Pedro B. Júdice; Hélio Silva; Sabrina C. Teno; Patrícia Monteiro; Marlene N. Silva; Eliana V. Carraça; Inês Santos; et al. "Providing office workers with height-adjustable workstation to reduce and interrupt workplace sitting time: protocol for the Stand Up for Healthy Aging (SUFHA) cluster randomized controlled trial". Trials 24 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1186/s13063-023-07407-9.
    10.1186/s13063-023-07407-9
  7. Filipe Luz; Fonseca, Micaela; Dulce Franco 4313-FC40-CD8E. "2022- Impactos do ensino remoto no ensino superior privado em Portugal: competências socioemocionais e digitais". Revista Lusófona de Educação 54 (2022): 49-64. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8172/4858.
    Publicado
  8. Filipe Luz; Maria Micaela Fonseca; Franco, Dulce. "A cidadania digital e a Covid-19: perceções de estudantes do ensino superior em Portugal.". Humanismo e Desafios da Cidadania (2022):
    Publicado • 10.24140/2023/HDC-978-989-757-231-9-8
  9. Fialho, L.; Oliveira, J.; Filipe, A.; Luz, F.. "Soundspace VR: spatial navigation using sound in virtual reality". Virtual Reality (2021): http://dx.doi.org/10.1007/s10055-021-00597-0.
    10.1007/s10055-021-00597-0
  10. Filipe Luz; Gonçalves, Maria; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce. "M. Covid-19 e ensino remoto: perceções de estudantes do ensino superior em Portugal". JUS.XXI (2021): http://dx.doi.org/10.51389/xodn2674.
    10.51389/xodn2674
  11. Raimonda Agne Medeisiene; Darius Karasa; Vicky Maratou; Jack Dylan Moore; Sara Hasani; Carla Sousa; Filipe Luz. "The Challenges and Opportunities of Analogue Game-Based Learning". (2021): https://www.researchgate.net/publication/356604747_The_Challenges_and_Opportunities_of_Analogue_Game-Based_Learning?channel=doi&linkId=61a4a7857323543e2111de29&showFulltext=true.
    Publicado
  12. Filipe Luz. "Developing a participatory game creation e-course in the field of Intellectual Disability". 2020 IEEE Conference on Games (CoG) (2020): http://dx.doi.org/10.1109/cog47356.2020.9231811.
    10.1109/cog47356.2020.9231811
  13. Filipe Luz. "GAMES AND CULTURE: NOTES ON DESIGN, ART AND EDUCATION". INTERNATIONAL JOURNAL OF FILM AND MEDIA ARTS (2020): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma.
    DOI:10.24140/ijfma.v5.n1.edit
  14. Neves, Pedro Pinto; Luz, Filipe Costa; Vital, Eva; Oliveira, Jorge; Filipe Luz. "Influenza : a board game design experiment on vaccination". Simulation & Gaming (2020): 104687812097789-104687812097789. http://hdl.handle.net/10437/11645.
    10.1177/1046878120977895
  15. Pedro Rosa; Filipe Luz; Roberto Júnior; Oliveira, Jorge; Diogo Morais; Pedro Gamito. "Adaptive Non-immersive VR Environment for eliciting fear of cockroaches: a biofeedback approach combined with 3D-TV". International journal of psychological research 00 00 (2020): 00-00. http://dx.doi.org/10.21500/20112084.4670.
    Aceite para publicação • 10.21500/20112084.4670
  16. Filipe Costa Luz. "A Apropriação nos novos media e a (I)maturidade dos videojogos". Revista Lusófona de Educação 40 (2018): 241-251. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle40.16.
    10.24140/issn.1645-7250.rle40.16
  17. Peixoto, Rodrigo António Tavarela da Rocha ; Filipe Luz. "O Efeito Espectáculo da Fotografia Estereoscópica do Séc. XIX: Contributos para um Arquivo Digital". ArtCiencia.com XII 20-21 (2017): https://revistas.rcaap.pt/artciencia/article/view/11062.
    Publicado • 10.25770/artc.11062
  18. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Fotografia Estereoscópica do Séc. XIX". Arte, Tecnologia, Comunicação (2016): http://revistas.rcaap.pt/artciencia/.
  19. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Animation Documentaries and Reality Cross-Boundaries". International Journal of Film and Media Arts (2016): http://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/issue/view/662.
  20. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "A Aparência de Real em Documentários Animados". Interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia (2014): http://interact.com.pt/21/a-aparencia-de-real/.
  21. Luz, F.C.; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Digital animation: Repercussions of new media on traditional animation concepts". Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics) 6249 LNCS LNCS 6249 (2010): 562-569. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77956577643&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-14533-9_57
  22. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Pereira Jorge, Rui; Vasco Guerreiro Bila. "Robosonic: Randomness-Based Manipulation of Sounds Assisted by Robots". Intelligent Technologies for Interactive Entertainment 9 LNICST 3 (2009): 143-152. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84885888247&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-02315-6_14
  23. Luz, Filipe Costa; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão". VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - Cultura (2009): http://hdl.handle.net/10437/592.
    Publicado
  24. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; João M.C.S. Abrantes. "Agentes ou Jogadores? Os monstros estranhamente reais dos jogos de computadores". Prisma.com 6 (2008): 112-124. http://prisma.cetac.up.pt/112_Agentes_ou_Jogadores_Filipe_Luz_e_Joao_Abrantes.pdf.
    Publicado
  25. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Vasco Guerreiro Bila; José Maria Dinis. "Realidade Aumentada para Espaços Interactivos". Engenharia Informática & Sistemas de Informação 9 (2008): 121-132.
    Publicado
  26. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Design Digital: Do traço ao pixel". Design» in Caleidoscópio – Revista de Comunicação e Cultura 7 (2006): 55-66. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/caleidoscopio/issue/view/189.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. "Impactos do ensino remoto no ensino superior privado em Portugal: competências socioemocionais e digitais", 2021, https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8172.
    10.24140/issn.1645-7250.rle54.03
  2. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "O "Berço da Vida" em S3D", Produção Profissional, 2012
Capítulo de livro
  1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Conceição costa. "Introductory Note". In Revista Lusófona de Educação, 95-97. Lisboa, Portugal: Publicações Universitárias Lusófona, 2020.
    Publicado
  2. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Daniel dos santos cardoso. "Nota Introdutória". In REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO, 147-149. Lisboa: Publicações Universitárias Lusófona, 2018.
    Publicado
  3. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Sf e Animé: Os Monstros Encantadores do Ground Zero". In Cibercultura e Ficção, 159-169. Lisboa, Portugal: Documenta, 2012.
    Publicado
  4. Filipe Luz. "SF e Animé". In Os monstros encantadores do pós-guerra. 2012.
  5. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Virtual Scenography - The making of digital environments". In New Media Production: Issues and Strategies, 156-169. Lisboa, Portugal: Cofac, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Sousa, Carla; Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Fonseca, Micaela; Neves, Pedro Pinto. Proceedings of the Games and Social Impact Media Research Conference - GLOW 2021. Lisbon, Portugal: Universidade Lusófona. 2021.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Sousa, Carla; Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Fonseca, Micaela; Neves, Pedro Pinto. "International Journal of Games and Social Impact". International Journal of Games and Social Impact 2 1 (2024): http://dx.doi.org/10.24140/ijgsi.v2.n1.
    Publicado • 10.24140/ijgsi.v2.n1
  2. Neves, Pedro Pinto ; Sousa, Carla; Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Fonseca, Micaela. "International Journal of Games and Social Impact, 1(1)". International Journal of Games and Social Impact 1 1 (2023): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijgsi.
    Publicado
  3. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Cardoso, Daniel. "Videogames and narratives". INTERNATIONAL JOURNAL OF FILM AND MEDIA ARTS 2 2 (2017):
    Publicado
Livro
  1. Casimiro, Cátia; Sousa, Carla; Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Oliveira, Jorge; Loureiro, Ana; Cátia Casimiro; Carla Sousa; et al. From Tokenism To Self-Determination: Ethical Considerations in Research with People with Intellectual Disabilities. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2023.
    Publicado • 10.24140/gamein.02
  2. Casimiro, Cátia; Sousa, Carla; Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Oliveira, Jorge; Loureiro, Ana. Do Tokenismo à Autodeterminação: Considerações Éticas na Investigação com Pessoas com Deficiência Intelectual. Lisbon: Edições Universitárias Lusófonas. 2023.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.24140/gamein.01
  3. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Jogos de Computador e Cinema: Avatares, narrativas e efeitos. Lisboa, Portugal: Edições universitárias Lusófona. 2009.
    Publicado
Manual
  1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Tutoriais Pós-Produção Nuke. Portugal. 2012.
  2. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Tutoriais de Animação. Portugal. 2011.
  3. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Tutoriais de Pós-Produção Vídeo. Portugal. 2011.
  4. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Tutoriais de Motion Capture. Portugal. 2008.
  5. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Tutoriais de Virtools. Portugal. 2006.
  6. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Tutoriais de Modelação e Animação 3d. Portugal. 2004.
Poster em conferência
  1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Claudilene Perim; maria neves Gonçalves. "Perim, C., Gonçalves, M., Luz, Filipe (2019). Gamification as a pedagogical tool for Social Education classes". Trabalho apresentado em Milt: Media Literacy for Leaving Together, 2019.
Prefácio / Posfácio
  1. pedro pinto neves; Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Carla Patrícia Sousa; Maria Micaela Fonseca. "Editorial". Prefácio para INTERNATIONAL JOURNAL OF GAMES AND SOCIAL IMPACT, 5-7. Portugal: Revistas Universitárias Lusófona. 2023.
    Publicado • https://www.doi.org/10.24140/ijgsi.v1.n1.editorial • Editor
Recurso online
  1. Fachada, Nuno; Serra, Pedro; Andrade, Diogo; Códices, Nélio; Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Soares, Fernando. Lusófona Videogames GitHub Page. 2017. https://github.com/VideojogosLusofona.
Relatório
  1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. 2020. People with Intellectual Disability in Portugal Report. http://videojogos.ulusofona.pt/pdfs/25_Sousa_Luz_ID_GamesReport.pdf.
  2. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Manuel José Damásio; Manuel Costa Leite; Vasco Guerreiro Bila; Patrícia Gouveia; José Maria Dinis. 2008. RELATÓRIO DE PROGRESSO. http://movlab.ulusofona.pt/evolutio/.
Resumo em conferência
  1. Filipe Luz; Franco, Dulce Maria ; Micaela Fonseca; Maria Neves Gonçalves. "2021 - Covid-19 e ensino remoto: perceções de estudantes do ensino superior em Portugal". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (Qualis2021)., Santiago de Compostela, 2021.
    Publicado
  2. Micaela Fonseca; Neves, Pedro Pinto ; Miguel Fernández; Quaresma, Claudia; Oliveira, Jorge; gamito, pedro; Filipe Luz. "Designing a therapeutic game for maximized entertainment". Trabalho apresentado em 25th Annual International CyberPsychology, CyberTherapy & Social Networking Conference (CYPSY25), Milan, 2021.
  3. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; https://orcid.org/0000-0003-3924-6385. "Virtual museum to promote accessibility to art and cultural heritage: quantitative study on user experience within a virtual reality task". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies, ICDVRAT 2020, 2020.
    Aceite para publicação
  4. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Claudilene Perim; maria neves Gonçalves. "O Jogo como ferramenta pedagógica para o educador social - um estudo exploratório". Trabalho apresentado em Congresso HDHCG 2019, Lisboa, 2019.
  5. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Fachada, Nuno; Junior, Roberto. "Biofeedback Game Design". Trabalho apresentado em Play2Learn 2018, Lisboa, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "O Movimento na animação para uma reclassificação digital". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10362/12101.
  2. Filipe Luz. "Mediação Digital como Jogo:Transparência e Imersão". Mestrado, 2006.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Bad Mirror - Videoclip.
  2. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. A rainha do ferro velho - Anúncio TV.
  3. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Alarga a tua vida - Anúncio TV.
  4. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Premiere.
  5. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Bridion - Sugammadex.
  6. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Rui Pereira Jorge; Luis Alegre. Misteriosa Velocidade - Videoclip.
  7. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. A Escolinha do Jeremias.
  8. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Outono (Vfx Shot).
  9. Mendes, Ana David; Flores, Victor; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. Carlos Relvas Studio VR - The first photographic studio of Carlos Relvas.
Exposição artística
  1. Luis Alegre; Rui Pereira Jorge. Videoclip Bad Mirror. 2008.
Gravação vídeo
  1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; COFAC (Produtor). 2013. O Meu Avô.
  2. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Rui Pereira Jorge; Luis Alegre. 2011. Tempestade.
  3. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Rui Pereira Jorge; Luis Alegre. 2010. Ao Deus Dará - Videoclip.
  4. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Produtor). 2010. N@vegador.
  5. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. 2009. Gabiru.
  6. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Banda - Micro Audio Waves (Produtor). 2007. Tonight - videoclip.
  7. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Micro Audio Waves (Produtor). 2007. Down by Flow - Videoclip.
Programa de rádio / tv
  1. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. 2007. Cenografia Virtual. Dois (RTP 2).

Outros

Conjunto de dados
  1. Teresa Mendes Flores; Victor Manuel Esteves Flores; Bicacro, Joana; Victor dos Reis; Maria Margarida Abreu Figueiredo Medeiros Mendes Godinho; Jorge Leandro Rosa; PEIXOTO; Rodrigo; Filipe Luz. Sistema SVC - Stereo Visual Culture database. https://stereovisualculture.ulusofona.pt./back/index.php. 2015.
  2. Teresa Mendes Flores; Victor Manuel Esteves Flores; Bicacro, Joana; Victor dos Reis; Maria Margarida Abreu Figueiredo Medeiros Mendes Godinho; PEIXOTO; Rodrigo; Filipe Luz. Cataloguing of the Collection of Fernando Santana Cardoso, National Archive of Torre do Tombo. https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4746486. 2015.
Outra produção
  1. Tese de Doutoramento - O Movimento na animação para uma reclassificação digital. 2014. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. http://run.unl.pt/handle/10362/12101.
  2. DODU - Papel de Natal (Trabalho de Pós-produção/DCP). Manutenção de obra artística. 2014. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. http://dodu-thecardboardboy.blogspot.pt.
  3. Vice-Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. 2014. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. http://www.spcvideojogos.org/Orgos.
  4. Vem nadar com o Gabiru. Software. 2009. Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Vasco Guerreiro Bila; José Maria Dinis; Bruno Telésforo. http://www.gabiru.pt/aquagabiru/.
  5. O meu Galo Gabiru. ULHT. 2009. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. www.gabiru.pt.
  6. Perfect Shift. Software. 2008. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. http://movlab.ulusofona.pt/PerfectShift/index.html.
  7. Bumper Bob. Software. 2008. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. http://movlab.ulusofona.pt/bumperbob/.
  8. Des (a) parecer - Graça Sarsfield. Manutenção de obra artística. 2005. Luz, Filipe Soares Branco da Costa.
  9. Em Fractura-Terminal. Manutenção de obra artística. 2005. Luz, Filipe Soares Branco da Costa.
  10. Cola - colecção de trabalhos audiovisuais da Lusófona : ficção. ULHT. 2005. Luz, Filipe Soares Branco da Costa.
  11. Cola - colecção de trabalhos audiovisuais da Lusófona : Experimentação. ULHT. 2005. Luz, Filipe Soares Branco da Costa.
  12. Teses de Mestrado - Mediação Digital Como Jogo: Transparência e imersão. 2005. Luz, Filipe Soares Branco da Costa. http://porbase.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=14001I4F2001W.331323&profile=porbase&uri=link=3100018~!1980946~!3100024~!3100022&aspect=basic_search&menu=search&ri=2&source=~!bnp&term=Luz%2C+Filipe+Soares+Branco+da+Costa&index=AUTHOR.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05 O Jogo como ferramenta pedagógica para o educador social - um estudo exploratório Congresso Internacional 2019 | Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
2015 Motion Analysis Toolkit: From life sciences to animation Movlab Spring School 2015
ULHT (Lisboa, Portugal)
2014 Searching for the Awe Effect: From 19th century Stereoscopic Photography to 21st century Digital Visual Effects, an investigation on the remediation of the spectacular. Archaeologies of Media and Film
University of Bradford in collaboration with the National Media Museum, Bradford City of Film and the Royal Television Society. (Bradford, Reino Unido)
2014 A percepção de real em documentaries animados IV Encontro Anual da AIM
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Covilhã, Portugal)
2013 MovLab interactions (Biomechanics; Digital Animation, Podiatrics) Movlab Spring School 2013
MovLab - CICANT (Lisboa, Portugal)
2012 SF e Animé: Os monstros encantadores do período pós-guerra. Colóquio "Ficção e Cibercultura
CECL - Faculdade Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2012 Movlab activities MovLab Spring School 2012 - Equine Biomechanics
Movlab - ULHT (Lisboa, Portugal)
2002 A Visualização Digital de Projectos de Interiores Diálogos Interiores
Viterbo Arte & Design (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual A consideração da curva de dificuldade através da imersão narrativa dos jogadores nos videojogos
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - Atual Computer games minor histories: Elifoot series as a case study in Portuguese 20th century game development history and minor history relevance
Orientador
artes dos media (Doutoramento)
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2018 Avaliação da Comunicação Visual em pósteres científicos
Orientador
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2016 Propositadamente Incoerente: Estudo das Adaptações dos Videojogos para o Cinema
Orientador
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015 - 2015 Global Game Jam (Lisboa)
Concurso (Outra)
Cofac, Portugal
2015 - 2015 Movlab Spring School 2015 - Interacções de Biomecânica e Podologia
Conferência (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 ESSEMBLE - NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING
Outro (Coorganizador)
Media (Europe loves cinema), Portugal
2014 - 2014 MovLab School - Equine Biomechanics
Simpósio (Outra)
2014 - 2014 Games and society: From social interaction to social change?
Simpósio (Coorganizador)
COFAC, FCT, ECREA, Portugal
2014 - 2014 Altera Game Jam
Concurso (Outra)
Cofac, Portugal
2013 - 2013 Essemble - NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING
Encontro (Outra)
Media Programme, Hungria
2013 - 2013 Movlab Spring School 2013 - Biomechanics of Football
Conferência (Coorganizador)
Cofac, Portugal
2013 - 2013 Essemble - NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING
Encontro (Coorganizador)
Media, Portugal
2012 - 2012 Movlab Spring School 2012 - Equine Biomechanics
Conferência (Coorganizador)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012 - 2012 ESSEMBLE 2012- NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING
Congresso (Outra)
Media, Portugal
2011 - 2011 2011 MovLab Spring School - Biomechanics of locomotion
Conferência (Outra)
2011 - 2011 Essemble - Nomadic Realities and Digital Filmmaking
Oficina (workshop) (Outra)
Media, Portugal
2010 - 2010 2010 MOVLAB SPRING SCHOOL: Biomechanics of Lower limb system
Congresso (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2009 Geect – Beest Kept Secrets V. Conference / Between Film and Digital Animation: When old distinctions no longer work
Conferência (Outra)
CILECT, ULHT e ICA, Portugal
2009 - 2009 MovLab Spring School 2009 - Biomechanics, Theory and Assessment of Loading in Human Body
Conferência (Outra)
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2005 O cinema de Animação em Portugal
Conferência (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 AnimaLusófona 2016
Congresso
AnimaLusófona 2016
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 MovLab Breakdown - Desenvolvimento de Videojogos para Plataformas
Conferência
Jornadas Game Ismat 2011
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
2011 - 2011 III Simpósio de Animação. Ensino e Formação de Animação em Portugal
Simpósio
III Simpósio de Animação Ensino e Formação de Animação em Portugal
Casa da Animação, Portugal
2010 - 2010 SYMPOSIUM ON CREATIVE POST-PRODUCTION
Simpósio
SYMPOSIUM ON CREATIVE POST-PRODUCTION
CILECT, Reino Unido
2009 - 2009 Best Kept Secrets V / Between Film and Digital Animation: when old distinctions no longer work.
Simpósio
Best Kept Secrets V / "Between Film and Digital Animation: when old distinctions no longer work".
GEECT - CILECT, Portugal
2008 - 2008 Geect - Best Keep Secrets
Conferência
SCHOOLS' BEST KEPT SECRETS
GEECT - CILECT, Países Baixos
2006 - 2006 Exploring Digital Cinema-2
Simpósio
Exploring Digital Cinema-2
CILECT, Reino Unido
2003 - 2003 MXM - European Concept Development
Oficina (workshop)
MXM - European Concept Development
Media academie, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/01 A Utilidade Dos Monstros no Concept Art dos Videojogos e a sua Relação com o Ensino Artístico
Arguente principal
Maria Inês Henriques Garcia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 "Explorative Drawing: Investigating Knowledge Creation in Indonesian Animation Education"
Arguente principal
Dimas Rifqi Novica (Outro)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 "O Jogo como Método na Educação em Design"
Arguente principal
Marta Guerreiro Belo (Outro)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2020/04/14 A Imagem Animada como Ferramenta Pedagógica No Ensino Do Desenho
Arguente principal
Ana Sofia Amador Simões (Mestrado)
Cofac, Portugal
2020 Estudo da memória espacial com a tarefa "Soundspace” em realidade virtual
Arguente principal
Luís Miguel da Costa Fialho. Outubro (Mestrado)
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 Modelos e Desenvolvimento no teste do Design
Arguente principal
Diogo Graça (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
2019 Jogos Híbridos: Um Problema Novo Em Design Visual
Arguente principal
Cássio Siquara Rocha (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
2018/07/12 Design e Produção: Calçado V Shoes
Presidente do júri
Vasco Pedro de Andrade Borges (Mestrado)
Cofac, Portugal
2018/06/11 Avaliação da Comunicação Visual em pósteres científicos
Orientador
Luís Morgado (Mestrado)
Cofac, Portugal
2018/01/06 Do Artesanato para o Design - Valorização da estaria senegalesa
Presidente do júri
Elsa Conceição Gomes (Mestrado)
Cofac, Portugal
2018 Animated Space: Thoughts On Reclaiming The Territory
Vogal
Pedro Serrazina (Doutoramento)
Cofac, Portugal
2017/09/21 Das Triangularidades entre design, arte e publicidade nos espaços públicos: um estudo sobre o mural urbano publicitário
Presidente do júri
Mariana Sacramento Costa dos Reis (Mestrado)
Cofac, Portugal
2016/07/22 Propositadamente Incoerente: Estudo das Adaptações dos Videojogos para o Cinema
Orientador
Jacopo Wasermann (Mestrado)
Cofac, Portugal
2016 Sobre a Monstra: Festival de Animação de Lisboa
Arguente principal
Miguel Queiroz Martinho (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica: Un Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos Smartphones
Arguente principal
José manuel Monteiro de Andrade (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Qual a Resposta do Produtor Mediante o Actual Ambiente Média?
Arguente principal
Nuno Ricardo Castro Beato (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 Novas Tecnologias e Imagem em Movimento
Arguente principal
Alexandre José Garcia Rocha Rodrigues Guedes (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/01/21 - Atual International Journal of Film and Media Arts
2015/05/01 - Atual International Journal of Film and Media Arts
2011/11/01 - 2011/11/13 Videojogos 2011 (conferência)
2010/09/15 - 2010/09/17 Videojogos 2010
2008/11/06 - 2008/11/07 Digital Games 2008

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual A Terceira Imagem, A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D (1ª exposição)
2015 - Atual A Terceira imagem: A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D(2ª exposição)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007/09 - Atual Pós-Produção e Composição Multimédia (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/09 - Atual Edição e Pós-Produção para Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/09 - Atual Animação (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/09 - Atual Efeitos Visuais para Cinema e Vídeo (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 Motion Capture, Stereoscopic and visual fx Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 Cinematography and Post Production Especialização (Curso médio) Media e COFAC, Portugal
2013 - 2013 Digital Post Production: Workflows and media management Especialização (Curso médio) Media e COFAC, Portugal
2012 - 2012 Motion Capture and Visual Effects Especialização (Curso médio) Cofac - Media Programme, Portugal
2012 - 2012 Motion capture e efeitos visuais Especialização (Curso médio) MovLab, Portugal
2012 - 2012 Project development through Visual Effects Especialização (Curso médio) Programa Media e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 Motion Capture for Videogames Especialização (Curso médio) Movlab - Universidade Lusófona, Portugal
2011 - 2011 Motion Capture para videojogos Especialização (Curso médio) MovLab, Portugal
2011 - 2011 Animação 3D e Motion Capture Especialização (Curso médio) MovLab, Portugal
2010 - 2010 Motion Capture for Mobile Animation Especialização (Curso médio) MovLab - ULHT, Portugal
2010 - 2010 Motion Capture for Videogames Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2010 Super-heros: Motion Capture and Visual Effects Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2009 Workshop Multimédia Especialização (Curso médio) Movlab - Universidade Lusófona, Portugal
2009 - 2009 Workshop de Desenho Digital para Arquitectura Especialização (Curso médio) Movlab - Universidade Lusófona, Portugal
2009 - 2009 MovLab - the Animation Strategy (Spring School 2009) Especialização (Curso médio) MovLab-ULHT, Portugal
2006 - 2006 Cenografia Virtual Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona, Portugal
2006 - 2006 Programação visual para jogos de computador Especialização (Curso médio)
2005 - 2005 ITAP - Interactive Television Authoring and Production II Especialização (Curso médio) Media Programme, Portugal
2004 - 2004 ITAP - Interactive Television Authoring and Production Especialização (Curso médio) Media, Portugal
2003/03 - 2003/09 Computação Multimédia e Interactividade (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1999/09 - 2003/06 Computação Gráfica - CAD Design Industrial (Licenciatura) Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
1999/09 - 2003/06 Computação Gráfica - 3D Design Industrial (Licenciatura) Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
1999/09 - 2003/06 Introdução ao Design Industrial Design Industrial (Licenciatura) Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
2003 - 2003 3dstudio max Especialização (Curso médio) Fundação Antero de Quental, Portugal
2002 - 2002 3dstudio max Especialização (Curso médio) Fundação Antero de Quental, Portugal
2001 - 2001 Especialização em 3ds max para Design Industrial Especialização (Curso médio) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2001 - 2001 3dstudio max Especialização (Curso médio) Fundação Antero de Quental, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2010/11/24 - 2010 Bridion Congresso Farmacêutico - Projecção em estereoscopia
2008/12/20 - 2008 Caleidoscópio - reshape Um discurso científico e de reflexão sobre a actualidade e a vida nacional e académica

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2007/09 - Atual Outro
Outro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Distinções

Outra distinção

2009 Prémio Zon: Menção Honrosa na Categoria Curtas-metragens
Zon, Portugal
2007 melhor teledisco de animação (competição nacional)
festival Vimus (International Music Vídeo Festival) - Póvoa de Varzim 2007, Portugal
2007 melhor vídeo de animação português
2006 Selecção para melhor vídeo MTV nacional,