Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- LUZIA MARA SILVA LIMA RODRIGUES
Nomes de citação
- Lima-Rodrigues, Luzia Mara Silva
- Lima, Luzia Mara Silva
- Lima-Rodrigues, Luzia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6515-ED48-CAF5
- ORCID iD
- 0000-0003-2021-9467
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=HQrP910AAAAJ
- LattesiD
- http://lattes.cnpq.br/9206977307496162
- Researcher Id
- S-9851-2019
- Scopus Author Id
- 57191541447
Websites
- https://www.vindas.pt/luzialima-rodrigues (Profissional)
- https://www.linkedin.com/in/luzialima-rodrigues/ (Rede social)
- http://lattes.cnpq.br/9206977307496162 (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Luzia-Lima-Rodrigues (Profissional)
- https://ulusofona.academia.edu/LuziaLimaRodrigues (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/01 - 2022/07
Concluído
|
New normal to build inclusive schools and education (Outros)
Especialização em Teacher Training
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2022/04/04 - 2022/05/27
Concluído
|
Projeto de UC em ambiente digital (Outros)
Especialização em Plano de Formação em Ensino à Distância e Digital
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2022/02/23 - 2022/03/22
Concluído
|
E-atividades: planificação, desenho e estratégias. (Outros)
Especialização em Plano de Formação em Ensino à Distância e Digital
Universidade Aberta, Portugal
|
100% |
2022/01/10 - 2022/02/04
Concluído
|
Docência Digital em Rede (Outros)
Especialização em Plano de Formação em Ensino à Distância e Digital
Universidade Aberta, Portugal
|
100% |
2007
Concluído
|
Ciências Humanas e Sociais (Doutoramento)
Especialização em Outra:Ciências do Desporto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Caminhando para uma Nova Consciência: uma Experiência de Introdução da Arte Marcial na Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Equivalência ao Grau de Doutor |
2003 - 2005
Concluído
|
Educação Especial (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação Especial e Terapias Expressivas
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
1995 - 1999
Concluído
|
Educação (Doktor (PhD))
Especialização em Psicologia Educacional
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil
""Caminhando para uma nova(?) consciência"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1995 - 1997
Concluído
|
Psicodrama Pedagógico (Postgraduate Certificate)
Núcleo Independente Psicodrama e Educação de Jundiaí, Brasil
|
Aprovado |
1991 - 1993
Concluído
|
Educação (Master)
Especialização em Psicologia Educacional
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil
"As contribuições da Análise Funcional do Comportamento, de B.F. Skinner, para o processo ensino-aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1991 - 1992
Concluído
|
Psicopedagogia (Postgraduate Certificate)
Campos Salles - São Paulo, Brasil
|
Aprovado |
1987 - 1989
Concluído
|
Pedagogia (Licence)
Centro Universitário "Padre Anchieta" de Jundiaí - São Paulo, Brasil
|
Aprovado |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/05/01 - Atual | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
NEISE: Núcleo de Estudos em Inclusão Social e Educativa, Portugal (...) |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/05/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal | ||
2016/09/12 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/09 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/09 - 2018/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
2006/10 - 2017/08 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal |
2006 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal | ||
2004/09/01 - 2015/05/15 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2014 - 2015 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2013 - 2015 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2009/10 - 2011/12 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2001/01/10 - 2004/12/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Centro Universitário Salesiano de São Paulo Unidade Americana - Campus Maria Auxiliadora, Brasil |
Centro Universitário Salesiano de São Paulo Unidade Americana - Campus Maria Auxiliadora, Brasil | ||
1993 - 2000 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Centro Universitário Padre Anchieta, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - 2015 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/10 - Atual | CEO | Vi-n-das Educação Internacional, Assessoria, Formação e Eventos Lda., Portugal |
2008/07/01 - 2015/05/15 | Coordenação do Mestrado em Educação Especial (Coordinator of Master in Special Education) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2008/07/01 - 2010/07/01 | Coordenação do Mestrado em Educação Especial (Coordinator of Master Degree in Special Education) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
2005/09/01 - 2008/07/01 | Coordenação do Ramo de Motricidade e Reabilitação Psicomotora - Licenciatura em Motricidade Humana | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2004/09/01 - 2008/07/01 | Coordenação da Especialização em Educação Especial | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
1989/01/01 - 1995/11/30 | Psicopedagoga (Psychopedagogue) | Clínica de Psicopedagogia e Acompanhamento Pedagógico, Brasil |
1985/01/01 - 1989/12/30 | Educadora de Infância (Pre-school teacher) | Prefeitura do Município de Jundiaí, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | P.E.R.F.O.R.M.E.R.S. #2: SCENE – European Sociodrama Newtwork | Erasmus Plus |
2015/10 - 2018/09 | Social participation of students with SEN in inclusive schools | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/05/02 - 2019/11/01 | Participação social de alunos com NEE em escolas regulares
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/05/02 - 2019/11/01 | Participação social de alunos com NEE em escolas regulares
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2004 - 2007 | Boas Práticas em Educação Inclusiva
FEEI
Investigador responsável
Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05/25 | New normal to build inclusive schools and education: a co-creation project for diverse futures | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
|
2022/09/27 | Experiências e Políticas Internacionais em Educação Inclusiva | UC Políticas Públicas e Inclusão Digital, Educacional e Social
Programas de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade do Oeste Paulista e da Universidade Estadual
Paulista (São Paulo, Brasil)
|
2022/09/13 | Pertencer | Pertencer
Agrupamento de Escolas Condeixa-a-Nova (Portugal)
|
2022/09/09 | Inclusão: direito a ser, a estar e a ter | Colóquio Educação Inclusiva: Oportunidades e Desafios
CerciChaves (Chaves, Portugal)
|
2022/07/14 | Inclusão e interajuda em dois Agrupamentos de Escolas | 12º Encontro de Investigadores do CeiED: A universidade na interface de cie^ncias e poli´ticas
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/14 | Do Pensar Acadêmico à Prática Escolar no Desenvolvimento das Competências Socioemocionais dos Estudantes em Perspectiva | 12º Encontro de Investigadores do CeiED: A universidade na interface de cie^ncias e poli´ticas
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/23 | Ser educado/a em Portugal | Feira de Educação - Bicentenário da Independência do Brasil
Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/17 | Educação Inclusiva em tempos de Covid-19 | Webinar
Instituto Anima
|
2022/06/02 | Como continuar a excluir crianças? | 6.º Encontro INclusive - Ciclos de inclusão
Mestrado em Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
|
2022/04/13 | Quando aceitamos que "o Grupo é soberano"!. | III Jornadas do PEDIME, Seminário Regional de Educação Cimt 2022: Inovar, Incluir E Avaliar Na Era Digital
Centro de Formação de Associação de Escolas A23 (Portugal)
|
2022/03/05 | Educação sem inclusão é educação? | Aula inaugural
Departamento Psicologia da Puc (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/01/13 | Sociodrama como ferramenta de inclusão no âmbito da educação para a saúde e sexualidade | Formação Científica e Pedagógica de Voluntários Universitários – desigualdades, HIV/SIDA e pandemias
Fundação Portuguesa “A comunidade contra a Sida”
|
2022 | No lugar do/a outro/a... E se fosse comigo ou com o/a melhor amigo/a? | Webinar
Direção-Geral de Educação – Ministério da Educação (Portugal)
|
2022 | Ouse Educar! Sociodrama e aprendizagem na ação | Programa Ouse Educar, ICL
Instituto Conhecimento Liberta
|
2022 | Formação de professores: conceções de estudantes de licenciatura e mestrado sobre a “Aprendizagem Baseada na Ação” | Livro de Atas do Seminário CIEF2022: Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2021/12/03 | Dar de si aos outros na Educação Inclusiva | +De N(v)ós: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, programa Erasmus+
|
2021/11/04 | Eu tenho voz I have a voice | Seminário Internacional Educação, Práticas Artísticas e Inclusão
CIEF – Centro de Investigação em Educação e Formação (Setúbal, Portugal)
|
2021/07/19 | Educação Inclusiva e os assistentes operacionais | Ciclo “Grupo de Foco” da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA)
Programa Educ@RA – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
|
2021/07/16 | “Educação com Wi-Fi de qualidade”: reflexões sobre as distâncias, os ambientes e as aprendizagens | IV SAP – Semestre de Atualização Pedagógica “O desemparedamento dos espaços e a natureza como possibilitadores potentes de
novas aprendizagens: diferentes cenários para a reabertura das escolas” & formações para educadores e professores de Atendimento
Educacional Especializado
Unidade de Gestão de Educação - Prefeitura de Jundiaí (São Paulo, Brasil)
|
2021/06/29 | Políticas Públicas e Direitos das Pessoas com Deficiência | IX Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vinhedo: Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos
da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo
Prefeitura Municipal de Vinhedo (São Paulo, Brasil)
|
2021/06/18 | “Professor remoto de emergência” ou “educador do Século XXI”? A inovação pedagógica provocada pela inovação tecnológica | IV SAP – Semestre de Atualização Pedagógica “O desemparedamento dos espaços e a natureza como possibilitadores potentes de
novas aprendizagens: diferentes cenários para a reabertura das escolas” & formaçõespara educadores e professores de Atendimento
Educacional Especializado
Unidade de Gestão de Educação. Prefeitura de Jundiaí (São Paulo, Brasil)
|
2021/05/28 | “Onde está o Wally?”: expetativas e potencialidades de uma Educação Inclusiva | IV SAP – Semestre de Atualização Pedagógica “O desemparedamento dos espaços e a natureza como possibilitadores potentes de
novas aprendizagens: diferentes cenários para a reabertura das escolas” & formações para educadores e professores de Atendimento
Educacional Especializado
Unidade de Gestão de Educação - Prefeitura de Jundiaí (São Paulo, Brasil)
|
2021/05/17 | A inclusividade e a interculturalidade como dimensões críticas da Educação: o caso do desporto | Semana das Ciências do Desporto
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
|
2021 | Aula: O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória | Aula Aberta
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
|
2021 | Aula: O Séc. XXI Pedagógico começa com a Pandemia de Covid-19 | Aula Aberta
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
|
2021 | Aula: Ser Educador de Infância |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
|
2020/10/29 | O Cenário de Pandemia e a desigualdade na Educação para e na Inclusão | Curso de Extensão “Escola e Diversidade: Dialogando com quem vivencia e faz a Inclusão acontecer, mesmo em tempos de pandemia
e distanciamento físico”
Governo do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia, Pró-reitoria de Extensão (Jacobina, Bahia, Brasil)
|
2020/10/22 | Educação Inclusiva: qual o papel da escola? | Convivere+
(Brasil)
|
2020/09/26 | Educação e inovação em tempos de pandemia: uma visão internacional | XX Jornada Pedagógica
Escolas Rio (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2020/08/04 | Contribuição da Família no Desenvolvimento da Infância com as Atividades Didácticas em Casa |
Instituto Superior de Serviço Social (Angola)
|
2020/03/05 | O que muda numa escola inclusiva? | Jornada de Educação: uma escola em mudança
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2020/02/18 | Apresentação do guia Estratégias para a Promoção do Sucesso Educativo em Sintra | Lançamento do guia Estratégias para a Promoção do Sucesso Educativo em Sintra - Projeto SintraES+
Escola Secundária Stuart Carvalhais (Massamá, Portugal)
|
2020/01/05 | À conversa com... Luzia Lima-Rodrigues e representantes das oficinas | 9.º Encontro de Práticas para a Inclusão
Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (Queluz, Portugal)
|
2020 | Superação coletiva | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Ensino Superior - Formação de Professores | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional & Ipê Bela Vista Jundiaí
(Brasil)
|
2020 | Formação de Professores na Vertigem da Infodemia | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Educar com Empatia, Ternura e Poesia | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | O antigo novo normal: lições para encantar | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | A educação como projeto de justiça social: utopia ou inédito necessário? | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Brincar a sério! | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Ainda dá tempo! | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | O corpo que somos | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Conversas Internacionais | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional & Educação é Arte |
2020 | Educação e confinamento: os “novos” medos | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Escola da Ponte: Ana Moreira comenta as Conversas Confinadas e fala sobre o confinamento em Portugal | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Confinamento e Educação: E agora? O que se ganha e o que se perde? | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Ciça Melo – Paratodos – Escola: se não há para todos, não há para ninguém | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Covid 19 e Educação: Brasil e Portugal | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Covid 19 e Educação: Cabo Verde e Portugal | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | A educação não presencial aumenta a desigualdade? | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Quando a Educação Inclusiva encontra os Blues | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Yin-Yang e Educação | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Educação Inclusiva: construir o avião durante o voo |
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (Brasil)
|
2020 | Inovação e Educação | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Educação Inclusiva em tempos de Covid-19 |
Instituto Anima
|
2020 | Escola da Ponte em tempos de Pandemia | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2020 | Formação "O que não é Educação Inclusiva" |
Ceformi – Centro de Formação e Mídias da Secretaria Municipal de Vinhedo (São Paulo, Brasil)
|
2020 | Formação de professores: vale a pena? | Conversas Confinadas: Programa de Responsabilidade Social da Vindas Educação Internacional |
2019/11/28 | A aplicabilidade da Educação Inclusiva | Congresso ASSP 2019: Uma Escola para Pensar o Futuro
Associação de Solidariedade Social dos Professores (Guimarães, Portugal)
|
2019/07/09 | Educar com Arte | 7º encontro A Arte de Educar: Reflexionar a luz da Mudança ou na sombra do erro?
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano (Santarém, Portugal)
|
2019/04/11 | Inclusão e Diversidade | XIV Encontro de Educação: Interculturalidade e Inclusão
Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada (Almada, Portugal)
|
2018/08/27 | Inclusão: o valor acrescentado à educação |
Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo (São Paulo, Brasil)
|
2018/08/08 | Políticas e Práticas de Educação Especial |
Colégio Militar de Curitiba (Curitiba, Brasil)
|
2018 | Entrevista "Educação na Finlândia: compreendendo o sucesso" |
Canal Youtube @vindaseducacao
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Pedagogias Expressivas e Sociodrama na Educação
Orientador
|
Universidade Lusófona, Portugal
|
2019 - Atual | Educação pela arte: educação emocional para a inclusão de todos no processo escolar
Orientador
|
Universidade Lusófona, Portugal
|
2019 - Atual | Perfil funcional na inclusão educacional: tradução, adaptação transcultural e validação de um instrumento de avaliação
Orientador
|
Universidade Lusófona, Portugal
|
2019 - Atual | Formação Contínua de Professores em Portugal
Orientador
|
Universidade Lusófona, Portugal
|
2020 - 2022 | Barreiras e Facilitadores no processo de aprendizagem de alunos com Dificuldades Específicas de Aprendizagem ao nível da escrita:
Relato de Professores Titulares de Turma do 1º CEB, Professores de Educação Especial e Psicomotricista
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2020 - 2022 | Perturbações de Aprendizagem Específicas com Défice na Leitura: práticas pedagógicas com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2019 - 2022 | Desenho Universal para a Aprendizagem: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Níveis de Inclusão e Equidade em Agrupamentos de Escolas do Distrito de Setúbal: Dois Estudos de Caso
Orientador
|
Gestão e Administração de Escolas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2012 - 2014/11/21 | Expressão musical e inclusão.
Orientador de Gracinda Maria Ferreira da Rocha Vieira
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2012 - 2014/02/19 | Aprender é um jogo sério: contributo da música para a inclusão e para o processo de ensino e aprendizagem
Orientador de Augusta Maria Guerra Coelho Jerónimo
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2012 - 2014/02/11 | A transição para a vida ativa de jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais: uma realidade no âmbito da Cerci
Moita/Barreiro.
Orientador de Helena Neves Marante Pereira Estevam Fernandes
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2014 - 2014 | Percursos de educação inclusiva num agrupamento de escolas do concelho de Almada: barreiras e facilitadores
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2014 - 2014 | A transição para a vida ativa de jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais: uma realidade no âmbito da Cerci
Moita/Barreiro
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2014 - 2014 | Aprender é um jogo sério: contributo da música para a inclusão e para o processo de ensino e aprendizagem
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2014 - 2014 | Expressão musical e inclusão
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2011 - 2013/06/11 | Expressão Dramática em Educação Especial
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2011 - 2013/04/05 | Inclusão em ação: Métodos Ativos e Técnicas Expressivas num Agrupamento de Escolas de Lisboa
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2009 - 2012 | Percursos de Educação Inclusiva num agrupamento de escolas do Montijo: Barreiras e Facilitadores.
Orientador de ANA PAULA QUINTINO LOPES
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2009 - 2012 | Percursos de Educação Inclusiva num agrupamento de escolas do concelho da Moita: Barreiras e Facilitadores.
Orientador de LILIANA DOS SANTOS MARTINS
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2009 - 2012 | Percursos de Educação Inclusiva num agrupamento de escolas do Seixal: Barreiras e Facilitadores.
Orientador de CARLA ISABEL DA SILVA LOURENÇO CAMPINO
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
2009 - 2012 | Métodos Activos e Técnicas Expressivas em Contextos Inclusivos: a Perspectiva dos Professores de um Agrupamento de Escolas
do Norte.
Orientador de SÍLVIA RUTE COLAÇO DOS SANTOS DIOGO
|
Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/11/04 - Atual | Seminário Internacional Educação, Práticas Artísticas e Inclusão. (2021/11/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/09/25 - 2023/09/28 | Eixo Infâncias, Alfabetização e Letramento do XVI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE PUCPR, VII Seminário Internacional
de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE, & IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente
SIPD, Cátedra Unesco. (2023/09/25 - 2023/09/28)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil |
2023/07/13 - 2023/07/14 | 13º Encontro de Investigadores do CeiED - Reimaginar os nossos futuros juntos. (2023/07/13 - 2023/07/14)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2023/03/08 - 2023/03/08 | Inclusion is for everyone and for each one of us - Erasmus+ program for high school students from Portugal, Latvia, Estonia,
Hungary, and Spain (2023/03/08 - 2023/03/08)
Oficina (workshop)
|
|
2023/03/06 - 2023/03/06 | Pedagogia no Ensino Superior - I Encontro de Docentes da Universidade Autónoma de Lisboa (2023/03/06 - 2023/03/06)
Oficina (workshop)
|
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2023/02/15 - 2023/02/15 | Inclusão como sentimento de pertença - Encontro Nacional de GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família: Pertencer e Incluir
– vamos lá refletir! (2023/02/15 - 2023/02/15)
Conferência
|
|
2022/11/21 - 2022/11/23 | Simpósio Inclusão e Formação de Professores em Portugal (2022/11/21 - 2022/11/23)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2022/11/21 - 2022/11/23 | Simpósio Inclusão e Formação de Professores em Portugal (2022/11/21 - 2022/11/23)
Simpósio (Outra)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2022/11/10 - 2022/11/10 | Sociodrama: estigma e discriminação no HIV/SIDA - Formação Pedagógica de Voluntários Universitários (2022/11/10 - 2022/11/10)
Oficina (workshop)
|
|
2022/09/23 - 2022/09/24 | IV Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais (er2ps) – Effective Learning in Higher Education: Sharing
Experiences (2022/09/23 - 2022/09/24)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade do Algarve, Portugal |
2022/09/14 - 2022/09/17 | XV Conference on Special Education and III International Congress on Special and Inclusive Education (2022/09/14 - 2022/09/17)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília, Brasil |
2022/07/14 - 2022/07/15 | 12º Encontro de Investigadores do CeiED: A universidade na interface de ciências e políticas (2022/07/14 - 2022/07/15)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2022/07/03 - 2022/07/03 | O poder do(s) encontro(s) (2022/07/03 - 2022/07/03)
Outro
|
|
2021/12/18 - 2021/12/18 | Embracing the planet (2021/12/18 - 2021/12/18)
Outro
|
|
2021/11/12 - 2021/11/12 | Zoomdrama: técnicas de teatro e improvisação para formar professores em aulas remotas (2021/11/12 - 2021/11/12)
Oficina (workshop)
|
Vindas Educação Internacional, Portugal Instituto Ânima, Brasil |
2021/07/14 - 2021/07/16 | Pré-Congresso do 3º Conlubra - Congresso Luso-brasileiro sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. (2021/07/14 - 2021/07/16)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal Universidade Federal de Pelotas, Brasil Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2021/07/14 - 2021/07/16 | Pré-congresso Conlubra: Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva (2021/07/14 - 2021/07/16)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal Universidade Federal de Pelotas, Brasil Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal |
2021/07/14 - 2021/07/16 | 11º Encontro dos Investigadores do CeiED - do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento (2021/07/14 - 2021/07/16)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2021/06/16 - 2021/06/21 | VII International Sociodrama Conference: Co-Creating Social Responsibility (2021/06/16 - 2021/06/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2021/06/16 - 2021/06/21 | VII International Sociodrama Conference: Co-Creating Social Responsibility (2021/06/16 - 2021/06/21)
Conferência (Outra)
|
|
2021/02/24 - 2021/02/24 | Museus, transformação, participação e direitos humanos (2021/02/24 - 2021/02/24)
Mesa-redonda
|
|
2020/07/22 - 2020/07/24 | 10º Encontro de Investigadores do CeiED: A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (2020/07/22 - 2020/07/24)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2020/06/24 - 2020/06/28 | Pandemic and what the world will be after the pandemic (2020/06/24 - 2020/06/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020/06/24 - 2020/06/28 | Pandemic and what the world will be after the pandemic. Pre-conference VII International Sociodrama Conference (2020/06/24 - 2020/06/28)
Conferência (Outra)
|
|
2020/06/24 - 2020/06/28 | Pandemic and what the world will be after the pandemic. Pre-conference VII International Sociodrama Conference (2020/06/24 - 2020/06/28)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2020 - 2020 | Foi numa sala de aula (2020 - 2020)
Outro
|
|
2019/10/24 - 2019/10/26 | VI Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “Educação inclusiva: Olhares
pelo caminho (2019/10/24 - 2019/10/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal |
2019/10/24 - 2019/10/26 | VI Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “Educação inclusiva: Olhares
pelo caminho (2019/10/24 - 2019/10/26)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal |
2019/10/24 - 2019/10/24 | Simpósio Internacional Psicopedagogia e Inclusão: caminhos para uma Educação de qualidade, para todos e com todos (2019/10/24 - 2019/10/24)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Vindas Educação Internacional, Portugal Clínica de Psicopedagogia e Acompanhamento Pedagógico, Brasil |
2019/10/12 - 2019/10/19 | Seminário Internacional Educação: Inovação e Inclusão (2019/10/12 - 2019/10/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona do Porto, Portugal Universidade de Santiago de Compostela, Espanha Vindas Educação Internacional, Portugal |
2019/10/12 - 2019/10/19 | Seminário Internacional Educação: Inovação e Inclusão (2019/10/12 - 2019/10/19)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Vindas Educação Internacional, Portugal Universidade Lusófona do Porto, Portugal Universidade de Santiago de Compostela, Espanha |
2019/08/28 - 2019/08/30 | 2º Conlubra - Congresso Luso-brasileiro sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. (2019/08/28 - 2019/08/30)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
2019/08/28 - 2019/08/30 | Congresso Luso-Brasileiro sobre Transtorno do Espectro Autista e Educação Inclusiva (2019/08/28 - 2019/08/30)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Federal de Pelotas, Brasil Universidade do Minho, Portugal |
2019/07/31 - 2019/07/31 | Educação Inclusiva: Uma questão de justiça social (2019/07/31 - 2019/07/31)
Mesa-redonda
|
Fundação Hermínio Ometto, Brasil |
2019 - 2019 | Educação Inclusiva e Diversidade em Sala de Aula [Ação de Formação Acreditada pelo CCPFC] (2019 - 2019)
Outro
|
Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal |
2018/10/27 - 2018/11/03 | Seminário Internacional Inovação Pedagógica: da Escola à Universidade (2018/10/27 - 2018/11/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Vindas Educação Internacional, Portugal |
2018/10/27 - 2018/11/03 | Seminário Internacional Inovação Pedagógica: da Escola à Universidade (2018/10/27 - 2018/11/03)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Vindas Educação Internacional, Portugal |
2018/10/29 - 2018/10/29 | Simpósio Luso-Brasileiro de Inovação e Pedagogia no Ensino Superior (2018/10/29 - 2018/10/29)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona, Portugal Vindas Educação Internacional, Portugal |
2018/10/13 - 2018/10/20 | Seminário Internacional Educação: Inovação e Inclusão (2018/10/13 - 2018/10/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Vindas Educação Internacional, Portugal Universidade Lusófona do Porto, Portugal Universidade de Santiago de Compostela, Espanha |
2018/10/13 - 2018/10/20 | Seminário Internacional Educação: Inovação e Inclusão (2018/10/13 - 2018/10/20)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Vindas Educação Internacional, Portugal Universidade Lusófona do Porto, Portugal Universidade de Santiago de Compostela, Espanha |
2018/08/15 - 2018/08/15 | Pedagogias Expressivas no Ensino Universitário (2018/08/15 - 2018/08/15)
Oficina (workshop)
|
Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
2018 - 2018 | Comunicação na Interculturalidade [Ação de Formação Acreditada pelo CCPFC] (2018 - 2018)
Outro
|
Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal |
2017/04/05 - 2017/04/07 | 1º Conlubra - Congresso Luso-brasileiro sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. (2017/04/05 - 2017/04/07)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/03/19 - 2022/03/20 | 26º Encuentro de la Associación de Sicodrama y Sicoterapia de Grupo.
Encontro
|
26º Encuentro de la Associación de Sicodrama y Sicoterapia de Grupo: Intervención Sicodramática y Creatividad (24h de formación
continuada)
Associación de Sicodrama y Sicoterapia de Grupo, Espanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/04/13 | Educação inclusiva, das conceções e práticas de escolarização: sentidos, gramáticas e efeitos em escolas do Brasil e Portugal
Arguente
|
Ana Lêda Figuerêdo Varela (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2021/01/07 | Políticas públicas, processos de mudança, Inovação e reconstrução institucional: Memórias de inclusão na universidade
Arguente
|
Talita Souza Umbelino Rodrigues Da Cruz (Doutoramento)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/06/23 | O papel das Unidades de Ensino Estruturado na inclusão de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo: Perceção de pais
e de profissionais
Arguente
|
Sandra Daniela Ferreira Barbosa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Perceção de pessoas com diificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em situação laboral, sobre a sua inclusão social
Arguente principal
|
TÂNIA FILIPA CAEIRO DIAS (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/07/11 | A Comunicação com Crianças do Espectro Autismo no Ensino Regular
Arguente
|
Ana Isabel Pereira Gueidão (Doutoramento)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2018 | O PECS e as suas funcionalidades em crianças com perturbações do espectro do autismo.
Arguente principal
|
Ana Isabel Pereira Gueidão (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 | Desafios de uma escola inclusiva. Um estudo sobre as opiniões dos gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, de uma escola da rede pública municipal. | Antonio de Lellis Ramos Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 | Funções e Tarefas do Psicologo na Inclusão de Alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental que tem Curriculo Especifico Individual na perspectiva dos Atores Intervenientes no seu processo educativo. | FERNANDA MARIA DA SILVA COELHO (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/09/14 - 2022/09/17 | XV Conference on Special Education and III International Congress on Special and Inclusive Education | Online |
2021/07/14 - 2021/07/16 | Pré-Congresso do 3º Conlubra - Congresso Luso-brasileiro sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. | Online |
2019/08/28 - 2019/08/30 | 2º Conlubra - Congresso Luso-brasileiro sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. | Pelotas - Brasil |
2017/04/05 - 2017/04/07 | 1º Conlubra - Congresso Luso-brasileiro sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. | Pelotas - Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Livro de resumos da 7ª Conferência Internacional de Sociodrama | Sociedade Portuguesa de Psicodrama e Organização da 7ª Conferência Internacional de Sociodrama |
2020 - 2020 | Livro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “Educação inclusiva: Olhares pelo caminho” | Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - 2023 | Necessidades Educativas Especiais | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2023 | Necessidades Educativas Especiais | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2023 | Pedagogias Expressivas e Educação Inclusiva | Educação, Práticas Artísticas e Inclusão (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2023 | Construção de um Projeto de Vida | Pós-graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2023 | Seminário de Investigação I | Gestão e Administração de Escolas (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal |
2021 - 2023 | Artes, Inclusão e Cidadania | Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2023 | Contextos Educativos e Práticas Pedagógicas | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2023 | Seminário de Investigação e Projeto I | Pós-graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2023 | Diversidade Funcional e Desenvolvimento Humano | Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade Lusófona, Portugal |
2017 - 2023 | Dimensões Socio históricas da Educação Especial e Inclusiva Vida | Pós-graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2023 | Seminário de Investigação e Projeto II | Pós-graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2023 | Pedagogia Diferenciada e Desenvolvimento Curricular | Pós-graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2022 | Percursos da Educação Inclusiva: conceitos, políticas e práticas | Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Brasil Fundação Oswaldo Cruz, Brasil |
2020 - 2022 | Contextos Multiculturais e Educação | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2021 | Dinâmicas de Intervenção para o Sucesso Educativo | Gestão e Administração de Escolas (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal |
2019 - 2021 | Comunicação e Relações Interpessoais | Desportos de Natureza (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Perturbações do Desenvolvimento: Domínio Cognitivo | Ciências da Educação – Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade Lusófona, Portugal |
2019 - 2020 | Projeto Pessoal de Vida | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Fundamentos da Ação Pedagógica | Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Processos e Práticas de Inclusão Social | Intervenção Social e Práticas Artísticas (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | Sociedade Portuguesa de Psicodrama | Sócio Titular |
2008/02 - Atual | Associação Nacional de Docentes de Educação Especial |
Distinções
Outra distinção
1998 | Kung Fu - Five-time national champion Brasil
Confederação Brasileira de Kung Fu, Brasil
|
1995 | World Kung Fu Champion |
1994 | South-american Kung Fu Champion |
1994 | International Kung Fu Champion |