???global.info.a_carregar???
She is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal) (https://lead.uab.pt/). She has a PhD in Education Sciences, in the knowledge area of Information and Communication Technologies, from the University of Minho, since 2009. She has a Postdoctoral in Educational Technology at the Institute of Education of the University of Minho, with the project Kids Media Lab: Technologies and Learning Programming in Preschool Age, completed in 2019. Concludes in July 2021 the post-graduation "The Tufts Early Childhood Technology (ECT) Certificate Program" from Tufts Graduate School Of Arts And Sciences - Tufts University (Boston-USA). And did a post-graduate course in Multimedia in Education at the University of Aveiro, where she also obtained a degree in Early Childhood Education. Currently (Since September 2022) she is an Assistant Professor at the Education and Distance Learning Department at Universidade Aberta. She has been a Higher Education Teacher in the area of Information and Communication Technologies, in the Department of Communication and Art, in the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu since 2009 and until August 2022. She is a researcher integrated in CIEd of the Institute of Education of the University of Minho, since 2005. She coordinated the KML2 project - Laboratory of Technologies and Programming Learning for Basic Education in Portugal, a consortium with several higher education institutions in Portugal (https://www.nonio.uminho.pt/kml2) between 2018-2022. She is a trainer in the area of ICT and Educational Technology, since 2005 and collaborates with several institutions in teacher training. She has published books, several book chapters, articles in journals and papers in international and national conferences. She is a pedagogical consultant in the area of educational robotics for the company Clementoni Portugal, for which she carries out research and specialized activities, since 2017. She belongs to several scientific committees of international journals and international and national conferences, with whom she collaborates in the evaluation of scientific articles. She is interested in the area of technologies in education, computational thinking, programming and educational robotics in the early years of schooling in formal and informal learning contexts.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maribel Santos Miranda Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Maribel dos Santos Miranda
  • Miranda-Pinto, S. M
  • Miranda, S. M.
  • Santos, M. M.

Identificadores de autor

Ciência ID
661D-AAF8-B26D
ORCID iD
0000-0003-0813-1497
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=41SipewAAAAJ
Researcher Id
J-8828-2014
Scopus Author Id
57205359063

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020/09/05 - 2021/07/31
Concluído
Early Childhood Technology Graduate Certificate Program (Postgraduate Certificate)
Tufts University Eliot-Pearson Department of Child Study and Human Development, Estados Unidos
2020/01 - 2020/10
Em curso
Pós-graduação em Publicidade, Marketing e Social Media (Postgraduate Certificate)
Universidad Internacional Isabel I de Castilla, Espanha
2019/02/01 - 2019/05/24
Concluído
Curso de Especialización Coaching Educativo (Postgraduate Certificate)
Universidad CEU Cardenal Herrera - Campus Elche, Espanha
2016/02/01 - 2019/01/31
Concluído
Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2009
Concluído
Tecnologias de Informação e Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades de Prática Online - O Caso da @rcaComum, uma Comunidade Ibero-Americana de Profissionais de Educação de Infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Nota Máxima
2005
Concluído
Multimédia em Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Aveiro, Portugal
"Não teve tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2004
Concluído
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Não teve tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1998 - 2000
Frequentou
Licenciatura Comunicação Institucional (Bacharelato)
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
(1º e 2º ano completos)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/22 - Atual Investigador (Investigação) LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal
2005/09 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2005/01/01 - 2005/12/31 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/05 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2022/09/04 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2008/09 - 2010/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/09/01 - 2004/12/31 Educador de infância (Educador de Infância) Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
2003/09/01 - 2004/06/30 Educador de infância (Educador de Infância) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/02 - 2019/01 Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar
SFRH/BPD/109205/2015
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006/01 - 2009/05 Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades de Prática Online: Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades de Prática Online - O Caso da @rcaComum, uma Comunidade Ibero-Americana de Profissionais de Educação de Infância
SFRH/BD/22794/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2024/04/01 - Atual Here I find myself in a mix with people from all over the world, that belongs to everyone
2023.10269.S4P23
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2022/01/25 - 2024/07/25 Scratch Education Collaborative
Investigador responsável
Massachusetts Institute of Technology Media Lab
2018/09/01 - 2022/08/31 Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal - KML II
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4016 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4016/2011
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/08/01 - 2010/08/31 INVESTIGAÇÃO EM FORMAÇÃO E LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA ONLINE
SFRH/BPD/62863/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Claudio Delgado-Morales; Ana Duarte-Hueros; Ángeles Merino-Godoy; Maribel dos Santos Miranda-Pinto; Begoña Mora-Jaureguialde. "Potencialidades y posibilidades educativas de la aplicación móvil Healthy Jeart para el fomento de hábitos saludables en jóvenes con TEA: Perspectiva de los profesionales". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife, Braga, 2024.
    Publicado
  2. Ana Claudia Loureiro; Maribel Santos Miranda Pinto. "PERCEPTIONS OF THE EDUCATIONAL POTENTIAL OF ROBOTICS AND CODING IN INCLUSIVE SETTINGS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1819
  3. Pilar Ibáñez-Cubillas; Maribel Santos Miranda Pinto; Slava López Rodríguez. "EVALUATION OF THE IMPACT OF TRAINING IN PROGRAMMING WITH SCRATCHJR ON FUTURE PEDAGOGY PROFESSIONALS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1816
  4. Maribel Santos Miranda-Pinto; Pilar Ibañez-Cubillas; Slava López Rodríguez. "EVALUATION OF THE DESIGN OF AN ONLINE COURSE FOR SCRATCHJR LEARNING IN STUDENTS OF THE PEDAGOGY UNDERGRADUATE DEGREE". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1815
  5. Morgado, Lina; Afonso, Ana Varela; Carvalho, Isabel Cristina; Pinto, Maribel dos Santos Miranda . Autor correspondente: Carvalho, Isabel Cristina. "Revolutionizing Higher Education? The FLeD project¿s vision for flexible and flipped learning in the digital age.". Trabalho apresentado em XI Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2023) - Aprendizagem ao Longo da Vida na Era da Inteligência Artificial., Vila Real, 2022.
  6. Loureiro, A. C.; Miranda-Pinto, S. M. Autor correspondente: Loureiro, A. C.. "Robótica educativa e codificación en contextos de inclusión: un estudio exploratório". Trabalho apresentado em XXV Congresso Internacional EDUTEC 2022, Palma de Mallorca, 2022.
    Publicado
  7. Maribel Pinto. "SCRATCHJR AND SCRATCH ONLINE TRAINING FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATORS AND PRIMARY SCHOOL TEACHERS". 2022.
    10.21125/inted.2022
  8. Maribel Santos Miranda Pinto. "SCRATCHJR AND SCRATCH ONLINE TRAINING FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATORS AND PRIMARY SCHOOL TEACHERS". 2022.
    10.21125/inted.2022.0270
  9. Maribel Santos Miranda-Pinto; João Nunes Piedade. "OBSERVATORY FOR CREATIVE AND DIGITAL LEARNING IN FAMILIES PROJECT". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0588
  10. Maribel Santos Miranda-Pinto. "POWERFUL IDEAS AND THE KIBO ROBOT CURRICULUM: THE TRADITIONAL CHILDREN'S STORIES, FOR THE INTEGRATION OF PROGRAMMING AND ROBOTICS". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0755
  11. Ana Francisca Monteiro; Maribel Miranda-Pinto; António José Osório; Catarina Araújo. "CODING AS LITERACY: CASE STUDIES AT PRE-PRIMARY AND ELEMENTARY SCHOOL". 2021.
    10.21125/inted.2021.0718
  12. Maribel Pinto; Pilar Ibañez-Cubillas. "VALIDATION OF A QUESTIONNAIRE TO ANALYZE THE RELEVANCE OF THE CURRICULUM UNIT OPTION - COMMUNICATION STRATEGIES SOCIAL NETWORKS". 2021.
    10.21125/inted.2021.2220
  13. Maribel Pinto; Marlene Fernandes; António José Osório. "CURRICULUM INTEGRATION PROPOSAL FOR KIBO ROBOT IN PRESCHOOL: KIDS MEDIA LAB PROJECT". 2021.
    10.21125/inted.2021.1591
  14. Maribel Pinto; Pilar Cubillas; António José Osório. "SOCIAL NETWORKS FOR THE DISSEMINATION OF RESEARCH PROJECTS: THE CASE OF KIDS MEDIA LAB 2". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1242
  15. Maribel Pinto; António José Osório. "SCRATCHJR APP IN PORTUGUESE SCHOOLS: KIDS MEDIA LAB PROJECT". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1227
  16. Monteiro, Ana Francisca; Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; Osório, A. J.; Araújo, Catarina Liane. "CURRICULAR INTEGRATION OF COMPUTATIONAL THINKING, PROGRAMMING AND ROBOTICS IN BASIC EDUCATION: A PROPOSAL FOR TEACHER TRAININGICERI". Trabalho apresentado em ICERI2019, Seville, 2019.
    Publicado
  17. Amante, Lúcia; Batista de Souza, Elizabeth; Quintas-Mendes, António; Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António; Araújo, Catarina. "COMPUTATIONAL THINKING, PROGRAMMING AND ROBOTICS IN BASIC EDUCATION: EVALUATION OF AN IN-SERVICE TEACHER’S TRAINING B-LEARNING EXPERIENCE". Sevilha, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2626
  18. Araújo, Catarina; Osório, António; Martins, Ana Paula; Miranda-Pinto, Maribel; Monteiro, Ana Francisca. "“YES, I KNOW WHAT TO DO!”- AN EXPLORATORY STUDY USING SELF-REGULATED SELF-DEVELOPMENT (SRSD) AND TECHNOLOGY IN THE CONTEXT OF THE CLASSROOM". Sevilha, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2035
  19. Araújo, Catarina; Pereira, Luís; Osório, António; Ferreira, Luís; Martins, Ana Paula; Miranda-Pinto, Maribel; Monteiro, Ana Francisca. "ARGUMENTUS - AN EDUCATIONAL GAME FOR WRITING USING SELF-REGULATED STRATEGY DEVELOPMENT (SRSD)". Sevilha, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2046
  20. Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António; Araújo, Catarina. "CURRICULAR INTEGRATION OF COMPUTATIONAL THINKING, PROGRAMMING AND ROBOTICS IN BASIC EDUCATION: A PROPOSAL FOR TEACHER TRAINING". Sevilha, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.0232
  21. Gomes, Cristina Azevedo ; Gomes, H.; Riberio, A.; Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; Morais, N. S.; Rito, P. N.. "Smart city lab for kids e o pensamento computacional criativo". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2019.
  22. Gomes, Cristina Azevedo; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Miranda-Pinto, S. M; Morais, Nídia Salomé; et al. "Smartcity lab for kids e o pensamento computacional criativo [Smartcity lab for kids and creative computational thinking]". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2019.
    Publicado
  23. Pinto, Maribel. "Using mobile apps to promote online safety: advice and support needs from a child and youth centred perspective". 2017.
  24. Monteiro, Ana Francisca Cunha; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António José. "Using mobile apps to promote children and youth online safety: a literature review". 2017.
  25. Monteiro, Ana Francisca Cunha; Pinto, Maribel dos Santos Miranda; Silva, Carlos; Vieira, Joana; Osório, António José. "Using mobile apps to promote online safety: advice and support needs from a child and youth centred perspective". 2017.
  26. Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; Monteiro, Ana Francisca; José Meneses Osório, António. "Robôs para crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos)". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017, 2017.
    Publicado
  27. Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; António José Meneses Osório. "AS TIC EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: ATIVIDADES SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PROGRAMAÇÃO". Trabalho apresentado em XIII CONGRESSO SPCE - Fronteiras, diálogos e transições na educação, 2016.
    Publicado
  28. Pinto, Maribel Santos Miranda; Osório, António José. "Program with ScratchJr in Preschool: Kids Media Lab Project in Portugal". 2016.
  29. Miranda-Pinto, Maribel Santos; Osório, António José. "Kids Media Lab: Tecnologias e a aprendizagem da programação em idade Pré-escolar". 2015.
  30. Miranda Pinto, Maribel Santos. "PEDAGOGICAL POTENTIAL OF PERSONAL LEARNING ENVIRONMENTS IN HIGHER EDUCATION IN SAPO CAMPUS PLATFORM". 2015.
  31. Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; António José Meneses Osório. "Verso e Reverso da Adopção das TIC na Educação de Infância. Reflexões a propósito da apresentação de uma Comunidade de Prática Ibero Americana de Educadores de Infância". Trabalho apresentado em VIII Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana Claudia Loureiro; Pilar Ibáñez-Cubillas; Maribel Miranda-Pinto. "Validade de conteúdo por avaliação de especialistas para medir as competências digitais de estudantes de mestrado em Educação Especial". Texto Livre 17 (2024): 1-12. https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/52564.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Lúcia Amante; Elizabeth Batista Souza; António Quintas-Mendes; Maribel Miranda-Pinto. "Designing a MOOC on Computational Thinking, Programming and Robotics for Early Childhood Educators and Primary School Teachers: A Pilot Test Evaluation". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13090863.
    10.3390/educsci13090863
  3. Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Mendes, António Quintas; Pinto, Maribel. "Designing a MOOC on computational thinking, programming and robotics for early childhood educators and primary school teachers: a pilot test evaluation". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14942.
    10.3390/educsci13090863
  4. Maribel Pinto; Maribel Santos Miranda Pinto; Catarina Liane Araújo; Ana Francisca Monteiro; António José Osório. "Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD) checklist de envolvimento: crianças/criança e ambientes/facilitadores". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning (2022): https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/26761.
    10.34627/REDVOL5ISS1E202204
  5. Pinto, Maribel Santos Miranda; Monteiro, Ana Francisco; Osório, António José Meneses. "Editorial/Apresentação Dossier Temático". (2022): https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202206.
    https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202206
  6. Santos Miranda Pinto, Maribel; Liane Araújo, Catarina; Monteiro, Ana Francisca; Osório, António José. "Positive Development through Technology (PTD) engagement checklist: children/children and environments/facilitators". (2022): https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202204.
    https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202204
  7. Miranda Pinto, Maribel Santos; Fernandes, Marlene. "TRADITIONAL STORIES AND THE INTEGRATION OF PROGRAMMING AND ROBOTICS WITH THE KIBO ROBOT". Prisma Social (2022): https://publons.com/wos-op/publon/58070806/.
  8. Ana Francisca Monteiro; Maribel Miranda-Pinto; António José Osório. "Coding as Literacy in Preschool: A Case Study". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11050198.
    10.3390/educsci11050198
  9. Pinto, Igor; Novais, Sónia; Carvalhais, Maribel; Gomes, Sara; Soares, Custódio. "Fatores que influenciam a satisfação dos clientes e família com os cuidados paliativos". (2021): https://doi.org/10.29352/mill0217.25317.
    https://doi.org/10.29352/mill0217.25317
  10. Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António José. "Coding as literacy in preschool: a case study". (2021): http://hdl.handle.net/1822/72509.
    10.3390/educsci11050198
  11. Ibáñez-Cubillas, Pilar; Miranda Pinto, Maribel. "Una exploración del e-liderazgo en comunidades virtuales de práctica". EDMETIC 8 2 (2019): 73-90. http://dx.doi.org/10.21071/edmetic.v8i2.12138.
    Publicado • 10.21071/edmetic.v8i2.12138
  12. Pinto, Maribel Santos Miranda; Osório, António José. "Aprender a programar en educación infantil: análisis con la escala de participación". (2019): http://hdl.handle.net/1822/61926.
    10.12795/pixelbit.2019.i55.08
  13. Pinto, Maribel dos Santos Miranda. "Programación y Robótica en Educación Infantil: Estudio Multi Caso en Portugal". Revista Prisma Social Nº25 (2019): 248-276. https://revistaprismasocial.es/article/view/2733/3168.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Pinto, Maribel Santos Miranda; Osório, António José. "Aprender a programar en educación infantil: análisis con la escala de participación". (2019): http://hdl.handle.net/1822/61926.
    10.12795/pixelbit.2019.i55.08
  15. Miranda Pinto, Maribel Santos. "PROGRAMMING AND ROBOTICS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: MULTI CASE STUDY IN PORTUGAL". Prisma Social (2019): https://publons.com/wos-op/publon/29109278/.
  16. Ibáñez-Cubillas, Pilar; Pinto, Maribel Santos Miranda; Osório, António José. "Comunidades virtuales en Blended Learning: estudio de casos en @rcaComum". (2018): http://hdl.handle.net/1822/57476.
  17. Ibáñez-Cubillas, P.; Pinto, M.S.M.; Osório, A.. "Virtual communities in blended learning: Cases study at @Rcacomum,Comunidades virtuales en Blended Learning: Estudio de casos en @rcaComum". Digital Education Review 34 (2018): 91-108. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85059750369&partnerID=MN8TOARS.
  18. Ibáñez-Cubillas, Pilar; Pinto, Maribel Santos Miranda; Osório, António José. "Comunidades virtuales en Blended Learning: estudio de casos en @rcaComum". (2018): http://hdl.handle.net/1822/57476.
  19. Ibanez-Cubillas, Pilar; Miranda Pinto, Maribel Santos; Osorio, Antonio. "Virtual Communities in Blended Learning: Cases Study at @rcaComum". Digital Education Review (2018): https://publons.com/wos-op/publon/29109281/.
  20. Pinto, Maribel. "POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS". Revista Observatório 3 4 (2017): 302-330.
    10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302
  21. Pinto, Maribel. "LABORATORY OF TECHNOLOGIES AND LEARNING OF PROGRAMMING AND ROBOTICS FOR PRE AND PRIMARY SCHOOL". (2017): 6683-6692. https://library.iated.org/view/SANTOSMIRANDAPINTO2017LAB.
    10.21125/iceri.2017
  22. Pinto, Maribel. "USING MOBILE APPS TO PROMOTE CHILDREN AND YOUTH ONLINE SAFETY - A LITERATURE REVIEW". (2017): https://library.iated.org/view/MONTEIRO2017USI.
    10.21125/iceri.2017.1574
  23. Miranda-Pinto, Maribel Santos; Monteiro, Ana Francisca; Osório, António José. "Potencialidades e fragilidades de robôs para crianças em idade pré-escolar: 3 a 6 Anos". (2017): https://hdl.handle.net/1822/77450.
    10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302
  24. Pinto, Maribel. "PEDAGOGICAL POTENTIAL OF PERSONAL LEARNING ENVIRONMENTS IN HIGHER EDUCATION IN SAPO CAMPUS PLATFORM". EDULEARN15 Conference http://lib (2015): 6683-6692. https://library.iated.org/view/PINTO2015PED.
  25. Pinto, Maribel. "Dinâmicas e interações em ambientes pessoais de aprendizagem no ensino superior". Revista de Estudios para el Desarrollo Social de la Comunicación 12 (2015): 344-344. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5456609.
    10.15213
  26. Pinto, M.S.M.. "Tecnologias móviles en la educación y sociedad actual". Prisma Social 15 (2015): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84989184660&partnerID=MN8TOARS.
  27. Miranda Pinto, Maribel Santos. "Dynamics and interactions in environments personal learning in higher education". Redes.com (2015): https://publons.com/wos-op/publon/29109284/.
    10.15213/REDES.N12.P344
  28. Miranda-Pinto, Maribel dos Santos. "Análise Conceptual e Comparativa sobre a Infância e a Educação de Infância na Ibero-América". Revista Iberoamericana de Educación 60 4 (2013): 1. http://dx.doi.org/10.35362/rie6041282.
    Publicado • 10.35362/rie6041282
  29. Santos Miranda-Pinto, Maribel. "Modelo de análisis de interacciones para comunidades de práctica online". Revista Iberoamericana de Educación 60 (2012): 63-72. http://dx.doi.org/10.35362/rie600444.
    Publicado • 10.35362/rie600444
  30. Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António. "COLABORACIÓN Y APRENDIZAJE EN EL CIBERESPACIO @rcacomum: comunidad de práctica iberoamericana de educadores de infancia". (2010): http://hdl.handle.net/10400.19/527.
  31. Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António. "COLABORACIÓN Y APRENDIZAJE EN EL CIBERESPACIO @rcacomum: comunidad de práctica iberoamericana de educadores de infancia". (2010): http://hdl.handle.net/10400.19/527.
  32. Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; António José Meneses Osório. "Liderança em Comunidades de Prática Online: Estratégias e Dinâmicas na @rcaComum". ANALES de la Universidad Metropolitana (2009): https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3623704.
    Acesso aberto • Publicado
  33. Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; António José Meneses Osório. "Las TIC en la primera infancia: valorización e integración en la educación inicial a través del enlace @rcacomum". Revista Iberoamericana de Educación n.º 46/9 (2008):
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Ibáñez-Cubillas, Pilar; Miranda-Pinto, S. M; Ana Belén Pérez-Torregrosa. "Aprendizaje basado en proyectos con robótica educativa". In Metodologías didácticas en contextos enriquecidos con tecnologías, editado por Prudencia Gutiérrez Esteban; Pilar Ibáñez-Cubillas, 159-174. Espanha: Octedro Editorial Digital, 2024.
    Publicado
  2. Pinto, Maribel. "Desafíos de programación y robótica en Educación Preescolar: proyecto Kids Media Lab". 1848-1855. 2016.
  3. Osório, António José; Pinto, Maribel dos Santos Miranda. "Introdução [a] "Infância no digital"". Arca Comum, 2010.
Documento de trabalho
  1. Pinto, Maribel. 2015. "Kids Media Lab: Tecnologias e a aprendizagem da programação em idade Pré-escolar".
Livro
  1. Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; Ricardo Pinto. Aprender com Robôs - Livro de Atividades. Portugal: Planeta Manuscrito. 2019.
    Publicado
  2. Osório, António José; Pinto, Maribel dos Santos Miranda. Introdução [a] "Infância no digital". Arca Comum. 2010.
Relatório
  1. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Pinto, Maribel. 2023. Playful design (version 1.0). http://hdl.handle.net/10400.2/14933.
Tese / Dissertação
  1. Matos, Ana Beatriz Amaral. "Potencialidades do Scratch no desenvolvimento de competências de alunos com Necessidades de Saúde Especiais". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.19/7607.
  2. Paulino, António Carlos Soares. "Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.19/7385.
  3. Pereira, Ana Paula do Amaral. "O Scratch para o ensino de programação com crianças do 2º CEB". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.19/7220.
  4. Viegas, Ana Sofia Henriques. "A importância dos digital influencers na decisão de compra do consumidor". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.19/7377.
  5. Ferreira, Lisete Maria Teixeira. "Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.19/7228.
  6. Lourenço, Elisabete Mesquitela dos Santos. "A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades Especiais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6060.
  7. Lourenço, Elisabete Mesquitela dos Santos. "A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades Especiais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6060.
  8. Fernandes, Daniela Patrícia Gonçalves. "Contributos da tecnologia multimédia e do multissensorial nas artesn performativas Era Uma Vez". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/3332.
  9. Fernandes, Daniela Patrícia Gonçalves. "Contributos da tecnologia multimédia e do multissensorial nas artesn performativas Era Uma Vez". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/3332.
  10. Pais, Filipa Andreia Gonçalves. "(es)passos de memória : projeto artístico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2307.
  11. Martins, Helena Patrícia Salazar. "Comunidades de prática - contributo das ferramentas online para o desenvolvimento e promoção da cooperação e colaboração entre educadores de infância". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2951.
  12. Martins, Helena Patrícia Salazar. "Comunidades de prática - contributo das ferramentas online para o desenvolvimento e promoção da cooperação e colaboração entre educadores de infância". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2951.
  13. Pais, Filipa Andreia Gonçalves. "(es)passos de memória : projeto artístico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2307.
  14. Carvalho, Paulo Jorge Rodrigues de. "CAUQI - comunidade de aprendizagem de utilização de quadros interativos - diagnóstico e intervenção : um estudo de caso no agrupamento de escolas de Castro Daire". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/2768.
  15. Constâncio, Catarina Vasconcelos; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.; Rodrigues, Paula Azevedo, co-orient.. "Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1942.
  16. Pereira, Maria Salomé Dias Martins; Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.. "CoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadora". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/2178.
  17. Mendes, Neide Cristina Ferreira; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.. "Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1949.
  18. Constâncio, Catarina Vasconcelos; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.; Rodrigues, Paula Azevedo, co-orient.. "Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1942.
  19. Mendes, Neide Cristina Ferreira; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.. "Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1949.
  20. Pereira, Maria Salomé Dias Martins; Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.. "CoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadora". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/2178.
  21. Carvalho, Paulo Jorge Rodrigues de. "CAUQI - comunidade de aprendizagem de utilização de quadros interativos - diagnóstico e intervenção : um estudo de caso no agrupamento de escolas de Castro Daire". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/2768.
  22. Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.. "Perspetivando o futuro agindo no presente". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/2157.
  23. Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.. "Perspetivando o futuro agindo no presente". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/2157.
  24. Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral; Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.. "Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/1858.
  25. Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral; Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.. "Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/1858.
  26. Pinto, Maribel dos Santos Miranda. "Processos de colaboração e liderança em comunidades de prática online : o caso da @rcaComum, uma comunidade ibero-americana de profissionais de educação de infância". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/1822/12571.
  27. Pinto, Maribel dos Santos Miranda. "Processos de colaboração e liderança em comunidades de prática online : o caso da @rcaComum, uma comunidade ibero-americana de profissionais de educação de infância". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/1822/12571.

Outros

Outra produção
  1. MOOC. Programação e Robótica na Educação Básica e Pré-Escolar: testagem do desenho de aprendizagem. Comunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão A1 | https://eventos.uab.pt/meetup23/. 2023. Amante, Lúcia; Mendes, Antonio Quintas; Souza, Elizabeth; Pinto, Maribel. http://hdl.handle.net/10400.2/14106.
  2. Coding as literacy: case studies at pre-primary and elementary school. This paper presents two case studies being developed within project “KML II – Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for preschool and elementary school”1 [1], [2]. Using a multiple case study approach, KMLII is working with educators and elementary school teachers towards the development of learning activities that integrate computational thinking, coding and robotics. 2021. Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António José; Araújo, Catarina. http://hdl.handle.net/1822/77408.
    10.21125/inted.2021.0718
  3. Curricular integration of computational thinking, programming and robotics in basic education: a proposal for teacher training. Today's children are growing up in a complex technological reality, which, in turn, is pushing for the integration of digital technologies in educational contexts. Hence, it becomes necessary to explore how more recent educational approaches to technology can be inclusively integrated into education. Among these innovative approaches are the integration of computational thinking, programming and r. 2019. Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António José; Araújo, Catarina. http://hdl.handle.net/1822/77420.
    10.21125/iceri.2019.0232
  4. Computational thinking, programming and robotics in basic education: evaluation of an in-service teacher's training b-learning experience. This paper presents a training program for teachers and the procedures for its evaluation in the domain of computational thinking, programming and robotics in basic education. This training was conducted within the scope of Project KML II - Laboratory of programming and robotics technologies and learning for preschool and primary school (1st CEB) and is expected to contribute for two of the projec. 2019. Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth Batista De; Quintas-Mendes, António; Monteiro, Ana Francisca; Pinto, Maribel Santos Miranda; Osório, António José; Araújo, Catarina. http://hdl.handle.net/1822/77422.
    10.21125/iceri.2019.2626
  5. Using mobile apps to promote children and youth online safety: a literature review. This paper presents a literature review on the use of mobile apps to promote children and youth online safety. It reviews both theoretical perspectives and findings of empirical research. Existing research focuses particularly on parental control apps and game-based interventions to raise safer internet awareness. From a broader perspective on children and youth online safety, two main needs were. 2017. Monteiro, Ana Francisca Cunha; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António José. http://hdl.handle.net/1822/47932.
  6. Program with ScratchJr in Preschool: Kids Media Lab Project in Portugal. Kids Media Lab - Technology and Programming Learning in Preschool Age is a post-doctoral research project in development at the University of Minho (Portugal). Participants who are part of the project belong to five districts of Portugal (Aveiro, Braga, Coimbra, Porto and Viseu) and currently cover 23 kindergartens and a total of around 500 children. With this presentation we will introduce the Ki. 2016. Pinto, Maribel Santos Miranda; Osório, António José. http://hdl.handle.net/1822/42770.
  7. Kids Media Lab: Tecnologias e a aprendizagem da programação em idade Pré-escolar. Sabedores da realidade tecnológica que envolve as crianças, sentimos necessidade de conhecer aprofundadamente como é que as crianças aprendem, ou seja, como estruturam e desenvolvem o seu pensamento, nesta relação com as tecnologias e através da programação. A presente investigação revela-se inovadora, quer no contexto em que vai ser implementado, quer nos objetivos da própria investigação. Preten. 2015. Miranda-Pinto, Maribel Santos; Osório, António José. http://hdl.handle.net/1822/40213.
  8. Comunidades na Moodle: Projectos, dinâmicas e intencionalidades. A sociedade de informação e do conhecimento em que vivemos oferece-nos a oportunidade de criar contextos de formação, de prática, de reflexão, de colaboração e de aprendizagem na Internet que se revelam verdadeiras redes sociais. Estas redes de aprendizagem, de grande diversidade cultural, tornaram-se espaços credíveis, sustentados no rigor dos conteúdos e na competência dos seus membros, sem desc. 2008. Miranda-Pinto, Maribel; Valente, Luís; Machado, Maria José; Vallescar, Diana de; Monteiro, Ana Francisca; Osório, António José. http://hdl.handle.net/1822/77463.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/04/10 Robótica Educativa, Pensamento Computacional e Inovação IV Ciclo de Trilhas Formativas: A formação de professores em tempos de educação STEAM
Os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, em Coruche e Montijo, em conjunto com o GRUPETeC/CNPq/UNINOVE (Brasil) (Online, Brasil)
2023/11/15 Comunidades de Práctica en Línea: Trayectorias de proyectos de investigación XXVI Congreso Internacional EDUTEC 2023
Universidad de Panamá (Cidade do Panamá, Panamá)
2023/11/13 Proyectos Inovadores en Educación y Tecnologías: Contributos de las Comunidades de Práctica em Línea I Jornadas Internacionales de Innovación Docente
Facultad de Ciencias de Educación de la Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2023/11/04 COMUNIDADES DE PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO ENCONTRO ESCOLA DIGITAL '23 - RUMO À ESCOLA DE COMPETÊNCIAS
Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e o Centro de Competências TIC do Instituo de Educação da Universidade do Minho (Bragança, Portugal)
2023/07/03 EVALUATION OF THE IMPACT OF TRAINING IN PROGRAMMING WITH SCRATCHJR ON FUTURE PEDAGOGY PROFESSIONALS 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn (Palma de Maiorca, Espanha)
2023/07/03 EVALUATION OF THE DESIGN OF AN ONLINE COURSE FOR SCRATCHJR LEARNING IN STUDENTS OF THE PEDAGOGY UNDERGRADUATE DEGREE 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn 2023 (Palma de Maiorca, Espanha)
2023/07/03 PERCEPTIONS OF THE EDUCATIONAL POTENTIAL OF ROBOTICS AND CODING IN INCLUSIVE SETTINGS 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn 2023 (Palma de Maiorca, Espanha)
2023/04/28 "Pensamento Computacional no Pré-escolar" Encontro: "Pensamento Computacional nos Primeiros Anos"
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/12/18 - Atual Contributos do Scratch no processo de ensino-aprendizagem, através da educação literária no 1.º CEB
Orientador
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023/11/29 - Atual Liderar percursos formativos para alunos com medidas adicionais: opções da gestão na construção dos planos educativos individuais
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023/11/27 - Atual Escolas em rede: liderança e gestão colaborativa em equipes multiculturais
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional, (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023/11/24 - Atual Práticas Digitais e Bibliotecas Municipais: Conceções de uma Comunidade de Utilizadores no Distrito de Vila Real desde 24 de Novembro de 2023, na . Em curso.
Coorientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023/07/23 - Atual Desenvolvimento das Competências de Pensamento Computacional para melhorar a Aprendizagem de Linguagens de Programação no Ensino Profissional
Orientador
Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (dEDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2022/11/30 - Atual Ambientes Digitais e o ScratchJr para a formação e promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º ciclo do Ensino Básico e a Biblioteca Escolar
Orientador
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022/09/05 - Atual Programação e Robótica no 1.º ciclo: Efeitos no envolvimento dos professores e no pensamento computacional dos alunos.
Coorientador de Ana Rosa Borlinhas Gato
Doutoramento em Educação, especialidade em TIC na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - Atual Contributos para a avaliação da aquisição do pensamento computacional nos anos iniciais de escolaridade
Coorientador de Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/01 - Atual “As TIC e NEE”
Orientador de Ana Pereira
Mestrado Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/05/01 - 2024/07/07 La promoción de una ciudadanía resiliente a través de la alfabetización ambiental como respuesta a la actual crisis ecosocial: Herramientas para la formación de los futuros docentes de Educación Infantil
Orientador
Programa de Doctorado en Educación (Doutoramento)
Universidad de Sevilla Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha

Universidade Aberta, Portugal

LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal
2024/03/01 - 2024/05/31 Evaluación de apps y diseño de una herramienta tecnológica para el aprendizaje de la Educación Musical de forma básica
Orientador
Programa de Doctorado en Educación (Doutoramento)
Universidad de Sevilla Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha

Universidade Aberta, Portugal

LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal
2023/09/25 - 2023/12/29 Supervisora Pedagógica e Científica do Doutorando Claudio Morales, da Universidade de Huelva, realizou uma estadia de investigação de doutoramento ligada à sua tese de doutoramento e tarefas de investigação paralelas, relacionadas com a tecnologia educativa.
Orientador
Estancias de Contratados Predoctorales en Centros Internacionales. Estrategia de Política de Investigación y Transferencia. (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha

Universidade Aberta, Portugal
2021/12/01 - 2023/01 As tecnologias de apoio no desenvolvimento de competências de alunos com NSE em contextos de inclusão
Orientador de Ana Beatriz Amaral Matos
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/10/01 - 2022/06 ¿Utilização do Google Assistente para promoção da autonomia em jovens com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa.
Orientador de António Carlos Soares Paulino
Mestrado em Educação Especial, Especialização Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/07/01 - 2022/04 importância dos digital influencers na decisão de compra dos consumidores.
Orientador de Ana Sofia Henriques Viegas
Mestrado Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/02/01 - 2022/03/17 Scratch para o ensino de programação com crianças do 2º CEB.
Orientador de Ana Paula Pereira
Mestrado Sistemas e Tecnologias da Informação para as organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2020/02/01 - 2022/03/14 Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
Orientador de Lisete Ferreira
Mestrado Sistemas e Tecnologias da Informação para as organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2019 - 2019 A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades Especiais
Orientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/04/01 - 2017/06/30 Estágio Científico Avançado no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa
Coorientador de Maria del Pilar Ibáñez Cubillas
Estágio Científico Avançado no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2014/02/01 - 2016/04/01 ¿Mobile Learning na Educação de Infância¿..
Orientador
Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Contributos da tecnologia multimédia e do multissensorial nas artes performativas Era Uma Vez
Orientador
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Comunidades de prática - contributo das ferramentas online para o desenvolvimento e promoção da cooperação e colaboração entre educadores de infância
Orientador
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 (es)passos de memória : projeto artístico
Orientador
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/01/01 - 2013/10/18 “Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT” dedo , desde Janeiro de 2011, na . Concluída no dia 18 de Outubro de 2013, com a classificação final de 13 valores.
Orientador de Catarina Vasconcelos Constâncio
Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012/01/01 - 2013/10/11 “Utilização de uma ferramenta da web 2.0 para o desenvolvimento da literacia digital”
Orientador de Neide Cristina Ferreira Mendes
Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012/09/01 - 2013/07/01 “Interacção entre os QIM e os docentes – a integração dos QIM” de , do , da . Defendida em Julho de 2013,
Orientador de Ana Maria de Oliveira Machado
Mestrado em TIC/Área de Especialização em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2013 CoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadora
Orientador
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2013 CAUQI - comunidade de aprendizagem de utilização de quadros interativos - diagnóstico e intervenção : um estudo de caso no agrupamento de escolas de Castro Daire
Orientador
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/01/01 - 2012/07/01 “Os media digitais em contexto de sala de aula, do 1ºCEB”
Orientador de Tânia Oliveira
Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/01/01 - 2011/07/01 “Quadros Interactivos na Educação Pré-escolar” de , do , desde Janeiro de 2010, na . Concluída em Julho de 2011, com a classificação final de 17 valores.
Orientador de Maria Helena Rodrigues
Mestrado em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/01/01 - 2011/07/01 “(Pré)ferência” potencial de aprendizagem das vídeoconferências na educação pré-escolar
Coorientador de Ana Catarina Correia
Mestrado em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009/10/01 - 2010/06/01 ¿Matemática e TIC no Contexto de Novas Oportunidades ¿ Página Web de Apoio às Actividades¿"
Orientador de Joaquim Sousa
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
2009/10 - 2010/06 “Sala de Expressões – Comunidade de Prática Online”
Orientador de Nuno Magalhães
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
2009/10 - 2010/06 “Estrutura Online de Recursos para Docentes do 1º Ciclo de Educação Básica”, de , na , no ano letivo 2009/2010, no . Concluído.
Orientador de Bruno Carvalho
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
2009/10 - 2010/06 “Ambiente Interactivo Online de Ginástica no 1º Ciclo de Educação Básica”, de , na , no ano letivo 2009/2010, no . Concluído.
Coorientador de Pedro Costa
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/03/14 - Atual Organização e Realização da LE@D TALK TRANSFORMANDO LA EDUCACIÓN: DESAFÍOS Y OPORTUNIDADES EN LA ERA DE LAS TECNOLOGÍAS EMERGENTES, no dia 14 de Março de 2024 às 16h, proferida pelo Estudante de Doutoramento Antonio León Garrido, Prof. Rosalía Tena Romero e Prof. Juan Jesus Gutierrez Castillo, da Universidade de Sevilha (Espanha). https://lead.uab.pt/transformando-la-educacion-desafios-y-oportunidades-en-la-era-de-las-tecnologias-emergentes. (2024/03/14)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2023/12/06 - Atual Organização e Realização da LE@D TALK LE@D Talk Programação e Robótica Educativa no Pré-Escolar e Educação Básica: Lançamento do MOOC KML II, da responsabilidade da Equipa de Projeto KML II e responsabilidade da Docente Maribel Pinto, no dia 6 de dezembro, pelas 18:00 (hora de Lisboa). https://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2023/11/MOOC-KML-II.pdf (2023/12/06)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2023/11/30 - Atual Organização e Realização da LE@D TALK sobre Calidad de la tecnología educativa gamificada: El caso de las aplicaciones móviles destinadas a desarrollar hábitos saludables en la población infantil y adolescente, da responsabilidade do Prof. Claudio Delgado Morales, que realizou um estágio internacional no LE@D, sob supervisão da investigadora Maribel Pinto, no dia 30 de novembro pelas 16.00h (hora de Lisboa). https://lead.uab.pt/evento/calidad-de-la-tecnologia-educativa-gamificada (2023/11/30)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2022/03/30 - 2022/04/01 CITIE 2022 - Membro da Comissão Organizadora Internacional do “Congreso Internacional de Innovación y Tecnología Educativa en Educación Infantil, CITEI”, a realizar na Universidade de Sevilha a decorrer 30, 31 de Março e 1 de Abril. https://citei.us.es/organizacion-congreso-citei/comite-organizador. ESPANHA (2022/03/30 - 2022/04/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Univesidade de Sevilha, Espanha
2022/02/18 - 2022/02/19 Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica, nos dias 18 e 19 Fevereiro 2022 Instituto de Educação, na Universidade do Minho. https://www.nonio.uminho.pt/kml2/conferencia. PORTUGAL (2022/02/18 - 2022/02/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2020/01/11 - 2020/01/11 Presidente da Comissão Organizadora do Seminário Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré-Escolar e 1ºCEB, realizado no dia 11 de janeiro de 2020 | Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho. PORTUGAL (2020/01/11 - 2020/01/11)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/06/29 - 2019/06/29 Primeiros Passos com a Robótica – Membro da Comissão Organizadora. 29 de Junho de 2019, no Instituto Politécnico de Setúbal. http://projectos.ese.ips.pt/pprobotica/index.php/comissao-organizadora/ . PORTUGAL (2019/06/29 - 2019/06/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/05/13 - 2019/05/15 Challenges 2019 – Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Desafios da Inteligência Artificial na educação, a realizar de 13 a 15 de Maio de 2019, Na Universidade do Minho. https://www.nonio.uminho.pt/challenges/home/comissao-organizadora. PORTUGAL (2019/05/13 - 2019/05/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/06/25 - 2018/06/27 CITIE 2018 - Membro da Comissão Organizadora do “Congreso Internacional de Innovación y Tecnología Educativa en Educación Infantil, CITEI”, na Universidade de Sevilha a decorrer entre o dia 25 e 27 de Junho de 2018. ESPANHA (2018/06/25 - 2018/06/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidad de Sevilha, Espanha
2015/07/03 - 2015/07/03 TIC@Portugal’ 2015 – Membro da Comissão organizadora do evento na zona Centro-Norte do país está a cargo do ccTICua (Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro), e da ESEV (Escola Superior de Educação de Viseu). http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-15/?page_id=24 ou https://www.ua.pt/cctic/ticportugal_15 PORTUGAL (2015/07/03 - 2015/07/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014/07 - 2014/07 TIC@Portugal’ 2014 – Membro da Comissão organizadora do evento na zona Centro-Norte do país está a cargo do ccTICua (Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro), do CFAE-AVCOA e da ESEV (Escola Superior de Educação de Viseu). http://www.ua.pt/cctic/PageText.aspx?id=18393 ou http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-14/?page_id=578. PORTUGAL (2014/07 - 2014/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/19 PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR
Arguente principal
ANA PATRÍCIA LEMOS (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/12/19 Integração Curricular das Tecnologias Digitais: O Caso de uma Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo
Arguente principal
João Carlos Silva Grácio (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2023/12/12 Conceção da Interface de uma plataforma para a gestão eficiente de informação em redes de abastecimento de águas nas smart cities
Arguente principal
João Pedro Cardoso Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2023/07/18 Utilização das Tecnologias Digitais, com Intencionalidade Pedagógica, na Educação de Infância
Arguente principal
Joana Raquel Marques Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/02/17 La enseñanza de la programación en la infancia: estúdio de casos de la situación en Cataluña
Arguente principal
Carlos Casado Martínez (Doutoramento)
Universidad Abierta de Cataluña, Espanha
2022/12/14 Práticas educativas de Inteligência Artificial no 1.º Ciclo
Arguente principal
Cláudia Sofia Oliveira Macedo Meirinhos, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022/12/13 Letramento Computacional E Aprendizagem Criativa: Saberes Docentes Em Movimento Para A Atuação Na Educação Básica
Arguente principal
Leonardo Poloni, (Doutoramento)
Universidade de Caxias do Sul, Brasil
2021/12/14 As TIC e o Scratch na abordagem de temas da matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Susana Cristina Ferreira de Oliveira Bessa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/20 Narrativa digital interativa: promoção da igualdade de género em STEM
Arguente principal
Ana Maria Gonçalves Colaço (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/07/25 Presente - plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
Arguente principal
Maria Dionísia Laranjeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/03 De que forma os portefolios digitais promovem o envolvimento das crianças em atividades de aprendizagem na educação pré-escolar?
Arguente principal
Lúcia Maria Oliveira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/11 Integração dos sistemas aumentativos e alternativos na família de crianças com paralisia cerebral
Arguente principal
Sandrina Fidalgo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/04/09 Um contributo para a integração de atividades de robótica educativa no ensino básico
Arguente principal
Célia Rosa Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/07 a “piBook: RECURSO PARA A APRENDIZAGEM E INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS COM CANCRO"
Arguente principal
SIMONE REGINA DE CARVALHO (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/07 A educação para a cultura: uma abordagem a partir das tic em contexto escolar – o projeto ticultura.
Arguente principal
Rogério Augusto Teixeira Barros i (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/01 “Estudo de caso: Importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (Software MagicEye) na inclusão de uma criança com Paralisia Cerebral em contexto pré-escolar”
Arguente principal
Carla Sofia Marques Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/12 “O desenvolvimento do espírito crítico, nos alunos do 1º ciclo do ensino básico”
Arguente principal
Soraia de Pinho Horta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/06/29 “Participação parental – papel da web social numa comunidade educativa com surdos”
Arguente principal
Susana Capitão (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/04 “Influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato”
Arguente principal
Isabel da Conceição Gomes Mendes Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014/09 “Grito Silencioso”
Arguente principal
Daniela de Jesus Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013/12 “Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7.º e 8.º ano do Ensino Básico”. Escola Superior de Educação. Viseu. .
Arguente principal
Ana Cristina Gonçalves Oliveira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 “Espaço Online de Compartilha e de Autoformação em TIC para a Educação Especial”
Arguente principal
Oksana Tymoshchuk (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/07 ¿Avaliação da Usabilidade e da Acessibilidade do Proptótipo Multimédia Educativo F. R. e. e. (formação de reclusas em e-learning)¿
Arguente principal
Celestino Gomercindo Ribeiro de Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2012/07 “As Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Artístico: Potencialidades no desenvolvimento de competências no âmbito da representação rigorosa de formas”
Arguente principal
Bruno Emanuel Santos Proença (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/12 “O Meu Dicionário em ambientes não formal de aprendizagem: pesquisar, colaborar e construir”
Arguente principal
Leila Patrícia Barros Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2011/12 “O Meu Dicionário - Uma Contribuição para a Aquisição de Novas Literacias Multimédia”
Arguente principal
Glória de Jesus da Silva Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2011/11 Competências de Resolução de Problemas no 1ºCEB: Um Estudo com a Ferramenta Scratch
Arguente principal
Ana Filipa Nunes Esteves Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/07 O computador Magalhães no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico: da ideia às práticas
Arguente principal
Marlene Rodrigues Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007/03 “Espaço Online de Compartilha e de Autoformação em TIC para a Educação Especial”. , Departamento de Educação e Departamento de Comunicação e Arte. . Orientadores: Professora Doutora Ana Margarida Pisco Almeida e Professora Doutora Paula Santos. Março de 2017.
Arguente principal
Oksana Tymoshchuk (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11/16 - 2023/11/18 Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Educação
2023/11/15 - 2023/11/17 XXIV CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC Universidad de Panamá
2022/11/17 - 2022/11/19 Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) Universidade de Coimbra
2022/11/16 - 2022/11/18 XXIV CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC Palma de Mallorca
2022/03/30 - 2022/04/01 CITEI. Congreso Internacional de Innovación y Tecnología em Educación Infantil Facultad de CC de la Educación Universidad de Sevilla
2022/01/24 - 2022/01/25 “XIV Jornadas Internacionales de Innovación Docente: avances y desafíos para la transformación educativa” Instituto de Investigación e Innovación Educativa de la Universidad de Oviedo - Espanha
2021/11/10 - 2021/11/12 XXIV CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC Universidad de Buenos Aires – Argentina
2021/09/23 - 2021/09/24 Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) Universidad de Cadiz, España
2021/09/10 - 2021/09/17 XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2021 Universidade do Minho - Edição Online
2021/05/24 - 2021/05/28 I Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Infância (OFEI) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - PORTUGAL (Edição Online)
2021/05/13 - 2021/05/15 “I Congreso Internacional de Transformación Digital en Entornos de Aprendizaje” (CITEA) Universidad de Oviedo - Edição Online
2021/02/18 - 2021/02/19 VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2021) Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2020/10/28 - 2020/10/30 XXIII Congreso Internacional EDUTEC 2020 Universidad de Málaga
2020/09/24 - 2020/09/25 Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) Universidade de Málaga
2020/09/11 - 2020/09/12 IV encontro Professores Inovadores com TIC Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
2020/05/15 - 2020/05/16 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, EJML 2020 Universidade de Coimbra - Edição Online
2020/04/22 - 2020/04/24 The 38th International Conference of the Spanish Society for Applied Linguistics (AESLA) Universidad de Coruña - Edição Online
2020/02/27 - 2020/02/28 V edição da conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020), Universidade Aberta - Ponta Delgada - Açores. PORTUGAL
2019/11/21 - 2019/11/23 21º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) Instituto Politécnico de Tomar
2019/10/23 - 2019/10/25 XXII Congreso Internacional EDUTEC 2019 Pontificia Universidad Católica del Perú
2019/05/13 - 2019/05/15 XI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial Universidade do Minho. PORTUGAL
2019/02/07 - 2019/02/08 V edição da conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019) Instituto Politécnico de Bragança. PORTUGAL
2018/09/19 - 2018/09/21 20º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) Universidad de Cádiz - Espanha
2018/04/19 - 2018/04/19 Comissão Científica do Play2Learn conference Universidade Lusofona
2017/11/09 - 2017/11/11 19º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) Escola Superior de Educação de Lisboa
2017/11/08 - 2017/11/10 XX Congreso Internacional EDUTEC 2017 Universidade Santiago de Chile. CHILE.
2017/05/08 - 2017/05/10 X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017: Learning in the clouds | Aprender nas nuvens Universidade do Minho. PORTUGAL.
2016/12/01 - 2016/12/03 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal
2016/11/11 - 2016/11/12 II Seminário Internacional – Alzheirmer e outras demências: Conhecer, Compreender e Intervir Escola Superior de Educação de Viseu. PORTUGAL
2016/11/09 - 2016/11/11 XIX Congreso Internacional EDUTEC 2016 Universidad de Alicante. ESPANHA
2016/09/14 - 2016/09/16 XVI International Symposium on Computers in Education (SIIE 2016) Universidad de Salamanca. ESPANHA.
2015/11/25 - 2015/11/27 XV International Symposium on Computers in Education (SIIE 2015). Instituto Politécnico de Setúbal. PORTUGAL
2015/05/14 - 2015/05/15 IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 – Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar Universidade do Minho. PORTUGAL
2013/11/13 - 2013/11/15 XV International Symposium on Computers in Education (SIIE 2013). Instituto Politécnico de Viseu. PORTUGAL.
2013/10/17 - 2013/10/19 Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC Universidad de Salamanca, Facultad de Educación - Espanha.
2013/07/15 - 2013/07/16 VIII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2013 – Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. Universidade do Minho. PORTUGAL.
2012/06/01 - 2012/06/02 Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação - Portugal
2011/10/15 - 2011/11/30 V Congreso del Observatorio de la Cibersociedad: Hybrid Days Observatorio de la Cibersociedad - Edição Online
2011/07/15 - 2011/07/17 Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC Instituto Politécnico de Bragança - Portugal
2011/05 - 2011/05 VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2011 – Perspectivas de Inovação Universidade do Minho. PORTUGAL.

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/01 - Atual Revista Medi@ções (1647-3078) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
2018/01 - Atual Revista Investigar em Educação da SPCE (2183-1793) Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2017/07 - Atual Revista Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación (1133-8482) Universidad de Sevilla de Espanha
2015/01 - Atual Revista Alteridad (1390-8642) Universidad Politécnica Salesiana de Ecuador
2014/01 - Atual Revista Prisma Social (1989-3469) Fundación iS+D para la Investigación Social Avanzada
2012/09/01 - Atual Revista Comunicar (1988-3293) Grupo Comunicar

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008/03 - 2011 Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2019/10 Outubro 2019 – Jornal Público – “Robôs querem ajudar a prevenir o bullying de forma divertida” (https://www.publico.pt/2019/10/30/impar/noticia/robos-querem-ajudar-prevenir-bullying-forma-divertida-1891307). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Jornal Público
2019/10 Outubro 2019 – Jornal O Minho - “Crianças e alunos do 1.º ciclo estão a aprender programação e robótica” (https://ominho.pt/criancas-e-alunos-do-1-o-ciclo-estao-a-aprender-programacao-e-robotica). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Jornal O Minho
2018/11 Novembro 2018 – TSF – “Robôs ajudam a aprender nas escolas e só não dão abraços”, Jornalista Liliana Costa (https://www.tsf.pt/sociedade/robos-ajudam-a-aprender-nas-escolas-e-so-nao-dao-abracos-10199313.html). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO TSF
2018/09 Setembro 2018 – Diário de Notícias – “Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática”, Jornalista Joana Capucho (https://www.dn.pt/edicao-do-dia/22-set-2018/quando-os-robos-ajudam-a-aprender-matematica-e-estudo-do-meio--9887364.html). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Diário de Notícias
2018/09 Setembro 2018 – Diário de Notícias - “Somar, subtrair e programar: o código já chegou às escolas portuguesas” – Jornalista Cátia Rocha (https://insider.dn.pt/featured/somar-subtrair-e-programar-programacao-nas-escolas/5978). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Diário de Notícias
2018/08 Agosto 2018 - Revista Sábado – “Este Robô Trabalha nas Escolas Portuguesas” (https://drive.google.com/file/d/0B3zJf_zJVH8NVm10Zk5OcjZfNHQ2b3VkMFpPbmVsS0NqSkpN/view). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Revista Sábado
2018/08 Agosto 2018 – INCODE 2030 – “KIDS MEDIA LAB: PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA CRIANÇAS” (https://www.incode2030.gov.pt/destaque/kids-media-lab-programacao-computacional-para-criancas). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO INCODE 2030
2017/12 Dezembro 2017 – Entrevista à Revista PCGuia - Maribel Miranda Pinto, docente e investigadora, responsável pelo projecto Kids Media Lab, é a entrevistada deste mês (https://www.pcguia.pt/wp-content/uploads/2020/03/PCGuia264-Janeiro-2018-opt.pdf). HIGH-TECH GIRL. PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Revista PCGuia
2017/11 Novembro 2017 - Notícia Revista Máxima: “A importância da robótica na infância”, Jornalista Ângela Mata (https://www.maxima.pt/atual/detalhe/a-importancia-da-robotica-na-infancia?ref=Pesquisa_Destaques). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Revista Máxima
2017/11 Novembro 2017 – Jornal Público – “Aprender a programar antes de atar os sapatos”, Jornalista Karla Pequenino (https://www.publico.pt/2017/11/23/tecnologia/noticia/criancas-no-jardimdeinfancia-aprendem-a-programar-robos-1793000). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Jornal Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/05/05 - 2020/05/05 Maio de 2020 – A convite do Santander e o Observador, dando continuidade ao ciclo de conversas virtuais, debatem a Educação do Futuro, a 5 de Maio, fui convidada pela Jornalista Laurinda Alves para o debate com o tema "A escola do futuro é a que não deixa ninguém para trás" em direto, no Canal do Observador (https://observador.pt/2020/04/30/a-escola-do-futuro-e-a-que-nao-deixa-ninguem-para-tras). "A escola do futuro é a que não deixa ninguém para trás"
2020/05 - 2020/05 Maio de 2020 – A convite da RTP/Antena 1 participei no “Que vida é a Nossa”, da Jornalista Eduarda Maio, no qual tive oportunidade de ser entrevistada acerca do tema “Como vamos poder cuidar e educar na primeira infância?” Convidada: Maribel Miranda. Edição de Eduarda Maio. (https://www.rtp.pt/antena1/podcasts/que-vida-e-a-nossat_11202/page/5). “Que vida é a Nossa” - “Como vamos poder cuidar e educar na primeira infância?”
2018/05 - 2018/05 Maio 2018 – Falar Global CMTV – Reportagem TV “Aprender com Robôs” (https://www.cmjornal.pt/cmtv/programas/falar-global/detalhe/aprender-com-robos). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Aprender com Robôs”
2017/12 - 2017/12 Dezembro 2017 - Reportagem ANTENA 1 – PEQUENOS ROBÔS – Jornalista Miguel Soares (https://www.facebook.com/watch/?v=10155738427825659&extid=wfZPfS8yUlWBEh4q). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO PEQUENOS ROBÔS
2017/12 - 2017/12 Dezembro 2017 - Participação no Programa É vida Alvim T3 Ep. 64, para mostrar um pouco do trabalho do projeto Kids Media Lab. Num formato mais descontraído. http://videos.sapo.pt/SglFrMeb33sZI0CBDhO4. PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO. PROJETO KIDS MEDIA LAB
2017/11 - 2017/11 Novembro 2017 - Participação Programa Juntos à Tarde – SIC , para falar do Projeto Kids Media Lab. (https://www.facebook.com/sic.tv/posts/10155922070499732). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO. Projeto Kids Media Lab
2017/10 - 2017/10 Outubro 2017 – Porto Canal – Robótica nas Escolas (https://www.facebook.com/municipio.smfeira/videos/1884300894918212/). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Robótica nas Escolas
2017/04 - 2017/04 Abril 2017 - Reportagem “Programação a Nova Literacia” para o Programa Ponto de Partida da RTP/Antena 1, da Jornalista Eduarda Maio (https://www.rtp.pt/play/p2063/e284585/ponto-de-partida). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO “Programação a Nova Literacia”
2017/03 - 2017/03 Março 2017 – A convite da RTP tive oportunidade de participar no programa “3 às 10h” da RTP3 com o jornalista Jorge Oliveira. Para além de fazer a Revista de Imprensa desta edição tive oportunidade de falar do Projeto Kids Media Lab: https://www.rtp.pt/play/p2475/3-as-10. PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO Projeto Kids Media Lab no programa “3 às 10h” da RTP3

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/11/21 - Atual ASOCIACIÓN EDUTEC - Asociación para el Desarrollo de la Tecnología Educativa (https://edutec.es) Sócio
2019/11 - Atual Sócia 1459 da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Sócia
2009/10/07 - Atual Associação de Profissionais de Educação de Infância Presidente
2009/10 - Atual Presidente da Arcacomum Associação para Profissionais de Educação Presidente

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/04/08 - 2024/05/06 Elemento do Júri do concurso “Quem Brinca é Quem é” - 2024, organizado pela Fundação Santander em parceria com a Direção Geral de Educação/Ministério de Educação. https://www.fundacaosantanderportugal.pt/premio. O Prémio Quem Brinca É Quem É pretende promover boas práticas de aprendizagem através do brincar nas escolas portuguesas, apoiando projetos inovadores apresentados por escolas públicas ou privadas portuguesas dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Fundação Santander Portugal. , Portugal

Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2024/04 - 2024/04 Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2024, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE /Ministério de Educação. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2023/04 - 2023/04 Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2023, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE /Ministério de Educação. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/04 - 2022/04 Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2022, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE/Ministério de Educação. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2021/04 - 2021/04 Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2021, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e ERTE/Ministério de Educação. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2020/04 - 2020/04 Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2020, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e ERTE/Ministério de Educação. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2017 1º Lugar - Premio Internacional EDUTEC a la Innovación Educativa con TIC – “EDUTEC-Fundación Da. María Paula Alonso de Ruiz Martínez” le ha otorgado el Primer premio al proyecto Kids Media Lab
EDUTEC-Fundación Da. María Paula Alonso de Ruiz Martínez, Portugal
2015 Finalista no Prémio a la Excelencia e Inovación Educativa, com o trabalho Kids Media Lab: Las Tecnologías y el Aprendizaje de programación en edad preescolar, da Asociación Mundial de Educadores de Infancia (AMEI-WAECE).
Asociación Mundial de Educadores de Infancia (AMEI-WAECE), Portugal
1996 Prémio Euroscola na Escola Secundária José Estêvão de Aveiro para representar o Distrito de Aveiro no Parlamento Europeu, em sessões plenárias sobre a Juventude na União Europeia. Ano de 1996, durante 5 dias, em Estrasburgo – França.
Parlamento Europeu - Estrasburgo – França., Portugal

Outra distinção

2015 Bolsa de Pós-Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na área das Ciências de Educação, especialização em Tecnologia Educativa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a referência SFRH/BPD/109205/2015.
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
2009 Bolsa de Pós-Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com referência SFRH/BPD/62863/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2008 Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para estágio científico a nível internacional (1 semana).
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2005 Bolsa de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com referência SFRH/BD/22794/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2003 Bolsa da Prodep III, do Programa de Estágios no Ensino Superior, para a realização do Estágio em Educação de Infância, no Centro de Infância Arte e Qualidade – Campus da Universidade de Aveiro.
Prodep III, Portugal