Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maribel Santos Miranda Pinto
Nomes de citação
- Pinto, Maribel dos Santos Miranda
- Miranda-Pinto, S. M
- Miranda, S. M.
- Santos, M. M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 661D-AAF8-B26D
- ORCID iD
- 0000-0003-0813-1497
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=41SipewAAAAJ
- Researcher Id
- J-8828-2014
- Scopus Author Id
- 57205359063
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/09/05 - 2021/07/31
Concluído
|
Early Childhood Technology Graduate Certificate Program (Postgraduate Certificate)
Tufts University Eliot-Pearson Department of Child Study and Human Development, Estados Unidos
|
|
2020/01 - 2020/10
Em curso
|
Pós-graduação em Publicidade, Marketing e Social Media (Postgraduate Certificate)
Universidad Internacional Isabel I de Castilla, Espanha
|
|
2019/02/01 - 2019/05/24
Concluído
|
Curso de Especialización Coaching Educativo (Postgraduate Certificate)
Universidad CEU Cardenal Herrera - Campus Elche, Espanha
|
|
2016/02/01 - 2019/01/31
Concluído
|
Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2005 - 2009
Concluído
|
Tecnologias de Informação e Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades de Prática Online - O Caso da @rcaComum, uma Comunidade Ibero-Americana
de Profissionais de Educação de Infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Nota Máxima |
2005
Concluído
|
Multimédia em Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Aveiro, Portugal
"Não teve tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2004
Concluído
|
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Não teve tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
1998 - 2000
Frequentou
|
Licenciatura Comunicação Institucional (Bacharelato)
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
|
(1º e 2º ano completos) |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02/22 - Atual | Investigador (Investigação) | LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal |
2005/09 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2005/01/01 - 2005/12/31 | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/05 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2009 - 2022/09/04 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2008/09 - 2010/08/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/09/01 - 2004/12/31 | Educador de infância (Educador de Infância) | Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal |
2003/09/01 - 2004/06/30 | Educador de infância (Educador de Infância) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/02 - 2019/01 | Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar
SFRH/BPD/109205/2015
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2006/01 - 2009/05 | Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades de Prática Online: Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades
de Prática Online - O Caso da @rcaComum, uma Comunidade Ibero-Americana de Profissionais de Educação de Infância
SFRH/BD/22794/2005
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/04/01 - Atual | Here I find myself in a mix with people from all over the world, that belongs to everyone
2023.10269.S4P23
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2022/01/25 - 2024/07/25 | Scratch Education Collaborative
Investigador responsável
|
Massachusetts Institute of Technology Media Lab |
2018/09/01 - 2022/08/31 | Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal - KML
II
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4016 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4016/2011
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/08/01 - 2010/08/31 | INVESTIGAÇÃO EM FORMAÇÃO E LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA ONLINE
SFRH/BPD/62863/2009
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/04/10 | Robótica Educativa, Pensamento Computacional e Inovação | IV Ciclo de Trilhas Formativas: A formação de professores em tempos de educação STEAM
Os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, em Coruche e Montijo, em conjunto com o GRUPETeC/CNPq/UNINOVE (Brasil) (Online, Brasil)
|
2023/11/15 | Comunidades de Práctica en Línea: Trayectorias de proyectos de investigación | XXVI Congreso Internacional EDUTEC 2023
Universidad de Panamá (Cidade do Panamá, Panamá)
|
2023/11/13 | Proyectos Inovadores en Educación y Tecnologías: Contributos de las Comunidades de Práctica em Línea | I Jornadas Internacionales de Innovación Docente
Facultad de Ciencias de Educación de la Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
|
2023/11/04 | COMUNIDADES DE PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO | ENCONTRO ESCOLA DIGITAL '23 - RUMO À ESCOLA DE COMPETÊNCIAS
Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e o Centro de Competências
TIC do Instituo de Educação da Universidade do Minho (Bragança, Portugal)
|
2023/07/03 | EVALUATION OF THE IMPACT OF TRAINING IN PROGRAMMING WITH SCRATCHJR ON FUTURE PEDAGOGY PROFESSIONALS | 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn (Palma de Maiorca, Espanha)
|
2023/07/03 | EVALUATION OF THE DESIGN OF AN ONLINE COURSE FOR SCRATCHJR LEARNING IN STUDENTS OF THE PEDAGOGY UNDERGRADUATE DEGREE | 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn 2023 (Palma de Maiorca, Espanha)
|
2023/07/03 | PERCEPTIONS OF THE EDUCATIONAL POTENTIAL OF ROBOTICS AND CODING IN INCLUSIVE SETTINGS | 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn 2023 (Palma de Maiorca, Espanha)
|
2023/04/28 | "Pensamento Computacional no Pré-escolar" | Encontro: "Pensamento Computacional nos Primeiros Anos"
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/18 - Atual | Contributos do Scratch no processo de ensino-aprendizagem, através da educação literária no 1.º CEB
Orientador
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/11/29 - Atual | Liderar percursos formativos para alunos com medidas adicionais: opções da gestão na construção dos planos educativos individuais
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/11/27 - Atual | Escolas em rede: liderança e gestão colaborativa em equipes multiculturais
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional, (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/11/24 - Atual | Práticas Digitais e Bibliotecas Municipais: Conceções de uma Comunidade de Utilizadores no Distrito de Vila Real
desde 24 de Novembro de 2023, na . Em curso.
Coorientador
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/07/23 - Atual | Desenvolvimento das Competências de Pensamento Computacional para melhorar a Aprendizagem de Linguagens de Programação no
Ensino Profissional
Orientador
|
Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (dEDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/11/30 - Atual | Ambientes Digitais e o ScratchJr para a formação e promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º ciclo do
Ensino Básico e a Biblioteca Escolar
Orientador
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/09/05 - Atual | Programação e Robótica no 1.º ciclo: Efeitos no envolvimento dos professores e no pensamento computacional dos alunos.
Coorientador de Ana Rosa Borlinhas Gato
|
Doutoramento em Educação, especialidade em TIC na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - Atual | Contributos para a avaliação da aquisição do pensamento computacional nos anos iniciais de escolaridade
Coorientador de Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer
|
Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa (Doutoramento) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/01 - Atual | “As TIC e NEE”
Orientador de Ana Pereira
|
Mestrado Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2024/05/01 - 2024/07/07 | La promoción de una ciudadanía resiliente a través de la alfabetización ambiental como respuesta a la actual crisis ecosocial:
Herramientas para la formación de los futuros docentes de Educación Infantil
Orientador
|
Programa de Doctorado en Educación (Doutoramento)
Universidad de Sevilla Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
Universidade Aberta, Portugal LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal |
2024/03/01 - 2024/05/31 | Evaluación de apps y diseño de una herramienta tecnológica para el aprendizaje de la Educación Musical de forma básica
Orientador
|
Programa de Doctorado en Educación (Doutoramento)
Universidad de Sevilla Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
Universidade Aberta, Portugal LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal |
2023/09/25 - 2023/12/29 | Supervisora Pedagógica e Científica do Doutorando Claudio Morales, da Universidade de Huelva, realizou uma estadia de investigação
de doutoramento ligada à sua tese de doutoramento e tarefas de investigação paralelas, relacionadas com a tecnologia educativa.
Orientador
|
Estancias de Contratados Predoctorales en Centros Internacionales. Estrategia de Política de Investigación y Transferencia. (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
Universidade Aberta, Portugal |
2021/12/01 - 2023/01 | As tecnologias de apoio no desenvolvimento de competências de alunos com NSE em contextos de inclusão
Orientador de Ana Beatriz Amaral Matos
|
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2020/10/01 - 2022/06 | ¿Utilização do Google Assistente para promoção da autonomia em jovens com incapacidades intelectuais em processo de transição
para a vida ativa.
Orientador de António Carlos Soares Paulino
|
Mestrado em Educação Especial, Especialização Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2020/07/01 - 2022/04 | importância dos digital influencers na decisão de compra dos consumidores.
Orientador de Ana Sofia Henriques Viegas
|
Mestrado Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2020/02/01 - 2022/03/17 | Scratch para o ensino de programação com crianças do 2º CEB.
Orientador de Ana Paula Pereira
|
Mestrado Sistemas e Tecnologias da Informação para as organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
|
2020/02/01 - 2022/03/14 | Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
Orientador de Lisete Ferreira
|
Mestrado Sistemas e Tecnologias da Informação para as organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
|
2019 - 2019 | A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades Especiais
Orientador
|
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2017/04/01 - 2017/06/30 | Estágio Científico Avançado no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa
Coorientador de Maria del Pilar Ibáñez Cubillas
|
Estágio Científico Avançado no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2014/02/01 - 2016/04/01 | ¿Mobile Learning na Educação de Infância¿..
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2016 - 2016 | Contributos da tecnologia multimédia e do multissensorial nas artes performativas Era Uma Vez
Orientador
|
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014 - 2014 | Comunidades de prática - contributo das ferramentas online para o desenvolvimento e promoção da cooperação e colaboração entre
educadores de infância
Orientador
|
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014 - 2014 | (es)passos de memória : projeto artístico
Orientador
|
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2011/01/01 - 2013/10/18 | “Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT” dedo , desde Janeiro de 2011, na . Concluída no
dia 18 de Outubro de 2013, com a classificação final de 13 valores.
Orientador de Catarina Vasconcelos Constâncio
|
Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2012/01/01 - 2013/10/11 | “Utilização de uma ferramenta da web 2.0 para o desenvolvimento da literacia digital”
Orientador de Neide Cristina Ferreira Mendes
|
Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/07/01 | “Interacção entre os QIM e os docentes – a integração dos QIM” de , do , da . Defendida em Julho de 2013,
Orientador de Ana Maria de Oliveira Machado
|
Mestrado em TIC/Área de Especialização em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
|
2013 - 2013 | CoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadora
Orientador
|
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2013 - 2013 | CAUQI - comunidade de aprendizagem de utilização de quadros interativos - diagnóstico e intervenção : um estudo de caso no
agrupamento de escolas de Castro Daire
Orientador
|
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2011/01/01 - 2012/07/01 | “Os media digitais em contexto de sala de aula, do 1ºCEB”
Orientador de Tânia Oliveira
|
Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2010/01/01 - 2011/07/01 | “Quadros Interactivos na Educação Pré-escolar” de , do , desde Janeiro de 2010, na . Concluída em Julho de 2011, com a classificação
final de 17 valores.
Orientador de Maria Helena Rodrigues
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2010/01/01 - 2011/07/01 | “(Pré)ferência” potencial de aprendizagem das vídeoconferências na educação pré-escolar
Coorientador de Ana Catarina Correia
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2009/10/01 - 2010/06/01 | ¿Matemática e TIC no Contexto de Novas Oportunidades ¿ Página Web de Apoio às Actividades¿"
Orientador de Joaquim Sousa
|
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
|
2009/10 - 2010/06 | “Sala de Expressões – Comunidade de Prática Online”
Orientador de Nuno Magalhães
|
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
|
2009/10 - 2010/06 | “Estrutura Online de Recursos para Docentes do 1º Ciclo de Educação Básica”, de , na , no ano letivo 2009/2010, no . Concluído.
Orientador de Bruno Carvalho
|
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
|
2009/10 - 2010/06 | “Ambiente Interactivo Online de Ginástica no 1º Ciclo de Educação Básica”, de , na , no ano letivo 2009/2010, no . Concluído.
Coorientador de Pedro Costa
|
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/14 - Atual | Organização e Realização da LE@D TALK TRANSFORMANDO LA EDUCACIÓN: DESAFÍOS Y OPORTUNIDADES EN LA ERA DE LAS TECNOLOGÍAS EMERGENTES,
no dia 14 de Março de 2024 às 16h, proferida pelo Estudante de Doutoramento Antonio León Garrido, Prof. Rosalía Tena Romero
e Prof. Juan Jesus Gutierrez Castillo, da Universidade de Sevilha (Espanha). https://lead.uab.pt/transformando-la-educacion-desafios-y-oportunidades-en-la-era-de-las-tecnologias-emergentes. (2024/03/14)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal Universidade Aberta, Portugal |
2023/12/06 - Atual | Organização e Realização da LE@D TALK LE@D Talk Programação e Robótica Educativa no Pré-Escolar e Educação Básica: Lançamento
do MOOC KML II, da responsabilidade da Equipa de Projeto KML II e responsabilidade da Docente Maribel Pinto, no dia 6 de dezembro,
pelas 18:00 (hora de Lisboa). https://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2023/11/MOOC-KML-II.pdf (2023/12/06)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal Universidade Aberta, Portugal |
2023/11/30 - Atual | Organização e Realização da LE@D TALK sobre Calidad de la tecnología educativa gamificada: El caso de las aplicaciones móviles
destinadas a desarrollar hábitos saludables en la población infantil y adolescente, da responsabilidade do Prof. Claudio Delgado
Morales, que realizou um estágio internacional no LE@D, sob supervisão da investigadora Maribel Pinto, no dia 30 de novembro
pelas 16.00h (hora de Lisboa). https://lead.uab.pt/evento/calidad-de-la-tecnologia-educativa-gamificada (2023/11/30)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal Universidade Aberta, Portugal |
2022/03/30 - 2022/04/01 | CITIE 2022 - Membro da Comissão Organizadora Internacional do “Congreso Internacional de Innovación y Tecnología Educativa
en Educación Infantil, CITEI”, a realizar na Universidade de Sevilha a decorrer 30, 31 de Março e 1 de Abril. https://citei.us.es/organizacion-congreso-citei/comite-organizador.
ESPANHA (2022/03/30 - 2022/04/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Univesidade de Sevilha, Espanha |
2022/02/18 - 2022/02/19 | Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação
Básica, nos dias 18 e 19 Fevereiro 2022 Instituto de Educação, na Universidade do Minho. https://www.nonio.uminho.pt/kml2/conferencia.
PORTUGAL (2022/02/18 - 2022/02/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2020/01/11 - 2020/01/11 | Presidente da Comissão Organizadora do Seminário Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré-Escolar e 1ºCEB, realizado
no dia 11 de janeiro de 2020 | Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho. PORTUGAL (2020/01/11 - 2020/01/11)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2019/06/29 - 2019/06/29 | Primeiros Passos com a Robótica – Membro da Comissão Organizadora. 29 de Junho de 2019, no Instituto Politécnico de Setúbal.
http://projectos.ese.ips.pt/pprobotica/index.php/comissao-organizadora/ . PORTUGAL (2019/06/29 - 2019/06/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2019/05/13 - 2019/05/15 | Challenges 2019 – Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Desafios da Inteligência Artificial na educação,
a realizar de 13 a 15 de Maio de 2019, Na Universidade do Minho. https://www.nonio.uminho.pt/challenges/home/comissao-organizadora.
PORTUGAL (2019/05/13 - 2019/05/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2018/06/25 - 2018/06/27 | CITIE 2018 - Membro da Comissão Organizadora do “Congreso Internacional de Innovación y Tecnología Educativa en Educación
Infantil, CITEI”, na Universidade de Sevilha a decorrer entre o dia 25 e 27 de Junho de 2018. ESPANHA (2018/06/25 - 2018/06/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidad de Sevilha, Espanha |
2015/07/03 - 2015/07/03 | TIC@Portugal’ 2015 – Membro da Comissão organizadora do evento na zona Centro-Norte do país está a cargo do ccTICua (Centro
de Competências TIC da Universidade de Aveiro), e da ESEV (Escola Superior de Educação de Viseu). http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-15/?page_id=24
ou https://www.ua.pt/cctic/ticportugal_15 PORTUGAL (2015/07/03 - 2015/07/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2014/07 - 2014/07 | TIC@Portugal’ 2014 – Membro da Comissão organizadora do evento na zona Centro-Norte do país está a cargo do ccTICua (Centro
de Competências TIC da Universidade de Aveiro), do CFAE-AVCOA e da ESEV (Escola Superior de Educação de Viseu). http://www.ua.pt/cctic/PageText.aspx?id=18393
ou http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-14/?page_id=578. PORTUGAL (2014/07 - 2014/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/03/19 | PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR
Arguente principal
|
ANA PATRÍCIA LEMOS (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/12/19 | Integração Curricular das Tecnologias Digitais: O Caso de uma Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo
Arguente principal
|
João Carlos Silva Grácio (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/12/12 | Conceção da Interface de uma plataforma para a gestão eficiente de informação em redes de abastecimento de águas nas smart
cities
Arguente principal
|
João Pedro Cardoso Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2023/07/18 | Utilização das Tecnologias Digitais, com Intencionalidade Pedagógica, na Educação de Infância
Arguente principal
|
Joana Raquel Marques Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/02/17 | La enseñanza de la programación en la infancia: estúdio de casos de la situación en Cataluña
Arguente principal
|
Carlos Casado Martínez (Doutoramento)
Universidad Abierta de Cataluña, Espanha
|
2022/12/14 | Práticas educativas de Inteligência Artificial no 1.º Ciclo
Arguente principal
|
Cláudia Sofia Oliveira Macedo Meirinhos, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2022/12/13 | Letramento Computacional E Aprendizagem Criativa: Saberes Docentes Em Movimento Para A Atuação Na Educação Básica
Arguente principal
|
Leonardo Poloni, (Doutoramento)
Universidade de Caxias do Sul, Brasil
|
2021/12/14 | As TIC e o Scratch na abordagem de temas da matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Susana Cristina Ferreira de Oliveira Bessa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/20 | Narrativa digital interativa: promoção da igualdade de género em STEM
Arguente principal
|
Ana Maria Gonçalves Colaço (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/07/25 | Presente - plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
Arguente principal
|
Maria Dionísia Laranjeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/03 | De que forma os portefolios digitais promovem o envolvimento das crianças em atividades de aprendizagem na educação pré-escolar?
Arguente principal
|
Lúcia Maria Oliveira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2018/11 | Integração dos sistemas aumentativos e alternativos na família de crianças com paralisia cerebral
Arguente principal
|
Sandrina Fidalgo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2018/04/09 | Um contributo para a integração de atividades de robótica educativa no ensino básico
Arguente principal
|
Célia Rosa Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2017/07 | a “piBook: RECURSO PARA A APRENDIZAGEM E INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS COM CANCRO"
Arguente principal
|
SIMONE REGINA DE CARVALHO (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/07 | A educação para a cultura: uma abordagem a partir das tic em contexto escolar – o projeto ticultura.
Arguente principal
|
Rogério Augusto Teixeira Barros i (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/01 | “Estudo de caso: Importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (Software MagicEye) na inclusão de uma criança com
Paralisia Cerebral em contexto pré-escolar”
Arguente principal
|
Carla Sofia Marques Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2015/12 | “O desenvolvimento do espírito crítico, nos alunos do 1º ciclo do ensino básico”
Arguente principal
|
Soraia de Pinho Horta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2015/06/29 | “Participação parental – papel da web social numa comunidade educativa com surdos”
Arguente principal
|
Susana Capitão (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/04 | “Influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato”
Arguente principal
|
Isabel da Conceição Gomes Mendes Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014/09 | “Grito Silencioso”
Arguente principal
|
Daniela de Jesus Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2013/12 | “Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7.º e 8.º ano do Ensino Básico”. Escola Superior de Educação.
Viseu. .
Arguente principal
|
Ana Cristina Gonçalves Oliveira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2013 | “Espaço Online de Compartilha e de Autoformação em TIC para a Educação Especial”
Arguente principal
|
Oksana Tymoshchuk (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/07 | ¿Avaliação da Usabilidade e da Acessibilidade do Proptótipo Multimédia Educativo F. R. e. e. (formação de reclusas em e-learning)¿
Arguente principal
|
Celestino Gomercindo Ribeiro de Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
|
2012/07 | “As Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Artístico: Potencialidades no desenvolvimento de competências no âmbito
da representação rigorosa de formas”
Arguente principal
|
Bruno Emanuel Santos Proença (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2011/12 | “O Meu Dicionário em ambientes não formal de aprendizagem: pesquisar, colaborar e construir”
Arguente principal
|
Leila Patrícia Barros Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2011/12 | “O Meu Dicionário - Uma Contribuição para a Aquisição de Novas Literacias Multimédia”
Arguente principal
|
Glória de Jesus da Silva Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2011/11 | Competências de Resolução de Problemas no 1ºCEB: Um Estudo com a Ferramenta Scratch
Arguente principal
|
Ana Filipa Nunes Esteves Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2011/07 | O computador Magalhães no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico: da ideia às práticas
Arguente principal
|
Marlene Rodrigues Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2007/03 | “Espaço Online de Compartilha e de Autoformação em TIC para a Educação Especial”. , Departamento de Educação e Departamento
de Comunicação e Arte. . Orientadores: Professora Doutora Ana Margarida Pisco Almeida e Professora Doutora Paula Santos. Março
de 2017.
Arguente principal
|
Oksana Tymoshchuk (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/11/16 - 2023/11/18 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) | Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Educação |
2023/11/15 - 2023/11/17 | XXIV CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC | Universidad de Panamá |
2022/11/17 - 2022/11/19 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) | Universidade de Coimbra |
2022/11/16 - 2022/11/18 | XXIV CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC | Palma de Mallorca |
2022/03/30 - 2022/04/01 | CITEI. Congreso Internacional de Innovación y Tecnología em Educación Infantil | Facultad de CC de la Educación Universidad de Sevilla |
2022/01/24 - 2022/01/25 | “XIV Jornadas Internacionales de Innovación Docente: avances y desafíos para la transformación educativa” | Instituto de Investigación e Innovación Educativa de la Universidad de Oviedo - Espanha |
2021/11/10 - 2021/11/12 | XXIV CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC | Universidad de Buenos Aires – Argentina |
2021/09/23 - 2021/09/24 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) | Universidad de Cadiz, España |
2021/09/10 - 2021/09/17 | XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2021 | Universidade do Minho - Edição Online |
2021/05/24 - 2021/05/28 | I Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Infância (OFEI) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - PORTUGAL (Edição Online) |
2021/05/13 - 2021/05/15 | “I Congreso Internacional de Transformación Digital en Entornos de Aprendizaje” (CITEA) | Universidad de Oviedo - Edição Online |
2021/02/18 - 2021/02/19 | VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2021) | Universidad Complutense de Madrid, Espanha |
2020/10/28 - 2020/10/30 | XXIII Congreso Internacional EDUTEC 2020 | Universidad de Málaga |
2020/09/24 - 2020/09/25 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) | Universidade de Málaga |
2020/09/11 - 2020/09/12 | IV encontro Professores Inovadores com TIC | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2020/05/15 - 2020/05/16 | 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, EJML 2020 | Universidade de Coimbra - Edição Online |
2020/04/22 - 2020/04/24 | The 38th International Conference of the Spanish Society for Applied Linguistics (AESLA) | Universidad de Coruña - Edição Online |
2020/02/27 - 2020/02/28 | V edição da conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020), | Universidade Aberta - Ponta Delgada - Açores. PORTUGAL |
2019/11/21 - 2019/11/23 | 21º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) | Instituto Politécnico de Tomar |
2019/10/23 - 2019/10/25 | XXII Congreso Internacional EDUTEC 2019 | Pontificia Universidad Católica del Perú |
2019/05/13 - 2019/05/15 | XI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial | Universidade do Minho. PORTUGAL |
2019/02/07 - 2019/02/08 | V edição da conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019) | Instituto Politécnico de Bragança. PORTUGAL |
2018/09/19 - 2018/09/21 | 20º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) | Universidad de Cádiz - Espanha |
2018/04/19 - 2018/04/19 | Comissão Científica do Play2Learn conference | Universidade Lusofona |
2017/11/09 - 2017/11/11 | 19º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2017/11/08 - 2017/11/10 | XX Congreso Internacional EDUTEC 2017 | Universidade Santiago de Chile. CHILE. |
2017/05/08 - 2017/05/10 | X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017: Learning in the clouds | Aprender nas nuvens | Universidade do Minho. PORTUGAL. |
2016/12/01 - 2016/12/03 | 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion | University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal |
2016/11/11 - 2016/11/12 | II Seminário Internacional – Alzheirmer e outras demências: Conhecer, Compreender e Intervir | Escola Superior de Educação de Viseu. PORTUGAL |
2016/11/09 - 2016/11/11 | XIX Congreso Internacional EDUTEC 2016 | Universidad de Alicante. ESPANHA |
2016/09/14 - 2016/09/16 | XVI International Symposium on Computers in Education (SIIE 2016) | Universidad de Salamanca. ESPANHA. |
2015/11/25 - 2015/11/27 | XV International Symposium on Computers in Education (SIIE 2015). | Instituto Politécnico de Setúbal. PORTUGAL |
2015/05/14 - 2015/05/15 | IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 – Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar | Universidade do Minho. PORTUGAL |
2013/11/13 - 2013/11/15 | XV International Symposium on Computers in Education (SIIE 2013). | Instituto Politécnico de Viseu. PORTUGAL. |
2013/10/17 - 2013/10/19 | Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC | Universidad de Salamanca, Facultad de Educación - Espanha. |
2013/07/15 - 2013/07/16 | VIII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2013 – Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. | Universidade do Minho. PORTUGAL. |
2012/06/01 - 2012/06/02 | Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC | Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação - Portugal |
2011/10/15 - 2011/11/30 | V Congreso del Observatorio de la Cibersociedad: Hybrid Days | Observatorio de la Cibersociedad - Edição Online |
2011/07/15 - 2011/07/17 | Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC | Instituto Politécnico de Bragança - Portugal |
2011/05 - 2011/05 | VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2011 – Perspectivas de Inovação | Universidade do Minho. PORTUGAL. |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/01 - Atual | Revista Medi@ções (1647-3078) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
2018/01 - Atual | Revista Investigar em Educação da SPCE (2183-1793) | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
2017/07 - Atual | Revista Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación (1133-8482) | Universidad de Sevilla de Espanha |
2015/01 - Atual | Revista Alteridad (1390-8642) | Universidad Politécnica Salesiana de Ecuador |
2014/01 - Atual | Revista Prisma Social (1989-3469) | Fundación iS+D para la Investigación Social Avanzada |
2012/09/01 - Atual | Revista Comunicar (1988-3293) | Grupo Comunicar |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2008/03 - 2011 | Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação | (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2019/10 | Outubro 2019 – Jornal Público – “Robôs querem ajudar a prevenir o bullying de forma divertida” (https://www.publico.pt/2019/10/30/impar/noticia/robos-querem-ajudar-prevenir-bullying-forma-divertida-1891307). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Jornal Público |
2019/10 | Outubro 2019 – Jornal O Minho - “Crianças e alunos do 1.º ciclo estão a aprender programação e robótica” (https://ominho.pt/criancas-e-alunos-do-1-o-ciclo-estao-a-aprender-programacao-e-robotica). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Jornal O Minho |
2018/11 | Novembro 2018 – TSF – “Robôs ajudam a aprender nas escolas e só não dão abraços”, Jornalista Liliana Costa (https://www.tsf.pt/sociedade/robos-ajudam-a-aprender-nas-escolas-e-so-nao-dao-abracos-10199313.html). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | TSF |
2018/09 | Setembro 2018 – Diário de Notícias – “Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática”, Jornalista Joana Capucho (https://www.dn.pt/edicao-do-dia/22-set-2018/quando-os-robos-ajudam-a-aprender-matematica-e-estudo-do-meio--9887364.html). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Diário de Notícias |
2018/09 | Setembro 2018 – Diário de Notícias - “Somar, subtrair e programar: o código já chegou às escolas portuguesas” – Jornalista Cátia Rocha (https://insider.dn.pt/featured/somar-subtrair-e-programar-programacao-nas-escolas/5978). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Diário de Notícias |
2018/08 | Agosto 2018 - Revista Sábado – “Este Robô Trabalha nas Escolas Portuguesas” (https://drive.google.com/file/d/0B3zJf_zJVH8NVm10Zk5OcjZfNHQ2b3VkMFpPbmVsS0NqSkpN/view). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Revista Sábado |
2018/08 | Agosto 2018 – INCODE 2030 – “KIDS MEDIA LAB: PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA CRIANÇAS” (https://www.incode2030.gov.pt/destaque/kids-media-lab-programacao-computacional-para-criancas). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | INCODE 2030 |
2017/12 | Dezembro 2017 – Entrevista à Revista PCGuia - Maribel Miranda Pinto, docente e investigadora, responsável pelo projecto Kids Media Lab, é a entrevistada deste mês (https://www.pcguia.pt/wp-content/uploads/2020/03/PCGuia264-Janeiro-2018-opt.pdf). HIGH-TECH GIRL. PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Revista PCGuia |
2017/11 | Novembro 2017 - Notícia Revista Máxima: “A importância da robótica na infância”, Jornalista Ângela Mata (https://www.maxima.pt/atual/detalhe/a-importancia-da-robotica-na-infancia?ref=Pesquisa_Destaques). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Revista Máxima |
2017/11 | Novembro 2017 – Jornal Público – “Aprender a programar antes de atar os sapatos”, Jornalista Karla Pequenino (https://www.publico.pt/2017/11/23/tecnologia/noticia/criancas-no-jardimdeinfancia-aprendem-a-programar-robos-1793000). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Jornal Público |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/05/05 - 2020/05/05 | Maio de 2020 – A convite do Santander e o Observador, dando continuidade ao ciclo de conversas virtuais, debatem a Educação do Futuro, a 5 de Maio, fui convidada pela Jornalista Laurinda Alves para o debate com o tema "A escola do futuro é a que não deixa ninguém para trás" em direto, no Canal do Observador (https://observador.pt/2020/04/30/a-escola-do-futuro-e-a-que-nao-deixa-ninguem-para-tras). | "A escola do futuro é a que não deixa ninguém para trás" |
2020/05 - 2020/05 | Maio de 2020 – A convite da RTP/Antena 1 participei no “Que vida é a Nossa”, da Jornalista Eduarda Maio, no qual tive oportunidade de ser entrevistada acerca do tema “Como vamos poder cuidar e educar na primeira infância?” Convidada: Maribel Miranda. Edição de Eduarda Maio. (https://www.rtp.pt/antena1/podcasts/que-vida-e-a-nossat_11202/page/5). | “Que vida é a Nossa” - “Como vamos poder cuidar e educar na primeira infância?” |
2018/05 - 2018/05 | Maio 2018 – Falar Global CMTV – Reportagem TV “Aprender com Robôs” (https://www.cmjornal.pt/cmtv/programas/falar-global/detalhe/aprender-com-robos). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Aprender com Robôs” |
2017/12 - 2017/12 | Dezembro 2017 - Reportagem ANTENA 1 – PEQUENOS ROBÔS – Jornalista Miguel Soares (https://www.facebook.com/watch/?v=10155738427825659&extid=wfZPfS8yUlWBEh4q). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | PEQUENOS ROBÔS |
2017/12 - 2017/12 | Dezembro 2017 - Participação no Programa É vida Alvim T3 Ep. 64, para mostrar um pouco do trabalho do projeto Kids Media Lab. Num formato mais descontraído. http://videos.sapo.pt/SglFrMeb33sZI0CBDhO4. PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO. | PROJETO KIDS MEDIA LAB |
2017/11 - 2017/11 | Novembro 2017 - Participação Programa Juntos à Tarde – SIC , para falar do Projeto Kids Media Lab. (https://www.facebook.com/sic.tv/posts/10155922070499732). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO. | Projeto Kids Media Lab |
2017/10 - 2017/10 | Outubro 2017 – Porto Canal – Robótica nas Escolas (https://www.facebook.com/municipio.smfeira/videos/1884300894918212/). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Robótica nas Escolas |
2017/04 - 2017/04 | Abril 2017 - Reportagem “Programação a Nova Literacia” para o Programa Ponto de Partida da RTP/Antena 1, da Jornalista Eduarda Maio (https://www.rtp.pt/play/p2063/e284585/ponto-de-partida). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | “Programação a Nova Literacia” |
2017/03 - 2017/03 | Março 2017 – A convite da RTP tive oportunidade de participar no programa “3 às 10h” da RTP3 com o jornalista Jorge Oliveira. Para além de fazer a Revista de Imprensa desta edição tive oportunidade de falar do Projeto Kids Media Lab: https://www.rtp.pt/play/p2475/3-as-10. PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Projeto Kids Media Lab no programa “3 às 10h” da RTP3 |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022/11/21 - Atual | ASOCIACIÓN EDUTEC - Asociación para el Desarrollo de la Tecnología Educativa (https://edutec.es) | Sócio |
2019/11 - Atual | Sócia 1459 da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). | Sócia |
2009/10/07 - Atual | Associação de Profissionais de Educação de Infância | Presidente |
2009/10 - Atual | Presidente da Arcacomum Associação para Profissionais de Educação | Presidente |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/04/08 - 2024/05/06 | Elemento do Júri do concurso “Quem Brinca é Quem é” - 2024, organizado pela Fundação Santander em parceria com a Direção Geral de Educação/Ministério de Educação. https://www.fundacaosantanderportugal.pt/premio. O Prémio Quem Brinca É Quem É pretende promover boas práticas de aprendizagem através do brincar nas escolas portuguesas, apoiando projetos inovadores apresentados por escolas públicas ou privadas portuguesas dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. | Fundação Santander Portugal. , Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2024/04 - 2024/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2024, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE /Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2023/04 - 2023/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2023, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE /Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/04 - 2022/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2022, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE/Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2021/04 - 2021/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2021, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e ERTE/Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2020/04 - 2020/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2020, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e ERTE/Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2017 | 1º Lugar - Premio Internacional EDUTEC a la Innovación Educativa con TIC – “EDUTEC-Fundación Da. María Paula Alonso de Ruiz
Martínez” le ha otorgado el Primer premio al proyecto Kids Media Lab
EDUTEC-Fundación Da. María Paula Alonso de Ruiz Martínez, Portugal
|
2015 | Finalista no Prémio a la Excelencia e Inovación Educativa, com o trabalho Kids Media Lab: Las Tecnologías y el Aprendizaje
de programación en edad preescolar, da Asociación Mundial de Educadores de Infancia (AMEI-WAECE).
Asociación Mundial de Educadores de Infancia (AMEI-WAECE), Portugal
|
1996 | Prémio Euroscola na Escola Secundária José Estêvão de Aveiro para representar o Distrito de Aveiro no Parlamento Europeu,
em sessões plenárias sobre a Juventude na União Europeia. Ano de 1996, durante 5 dias, em Estrasburgo – França.
Parlamento Europeu - Estrasburgo – França., Portugal
|
Outra distinção
2015 | Bolsa de Pós-Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na área das Ciências de Educação, especialização em
Tecnologia Educativa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a referência SFRH/BPD/109205/2015.
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
|
2009 | Bolsa de Pós-Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com referência SFRH/BPD/62863/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2008 | Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para estágio científico a nível internacional (1 semana).
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2005 | Bolsa de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com referência SFRH/BD/22794/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2003 | Bolsa da Prodep III, do Programa de Estágios no Ensino Superior, para a realização do Estágio em Educação de Infância, no
Centro de Infância Arte e Qualidade – Campus da Universidade de Aveiro.
Prodep III, Portugal
|