Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Carlos Silva
Nomes de citação
- Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 661E-6510-380E
- ORCID iD
- 0000-0003-2916-5450
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011/12/14
Concluído
|
Doutoramento em Estudos da Criança, (Doutoramento)
Especialização em Especialização em Currículo e Supervisão da Educação Básica
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
"Tornar-se Professor: Desenvolvimento Curricular e Construção do Conhecimento Profissional - Estudo da Formação de Professores
do 1.º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2002/04/21
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Projeto Lethes/Peneda-Gerês: Educação/Intervenção Comunitária e Ambiental através das Tecnologias da Informação e Comunicação
nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da área Parque Nacional da Peneda-Gerês" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1993/09/13
Concluído
|
Cursos de Estudos Superiores Especilaizados (Especialização pós-bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
"Flores de Maio - Utilização Educativa da Telemática em Escolas do Parque Nacional Peneda-Gerês" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 (dezassete) valores |
1989 - 1993
Concluído
|
Licenciatura em Ensino Básico 1.º Ciclo (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
1993
Concluído
|
Curso de Estudos Superiores Especilaizados em Educação Infantil e Básica Inicial - especialização em Novas Tecnologias no
Ensino (DESE)
Universidade do Minho, Portugal
"Flores de Maio - Utilização Educativa da Telemática em Escolas do Parque Nacional Peneda-Gerês" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 (dezassete) valores |
1991/07/31
Concluído
|
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
15 (quinze) valores |
1991/07
Concluído
|
Professores do Ensino Básico (1.º Ciclo) (Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
15 (quinze) valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/12/14 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2002/04/23 - 2011/12/13 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1997/06/12 - 2002/04/22 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1991/09/01 - 1992/08/31 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/02 - 1997/06 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/04 - 1997/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Universidade do Minho, Portugal |
1995/09 - 1996/03 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Universidade do Minho, Portugal |
1994/09 - 1995/09 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Universidade do Minho, Portugal |
1992/10 - 1994/09 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/01/01 - 2008/12/31 | PERFIL PROFISSIONAL E PROJECTO DE FORMAÇÃO COMO CONTRIBUTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO - UM ESTUDO MULTI-MÉTODO
DAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
SFRH/BD/24693/2005
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2015 | Games as enhancer motivation for learning: Engagement/Development through a Integrated Curriculum Project | ECCS 2015 - II European Conference on curriculum Studies - Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices
(Porto, Portugal)
|
2015 | Knowing to Cooperate for Knowing to Learn: Contributions of Cooperative Learning in the promotion of Social Skills and Success in Educations through the development of a Curriculum Integrated Project | ECCS 2015 - II European Conference on curriculum Studies - Curriculum Studies: Policies, perspective and practices
(Porto, Portugal)
|
2015 | A motivação intrínseca no 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos do Projeto Curricular Integrado | XXII Colóquio AFIRSE 2015
(Lisboa, Portugal)
|
2015 | Aprendizagem Cooperativa no Desenvolvimento de Competências Sociais: Contributos do Projeto Curricular Integrado | XXII Colóquio AFIRSE 2015
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | Currículo, Transições e Territórios | XI Colóquio; VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares
(Instituto de Educação - UM, Portugal)
|
2014 | Alavancas Criativas e Aprendizagem: Contributos para uma Pedagogia Promotora de Criatividade no 1º Ciclo | XXI Colóquio AFIRSE 2014
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | A Gestão Curricular em Turmas com Diferentes Anos de Escolaridade: Conceções e Práticas Pedagógicas dos Professores do 1 CEB | XXI Colóquio AFIRSE - 2014
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | Conteúdos de Educação Física e a Cultura de Movimento para o Ensino Médio Integrado da modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte | XI Colóquio, VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares
(Braga, Portugal)
|
2014 | Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional - Um estudo de caso com professores de Educação Física dos Cursos Técnicos Integrados do IFRN | XI Colóquio; VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares
(Braga, Portugal)
|
2014 | A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: Contributos do Projeto Curricular Integrado | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Vila Real, Portugal)
|
2014 | Compreender e Prevenir o Erro: Contributos para a Aprendizagem da Competência Ortográfica (um estudo no 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaão
(Vila Real, Portugal)
|
2014 | A motivação intrínseca no 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos do Projeto Curricular Integrado | Congresso Internacional Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
(Braga, Portugal)
|
2014 | Aprendizagem Cooperativa no Desenvolvimento de Competências Sociais: Contributos do Projeto Curricular Integrado | Congresso Internacional Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
(Braga, Portugal)
|
2014 | Tecnologias digitales en la evaluación de los aprendizajes de los alumnos: una mirada de profesores de Portuga Y Angola | II Congresso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo
(Granada, Espanha)
|
2014 | Emergencia de la identidad profesional: el caso de la iniciación a la práctica profesional en la formación inicial de profesores | II Congreso Internacional de Ciencias de la Educatión y del Desarrollo
(Granada, Espanha)
|
2013 | Inovação Curricular, Formação de Professores, Melhoria da Escola | Primeiras Jornadas de Educação - Estímulo e Criatividade na Aprendizagem da Criança
(Braga, Portugal)
|
2013 | O Papel da Iniciação à Prática Profissional na Licenciatura em Educação Básica | I Jornadas de Iniciação à Prática Profissional
(UM, Portugal)
|
2013 | O 1º Ciclo no âmbito do Ensino Básico: Conceito, Trajeto e Reformas Curriculares | Conferências - 1º Ciclo do Ensino Básico. Ser professor no 1º Ciclo: o futuro começa aqui
(Porto, Portugal)
|
2013 | Rigor Científico-Pedagógico em Recursos Digitais para Criança | Atividades e Partilha de Investigação
(Braga, Portugal)
|
2013 | Perfil Profissional e Currículo da Formação Inicial de Professores da Educação Básica: que (des)articulações e alternativas | XX Colóquio AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2013 | A atividade de enriquecimento curricular de Inglês: percepções dos professores sobre a transição entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico - Um estudo de caso no Concelho de Guimarães | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013 | As perspectivas dos professores sobre continuidade educativa na atividade física e desportiva: Um estudo de caso num agrupamento de Braga | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013 | Construindo a profissão: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento profissional - contributos da metodologia de trabalho de projetos e do modelo curricular PROCUR | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013 | Relação entre a família/comunidade e a escola: experiências de aprendizagem na Educação Básica | XII Congresso Internacional Galego-Português
(Braga, Portugal)
|
2013 | A criança e o contacto com a leitura: Estratégias de motivação e promoção da leitura | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013 | Developing teacher leadership: implications for teacher and school development | 38ª Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe
(Halden, Noruega)
|
2013 | Trabalho docente, formação e desenvolvimento profissional: resultados de um estudo em curso | II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente, Políticas, Práticas e Investigação
(Porto, Portugal)
|
2012 | Construção do conhecimento profissional: o currículo da formação de professores do 1 CEB na UM - Antes de Bolonha para ajudar a pensar Bolonha | III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
(Aveiro, Portugal)
|
2011 | Da Teoria à Prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre as possibilidades e limites da aprendizagem corporizada nas práticas de animação de leitura em contexto de educação da infância | I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação de Leitura
(Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal)
|
2011 | Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o papel da metacognição nas práticas de animação de leitura em contextos de educação da infância | I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação de Leitura
(Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal)
|
2011 | Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de Prática Pedagógica Supervisionada. Refletindo sobre o Envolvimento parental nas práticas de animação de leitura em contexto de Educação da Infância | I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação de Leitura
(Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal)
|
2011 | Curricular Innovation and Professional Development by Building a Knowledge Community | 15th Biennal ISATT Conference - International Study Associations on Teachers and Teacging
(Braga, Portugal)
|
2011 | From the age of the individual to the age for the knowledge Community: on the construction of curriculum integration in elementary education | INTED 2011 - 5th International Technology, Education and Developement Conference
(Valência, Espanha)
|
2009 | Percepções de Antigos Alunos de Educação Básica sobre qualidade da Formação a partir da prática | Seminário A formação Inicial de Professores na Universidade do Minho: Que (des)continuidades?
(Braga, Portugal)
|
2008 | Projeto Curricular e Cidadania: Relato de Experiências | Encontro A cidadania na formação da pessoa e no currículo
(Açores, Portugal)
|
2008 | Building Bridges: the practicum as an Integration space | ECER 2008 - The European Conference on Education Research
(Gothenburg, Suécia)
|
2008 | Between the initial teacher training and the professional induction: How the professional knowledge of the primary school teachers is built? | ECER 2008 - the european Conference on Educational Research
(Gothemburg, Suécia)
|
2008 | De aluno à professor: a iniciação à prática profissional como espaço de construção integradora do conhecimento profissional | I Congresso Internacional em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2008 | O conhecimento profissional dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: entre a formação inicial e a indução | I congresso Internacional em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2007 | A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução - resultados preliminares de um estudo explaratório | Jornadas da Prática Pedagógia
(Braga, Portugal)
|
2007 | A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução - resultados preliminares de um estudo exploratório | XV Colóquio AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2007 | A construção do conhecimento profissional dos professores - o blogue como ferramenta metodológica e estratégia formativa | V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2007
(Braga, Portugal)
|
2006 | Ser professor do 1º ciclo do Ensino Básico - Construção do conhecimento profissional | Jornadas das Práticas Pedagógicas
(Braga, Portugal)
|
2006 | Ser professor do 1º Ciclo - um estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução | VII Jornadas da Prática Profissional - Saberes e práticas
(Santarém, Portugal)
|
2006 | Ser professor do 1º ciclo - o blogue num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução | Encontro sobre weblogs - 3º Encontro Nacional / 1º Encontro Luso-Galaico
(Porto, Portugal)
|
2006 | Perceptions of Beginning Teachers on the construction of their professional knowledge duringg initial teacher training and the induction period | Second World Curriculum Studies Conference
(Tampere, Finlândia)
|
2005 | Iniciação Profissional | VI Jornadas da Prática Profissional - Desenvolvimento Profissional
(Santarém, Portugal)
|
2005 | O Regime e as Exigências do Ensino Básico em Portugal: o caso do 1º Ciclo do Ensino Básico | Jornadas Pedagógicas "Que Regime de Docência no 1º Ciclo do Ensino Básico? Monodocência? Coadjuvação? Equipas?
(Viana do Castelo, Portugal)
|
2005 | Competência de Aprender a Aprender: a perspectiva do projeto ACAA | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2005 | Coerência entre as práticas de formação inicial e a exigência do currículo escolar | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2004 | A prática Pedagógica na Construção do Saber Profissional | IV Jornada da Prática Pedagógica Profissinal
(Santarém, Portugal)
|
2004 | Perspectivas Curriculares nos Agrupamentos de Escolas | Seminário "Agrupamentos de Escolas - Modelos Organizativos
(Póvoa de Varzim, Portugal)
|
2004 | Projecto de Prática Pedagógica na Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | Jornadas do Departamento de Ciências da Educação da Criança IEC
(Braga, Portugal)
|
2003 | Perfil Profissional e projeto de formação: a construção de um currículo formativo integrado | Jornadas da Prática Pedagógica do Ensino Básico
(Braga, Portugal)
|
2003 | Projeto Lethes/Peneda-Gerês: os computadores dão leite! | III Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
(Braga, Portugal)
|
2002 | Flores de Maio: uma Experiência Educativa com a Utilização do Correiro Eletrônico no PNPG | Encontro Projeto IEBI - Internet na Escola Básica Inicial
(Braga, Portugal)
|
2002 | Perfil Profissional e Projeto de Formação: a construção de um currículo formativo integrado | XII Colóquio Internacional da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2000 | Que Tecnologias Temos. Que uso fazemos delas? | Reunião Geral de Professores Lethes
(Braga, Portugal)
|
1999 | Níveis de Construção do Currículo - O Projeto de Escola como elemento de mudança e inovação curricular | Seminário Pedagogicamente falando...
(Braga, Portugal)
|
1999 | Currículos flexíveis e/ou a integração curricular na escola básica - a propósito de um TEIP | Encontro de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico
(Guimarães, Portugal)
|
1998 | Projeto Lethes Peneda-Gerês | Encontro Educação Básica Inicial
Direção Regional de Educação do Alentejo (Elvas, Portugal)
|
1997 | Problemática da formação de professores na área das Tecnologias e sua utilização pedagógico-didática | Seminário Novas Tecnologias Hoje... Projectando o Futuro
(Penafiel, Portugal)
|
1997 | Flores de Maio: Uma experiência educativa com a utilização do correio eletrónico no PNPG | Encontro Novas Tecnologias na Educação da Criança
(Braga, Portugal)
|
1996 | Projeto Rede Telemática - experiências realizadas, implicações futuras | Seminário Projeto Lethes - ponto da situação/planos futuros
(Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012 - Atual | Desenvolvimento Profissional e Formação Contínua - Um Estudo de Caso com Professores de Educação Física dos Cursos Técnicos
Integrados (Campus IFRN)
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - Atual | Conteúdos de Educação Física e a Cultura de Movimento para o Ensino Médio Integrado na Modalidade EJA no IFRN
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | Currículo dos Cursos Técnicos Integrados do IFRN: a relação com as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física.
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Considerações Epistemológicas sobre identidade curricular: Estudo de uma escola bilínque no contexto da globalização
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Contributos para a prevenção e correção do erro ortográfico: um estudo no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Contributos e implicações das escolas militares públicas no currículo e na formação continuada dos professores para melhoria
da qualidade da educação básica.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | As Aulas de Campo como Ferramentas Potencializadoras para a Contextualização do Currículo e da Aprendizagem
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Livros e Histórias como ponto de partida para múltiplas aprendizagens através do desenvolvimento de um Projeto Curricular
Integrado
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Integração Curricular a partir da Educação Musical: Contributos do Projeto Curricular Integrado
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2018/12 | A CONSTRUÇÃO DO “EU”, PROFESSORA: Contributos do Projeto Curricular Integrado no desenvolvimento curricular e profissional
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Contributos do curriculo em prol da educação para a paz
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais: contributos do Projeto Curricular Integrado
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Uma abordagem à aprendizagem cooperativa como meio promotor de competências sociais e de sucesso escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | O Jogo Pedagógico e a Expressão Plástica para a motivação nas aprendizagens escolares - Contributos de um Projeto Curricular
Integrado
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | BRINCAR COM A NARRATIVA: A ESCRITA EXPRESSIVA E LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMPOSITIVA E NO ESTÍMULO DA IMAGINAÇÃO
E DA CRIATIVIDADE: CONTRIBUTOS DO PROJETO CURRICULAR INTEGRADO
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | JOGOS E DESAFIOS MATEMÁTICOS: CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO E SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA
CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO CURRICULAR INTEGRADO
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Saber cooperar para saber Aprender: Contributos do Projeto Curricular Integrado na introdução à Aprendizagem Cooperativa
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | O jogo como potencializador da motivação para a aprendizagem: Contributos do Projeto Curricular Integrado
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A colaboração como estratégia de desenvolvimento integrado no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A cultura local como motivação para o desenvolvimento do currículo na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo: Contributos
da metodologia de trabalho de projeto integrado
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Compreender e Prevenir o Erro: Um contributo para a correção ortográfica
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A gestão curricular em turmas com diferentes anos de escolaridade : conceções e práticas pedagógicas dos professores do 1º
CEB
Orientador
|
Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | A gestão curricular em turmas com diferentes anos de escolaridade - conceções e práticas pedagógicas dos professores do 1º
CEB
Orientador
|
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | As Perspectivas dos Professores sobre Continuidade Educativa na "Atividade Física e Desportiva": Um estudo de caso num Agrupamento
de Braga
Orientador
|
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | O Jogo como Recurso Didático: Uma intervenção pedagógica na área curricular da matemática
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Vamos descobrir Matemática no nosso meio local?
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | "Mãos à obra" O Estágio Final do Curso de Aprendizagem de Técnico de Condução de Obra
Orientador
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | A motivação intrínseca no 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos do Projeto Curricular Integrado
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | "A motivação intrínseca no 1º ciclo do ensino básico : contributos do projeto curricular integrado"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês: Perceções dos Professores sobre a transição entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino
Básico - um estudo de caso no concelho de Guimarães
Orientador
|
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Perceções de Diferentes Agentes Educativos - Professores, Alunos e Pais - sobre as Atividades de Enriquecimento Curricular,
no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Construindo a profissão: entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar - Contributos da metodologia de trabalho
de projetos e do modelo curricular PROCUR
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Relação entre Família/Comunidade e a Escola
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Alavancas Criativas e Aprendizagem: Contributos para uma Pedagogia Promotora de Criatividade no 1º Ciclo
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A magia das ciências no caminho e na procura do saber
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A descoberta do prazer e ler através da magia de um conto
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Vamos descobrir matemática no nosso meio local?
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | O jogo como recurso didático: Uma intervenção pedagógica na área curricular da matemática no 1º CEB
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | "Mãos à Obra": o Estágio final do curso de aprendizagem de técnico de condução de obra
Orientador
|
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Sistematização dos conteúdos em educação fisica para o ensino médio integrado no IFRN
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Formação continuada e desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2000 - 2000 | O Power Point no 1º CEB: Escrita Criativa e sensibilidade estética
Orientador
|
Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2000 - 2000 | O jogo dramático no Jardim da Infância - Dramatização da Branca de Neves e os sete anos com crianças de 4, 5 e 6 anos de idade
Orientador
|
Licenciatura em Educação da Infância (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2000 - 2000 | ECO - Telemática em contextos educativos: fórum sobre a Poluição
Orientador
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 - 1999 | Prevenção Rodoviária - Uma proposta curricular para o 1º ano do 1º CEB: o contributo de uma aplicação hipermedia construida
em HTLM
Orientador
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 - 1999 | história do menino sem nome - Desenvolvimento de aplicação em Hipermédia para os 3º e 4º anos do 1º CEB
Orientador
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 - 1999 | Conhecer Vizela - O contributo da linguagem HTLM para a promoção do conhecimento do meio local
Orientador
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 - 1999 | Janela Aberta - Construção da página na WWW da escola do 1º CEB de Pereiró
Orientador
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 - 1999 | Palavras ao Vento - Construção do Jornal escolar da Escola do 1º CEB de Admeus
Orientador
|
Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2014 | Questões Epistemológicas da formação de Educadores/Professores de Educação Básica: o caso do Brasil
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | III Seminário Profissionalismo Docente e Liderança
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | Terceira Jornada Conteúdos Digitais para a Educação
Outro (Outra)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares
Congresso (Outra)
|
UM, Portugal |
2014 - 2014 | II Jornadas de Iniciação à Prática Profissional
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagem
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISATT / CIEC, Portugal |
2014 - 2014 | Diseño de unidades didácticas en infantil y primaria por competências
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | Evaluación y acción tutorial
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Forum Evaluación de Competências
Outro (Outra)
|
|
2013 - 2013 | II Seminário Profissionalismo Docente e Liderança
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2013 - 2013 | Mostra de Atividades e Partilha de Investigação intitulada Recursos Educativos Digitais para a Aprendizagem das Crianças
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2010 - 2010 | Jornadas de Reflexão da Prática Pedagógica IV - Demos o salto! Partilha de Experiências
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2009 - 2009 | Jornadas de Reflexão da Prática Pedagógica IV
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2008 - 2008 | Jornadas de Reflexão das Licenciaturas em Ensino Básico (1º Ciclo) e Educação de Infância
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2004 - 2004 | Jornadas da Prática Pedagógica do Ensino Básico 2004: Ser Professor do 1º Ciclo
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2003 - 2003 | Exposição da Prática Pedagógica IV/ Estágio "Formação, Experiências, Aprendizagens
Exposição (Coorganizador)
|
|
2003 - 2003 | Seminário Flexibilidade Curricular e Gestão Diferenciada
Seminário (Coorganizador)
|
|
2003 - 2003 | Seminário de Inovação Educativa e Curricular
Seminário (Coorganizador)
|
|
2003 - 2003 | Estudo Acompanhado - Perspectiva para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Seminário (Coorganizador)
|
|
2002 - 2002 | Experiências de Inovação Educativa e Curricular - As TIC, as Escolas e os Professores e a experiência do Centro de Competência
Nónio Século XXI da UM
Seminário (Coorganizador)
|
|
2002 - 2002 | Experiências de Inovação Educativa e Curricular - O Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico: o caso da escola do Carandá -
Braga
Seminário (Coorganizador)
|
|
2002 - 2002 | Experiências de Inovação Educativa e Curricular - Agrupamento de escolas: O que são e como funcionam?
Seminário (Coorganizador)
|
|
2001 - 2001 | Seminário de Experiências de Inovação Educativa e Curricular
Seminário (Coorganizador)
|
|
2000 - 2000 | Seminário Experiências de Inovação Educativa e Curricular
Seminário (Coorganizador)
|
|
1999 - 1999 | Conferência Internacional Challenges/Desafios´99
Conferência (Outra)
|
|
1996 - 1996 | Seminário Projeto Lethes - Ponto da Situação / Planos Futuros
Seminário (Coorganizador)
|
|
1996 - 1996 | Novas Tecnologias na Educação da Criança - Mostra de Trabalhos
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
1993 - 1993 | Escolas Isoladas - Realidades e Perspectivas
Seminário (Coorganizador)
|
|
1993 - 1993 | Organização e Gestão da Formação Continuada
Seminário (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | Currículo e narrativas digitais: caminhos da investigação ao longo de 25 anos
Conferência
|
Conferência Currículo e narrativas digitais: caminhos da investigação ao longo de 25 anos |
2015 - 2015 | II European Conference on curriculum studies: Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices
Conferência
|
II European Conference on curriculum studies: Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices |
2015 - 2015 | XXII Colóquio AFIRSE Portugal Diversidade e Complexidade da Avaliação
Congresso
|
XXII Colóquio AFIRSE Portugal "Diversidade e Complexidade da Avaliação" |
2015 - 2015 | Modelos e Concessões Curriculares
Conferência
|
|
2014 - 2014 | Estudos Curriculares: discussões atuais
Outro
|
VI Conferência Internacional de Estudos Curriculares |
2014 - 2014 | Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e contextos locais
Mesa-redonda
|
XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares |
2014 - 2014 | Ciências da Educação: Espaços de Investigação, reflexão e ação interdisciplinar
Mesa-redonda
|
XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação SPCE |
2014 - 2014 | Mesa de comunicações
Outro
|
XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE |
2014 - 2014 | XI Colóquio / VII Colóquio Luso Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares
Congresso
|
XI Colóquio / VII Colóquio Luso Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares |
2014 - 2014 | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Congresso
|
|
2014 - 2014 | XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Congresso
|
|
2014 - 2014 | ISATT - Formação e trabalho docente na sociedade de aprendizagem
Congresso
|
|
2013 - 2013 | XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Congresso
|
|
2013 - 2013 | Reflexões sobre a evolução dos currículos na educação básica
Conferência
|
|
2013 - 2013 | XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Congresso
|
|
2013 - 2013 | II Seminário profissionalismo docente e liderança
Seminário
|
|
2013 - 2013 | Perspectiva sobre integração curricular na Educação Básica
Conferência
|
|
2013 - 2013 | Olha, estou a fazer aula de Matemática! Da escolarização da/na Educação de Infância
Conferência
|
|
2013 - 2013 | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
|
|
2011 - 2011 | Análise Qualitativa suportada pelo Software WebQDA
Oficina (workshop)
|
|
2011 - 2011 | Las Comunidades de Aprendizaje y la Reconstructión Organizativa y Pedagógica de los Centros Escolares
Seminário
|
|
2011 - 2011 | A experiência de investigação em Educação Básica
Conferência
|
|
2010 - 2010 | Currículo para la infância em América Latina
Conferência
|
|
2010 - 2010 | Perspectivas de Investigação em Estudo da Criança
Conferência
|
|
2010 - 2010 | Encontro de Educação: Conhecimento e Currículo
Encontro
|
|
2010 - 2010 | Seminário Nacional Licenciatura em Educação Básica: Balanços e Perspectivas
Seminário
|
|
2009 - 2009 | Seminário Interculturalidade e Convivência
Seminário
|
|
2009 - 2009 | Seminário Infância, Educação e Cidadania: Repensar a acção pedagógica com crianças
Seminário
|
|
2008 - 2008 | ECER 2008 - The European Conference on Educational Research
Conferência
|
|
2008 - 2008 | 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança
Congresso
|
|
2007 - 2007 | Jornada da Prática Pedagógica
Outro
|
Jornada da Prática Pedagógica - Licenciatura do Ensino Básico (1º Ciclo) |
2007 - 2007 | Jornada da Prática Pedagógica
Outro
|
|
2007 - 2007 | V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Conferência
|
|
2007 - 2007 | XV Colóquio Complexidade: um paradigma para investigar e intervir em educação?
Congresso
|
|
2006 - 2006 | Mudanças na Educação Básica: questões sobre a integração curricular no 1º Ciclo
Outro
|
Mudanças na Educação Básica: questões sobre a integração curricular no 1º Ciclo |
2006 - 2006 | Encontro Mudanças na Educação Básica: questões sobre a integração curricular no 1º Ciclo
Encontro
|
|
2006 - 2006 | Encontro sobre weblogs - 3º Encontro Nacional 7 1º Encontro Luso-Galaico
Encontro
|
|
2006 - 2006 | Jornadas da Prática pedagógica Partilha de Experiências - painéis de reflexão, exposição, conferências
Outro
|
|
2006 - 2006 | VII Jornadas da Prática Profissional - Saberes e Práticas
Outro
|
|
2006 - 2006 | Second World Curriculum Studies Conference
Conferência
|
|
2006 - 2006 | Jornada de Reflexão: As expressões artísticas e a educação física na prática pedagógica
Outro
|
|
2006 - 2006 | Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente - Perspectiva Europeias
Encontro
|
|
2006 - 2006 | Gestão do Tempo de Doutoramento
Oficina (workshop)
|
|
2006 - 2006 | VII Colóquio / III Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares
Congresso
|
|
2006 - 2006 | VI Simpósio Internacional Dimensões da Profissionalidade Docente na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Simpósio
|
|
2005 - 2005 | Iniciação Profissional
Mesa-redonda
|
Jornadas da Prática Profissional - Desenvolvimento Profissional |
2005 - 2005 | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Congresso
|
|
2005 - 2005 | Jornadas da Prática Pedagógica
Outro
|
|
2005 - 2005 | Sociedade da Informação e Mudança Educativa
Conferência
|
|
2005 - 2005 | IV Conferência internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2005
Conferência
|
|
2005 - 2005 | A observação na investigação em contextos educativos
Conferência
|
|
2005 - 2005 | Perspectiva e metodologias de investigação no campo da formação de professores
Conferência
|
|
2005 - 2005 | A análise do discurso: na senda das metodologias qualitativas na investigação em ciências humanas e sociais
Conferência
|
|
2004 - 2004 | Reflectindo sobre a profissão
Conferência
|
Seminário Prática Pedagógica IV da licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) |
2004 - 2004 | Formação sem Fronteiras: Experiências de intercâmbio europeu
Seminário
|
Seminário Formação sem Fronteiras: Experiências de intercâmbio europeu |
2004 - 2004 | Cruzando perspectivas: experiências de inovação educativa
Outro
|
Atividades da Disciplina Prática Pedagógica II |
2004 - 2004 | Seminário - Prática Pedagógica IV
Seminário
|
|
2004 - 2004 | IV Jornadas da Prática Profissional dos Cursos de Educação de Infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Outro
|
|
2003 - 2003 | I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusão - A Educação Especial no III Milênio
Congresso
|
|
2003 - 2003 | 1º Simpósio Nacional de Educação Básica
Simpósio
|
|
2003 - 2003 | VII Congresso Galaico-Portugês de psicopedagogia
Congresso
|
|
2003 - 2003 | III Conferência Internacinal de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Challenges/Desafios 2003
Conferência
|
|
2003 - 2003 | Seminário Avaliar as Escolas: Perspectivas e Desafios
Seminário
|
|
2002 - 2002 | XII Colóquio Internacional da AFIRSE
Congresso
|
|
2001 - 2001 | As TIC e a Formação de Professores
Outro
|
II Conferência Internacinal Challenges/Desafios 2001 |
2001 - 2001 | II Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Challenges/Desafios 2001
Conferência
|
|
2001 - 2001 | Reorganização Curricular do Ensino Básico - que mudanças para o 1º Ciclo?
Encontro
|
|
2000 - 2000 | III Encontro Nónio 2000 - Reflexão e Avaliação de Projetos de Escola (1º Ciclo)
Outro
|
III Encontro Nónio 2000 - Reflexão e Avaliação de Projetos de Escola (1º Ciclo) |
2000 - 2000 | Convenção Internacional da AECT 2000
Congresso
|
|
2000 - 2000 | Congresso Internacional Os mundos sociais e culturais da infância
Congresso
|
|
1999 - 1999 | Seminário Avaliar / Divulgar
Seminário
|
Seminário Avaliar / Divulgar |
1999 - 1999 | Experiências de Escolas
Outro
|
I Conferência Internacional Challenges/Desafios 99 |
1999 - 1999 | Encontro Nónio 99 - Reflexão/Avaliação de actividades dos projetos de integração das TIC na Escola
Encontro
|
|
1999 - 1999 | Seminário Autonomia, Flexibilidade e Associação
Seminário
|
|
1999 - 1999 | I Conferência Internacinal Challenges/Desafios 99
Conferência
|
|
1998 - 1998 | Encontro Nónio 98
Encontro
|
|
1998 - 1998 | Seminário Educação Ambiental e património
Seminário
|
|
1998 - 1998 | III Colóquio sobre questões curriculares
Congresso
|
|
1998 - 1998 | Seminário A Educação Básica Inicial e a Autonomia
Seminário
|
|
1997 - 1997 | Seminário Preocupações
Seminário
|
|
1997 - 1997 | XIV Encontro Nacional de Professores
Encontro
|
|
1996 - 1996 | Seminário O Projeto Curricular como estratégia para a melhoria da qualidade do ensino
Seminário
|
|
1996 - 1996 | Colóquio O processo ensino-aprendizagem na escolaridade básica obrigatória
Congresso
|
|
1996 - 1996 | Novas Tecnologias na Educação da Criança
Encontro
|
|
1995 - 1995 | I Seminário As universidades e os novos serviços de informação eletrônica em rede
Seminário
|
|
1994 - 1994 | VIII Encontro Nacinal LOGO 94
Encontro
|
|
1993 - 1993 | Seminário Escolas isoladas - Realidades e Perspectivas
Seminário
|
|
1993 - 1993 | Seminário organização e Gestão da Formação
Seminário
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 | A autonomia do professor na (re)construção do currículo no cotidiano escolar | Daniela Schiabel (Outro)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
|
2015 | Formação e Avaliação de desempenho: contributos para o desenvolvimento profissional | Maria João Rodrigues de Oliveira Lapo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Pegada na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional | Marta Alexandra da Silva Correia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Organização Curricular do Ensino Fundamental e Prática Pedagógica com alunos do 5º ano em uma escola pública de Salvador, na Bahia, Brasil | Andréa Patrícia Lins Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | A reforma educativa e curricular em Angola: do instituído ao realizado | Maria Alice de Pina Tavares (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | O impacto da avaliação externa de escolas na Educação Pré-Escolar Pública e seus efeitos na Rede Privada | Eduarda Cristina Capela da Silva Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Amigos Críticos: Ums estratégia colaborativa de inovação das práticas no Jardim da Infância | Margarida Maria dos Santos Miranda Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Um estudo sobre as práticas de avaliação de aprendizagem do 1º ciclo do Ensino Básico - a prática avaliativa | Paulo Sérgio Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Contextos e Oportunidades de Formação e Desenvolvimento Profissional. Um estudo com professores de informática | Ermelinda Correia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Problemas e Desafios na Formação Inicial de Professores em Angola: Um estudo nos ISCED da Região Académica | Ermelinda Cardoso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A reestruturação curricular da Educação Profissional no Brasil Face às Diretrizes Nacionais e Internacionais e a participação dos agentes curriculares: o caso do IFRN | Luzimar Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | Do MINERVA ao Lethes... na Serra do Soajo | Maria Helena dos Santos Lima Amorim (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | O uso do computador como forma de Inter-relação entre Professor e Aluno | Marco Silva (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | As TIC no dia-a-dia de uma Escola Diferente | Ana Paula Rodrigues Junqueiro (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | Centro de Recursos de Ponte de Lima | António Pedro Martins Alves da Silva (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | Expressão e Educação Plástica e Musical - as TIC na Formação Continuada de Professores | Ana Paula da Costa Cerqueira Gomes (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | O computador e a mudança nas escolas rurais do 1º Ciclo de Ponte da Barca | Maria Nídia de Barros Taveira (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | À Descoberta da cor | Jorge Manuel Martins de Faria (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | Processador de Texto e Multimédia no Desenvolvimento da Leitura e Escrita | Maria Emília Carvalho Ferreira Barbosa (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | Utilização do Computador no Ensino-Aprendizagem da Língua Materna | Ana Laura Leite Araújo Rodrigues (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | Organização e Gestão de um Centro de Recursos Educativos num Agrupamento de Escolas | João Manuel Tinoco Ribeiro da Silva (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998 | À Descoberta do Problema... | Rosa Maria Mota Amaro da Rocha (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998 | Creative Writer - Um incentivo à escrita criativa | Júlia Cândida Machado Correia (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998 | Imagem e Som no Jardim da Infância | Maria Teresa Duarte Freitas (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016 - 2016 | Formação, Desenvolvimento e Identidade Profissional dos Professores | Outra (Curso médio) |