Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lina Maria Amador Brunheira Assunção
Nomes de citação
- Brunheira, Lina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6711-F603-EFEB
- ORCID iD
- 0000-0002-5027-1867
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/12/17
Concluído
|
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal "O desenvolvimento do raciocínio geométrico na formação inicial de professores dos primeiros anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
AProvado com distinção e louvor |
2001/04/05
Concluído
|
Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Didáctica da Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
1989/09/01 - 1994/06/23
Concluído
|
Licenciatura em Ensino da Matemática (Licenciatura)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/09/01 - 2023/03/31 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2005/09/01 - 2006/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
1997/09/01 - 2003/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/09/01 - 2012/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Amora, Portugal |
Escola Secundária de Amora, Portugal | ||
2003/09/01 - 2005/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Amora, Portugal |
1994/09/01 - 1997/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária Eça de Queiroz, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/05 - Atual | Projeto AEMaps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
AE.Maps
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2024/03/01 - 2026/03/01 | IMAVIS - Interdisciplinaridade entre a Matemática e as Artes Visuais
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
|
2019/03/01 - 2022/02/28 | Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1994/09/01 - 1998/08/31 | Matemática para Todos/Explorar e Investigar para Aprender Matemática - Mathematics for all/Exploring and investigating to
learn mathematics
PCSH/C/CED/920/95
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2024/07/24 | Contributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento de volume, numa turma de 6.º ano
de escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2024/07/18 | Educação financeira: o impacto de uma Intervenção pedagógica na promoção do conhecimento de uma turma de 4. º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2023/07/24 | Contributos da Folha de Cálculo no Desenvolvimento do Pensamento Computacional de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023/07/18 | Atividades de investigação e problemas – influência das tarefas matemáticas nas atitudes de alunos de 4.º ano
Orientador de Mariana Nunes Dias
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/15 | Questionamento oral em sala de aula: Um estudo numa turma de 11.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Sara Raquel Lopes de Lira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/07/10 - Atual | 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13) | Hungria |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | PNA (1886-1350) | Didáctica de la Matemática: Pensamiento Numérico (FQM-193) |
1999/01/01 - Atual | Educação e Matemática (2795-4730) | Associação de Professores de Matemática |
2013/01/01 - 2021/12/31 | Educação e Matemática (2795-4730) | Associação de Professores de Matemática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/11/08 - 2023/03/31 | Member of the Working Group on Curricular and Professional Development in Mathematics responsible for conceptualising and
implementing a training programme for trainers concerning the new portuguese Mathematics curriculum for basic school (grades
1-9) and conceptualising a training programme in Mathematics Teaching for teachers of the same level.
Membro
|
|
2021/04/01 - 2021/08/19 | Member of the Working Group for the Curricular Revision of "Aprendizagens Essenciais em Matemática" (Essential Learning in
Mathematics) for Basic Education (grades 1-9) that designed the new curricular documents for the discipline (approved in August
2021)
Membro
|
|
2009/01/09 - 2012/08/31 | Professora Acompanhante do Plano da Matemática II e Novo Programa de Matemática do Ensino Básico |