Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Flávia Wanderley Pereira de Lira
Nomes de citação
- Lira, Flávia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6815-182A-AC22
- ORCID iD
- 0000-0001-6993-0562
Domínios de atuação
- Humanidades - Outras Humanidades
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/09 - 2021
Em curso
|
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Modos de vida: desenhos de r-existência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
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2017/05/04
Concluído
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Design (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Design e Artesanato: ComParTrilhando Caminhos para Inovação Social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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2009/08
Concluído
|
Especialização em Economia da Cultura (Postgraduate Certificate)
Especialização em Economia da Cultura
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
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2007/09/10
Concluído
|
Design (Bachelor)
Especialização em Projeto de Produto
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
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1998/10/20
Concluído
|
Ciência da Computação (Bachelor)
Universidade Católica de Pernambuco, Brasil
|
Percurso profissional
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/04 - 2010/11 | Gerente de Serviços do Centro de Design do Recife | Fundação de Cultura Cidade do Recife, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/12/01 - 2023/11/30 | Coordenação da linha editorial do i2ADS (i2ADS EDIÇÕES) | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal | ||
2021/02/01 - 2022/12/31 | Professor | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2022/06/27 - 2022/11/09 | Professora orientadora de monitoria História da Arte | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2022/07/01 - 2022/11/04 | Professora orientadora de monitoria História do Design | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2013/08/01 - 2016/12 | Professor | Centro Universitário Vale do Ipojuca, Brasil |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | Deslocações - Conceição das Crioulas, Cabo Verde, Moçambique e Portugal
Outra
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Em curso
|
2018/01/01 - Atual | Descolonização da Educação Artística
Outra
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Em curso
|
2021/10/28 - 2023/09/27 | Terras de fiar. Trocas de saberes com a Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas (Salgueiro-PE)
1576/20
Produção cultural
|
FUNDARPE
Em curso
|
2021/01/05 - 2021/07/20 | Raízes aéreas de um mangue vermelho
Produção cultural
|
Governo Federal do Brasil
Concluído
|
2018/08/01 - 2019/07/25 | Impressões Ser&Gráficas
2091/2017
Desenvolvimento técnico
FUNDARPE, Brasil
|
FUNDARPE
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Artística / Interpretação
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/17 | Terras de fiar: cultivando sentidos com o território | 8ei_ea – Encontro Internacional sobre Educação Artística. Práticas e Epistemologias da Educação Artística em Moçambique: Desafios
e Olhares Locais
ECA/UEM - Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
|
2023/02/17 | Terras de fiar: um relato de experiência das trocas com as artesãs da Comunidade de Conceição das Criouolas (Brasil) | 9º EPRAE - Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/10 | Formas parideiras de outras formas: relatos, vivências e experimentação artística com a argila. | 7ei_ea – Encontro Internacional sobre Educação Artística: Práticas e Epistemologias do Ensino Artístico na CPLP: Casos de
Cabo Verde e Moçambique
(Mindelo, Cabo Verde)
|
2020/12/05 | Nós e as Nanãs: as narrativas plurais e os mistérios da eremita interior | VII Encontros Arcanos: Solitude e Processos de Individuação – A Dimensão Invisível do Trabalho sobre Si Mesmo nas Artes e
na Cena
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2020/09/21 | Crença, fé e tradição: relatos de uma pedagogia além dos conceitos e preconceitos, na disciplina de Ensino religioso no Quilombo de Conceição das Crioulas (PE/BR) | I SEMINARIO INTERNACIONAL Y III SEMINARIO COLOMBIANO DE IMAGINARIOS Y REPRESENTACIONES
Universidad Santo Tomás (Bogotá, Colômbia)
|
2020/09/09 | A escuta entre nós: reflexões a partir das vozes das comunidades | Diálogos entre Brasil e Portugal: o ensino artístico que temos e o que queremos
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/08 | Mulheres Fatechas: revelando os vestígios dos corpos-mangue | V Encontros Arcanos
UFPE (Recife, Brasil)
|
2018/07 | Modos de viver: pescando experiências tecidas com as mulheres fatechas na rede design-artesanato | 30º Encontro APECV/ 3º Congresso Íbero americano de Educação Artística RIAEA
(Coimbra, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/14 - 2023/10/14 | O evento "COLETIVOS IMPOSSÍVEIS: esforços persistentes de ação anti-colonial" foi realizado pelo IDENTIDADES Coletivo Ação-Investigação
no espaço MIRA FORUM, com a proposta de apresentar e aproximar investigadoras/es e suas práticas artísticas da sociedade ao
realizar um conjunto de atividades, tais como, leituras performativas, feira de obras de arte, mesas redondas, filme e performance.
(2023/10/14 - 2023/10/14)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal |
2023/07/09 - 2023/07/14 | O III ENCONTRO COM AS ARTES, AS LUTAS, OS SABERES E OS SABORES DO QUILOMBO DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS, com a temática "EDUCAÇÃO,
ARTES E DEMOCRACIA PARA O COMBATE AO RACISMO", teve como objetivo não só de compartilhar pesquisas e saberes, mas, sobretudo,
dar visibilidade às lutas quilombolas pelo direito à educação, ao território, à comunicação entre outras; criar e fortalecer
redes de apoio; buscar parcerias que se somem no processo de combate a todo e quaisquer tipos de opressão e racismo. (2023/07/09 - 2023/07/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
AQCC - Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Brasil Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal |
2023/07/01 - 2023/07/01 | O evento "IDENTIDADES por brasis pernambucanos" foi uma ação realizada pelo IDENTIDADES/Colectivo Ação-investigação/i2DAS
no Instituto Pernambuco Porto Brasil e contou com exposição, feira de obras de arte, mostra de curtas, oficinas e performances. (2023/07/01 - 2023/07/01)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal |
2007/04 - 2010/11 | Produção de eventos, tais como o Revela Design, o Articula Design, realizados anualmente de 2007 a 2010, o Cine Design, realizado
anualmente desde 2008, e o Fronteiras Tipográficas, realizado bienalmente, desde 2008 (2007 - 2010)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Design do Recife/ Fundação de Cultura Cidade do Recife, Brasil |
2007 - 2010 | Promoção de workshops, palestras e oficinas focados na formação dos profissionais de design e no diálogo com áreas afins,
como as artes visuais, o cinema, a música, a literatura, entre outras
(2007 - 2010)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Design do Recife/ Fundação de Cultura Cidade do Recife, Brasil |
2007 - 2010 | Produção de exposições e mostras relevantes à área de arte e design, como: Ritmos e Imagens: uma viagem pelos discos de Jackson
e Gonzagão, em 2009; Tipografia Vernacular: do analógico ao digital; e, Getúlio Cavalcanti e Vicente do Rêgo Monteiro: da
rua à galeria, em 2010; e a Bienal Tipos Latinos, em 2008 e 2010 (2007 - 2010)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Design do Recife/ Fundação de Cultura Cidade do Recife, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/14 - Atual | Participação com a obra "Sombras de Nazaré" (aquarela com geopigmento), na exposição coletiva de artes plásticas chamada OBRA-DÁDIVA
acolhida pelo Instituto Camões - Centro Cultural Português, em Maputo, Moçambique. Foi inaugurada em 14/ 11/ 2023, com a organização
da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Exposição
|
OBRA-DÁDIVA exposição coletiva de artes plásticas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/07/21 - 2023/08/26 | Participação com a obra "Passarás" na exposição "Soenga António Quadros - Artes de um Andarilho", Museu Terras de Besteiros
- Museu Municipal de Tondela, Portugal, de 21/ 07 a 26/ 08/ 2023. Idealizada pela ACERT, acolhida pelo Município de Tondela
e pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, congregou 30 peças de 30 ceramistas cozidas na soenga tradicional
de Molelos.
Exposição
|
Soenga António Quadros - Artes de um Andarilho
Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT, Portugal
|
2023/07/10 - 2023/07/11 | Ministrante da oficina "Cores e formas do Imaginário", em parceria com Ane Beatriz Reis, no evento internacional 3º Encontro
com as Artes, com a Luta, com os Saberes e com os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, no Brasil, no
período de 10 a 11 de julho de 2023. A oficina foi direcionada à experimentação artística com diferentes técnicas utilizando
geopigmentos dos barreiros da comunidade e foi ofertada às turmas do turno manhã e da tarde, da Escola Municipal Bevenuto
Simão de Oliveira.
Encontro
|
3º Encontro com as Artes, com a Luta, com os Saberes e com os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas
AQCC - Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Brasil
Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal |
2023/07/01 - 2023/07/01 | Realização da performance "Nós entre nós", apresentada no evento "IDENTIDADES por brasis pernambucanos" no Instituto Pernambuco
Porto Brasil. A performance ritualiza, por meio de um ponto da Jurema Sagrada, o ato de desfazer os "nós" coloniais em nós.
Com a participação do público, percorre-se um caminho, feito com a técnica de crochê de dedo, por onde os presentes são solicitados
a desfazer os "nós" cantando. Ao final, foi realizada uma roda de conversas.
Outro
|
Performance "Nós entre nós" - evento "IDENTIDADES por brasis pernambucanos"
Identidades Coletivo Ação-Investigação, Portugal
|
2022/10/20 - 2022/11/29 | Curso de Extensão intitulado Diálogos sobre Natureza, Cosmologias e Territórios, realizado no formato remoto com a Oficina
Francisco Brennand em parceria com a UFPE.
Oficina (workshop)
|
Diálogos sobre Natureza, Cosmologias e Territórios
Oficina Francisco Brennand , Brasil
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
2022/09/10 - 2022/11/26 | Curso de extensão e formação de professores em geopigmentos e tintas artesanais como recurso didático no ensino fundamental
e médio, do Projeto Cores do Recife, vinculado à Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE/UFPE, 40 horas.
Outro
|
Geopigmentos e sua aplicação no ensino de Ciências Naturais, Humanas e Artes & Produção de tintas artesanais a partir de geopigmentos
Universidade Federal de Pernambuco - Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste/Cecine/Proexc, Brasil
|
2022/10/06 - 2022/11/04 | Performance/instalação "chamados te(r)cidos" partilha e ritualiza, junto ao público, o desfazimento de nós (pouco mais de
40 metros, feitos com linha de algodão e tricô de dedo) como metáfora dos equívocos que construímos nos percursos da (nossa)
vida/existência (humana) e que urge desfazê-los. Convoca-nos a agir, coletivamente.
Exposição
|
Tramações: Não é tempo de pontos finais (4ed)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2022/02/16 - 2022/02/18 | Comunicação em roda de conversas, no 9º Encontro em Práticas de Investigação e Educação Artística, com o título Terras de
fiar: um relato de experiência das trocas com artesãs da comunidade de Conceição das Crioulas (Brasil), como reflexão parcial
da pesquisa em desenvolvimento no doutoramento em Educação Artística na FBAUP.
Encontro
|
9º Encontro em Práticas de Investigação e Educação Artística
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/07 - 2018/07 | Participou da roda de conversa "Cultura popular no contexto da arte educação", no II Encontro de Artes Culturas e Saberes
dos Sertões (afro-luso-brasileiro), realizado pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará,
em julho, na cidade de Quixadá, Ceará, Brasil
Encontro
|
II Encontro de Artes Culturas e Saberes dos Sertões (afro-luso-brasileiro)
Casa de Saberes Cego Aderaldo, Brasil
|
2018/04/05 - 2018/04/07 | Participação no 5 Encontro Internacional sobre Educação Artística - 5 EI_EA, realizado em Tondela, entre 05 e 07 de abril
de 2018. Como parte do evento, vivenciou a oficina de modelagem em argila, realizada pelos artistas Xana Monteiro e Carlos
Lima, em Molelos, e conheceu os ateliês dos artesãos da louça preta tradicional.
Encontro
|
5 Encontro Internacional sobre Educação Artística - 5 EI_EA
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/05/04 | Grupo Flor do Barro: a cerâmica narrativa de mulheres artesãs do Alto do Moura - Caruaru/PE
Arguente
|
Marília Brandão (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil
|
2017 | Design de superfície como ferramenta para a valorização profissional: um estudo de caso da Fundação Casa Grande
Arguente
|
Safira Maria de Lima Rosa (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2016 | O design de moda e a modelagem criativa: a experimentação da técnica TR Pattern de Shingo Sato
Arguente
|
Juliana Maria Galindo Ferreira (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/04/01 - 2021/11/01 | Consultoria artística e na produção da publicação do HQ "Conceição contra o Corona: ancestralidade no combate à pandemia". Relaciona pesquisa e enfrentamento da covid-19, em uma parceria entre o Progama de Pós-Graduação em Artes Visuais-PPGAV/ UFPE/ UFPB, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário e a Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas. | Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brasil |
2014/11/01 - 2015/05/31 | Consultoria multidisciplinar, que visou contribuir para o empoderamento das mulheres marisqueiras e esposas de pescadores da Colônia de Pescadores Z-2 do Município de Paulista/PE, a partir do desenvolvimento do artesanato, de forma associativa. | Instituto de Administração e Tecnologia/ Universidade de Pernambuco, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/01/31 - Atual | História da Arte/ Turma 2021.2 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2022/07/01 - 2022/11/07 | História do Design/ Turma Tarde 2022.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2022/06/27 - 2022/11/07 | História da Arte/ Turma 2022.1 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | História da Arte (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2022/06/27 - 2022/11/07 | História da Arte/ Turma 2022.1 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2022/07/01 - 2022/11/04 | História do Design/ Turma Noite 2022.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2022/01/31 - 2022/05/23 | História da Arte/ Turma 2021.2 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2022/02/04 - 2022/05/20 | História do Design/ Turma Noite 2021.2 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2022/02/04 - 2022/05/20 | História do Design/ Turma Tarde 2021.2 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/09/24 - 2021/12/30 | História do Design/ Turma Noite 2021.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/09/24 - 2021/12/30 | História do Design/ Turma Tarde 2021.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/09/20 - 2021/12/30 | História da Arte/ Turma 2021.1 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/09/20 - 2021/12/30 | História da Arte/ Turma 2021.1 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/05/28 - 2021/09/04 | História do Design/ Turma Noite 2020.2 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/05/28 - 2021/09/04 | História do Design/ Turma Tarde 2020.2 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/05/24 - 2021/09/04 | História da Arte/ Turma 2020.2 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/05/24 - 2021/09/04 | História da Arte/ Turma 2020.2 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/02/05 - 2021/04/30 | História do Design/ Turma Tarde 2020.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/02/04 - 2021/04/30 | História do Design/ Turma Noite 2020.1 60h - Propiciar ao aluno uma visão histórica e prospectiva da história do design e de diversos movimentos da era industrial, pós-industrial e da contemporaneidade, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/02/01 - 2021/04/30 | História da Arte/ Turma 2020.1 Tarde 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2021/02/01 - 2021/04/30 | História da Arte/ Turma 2020.1 Noite 60h - Desenvolver no aluno a capacidade de percepção dos diferentes movimentos artísticos ao longo da história, diferenciando-os e compreendendo as transformações histórico-sociais, econômicas e tecnológicas que serviram de base para o surgimento de tais manifestações nas artes. A percepção, caracterização e diferenciação dos momentos históricos oferece ao aluno ferramentas para pensar o design de forma criativa e original, utilizando-se de variadas referências para construção de produtos inovadores. | Design (Bachelor) | Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste, Brasil |
2019/08/01 - 2019/11/30 | Formação artística e sócio-política, com os resíduos da pesca e outros insumos, realizado com as pescadoras e marisqueiras da Colônia Z20, Ilha de Itamaracá, Brasil, no Programa Chapéu de Palha - Pesca, da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Governo de Pernambuco. A arte e o artesanato foram dispositivos de ação-reflexão a fim de discutir os conteúdos de gênero, de discriminação de classe/ trabalho, questões raciais ligadas a afro-descendência. | Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (IEDES), Brasil | |
2018/08/01 - 2018/11/30 | Formação artística e sócio-política, com os resíduos da pesca e outros insumos, realizado com as pescadoras e marisqueiras da Colônia Z20, Ilha de Itamaracá, Brasil, no Programa Chapéu de Palha - Pesca, da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Governo de Pernambuco. A arte e o artesanato foram dispositivos de ação-reflexão a fim de discutir os conteúdos de gênero, de discriminação de classe/ trabalho, questões raciais ligadas a afro-descendência. | Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (IEDES), Brasil | |
2013/08/01 - 2016/12/12 | Design e Entorno(60h) - 2013/2014; Marketing e Design(60h) - 2014/2015; Fotografia(60h) - 2015; Projeto Interdisciplinar: Criação de Moda (100h) - 2014/2015; Elaboração e Organização de Eventos (60h) - 2014/2016; Empreendedorismo (60h) - 2014; Projeto Interdisciplinar: Planejamento de Moda (140h) - 2015; Temas Tecnológicos em Fundamentos do Design (40h) - 2015; Estudos dirigidos em Design e Entorno (30h); Marketing e Design (30h); Elaboração e Organização de Eventos (30h) - 2016 | Design de Moda (Bachelor) | Centro Universitário Vale do Ipojuca, Brasil |
2013/08/01 - 2016/12/12 | Em 2016: Temas Tecnológicos em Fundamentos do Design(40h); Gestão de Marcas Branding(60h); Projeto de Design Identidade Visual(60h); Tópicos Avançados em Design Gráfico(60h); Temas Tecnológicos em Gestão do Design(40h) | Design Gráfico (Bachelor) | Centro Universitário Vale do Ipojuca, Brasil |
2013/08/01 - 2016/12/12 | Design e Entorno(60h) - 2013/2014 Marketing e Design(60h) - 2014 | Design de Interiores (Bachelor) | Centro Universitário Vale do Ipojuca, Brasil |
2012/03 - 2012/03 | Ministrou o workshop "Da produção ao Design: um olhar sobre a produção dos Caboclinhos", em Goiana, durante o Festival Pernambuco Nação Cultural – Mata Norte. | Da produção ao Design: um olhar sobre a produção dos Caboclinhos | FUNDARPE, Brasil |
2012/03 - 2012/03 | Ministrou a oficina "Re-significação da Indumentária do Maracatu em Acessórios de Moda", em Nazaré da Mata, durante o Festival Pernambuco Nação Cultural – Mata Norte. | Re-significação da Indumentária do Maracatu em Acessórios de Moda |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
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2021/06/02 - Atual | Entrevista concedida para o programa Com.par.trilhando Artes Visuais/ Produção e Veiculação de Programa Radiofônico de Caráter Voluntário na Rádio Paulo Freire sobre o significado do termo Com.par.trilhando na pesquisa de mestrado intitulada "Design e artesanato: compartrilhando caminhos para inovação social" | Artes |
2021/03/01 - 2022/02/28 | Com.par.trilhando Artes Visuais/ Produção e Veiculação de Programa Radiofônico de Caráter Voluntário na Rádio Paulo Freire | Artes |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
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2014/05/06 - 2014/05/06 | Participação da comissão de avaliação técnica de projetos propostos para a área de Economia Criativa referente ao Edital de
Convocação para a composição de programação do Festival de Inverno de Garanhuns.
Membro
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FUNDARPE, Brasil |
Distinções
Prémio
2006 | Prêmio Ivan Assumpção de Macedo
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
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