???global.info.a_carregar???
Elisabete X. Gomes. Concluiu Doutoramento em Ciências da Educação em 2011 pela Universidade Nova de Lisboa-Faculdade de Ciências e Tecnologia, com orientação de Mariana Gaio Alves, com a tese "Perspectivar as cidades como espaços públicos de educação de crianças" , e o Mestrado em Ciências da Educação em 2003 pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Licenciou-se em Ciências da Educação em 1996 pela Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professora Adjunta de Pedagogia na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, desde setembro de 2020. Foi docente e Presidente do Conselho de Direcção da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, entre 2014 e 2020, tendo exercido funções docentes e de supervisão de estágios até 2020. Entre 1997 e 2006 foi Assistente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja e foi Professora Adjunta convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa entre 2011 e 2014. Publicou vários artigos em revistas especializadas. Possui 11 capítulo(s) de livros. Orientou 18 dissertação(ões) de mestrado. Participa em dois projetos de investigação: Projeto SMOOTH (2021-2024) através do CICS-NOVA, cuja IR é Catarina Tomás, trata-se de um projecto internacional financiado pelo Horizonte 2020; Projeto OutGoing (desde 2021), é um projeto nacional com a coordenação de Assunção Folque e sediado no CIEP-Universidade de Évora. Participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto de investigação com financiamento nacional. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, especificamente na formação inicial de educadoras de infância e professoras do 1.º CEB. Nas suas atividades profissionais interagiu com 29 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação de professores; Arte e educação; Pedagogy; Práticas artísticas; Práticas pedagógicas; Interdiscursividade; Interdisciplinaridade; Teachers' training; Artistic practices; Pedagogical practices; Interdiscursitiy; Interdisciplinarity; Formação contínua de professores; Experiências pedagógicas; Arte; Educação; Educação formal, não-formal e informal; Primary School; Teachers Professional Developement, Relations Between Art and Education; Educational Policy; European Union; Life Long Learning; Formação de educadores; Investigação em Educação; Escolas; Inovação Educacional; children´s participation; public space of education; qualitativa research; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, Elisabete X.

Identificadores de autor

Ciência ID
6819-3243-E909
ORCID iD
0000-0001-6635-6307
Google Scholar ID
u1ytoBQAAAAJ
Scopus Author Id
210312

Endereços de correio eletrónico

  • elisabete.gomes@ese.ips.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2006/10/01 - 2011/10/04
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Perspectivar as cidades como espaços públicos de educação de crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1999/10 - 2003/07/23
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação, Comunicação e Linguagem
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Análise de Currículo Nacional: interpretação, cooperação e abertura de mundos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991/10/02 - 1996/10/15
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014/07/21 - 2020/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2019/03/01 - 2020/02/28 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012/04/16 - 2014/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010/09/01 - 2012/04/15 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2004/10 - 2006/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal
1997/10/27 - 2003/10/26 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Co-coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal
2015/09/01 - 2020/07/31 Coordenador de curso de Licenciatura e de Mestrado Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2014/07/20 - 2020/07/31 Conselho téc-científico/Technical-Scientif Council Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2014/07/21 - 2019/08/31 Director de Unidade Orgânica Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/10/27 - 2004/07/31 Consultadoria/Consulting Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006/10/01 - 2010/09/30 Building Education Society: the contribute of non-formal education /CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE EDUCATIVA EM PORTUGAL: O CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBD2%F217442%F2005/PT
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/04 - Atual SMOOTH - BENS COMUNS EM EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL ATIVA/ Educational Common Spaces, Passing through enclosures and reversing Inequalities
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
European Commission
Em curso
2014/01/01 - 2015/12/31 Theorizing Spaces Between Art and Education/ Teorizando Espaços entre Arte e Educação
Not a grant
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 2861 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/01/01 - 2009/12/31 Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida
PDCT/CED/60425/2004
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2006 Cartas Educativas dos 14 municípios do Distrito de Beja
s/referência
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/01/03 - Atual OutGoing - crianças, natureza e cultura em relação
sem financiamento
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal - Centro de Investigação em Educação e Formação , Portugal
Em curso
2023/06/01 - 2024/07/31 ITE - PractiMent (Initial Teacher Education – Practicum and Mentorship
2014-2021, Ref. FBR_OC2_61_DGAE
Investigador
Em avaliação
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Elisabete X.; Oliveira Pires, Ana Luisa. "A PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL PARA CRIANÇAS E JOVENS COMO OPORTUNIDADE DE CONSTRUÇÃO DE MUNDO COMUM". Trabalho apresentado em XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Lisboa, 2023.
    No prelo
  2. Gomes, Elisabete X.; Tomás, Catarina; Gonçalves, Carolina ; Bento, Ricardo. "Educação e infância na construção do (mundo) comum: O projeto SMOOTH-RED". Trabalho apresentado em Dar asas ao saber: diálogos multi, inter e transdisciplinares, Setúbal, 2022.
    Publicado
  3. Lopes, Sandra; Gomes, Elisabete X.; Ana Luísa de Oliveira Pereira. "De cima para baixo e vice-versa: cruzamentos entre cultura e educação em instrumentos de política nacional". Trabalho apresentado em XI Congresso Português de Sociologia, 2021.
    Publicado
  4. Gomes, Elisabete X.; Catarina Silva. "Estágio à distância: uma aventura pedagógica e dialógica na formação de professoras/es". Trabalho apresentado em Dar asas ao saber: investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, Setúbal, 2021.
    Publicado
  5. Gomes, Elisabete X.. "ENTRE ESCOLAS E EQUIPAMENTOS DE ARTE E CULTURA: EM BUSCA DE OUTROS TEMPOS E ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO". Trabalho apresentado em XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal 2019, Lisboa, 2019.
    No prelo
  6. Gomes, Elisabete X.. "A Escola Maria Ulrich como lugar de experiências de (re)invenção da educação de infância e de lugares para o seu exercício.". Trabalho apresentado em O Tempo dos Professores, Porto, 2017.
    Publicado
  7. Gomes, Elisabete Xavier; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gonçalves, Teresa N. R.. "Composições interdiscursivas com as linguagens pedagógica e artística". 2016.
    Publicado
  8. Gomes, Elisabete X.. "Educação Formal e Não-formal na Educação das Crianças nas Cidades.". Trabalho apresentado em O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias., Braga, 2013.
    Publicado
  9. Gomes, Elisabete X.; Carla Augusto. "Para lá dos opostos: um lugar para o informal". Trabalho apresentado em O não-formal e o informal em educação: centralidades e periferias, Braga, 2013.
    Publicado
  10. Gomes, Elisabete X.; Ana Bruno. "Walkscapes of children participation in a world of common things.". Trabalho apresentado em Rethinking Urban Inclusion. Spaces, Mobilizations, Interventions, Coimbra, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rasteiro, Ana; Simões, Ana; Valente, Mariana de Jesus Pedreira; Folque, Maria Assunção; Gomes, Elisabete X.; Fátima Aresta; Almeida, Tiago; Oliveira Pires, Ana Luisa. "Do projeto Outgoing- Repensar modos de relação com o mundo". Infância na Europa Hoje- APEI (2023):
    Aceite para publicação
  2. Tomás, Catarina; Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Carolina; Gazzinelli, Juliana. "Education, Democracy and Childhood. The Rebirth of an Everlasting Conversation?". Sisyphus. Journal of Education 11 3 (2023): 191-215. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/31165.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Andreia Gonçalves; Gomes, Elisabete X.; Folque, Maria Assunção; Maria do Carmo Mendes; Marta Reis; Almeida, Tiago; Vanessa Kene. "Nós no mundo: o projecto OutGoing - criança, natureza e cultura em relação no interior do MEM". Escola Moderna 11 (2023): 21-29.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Gomes, Elisabete X.; Brito, Ana Teresa. "alunização da infância". Debates em Educação 14 (2022): 190-216. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nespp190-216.
    10.28998/2175-6600.2022v14nespp190-216
  5. Gomes, Elisabete X.; Montiel, António; Matos, Ana Isabel. "Estágio à prova de distância". Educação, Sociedade & Culturas 59 (2021): 49-71. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi59.336.
    Publicado • 10.24840/esc.vi59.336
  6. Elisabete X. Gomes. "Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância: perspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da pandemia". Zero-a-Seis 23 Especial (2021): 269-290. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79039.
    10.5007/1980-4512.2021.e79039
  7. Gomes, Elisabete X.; Mariana Gaio Alves; Oliveira Pires, Ana Luisa. "Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar". Da Investigação às Práticas 11 1 (2021): 25-43.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Gomes, Elisabete Xavier; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gonçalves, Teresa N. R.. "Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo da democracia". Medi@ções. Revista Online da Escola Superior de Educaçãodo Instituto Politécnico de Setúbal 4 2 (2016): 6-23. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/125.
    Acesso aberto • Publicado
  9. GOMES, ELISABETE XAVIER. "Quem tem medo da pedagogia?: contributos da teoria contemporânea da educação para resistir ao "regresso ao básico"". Revista Brasileira de Educação 20 63 (2015): 949-973. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782015206308.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1413-24782015206308
  10. Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Trabalho da educação: acção humana, não produtividade e comunidade.". Interacções 11 37 (2015): 24-46.
    Publicado
  11. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.. "Re-imaginar o desenvolvimento profissional contínuo de professores: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian". Medi@ções. Revista on-line da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 2 (2014): 63.
    Publicado
  12. Gomes, Elisabete X.. "Intermitências da educação de crianças: escolarização do social e interrupção do escolar". Interacções 10 21 (2014): 154-170.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Gomes, Elisabete X.. "Olhar as cidades como espaços públicos de educação de crianças: Contributos a partir de um estudo de caso em Lisboa.". Educação e Fronteiras On-Line 4 10 (2014): 103-119. http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3651/1958.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Re-imaginar o desenvolvimento profissional contínuo de professores: O projecto 10X10 da Fundação Calouste Gulbenkian.". Medi@ções. Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 2 (2014): 63-80.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Xavier Gomes, E.. "The (Un)bearable Educational Lightness of Common Practices: On the Use of Urban Spaces by Schoolchildren". Studies in Philosophy and Education 31 3 (2012): 289-302. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84861009945&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/s11217-012-9289-4
  16. Gonçalves, T.N.R.; Gomes, E.X.; Alves, M.G.; Azevedo, N.R.. "Theory and Texts of Educational Policy: Possibilities and Constraints". Studies in Philosophy and Education 31 3 (2012): 275-288. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84861006949&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/s11217-012-9294-7
  17. Alves, M.G.; Neves, C.; Gomes, E.X.. "Lifelong learning: Conceptualizations in European educational policy documents". European Educational Research Journal 9 3 (2010): 332-344. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77956072385&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.2304/eerj.2010.9.3.332
  18. Gomes, E.X.. "Children's educational processes in contemporary cities: Preliminary findings and insights from a case study developed in Lisbon". European Educational Research Journal 8 2 (2009): 311-325. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70349498696&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.2304/eerj.2009.8.2.311
Capítulo de livro
  1. Gomes, Elisabete X.. "Exercício. Pensar a educação aprendendo com as artes". In Educação artística 2010-2020, editado por Falcão, Miguel; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos; Pereira, Teresa Matos, 65-71. Portugal: Instituto Politécnico de Lisboa, 2021.
    Publicado
  2. Gomes, Elisabete X.; Alves, Mariana Gaio. "Educação, cidade e desenvolvimento. Notas sobre as suas interdependências.". In Investigação, educação e desenvolvimento. Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio, 83-96. Lisboa, Portugal: Colibri, 2018.
    Publicado
  3. Gomes, Elisabete X.; Ana Teresa Brito. "A educação de infância como lugar de confluências complexas: diálogos e linhas de análise a partir do caso ESEI Maria Ulrich.". In Investigação, educação e desenvolvimento: revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio, 119-144. Lisboa, Portugal: Colibri, 2018.
    Publicado
  4. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gomes, Elisabete Xavier; Gonçalves, Teresa N. R.. "Teorizando espaços entre arte e educação". In 10x10: Ensaios entre arte e educação / Between Art and Education, 49-68. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
    Publicado
  5. Gomes, Elisabete Xavier; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gonçalves, Teresa N. R.. "Interrupções e (re)invenções: interromper automatismos e (re)inventar (tecnologias de) a educação escolar /". In 10x10. Ensaios entre arte e educação / Spaces between Art and Education, 69-94. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
    Publicado
  6. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gomes, Elisabete Xavier; Gonçalves, Teresa N. R.. "Reinventing spaces between art and education". In 10x10: Between Art and Education. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
    Publicado
  7. Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.; Pires, Ana Luísa de Oliveira. "Formação contínua de professores e criação de espaços colaborativos no trabalho da educação: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian". In Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades, editado por G. B. Cruz; A. T. Oliveira; M. d. Nascimento,, 157-177. Curitiba, Brasil: CRV, 2017.
    Publicado
  8. Gomes, Elisabete X.; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gonçalves, Teresa N. R.. "Interrupções e (re)invenções: interromper automatismos e (re)inventar (tecnologias de) a educação". In Ensaios entre arte e educação, 69-94. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
    Publicado
  9. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.; Pires, Ana Luísa de Oliveira. "Formação contínua de professores e criação de espaços colaborativos e criativos no trabalho da educação: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian". In Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades, editado por Cruz, Giseli B.; Oliveira, Ana Teresa C. C.; Nascimento, Maria das Graças A., 157-175. Rio de Janeiro, Brasil: Editora CRV, 2017.
    Publicado
  10. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa Nico; Gomes, Elisabete Xavier. "Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto". In Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): investigar práticas em contexto (e-book). Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal, 2015.
    Publicado
  11. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.. "Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian". In Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III). Investigar práticas em contexto., 61-78. Setúbal, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 2015.
    Publicado
  12. Gomes, Elisabete X.; Maria de Assis. "Parcerias criativas - Espaços entre a formação, a pedagogia e a arte. Uma experiência de investigação em parceria.". In Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação, editado por Pires, Ana Luísa de Oliveira; Antonio Vasconcelos; Carla Figueiredo; Alves, Mariana Gaio, 141-151. Portugal: UIED, 2014.
    Publicado
  13. Swinnerton, Maria de Assis; Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Parcerias Criativas - espaços entre a formação, a pedagogia e a arte". In Trabalhar (s)em rede em educação. Dinâmicas de cooperação, 141-151. Lisboa, Portugal: UIED-FCT/Universidade Nova de Lisboa, 2014.
    Publicado
  14. Gomes, Elisabete Xavier. "Da Europa às Cidades: contributos de novos contextos de educação para a compreensão da microregulação da política.". In Aprendizagem ao longo da vida e políticas educativas europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos, 139-176. Portugal: UIED, 2011.
    Publicado
  15. Neves, Cláudia; Gomes, Elisabete Xavier. "Diálogos a partir de dinâmicas de investigação.". In Investigar em Educação. Desafios da construção do conhecimento e da formação dos investigadores num campo multi-referenciado, editado por Alves, Mariana Gaio; Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios, 123-147. Portugal: UIED, 2010.
    Publicado
  16. Xavier, Elisabete ; Isabel Menezes; Gertrudes Amaro; Bártolo Paiva Campos. "Civic issues in the official curricula and textbooks: An analysis of the intended curricula in basic education in Portugal.". In Civic education across countries: Twenty-four national case studies from the IEA Civic Education Project, editado por J. Torney-Purta; J-A. Amadeo, 483-504. Amsterdam, Países Baixos: IEA, 1999.
    Publicado
Edição de livro
  1. Gomes, Elisabete X.; Alves, Mariana Gaio; António Domingos; Pires, Ana Luísa de Oliveira; José Manuel Matos; Cláudia Neves; Ana Teresa Brito; et al. Investigação, Educação e Desenvolvimento. Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Lisboa, Portugal: Colibri. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Gomes, Elisabete X.. 10x10: Ensaios entre arte e educação/ Between Art and Education. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2017.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Teorizar o trabalho da Educação". Interacções 11 37 (2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8462.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Menezes, Isabel; Gomes, Elisabete X.. A Educação Cívica nos programas e manuais do Ensino Básico.. Portugal: Instituto de Inovação Educacional (IIE). 1997.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Gomes, Elisabete X.; Brito, A. T.. "Em busca da Educação de Infância nos planos de estudos da formação inicial docente em Portugal". Trabalho apresentado em XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2022.
    Publicado
  2. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.; Pires, Ana Luísa de Oliveira. "Theorizing spaces between art and education: the project 10x10 by Fundação Calouste Gulbenkian". Trabalho apresentado em ECER 2016 - European Conference on Educational Research, 2016.
    Publicado
  3. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Dialogues between pedagogy and arts: perceptions on pedagogical strategies created within the project 10x10 by Calouste Gulbenkian Foundation". Trabalho apresentado em ECER 2015 - European Conference on Educational Research, 2015.
    Publicado
  4. Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.; Pires, Ana Luísa de Oliveira. "Challenging teachers' continuing professional development: the project 10x10 by Calouste Gulbenkian Foundation". Trabalho apresentado em ECER 2014 - European Conference on Educational Research, Porto, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Elisabete Maria Xavier Vieira. "Perspectivar as cidades como "espaços públicos de educação" de crianças". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7779.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/12/11 Crianas entre espaços, tempos e programas de educação: que lugar para a infância? o V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e do II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/01/20 - 2022/12/20 O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática: na sala tenho liberdade para ler, escrever e ajudar os colegas
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/01/20 - 2022/12/19 QUAIS AS POTENCIALIDADES DO USO DE PROJETOS NO 1.º CEB?
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020/01/03 - 2020/12/17 "Metodologia de Trabalho de Projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/02/01 - 2018/12/20 "Interações e aprendizagem numa turma heterogénea no âmbito do Movimento da Escola Moderna"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2018/02/01 - 2018/12/19 "Contextos promotores das relações Interpessoais Democráticas no 1º ciclo"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017/10/01 - 2018/11/27 "A participação da Criança em Contexto de Jardim de Infância"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2018/02/01 - 2018/07/31 "Metodologia do trabalho de projecto no 1º ciclo do ensino básico"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2018/02/01 - 2018/07/30 "A relação pedagógica na pedagogia Waldorf"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017/10/01 - 2018/06/07 "Ludicidade e Aprendizagem em Educação Pré-Escolar"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017/02/01 - 2017/12/11 "Livros de histórias para a infância - abertura de um mundo de possibilidades no 1º CEB"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016/10/01 - 2017/10/23 "Criar uma área em sala de Jardim-de-Infância partindo do interesse das crianças"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017/02/01 - 2017/09/26 "Literatura Infantil e Interdisciplinaridade no 1º CEB"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017/02/01 - 2017/07/18 "Integração curricular: Um desafio a implementar no 1º ciclo do Ensino Básico"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do EnsinoBásico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017/02/01 - 2017/07/18 "A diversidade cultural nas escolas do 1º ciclo: Implicações nas metodologias de ensino e nas aprendizagens dos alunos"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017/02/01 - 2017/07/13 "Educação no Séc.XXI: O papel da criatividade no 1º ciclo do ensino básico"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016/10/01 - 2017/05/22 "O papel do/a educador/a na promoção da literacia emergente à luz do modelo pedagógico do Movimento de Escola Moderna"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016/03/01 - 2017/01/30 "Qual o contributo de estratégias e diferenciação pedagógica para o envolvimento das crianças nas atividades propostas em sala de aula de 1ºCEB?"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2015/10/01 - 2017/01/26 "O tempo de sesta em educação pré-escolar. Fundamentos e práticas"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2015/10/01 - 2017/01/26 "Educar com a natureza: A influência da natureza no processo de ensino - Aprendizagem na educação pré-escolar"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2015/10/01 - 2016/07/18 "O Jardim-de-Infância, a Família e a Cidade: Uma Trilogia Educativa"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2014/06 - 2015/06 “IMPACTO DO USO DA METODOLOGIA DE PROJECTO NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E CONHECIMENTOS DA CLASSE DE INICIAÇÃO”
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Katyavala Bwila Instituto de Ciências Educativas (Angola); , Angola

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/02 - 2015/04 “IMPACTO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE EDUCADORES (PROFESSORES) NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NAS CLASSES DE INICIAÇÃO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJECTO” Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Universidade de Katyavala Bwila Instituto de Ciências Educativas (Angola); , Angola

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/05 - 2025/10 Simpósio Luso Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. (2024/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12/13 A perceção dos professores sobre o trabalho colaborativo e o papel da liderança na educação inclusiva
Arguente
Maria Amália Ferreira Cândido (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/11/23 “A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Marta Brísio Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal
2022/01/18 “Diferenciação pedagógica e autoeficácia docente: Perceções dos professores do ensino básico
Arguente
Sofia Ferreira Cândido, (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/11/29 Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim-de-infância
Arguente
Carmen Sofia Machado de Sousa Galvão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal
2020/12/21 TORNAR-SE MARIANA: A CONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE EM UMA ESCOLA QUE GARANTA LUGAR PARA CADA UM
Arguente
CLARISSA DE ARRUDA NICOLAIEWSKY (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2020/12/17 "A interdisciplinaridade e a ludicidade em contexto de 1.º CEB"
Arguente
Maria Leonor Azevedo Mendes Horak (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/12/17 "As Histórias para a infância como elemento potenciador da Aprendizagem Transdisciplinar"
Arguente
Maria Teresa de Alarcão Campelo Ribeiro (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/09/11 O ajustamento escolar dos alunos na transição do 1º para o 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Edite Rute dos Reis Mendes Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/12/21 Arquitectura e Urbanismo na Educação. A apropriação dos espaços escolares, uma discussão físico ambiental com duas vertentes: os espaços da escola e os da vizinhança
Arguente
Mariza Weber Alves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/01 A educação de quem educa: Interseccionalidade e Teatro do Oprimido na formação de professoras/es
Vogal
Maria Teresa dos Santos Henriques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/11 - 2017/12 II Encontro de Formação de Educadores e Professores na UniverCidade de Évora 2018 Universidade de Évora
2017 - 2017 II - ENJIE: Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Universidade de Aveiro
2016/02 - 2016/05 European Conference on Educational Research - ECER 2016 Dublin - Irlanda
2015/03/01 - 2015/05 European Conference Educational Research - ECER 2015 Budapeste - Hungria

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - 2017 Inter-Acção (1981-8416) Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goias
2014 - 2016/02/17 Interacções (1646-2335) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/12 - Atual Consultoria do projeto "Aprendizagens Criativas/ DESCOLA" da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. Trata-se de um programa de oferta educativas para professores e alunos no âmbito dos serviços educativos de instituições de arte e cultura de Lisboa. Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Camara Municipal de Lisboa, Portugal
2003/10/27 - 2004/07/31 Cartas Educativas do Distrito de Beja: consultadoria e apoio técnico no processo de recolha de dados junto dos municípios, tratamento e apresentação de relatórios parcelares e relatório final.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09 - Atual Coordenadora Adjunta do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Projeto Intercontextual de Intervenção Pedagógica Intercontextual Project for Pedagogic Intervention Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017 - Atual Seminário Transdisciplinar e de desenvolvimento curricular Seminar for trandisciplinary and curricular developement Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016/02 - Atual Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico Supervised Teaching Practice in Primary School Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2015/10 - Atual Correntes da Pedagogia /Pedagogy Trends Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2019/03/01 - 2020/02/28 Educação e Formação de Adultos - Seminário do Programa Doutoral em Educação (UNL/ISPA) (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
2018/03/01 - 2019/02/28 Sociologia da Educação - Mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013/10 - 2015 Pedagogia Mestrado em Educação Pré-Escolar na Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Universidade de Katyavala Bwila Instituto de Ciências Educativas (Angola); , Angola
2012/10/01 - 2014/07/31 Prática Profissional em Educação Pré-escolar Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010/01/10 - 2014/07/01 Correntes da Pedagogia Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/09 - Atual Coordenação do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico
Coordenador
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2015/09 - Atual Coordenação da Licenciatura em Educação Básica
Coordenador
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2015/09/01 - 2020/07/31 Coordenação do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coordenador
2015/09/01 - 2020/07/31 Coordenação da Licenciatura em Educação Básica
Coordenador
Distinções

Outra distinção

2005 Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal