Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Isabel Ricardo Gonçalves Pedro
Nomes de citação
- Pedro, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6819-D3BA-7691
- ORCID iD
- 0000-0001-7434-0321
Endereços de correio eletrónico
- aipedro@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1649-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015
Concluído
|
Doutoramento em Educação - especialidade Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Tecnologias e Competências do Professor do Ensino Básico para o Séc. XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor por Unanimidade |
2011
Concluído
|
Curso de Formação Avançada em Educação - Especialidade de TIC na Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Projeto de tese de doutoramento 'Tecnologias e Competências do Professor do Ensino Básico para o Séc. XXI'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2008
Concluído
|
Mestrado Integrado em Psicologia - Especialização em Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Autoconceito profissional e Satisfação profissional de professores " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/01/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2016/04/15 - 2020/06/01 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2011/01/01 - 2015/06/24 | Investigador Contratado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2010/07/12 - 2011/12/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2009/12/01 - 2010/06/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/06/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | ||
2016/09/01 - 2020/06/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2012/09/01 - 2016/04/14 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2013 - 2016 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2010/09/01 - 2012/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/07/01 - 2009/09/30 | Técnico Superior (Técnico Superior) | INDE Intercooperação e Desenvolvimento, ONGD, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/01/01 - 2015/06/24 | TECNOLOGIAS E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO PARA O SÉC. XXI
SFRH/BD/76608/2011
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/01 - 2015/06/24 | Tecnologias e Competências do Professor do Ensino Básico para o Séc. XXI
SFRH/BD/76608/2011
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/04/01 - Atual | Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2015/04/15 - Atual | Future Teacher Education Lab
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Em curso
|
2020/06/08 - 2026/06/07 | Não disponível
CEECINST/00112/2018/CP1530/CT0016
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/06/08 - 2026/06/07 | Not Available
CEECINST/00112/2018/CP1530/CT0016
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/09 - 2023/09 | CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa CATIE / Transformative Learning Communities for
Educative Inclusion
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
|
2019/09/01 - 2023/08/31 | ReMASE - Research Methods in Advanced Studies in Education
FCT EXPL/CED-EDG/1130/2021
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/01/01 - 2023/06/30 | ReMase - Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação
EXPL/CED-EDG/1130/2021
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/05 - 2019/10 | Maker Space na escola - um projeto para a educação do séc. XXI
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Ciência Viva
Em curso
|
2016/01/01 - 2019/04/30 | Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/01/01 - 2019/04/30 | Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/01/01 - 2019/04/30 | Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab¿ (TEL@FTELab)
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/09/01 - 2018/12/31 | Escola 2020 – Colearning teams
Project Escola 2020
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Nautilus Intelligent Furniture S.A
Concluído
|
2012/01/01 - 2015/06/24 | TECNOLOGIAS E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO PARA O SÉC. XXI
SFRH/BD/76608/2011
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/09 - 2015/03 | Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e tecnologias Digitais
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/09 - 2014/12 | Avaliação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
Avaliação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2010/09 - 2014/09 | Apoio à Escola Ciência Viva
ECV
Investigador
|
Agência Ciência Viva
Concluído
|
2010/09 - 2014/08 | ITEC - Innovative Technologies for an Engaging Classroom
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/09 - 2011/09 | Roteiros de Visita ao Pavilhão do Conhecimento
Roteiros de Visita ao Pavilhão do Conhecimento
Investigador
|
Agência Ciência Viva
Concluído
|
2010/01 - 2010/12 | Intel Teach Advanced Online
Intel Teach Advanced Online
Investigador
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/01/01 - Atual | Centro de Competência em Tecnologias e Inovação
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Direcção Geral de Educação
Em curso
|
2020 - 2023/09 | Transforming Learning Communities for Educational Inclusion
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
|
2021/09/01 - 2023/08/31 | Apps for Good - Avaliação Externa
Investigador responsável
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018/10/20 | As competências e as habilidades do professor do séc. XXI | IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
Editora Positivo (Curitiba, Brasil)
|
2018/04 | Experiences of Master in Digital Technologies in Education and Specialization Program on Coding for teachers. Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education. | Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education.
European Trade Union Institute Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2018 | As competências e as habilidades do professor do séc. XXI. | VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE)
(Curitiba, Brasil)
|
2018 | As competências e as habilidades do professor do séc. XXI. | IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
(Curitiba, Brasil)
|
2018 | Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico: Linhas Orientadoras do Projeto | Encontro Ciência 2018, Fundação para a Ciência e Tecnologia
(Lisboa, Portugal)
|
2018 | Experiences of Initial Teacher Education in Lisbon University: Master in Teaching Informatics. | Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education.
European Trade Union Institute Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2017/06/29 | TEL@FTELab: um exemplo na e para a formação de professores. | Conferência Inovar Práticas, Abrir Horizontes.
Agrupamento de Escolas São João da Talha (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico: Linhas Orientadoras do Projeto. | Lançamento das Linhas Orientadoras para a Probótica.
Ministério de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2016/09/07 | Salas de aula do futuro: um exemplo na e para a formação de professores. | Dia da Educação
Câmara Municipal de Pombal (Pombal, Portugal)
|
2013/12/14 | Competências dos Professores para o Século XXI. | Seminário Formação Inicial de Professores para a Escola do Futuro
(Portugal)
|
2013/11/23 | Capacidades digitais dos professores e a sala de aula do futuro. Tecnologias Inovadoras para uma Sala de Aula do Futuro. | O projeto iTEC: balanço e um olhar prospetivo.
Direção Geral de Educação – Ministério de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Práticas pedagógicas inovadoras no ensino básico e secundário. | II Congresso Internacional TIC e Educação.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Competências do século XXI e práticas pedagógicas enriquecidas por tecnologias digitais na formação inicial de professores
Formação Inicial de Professores;
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - Atual | Perceções dos Docentes Acerca da Inovação Pedagógica em Habitats Digitais
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/10 - Atual | Tecnologia e educação: a formação docente no PARFOR/UFRA
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/10 - Atual | Gestão de processos educativos: uso das tecnologias para superação das repetências na 1ª série do ensino médio
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/09 - Atual | Influência das Ações Educativas de Sucesso, do Projeto Comunidades de Aprendizagem – INCLUD-ED, nas competências dos alunos
da educação pré-escolar, 1.º, 2º e 3º ciclos dos Ensino Básico
Orientador
|
Doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - Atual | DESENVOLVIMENTO DE UM REFERENCIAL PARA MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES) NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE
Orientador
|
Doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - Atual | A INTEGRAÇÃO DAS TIC NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE
PEDAGOGIA
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - Atual | Um Estudo com Base no Modelo TPACK: Análise das Percepções Docentes na Escola Amando de Oliveira
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017/09 - 2022/07 | Referencial para o design de MOOC (Massive Open Online Courses) na formação contínua de professores no contexto português
Orientador
|
ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | O Potencial do Digital nas Escolas
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017/09 - 2021/11 | Expansão do léxico no ensino do português : terceira língua : com recursos digitais
Coorientador
|
ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2,0 no processo de aprendizagem
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Uso das TIC no Aprendizado de Teoria Musical para o Canto Coral
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Expansão do Léxico no Ensino do Português - Terceira Língua - com Recursos Digitais
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | O papel da arte e tecnologia na caracterização da cidade como espaço inovador de aprendizagem
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Os recursos tecnológicos como potencializadores de aprendizagem e as necessidades educativas dos atletas de alto rendimento
em idade escolar obrigatória
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | O papel da arte e tecnologia na caracterização das cidades como espaço inovador de aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Formação de docentes por adesão voluntária através de oficinas virtuais. Uma solução viável?
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | " Influência das Ações Educativas de Sucesso do Projeto Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED nas Competências dos alunos
da educação pré-escolar, 1º, 2º, e 3º ciclos do Ensino Básico"
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Metodologias/Métodos de Aprendizagem das Tecnologias Assistivas do Espaço Multifuncional
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | METODOLOGIAS/MÉTODOS DE APRENDIZAGEM DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DO ESPAÇO MULTIFUNCIONAL
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2018 | FORMAÇÃO DE DOCENTES POR ADESÃO VOLUNTÁRIA ATRAVÉS DE OFICINAS VIRTUAIS
UMA SOLUÇÃO VIÁVEL?
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Referencial para o Design de MOOC (Massive Open Online Courses) na Formação Contínua de Professores no Contexto Português.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Arte com Mídias Emergentes: Educação Digital Crítica
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Metodologias de Investigação na Área das TIC na Educação: Análise em Dissertações de Mestrado Brasileiros entre 2005 e 2015
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | Arte com Mídias Emergentes: Educação Digital Crítica
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Segurança na Internet Para Encarregados de Educação: Desenvolvimento de um MOOC
Orientador
|
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Metodologias de Investigação na Área das TIC na Educação: Análise em Dissertações de Mestrado Brasileiros entre 2005 e 2015
Orientador
|
Mestrado em Educação especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | SEGURANÇA NA INTERNET PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação, tema Educação e Formação a Distância (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/02/18 - Atual | Seminário Nacional de Ambientes Educativos Inovadores: "Da sala de aula do futuro à escola do presente" (2017/02/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017/02/10 - Atual | IV Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2017/02/10)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2018/09/06 - 2018/09/08 | V Congresso Internacional TIC na Educação – ticEDUCA 2018 (2018/09/06 - 2018/09/08)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2016/09/07 - 2016/09/09 | IV Congresso Internacional TIC na Educação – ticEDUCA 2016 (2016/09/07 - 2016/09/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/01/22 | Contribuições do quadro TPACK para formação de professores de língua portuguesa: uma proposta de trilha de aprendizagem
Arguente principal
|
Cíntia Marinho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 | O papel da arte e tecnologia na caracterização da cidade como espaço inovador de aprendizagem
Orientador
|
Soraya Vasconcelos (Mestrado) |
2019 | Os recursos tecnológicos como potencializadores de aprendizagem e as necessidades educativas dos atletas de alto rendimento
em idade escolar obrigatória
Orientador
|
Ana Filipa Carmo (Mestrado) |
2018/12 | O uso da tecnologia assistiva com alunos disléxicos
Arguente principal
|
Fabiana Teixeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/12 | Tecnologia na Educação Infantil: Contribuições das Tecnologias Digitais no processo de construção da documentação pedagógica
Arguente principal
|
Amanda Couto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | Eficácia de uma metodologia de e-learning síncrona face a aulas presenciais nos cursos técnicos: perceção dos alunos
Arguente
|
Sandra Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | O Potencial Colaborativo Do Geogebra Na Concretização Das Metas Curriculares Em Matemática No Ensino Básico
Arguente principal
|
Sérgio Cortes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | Ensino de formulários Web dinâmicos para acesso a ficheiros recorrendo à aprendizagem baseada em projetos
Presidente do júri
|
João Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | Introdução do b-learning em um centro de formação profissional
Arguente principal
|
Érica Terra (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | TRAiL: Transforming Assessment into Learning. Conceptualização de plataforma digital adaptativa para avaliação formativa
Vogal
|
Nuno Dorotea (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | Metodologias/Métodos de Aprendizagem das Tecnologias Assistivas do Espaço Funcional
Orientador
|
Letícia Almeida (Mestrado) |
2018 | Formação de docentes por adesão voluntária através de oficinas virtuais
Uma solução viável?
Orientador
|
Orian Kubaski (Mestrado) |
2017 | Ensino do espanhol como segunda língua e língua estrangeira em contextos virtuais de aprendizagem
Arguente principal
|
Arthur Soares (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | A digital environment to run online simulation exercises of public health crisis
Arguente principal
|
Rodrigo Filipe (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | Fatores determinantes na adoção e uso continuado da plataforma moodle numa institução de ensino superior
Arguente principal
|
Sofia Batista (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | Arte com Mídias Emergentes: Educação Digital Crítica
Orientador
|
Beatriz Ramos (Mestrado) |
2016 | Ambiente virtual de aprendizagem: criação de um curso online em regime e-learning | Cátia Cunha (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | As TIC como elemento promotor de aprendizagens: Construção e implementação de uma plataforma e-learning
Arguente principal
|
Marco Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | MOOCs desenvolvidos no Ensino Superior Português: Análise de modelos pedagógicos e estratégias de funcionamento utilizados
Arguente
|
Patrícia Baeta (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | Conceção de cursos online
Arguente principal
|
Inês Rodrigues Vicêncio (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | Tecnologias Móveis na educação: processos e desenvolvimento de soluções para o design de espaços de aprendizagem
Arguente
|
Paulo Guimarães (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | Análise das práticas inovadoras na rede municipal de São Paulo com a utilização da linguagem de programação SCRATCH
Arguente
|
Kátia Souza (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | A influência do papel do tutor na interação em fóruns de discussão: Um estudo em EAD com base na Análise de Redes Sociais
Arguente
|
Fernanda Razera (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | Aprendizagem baseada em cenários e a integração das tecnologias digitais: experiências desenvolvidas na biblioteca de uma
escola do 1º ciclo
Arguente
|
Mónica Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | Análise de redes sociais no estudo das interações em fóruns de discussão: o caso de uma disciplina de mestrado em regime de
e-learning
Arguente
|
Isabel Lavrador (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | Segurança Na Internet Para Encarregados De Educação: Desenvolvimento De Um Mooc
Orientador
|
Carolina Amado (Mestrado) |
2016 | Metodologias de Investigação na Área das TIC na Educação: Análise em Dissertações de Mestrado Brasileiros entre 2005 e 2015
Orientador
|
Claudia Ramos (Mestrado) |
2015 | NEST - Novo Estudo Sem Tutor
Arguente
|
António Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/06 - Atual | Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges | |
2018/09 - 2018/09 | V Congresso Internacional TIC na Educação – ticEDUCA 2016 | |
2018 - 2018 | 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2018 | |
2016/09 - 2016/09 | IV Congresso Internacional TIC na Educação – ticEDUCA 2016 |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - Atual | Intersaberes - UNINTER (1809-7286) | |
2018 - 2019 | Sysiphus – Journal of Education (2182-8474) | |
2018 - 2018 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2018 - 2018 | Indagatio Didactica (1647-3582) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/05 - Atual | Consultoria à Editora Positivo Ltda. (Brasil) para a implementação do Projeto Piloto Espaços de Aprendizagem Inovadores. Protocolo estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Editora Positivo Ltda. (Brasil) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017/09 - 2018/08 | Projeto Escola 2020 – Colearning teams, desenvolvido em parceria pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Nautilus Intelligent Furniture S.A. 2017-2018. Parceiros: Agrupamento de Escolas Senhora da Hora, Park International School. | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017/09 - 2018/08 | Consultadoria a Camara Municipal de Cascais na Implementação do Projeto ‘Sala de Aulas Inovadora’ a realizar no Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo no ano letivo 2017/2018 | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2013/09 - 2014/09 | Colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do protocolo realizado entre o IEUL e a RBE. Esta colaboração operacionaliza-se em reuniões periódicas com os membros da equipa RBE; realização de seminários para professores bibliotecários; desenvolvimento de estudos de avaliação de projetos da Rede de Bibliotecas Escolares | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2012/01 - 2013/12 | Colaboração com a Universidade de Cabo Verde, no âmbito do projeto Museu Virtual da Educação de Cabo Verde | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016 - Atual | Elearning e Formação a distância | Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - Atual | Seminário Temático I | Doutoramento em Educação: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Tema: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges. (Doutoramento) | |
2016 - Atual | Seminário Temático II | Doutoramento em Educação: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Tema: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - Atual | Seminário de Investigação e Projeto | Curso Pós-Graduado de Especialização de Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2016 - Atual | Projeto | Curso Pós-Graduado de Especialização de Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Outros) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Tecnologias Educativas | Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Tecnologias móveis | Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2013 - 2016 | Habitats Digitais em Educação | Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Metodologias de Investigação I | Mestrado em Educação e Formação, especialização E-learning e Formação a Distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Seminário de Investigação e Projeto | Mestrado em Educação e Formação, especialização E-learning e Formação a Distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2012 - 2015 | Metodologias de Investigação I | Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2012 - 2015 | Metodologias de Investigação II: Módulo de Análise de dados | Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2012 - 2013 | Metodologias de Investigação I | Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2012 - 2013 | Metodologias de Investigação II: Módulo de Métodos Mistos | Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2011 - 2012 | Formação Mediada por Plataformas LMS | Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2011 - 2012 | Metodologias de Investigação II: Módulo de Estudos Etnográficos | Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação a distância (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2011 - 2012 | Metodologias de Investigação II: Módulo de Estudos Etnográficos | Mestrado em Educação, especialização TIC e Educação (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2011 | PhD Grant with the reference SFRH/BD/76608/2011 byFundação para a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|