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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Cavallini

Nomes de citação

  • Cavallini, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
6912-0A1D-8C30
ORCID iD
0000-0003-4198-1442

Telefones

Telemóvel
  • 963066064 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Elias Garcia, 52, R/C ESQ, 2800-277, ALMADA, Setúbal, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2023/03/15
Em curso
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Nova MPB no Brasil, Nova Música Brasileira em Portugal: reflexões sobre o direcionamento do gosto na Música Popular Brasileira no século XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007/10/20 - 2010/03/15
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA IMPRENSA EM PORTUGAL - UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MPB NO JORNAL SE7E" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2000/01/20 - 2004/12/20
Concluído
Comunicação Social (Licence)
Especialização em Jornalismo
Faculdades Integradas Espírito-Santenses, Brasil
"O Papel da crítica no âmbito da imprensa local na produção musical capixaba ." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2009/01/01 - 2009/12/31 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/05/01 - 2020/03/31 Analista de Media Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Portugal
Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Portugal
2015/01/05 - 2015/07/31 Estágio Profissional Museu Nacional da Música, Portugal
Museu Nacional da Música, Portugal
2008/01/05 - 2010/01/01 Professor iniciação musical 1º Ciclo Know How Aprender a Brincar, Portugal
Know How Aprender a Brincar, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/10/01 - 2009/12/31 O Fado no Século XX: Uma Abordagem Multidisciplinar ao Património Cultural Intangível Português
POCI/EAT/60614/2004
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Concluído
2009/06/01 - 2009/09/30 A Indústria Fonográfica em Portugal no Século XX
PTDC/HAH/70991/2006
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "A música brasileira no jornalismo português: caso da MPB no jornal Se7e.". Trabalho apresentado em Musics and Knowledge in Transit. Lisbon: Edições Colibri [papers from SIBE’s Lisbon conference 2010], 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "Jornalismo Sobre Música e Gatekeeping". Revista Media & Jornalismo 13 1 (2014): 39-50. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/afa4e2b4-6367-4526-8ef0-422755a942b7..
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/11/29 The emerging of São Paulo ´s Nova MPB scene and its impact in Portugal in the 21th Century. “Popular Music: Practices, scenes, and scenarios”. XV Conference of the Spanish Society of Ethnomusicology (SIBE). X Conference of IASPM­Spain.
University of Oviedo (Oviedo, Espanha)
2018/11/08 "Eu não sei dizer o que é MPB mas sei dizer o que não é": a presença da música de "mau gosto" na MPB no século XXI. VIII ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA.
Escola Superior de Educação / Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto, Portugal)
2018/02/15 "New MPB" in Brazil, "Contemporary Brazilian Music" in Portugal: The Brazilian Popular Music mobility in 21th Century". Advanced Research Workshop Ethnomusicology and Social Sciences. Music and Nationalism songs, post­colonial and performance contexts.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/04/22 Nova MPB no Brasil, música alternativa em Portugal: A MPB no século XXI. Construção discursiva sobre a Nova MPB no Brasil e em Portugal. Fórum Doutorandos. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, Portugal. 22 de Abril de 2015.¿¿
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa)
2012/11/08 A MPB (Música Popular Brasileira) no mercado fonográfico português (1980- 2012). XII Congresso da SIBE - Sociedad de Etnomusicología.
Complejo Cultural San Francisco. Cáceres, Espanha. (Caceres, Espanha)
2012/09/27 Ideologia e Gatekeeping no jornalismo sobre música na década de 80: os casos do Blitz e do Se7e (com Pedro Nunes). X Congresso da LUSOCOM - Comunicação, Cultura e Desenvolvimento.
ISCSP Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/09/28 A Música Brasileira no Jornalismo Português: o caso da MPB no jornal Se7e. Música e Saberes em Trânsito. XI Congresso da SIBE - Sociedad de Etnomusicología.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa)
2010/06/05 A Música Popular Brasileira na imprensa escrita em Portugal: um estudo de caso sobre a abordagem do jornal Se7e. Fórum Crítica Musical. Festival Primavera Musical Fórum Crítica Musical. Festival Primavera Musical
Câmara Municipal Castelo Branco (Castelo Branco)
2010/05/18 Gatekeepers e grilos-falantes: as funções da crítica musical Debate Crítica Musical, Para que serve?
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008/06 A Crítica Musical na Imprensa Escrita - estudo de caso no Estado do Espírito Santo, Brasil. 2º Colóquio de Sociologia da Música Música e Sociedade: Transversalidades.
Fonoteca de Lisboa (Lisboa, Portugal)