???global.info.a_carregar???
Helena C. Araújo is Invited Full Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal, and a member of the Research and Intervention in Education (CIIE), serving as its Director between 2009 and 2020. Currently, she co-chairs CIIE's community of research practice PIV - Policies of Inclusion and Voices: Diversity, Gender and Intersectionality, a research and advanced training group. She has been teaching BA, Master, and PhD courses at FPCEUP on sociology of education, gender studies, and citizenship and diversity. Her main research interests are: education as social right, school disengagement, young people's biographies and pathways, gender, education, and citizenship, intercultural education. She has carried out a number of research projects in these issues. She acted as the Portuguese team coordinator of the European Commission's FP7 large-scale project RESL.eu: Reducing Early School Leaving in the EU (2013-2018). Currently, Helena Araújo leads the Portuguese team of international MotivatEyoUth project (2019-2021) and is the PI of FCT-funded EduTransfer (2018-2021). She has been a member of NESET Network of Experts on Social Aspects of Education and Training (2011-2014), adviser of the European Commission's Directorate General for Education and Culture. She led the scholarly journal Educação, Sociedade & Culturas/Education, Society & Cultures for a decade. She has delivered research papers at international conferences and published journal articles, book chapters, and books in Educational research and sociology of Education. Recent publications include articles in European Journal of Education, Comparative Migration Studies, Studies in Higher Education, and Educational Review.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Costa Araújo

Nomes de citação

  • Araújo, Helena
  • Araújo, Helena C.
  • Araújo, H. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
6D1C-82BF-1B0E
ORCID iD
0000-0003-2988-3209

Endereços de correio eletrónico

  • hcgaraujo@mail.telepac.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 226079700 (Profissional)

Moradas

  • Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto. Rua Alfredo Allen, 4200-392, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2005
Concluído
"Agregação" in Education Sciences (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1992
Concluído
Ph.D in Education (Doctor of Philosophy)
Open University: Milton Keynes, Reino Unido
1982
Concluído
Master of Arts - Institute of Education, University of London, UK (Mestrado)
Institute of Education, University of London, Reino Unido
""Towards an Analysis of Social Class and Professionalism in Portugal Contemporary Teachers", " (TESE/DISSERTAÇÃO)
approved unanimity
1974
Concluído
Licenciatura em Filologia clássica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Licenciatura em Filologia Clássica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 in 20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Professor Catedrático Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006/02/06 - 2019/05/01 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1997/10/01 - 2006/10/01 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1994/10/01 - 1997/10/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1986 - 1993 Leitor (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Co-Coordinator of CIIE's CoPIn "Inclusion Policies and Voices: Diversity, Gender and Intersectionality" Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2009/03/10 - 2020/01 Director the Centre for Research and Intervention in Education (Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2007/09/01 - 2018/12/01 Member of the Scientific Committee 3rd cycle in Education Sciences Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/09 - 2010/07 Coordinator of the 1st cycle in Education Sciences Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1995 - 2010 Research Coordinator of Research groups in CIIE Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2002/06/01 - 2007/06/30 Director of the scientific journal 'ex-aequo' and of the Portuguese Association of Women Studies (APEM) Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, Portugal
2006 - 2007 Coordinator of the Bologna group in education for the proposals for the 1st, 2nd and 3rd cycles in Education Sciences Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1995/10/01 - 2000/07/01 Dean of the Faculty Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/02 - 2018/01 [Portuguese team coordinator] Reducing Early School Leaving in the EU (RESL.eu) [FP7, European Commission]
Investigador responsável
Belgian Federal Science Policy Office
2014/01 - 2015/12 Incentive - UI 167 - 2014
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2006 - 2010 Life histories of youth in schools and communities: school drop-out revisited
POCI/CED/57938/2004
Investigador responsável
2004 - 2006 Polyphonies in Education, Citizenship, and Biographies of Young and Adult Women
PIHM/CED/49775/2003
Investigador responsável
1999 - 2000 Girls Visible Autonomy and Boys Disaffection in Schools
FCT
Investigador responsável

Projeto

Designação Financiadores
2021/01 - 2024/01 Co-created Education through Social Inclusion (COSI.ed)
621365-EPP-1-2020-1-NO-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
European Commission
Em curso
2018/07/16 - 2022/07/15 Grow up in border regions in Portugal: young people, educational pathways and agendas
PTDC/CED-EDG/29943/2017
Universidade do Porto, Portugal

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 Learning from diverse educational settings: transferability of promising practices in the 2020 Horizon
PTDC/CED-EDG/29886/2017
Investigador responsável
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01 - 2021/06 [Portuguese team leader] MotivatEyoUth - Preventing the Early School Leaving phenomenon in the EU through practical and innovative solutions
2018-2-IT03-KA205-014235
Investigador responsável
Em curso
2015 - 2017 LINK - Learning in a New Key (Engaging Vulnerable Young People in School Education)
2015-1-UK01-KA201-013752
Investigador
Concluído
2015 - 2016 [Portuguese team leader] CODE-IWP: Commitment to Democracy through Increasing Women's Participation
2014-2694/001-001
Investigador responsável
European Commission
Concluído
2010/03/22 - 2013/09/21 Building Local Networking in Education? Decision-makers´ discourses and strategies on school achievement and drop-out
PTDC/CPE-CED/104460/2008
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/05/01 - 2012/12/31 Participatory citizenship education in transitional societies
PTDC/CPE-CED/102952/2008
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2012 PIDOP - Processes Influencing Democratic Ownership and Participation [FP7]
225282
Investigador
European Commission
Concluído
2007/11/01 - 2011/06/30 Gender Inequalities in Work and Private Life: from the norms to the social practices
PTDC/SDE/72257/2006
CIIE/FPCEUP PI
Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/01 - 2010/10/31 Sexualities, Youth and Teenage Pregnancy in North-western Portugal
PTDC/SDE/67931/2006
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2013 - 2014 Building European Citizenship in Schools
Jacques Delors Centre
2004/07 - 2006/06 To share the world : towars a participatory citizenship
medida 4.1.3.1 POEFDS
2003 - 2006 School biographies, Communities and School drop-out
F C Gulbenkian
Investigador responsável
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Nada, Cosmin; Ploner, Josef; Van Mol, Christof; Araújo, Helena C.. "Going beyond the ‘typical’ student? Voicing diversity of experience through biographical encounters with migrant students in Portugal". Comparative Migration Studies 11 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1186/s40878-023-00349-w.
    Publicado • 10.1186/s40878-023-00349-w
  2. Nada, Cosmin; Macedo, Eunice; Teixeira, Elsa Guedes; Araújo, Helena C.. "Growing up in a never-ending crisis: Youth transitions and aspirations in Portugal". Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado 26 3 (2022): 125-149. http://dx.doi.org/10.30827/profesorado.v26i3.22833.
    Acesso aberto • Publicado • 10.30827/profesorado.v26i3.22833
  3. Macedo, Eunice; Nairz-Wirth, Erna; Araújo, Helena C; Szalai, Julia. "Drawing lessons from early school leavers in a social justice context: Introductory comments". European Educational Research Journal 19 5 (2020): 387-397. http://dx.doi.org/10.1177/1474904120951658.
    10.1177/1474904120951658
  4. Santos, Sofia A; Nada, Cosmin; Macedo, Eunice; Araújo, Helena C. "What do young adults’ educational experiences tell us about Early School Leaving processes?". European Educational Research Journal 19 5 (2020): 463-481. http://dx.doi.org/10.1177/1474904120946885.
    10.1177/1474904120946885
  5. Macedo, Eunice; Almeida Santos, Sofia; Oliveira Doroftei, Alexandra; Costa Araújo, Helena; Nada, Cosmin. "Visiones de jóvenes sobre su participación en medidas educativas en el Norte de Portugal: entre desafíos y oportunidades: entre desafíos y oportunidades". Educatio Siglo XXI 38 2 Jul-Oct (2020): 131-152. http://dx.doi.org/10.6018/educatio.414711.
    10.6018/educatio.414711
  6. Araújo, Helena C.; Macedo, Eunice; Magalhães, António; Rocha, Cristina. "Una mirada al abandono escolar prematuro en Portugal: Realidades, contextos y prácticas [A look at early school leaving in Portugal: Realities, contexts and practices].". Educatio Siglo XXI 38 2 (2020): 109-130. http://dx.doi.org/10.6018/educatio.414651.
    Acesso aberto • Publicado • 10.6018/educatio.414651
  7. Helena C. Araújo. "Editorial". (2020): https://hdl.handle.net/10216/127168.
  8. Macedo, Eunice; Araújo, Helena C.. "Tirando o máximo partido da educação privada: construção de laços e significados em uma escola de elite em Portugal". Educação e Pesquisa 46 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202046218386.
    10.1590/s1678-4634202046218386
  9. Macedo, Eunice; Araújo, Helena C.. "Making the "best" of private education: Building ties and meanings in an elite Portuguese school". Educacao e Pesquisa 46 (2020): 1-16. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85082696622&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/S1678-4634202046218386
  10. Cosmin-ionut Nada; Araújo, Helena C.. "‘When you welcome students without borders, you need a mentality without borders’ internationalisation of higher education: evidence from Portugal". Studies in Higher Education 44 9 (2019): 1591-1604. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044958557&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1080/03075079.2018.1458219
  11. Araújo, Helena C.; Macedo, Eunice; Santos, Sofia Almeida; Doroftei, Alexandra Oliveira. "Tackling early school leaving: Principals’ insights into Portuguese upper secondary schools". European Journal of Education 54 1 (2019): 151-162. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85061571510&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1111/ejed.12328
  12. Macedo, Eunice; Araújo, Helena Costa. "Cidadania e vozes jovens em educação". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4564.
    10.34624/id.v3i1.4564
  13. Cosmin-ionut Nada; Santos, Sofia; Macedo, Eunice; Araújo, Helena C.. "Can mainstream and alternative education learn from each other? An analysis of measures against school dropout and early school leaving in Portugal". Educational Review 72 3 (2018): 365-385. http://dx.doi.org/10.1080/00131911.2018.1508127.
    10.1080/00131911.2018.1508127
  14. Cosmin-ionut Nada; Montgomery, Catherine; Araújo, Helena C.. "‘You went to Europe and returned different’: Transformative learning experiences of international students in Portugal". European Educational Research Journal 17 5 (2018): 696-713. http://dx.doi.org/10.1177/1474904118765334.
    Publicado • 10.1177/1474904118765334
  15. Macedo, Eunice; Santos, Sofia Almeida; Araújo, Helena C.. "How can a second chance school support young adults’ transition back to education?". European Journal of Education 53 4 (2018): 452-455. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85054618613&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1111/ejed.12312
  16. Cosmin-ionut Nada; Araújo, Helena C.. "Migration and education: A narrative approach to the experience of foreign students in Portugal". London Review of Education 16 2 (2018): 308-324. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050334094&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.18546/LRE.16.2.10
  17. Doroftei, A.O.; Silva, Sofia Marques; Araújo, Helena C.. "Perspectives of young people enrolled in apprenticeship courses in Portugal about learning in work contexts". Studia Paedagogica 23 2 (2018): 77-100. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85053326117&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.5817/SP2018-2-6
  18. Nada, C.I.; Santos, S.A.; Macedo, E.; Araújo, H.C.. "Can mainstream and alternative education learn from each other? An analysis of measures against school dropout and early school leaving in Portugal". Educational Review (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85052287537&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00131911.2018.1508127
  19. Sara Filipa Pinheiro; Eunice Macedo; Helena Costa Araújo. "Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal". Dialogia 0 25 (2017): https://doi.org/10.5585%2Fdialogia.n25.6456.
    10.5585/dialogia.n25.6456
  20. Silva, M.; da Silva, S.M.; Araújo, H.C.. "Networking in education: From concept to action – An analytical view on the Educational Territories of Priority Intervention (TEIP) in Northern Portugal". Improving Schools 20 1 (2017): 48-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014617883&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1365480216658566
  21. Nada, C.I.; Araújo, H.C.. "The multicultural experience of international students in Portugal: a narrative approach". Journal for Multicultural Education 11 3 (2017): 176-188. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85026487219&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JME-09-2016-0049
  22. Macedo, E.; Araújo, H.-C.; Magalhães, A.; Rocha, C.. "The construction of early school leaving as a political concept under the lenses of sociology of education,La construcción del abandono temprano de la escuela como concepto político: Un análisis en la". Profesorado 19 3 (2015): 28-42. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84964856071&partnerID=MN8TOARS.
  23. Araújo, H.C.; Tereshchenko, A.; Sousa, S.B.; Jenkins, C.. "Women in the driving seat: Eastern European immigrant women's citizenship, participation and educational inclusion in Portugal". Citizenship Studies 19 3-4 (2015): 384-399. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939269983&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13621025.2015.1006577
  24. Noel, Clycq; Timmerman, Christiane; Macedo, Eunice; Rocha, Cristina; Araújo, Helena C.. "Early school leaving and beyond". Early school leaving and beyond 45 (2015): 7-12.
  25. Magalhães, António M.; Araújo, Helena C.; Macedo, Eunice; Rocha, Cristina. "Early school leaving in Portugal: Policies and actors' interpretations". Educação, Sociedade & Culturas 47 (2015): 97-119.
  26. Teixeira, Elsa; Araújo, Helena C.. "Breaking the chains of social exclusion? The influence of affective inequality in education.". Educação, Sociedade & Culturas 44 (2015): 151-168.
  27. Eunice Macedo; Helena Costa Araújo. "Configuração educativa em Portugal, em globalização e europeização: Que riscos para a democratização?". Dialogia 0 19 (2014): https://doi.org/10.5585%2Fdialogian19.4977.
    10.5585/dialogian19.4977
  28. Macedo, E.; Araújo, H.C.. "Young Portuguese construction of educational citizenship: Commitments and conflicts in semi-disadvantaged secondary schools". Journal of Youth Studies 17 3 (2014): 343-359. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84895063440&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13676261.2013.825707
  29. Silva, M.; Doroftei, A.O.; Macedo, E.; Costa, I.; Sousa, F.; Araújo, H.C.. "Parents’ associations and municipal education policies: Building networks,Associations de parents et politics d’ education municipal: les réseaux en construction,Associações de pais e política educativa municipal: Redes em construção,Asociaciones de padres e políticas educativas municipales: Redes en construcción". Revista Lusofona de Educacao 27 27 (2014): 12-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84908504683&partnerID=MN8TOARS.
  30. Sousa, S.B.; Doroftei, A.O.; Araújo, H.C.. "Networks in Education: An Analysis of Selected Discourses". Interchange 44 3 (2013): 311-331. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902651419&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10780-014-9214-6
  31. Costa, Isabel; Loureiro, Armando; Silva, Sofia M.; Araújo, Helena C.. "Perspectives of Portuguese municipal education officers on school disengagement". Educação, Sociedade & Culturas 40 (2013): 155-185.
  32. Carrito, Manuela; Araújo, Helena C.. "A ‘palavra’ aos jovens: A construção de masculinidades em contexto escolar". Educação, Sociedade & Culturas 39 (2013): 139-158.
  33. Fonseca, L.; Araújo, H.C.; Santos, S.A.. "Sexualities, teenage pregnancy and educational life histories in Portugal: Experiencing sexual citizenship?". Gender and Education 24 6 (2012): 647-664. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867551355&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09540253.2012.695772
  34. Macedo, Eunice; Araújo, Helena C.. "Jovens em Portugal discutem educação e os rankings das escolas". Revista Org & Demo (BR) 13 2 (2012): 57-72.
  35. Araújo, Helena C.; Santos, Sofia; Fonseca, Laura. "Sex education and the views of young people on gender and sexuality in Portuguese schools". Educação, Sociedade & Culturas 35 (2012): 29-44.
  36. Araújo, Helena. "Stories of belonging: Ukrainian immigrant children's experiences of Portugal". Global Studies of Childhood 1(2) (2011): 129-140.
    Publicado
  37. Araújo, Helena C.; Macedo, Eunice. "Cidadania e vozes jovens em educação". Indagatio Didactica 3 1 (2011): 180-195.
  38. Helena C. Araújo. "Teachers’ Perspectives in Portugal and Recent Institutional Contributions on Citizenship Education". (2008): https://doaj.org/article/ce4d301d1bc444cc8a897a334815f326.
  39. Araújo, Helena C.; Willis, Paul. "Jovens, percursos e transições em instituições e comunidades educativas: Uma revisitação na Grã-Bretanha e em Portugal". Educação, Sociedade & Culturas 27 (2008): 7-14.
  40. Araújo, Helena C.. "Políticas da diferença e cidadania na nossa formação". Educação, Temas e Problemas 3 2 (2007): 159-168.
  41. Fonseca, Laura; Araújo, Helena C.. "Em torno de autonomia e desafectação: Dois conceitos para entender percursos escolares de jovens raparigas e rapazes na escola?". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 15 (2007): 63-67.
  42. Silva, Sofia Marques; Araújo, Helena C.. "Interrogando masculinidades em contexto escolar: Mudança anunciada?". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 15 (2007): 89-117.
  43. Araújo, Helena C.. "Cidadania na sua polifonia: Debates nos estudos de educação feministas". Educação, Sociedade & Culturas 25 (2007): 83-116.
  44. Araújo, Helena C.. "Democracia e representação das mulheres". Ex Aequo 13 (2006): 59-68.
  45. Araújo, Helena C.. "Dando palavras às palavras dadas". Ex Aequo (2005):
  46. Araújo, Helena C.; Henriques, Fernanda; Nogueira, Conceição; Magalhães, Maria José; Fonseca, Laura. "Editorial de reconceptualização filosóficas e de teoria política: Perspectivas feministas". Ex Aequo 8 (2003): 5-12.
  47. Araújo, Helena C.. "'Editorial' de Outros sentidos para novas cidadanias". Ex Aequo 7 (2002): 5-16.
  48. Araújo, Helena C.; Fonseca, Laura; Magalhães, M.ª José; Leite, Carlinda. "Em busca da interculturalidade entre mulheres ciganas e padjas na educação". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 7 (2002): 143-161.
  49. Araújo, Helena C.. "Há já lugar para algum mapeamento em torno de género e educação? Uma tentativa exploratória. Investigar em Educação". Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 1 (2002): 101-146.
  50. Araújo, Helena C.; Magalhães, M.ª José. "Cadernos de coeducação, comentados por vários autores/as". Educação, Sociedade & Culturas 15 (2001): 216-229.
  51. Arnot, M.; Araújo, H.; Deliyanni, K.; Ivinson, G.. "Changing femininity, changing concepts of citizenship in public and private spheres". European Journal of Women's Studies 7 2 (2000): 149-168. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0034343908&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/135050680000700202
  52. Araújo, Helena C.; Henriques, Fernanda. "Politica para a igualdade entre os sexos na educação em Portugal: Uma aparência de realidade". Ex Aequo 2 3 (2000): 141-152.
  53. Madeleine Arnot; Helena Araujo; Kiki Deliyanni-Kouimtzi; Gabrielle Rowe; Amparo Tome. "Teachers, Gender and the Discourses of Citizenship". International Studies in Sociology of Education 6 1 (1996): 3-35. https://doi.org/10.1080%2F0962021960060101.
    10.1080/0962021960060101
  54. Araújo, Helena C.. "Precocidade e retórica na construção da escola de massas em Portugal". Educação, Sociedade & Culturas 5 (1996): 161-174.
  55. Araújo, Helena C.. "Da história de uma profissão em mutação: As professoras primárias na viragem do século". Análise Psicológica XIV 4 (1996): 479-486.
  56. Araújo, Helena C.. "As professoras primárias e as suas histórias de vida: Das origens aos primeiros anos de vida profissional". Educação, Sociedade & Culturas 3 (1995): 7-36.
  57. Helena C. Araújo. "The Emergence of a ‘New Orthodoxy’: public debates on women's capacities and education in Portugal, 1880-1910". Gender and Education 4 1-2 (1992): 7-24. https://doi.org/10.1080%2F0954025920040102.
    10.1080/0954025920040102
  58. Araújo, Helena C.. "As professoras primárias na viragem do século: Uma contribuição para a história da sua emergência no Estado (1870-1910)". Organizações e Trabalho 5 6 (1991): 127-143.
  59. Araújo, Helena C.. "As mulheres professoras e o ensino público". Revista Crítica de Ciências Sociais 29 (1990): 81-104. http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.02.
    10.22355/exaequo.2017.36.02
  60. Araújo, Helena C.. "Procurando as lutas escondidas através das histórias de vida". Cadernos de Consulta Psicológica 6 (1990): 33-40.
  61. Araújo, Helena C.. "As mulheres professoras e o ensino público". Educação e Realidade 15 2 (1990): 45-58.
  62. Araújo, Helena C.. "Profissionalismo e ensino". Cadernos de Ciências Sociais 3 (1985): 85-103.
Capítulo de livro
  1. Araújo, Helena C.. "“Subjetividade explosiva” nas Ciências da educação no final do século XX?.". In Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação, 511-515. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-2235-4_19
  2. Macedo, Eunice; Carvalho, Alexandra; Doroftei, Alexandra; Araújo, Helena C.. "). El arte como catalizador para el reenganche educativo de jóvenes en una escuela de segunda oportunidad en Portugal". In Jóvenes resilientes en contextos socioeducativos adversos, 179-196. Barcelona: Graó., 2020.
    Publicado
  3. Araújo, Helena C.; Macedo, Eunice; Behtoui, A.; Tomaszewska-Pekala, H.; Marchlik, P.; Wrona, A.; Rocha, Cristina. "Shaping the policies towards early school leaving in Portugal, Sweden and Poland". In Comparative perspectives on early school leaving in the European Union, 47-60. Routledge, 2018.
    Publicado
  4. Santos, Sofia Almeida; Macedo, Eunice; Araújo, Helena C.. "Educational trajectories of early school leavers in Portugal: Processes and conditions of (in)equality". In Comparative perspectives on early school leaving in the European Union. 2018.
    Publicado
  5. Araújo, Helena C.. "The fears of sexual promiscuity and the construction os primary teaching as women’s work in Portugal (1870-1933)". In Women’s education in Southern Europe, Volume I: Historical perspectives (19th-20th centuries). 2017.
  6. Araújo, Helena C.; Macedo, Eunice. "Can geographies of privilege and oppression combine?: Elite education in Northern Portugal.". In Elite schools: Multiple geographies of privilege. 2016.
  7. Araújo, Helena C.. "Prevenção do abandono escolar e promoção do sucesso escolar: Comentário". In Olhar para dentro, projetar para fora: Promovendo a partilha de experiências e a reflexão participada entre escolas e universidade. 2016.
  8. Ivinson, G.; Arnot, M.; Araújo, H.; Deliyanni, K.; Tomé, A.. "Student teachers' representations of citizenship: A comparative perspective". 138-160. 2014.
  9. Araújo, H.C.. "Motherhood and citizenship: Educational conflicts in Portugal". 105-121. 2014.
  10. Araújo, Helena C.. "Women, universities, leadership and citizenship". In Citizenship, democracy and higher education in Europe, Canada and the USA. 2014.
  11. Araújo, Helena C.; Magalhães, António M.; Rocha, Cristina; Macedo, Eunice. "Disseminating the european political common grammar in education: ESL as a EU concern". In Policies on Early School Leaving in Nine European Countries: A Comparative Analysis. 2014.
  12. Araújo, Helena C.; Magalhães, António M.; Rocha, Cristina; Macedo, Eunice. "Education/social and measures regarding ESL in nine partner countries". In Policies on Early School Leaving in Nine European Countries: A Comparative Analysis. 2014.
  13. Araújo, Helena C.; Magalhães, António M.; Rocha, Cristina; Macedo, Eunice. "Goals, drivers and rationales of youth policies with regard to ESL". In Policies on Early School Leaving in Nine European Countries: A Comparative Analysis. 2014.
  14. Clough, Nick; Macedo, Eunice; Araújo, Helena C.. "Ser ‘sujeito inteiro’ em educação: Das possibilidades de cidadania educacional". In Fazer Educação, fazer política: Linguagem, resistência e ação. 2014.
  15. Madeleine Arnot; Araújo, Helena; Deliyanni, Kiki; Ivinson, Gabrielle. "Changing femininity, changing concepts of citizenship in public and private spheres". Reino Unido, 2009.
  16. Arnot, M.; Araújo, H.; Deliyanni-Kouimtzis, K.; Ivinson, G.; Tomé, A.. "‘The good citizen’: Cultural understandings of citizenship and gender amongst a new generation of teachers". 343-367. 2005.
  17. Araújo, Helena. "Mothering and citizenship: Educational conflicts in Portugal". In Challenging democracy: International perspectives on gender and citizenship. 2000.
    Publicado
Edição de livro
  1. Marinho, Helena; Araújo, Henrique Gomes; Araújo, Helena C.; Ribeiro, Jorge Castro. O diário de Leonilda Moreira de Sá: 1899. Movimento Patrimonial pel Música Portuguesa.. 2019.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Macedo, Eunice; Nairz-Wirth, Erna; Araújo, Helena C.; Szalai, Julia. "Drawing lessons from early school leavers in a social justice context [special issue].". European Educational Research Journal 19 5 (2020): https://journals.sagepub.com/toc/eera/19/5.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Araújo, Henrique Gomes; Araújo, Helena C.. Helena Sá e Costa: Fotobiografia. Edições Afrontamento. 2023.
    Publicado
  2. Macedo, Eunice; Teixeira, Elsa Guedes; Carvalho, Alexandra; Araújo, Helena C.. Do cumprimento da tarefa à apropriação do conhecimento e da democracia: Transferibilidade de práticas promissoras na aprendizagem através de diferentes contextos educativos – Recomendações e implicações políticas. CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2022.
    Publicado
  3. Eunice Macedo; Alexandra Carvalho; Alexandra Doroftei; Sofia Santos; Helena C. Araújo. El arte como catalizador para el reenganche educativo de jóvenes en una escuela de segunda oportunidad en Portugal. 2020.
  4. Helena C. Araújo; Eunice Macedo; Sofia Santos; Cosmin Nada. Abandono escolar e "abandono escolar precoce" em foco em dois projetos de pesquisa: o Projeto RESL.EU e o Projeto EDUPLACES. 2019.
  5. Macedo, E.; Araújo, H.C.. Can geographies of privilege and oppression combine?: Elite education in Northern Portugal. 2016.
  6. Araújo, Helena C.; Magalhães, António M.; Rocha, Cristina; Macedo, Eunice. Policies on Early School Leaving in Nine European Countries: A Comparative Analysis. 2014.
  7. Ferreira, P.D.; Caetano, A.; Rodrigues, M.; Lopes, C.C.; Pais, S.C.; Araújo, H.C.; Menezes, I.. Visions of the authoritarian past in citizenship education policies and practices in Spain and Portugal. 2013.
  8. Araújo, Helena C.; Macedo, Eunice; Ferreira, Pedro D.; Neves, Tiago; Doroftei, Alexandra O.; Caetano, Andreia; Sousa, Rita R.. Construção e cidadania europeia na escola: Guião de atividades. 2013.
  9. Araújo, Helena C.. Applied interculturality research in education: Abstract book. 2012.
  10. Araújo, Helena C.; Fonseca, Laura; Silva, Sofia Marques. Percursos biográficos de jovens na escola e na comunidade: O abandono escolar revisitado. 2010.
  11. Araújo, H.; Deliyanni, K.; Ivinson, G.; Tomé, A.. Teachers, gender and the discourses of citizenship. 2008.
  12. Araújo, H.; Deliyanni, K.; Ivinson, G.. Changing femininity, changing concepts of citizenship in public and private spheres. 2008.
  13. Araújo, Helena. Pioneiras na educação: As professoras primárias, percursos, experiências e subjectividades, 1870-1933 [Pioneers in education: Primary women teachers, contexts, pathways and experiences in Portugal, 1870-1933]. 2000.
  14. Stoer, Stephen R; Araújo, Helena. Escola e aprendizagem para o trabalho num país da (semi)periferia Europeia [School and learning to labour in a European (semi)periphery country]. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.. 2000.
  15. Araújo, Helena C.; Magalhães, M.ª José. Des-Fiar as vidas: Perspectivas biográficas, mulheres e cidadania. Cadernos Co-Educação. 1999.
  16. Araújo, Helena C.; Magalhães, M.ª José. Les récits de vie: Les perspectives biographiques, les femmes et la citoyenneté. 1999.
  17. Araújo, Helena C.; Magalhães, M.ª José. Raccontate le vite: Prospettive biografiche, insegnanti e cittadinanza. 1999.
  18. Araújo, Helena C.; Stoer, Stephen R. Genealogias nas escolas: A capacidade de nos surpreender. 1993.

Outros

Outra produção
  1. The apprenticeship system in Portugal, the UK and Germany: similarities and differences in work-based vocational training in the European context. 2015. Alexandra Alves Oliveira Doroftei; Sofia Marques da Silva; Helena C. Araújo. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.19273.85605.
    10.13140/RG.2.2.19273.85605
  2. Women, Universities, Leadership and Citizenship. 2014. Helena C. Araújo. https://doi.org/10.1057%2F9781137287489_13.
    10.1057/9781137287489_13
  3. Toward the Recognition of Their Educational Rights: Portugal. 2010. Helena C. Araújo; Cristina Rocha; Laura Fonseca. https://doi.org/10.1057%2F9780230106710_7.
    10.1057/9780230106710_7
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2011 "A Educação e Relações de Género – que configurações?" - invited
2009 "Citizenship Education in Pupils and Teachers' Textbooks" - invited
2008 “Girls' Secondary Education in Portugal XVIII-XX Centuries: social conservatism confronting European and North America influences” - invited
2008 “Podemos viver juntos com cidadanias parciais?” - invited
2008 "Exclusão e Género" [Exclusion and Gender] - invited
2008 “Young people biographies and subjectivities" - invited
2007 "Teachers’ perspectives in Portugal and recent institutional contributions on citizenship education, Conference "Transformed Institutions – transformed citizenship education?" - invited
2005 “Cidadania e Diversidade” - invited
2001 “Pensar a Cidade Quando se Cruzam Género e Etnia” - invited
2001 “Desafiar las Vidas, Perspectivas Biográficas, Mujeres y Ciudadania” - invited
1998 "Em Torno da Cidadania e do Género - a produção de discursos de educadores/as e mudança cultural - razões para algum optimismo?" - invited
1996 "Women Primary Teachers, their Life Histories and the Politics of Others", invited paper International conference "Teachers, Gender and School Practice" - invited

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2020 Percorrendo o caminho do empoderamento: um olhar através das narrativas de mulheres negras brasileiras em Portugal [Walking the path of empowerment: a look through the narratives of black Brazilian women in Portugal]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2020 Juventudes Artísticas: Que influências pode o contacto com arte ter no quotidiano de jovens? [Artistic Youths: What influences can contact with art have in the daily lives of young people?]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2018 Taking their life into their own hands: intersecting inequality of condition dimensions in poor women´s idiosyncratic and educational paths and their strategies to cope with poverty
Orientador
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2018 Trabalho em rede e sucesso escolar em territórios educativos de intervenção prioritária. Um modelo estratégico para a melhoria das escolas [Networking and school success in educational territories with priority intervention. A strategic model for school improvement]
Orientador
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2017 There is no such thing as a "typical" student: a narrative approach to the experience of migrant students in Portugal
Orientador
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 Entre jovens: prevenir o absentismo e abandono escolar [Among young people: preventing absenteeism and dropping out of school]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2014 A palavra aos jovens: a construção social das masculinidades e a desafetação escolar [The word to young people: the social construction of masculinities and school disaffection]
Orientador
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 Tecendo políticas de juventude: trabalhar em rede com e para jovens [Weaving youth policies: networking with and for young people]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2012 Os rankings, por outro lado... possibilidades de cidadania jovem, na tensão da mudança educativa e social [The rankings, on the other hand ... possibilities of young citizenship, in the tension of educational and social change]
Orientador
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2010 O espaço público burguês bomo habitus de educação e cultura: a produção lírica nos teatros públicos da cidade do na segunda metade do século XX (1865 - 1891) [The bourgeois public space bomo habitus of education and culture: lyrical production in public theaters in the city of the second half of the 20th century (1865 - 1891)]
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2009 Práticas educativas de acompanhamento, promoção e protecção de crianças e jovens escolares - mediação escolares em espaços educativos (in)formais [Educational practices for monitoring, promoting and protecting children and young schoolchildren - school mediation in (non) formal educational spaces]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2009 Percursos biográficos de jovens e abandono escolar: em busca de uma alternativa? [Biographical paths of young people and school dropout: looking for an alternative?]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2009 Percursos singulares: sucesso escolar no Ensino Superior e grupos sociais desfavorecidos [Unique pathways: academic success in Higher Education and disadvantaged social groups]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2009 A escola portuguesa face ao olhar das jovens ciganas: numa escola básica de 2º e 3º ciclos, situada numa cidade da Metrópole do Porto: (des)gostos, (des)configurações [The Portuguese school in the eyes of young gypsies: in a basic school of 2nd and 3rd cycles, located in a city in the Metropolis of Porto: (dis) tastes, (dis) configurations]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2009 Educadores de Infância numa Profissão maioritariamente feminina: Homens fora do Lugar? [Kindergarten teachers in a mostly female profession: Men out of place?]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004 - 2008 Exuberâncias e (Trans)figurações de si numa Casa da Juventude - Etnografia de Fragilidades e Estratégias Juvenis para o Reconhecimento e para a Dignidade [Exuberances and (Trans) figurations of oneself in a House of Youth - Ethnography of Weaknesses and Youth Strategies for Recognition and Dignity]
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004 - 2008 Formação, Género, vozes de Enfermeiros [Training, Gender, Nurses' voices]
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2007 Olhar a cidadania através das subjectividades de mulheres portadoras de deficiência [Looking at citizenship through the subjectivities of women with disabilities]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2007 Um Olhar Subjectivo Sobre a Realidade Social da Infancia: Concepções Mobilizadas pela Geração Adulta na Construção do Conceito [A Subjective Look at the Social Reality of Children: Conceptions Mobilized by the Adult Generation in the Construction of the Concept]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2007 Da Aldeia das Lendas Às Cidades da Razão O Percurso de Educação Formal e Não Formal de Uma Rapariga do Mundo Rural [From the Village of Legends to the Cities of Reason The path of formal and non-formal education of a girl from the rural world]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004 - 2006 Abrindo a cortina do palco da esfera política pública [Opening the stage curtain of the public political sphere]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2006 Vozes, Silêncios e Ruídos na Educação Escolar das Raparigas [Voices, Silences and Noises in Girls' School Education]
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2005 Entre TER e SER. Tensões (irre)conciliáveis na Formação da Cidadania e Género numa Elite da (semi)periferia [Between HAVE and BE. Tensions (irre) reconcilable in the Formation of Citizenship and Gender in an Elite of the (semi) periphery]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2001 - 2005 Mulheres, Espaços e Mudanças: pensar e o fazer na educação das novas gerações [Women, Spaces and Changes: thinking and doing in the education of new generations]
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2004 Depois falamos. Tecendo e negociando espaços de cidadania rumo a um novo conhecimento [Let's talk later. Weaving and negotiating spaces of citizenship towards new knowledge]
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Juventudes Artísticas: Que influências pode o contacto com arte ter no quotidiano de jovens?
Orientador
Joana Sofia Lopes Mesquita (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 Percorrendo o caminho do empoderamento: um olhar através das narrativas de mulheres negras brasileiras em Portugal
Orientador
Maria Odete Silva de Jesus (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 O escutismo na construção das cidadanias juvenis: estudo sobre educação e participação de jovens escuteiros e escuteiras
Presidente do júri
Mariana Martins Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 A experiência de crianças na sua integração numa nova escola e num ano de transição de ciclo
Presidente do júri
Armanda Martins Zenhas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Trabalho em rede e sucesso escolar em territórios educativos de intervenção prioritária. Um modelo estratégico para a melhoria das escolas [Networking and school success in educational territories with priority intervention. A strategic model for school improvement]
Arguente
Marisa de Fátima Correia Ferreira da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 Para lá das aparelhagens: perceções de jovens do ensino profissional em relação à homossexualidade em contexto escolar
Presidente do júri
Nicolas Martins da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 Avaliação de escolas: políticas, conceitos, processos e impactos
Presidente do júri
Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 O lugar da avaliação educacional no contexto sociopolítico português: uma abordagem discursiva da avaliação
Arguente
Maria João Palmeiro de Sousa Brandão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Formação inicial de professores de 1ºCEB, supervisão pedagógica e inovação curricular: perceções e reflexões de supervisores e estagiários
Presidente do júri
Pedro Miguel Bastos Ferreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Discursos sobre a “crise” de valores na sociedade angolana: o papel da escola na educação moral e cívica
Presidente do júri
Laurindo Vieira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 School - based sex education under the spotlight of sexual and intimate citizenship: a focus on Portugal and England
Arguente
Sofia Ramos de Almeida Santos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 Diálogos e perspetivas de jovens sobre o ambiente construído da escola: uma etnografia da relação dos jovens com espaços educativos [Dialogues and perspectives of young people about the built environment of the school: an ethnography of the relationship of young people with educational spaces]
Arguente
Ana Rute Simões Pereira da Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Distinções

Outra distinção

1992 Premio Rui Grácio