
Curriculum Vitae
Tamara Aller Carrera
Tamara Aller Carrera é professora adjunta do Instituto Politécnico de Bragança e professora
assistente convidada do Instituto Politécnico da Maia. Licenciada em Línguas Estrangeiras
Inglês/Espanhol. Doutora em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do
Porto, na área de especialização de didática de línguas estrangeiras. Mestrado em Espanhol
Língua Segunda e Língua Estrangeira na Universidade do Minho - Braga
Responsável pela produção e coordenação do curso de formação continua “Competência digital
docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras” da FLUP, pelo qual recebeu a distinção de
reconhecimento, no âmbito do prêmio de Inovação Educativa 2018. O prêmio atribuído pela
Miríadax-Telefónica Educação Digital, reconheceu o MOOC como uma iniciativa que destacou
pela sua atuação na difusão do conhecimento aberto no Espaço Ibero-americano, e, pelo seu
impacto positivo na transformação digital no âmbito universitário em Portugal.
A sua carreira de investigação tem-se centrado sobretudo na inovação pedagógica através da
criação de materiais didáticos digitais e a aplicação de ferramentas TIC na prática docente, bem
como no desenvolvimento da competência digital dos professores.
Atualmente, realiza funções de examinadora DELE, assim como é membro do tribunal das provas
DELE realizadas no Colégio Efanor (Porto); colabora com a Associação Portuguesa de Professores
de Espanhol Língua Estrangeira em Portugal (APPELE) na criação, configuração e monitoração
de ações de formação na modalidade e-learning. Cursos formativos que visam contribuir para a
formação contínua dos professores de Espanhol do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário que
exercem funções no sistema educativo português.
Tamara Aller Carrera is an adjunct professor at the Polytechnic Institute of Bragança and a guest assistant professor at the
Polytechnic Institute of Maia. She holds a Bachelor's degree in Foreign Languages English/Spanish. She has a Ph.D. in Language
Sciences from the Faculty of Arts of the University of Porto, specializing in the didactics of foreign languages. She also
has a Master's degree in Spanish as a Second Language and Foreign Language from the University of Minho - Braga.
She is responsible for the production and coordination of the continuous training course "Digital Teacher Competence: Innovation
in Foreign Language Teaching" at FLUP, for which she received the distinction of recognition in the context of the 2018 Educational
Innovation Award. The award, given by Miríadax-Telefónica Digital Education, recognized the MOOC as an initiative that stood
out for its work in disseminating open knowledge in the Ibero-American space, and for its positive impact on digital transformation
in the university context in Portugal.
Her research career has mainly focused on pedagogical innovation through the creation of digital teaching materials and the
application of ICT tools in teaching practice, as well as on the development of teachers' digital competence.
Currently, she serves as a DELE examiner and is a member of the DELE examination board held at the Efanor College (Porto);
she collaborates with the Portuguese Association of Teachers of Spanish as a Foreign Language in Portugal (APPELE) in the
creation, configuration, and monitoring of e-learning training activities. Training courses aimed at contributing to the continuous
education of Spanish teachers in the 3rd Cycle and Secondary Education who work within the Portuguese educational system.
Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tamara Aller Carrera
Nomes de citação
- Aller, Tamara
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6E17-7CEE-8463
- ORCID iD
- 0000-0003-1095-605X
Endereços de correio eletrónico
- tamara.carrera@ipb.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto Politécnico de Bragança, 5300-253, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano (Idioma materno) | |||||
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018
Concluído
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didática de Línguas / Specialty: Language Didactics.
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"La competencia digital al servicio de la enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras: formación docente hacia una nueva
forma de saber hacer en digital / Digital competence in foreign language teaching and learning: teacher training towards a
new digital" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2016
Concluído
|
Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira / Spanish as a Second Language and as a Foreign Language. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Zapeando por ELE: una propuesta para el desarrollo de la competência sociocultural e intercultural en el aula de ELE /
Zapeando por ELE: A Proposal for the Development of Sociocultural and Intercultural Competence in the Spanish as a Foreign
Language Cl" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Maia, Portugal |
2017 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2017 - 2019 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2016 - 2017 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal |
2016 - 2017 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Mu.SA: Museum Sector Alliance
Desenvolvimento técnico
Universidade do Porto, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/16 | Dependencia del teléfono móvil en las aulas de lenguas extranjeras en la educación superior | X Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2024).
Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade Complutense de Madrid e Universidade de Salamanca (Funchal, Portugal)
|
2023/12/03 | Tendencias virales y choques culturales: Un acercamiento a las costumbres españolas en los medios sociales | XIII EPPELE: Encuentro Práctico de Profesores E/LE
Instituto Cervantes de Nueva Delhi (Nueva Delhi, Índia)
|
2023/11/24 | La integración de la IA en la creación de materiales didácticos: prompts efectivos para el aula de lenguas extranjeras | V Congreso Internacional de formación permanente: Nodos del Conocimiento. Innovación, investigación y transferencias ante
la era de las Inteligencias Artificiales.
INECO, ComPoder e LADECOM (Online, Espanha)
|
2023/11/23 | Educación postpandemia ¿La reinvención docente o la vuelta a la realidad prepandemia?. | Comunicação no III Congreso Internacional Formación, Tecnología y Competencias digitales en la Educación
Facultad Ciencias de la Información Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2023/11/11 | Creación de materiales didácticos interactivos y retroalimentativos mediante el uso de códigos de programación. | III Congreso Internacional de profesorado de Español como Lengua Extranjera: Enseñanza-aprendizaje formal, no formal e informal
de Español como Lengua Extranjera.
Universitat Jaume I (Castellón, Espanha)
|
2023/10/26 | ¡Hagan sus apuestas!: OUTDO, la plataforma educativa que va más allá del juego. | V Colóquio Internacional De Línguas Estrangeiras: Textos e Intertextos: de O Principezinho a outras manifestações artísticas.
Instituto Polite´cnico de Braganc¸a (Bragança, Portugal)
|
2023/10/06 | Narrativa docente sobre la enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera en ambientes virtuales durante el confinamiento | Congreso Universitario Internacional sobre Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia: CUICIID 2023
Universidad Complutense de Madrid (Online, Espanha)
|
2023/09/28 | Materiales didácticos para el uso del lenguaje inclusivo en el aula de español como lengua extranjera | II Congreso internacional i-DEA. Investigación Didáctica y Estudios Curriculares Avanzados para la Educación y la Ciudadanía
Comillas: Universidas Pontificia (Online, Espanha)
|
2023/09/20 | Influencia de los medios de comunicación digitales en la enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera. | VII Jornadas Virtuales Internacionales de Investigación e Innovación Educativa: CIVINEDU 2023.
REDINE – Red de Investigación e Innovación Educativa. (Online, Espanha)
|
2023/05/26 | Gamificando las aulas de ELE con extensiones de Genially. | IV Jornadas de Formación de ELEInternacional.
ELEInternacional (Online, Espanha)
|
2023/05/09 | Metodologia de Investigação em Línguas Estrangeiras: Perspetiva dos alunos sobre o plano curricular da Licenciatura de LEIE | XVIII Semana Intercultural das línguas
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/02/23 | Juegos Serios: Orientaciones para la planificación de un itinerario de aprendizaje digital | ). IX Conferencia Ibérica de Innovación en la Educación con Tecnologías de la Información y Comunicación (ietic2023)
Departamento de Tecnología Educativa y Gestión de la Información de la Escuela de Educación del Instituto Politécnico de Braganza
en Portugal, el Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación de la Universidad de Salamanca en España (Universidad Salamanca, Espanha)
|
2022/12/04 | Diversidad didáctica en el contexto del aula a través de la propuesta de un Breakout digital | XII EPPELE: Contextos distintos, estudiantes diferentes: la diversidad en el aula de idiomas
Instituto Cervantes de Nueva Delhi (Nueva Delhi, Índia)
|
2022/11/24 | La historia hispánica a través del texto histórico en un contexto gamificado digital de enseñanza-aprendizaje. | no I Congreso Internacional Formación, Tecnología y Competencias digitales en la Educación
Asociación Científica Icono 14 (Madrid, Espanha)
|
2022/09/28 | Perspectivas docentes sobre el uso de las tecnologías digitales en la enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera en tiempos de pandemia | VI Congreso Internacional Virtual en Investigación e Innovación Educativa, CIVINEDU.
MAT Institute. (Madrid, Espanha)
|
2022/09/22 | El proceso de evaluación de lenguas extranjeras en época de confinamiento: percepción de los alumnos de la enseñanza superior | IV Congreso Internacional De Didáctica De La Lengua: Las Nuevas Tecnologías En La Enseñanza De La Lengua Y La Literatura
Universidad Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2022/07/01 | Fundamentos para el diseño de materiales didácticos digitales para el aula de ELE | V Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas
Universidad Nebrija (Madrid, Espanha)
|
2022/04/28 | Escape Room en la clase de lenguas para fines específicos: una nueva forma de escapar del aula digital | 5th International Symposium Language for International Communication (LINCS)
Universidade de Letónia (Riga, Letónia)
|
2022/03/19 | Breakout on-line: estrategia didáctica en línea para enfrentar las clases de ELE en tiempos de pandemia | II Encuentro de Experiencias Prácticas en la Enseñanza de ELE
Instituto Cervantes Tokio (Tokio, Japão)
|
2022/03 | Breakout digital: estrategia didáctica para enfrentar las clases on-line en pandemia | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2021/12 | La competencia comunicativa en la era digital: experiencias didácticas en los programas de español como lengua extranjera | 2º Congreso Internacional Innovación y tecnología en la enseñanza de idiomas: iTel2021
Universidade Aberta de Lisboa (Lisboa)
|
2021/12 | Los materiales didácticos interactivos como recursos facilitadores y potencializadores de la enseñanza de una lengua extranjera en época de pandemia | VI congreso virtual internacional de educación, innovación y TIC: EDUNOVATIC2021
MAT Institute
|
2021/10 | La libertad creativa de los docentes de LE que imperó en la enseñanza remota de emergencia | IV Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança)
|
2021/07 | La enseñanza de la Cultura en el actual contexto digital | no III Colóquio Internacional em Didática e Ensino; Reflexões Pedagógicas: da Teoria à Prática
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/06/21 | La competencia comunicativa en la era digital: medios y recursos tecnológicos para la enseñanza de una lengua extranjera | Relatórios em relato 3
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/05 | Las habilidades digitales de los profesores de ELE para el desarrollo de la competencia comunicativa digital | no I Simposio Internacional sobre la enseñanza de lenguas extranjeras en la Educación Superior: ANALIZAR Y ACTUAR: Qué hemos
aprendido de la COVID19 y qué ha llegado para quedarse
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2021/04/16 | Las habilidades digitales de los profesores de ELE para el desarrollo de la competencia comunicativa digital |
Asociación Portuguesa de Profesores de Español Lengua Extranjera
|
2021/03/26 | Preparação e implementação de aulas em tempos de Covid: Que desafios e oportunidades? |
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto)
|
2021/02/24 | Recursos tecnológicos em língua não materna | Didática do Português Língua Não Materna e Didática do Português Língua Segunda do mestrado em Português Língua Segunda/ Língua
Estrangeira
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
|
2021/02 | Las Humanidades en la actual enseñanza digital | VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação: ieTIC2021
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2020/11 | Estrategias tecnológicas motivadoras en tiempos de pandemia | Colóquio Internacional Inovação Pedagógica, Ensino Superior e Línguas Estrangeiras
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2019/05/21 | Competências digitais: Aptidões esseciais para o exercício de uma cidadania plena e ativa na era digital | Festival Internacional de Ciência, Pint of Sciencie Portugal
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/04/09 | Español sin fronteras: inventos, personajes y lugares que traspasaron las barreras del tiempo y el espacio | XVI Semana Intercultural das línguas
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/02 | Cruce de fronteras en el territorio tecnológico: la conversión del docente analógico al digital | V edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019)
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019 | El poliglotismo digital: la inclusión de los nuevos lenguajes de la digitalización en la enseñanza de una lengua extranjera | III Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras Politicamente incorreto: será o mundo dos poliglotas?
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/12 | La conversión del docente analógico al digital: Integración de las tecnologías digitales en la praxis pedagógica de los profesores de lenguas extranjeras | I Jornadas de Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/29 | Novos cenários educacionais: Orientações para o desenvolvimento da Proficiência Digital dos docentes |
MiríadaX (Portugal)
|
2018/10 | Jugando estoy y por el camino aprendo: diseño y creación de materiales digitales lúdico-pedagógicos | Encontro de línguas estrangeiras: Conferências Internacionais de Linguística
Universidade da Beira Interior (A Guarda, Portugal)
|
2018/10 | Competencia digital en la enseñanza de lenguas extranjeras: formación docente para la creación y el diseño de materiales pedagógicos-digitales | Congreso Universitario Internacional sobre la comunicación en la profesión y en la Universidad de hoy: Contenidos, Investigación,
Innovación y Docencia
Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2018/09 | Materiales didácticos digitales: recursos pedagógicos facilitadores y activadores del estado atencional y motivacional de los aprendientes de lenguas extranjeras | Colóquio Internacional APROLÍNGUAS
Faculdade de Letras da Univesidade de Porto (Porto, Portugal)
|
2018/07/31 | Nuevos escenarios formativos: Un camino hacia la proficiencia digital de los docentes |
MiríadaX (Espanha)
|
2018/07 | Un camino formativo hacia la proficiencia de los profesores: Competéncia Digital Docente, inovação no ensino de línguas estrangeiras | TIC@Portugal’18: Encontro de professores sobre Utilização Educativa das TIC
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/06 | El microrrelato en el uso estético de la lengua: diseño de materiales didácticos para el desarrollo de la escrita lúdico-creativa | Pequeños transatlánticos: microrrelatos en las dos orillas del océano
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/05 | El juego en el aula de lenguas: proyecto de formación docente para el desarrollo de la competencia digital | 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçâo da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/04/16 | Del mayo del 68 a los indignados del 15-M | XV Semana Intercultural das línguas
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/04 | Competencia digital docente e innovación en la enseñanza de lengua extranjeras a través de la creación y el diseño de materiales digitales | Didlang2018, Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras
Faculdade de Letras da Univesidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/04 | Competencia digital docente: movilización de recursos al servicio de las prácticas pedagógicas en la enseñanza de lenguas extranjeras | na X Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos em Enseñanza sin fronteras aprendizaje sin barreras: retos y desafíos
de la formación virtual
Universidade Minho (Braga, Portugal)
|
2017/12 | El nuevo paradigma de didactización tecnológica: una nueva dimensión pedagógica para el desarrollo de la competencia comunicativa mediática | Congreso virtual internacional de educación, innovación y TIC
Red de Investigación e Innovación Educativa e 2Lab (Eindhoven, Países Baixos)
|
2017/10 | El Desarrollo de la Competencia Comunicativa Mediática a través de Prácticas y Recursos Digitales | III Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras Politicamente incorreto: será o mundo dos poliglotas?
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2017/10 | Materiales didácticos en entornos hipermedia y su aplicación en el modelo pedagógico presencial universitario | Congreso Universitario Internacional sobre la comunicación en la profesión y en la Universidad de hoy: Contenidos, Investigación,
Innovación y Docencia
Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2017/06 | Los ambientes virtuales como recurso para el desarrollo de la interacción escrita en el aula de ELE | VII Congreso sobre la enseñanza del Español en Portugal: Investigación e innovación en la enseñanza de ELE
Universidade Minho (Braga, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/10 - 2021/10 | IV Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras (2021/10 - 2021/10)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10 - 2021/10 | Moderadora no IV Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras
Simpósio
|
IV Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - 2022 | International Conference Language MOOCs and OERs: new trends and challenges | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/01/02 - 2033/01/26 | Curso fomativo para a prática pedagógica e didáticados professores de Espanhol do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário que exercem funções no sistema educativo português (grupo 350) | Diseño y creación de actividades interactivas para el aula de ELE (3ªed.) (Outros) | Centro de Formação da APPELE: Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira, Portugal |
2023/03/06 - 2023/03/30 | Curso fomativo para a prática pedagógica e didáticados professores de Espanhol do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário que exercem funções no sistema educativo português (grupo 350) | Las tecnologías digitales en la enseñanza-aprendizaje de ELE: estrategias didácticas y evaluación (1ª edição) | Centro de Formação da APPELE: Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira, Portugal |
2022/02/28 - 2022/03/24 | Curso fomativo para a prática pedagógica e didáticados professores de Espanhol do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário que exercem funções no sistema educativo português (grupo 350) | Diseño y creación de actividades interactivas para el aula de ELE (2ªedi) | Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira, Portugal |
2019/09 - 2022/03 | Mooc: Essential Digital Skills for Museum Professionals | Essential Skills for Museum Professionals | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal Hellenic Open University , Grécia |
2022/01/03 - 2022/01/27 | Curso fomativo para a prática pedagógica e didáticados professores de Espanhol do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário que exercem funções no sistema educativo português (grupo 350) | Diseño y creación de actividades interactivas para el aula de ELE (1ªedição) | Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira, Portugal |
2019/04/03 - 2019/05/20 | Curso de formação libre: Competência digital docente | Competência Digital Docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras (2ªedic.) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
2018/08/01 - 2018/10 | Mooc: Competência Digital Docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras | Competência Digital Docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras | Miríadax, Espanha Telefónica Educación Digital, Espanha |
2018/05/14 - 2018/07/31 | Curso de formação libre: Competência digital docente | Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras (1ªedi.) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2022/04 | Entrevista sobre las tecnologías en el aula de lenguas extranjeras | Boletim APPELE |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Membro da comissâo científica do V Colóquio Internacional De Línguas Estrangeiras: Textos e Intertextos: de O Principezinho
a outras manifestações artísticas.
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica do V Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras.
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05/11 - 2023/05/13 | Examinadora del grupo de exámenes de nivel B2, A1, B1 escolares de las pruebas conducentes a la obtención de los DELE (Diploma de español lengua extranjera) correspondientes a la convocatoria de mayo 2023 que se celebró en el centro de examen Colégio Efanor (Fundação Belmiro de Azevedo, Porto). | Colêgio Efanor, Portugal Instituto Cervantes Sede Central Madrid, Espanha |
2022/05/20 - 2022/05/25 | Examinadora del grupo de exámenes de nivel B de las pruebas conducentes a la obtención de los DELE (Diploma de español lengua extranjera) correspondientes a la convocatoria de mayo 2022 que se celebró en el centro de examen Colégio Efanor (Fundação Belmiro de Azevedo, Porto). | Instituto Cervantes Sede Central Madrid, Espanha |
2021/05/21 - 2021/05/22 | Examinadora del grupo de exámenes de nivel B1 de las pruebas conducentes a la obtención de los DELE (Diploma de español lengua extranjera) correspondientes a la convocatoria de mayo 2021 que se celebró en el centro de examen Colégio Efanor (Fundação Belmiro de Azevedo, Porto). | Instituto Cervantes Sede Central Madrid, Espanha Colêgio Efanor, Portugal |
2019/05 - 2019/05 | Examinadora del grupo de exámenes de nivel B1 y A1-A2 escolares de las pruebas conducentes a la obtención de los DELE (Diploma de español lengua extranjera) correspondientes a la convocatoria de mayo 2019 que se celebró en el centro de examen Colégio Efanor (Fundação Belmiro de Azevedo, Porto). | Instituto Cervantes Sede Central Madrid, Espanha Colêgio Efanor, Portugal |
2018/05 - 2018/05 | Examinadora del grupo de exámenes de nivel B2 y A1-A2 escolares de las pruebas conducentes a la obtención de los DELE (Diploma de español lengua extranjera) correspondientes a la convocatoria de mayo 2018 que se celebró en el centro de examen Colégio Efanor (Fundação Belmiro de Azevedo, Porto). | Instituto Cervantes Sede Central Madrid, Espanha Colêgio Efanor, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Didáctica. Lengua y Literatura ( 1988-2548) | Ediciones Complutense |
2022 - 2022 | Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras: Pensar a(s) liberdad(es), legados, e projeçôes.práticas | Escola Superior de Educação de Bragança |
2018/01 - 2019/11 | Microtextualidades. Revista Internacional de microrrelato y minificción ( 2530-8297) | Universidad San Pablo-CEU |
2019 - 2019 | Revista Didáctica Lengua y Literatura (1988-2548) | Servicio de Publicaciones de la Universidad Complutense de Madrid |
Distinções
Prémio
2018 | Prémio Innovação Educativa 2018
Miríadax, Espanha
|