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Guilhermina Lopes, who holds a PhD in Music from UNICAMP (2018) and a postdoctoral degree from IEB-USP (2023), has dedicated herself to studying Portuguese-Brazilian musical relations in the 20th century, focusing on the career and works of Portuguese musician and polymath Fernando Lopes-Graça (1906-1994). She completed two research internships (BEPE-FAPESP, 2022 and PDSE-CAPES, 2015-2016) at the Center for Sociology and Musical Aesthetics Studies of the Nova University of Lisbon, where she remains affiliated as a volunteer collaborating researcher, integrating the Research Group on Music, Critical Theory, and Communication. She was a member of the thematic project team "Local Musicking: new paths for ethnomusicology" (FAPESP/UNICAMP/USP, 2016-2023). She served as the second secretary of the Brazilian Association of Ethnomusicology - ABET during the 2017-2019 management and was an assistant editor of the Música e Cultura magazine linked to this association (2019-2021). Between October 2018 and May 2019, she developed the project "Fernando Lopes-Graça and Modern Brazilian Literature" under the Cátedra Cascais Interartes program. She also performs as a singer, focusing on the 20th-century Portuguese chamber music repertoire.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Guilhermina Maria Lopes de Carvalho Santos

Nomes de citação

  • Santos, Guilhermina
  • Guilhermina Lopes

Identificadores de autor

Ciência ID
7013-3A92-8517

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014 - 2018
Concluído
Doutorado em Música (Doctor)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2011 - 2013
Concluído
Mestrado em Música (Magister)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2005 - 2009
Concluído
Bacharelado em Música (Bachelor)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2023 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - 2023 O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia
2016/05318-7
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil
Concluído
2019 - 2023 O musicar local no jornalismo de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça
2018/26529-1
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil
Concluído
2022 - 2022 O musicar local no jornalismo de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça
2021/09048-2
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Concluído
2018 - 2019 Fernando Lopes-Graça e a Literatura Moderna Brasileira
-
Bolseiro de Investigação
Concluído
2016 - 2018 O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia
2016/05318-7
Bolseiro de Doutoramento
Concluído
2014 - 2018 O viajante no labirinto: a crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça
-
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Concluído
2015 - 2016 A alteridade na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça
-
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Concluído
2011 - 2013 Princípios de observação em três obras historiográficas panorâmicas sobre a música brasileira
-
Bolseiro de Mestrado
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Castro, Marcos Câmara de; Santos, Thiago Garcia dos; Lopes, Guilhermina; Silva, Juliana Soares da Costa. "Grupos musicais, sociabilidade e repertório". 2017.
Artigo em revista
  1. Guilhermina Lopes. "A luta pela língua nos musicares de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça". Dramaturgias 23 1 (2023): 96-130. https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/51023/38619.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Guilhermina Lopes. "O artista e o artesão no jornalismo musical de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça". Dissonância: revista de Teoria Crítica 6 1 (2022):
    Acesso aberto
  3. Toni, Flávia Camargo; Lopes, Guilhermina. "Músicas em tempos de guerra: o papel social do artista no contexto da Segunda Guerra Mundial na escrita de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça". Revista Música 22 1 (2022): 163-194. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v22i1.200585.
    10.11606/rm.v22i1.200585
  4. Guilhermina Lopes. "Tombeau for a savage artisan: in search for references in Fernando Lopes Graça's wind quintet 'O Túmulo de Villa-Lobos'.". Nova Contemporary Music Journal (2022):
    Acesso aberto • Publicado
  5. Lopes, Guilhermina. "Itinerários de um mundo musical". Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (2019): 27-46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i73p27-46.
    10.11606/issn.2316-901x.v0i73p27-46
  6. Guilhermina Lopes; Lenita Nogueira. Autor correspondente: Lenita Nogueira. "Mãe Preta: releituras e ressignificações de uma canção brasileira.". Música e Cultura (2019):
    Acesso aberto
  7. Lopes, Guilhermina. "Cave carmen: o uso da habanera na abertura Gabriela, Cravo e Canela, de Fernando Lopes-Graça". OPUS 24 3 (2018): 245. http://dx.doi.org/10.20504/opus2018c2410.
    10.20504/opus2018c2410
  8. Guilhermina Lopes. "O local nos musicares de Fernando Lopes-Graça.". DEBATES (2017):
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Guilhermina Lopes. "Notas de encanto e estranhamento: relatos das viagens de Lopes-Graça ao Brasil". In Convergências musicais: gosto, identidade e mundo.. 2022.
    Publicado
Edição de livro
  1. Guilhermina Lopes. Desafio. 2019.
Edição de número de revista
  1. Guilhermina Lopes; Ana Cláudia de Assis; Fernando Magre; Mónica Vermes. "Ainda guardo renitente um velho cravo para mim…: a música no Brasil e em Portugal em tempos de ditadura e sua repercussão na atualidade". Opus 30 (2024):
    No prelo
  2. Reily, Suzel; Guilhermina Lopes. "Revista Música e Cultura". 12 1 (2021):
    Publicado

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Natália Spostes. Kilza Setti e Fernando Lopes-Graça: proposta de um diálogo poético-musica. 2024.
    Soprano
  2. Natália Spostes. Momento Musical - Escola São Paulo de Ciência Avançada. 2023.
    Soprano
  3. Natália Spostes. Itinerários Brasil-Portugal: canções em torno dos musicares de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça. 2023.
    Soprano
  4. Natália Spostes; Flávia Toni. Recital- palestra Graça encontra Mário.. 2022.
    Soprano
  5. carla Ruaro; Carlos Wiik. Fernando Lopes-Graça e a Poesia Brasileira. 2019.
    Soprano
  6. Duarte Pereira Martins. Fernando Lopes-Graça e Contemporâneos Brasileiros. 2016.
    Soprano
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Fernando Lopes-Graça e a Literatura Moderna Brasilera: suas abordagens musicais de Manuel Bandeira e Jorge Amado
Fundação D Luís I (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Modernismo(s) e nacionalismo(s) no século XX: um olhar a partir das relações musicais luso-brasileir
Coorientador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - 2022 O evento marcou os 6 anos do Projeto Temático Musicar Local. Teve por objetivo mostrar e celebrar a produção do projeto e construir juntamente a pesquisadores convidados/as uma reflexão crítica sobre a abordagem desenvolvida no projeto. Todas as atividades foram transmitidas pelo Canal Musicar Local no Youtube. (2022 - 2022)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2019 - 2019 IX ENABET/XII EEMU: Musicar Local: Aprendizagens e prática (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Sonia Carvalho- A cantora da vida moderna
Arguente principal
Angélica de Carvalho Pereira (Mestrado)
Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil
2022 Para uma genealogia da criação musical em Portugal no século XX: a posteridade de Luís de Freitas Branco e o conceito de escola de composição.
Arguente principal
Maria Isabel Amaro da Silva Pina (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021 - 2021 Parecer ad-hoc para revista Música
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024 - 2024 Parecer ad-hoc para revista Musimid
2022 - 2022 Parecer ad-hoc para revista Vortex
2021 - 2021 Parecer para revista Opus

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - 2021/05/01 Associação Brasileira de Etnomusicologia Editora assistente da revista Música e Cultura
2017 - 2019 Associação brasileira de Etnomusicologia Segunda secretária