???global.info.a_carregar???
Svetlana Yurievna Poliakova is an Assistant Professor in the Department of Musicology at the Faculty of Social and Human Sciences, Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA). Since 2003, she has been a researcher at the Center for the Study of Sociology and Aesthetics of Music (CESEM) at FCSH/NOVA, within the Early Music Studies group, where she created (in 2018) and directed, in collaboration with Ivan Moody, the project Eastern Christian Chant in Portugal (supported by CESEM). She is a founding member of the International Society for Orthodox Church Music (ISOCM) at the University of Joensuu, Finland. She founded and directs the Pravoslava Chamber Choir (since 2002) and the Romanos Melodos Academic Choir (FCSH, Department of Musicology; since 2011), both dedicated to the performance of Eastern sacred music repertoires.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Svetlana Yurievna Poliakova

Nomes de citação

  • Svetlana Poliakova

Identificadores de autor

Ciência ID
7115-F9DA-5DEE
ORCID iD
0000-0002-9779-3208

Moradas

  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Av. de Berna, 26-C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Russo (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2022
Em curso
Russian Sticheraria of the Triodion Cycle: at the Crossroads of Traditions (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Saxo Instituttet, University of Copenhagen, Dinamarca
2003 - 2009
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Ciências Musicais-Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Sin 319 and Voskr 27 and the Triodion Cycle in the Liturgical Praxis in Russia during the Studite Period" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1988/09 - 1990/06
Concluído
História da Música (kandidatexaman)
Especialização em Música Sacra Russa
Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky , Rússia
"Old Russian Triodion" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1985/09 - 1988/06
Concluído
Teoria e Composição (Licence)
Especialização em História e Teoria Musical
Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky , Rússia
1980/09 - 1984/06
Concluído
Teoria musical (Bachelor)
Especialização em Teoria musical
Escola Musical Profissional adstrita ao Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky , Rússia
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/06 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/02 - 2020/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008/09 - 2014/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2004 - 2008 Sin 319 and Voskr 27 and the Triodion Cycle in the Liturgical Praxis in Russia during the Studite Period
SFRH/BD/16486/2004
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2026/02/28 Ecos do passado: Revelando uma paisagem sonora perdida por meio de análise digital
2022.01957.PTDC
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015 - 2018 projeto estratégico do CESEM
UID/EAT/00693/2013
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. "Tchaikovski, Abertura Fantasia Romeu e Julieta; Sergei Rachmaninoff, Sinfonia n.º 3 em Lá menor, op. 44", Programa de sala, concerto, Orquestra Sinfónica do Porto, direcção musical Takuo Yuasa, Casa da Música, Porto, 2017, www.casadamusica.com/pt/media/10504639/programa-de-sala-os-tchaikovski-rachmaninoff-24nov2017.pdf?lang=pt.
  2. "Beethoven, Abertura Leonora n.º 3; Schubert, Sinfonia n.º 3 em Ré maior, D. 200; Brahms, Sinfonia n.º 3 em Fá maior, op. 90", Programa de sala do concerto, Orquestra Sinfónica do Porto, direcção musical de Olari Elts, Casa da Música, Porto , 2017, https://www.casadamusica.com/pt/media/9987272/programa-de-sala-os-beethoven-brahms-schubert-02jun2017.pdf?lang=pt.
  3. "À volta do barroco. Ano Rússia", Programa de sala, concerto, Ciclo Ano Rússia, Coro Casa da Música, Paul Hillier, Porto, 2016, https://www.casadamusica.com/pt/media/9411692/programa-de-sala-ccm-bortniansky-titov-sarti-schnittke-13nov2016.pdf?lang=pt.
  4. "Sergei Rachmaninoff, Vésperas, op. 37", Programa de sala, concerto, ciclo Ano Rússia, Coro Casa da Música, Paul Hillier, Porto, 2016, https://www.casadamusica.com/pt/media/8233587/programa-de-sala-ccm-rachmaninoff-vesperas-17jan2016.pdf?lang=pt.
Artigo em conferência
  1. "Orthodox Chant in Portugal today: Project presentation. I Introduction. Orthodoxy in Portugal. The scope of the project". Trabalho apresentado em Eighth International Conference on Orthodox Church Music: The Sounds of the Holy: From Manuscript to Performancec, Joensuu, 2019.
    Publicado
  2. "The Classification of Russian Sticheraria: A Preliminary Case Study". Trabalho apresentado em Seventeenth Meeting of the IMS Study Group `Cantus Planus, Veneza, 2014.
    Publicado
  3. "A Pair of Manuscripts transmitting the Triodion and Pentekostarion in the Russian Studite Tradition - Identifying the prototypes". Trabalho apresentado em Sixteenth Meeting of the IMS Study Group `Cantus Planus`, Viena, 2011.
    Publicado
  4. "The Manuscripts Sin 319 and Voskr 27: Innovation in Russian Liturgical Practice at the End of the Twelfth Century". Trabalho apresentado em 14th Meeting of the IMS Study Group 'Cantus Planus', Dobogoko, 2009.
    Publicado
  5. "Sin 319 and Voskr 27 as a Triodion set. Questions concerning the content of the commemorations and the counting system in the Triodion Cycle". Trabalho apresentado em Church, State and Nation in Orthodox Church Music. The Third International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music),, Joensuu, 2009.
    Publicado
  6. "Sin 319 and Voskr 27 as a Triodion set. Questions concerning the composition and disposition of daily hymnography". Trabalho apresentado em Second International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music), Joensuu, 2007.
    Publicado
  7. "Certain compositional characteristics in the Heirmos of the 8th tone, based on Russian sources from the 12th-17th centuries". Trabalho apresentado em The Traditions of Orthodox Music. First International Conference on Ortodox Church Music, Joensuu, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Poliakova, Svetlana. "Russkaia Triod´: na perekrestke traditzii". Medieval Bulgarian Literature 51 (2015): 39-53.
  2. Poliakova, Svetlana. "Oldest Russian Sticheraria from the Triodion: Some Remarks on Their Homogeneity and Diversity". Revista Portuguesa de Musicologia, nova série 2/1 (2015): 1-18. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/264/313.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Poliakova, Svetlana. "Italo-Greek and Russian Neumatic Studite Triodia and Pentekostaria: Some Remarks on Their Connection". Bollettino della Badia Greca di Grottaferrata III 9 (2012): 179-190.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Poliakova, Svetlana Yurievna. "On The Establishment Of The Limits Of The Process Of Assimilation Of Byzantine Chant In Russia: A Question Of National Styles". In Eastern Christian Studies, 111-148. Leuven, Paris, Bristol, Bélgica: A.A. Bredius Foundation Peeters, 2022.
    Publicado
  2. "The commemorations of the Prodigal Son in the Oldest Russian Neumatic Sticheraria: testifying to the assimilation of Byzantine chant". In Proceedings of the 23rd International Congress of Byzantine Studies, Belgrade, Audust 22-27, 2016. 2022.
    No prelo
  3. "Izuchenie grecheskoi rukopisnoi Triodi: obzor i novye metodologii (Research on Greek Triodia manuscripts: An Overview and New Methodologies)". In Drevnerusskoie pesnopenie. Puti vo vremeni. Novyie napravlenia v sovremennoi muzykal´noi medievistike(Saint-Petersburg), 142-154. St. Peterburg, Rússia: S. Petersburg Rimsky-Korsakov State Conservatory Press, 2021.
    Publicado
  4. "Pravoslavnoie penie v obrazovatel´nom protzesse: Novyi Universitet Lissabona, Portugaliya.". In Rojdestvemskiye besedy o dukhovnoi muzyke. Sbornik statei po materialam XXIX Mejdunarodnykh Rojdestvenskikh obrazovatel´nykh chtenii 2021 goda, 196-200. Moscow, Rússia: Moscow Lomonosov University Press, 2021.
    Publicado
  5. Poliakova, Svetlana. "Again on the beginning of church singing in Russia: the time and ways of introducing notation". In The Anthology of the articles on the XXVI International Congress "Rojdestvinskie readings, 16-28. Moscovo, Rússia: Moscow Lomonosov University Press, 2020.
    Publicado
  6. Poliakova, Svetlana. "The stichera for the Saturday of St. Theodore: on the formation of the sequence in the Old Russian Chant sources". In Drevnerusskoi pesnopenie. Puti vovremeni, 41-60. St. Peterburg, 2019.
    Publicado
  7. Poliakova, Svetlana. "Russian Liturgical Chant Books from the 11th-14th Centuries and Their Function in Liturgical Practice". In Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal. Canto sacro medieval: do Japão a Portugal, 93-111. Lisboa, Portugal, 2008.
    Publicado
  8. "O nekotorykh osobennostiakh v kopmozitzii kanonov 8 glasa I ikh otrajenii v znamennykh rukopisiakh 12 veka (Some compositional particularities of the canones of the 8th tone and its reflection in the 12th century znamenny manuscripts)". In Drevnerusskoi pesnopenie. Puti vovremeni, 17-41. St. Peterburg, Rússia: S. Petersburg Rimsky-Korsakov State Conservatory Press, 2008.
    Publicado
  9. "Some observations on canon organization, evidence from the twelfth centurty Russian Menaia and Triodion". In Istorija i misterija muzike, u chast Roksande Pejovih, 91-107. Beçgrade, Sérvia, 2006.
    Publicado
  10. Poliakova, Svetlana. "O século XIX, nacionalismo e cosmopolitismo (A conquista de uma entidade. Glinka e a formação de um estilo nacional. O contributo de Dargomizhski. Tempos de efervescência cultural. Balakirev, o mentor do Grupo dos Cinco. Borodine, o químico músico. Mussorgski, o visionário. Rimski-Korsakov, o elo entre duas gerações. Tchaikovski, o universal)". In Música Russa. Um Panorama, 9-31. Lisboa, Portugal, 2002.
    Publicado
  11. Poliakova, Svetlana. "Scriabin e Rachmaninov: as duas faces da beleza (O simbolismo russo. Skriabine e o "mistério". Rachmaninov, o poeta da alma russa)". In Música Russa. Um Panorama, 31-41. Lisboa, Portugal: Público, Centro Cultural de Belem, 2002.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Poliakova, Svetlana. "Russian Hymnology". In The Canterbury Dictionary of Hymnody ed. J. R. Watson, E. Hornby, 2013. http://www.hymnology.co.uk/.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Poliakova, Svetlana Yurievna. "The Lenten Hymnography: In Search of Parallels to Old Russia Sticheraria". Trabalho apresentado em IMS Cantus Planus Study Group Conference 2024, Gödöllo, 2024.
    Publicado
  2. Poliakova, Svetlana Yurievna. "The stichera of the Saturday of Saint Theodore in the oldest Russian Sticheraria: at the Crossroads of Traditions". Trabalho apresentado em The Tenth International Conference on Orthodox Church Music “O Taste and See that the Lord is Good: Church Music, Food, and Nourishment, Joensuu, 2023.
    Publicado
  3. "The commemorations of the Prodigal Son in the Oldest Russian Neumatic Sticheraria". Trabalho apresentado em 23rd International Congress of Byzantine Studies, Belgrado, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Sin 319 and Voskr 27 and the Triodion Cycle in the Liturgical Praxis in Russia during the Studite Period". Doutoramento, 2009.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/31 The Lenten Hymnography: In Search of Parallels to Old Russia Sticheraria IMS Cantus Planus Study Group Conference 2024
IMS Cantus Planus Study Group (Gödöllo, Hungria)
2024/07/18 Ivan Moody and the CESEM Project Christian Orthodox Chant in Portugal “In memory of Ivan Moody – composer, conductor, musicologist”: Third International Conference within the scope of the “Christian Orthodox Chant in Portugal” Project (coordination by Ivan Moody and Svetlana Poliakova, CESEM), with the collaboration of the ZêzereArts.
CESEM, ZêzereArts (Tomar, Portugal)
2023/07/06 "On the singing in Orthodox Churches in Lisbon" Sounds of the East in the West of Europe: Tracing the Paths of Orthodox Church Music in Portugal. : Second International Conference within the scope of the “Christian Orthodox Chant in Portugal” Project (coordination by Ivan Moody and Svetlana Poliakova, CESEM)
CESEM (Lisboa, Portugal)
2023/06 The stichera of the Saturday of Saint Theodore in the oldest Russian Sticheraria: at the Crossroads of Traditions The Tenth International Conference on Orthodox Church Music “O Taste and See that the Lord is Good: Church Music, Food, and Nourishment
International Society for Orthodox Church Music. University of Eastern Finland (Joensuu, Finlândia)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/07/18 - 2024/07/18 “In memory of Ivan Moody – composer, conductor, musicologist”: Third International Conference within the scope of the “Christian Orthodox Chant in Portugal” Project (coordination by Ivan Moody and Svetlana Poliakova, CESEM), with the collaboration of the ZêzereArts. (2024/07/18 - 2024/07/18)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2024/06/02 - 2024/06/02 CANTOS CRISTÃOS DO LESTE EM MEMÓRIA DE IVAN MOODY. Recital do Coro Académico Romanos Melodos e do Coro de Câmara Pravoslava (Direcção artística Svetlana Poliakova). (2024/06/02 - 2024/06/02)
Concerto (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023/07/06 - 2023/07/06 Sounds of the East in the West of Europe: Tracing the Paths of Orthodox Church Music in Portugal. : Second International Conference within the scope of the “Christian Orthodox Chant in Portugal” Project (coordination by Ivan Moody and Svetlana Poliakova, CESEM) (2023/07/06 - 2023/07/06)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2023/06/02 - 2023/06/02 Concerto coral Canto sacro nas igrejas do Leste, por alunos da disciplina Práticas Musicais: Músicas no Mundo. Universidade Nova de Lisboa, FCSH (2023/06/02 - 2023/06/02)
Concerto (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/06/28 - 2022/06/28 "O Português – língua cristã ortodoxa”. First International Conference within the scope of the “Christian Orthodox Chant in Portugal” Project (coordination by Ivan Moody and Svetlana Poliakova, CESEM) (2022/06/28 - 2022/06/28)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2022/06/14 - 2022/06/14 Concerto final das disciplinas da licenciatura Prática Musical. Músicas do Mundo e Baixo Contínuo e Acompanhamento. FCSH (2022/06/14 - 2022/06/14)
Concerto (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - 2024 Análise e Teoria Musical - de 1600 a 1750 Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2024 Formação musical Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/09 - 2024 Prácticas musicais: músicas no mundo Ciências Musicais (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/09 - 2022 Baixo contínuo e acompanhamento Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2019 Técnicas de composição Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2014 Análise e Teoria Musical - de 800 a 1300 Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal