Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Pedro de Bastos Gonçalves Cachopo
Nomes de citação
- Cachopo, João Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7119-62C8-BA3F
- ORCID iD
- 0000-0002-4724-2723
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=yzKwPpAAAAAJ&hl=en
- Scopus Author Id
- 57151009300
Endereços de correio eletrónico
- jpcachopo@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide), Offices 354, 355, 356., 1099-032, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://fcsh-unl.academia.edu/Jo%C3%A3oPedroCachopo (Académico)
- http://cesem.fcsh.unl.pt/en/pessoa/joao-pedro-de-bastos-goncalves-cachopo/ (Académico)
- https://fcsh.unl.pt/en/college/teachers/joao-pedro-de-bastos-goncalves-cachopo-en/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
- Humanidades
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |||
Italiano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |||
Latim | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006 - 2011
Concluído
|
Filosofia (Doutoramento)
Especialização em Filosofia Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Verdade e Enigma no Pensamento Estético de Adorno" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Summa cum laude |
2001 - 2005
Concluído
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Especialização em Musicology (Minor in Philosophy)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
17 |
1999 - 2004
Concluído
|
Piano/Formação Musical (Curso médio)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/03/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2017/03/01 - 2020/02/29 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
The University of Chicago, Estados Unidos (...) |
||
2017/03/01 - 2019/02/28 | Investigador visitante (Investigação) | University of Chicago, Estados Unidos |
2012/02/01 - 2017/02/28 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2015/09/15 - 2015/12/15 | Investigador visitante (Investigação) | Columbia University, Estados Unidos |
2012/09/15 - 2012/12/15 | Investigador visitante (Investigação) | Durham University, Reino Unido |
2010/04/01 - 2010/06/30 | Investigador visitante (Investigação) | Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha |
2009/03/01 - 2009/06/30 | Investigador visitante (Investigação) | Université Paris 8, França |
2008/04/01 - 2008/07/31 | Investigador visitante (Investigação) | Universität Potsdam, Alemanha |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/03/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/10/01 - 2016/06/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/03/01 - 2013/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/03/01 - Atual | Member of the Board of Directors | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2020/03 - Atual | Coordinator of the Critical Theory and Communication Group | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2019/11 - 2021/11 | Coordinator of the Opera Studies Cluster | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/03 - 2020/02 | PROPERA - The Profanation of Opera: Music and Drama on Film
708601
|
European Commission |
2012/02/01 - 2017/02/28 | Para uma política da ópera entre as artes
SFRH/BPD/79759/2011
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/04/01 - 2010/08/31 | Verdade e enigma no pensamento estético de Adorno
SFRH/BD/24011/2005
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/03/01 - 2020/02/29 | The Profanation of Opera: Music and Drama on Film
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos |
European Commission
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2021/09/30 | Fragmentation and Reconfiguration: experiencing the city between art and philosophy
Investigador
IFILNOVA, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Revisão de livro |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01/18 | A Montanha Mágica, ou As Vantagens e os Inconvenientes da Distância para o Pensamento | Reading Group
Associação Portuguesa de Psicossomática (Lisboa, Portugal)
|
2023/12/19 | The Callas Effect: The Metamorphoses of Aura in the Digital Age | International Congress “Maria Callas at 100: Opera, Myth, Celebrity
Università di Torino, (Turin, Itália)
|
2023/11/11 | A Revolução Imaginada: Política, Técnica e Arte | Invited talk at Meeting about “Revolução”
Mala Voadora Association (Porto)
|
2023/11/04 | A Tarefa do Ensaísta na Era do ChatGPT | Invited talk at Meeting of the Sociedade Portuguesa de Psicossomática “Va pensiero: O pensamento ao ataque”
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/09/29 | O Efeito Callas: Metamorfoses da Aura na Era Digital | 12th National Meeting of the Portuguese Society of Music Research
Museu da Música (Mafra, Portugal)
|
2023/09/05 | A tarefa do ensaísta na era do ChatGPT | International Seminar “Aesthetic, Political and Social Challenges in the Era of Digital Acceleration
Centro Municipal das Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2023/09/01 | Pandemia e Revolução Digital | Invited Inaugural Lecture of the Graduate Program in Philosophy
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2023/06/27 | The Diva is Present: Some Thoughts on Marina Abramovic’s 7 Deaths of Maria Callas | Intersections Conference: Interdisciplinary Approaches to Opera
University of Cambridge (Cambridge, Reino Unido)
|
2023/02/16 | The diva is present: Em torno de "7 Deaths of Maria Callas" de Marina Abramovic | Invited talk in THELEME: Interarts – Intermedia
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/02/16 | The diva is present: Em torno de 7 Deaths of Maria Callas de Marina Abramovic | Invited talk in THELEME: Interarts – Intermedia
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/11 | Atracções Electivas: Do Cinema à Ópera no Século XXI | Invited Talk in "Dialogues of Theory" (org. Daniel Moreira)
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2023/01/11 | Do que é o ‘inefável’ o nome? Jankélévitch e a música | Lecture in Course of Aesthetics and Musical Hermeneutics
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2023/01/11 | Do que é o ‘inefável’ o nome? Jankélévitch e a música | Aula de Estética e Hermenêutica da Música
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2023/01/11 | Atracções Electivas: Do Cinema à Ópera no Século XXI | Talk in "Diálogos da Teoria"
ESMAE (org. Daniel Moreira) (Lisboa, Portugal)
|
2022/08/25 | Callas in Concert: A Live Concert with a Dead Diva | 21st Quinquennial International Musicology Society
University of Athens (Athens, Grécia)
|
2022/08/23 | What has the pandemic taught us about opera? | 21st Quinquennial International Musicology Society
University of Athens (Athens, Grécia)
|
2022/06/25 | Elective Attractions: From Film to Opera in the 21st Century” | 4th Transnational Opera Studies Conference, June 23-26, 2022.
Bayreuth University (Bayreuth, Alemanha)
|
2022/06/09 | O amor, entre distância e proximidade | Invited talk in "Dialogues about Technology and Sociability" (org. Joaquim Braga)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/05/26 | Os efeitos da pandemia nas artes performativas: entre crise e oportunidade | Invited lecture (org. Luiz Camillo Osósio e Pedro Duarte)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/05/13 | De que foi a pandemia o nome? | Invited talk (org. Fabio Akcelrud Durão)
State University of Campinas (Brazil) (Campinas, Brasil)
|
2021/11/17 | A Torção dos Sentidos | Invited talk in Seminar "Themes of Critical Theory: Crisis and Critique of Subjectivity" (org. Leomir Hilário))
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2021/10/20 | Atracções Electivas: Da ópera ao Cinema and Back | 23º Congress of Literary Studies
Universidade Federal do Espírito Santo (Espírito Santo, Brasil)
|
2021/05/03 | A saída da ópera do teatro para a cidade | Research Seminar – The Sonic Arts and the Experience of the City
IFILNOVA/NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2021/02/08 | Entre Crise e Renovação: O impacto da pandemia no mundo da ópera | Meeting of the Lisbon’s Academy of Sciences
Academia de Ciências de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/01/15 | The Rebirth of Opera from the Spirit of the Pandemic? Challenges, Opportunities and Prospects for the Future | Research Seminar on “Music and Confinement”
CEC-FLUL (Lisboa, Portugal)
|
2020/12/11 | Lady of the Tropics ou o destino de Manon entre cinema, ópera e literatura5th International Meeting “Cinema and the Other Arts” | 5th International Meeting “Cinema and the Other Arts”
Universidade da Beira Interior (Portugal)
|
2020/01/10 | Opera, Liveness, and Audiovisual Remediation | Modern Language Association 2020 Convention
Modern Language Association (Seattle, Estados Unidos)
|
2019/12/17 | Crónicas de Evolução e Declínio: O destino da ópera entre o cinema e os novos media | Seminar of the Lisbon's Academy of Sciences: "Evolution ¿ Transdisciplinary Dialogues"
Academia de Ciências de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/15 | Afinidades Electivas ou Fortuitas? Metamorfoses da ópera em Fitzcarraldo (1982) de Herzog e E la nave va (1983) de Fellini | 9th National Meeting of the Portuguese Society of Music Research
SPIM (Portuguese Society of Music Research) (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/09 | Em torno de Kilas, O mau da fita de José Fonseca e Costa | Film Cycle: Topologias Imaginárias
Casa do Alentejo (Portugal)
|
2019/10/24 | The Holographic Diva: Opera and the Life-and-Death Stakes of Technology | “Opera in the Web Age: Media, Technology and History” (International Conference)
Université de Strasbourg (Strasbourg, França)
|
2019/09/08 | Some thoughts on The Lady of the Tropics by Jack Conway | Hedy Lamarr Retrospective
Zeughauskino (Berlin, Alemanha)
|
2019/06/25 | The Immiscibility of Media and Its Discontents: Kasper Holten’s Juan and the Fate of Opera Films | "Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination" (International Conference )
National Theater of São Carlos (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/27 | The Senses of Musical Modernity: Adorno, Technology, and Opera | 8th International Meeting of the Adorno Studies
The Association for Adorno Studies (São Paulo, Brasil)
|
2018/12/05 | Loaded Singing: Opera, Realism, and Politics (Perspectives from Latin America) | "Instrumental Theater: Music and Stage in Latin America (1954-2006)" (International Conference)
Casa del Bicentenario/Centro de Arte Sonoro (Buenos Aires, Argentina)
|
2018/11/10 | A aura da ópera na época da sua reprodutibilidade técnica (Keynote Address) | 8th National Meeting of the Portuguese Society of Music Research
Escola Superior de Música de Artes do Espectáculo (Porto, Portugal)
|
2018/10/26 | The Original is Dead (Long Live the Original): The Persistence of Aura in the Age of Reproduced Opera | 2nd “Opera Through the Eyes of Film" Symposium
Neubauer Collegium (University of Chicago) (Chicago, Estados Unidos)
|
2018/05/24 | The Secularization of Opera in Tarantino, Malick and von Trier | XIII “Music and Moving Image” Conference
New York University (New York, Estados Unidos)
|
2018/05/11 | The Importance of Being Passionate: Parody and Satire in Mark Rappaport’s Mozart in Love (1975) | 1st “Opera Through the Eyes of Film” Symposium
Neubauer Collegium (University of Chicago) (Chicago, Estados Unidos)
|
2017/07/17 | Wagner ou Verdi ou Gluck: Virginia Woolf sobre uma antiga polémica musico-teatral | I Jornadas da Linha de Estudos de Ópera
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
|
2017/05/10 | Opera Cannibalized, Cinema Unbound: Some thoughts on The Cannibals (1988) by Manoel de Oliveira and João Paes | Invited Talk
University of California, Santa Barbara (Santa Barbara, Estados Unidos)
|
2016/10/31 | Operatic and Melodramatic Imagination? Notes on Mark Rappaport’s Mozart in Love (1975) | “Música e Literatura no Cinema” Seminar
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/28 | On Filmic Virtualities: Beyond Fiction/Documentary Divide with Peter Watkins | International Conference “On the Virtual”
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016/10/13 | Corações, estrelas e lábios: Em torno de Mozart in Love (1975) de Mark Rappaport | Seminar “O Melodrama entre as Artes”
Centro de Estudos Comparatistas (FLUL) (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/30 | De um avanço quase inexplicável: notas sobre a noção de pesquisa de ponta na literatura e nas artes | Annual Meeting of the ANPOLL
Universidade de Campinas (Campinas, Brasil)
|
2016/06/27 | Estética e Política segundo Jacques Rancière | Invited Talk (org. Rodrigo Duarte)
Universidade Federal de Belo Horizonte (Belo Horizonte, Brasil)
|
2016/05/17 | On Philosophy as Untimely Critique | “The ‘Untimely’. From Nietzsche to us” (International Conference)
University of Bari ‘Aldo Moro’ (Bari, Itália)
|
2016/05/05 | Em busca de um fio condutor: Agamben ou a profanação da ópera pelo cinema | 6th National Meeting of the AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/03/17 | The Politics of the Muses: Rancière, Adorno and Music in the Aftermath of the Postmodern Debate | Annual Meeting of the American Comparative Literature Association
Harvard University (Cambridge, MA, Estados Unidos)
|
2016/02/10 | Bartleby e os seus leitores: Resistência e Literatura | Invited Talk
Associação Irreal (Lisboa, Portugal)
|
2015/11/30 | In Search of Guiding Thread: Agamben and the Profanation of Opera | Research Seminar (org. Lydia Goehr)
Columbia University in the City of New York (New York, Estados Unidos)
|
2015/07/25 | The Ambivalent Destiny of Opera on Screen: Some thoughts on Michael Sturminger’s Casanova Variations (2014) | International Conference “Cinema, Art, Technology, Communication”
(Avanca, Portugal)
|
2015/05/28 | Lúdico, polémico ou irónico? O filme-ópera à luz dos regimes de hipertextualidade de Gérard Genette | 4th Seminar: "Música, Teoria Crítica e Comunicação”
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
|
2015/05/21 | A ópera como teatro como cinema: A propósito de Casanova Variations (2014) de Michael Sturminger | 5th National Meeting of the AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2015/03/06 | An Inverted Palimpsest? Re-reading Don Giovanni with Joseph Losey and Kasper Holten | International Conference “Intertextuality in Music since 1900”
CESEM (NOVA FCSH) (Lis, Portugal)
|
2015/02/21 | Alegoria e literalidade: Sobre as consequências político-literárias da leitura de Bartleby por Agamben | Workshop “Da vida nua à potência destituinte”
IHA (NOVA FCSH) / UNIPOP / RE.AL (Lisboa, Portugal)
|
2014/12/20 | Variações fílmicas sobre um tema de Mozart e Da Ponte: A ópera na época da sua reprodutibilidade técnica | Conference Cycle “Diálogos in Música”
Biblioteca Orlando Ribeiro (SPIM) (Lisboa, Portugal)
|
2014/10/06 | Romantic Affinities? Cavell on Opera, Film, and the Claim of Expression | International Conference of Philosophy and Film: “Thinking Reality and Time Through Film”
FLUL (Lisboa, Portugal)
|
2014/08/04 | Disentangling a False Dichotomy: Politics, History, and the Stakes of Universality | ISSEI (International Society for the Study of European Ideas) – XIV Conference “Images of Europe: Past, Present, Future”
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2014/07/02 | A Scene is Missing: Rancière and a Renewed Politics of Music in Rehearsal | International Conference “Music, Marxism and The Frankfurt School”
University College Dublin (Dublin, Irlanda)
|
2014/06/12 | Harold en Italie ou ailleurs: Sobre o lugar da música no regime estético à luz de Aisthesis de Jacques Rancière | 3rd “Música, Teoria Crítica e Comunicação" Research Seminar
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/13 | Estranging Adorno: the Enigmatical Politics of Aesthetics | “Adorno: Impact and Influences” (International Conference)
Royal Holloway, University of London (London, Reino Unido)
|
2013/11/01 | O espectro de Wagner ensombra o cinema contemporâneo: Às voltas com Tarantino, Trier e Malick | 3rd National Meeting of the Portuguese Society for Research in Music
Palácio da Cidadela de Cascais (Cascais)
|
2013/09/11 | Entre o belo, o sublime e o enigmático: Adorno, Lyotard, Rancière e a política da estética hoje | Invited talk
Federal Rural University of Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2013/09/09 | ‘Compreender o incompreensível’: sobre o (des)encontro hermenêutico entre os pensamentos de Gadamer e Adorno | Invited talk
Federal University of Minas Gerais (Brazil) (Belo Horizonte, Brasil)
|
2013/09/03 | A emancipação do espectador de Nietzsche a Rancière: para uma genealogia heterodoxa da política da arte | 11th International Congress of Aesthetics: “Gosto, Interpretação e Crítica”
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2013/07/21 | How does the spectator act? Benjamin and Rancière on the task of the spectator-translator | 19th International Congress of Aesthetics: "Aesthetics in Action"
Jagiellonian University in Krakow / Polish Society of Aesthetics / International Association for Aesthetics (Krakow, Polónia)
|
2013/05/25 | Entre crítica e emancipação: o lugar do espectador de Benjamin e Adorno a Rancière | “Pop, Crítica, Política” Workshop
FBAUL (Lisboa, Portugal)
|
2013/04/11 | A ópera aos olhos do cinema: duas leituras de Fitzcarraldo e de E la nave va em discussão | 2nd Seminar: “Música, Teoria Crítica e Comunicação”
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
|
2012/11/27 | A Chronicle of a Survival Foretold: Benjamin and the Task of Translating Opera into Film | Research Seminar organized by Max Paddison
University of Durham (Durham, Reino Unido)
|
2012/11/09 | Opera’s Screen Metamorphosis: the Resilience of a Genre or a Matter of Translation? | “Opera and Cinema: The Politics of an Encounter” (International Conference)
Teatro Nacional de São Carlos / CESEM (NOVA FCSH) / INET-MD (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
|
2012/07/18 | Disagreeing Before Acting: On the Paradoxical Uses of Critique Today | 2nd Critical Studies Research Group Conference on “The Politics of Critique”
Critical Studies Research Group (CSRG), University of Brighton (Brighton, Reino Unido)
|
2012/06/22 | Tem a arte um potencial emancipatório que lhe é próprio? Notas para uma discussão sobre política, emancipação e a obscura distinção da arte | “A produção do real: arte, economia e cultura” (International Conference)
Laboratório de Curadoria/Guimarães-Capital europeia da cultura (Guimarães, Portugal)
|
2012/06/21 | Política do dissenso: os usos paradoxais da crítica de Adorno a Rancière | “Critical Theory Revisited” (International Conference)
CEHUM (Braga, Portugal)
|
2012/05/24 | O lugar do espectador em questão: clarividência e/ou emancipação? | 1st Seminar on “Música, Teoria Crítica e Comunicação”
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
|
2012/05/24 | Ulisses e o canto das sereias revisitados. Notas sobre a relação entre filosofia e música | 1st National Meeting of the Portuguese Society for Research in Music
CESEM (NOVA FCSH) (Porto, Portugal)
|
2011/10/28 | Ce que nous écoutons, ce qui nous parle. Notes pour une politique du geste musical. | 2nd International Forum – Musical Itineraries: “Music and Gesture”
CESEM / CCB (Lisboa, Portugal)
|
2011/10/28 | A aura na época da proliferação das imagens. Em torno de Cópia Certificada de Abbas Kiarostami | “Imagem, Imaginação, Fantasia: Vinte anos sem Vilém Flusser” (International Congress)
Universidade Federal de Ouro Preto (Ouro Preto, Brasil)
|
2011/03/15 | Le dissensus démocratique. Comment désordonner un mot d’ordre? | “Jacques Rancière – Entre nós e as palavras: a filosofia contra o consenso” (International Conference)
CEIL (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
|
2010/05/05 | Estética e política no pensamento de Adorno | “Pensamento Crítico Contemporâneo: Estética e Política” (Seminar)
UNIPOP / Fábrica de Braço de Prata (Lisboa, Portugal)
|
2010/05/04 | Das kontradiktorische Verhältnis der Kritiken Nietzsches und Adornos an Wagner | Research Seminar organized by Christian Kaden
Humboldt-Universität zu Berlin (Berlin, Alemanha)
|
2009/11/26 | Bringing Wagner’s Case up to date. On the Philosophical Consequences of Wagner | "Consequences of Wagner" (International Conference)
CESEM (NOVA FCSH) / Culturgest (Lisboa, Portugal)
|
2009/10/13 | Repensar a crítica imanente. Notas sobre os conceitos de ‘genealogia’ e de ‘normatividade’ | “Ética, Crise e Sociedade” (International Symposium )
NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2009/08/10 | Paradox and Critique. Some Thoughts on an Unexpected Affinity between Deleuze and Adorno | CONNECT Deleuze: The 2nd International Deleuze Studies Conference
Universität zu Köln (Köln, Alemanha)
|
2009/07/23 | How political is music? An approach through Adorno and Rancière | “Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives” (International Conference)
CESEM (NOVA FCSH) / Culturgest (Lisboa, Portugal)
|
2009/06/18 | Politique(s) de la musique. Quelques notes sur les concepts de ‘médiation’ et de ‘partage du sensible’ | “Aura et littéralité” (research seminar organized by Jean-Paul Olive)
Université Paris 8 (Paris, França)
|
2009/06/04 | Entre ontologia e política. Apontamentos sobre os pensamentos de Adorno e Deleuze | Graduate Conference of Philosophy
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2009/06/03 | Perspectivas contemporâneas sobre o ‘caso Wagner’. Badiou e Zizek em torno de Parsifal | Research Seminar
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
|
2009/05/28 | Adorno e o pensamento crítico contemporâneo | “Pensamento Crítico Contemporâneo” (Seminar)
UNIPOP / Arte à Parte – Associação cultural de música e teatro (Coimbra, Portugal)
|
2009/03/19 | How Critical are Paradoxes? Critical Theory and Post-Structuralism | 1st Graduate Conference on The Future(s) of Critical Theory
Institut für Philosophie der J. W. Goethe-Universität Frankfurt (Frankfurt am Main, Alemanha)
|
2009/01/31 | Adorno e o pensamento crítico contemporâneo | “Pensamento Crítico Contemporâneo” (Seminar)
UNIPOP / Fábrica de Braço de Prata (Lisboa, Portugal)
|
2008/05/05 | A escrita de Nava. Como tocar o céu sob as entranhas? | 3rd “Fora da Filosofia” Conference
FLUL (Lisboa, Portugal)
|
2008/03/22 | Como rasgar o firmamento ? A arte e o ‘fora’ em Adorno e Deleuze | Conference: “Poéticas – Escrever: Porquê, para quê, para quem?”
FLUL (Lisboa, Portugal)
|
2006/06/01 | Médiation et énigme dans la pensée musicale d’Adorno | Research Seminar (org. Jean-Paul Olive)
Université Paris 8 (Paris, França)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09 - Atual | O estético e o espectador: Reflexões a partir de Ibsen, Nietzsche e Rancière
Coorientador de Ana Carolina Calenzo
|
Philosophy (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/07 - Atual | Análise e Proposta de Encenação de Ópera Portuguesa do Século XVIII: La Vera Costanza - Dramma Giocoso de Jerónimo Francisco
de Lima (1785 e 1789)
Orientador de Diogo Gaio
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/11 - Atual | Entre o Pop e a Vanguarda: a influência da poesia concreta na produção musical de Caetano Veloso no período pós-tropicalista
(1973-1993)
Orientador de Guilherme Granato
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/05 - 2023/07/23 | As Samotrácias: A partida como metáfora para a emancipação
Orientador de Letícia Blanc
|
Scenic Arts (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/09 - 2022/05/06 | A ópera na contemporaneidade: estudo comparativo de dois espectáculos do Teatro do Eléctrico
Orientador de Eliana Caramalho
|
Scenic Arts (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/10 - 2022/02 | O Escutador Emancipado: Estética, Política e Escuta em Torno de Jacques Rancière
Orientador de Luís Marcelo Franca
|
Estética e Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/03 - 2022/02 | Pintar o tempo: a experiência do limite
Coorientador de Maria Teresa Neto Projecto
|
Belas Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020/07 - 2021/06 | Os Processos de Gravação no Cinema Musical de Hollywood nas Décadas de 1930 a 1950: Estudo da performance de Carmen Miranda
Orientador de Vanessa Macedo
|
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/09 - 2020/09 | Descrever (com Chantal Akerman). Tanto tempo tinha passado. Eu estou aqui
Coorientador de Luca Ferraço Nassif
|
Literatura, Cultura e Contemporaneidade (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
2014/10 - 2016/11 | A crise da indústria da Cultura: Visões de Adorno e de Attali sobre a música Contemporânea.
Coorientador de Daniel Morgado Sampaio
|
Comunicação, Arte e Cultura (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07 - 2023/07 | 5th Trasnational Opera Studies Conference (Member of the Program and Organizing Committees) (2023/07/06 - 2023/07/08)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2023/04/09 - 2023/06 | 11th Music, Critical Theory and Communication Meeting (2023/06/15 - 2023/06/16)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2022/04 - 2022/06 | 10th Music Critical Theory and Communication Meeting (2022/06/17 - 2022/06/18)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2022/02/18 - 2022/02/18 | III Encontro MUSAS "A Música das Artes" (2022/02/18 - 2022/02/18)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Museu Nacional da Música, Portugal |
2021/06/17 - 2021/06/18 | 9th Music Critical Theory and Communication Meeting (2021/06/17 - 2021/06/18)
Conferência
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/10 - 2021/05 | Resvés Ópera - Conversation Series (2020/10 - 2021/05)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2019/06/24 - 2019/06/25 | "Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination" (International Conference) (2019/06/24 - 2019/06/25)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Teatro Nacional de São Carlos, Portugal Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal |
2018/11/17 - 2018/11/17 | II Encontro MUSAS – A Música das Artes (2018/11/17 - 2018/11/17)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Culturgest, Portugal |
2018/10/25 - 2018/10/26 | 2nd “Opera Through the Eyes of Film” Symposium (2018/10/25 - 2018/10/26)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos |
2018/05/10 - 2018/05/11 | 1st “Opera Through the Eyes of Film” Symposium (2018/05/10 - 2018/05/11)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos |
2017/07/13 - 2017/07/13 | I Encontro MUSAS - A Música das Artes (2017/07/13 - 2017/07/13)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2016/10 - 2016/10 | “Música e Literatura no Cinema” (Research Seminar) (2016/10 - 2016/10)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2016/02 - 2016/02 | “Crítica e Curadoria” (Workshop) (2016/02 - 2016/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2015/06 - 2015/06 | “Arte, Crítica e Emancipação” (Workshop) (2015/06 - 2015/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2014/04 - 2014/06 | 3rd “Estética e Política entre as Artes” Conference Series (2014/04 - 2014/06)
Seminário
|
Culturgest, Portugal |
2013/03 - 2013/06 | 2nd “Estética e Política entre as Artes” Conference Series (2013/03 - 2013/06)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2012/11/09 - 2012/11/10 | “Opera and Cinema: The Politics of an Encounter” (International Conference) | Keynote address by Richard Leppert (2012/11/09 - 2012/11/10)
Conferência (Coorganizador)
|
Teatro Nacional de São Carlos, Portugal |
2012/04 - 2012/07 | 1st “Estética e Política entre as Artes” Conference Series (2012/04 - 2012/07)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/04/04 - Atual | Roundtable with Gisela Casimiro and Humberto Giancristofaro about the film adaptation of Thomas Mann's The Magic Mountain in the film screening of "Aquilo que sobra" by Humberto Giancristofaro. | Screening of "Aquilo que sobra" by Humberto Giancristofaro
Goethe Institut Portugal, Portugal
|
2022/10/23 - Atual | Roundtable with Rita Bénis and Pablo Gonçalo in book launch of "Hollywood de Papel" by Pablo Gonçalo
Mesa-redonda
|
Book launch of "Hollywood de Papel" by Pablo Gonçalo
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
|
2022/03/17 - Atual | Conversation with Rita Marta and Bárbara Tavares, “Pandemia, Desejo e Tecnologia”
Mesa-redonda
|
Cycle CURAR (org. Laila Nuñez and Letícia Campos)
Curious Monkey, Portugal
|
2023/12/02 - 2023/12/02 | Presentation of "Callas e os Seus Duplos" with Manuel Deniz Silva e Giovanni Tusa
Mesa-redonda
|
Presentation of "Callas e os Seus Duplos"
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
|
2023/11/28 - 2023/11/28 | Roundtable on "As Tentações do Digital" with Alba Comino, Paula Lobo and Pedro Antunes
Encontro
|
Meeting of IN2PAST
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/11/24 - 2023/11/24 | Book presentation of "Personagens Conceituais e o Teatro Filosófico de Gilles Deleuze" by Humberto Giancristofaro
Mesa-redonda
|
Book launch of "Personagens Conceituais e o Teatro Filosófico de Gilles Deleuze" by Humberto Giancristofaro
Coletivo Monstera, Portugal
|
2023/10/25 - 2023/10/25 | Book launch of "Callas e os Seus Duplos" with António Guerreiro e Catarina Molder
Mesa-redonda
|
Book launch of "Callas e os Seus Duplos" by João Pedro Cachopo
Teatro de São Luiz, Portugal
|
2023/09/09 - 2023/09/09 | Roundtable with Jessica De Chiara and Pedro Duarte on “Pandemia, Arte, Tecnologia”
Mesa-redonda
|
Roundtable on "Pandemia, Arte, Tecnologia"
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
2023/05/20 - 2023/05/20 | Roundtble with Sanjay Seth and Mariana Pinto dos Santos (moderated by Luís Trindade) on “Music, Art, Science and the Decolonization
of History”
Festival
|
Festival Imaterial
IN2PAST, Portugal
|
2023/05/03 - 2023/05/05 | Moderation of panel
Conferência
|
3rd Nova Contemporary Music Meeting "Listening to Today's Music"
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2023/04/04 - 2023/04/04 | Roundtable in film screening of "Aquilo que sobra" by Humberto Giancristofaro with Gisela Casimiro and Humberto Giancristofaro
Outro
|
Film screening of "Aquilo que sobra" de Humberto Giancristofaro
Goethe Institut, Alemanha
|
2022/10/27 - 2022/10/29 | Moderation of panel at the VIII Iberian Meeting of Aesthetics: "Spaces and Times in Aesthetics and Art"
Conferência
|
VIII Iberian Meeting of Aesthetics: "Spaces and Times in Aesthetics and Art"
IFILNOVA, Portugal
|
2022/10/13 - 2022/10/13 | Moderation of Panel at the International Conference "Presence, Absence, Invisibility"
Conferência
|
International Conference "Presence, Absence, Invisibility"
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
|
2021/11/20 - 2021/11/20 | Moderation of conversation with Antônio Araújo and Luís Soldado on “Teatro e Música fora da caixa” [online]
Festival
|
Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Academia de Ópera
Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Brasil
|
2021/10/27 - 2021/10/27 | Conversation with Pedro Duarte on “O que a filosofia tem a dizer sobre a pandemia”
Mesa-redonda
|
Casa Mombak, Portugal
|
2021/10/16 - 2021/10/16 | Roundtable with Irineu Franco Perpetuo and Angélica de Carvalho on “Ópera: Arte Viva! Arte Integrada!” (moderated by Carolina
Faria) [online]
Festival
|
Mostra de Cinema e Ópera
Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Brasil
|
2021/09/10 - 2021/09/10 | Debate with Luciana Molina and Vitor Cei on the Brazilian edition of my book “A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital” [online] |
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
|
2021/05/05 - 2021/05/07 | Moderation of panel
Conferência
|
2nd Nova Contemporary Music Meeting "Musica Performance as Creation"
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2020/12/06 - 2020/12/06 | A conversation with Yuval Sharon, Luís Soldado João Pedro Cachopo (Resvés Ópera # 2) [online]
Mesa-redonda
|
Resvés Ópera # 2
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2020/11/28 - 2020/11/28 | Conversation with Livia Sabag on "Música Clássica e Produção Audiovisual" [online]
Mesa-redonda
|
8º Festival de Música Erudita do Espírito Santo |
2020/10/14 - 2020/10/14 | Conversation with Pedro Duarte (moderated by Jessica Di Chiara) on “Ensaio e Pandemia” [online]
Mesa-redonda
|
Campo Aberto: Conversas sobre o ensaio |
2019/06/19 - 2019/06/19 | Roundtable on Wagner and Tannhäuser ("Ich bin der Welt noch einen Tannhäuser schuldig") with Paulo Ferreira de Castro (moderated
by Eugénio Sena)
Festival
|
Encontro sobre Richard Wagner
Círculo Richard Wagner, Portugal
|
2019/02/21 - 2019/02/23 | Roundtable on Guo Baochang’s Chinese opera film "Dream of the Bridal Chamber" with David Levin, Guo Baochang, and Martha Feldman
(moderated by Judith Zeitlin)
Conferência
|
Connecting the dots through Guo Baochang: Contemporary Chinese Opera, Film, TV
University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos
|
2016/10/26 - 2016/10/26 | Roundtable on Peter Watkins (moderated by Pedro Fortes)
Mesa-redonda
|
Peter Watkins Retrospective at Cinemateca/DocLisboa
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
|
2016/03/11 - 2016/03/11 | Conversation with Maria do Mar Fazenda on Adorno’s “Valéry Proust Museum”
Oficina (workshop)
|
Atelier-Museu Júlio Pomar
Atelier-Museu Júlio Pomar, Portugal
|
2016/03/05 - 2016/03/05 | Roundtable “On the contemporary” with António Guerreiro and Miguel Azguime (moderated by Pedro Boleo)
Mesa-redonda
|
Casa d’Achada
Casa d’Achada, Portugal
|
2013/09/28 - 2013/09/28 | Roundtable on Stravinsky (moderated by Paulo Ferreira de Castro)
Mesa-redonda
|
International Conference “The Rite of Spring 1913-2013”
Teatro Nacional de São Carlos, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/04 | O Espectador em Ibsen, Rancière e Ibsen (Final Report of Doctoral Programme)
Orientador
|
Ana Carolina Calenzo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10/23 | Unruly Objects: Historical and Contemporary Debates on Active
Matter
Arguente principal
|
Marina Sportelli (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2023/08/29 | NFTs: Distopia ou Revolução?
Arguente
|
Cecília Fortes Figueiredo (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
2023/07/13 | As Samotrácias: A partida como metáfora para a emancipação
Orientador
|
Letícia Blanc (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/03/14 | Palimpsesto tropical: O disco concretista-paulista de Caetano Veloso (Final Report of Doctoral Programme)
Orientador
|
Guilherme Granato (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/11/30 | "The Creative Abyss: Improvisation and the Challenge of Not-Knowing"
Arguente principal
|
Nicholas McNair (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/05/06 | "A ópera na contemporaneidade: estudo comparativo de dois espectáculos do Teatro do Eléctrico"
Orientador
|
Eliana Caramalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/04/29 | "NFTs: Distopia ou Revolução"
Arguente
|
Cecília Fortes Figueiredo (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
2022/04/05 | "O Escutador Emancipado: Estética, política e escuta em torno de Jacques Rancière"
Orientador
|
Marcelo Franca (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/08/10 | "Ativismo poético: insurgências constelares no Brasil contemporâneo"
Arguente
|
Pedro Caetano Eboli Nogueira (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021/06/26 | "Practices of Listening to Classical Music: Symphony Concerts in Lisbon"
Arguente principal
|
Roman Korolev-Namazov (Outro)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/01/12 | "Do inaudível à concretização sonora: a música imaginária como recurso de uma epistemologia interartística"
Arguente
|
Filipa Moniz Brazete Cruz (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/08/31 | "Sobre Rancière e Ibsen"
Arguente principal
|
Ana Carolina Calenzo Chaves (Mestrado)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil
|
2019/06/07 | "Wittgenstein e a interpretação musical: cruzamentos e influências"
Arguente
|
Paula Alexandra Monteiro Torres de Carvalho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/02/15 | "Sobre a Erosão da Forma: Lolita e o Modernismo Tardio"
Arguente
|
Tauan Tinti (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2016/04/19 | "Ao Fio dos Anos e das Horas: Poética do Fragmento em Fernando Lopes-Graça"
Arguente
|
Fernando Fontes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/12/14 - 2023/12/16 | Invention and Imagination (International Conference) | NOVA FCSH |
2023/07/06 - 2023/07/08 | 5th Trasnational Opera Studies Conference (TOSC@Lisboa) | CESEM-NOVA FCSH |
2023/06/15 - 2023/06/16 | 11th Music, Critical Theory and Communication Meeting | CESEM |
2022/06 - 2022/07 | VIII Iberian Meeting of Aesthetics: "Spaces and Times in Aesthetics and Art" | IFILNOVA/NOVA FCSH |
2022/06/17 - 2022/06/18 | 10th Music Critical Theory and Communication Meeting | CESEM |
2021/06/17 - 2021/06/18 | 9th Music, Critical Theory and Communication Meeting | CESEM |
2019/11/14 - 2019/11/16 | 9th National Meeting of the Portuguese Society for Research in Music | Portuguese Society for Research in Music |
2019/06/24 - 2019/06/25 | Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination (International Conference) | Teatro Nacional de São Carlos |
2019/05/18 - 2019/05/18 | Post-Opera: Installing the Voice | Operadagen Rotterdam |
2012/11/09 - 2012/11/10 | Opera and Cinema: The Politics of an Encounter (International Conference) | Teatro Nacional de São Carlos |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/01/01 - Atual | Sound Stage Screen (2784-8949) | Università delli Studi di Milano |
2012 - 2016 | Imprópria: Política e Pensamento Crítico (2182-3367) | Tinta da China |
2014 - 2015 | Kinetophone: Journal of Music, Sound and Moving Image | INET-MD / CESEM |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Launch and participation in the evaluation committee of the Richard Wagner Circle Award – Young Essayist
Coordenador
|
Círculo Richard Wagner, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/04 - 2021/06 | Review of book manuscript for Bloomsbury | Bloomsbury Books, Estados Unidos |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - 2024/01 | Filosofia da Música | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Filosofia da Música | Filosofia da Música (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/05 - 2022/05 | Genealogias do futuro operático (Intensive course) | (Licence) | Universidade de Brasília, Brasil |
2021/09/01 - 2022/02/15 | Filosofia da Música | Filosofia da Música (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/02 - 2021/06 | Musical Theatrical Performance | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/02 - 2021/06 | Música e Pensamento: Modernidade e Tecnologia | Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/02/10 - 2020/05/31 | Música e Pensamento: Modernidade e Tecnologia | Ciências Musicais (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2016/02/15 - 2016/06/30 | Aesthetics and Art Criticism | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2016/06/22 - 2016/06/24 | Bartlebly and the Resistance of Literature (Intensive course) | (Graduado) | Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
2016/06/13 - 2016/06/17 | The Case of Bartleby: Literature, Politics and Philosophy” (Intensive course) | (Graduado) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
2014/10/01 - 2015/01/31 | Musical Theatrical Performance | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/10/01 - 2014/01/31 | Musical Theatrical Performance | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/02/01 - 2013/07/31 | Sociology of Music | (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/02/13 - Atual | Cóclea: O Labirinto da Escuta (Antena 2) | A imaterialidade e corporalidade dos sons |
2023/12/19 - 2023/12/19 | Império dos Sentidos | My book "Callas e os Seus Duplos" |
2018/11/15 - 2018/11/15 | Império dos Sentidos (Antena 2) | MUSAS - A Música das Artes |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/03 - Atual | Modern Language Association | Member |
2018/10 - Atual | American Musicological Association | Member |
2017 - Atual | Lisbon Academy of Sciences | Member |
2015/01 - Atual | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento | Member |
2014/11 - Atual | Portuguese PEN Club | Member |
2011/10 - Atual | Associação Brasileira de Estética | Member |
2011 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Member |
2011 - 2016 | Unipop | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/04 - 2023/06 | Evaluation of MA candidates for the 2023/24 academic year
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/04 - 2022/06 | Evaluation of MA candidates for the 2022/23 academic year
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/04 - 2021/06 | Evaluation of MA candidates for the 2021/22 academic year
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/04 - 2023/04 | Revista Portuguesa de Musicologia (2183-8410) | SPIM / CESEM / INET-MD |
2022/04 - 2022/04 | VISO: Cadernos de Estética Aplicada (1981-4062) | Universidade Fluminense |
2020/09 - 2020/09 | Sound Stage Screen (2784-8949) | Università delli Studi di Milano |
2018/02 - 2018/02 | Revista Crítica de Ciências Sociais (2182-7435) | Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra) |
2018/01 - 2018/02 | Análise Social (0003-2573) | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa |
2017/11 - 2017/11 | Práticas da História: Journal of Theory, Historiography and the Uses of the Past (ISSN 2183-590X) | Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) |
2017/02 - 2017/02 | Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2183-1750) | Associação da Imagem em Movimento |
2017/01 - 2017/01 | e-Lyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics (2182-8954) | Rede Internacional Lyracompoetics |
2016/02 - 2016/02 | Revista Portuguesa de Musicologia (2183-8410) | SPIM / CESEM / INET-MD |
2014/12 - 2014/12 | Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2183-1750) | Associação da Imagem em Movimento |
2014/01 - 2014/01 | Kairos: Journal of Philosophy and Science (1647-659X) | De Gruyter |
2013/12 - 2013/12 | Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image (1647-8991) | IFILNOVA/NOVA FCSH |
Distinções
Prémio
2014 | Portuguese PEN Club Award (First Book Category) |
Título
2017 | Member of the Young Scientists Committee of the Lisbon Academy of Sciences
Academia das Ciências de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2018 | Bayreuther Festspiele Fellowship
Richard-Wagner-Stipendienstiftung, Alemanha
|
2010 | Research Grant (DAAD)
Deutscher Akademischer Austauschdienst, Alemanha
|
2006 | Intensive Summer Language Grant (DAAD)
Deutscher Akademischer Austauschdienst, Alemanha
|