Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Jorge Pinto
Nomes de citação
- Pinto, Jorge
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7218-24BB-3DBB
- ORCID iD
- 0000-0002-2819-8114
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999 - 2002
Concluído
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A avaliação formal no 1º ciclo do ensino básico: uma construção social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade do Jú |
1981 - 1983
Concluído
|
Psicologia da educação (Pós-Graduação)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Avaliação Escolar: Concepções; práticas e Problemas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1974 - 1979
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia Aplicada (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"O Insucesso Escolar e o handicap sócio cultural: uma visão critica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/09/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2004/09 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1993/09 - 2004/08 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1989/09 - 1990/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1986/09 - 1989/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1979/09 - 1986/09 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/09 - Atual | Coordenador do mestrado educação Pré escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2010/05 - Atual | Membro do Conselho Académico do IPS | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2010/05 - 2018/06/01 | Presidente do Conselho Técnico Cientifico da ESE | Departamento de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/05/01 - Atual | Revitalização Do Ensino Técnico e Formação Profissional em Angola (RETFOP)
RETFOP
Desenvolvimento técnico
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Portugal
|
|
2010/01 - Atual | Projecto TEIP
Projecto TEIP III
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Em curso
|
2016/01 - 2108/12 | Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola 2
XXX
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Em curso
|
2019 - 2023 | Projeto Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné- Bissau
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Em curso
|
2016/01 - 2019/12 | Projecto Aprendizagem para Todos
PAT
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Em curso
|
2016/05 - 2019/05 | Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
: PTDC/MHC-CED/1680/2014
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Em curso
|
2016/09/01 - 2018/11/03 | Empowering Eportefolio Process
2016-1-FI01-KA203-022741
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Em curso
|
2015/01/11 - 2018/08/31 | Financial Literacy: a Key Tool to Improve People`s Life Cycle
2015-1-IT02-KA204-014975
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Em curso
|
2016/04 - 2016/10 | Programa de promoção nacional do sucesso escolar 1 Fase formação de professores em avaliação pedagógica Fase 1: Fo2: Apoio
aos Centros de Formação
Promoção do Sucesso DGE ME
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Concluído
|
2014/08 - 2016/08 | Prevenção do abandono escolar precoce (2young to fail)
014-1-IT02-KA201-003609
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Concluído
|
2007/09 - 2011/09 | Avaliação Reguladora do ensino e aprendizagens (AREA)
PTDC/CED/64970/2006
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Concluído
|
2006/01 - 2010/10 | Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola
xxxx
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - Atual | Interações sociais nas tarefas de Português
Coorientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 - Atual | O trabalho cooperativo como contexto facilitador de Aprendizagens. | |
2016 - Atual | Desencadeando aprendizagens por meio de tarefas recreativas
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 - Atual | A Língua Portuguesa no 1º Ciclo – o papel do feedback na consolidação de aprendizagens
Coorientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2010 - Atual | Educação, Cultura e Utopia em Agostinho da Silva
Coorientador
|
Filosofia da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 - Atual | Cidadania e autoridade na escola democrática
Coorientador
|
Sociologia da Educação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2018 - 2018 | A Aprendizagem através de atividades de Jogo no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 - 2017 | Desenvolvimento de Tarefas Inclusivas no âmbito do Estudo do meio
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | - Prática de questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. . ESE/IPS. Janeiro 2016
Orientador
|
Ensino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico”,
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | O envolvimento dos alunos do 1º ciclo do ensino básico no processo de ensino e aprendizagem: trabalho cooperativo
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | O Portefólio como um instrumento de avaliação reguladora: Um estudo no 1º ciclo na área da matemática
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | O feedback oral: um estudo sobre a própria prática em matemática no 1º ciclo do ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | A (co)avaliação em sala de aula: Importância e desafios
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | A importância da utilização do portefólio para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | A Revisão Cooperada e o desenvolvimento da Escrita
Coorientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
Coorientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | O uso de esquemas como sistematização das aprendizagens
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Práticas Pedagógicas em Creche A prática integrada entre o cuidar e o educar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Jogo, aprendizagens e interações entre os alunos.
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo
Coorientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | O contributo do Portefólio para as aprendizagens dos alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | O trabalho autónomo na sala de aula do 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A Caixa dos Segredos e dos Ficheiros como contributo para o tempo de trabalho autónomo dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 - 2012 | O Contributo do Feedback Escrito nas Aprendizagens dos Alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 - 2012 | O portefólio: uma aprendizagem integradora da escrita
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 - 2012 | Trabalho de Projeto no 1º Ciclo: contributos para as aprendizagens de todos os alunos
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 - 2012 | Os Conselhos de Cooperação Educativa, a regulação da vida relacional e das aprendizagens dos alunos
Orientador
|
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 | O papel da Supervisão na Formação Contínua: Perspectivas e Contributos | Maria Manuela Neves Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | Conceções e práticas dos professores do 1º e 2ª ciclo do ensino Básico sobre o processo de auto e co avaliação no 1º ciclo | Maria Filipa da Silva Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2017 | A autoavaliação como estratégia de auto regulação das aprendizagens | Daniela Bastos Moutinho Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 | Desenvolvimento Profissional Docente | Ana Lucia Pelarigo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Agostinho da Silva: Filosofia e espiritualidade, Educação e Pedagogia | Luis Carlos Rodrigues dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | Avaliação Formativa e o seu impacto na Melhoria das aprendizagens | Filomena Margarida Rodrigues Araújo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | A avaliação formativa como forma de garantir a Aprendizagem. Um estudo de cado na Disciplina de Geografia | Maria Ângela Fernandes da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Cidadania e Autoridade na Escola Pública Democrática | Cristina Maria Gomes da Silva (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 | A Escola a Tempo Inteiro no 1º Ciclo- atividades de enriquecimento curricular – que percepção? | Susana Margarida Neves Bento (Mestrado)
Instituto Português de Estudos Superiores, Portugal
|
2013 | A autoavaliação como um instrumento de regulação das aprendizagens | Maria Antunes Vieira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | Programa TEIP: (N) um cenário de (des)igualdades social e escolar | António Filipe de Oliveira Mota (Outro)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | Avaliação e aprendizagem no 2º ano de escolaridade: um estudo de caso | Maria Isabel de Carvalho Sobral (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | A avaliação como processo socialmente construído na Escolado 1º ciclo- Um estudo de caso | José Raimundo Vasconcelos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
Atual | Medi@ções |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015/05 - Atual | Centro de Investigação em Educação e Formação - ESE-IPS | |
2010/04 - Atual | Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores | |
2010/01 - Atual | SPCE | |
2007/03 - Atual | GEDEI | |
2000/09 - Atual | Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) Universidade do Minho |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/04 - Atual | Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes (CCADD) do IPS
Outro
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2010/05 - Atual | Membro do Conselho Coordenador dos Mestrados ESE/IPS
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2010/05 - Atual | Coordenador do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Coordenador
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2004/09 - Atual | Membro de Conselho Editorial
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Distinções
Título
2021 | Professor Emeritos
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|