???global.info.a_carregar???
Jorge Manuel Bento Pinto Nas suas actividades profissionais interagiu com 2 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Jorge

Identificadores de autor

Ciência ID
7218-24BB-3DBB
ORCID iD
0000-0002-2819-8114

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1999 - 2002
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A avaliação formal no 1º ciclo do ensino básico: uma construção social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade do Jú
1981 - 1983
Concluído
Psicologia da educação (Pós-Graduação)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Avaliação Escolar: Concepções; práticas e Problemas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1974 - 1979
Concluído
Licenciatura em Psicologia Aplicada (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"O Insucesso Escolar e o handicap sócio cultural: uma visão critica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2004/09 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1993/09 - 2004/08 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1989/09 - 1990/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1986/09 - 1989/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1979/09 - 1986/09 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09 - Atual Coordenador do mestrado educação Pré escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/05 - Atual Membro do Conselho Académico do IPS Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/05 - 2018/06/01 Presidente do Conselho Técnico Cientifico da ESE Departamento de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019/05/01 - Atual Revitalização Do Ensino Técnico e Formação Profissional em Angola (RETFOP)
RETFOP
Desenvolvimento técnico
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Portugal
2010/01 - Atual Projecto TEIP
Projecto TEIP III
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Em curso
2016/01 - 2108/12 Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola 2
XXX
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Em curso
2019 - 2023 Projeto Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné- Bissau
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Em curso
2016/01 - 2019/12 Projecto Aprendizagem para Todos
PAT
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Em curso
2016/05 - 2019/05 Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
: PTDC/MHC-CED/1680/2014
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Em curso
2016/09/01 - 2018/11/03 Empowering Eportefolio Process
2016-1-FI01-KA203-022741
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Em curso
2015/01/11 - 2018/08/31 Financial Literacy: a Key Tool to Improve People`s Life Cycle
2015-1-IT02-KA204-014975
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Em curso
2016/04 - 2016/10 Programa de promoção nacional do sucesso escolar 1 Fase formação de professores em avaliação pedagógica Fase 1: Fo2: Apoio aos Centros de Formação
Promoção do Sucesso DGE ME
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
2014/08 - 2016/08 Prevenção do abandono escolar precoce (2young to fail)
014-1-IT02-KA201-003609
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
2007/09 - 2011/09 Avaliação Reguladora do ensino e aprendizagens (AREA)
PTDC/CED/64970/2006
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
2006/01 - 2010/10 Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola
xxxx
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Jorge. "Da resolução de exercícios aos problemas em aula: uma mudança de práticas.". Trabalho apresentado em 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Santarém, 2019.
    Publicado
  2. Pinto, Jorge. "Pinto, J., & Santos, L. (2018). Assessment for learning in first years of schooling.". Trabalho apresentado em 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, UMEA, 2018.
    Publicado
  3. Pinto, Jorge. "Pinto, J., Rodrigues, M. R. S., Saraiva, L., & Costa, A. L. (2018). Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior. In CNaPPES 2018: 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (p. 46). Leiria: Instituto Politécnico. URI: http://hdl.handle.net/10400.26/28265". Trabalho apresentado em CNaPPES 2018: 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Leiria, 2018.
    Publicado
  4. Maria da Silva, Natália; Débora Rodrigues, Darielle; Estelita da Silva, Reginila; Francisco da Silva, Mádson. "A REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE: AÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL". Trabalho apresentado em XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: educar hoje: diálogos entre a psicologia e a educação., Lisboa, 2018.
    Publicado • 10.31692/2358-9728.iicointerpdvl.2015.00018
  5. Pinto, Jorge. "Pinto, J., & Sequeira, A. P. (2018). Da formação inicial à prática pedagógica: análise de estratégias de ensino da língua portuguesa desenvolvidas no âmbito da prática de ensino supervisionada". Trabalho apresentado em XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: educar hoje: diálogos entre a psicologia e a educação, Lisboa, 2018.
    Publicado
  6. Pinto, Jorge. "Pinto, J. (2018) Contributos da avaliação das aprendizagens para o desenvolvimento de uma escola inclusiva". Trabalho apresentado em 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, Setúbal, 2018.
  7. Pinto, Jorge. "Pinto, J. (2018). A avaliação como um processo de mediação entre o ensinar e o aprender: que desafios?". Trabalho apresentado em Encontro Desafios de aprendizagem e formação de professores, Viseu, 2018.
    Publicado
  8. Pinto, Jorge. "Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior". Trabalho apresentado em 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Braga, 2018.
    Publicado
  9. Pinto, Jorge; Ana Sequeira. "Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado". Trabalho apresentado em XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braça, 2017.
    Publicado
  10. Pinto, Jorge. "L’éducation à la citoyenneté dans la formation de professeurs et d’éducateurs au Portugal démocratique". Trabalho apresentado em Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, Corte, 2017.
    Publicado
  11. Pinto, Jorge. "STUDENTS’ INVOLVEMENT IN MATHEMATICS ASSESSMENT". Trabalho apresentado em PME 41, Singapure, 2017.
    Publicado
  12. Pinto, Jorge. "Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunos: potencialidades e tensões". Trabalho apresentado em 28º Colloque de l`ADMEE-Europe, Lisboa, 2016.
    Publicado
  13. Pinto, Jorge. "A avaliação e diferenciação pedagógica um compromisso possível? Seminário: Escola do Possíveis". Trabalho apresentado em Encontro cidades educativas Palmela, Paalmela, 2016.
    Publicado
  14. Pinto, Jorge; Monica Bastos. "O FEEDBACK ORAL: UM INSTRUMENTO DE DIFERENCIAÇÃO? in: Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.". Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., Lisboa, 2016.
    Publicado
  15. Pinto, Jorge. "Os cursos vocacionais e a garantia de equidade: problemas e desafios.". Trabalho apresentado em 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado
  16. Pinto, Jorge. "O contributo do Feedback avaliativo no 1º ciclo do Ensino Básico.". Trabalho apresentado em VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa. (pp. 317-332). Publicação on line:, Lisboa, 2014.
    Publicado
  17. Pinto, Jorge. "inicial de professores: desafios e problemas,". Trabalho apresentado em XX Colóquio da - AFIRSE,, Lisboa., 2014.
    Publicado
  18. Pinto, Jorge. "Contributions pour un dialogue entre l´ évaluation formmative et sumative. Actes du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg, 2013". Trabalho apresentado em 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,, 2013.
    Publicado
  19. Pinto, Jorge. "O Portfolio e a Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico.". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Estudos Educacionais. Avaliação, Desafios e Riscos. Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2013.
    Publicado
  20. Pinto, Jorge. "A coavaliação entre pares e regulação das aprendizagens". Trabalho apresentado em Book of the Sixth Meeting of the CIED - International Meeting in Educational Studies. Review: Challenges and Risks, Lisboa, 2013.
    Publicado
  21. Pinto, Jorge. "Assessment criteria as a tool for mathematics learning". Trabalho apresentado em 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation., Friburg, 2013.
    Publicado
  22. Pinto, Jorge; Leonor Santos. "Summative and formative assessment: a difficult dialogue". Trabalho apresentado em PME 36, Taipé, 2012.
    Publicado
  23. Pinto, Jorge. "Os momentos formais de avaliação no 1º ciclo do Ensino Básico: um contributo para a aprendizagem?". Trabalho apresentado em 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Lisboa. Lisboa, Lisboa, 2012.
    Publicado
  24. Pinto, Jorge; Leonor Santos. "Feedback and Pupil`s Uniqueness". Trabalho apresentado em ECER 2012, Cadiz, 2012.
    Publicado
  25. Pinto, Jorge. "Insucesso e abandono escolar precoce: algumas perspetivas para a prevenção". Trabalho apresentado em A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Lisboa, 1015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pinto, Jorge. "A importância dos critérios na avaliação das aprendizagens". Educação e Matemática 158 (2021): 15-20.
    Publicado
  2. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. "O que pensam os alunos sobre a avaliação?". Educação e Matemática 158 (2020): 44-51.
    Publicado
  3. Pinto, Jorge. "Gomes, S., & Pinto, J. (2018). Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática.". Medi@ções 6 1 (2018): 101-116.
    Publicado
  4. Pinto, Jorge. "Avaliação das Aprendizagens; uma estratégia para a diferenciação pedagógica?". PROFORMA 1 19 (2016): sp-sp. http://cefopna.edu.pt/revista/revista_19/es_06_19.htm.
    Publicado
  5. Nortvedt, Guri A.; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. "Assessment for learning in Norway and Portugal: the case of primary school mathematics teaching". Assessment in Education: Principles, Policy & Practice 23 3 (2016): 377-395.
    Publicado • 10.1080/0969594X.2015.1108900
  6. Pinto, Jorge. "O papel do diretor de turma no envolvimento dos estudantes". . II International Congress Student´s Engagement in Schools: Perspectives of Psychology of Education. IE ULisboa - (2016): 0-0.
    Publicado
  7. Pinto, Jorge; Leonor Santos. "The formative assessment in Primary Education: potentialities and constrains". ECER Conference. Dublin. agosto 2016 1 1 (2016): 550-551.
    Publicado
  8. Jorge Pinto; Leonor Serrano. "Serrano, L. ; Pinto, J. (2015). A creche em Portugal: entre uma perspetiva assistencialista e educacional". MEDI@ÇÕES 3 2 (2015): 63-70. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/112.
    Publicado
  9. Pinto, Jorge. "The development of self-regulation through assessment criteria. Procedia- Social and Behavioural Sciences 112". Procedia Social and Behavioral Sciences, 112 112 (2014): 907-915.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2014.01.1248)
  10. Pinto, Jorge; Jorge Pinto. "Portefólios no 1º ciclo do Ensino Básico. Mediações Vol.2 nº1; ESE, Setúbal". Medi@ções 2 1 (2013): 2-89. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/62.
    Publicado
  11. Pinto, Jorge Manuel Bento. "Is assessment for learning possible in early school years?". Procedia Social and Behavioral Sciences 1 012 (2011): 283-289.
    Publicado
  12. Santos, L.; Pinto, J.. "Is assessment for learning possible in early school years?". Procedia - Social and Behavioral Sciences 12 (2011): 283-289. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79953238801&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.sbspro.2011.02.037
  13. Leonor Santos; Jorge Pinto. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy". Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education, 14(3) (2010): 281-297.
    Publicado
  14. Pinto, Jorge Manuel Bento; Leonor Santos; Jorge Pinto. "The evolution of feedback practice of a mathematics teach". PME 34 International Group for the Psychology of Mathematics Education 4 (2010): 145-152.
    Publicado
  15. Pinto, Jorge Manuel Bento; Leonor Santos. "Self- Regulating Assessment in Mathematics". Bolema nº 33 (2009): 15-25.
    Publicado
  16. Pinto, Jorge Manuel Bento; Ana maria Bettencourt. "A Acção da Escola na Aprendizagem de todos os alunos.". Noesis nº 78 (2009): 31-35.
    Publicado
  17. Pinto, Jorge Manuel Bento; Leonor Santos; Jorge Pinto. "Teacher`s oral feed-back and learning". CME ICME11 Topic study group 36 11 (2008): 56-64. http/: tsg.icme11.org/document/get/688.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pinto, Jorge. "Avaliação Formativa: uma prática para a aprendizagem". editado por Maria Isabel Ramalho Ortigão; Domingos Fernandes; Talita Vidal Pereira; Leonor Santos, 19-45. Curitiba, Brasil: CRV Editores, 2019.
    Publicado
  2. Pinto, Jorge. "Santos, L., & Pinto, (2018) . Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como Fator estruturante.". In O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa, XVii-548. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores, 2018.
    Publicado
  3. Pinto, Jorge. "Santos, L., & Pinto, J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: a avaliação como fator estruturante. F. H. Veiga (Coord.). O ensino na escola de hoje: teoria, investigação e aplicação (pp. 503-539). Lisboa: Climepsi.". Lisboa, Portugal: Climepsi, 2018.
    Publicado
  4. Pinto, Jorge. "Rodrigues, M., Pinto, J., & Pires, A. (2018). EPortfolio as a Learning and Assessment Tool.". In I. Kunnari & M. Laurikainen (Eds.). Empowering ePortfolio Process. HAMK Unlimited Journal. Finlândia, 2018.
    Publicado
  5. Pinto, Jorge. "Pinto, J. Avaliação Pedagógica: Conceitos, propósitos e práticas. In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.) A Avaliação pedagógica das aprendizagens iniciais dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação de Angola; Fundação Caloust Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.". In A Avaliação pedagógica em sala de aula para professores do Ensino Primário, 5-189. Angola, Angola: Ministério da Educação de Angola, 2017.
    Publicado
  6. Pinto, Jorge. "Cibele, C , Pinto, J Matias, N. (2017) Diferenciação Pedagógica: como trabalhar com grandes grupos, classes multinível e multi-idade. In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.) A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação de Angola- Fundação Calouste Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.". In A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa em Sala de Aula para Professores do Ensino Primário, 5-184. Luanda, Angola: Ministério da Educação de Angola, 2017.
    Publicado
  7. Pinto, Jorge. "A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas". In Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas, 3-36. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. CC BY-NC-ND, 2016.
    Publicado
  8. Pinto, Jorge. "Bettencourt, A. ; Pinto, J. (2015) Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives en Reponse à la Crise de l´École, Paris : Artois Presses Université, pp.117-130". In )Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives, 117-130. Paris, França: Artois Presses Université,, 2015.
    Publicado
  9. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. "Avaliar para aprender nos primeiros anos". In Fundamentos e práticas da avaliação na Educação Infantil, 321-338. Porto Alegre:, Brasil: Mediação, 2014.
    Publicado
  10. Pinto, Jorge; Leonor Santos. "Avaliar para aprender nos primeiros anos". In Avaliação na educação de infância,, 00-00. Viseu, Portugal, Portugal: Psicisoma, 2012.
    Publicado
  11. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. "Avaliar para aprender nos primeiros anos.". In Avaliação na Educação de Infância, 334-352. Viseu, Portugal: Psicosoma, 2012.
    Publicado
  12. Pinto, Jorge. "Percursos escolares e avaliação numa escola inclusiva". In Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável., 53-77. Pinhais - Brasil, Portugal: Editora Melo, 2011.
    Publicado
  13. Alves Martins, M.; Matta, I.; Pinto, J.; Salgado, L.. "Proyecto de investigacion/intervencion educativa en un barrio popular de Lisboa". In Investigación par¬ticipativa: Educación de Adultos, 145-150. Madrid, Espanha: Narcea, S.A. de Ediciones, 1996.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pinto, Jorge. Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). coleção Seminários de Investigação. ESE/ Setubal, Portugal: ESE/ Setúbal. 2015.
  2. Pinto, Jorge. Comentário à conferência Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito do projeto Avena. ESE/IPS, Portugal: ESE/IPS. 2015.
  3. Pinto, Jorge. O gostar e o aprender: Utilização do portefólio no 1º ciclo do Ensino Básico. In: Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). Escola Superior de Educação do IPSetúbal; coleção seminários de Investigação. Setábal, Portugal: ESE/IPS. 2015.
  4. Pinto, Jorge; Leonor Santos. Contributions pour un dialogue entre l'évaluation formative et sommative. IN Actes du 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg. Suiça, Suiça: Universidade de Friburgo. 2014.
  5. Pinto, Jorge; Leonor Santos. Assessment criteria as a tool for mathematics learning. In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education .. Kiel Alemanha, Alemanha: PME Germany. 2013.
  6. Pinto, Jorge Manuel Bento. A avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma construção social. (Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho). Braga, Portugal: Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. 2002.
Edição de número de revista
  1. Pinto, Jorge. "Lógicas e Praticas no 1º ciclo do Ensino Básico". Medi@ções 6 1 (2018):
    Publicado • Editor
Livro
  1. Jorge Pinto; Leonor Santos. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. Porto, Portugal: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.. 2010.
    Publicado
  2. Pinto, Jorge Manuel Bento; Leonor Santos; maria do Rosário Rodrigues. O contributo do portefólio para o processo de aprendizagem e avaliação. Lisboa, Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. 2010.
    Publicado
  3. Pinto, Jorge Manuel Bento; Pedro Munício. Debate sobre avaliação. Lisboa, Portugal: IEFP. 2010.
    Publicado
  4. Pinto, Jorge Manuel Bento; Josó Lopes; Leonor Santos; João Brilha. Diferenciação pedagógica na formação. Lisboa, Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. 2007.
    Publicado
  5. Pinto, Jorge Manuel Bento; Jorge Pinto; Leonor Santos. Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2006.
    Publicado
  6. Pinto, Jorge Manuel Bento. Psicologia da Aprendizagem. Portugal, Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. 1999.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Interações sociais nas tarefas de Português
Coorientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - Atual O trabalho cooperativo como contexto facilitador de Aprendizagens.
2016 - Atual Desencadeando aprendizagens por meio de tarefas recreativas
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - Atual A Língua Portuguesa no 1º Ciclo – o papel do feedback na consolidação de aprendizagens
Coorientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - Atual Educação, Cultura e Utopia em Agostinho da Silva
Coorientador
Filosofia da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - Atual Cidadania e autoridade na escola democrática
Coorientador
Sociologia da Educação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 A Aprendizagem através de atividades de Jogo no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 Desenvolvimento de Tarefas Inclusivas no âmbito do Estudo do meio
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 - Prática de questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. . ESE/IPS. Janeiro 2016
Orientador
Ensino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico”,
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 O envolvimento dos alunos do 1º ciclo do ensino básico no processo de ensino e aprendizagem: trabalho cooperativo
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 O Portefólio como um instrumento de avaliação reguladora: Um estudo no 1º ciclo na área da matemática
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 O feedback oral: um estudo sobre a própria prática em matemática no 1º ciclo do ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A (co)avaliação em sala de aula: Importância e desafios
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A importância da utilização do portefólio para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A Revisão Cooperada e o desenvolvimento da Escrita
Coorientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
Coorientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 O uso de esquemas como sistematização das aprendizagens
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Práticas Pedagógicas em Creche A prática integrada entre o cuidar e o educar
Orientador
Mestrado em Educação Pré Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Jogo, aprendizagens e interações entre os alunos.
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo
Coorientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 O contributo do Portefólio para as aprendizagens dos alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 O trabalho autónomo na sala de aula do 1º ciclo
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
Orientador
2013 - 2013 A Caixa dos Segredos e dos Ficheiros como contributo para o tempo de trabalho autónomo dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 O Contributo do Feedback Escrito nas Aprendizagens dos Alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 O portefólio: uma aprendizagem integradora da escrita
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 Trabalho de Projeto no 1º Ciclo: contributos para as aprendizagens de todos os alunos
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 Os Conselhos de Cooperação Educativa, a regulação da vida relacional e das aprendizagens dos alunos
Orientador
Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 O papel da Supervisão na Formação Contínua: Perspectivas e Contributos Maria Manuela Neves Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 Conceções e práticas dos professores do 1º e 2ª ciclo do ensino Básico sobre o processo de auto e co avaliação no 1º ciclo Maria Filipa da Silva Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 A autoavaliação como estratégia de auto regulação das aprendizagens Daniela Bastos Moutinho Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 Desenvolvimento Profissional Docente Ana Lucia Pelarigo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Agostinho da Silva: Filosofia e espiritualidade, Educação e Pedagogia Luis Carlos Rodrigues dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 Avaliação Formativa e o seu impacto na Melhoria das aprendizagens Filomena Margarida Rodrigues Araújo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 A avaliação formativa como forma de garantir a Aprendizagem. Um estudo de cado na Disciplina de Geografia Maria Ângela Fernandes da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Cidadania e Autoridade na Escola Pública Democrática Cristina Maria Gomes da Silva (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 A Escola a Tempo Inteiro no 1º Ciclo- atividades de enriquecimento curricular – que percepção? Susana Margarida Neves Bento (Mestrado)
Instituto Português de Estudos Superiores, Portugal
2013 A autoavaliação como um instrumento de regulação das aprendizagens Maria Antunes Vieira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 Programa TEIP: (N) um cenário de (des)igualdades social e escolar António Filipe de Oliveira Mota (Outro)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 Avaliação e aprendizagem no 2º ano de escolaridade: um estudo de caso Maria Isabel de Carvalho Sobral (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 A avaliação como processo socialmente construído na Escolado 1º ciclo- Um estudo de caso José Raimundo Vasconcelos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
Atual Medi@ções

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/05 - Atual Centro de Investigação em Educação e Formação - ESE-IPS
2010/04 - Atual Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores
2010/01 - Atual SPCE
2007/03 - Atual GEDEI
2000/09 - Atual Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) Universidade do Minho

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017/04 - Atual Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes (CCADD) do IPS
Outro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/05 - Atual Membro do Conselho Coordenador dos Mestrados ESE/IPS
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/05 - Atual Coordenador do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Coordenador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004/09 - Atual Membro de Conselho Editorial
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Distinções

Título

2021 Professor Emeritos
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal