???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
miguel ribeiro

Nomes de citação

  • ribeiro, miguel

Identificadores de autor

Ciência ID
7414-6FB9-8CDB
ORCID iD
0000-0003-3505-4431
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/03/20 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2013 - 2015 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2001 - 2015 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/05/01 - 2019/04/30 Conhecimento interpretativo do professor e futuro professor de matemática no âmbito da Geometria - algumas discussões e reflexões sobre as suas especificidades
2016225575
Investigador responsável
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Maria Mellone; Miguel Ribeiro; Arne Jakobsen; Gemma Carotenuto; Piera Romano; Tiziana Pacelli. "Mathematics teachers’ interpretative knowledge of students’ errors and non-standard reasoning". Research in Mathematics Education (2020): https://doi.org/10.1080/14794802.2019.1710557.
    10.1080/14794802.2019.1710557
  2. Leticia Sosa; Marlene Vianney Guzmán Castro; Miguel Ribeiro. "Conhecimento do professor sobre dificuldades de aprendizagem no tópico adição de expressões algébricas no Ensino Médio". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2019): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p369-397.
    10.23925/1983-3156.2019vol21i3p369-397
  3. Diana Zakaryan; Miguel Ribeiro. "Mathematics teachers’ specialized knowledge: a secondary teacher's knowledge of rational numbers". Research in Mathematics Education 21 1 (2019): 25-42. https://doi.org/10.1080/14794802.2018.1525422.
    10.1080/14794802.2018.1525422
  4. Carrillo-Yañez, José; Climent, Nuria; Montes, Miguel; Contreras, Luis C.; Flores-Medrano, Eric; Escudero-Ávila, Dinazar; Vasco, Diana; et al. "The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model*". Research in Mathematics Education 20 3 (2018): 236-253. http://dx.doi.org/10.1080/14794802.2018.1479981.
    10.1080/14794802.2018.1479981
  5. Dario Fiorentini; Priscila Kabbaz Alves da Costa; Miguel Ribeiro. "As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância". Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (2018): https://doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8417.
    10.3895/rbect.v11n2.8417
  6. Miguel Ribeiro. "Conhecimento Interpretativo para Ensinar Matemática e História da (Educação) Matemática: contributos para a Formação". Educação & Linguagem (2018): https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v20n1p47-72.
    10.15603/2176-1043/el.v20n1p47-72
  7. Maria Mellone; Carlos Miguel Ribeiro; Arne Jakobsen. "Characterizing prospective teachers’ knowledge in/for interpreting students’ solutions". Didattica della matematica. Dalla ricerca alle pratiche d’aula (2018): https://doi.org/10.33683/ddm.18.3.3.1.
    10.33683/ddm.18.3.3.1
  8. Maria Mellone; Carlos Miguel Ribeiro; Arne Jakobsen. "Dare senso alle risposte degli studenti: la conoscenza interpretativa nella formazione insegnanti". Didattica della matematica. Dalla ricerca alle pratiche d’aula (2018): https://doi.org/10.33683/ddm.18.3.3.
    10.33683/ddm.18.3.3
  9. Diana Zakaryan; Miguel Ribeiro. "Conocimiento de la enseñanza de números racionales: una ejemplificación de relaciones". Zetetike 24 3 (2017): 301-301. https://doi.org/10.20396/zet.v24i3.8648095.
    10.20396/zet.v24i3.8648095
  10. ribeiro, miguel. "Cognições e tipo de comunicação do professor de matemática. Exemplificação de um modelo de análise num episódio dividido". Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa (RELIME) (2012): http://www.scielo.org.mx/pdf/relime/v15n1/v15n1a5.pdf.
  11. ribeiro, miguel. "Discussing a teacher MKT and its role on teacher practice when exploring data analysis". PNA (2012):
  12. Ribeiro, C.M.. "Approaching decimal numbers and their operations: The importance of an effective navigation between representations | Abordagem aos números decimais e suas operações: A importância de uma eficaz navegação entre representações". Educacao e Pesquisa 37 2 (2011): 407-422. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80053021264&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1517-97022011000200013
  13. Figueiras, L.; Ribeiro, M.; Carrillo, J.; Fernández, S.; Deulofeu, J.. "Teachers' advanced mathematical knowledge for solving mathematics teaching challenges: A response to Zazkis and Mamolo". For the Learning of Mathematics 31 3 (2011): 26-28. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84860849089&partnerID=MN8TOARS.
  14. Ribeiro, C.M.. "The impact of modeling in the teaching-learning process: A symbiosis between problem solving and modeling everyday life | O impacto da modelação no processo de ensino Aprendizagem: Uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano". Bolema - Mathematics Education Bulletin 23 37 (2010): 977-1004. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79960242601&partnerID=MN8TOARS.