???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Gomes Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, J.

Identificadores de autor

Ciência ID
7811-E742-8846
ORCID iD
0000-0002-1743-330X

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Latim Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Grego Antigo (até 1553) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020 - 2024
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação e Supervisão de Professores
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Práticas reflexivas em contexto: estudo de caso sobre a ação e a reflexão docente numa escola privada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
2020/10/01 - 2021/12/15
Concluído
Diploma Interuniversitário de Estudos Avançados em Educação (Diploma de especialização)
Especialização em Formação e Supervisão de Professores
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores
2010 - 2012/07/24
Concluído
Mestrado em Ensino do Português e Línguas Clássicas (Mestrado)
Especialização em Docência
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Língua e Cidadania: dois conceitos em diálogo." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2007 - 2010
Concluído
Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores
2004 - 2007
Concluído
Ciências Sociais e Humanas (Ensino secundário)
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/02 - Atual Professora de Português do Ensino Básico e Secundário Escola Secundária de Caneças , Portugal
2021 - 2024 Representante do Grupo Disciplinar de Português de 2.ºciclo Colégio Integrado Monte Maior, Portugal
2012 - 2024 Professora de Português do Ensino Básico e Secundário Colégio Integrado Monte Maior, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/11/26 - 2010 "Discurso Geopolítico da Fronteira"
BII2009-FCSH-IELT "Discurso Geopolítico da Fronteira"
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Rodrigues, J.. "Estudo de caso sobre a ação e a reflexão docente num colégio privado". Revista Sensos-e (2025):
    Submetido
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Joana. "Práticas reflexivas em contexto: estudo de caso sobre a ação e a reflexão docente numa escola privada". In Libro de Actas Simposio Internacional sobre el Doctorado en Educación. Conocimiento y Acción Transformadora, 214-217. Santiago de Compostela, Espanha: Universidade de Santiago de Compostela, 2024.
    Publicado
  2. Rodrigues, Joana. "Práticas reflexivas em contexto: estudo de caso sobre a ação e a reflexão docente numa escola privada". In Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Marreiros, R., Faria, A.R., Dorotea, N., & Pinhal, J. (2023). "Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens. Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal". Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., 399-403. Portugal, 2023.
    Publicado
Edição de livro
  1. Rodrigues, Joana. "Da Cor do Ser". Portugal: Edições Ecopy. 2009.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2013 Dinamização de sessão em unidade curricular do 2.ºciclo de estudos da FCSH "Educação, Currículo e Multiculturalismo"
Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Vieira da Silva (Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/07/19 - 2024/07/19 Participação com comunicação online
Conferência
Porto ICRE’24 - 4th Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/05/28 - 2024/05/28 Participação com comunicação presencial
Congresso
V Congresso Internacional de liderança e melhoria da educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2024/05/15 - 2024/05/15 Participação com comunicação online para apresentação da Tese de Doutoramento
Simpósio
Simpósio Internacional Doctorado en Educación. Conocimiento y acción transformadora.
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2023/01/27 - 2023/01/27 Participação com comunicação presencial
Conferência
XXX Colóquio da Afirse Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2009 - 2009 Apresentação da obra "Da Cor do Ser" no âmbito do Plano Nacional de Leitura e do Centro Novas Oportunidades de Cacilhas
Encontro
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/01 - 2016/01 Referenciada por Silva, Maria do Carmo Vieira da (2016) em A multiculturalidade nos relatórios da prática de ensino supervisionada na formação inicial de professores. (e-book) In Cristina Pereira & Clotilde Agostinho (Orgs.), "A inovação educativa e os desafios para a educação no século XXI". Edição do Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISBN: 978-989-8196-61- 3, pp.15-25. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2009 - 2009 Colaboração na obra "Portugal e Espanha. Entre discursos de centro e práticas de fronteira" no âmbito da Bolsa de Integração na Investigação FCT/IELT Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/02/06 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Membro
Distinções

Prémio

2007 Prémio Dr. Teixeira de Matos
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Portugal

Lion's Club Almada, Portugal

Outra distinção

2010 Propinas do Primeiro ano de Mestrado oferecidas pela FCSH devido à média de licenciatura
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal