???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo Esteves

Nomes de citação

  • Esteves, Maria
  • Maria Helena Esteves

Identificadores de autor

Ciência ID
7C10-BFBC-8E38
ORCID iD
0000-0003-0091-5692
Researcher Id
IQT-7907-2023

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2018/08/27 - 2018/08/31
Concluído
United Nations Summer Academy (Outros)
Especialização em Bringing the 2030 Agenda to life
United Nations System Staff College, Itália
2018/01/06 - 2018/05/05
Concluído
3.ª Edição do Curso de Formação Especializada em Igualdade de Género (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2010/11/28
Concluído
Geografia - especialização Ensino da Geografia (Doutoramento)
Especialização em Ensino da Geografia
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
"Os percursos da cidadania na geografia escolar portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005
Concluído
Educação (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Supervisão e Orientação Pedagógica
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1990
Concluído
Geografia (Ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
15
1988
Concluído
Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/01/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2001 - 2010 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1993 - 2000 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária Eça de Queirós, Portugal
1989 - 1993 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária de Camões, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/09 - Atual Vice-Presidente da Unidade Orgânica Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2016/01 - 2021/12 Membro do Conselho pedagógico Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2009 - 2010 Comissão Pedagógica de Geografia Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
2002 - 2003 Comissão Pedagógica de Geografia Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2025/12/31 Laboratório para a Sustentabilidade do Uso da Terra e dos Serviços dos Ecossistemas
LA/P/0092/2020
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Florestais, Portugal

Universidade de Coimbra Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Saúde Ambiental, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Agronomia Alimentos Ambiente e Paisagem, Portugal

Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2022/12/31 Gender Equality Actions in Research Institutions to traNsform Gender ROLES
824536
Investigador
European Commission
Concluído
2018/10/01 - 2022 PHOENIX-Retail-Led Urban Regeneration and the New Forms of Governance (PTDC/GES -URB/31878/2017)
PHOENIX-Retail-Led Urban Regeneration and the New Forms of Governance (PTDC/GES -URB/31878/2017)
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - Atual COMPOUNDS-Compound Subjects. A European Network
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Bundesministerium für Bildung und Forschung Dienststelle Berlin
Em curso
2020 - Atual LiMa - Lehramt international in Marburg
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Deutscher Akademischer Austauschdienst Frankreich
Em curso
2011/09/01 - Atual Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
000
Membro da Organização
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Em curso
2024 - 2025 GreenCCircuit
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
Em curso
2006 - 2009 TISSNTE project
128825-CP-1-2006-1-UK-COMENIUS-C21
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maria Helena Esteves. "GEOGRAPHY EDUCATION CONTRIBUTION TO CITIZENSHIP EDUCATION". Trabalho apresentado em International Conference on New Horizons in Education, Guimarães, 2011.
    Publicado
  2. Maria Helena Esteves. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PROBLEMAS E DESAFIOS". Trabalho apresentado em VIII Congresso da Geografia Portuguesa - Repensar a geografia para novos desafios, Lisboa, 2011.
    Publicado
  3. Maria Helena Esteves. "A CIDADADE COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: UM DESAFIO PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR". Trabalho apresentado em V Congresso Ibérico de Didática da Geografia, Malaga, 2011.
    Publicado
  4. Esteves, Maria. "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERCURSOS E ÁREAS PRIORITÁRIAS". Trabalho apresentado em IV Congresso Ibérico de Didática da Geografia - A Inteligência Geográfica na Educação do Século XXI, Lisboa, 2009.
    Publicado
  5. Maria Helena Esteves. "Os professores na escola: o desafio do mentoring e supervisão dos professores em início de carreira". Trabalho apresentado em XVII colóquio afirse secção portuguesa - a escola e o mundo do trabalho, Lisboa, 2009.
    Publicado
  6. Maria Helena Esteves. "A geografia no currículo do ensino básico em portugal: das "sugestoes de trabalho" às "experiências educativas"". Trabalho apresentado em III Congresso Ibérico de Didática da Geografia Almagro, Almagro, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Maria Helena Esteves. "Geography teachers’ views on textbook use in Portugal: A small-scale study in challenging times". European Journal of Geography 10 1 (2019): 85-98. https://eurogeojournal.eu/index.php/egj/article/view/59/34.
    Publicado
  2. Maria Helena Esteves. "Fieldwork in Geography education: an experience in initial teacher training program". Didáctica Geográfica 19 (2019): 77-101. https://didacticageografica.age-geografia.es/index.php/didacticageografica/article/view/417.
    Publicado
  3. Esteves, Maria. "GENDER EQUALITY IN EDUCATION: A CHALLENGE FOR POLICY MAKERS". PEOPLE: International Journal of Social Sciences 4 2 (2018): 893-905. http://dx.doi.org/10.20319/pijss.2018.42.893905.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20319/pijss.2018.42.893905
  4. Maria Helena Esteves. "Initial Teacher Education in Europe: shaping teachers for the 21st century". New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences 3 5 (2017): 1-8. https://un-pub.eu/ojs/index.php/pntsbs/article/view/1998.
    Publicado • 10.18844/PROSOC.V3I5.1998
  5. Maria Esteves. "Citizenship Education – What Geography Teachers Think on the Subject and How They are Involved?". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2015): http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.697.
    10.1016/j.sbspro.2015.04.697
  6. Esteves, M.H.; Rocha, J.. "Geographical Information Systems in Portuguese Geography Education". European Journal of Geography 6 3 (2015): 6-15. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958175815&partnerID=MN8TOARS.
  7. Esteves, Maria. "Making sense of the world through geography". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2014): https://publons.com/wos-op/publon/7975432/.
    10.1016/J.SBSPRO.2014.01.651
  8. Francisco Roque Oliveira; Maria Helena Esteves; Maria Helena Esteves; Oliveira, Francisco Roque de. "IV Simpósio Ibero-Americano de história da cartografia Lisboa, 11 a 14 de Setembro de 2012". Finisterra 49 97 (2014): 153-157. https://publons.com/wos-op/publon/60577764/.
    10.18055/FINIS4204
  9. de Oliveira, Francisco Roque; Esteves, Maria Helena. "IV IBERO-AMERICAN SYMPOSIUM ON THE HISTORY OF CARTOGRAPHY". Finisterra (2014): https://publons.com/wos-op/publon/58497741/.
  10. de Oliveira, F.R.; Esteves, M.H.. "IV Simpósio Ibero-Americano de história da cartografia". Finisterra 49 97 (2014): 153-157. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84905907756&partnerID=MN8TOARS.
  11. Esteves, Maria. "Geography Education in Portugal: Recent Trends in Research". Procedia - Social and Behavioral Sciences 47 (2012): 1692-1695. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812026201.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2012.06.884
  12. Esteves, M.H.. "Current changes in Portuguese school system: The case of school geography-from contents to competences". SAGE Open 2 1 (2012): 1-6. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883209216&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/2158244012436759
  13. Esteves, M.H.. "Geography education and citizenship education in portugal: A challenge for the 21st century". SAGE Open 2 4 (2012): 1-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883219328&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/2158244012471956
  14. Maria Helena Esteves; Esteves, Maria Helena. "Ensinar a "cidade" no ensino básico". Finisterra 41 81 (2012): https://doi.org/10.18055%2Ffinis1469.
    10.18055/finis1469
  15. Maria Helena Esteves. "Shaping New Urban Environments in Latin America: The Case of Medellin, Colombia". Humanities and Social Sciences Review 1 2 (2012): 157-166. https://www.universitypublications.net/hssr/0102/pdf/FIR535.pdf.
    Publicado
  16. Maria Helena Esteves. "Curriculum changes and teacher training: the pedagogy of geography teaching in Portuguese schools". (2006): https://doaj.org/article/534cb6e51c6f4b9d8d77a08d64537945.
  17. Maria Helena Esteves. "Preocupações ambientais dos estudantes do ensino básico. Contributo para a didática da Geografia". Finisterra 37 74 (2002): 181-183. https://revistas.rcaap.pt/finisterra/issue/view/180.
    Publicado • https://doi.org/10.18055/Finis1599
Capítulo de livro
  1. Maria Helena Esteves. "O ensino remoto de emergência no âmbito da formação inicial de professores: aprendizagens realizadas". In apogeo 55/56, 142-154. Portugal: Aprofgeo, 2023.
    Publicado
  2. Maria Helena Esteves; Isabel Medeiros. "Carlos Alberto Macedo de Medeiros: um olhar sobre as marcas do Homem na paisagem.". In Estudos de Geografia Humana e Regional., editado por Centro de Estudos Geográficos, 9-24. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos Geográficos, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Reis, Eusébio; Louro, Ana; Maria Helena Esteves; Fonseca, Maria Lucinda; Chamusca, Pedro; Ricardo A. C. Garcia; Claudino, Sérgio. Autor correspondente: Reis, Eusébio. XIV Congress of Portuguese Geography ¿ Territories in Transition and Sustainability: challenges and responses. Book of abstracts / XIV Congresso da Geografia Portuguesa ¿ Territórios em Transição e Sustentabilidade: desafios e respostas. Livro de Resumos. Lisboa, Portugal: APG & CEG. 2023.
    Publicado
Livro
  1. Maria Helena Esteves. Aprendizagem ativa Atividades para implementar em sala de aula. Portugal: Raíz Editora. 2023.
    Publicado
  2. Maria Helena Esteves; Oliveira, Francisco Roque de. IV Simpósio ibero-americano de História da Cartografia – Relatório. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos Geográficos,. 2012.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Maria Helena Esteves; Louro, Ana; Okkyong Yoon. "Geographic Education in South Korea and Portugal: when East and West meet / Educação Geográfica na Coreia do Sul e em Portugal: quando o Leste e o Oeste se encontram". Trabalho apresentado em XIV Congresso da Geografia Portuguesa ¿ Territórios em transição e sustentabilidade: crises e respostas, Lisboa, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Esteves, Maria Helena; M.H. Esteves; Maria Helena Esteves. "Os percursos da cidadania na geografia escolar portuguesa". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2215.
    10.13140/RG.2.1.4397.7764

Outros

Outra produção
  1. Educar para a Cidadania¿ Contributo da Geografia Escolar. 2013. Maria Helena Esteves.
    10.13140/RG.2.1.1636.3602
  2. TISSNTE - Teacher Induction: Supporting the Supporters of Novice Teachers in Europe. 2009. Maria Helena Esteves; Tissnte.
    10.13140/RG.2.1.1202.9201
  3. CURRENT REFORMS IN EDUCATION IN PORTUGAL Mentoring and Professional Development Issues. 2009. Maria Helena Esteves.
    10.13140/RG.2.1.2750.4720
  4. Educando o cidadão global: a importância da Geografia Escolar. 2008. Maria Helena Esteves.
    10.13140/RG.2.1.2881.5445
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/01/23 Aprendizagens essenciais e aprendizagem ativa: desafios na formação inicial de professores e professoras” XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2022/07/06 Para uma Cultura de Território. Potencialidades e limites da Cidadania Curricular
Associação de Geógrafos Portugueses (Salamanca, Espanha)
2022/02/11 O ensino remoto de emergência no âmbito da formação inicial de Professores: aprendizagens realizadas XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal “A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2021/01/29 Educação para o Desenvolvimento Sustentável: uma experiência universitária XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Idades da Vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2020/02/01 Perceções de professores/as em formação inicial sobre a abordagem de temáticas relacionadas com a diversidade e igualdade de género em contexto escolar XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-estar
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2020/02/01 Desenvolvimento e sustentabilidade na educação portuguesa: um olhar multidisciplinar XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-estar
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2018/02/03 Investigar a formação inicial de Professores - modelos, conteúdos e desafios XXV Colóquio da AFIRSE Portugal “A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2017/02/01 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR,
AFIRSE Portugal) (Lisboa, Portugal)
2016/01/30 Formação inicial de professores de Geografia: estudo comparativo do modelo da Universidade de Lisboa, Portugal e da Universidade Estadual do Ceará, campus FAFIDAM XXIII Colóquio AFIRSE -As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores.
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2015/05/22 GIS and Geography Education in Portugal EUROGEO 2015 Conference: Communicating Geography: Serving Our World
European Association of Geographers (EUROGEO) (Ankara)
2010/05/25 Current Changes in Portuguese School System: the case of School Geography - from Contents to Competences ATINER 12th Annual International Conference Education
ATINER - Athens Institute for Education and Research (Athens, Grécia)
2007 Educação para a cidadania: o contributo da geografia escolar. Educação para a Cidadania - Conferência Ibérica
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Aprender a cidade. O Portfólio como instrumento de aprendizagem na Geografia do 8º ano de escolaridade.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023 - 2023 Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023 - 2023 O estudo da população mundial na Geografia do 8º ano: contributo para a educação para o desenvolvimento
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023 - 2023 Problematizar o espaço geográfico a partir do estudo das atividades económicas: Experiências didáticas na Geografia do 8ºano
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023 - 2023 Os Recursos Marítimos na Geografia Escolar do 10º ano: A Sustentabilidade do Setor das Pescas em Portugal
Coorientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2022 - 2022 Educação geográfica e educação inclusiva: Práticas de ensino diferenciado no estudo da população no 8º ano
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2022 - 2022 Geografia e uso sustentável da água em Portugal. Uma experiência didática numa turma do 1ºano do curso profissional de turismo.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2022 - 2022 A importância do mapa no ensino da Geografia. Uma experiência didática no estudo do meio natural no 3º ciclo
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2021 - 2021 Contrastes de desenvolvimento no 9º ano de escolaridade. Estratégias de diferenciação pedagógica no ensino de Geografia.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2021 - 2021 A mudança começa em nós! Aprender o clima para compreender as alterações climáticas. Uma experiência didática no 7º ano de escolaridade.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2021 - 2021 Contrastes de desenvolvimento no 9º ano de escolaridade. Os objetivos do desenvolvimento sustentável no ensino da Geografia.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2021 - 2021 A importância das ferramentas tecnológicas (Projeto IClass) no estudo das redes e modos de transporte na disciplina de Geografia no 8º ano de escolaridade.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2021 - 2021 O estudo da dinâmica litoral na disciplina de Geografia no 7º ano de escolaridade. Contributo para a educação ambiental
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2020 - 2020 Contributo do estudo das áreas urbanas na Geografia do 11º ano para a proteção do património ambiental.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2019 - 2019 Evolução da população mundial e desafios do desenvolvimento sustentável. Uma experiência didática no Ensino Básico.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2019 - 2019 A radiação solar em Portugal. Uma experiência didática no 10º ano de escolaridade.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2019 - 2019 Migrações e Diversidade Cultural. Uma experiência didática no 8º ano de escolaridade.
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2018 - 2018 A importância da educação geográfica para a educação ambiental. Uma experiência didática no 9.ºano
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2018 - 2018 O jogo como estratégia de ensino e aprendizagem em Geografia no 7.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2017 - 2017 O estudo dos climas e a sua distribuição mundial. Uma experiência educativa no 7º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2015 - 2015 A atratividade turística da cidade de Lisboa no contexto das políticas europeias de turismo urbano
Orientador
Políticas Europeias (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2015 - 2015 A importância do desenvolvimento sustentável do turismo : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Educação geográfica ao serviço de uma cidadania portuguesa e interventiva : (re)descobrir um lugar com uma turma do ensino secundário
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Migrações : novas realidades : viver num mundo em movimento
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/03 Geografia, Transportes e Alterações Climáticas: uma experiência didática no 11.º ano de escolaridade
Orientador
Ronaldo Leandro Saloca Fernandes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2024/04/02 Conhecer o nosso “tempo”? Aprender o clima, alterações climáticas e educação ambiental. Geografia, 7º ano de escolaridade
Presidente do júri
Beatriz Vieira Moniz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2024/03/21 As atividades económicas na comunidade, no país e no mundo. Uma experiência didática em Geografia - 8.º ano
Presidente do júri
Pedro Filipe Monteiro da Graça Matos Rafael (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023/12/19 Explorando os Recursos Marítimos: jogos e atividades no ensino-aprendizagem de Geografia, 10.º ano
Presidente do júri
Ana Cláudia Sousa Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023/12/15 O Jogo como Estratégia de Aprendizagem no Ensino de Geografia no 11o Ano de Escolaridade
Arguente principal
Marta Sofia Cardoso Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/03 O Estudo de Caso na Educação Geográfica : Discursos, Práticas e Desafios
Vogal
Ricardo Coscurão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023 As atividades económicas: desafios socioambientais – uma experiência didática em Geografia, 8º ano
Presidente do júri
Esmeralda Esteves Alves Luís (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2022/10/24 Museu Comunitário de Escola O contributo da educação geográfica para a valorização da identidade territorial
Arguente principal
Miguel Ferreira Feio (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/10/31 A Abordagem da Sustentabilidade no Ensino da Geografia
Arguente principal
JOANA DE JESUS SANTOS COUTINHO (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/01/09 Formação inicial de professores de geografia no Ceará, Brasil e em Portugal : a relação entre a universidade e a escola
Vogal
Maria Anezilany Gomes do Nascimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2017/12/18 Geografia e Cidadania: como pode a Geografia melhorar a qualidade das decisões dos jovens no século XXI
Arguente principal
JOÃO LUÍS REALINHO DESERTO (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 O olhar geográfico sobre o ambiente na produção académica e no ensino : discursos e representações no Brasil e em Portugal
Vogal
Fernando Frederico Bernardes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2014 Escola na Educação para a Mudança e a Intervenção Ativa na Sociedade: a experiência "i9Atlantico
Arguente
Joaquim Vitor Pereira da Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2013/12/09 O Expansionismo Europeu: Os Descobrimentos e a Nova Visão do Mundo nos Séculos XV e XVI - Uma Experiência de Ensino
Presidente do júri
Pedro Miguel Nazaré Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 A tecnologia Web e o ensino da geografia:ser professor com mediação digital
Vogal
Luís Miguel da Silva Inês Soares (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017 - 2017 VIII Congresso Ibérico de Didática da Geografia - Educação Geográfica na Modernidade Líquida FCSH - Universidade Nova de Lisboa
2011/11/26 - 2011/11/29 VIII Congresso da Geografia Portuguesa: "Repensar a Geografia para novos desafios: Competências, Investigação e Acção Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Programas de Mobilidade (Erasmus, Almeida Garrett, etc.)
Coordenador
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2015 - Atual Comissão Científica do Mestrado em Ensino da Geografia
Membro
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2011 - 2018 Comissão Científica para o Acesso dos Maiores de 23 anos
Membro
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal