???global.info.a_carregar???
Guida Veiga has a PhD in Human Motricity, in the specialty of Motor Behavior, obtained in 2015 at the Faculty of Human Kinetics - University of Lisbon. She has and the Degree in Psychomotor Rehabilitation, obtained in 2007 at the same Institution. She is an Assistant Professor in the Department of Sport and Health at the School of Health and Human Development - University of Évora. She is integrated member of the Comprehensive Health Research Center (CHRC). From 2017-2021 Guida Veiga was the Director of the Degree in Psychomotor Rehabilitation and from 2017 to 2019 she was a member of the Executive and Monitoring Committee of the Master's Degree in Psychomotricity. Guida Veiga published more than 30 peer-reviewed articles in specialised journals, book chapters and 4 books. She presented multiple oral communications at scientific meetings, many of which came by invitation. She developed the systematic observation software observideo. She has supervised more than 30 master's dissertations and is currently supervising master's and doctoral dissertations. She was the principal investigator of the Academies Gulbenkian of Knowledge OUT TO IN (www.out-to-in.uevora.pt), and coordinated the team at the University of Évora in the Erasmus + project ¿Outdoor oriented practices for early childhood education¿ (opiece.com). She is involved in other funded research project. Guida Veiga was awarded in the contest Smart Data City - The Netherlands, in 2016. Both teaching and research are mainly focused on (i) body oriented interventions, namely play and relaxation, (ii) motor and socio-emotional development and (iii) psychomotor assessment and data collection methodologies. In her professional activities, she interacted with more than 100 collaborators in co-authoring scientific works. ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// Guida Veiga concluiu o Doutoramento em Motricidade Humana, na especialidade de Comportamento Motor em 2015 pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e a Licenciatura em Reabilitação Psicomotora em 2007 pela mesma Instituição. É Professora Auxiliar no Departamento de Desporto e Saúde da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universiade de Évora e é membro integrado do Comprehensive Health Research Center (CHRC). Entre 2017-2021 desempenhou as funções de Diretora da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora e de 2017 a 2019 integrou a Comissão Executiva e de Acompanhamento do Mestrado em Psicomotricidade. Publicou mais de 30 artigos revistos por pares, em revistas especializadas, vários capítulos de livros e 4 livros. Apresentou várias comunicações orais em reuniões científicas, muitas das quais surgiram por convite. Desenvolveu o software de observação sistemática observideo (www.observideo.com). Orientou mais de 30 dissertações de mestrado, estando atualmente a orientar dissertações de mestrado e de doutoramento. Foi a investigadora principal da Academias Gulbenkian do Conhecimento OUT TO IN (www.out-to-in.uevora.pt) e coordenou a equipa da Universidade de Évora do projeto Erasmus+ "Outdoor oriented practices for early childhood education" (opiece.com). Participa e participou em vários projetos de investigação financiados. Foi premiada no concurso Smart Data City ¿The Netherlands, em 2016. Quer a docência, quer a investigarão centram-se sobretudo no âmbito (i) das técnicas de mediação corporal, nomeadamente o jogo e a relaxação, (ii) do desenvolvimento motor e sócio-emocional da criança e (iii) da avaliação psicomotora e metodologias de recolha de dados. Nas suas atividades profissionais interagiu com mais de uma centena de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Guida Veiga

Nomes de citação

  • Veiga, Guida
  • Veiga Moutinho, Guida

Identificadores de autor

Ciência ID
7C17-CE12-88C4
ORCID iD
0000-0002-0575-1757

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Médicas e da Saúde

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês
Formação
Grau Classificação
2011 - 2015
Concluído
Motricidade Humana, especialidade de Comportamento Motor (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Children's play and leisure - connections with emotional competence" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom com distinção
2003 - 2007
Concluído
Reabilitação Psicomotora (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) CHRC - Comprehensive Health Research Center, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2012/03 - Atual Investigador visitante (Investigação) Universiteit Leiden, Países Baixos
2015/01/01 - 2018 Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/05/05 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2009/08/01 - 2015/05/04 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/06 - Atual Comissão Executiva e de Acompanhamento da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora Universidade de Évora, Portugal
2017/09 - 2021/07 Diretora da Licenciatura de Reabilitação Psicomotora Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/06 - 2019/05 Comissão Executiva e de Acompanhamento do Mestrado em Psicomotricidade Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/06/18 - Atual Handwriting as an objective tool in the Alzheimer’s disease early-stage diagnosis: a pilot study
No grant number
Universidade de Évora, Portugal

Comprehensive Health Research Centre Polo di Évora, Portugal
Comprehensive Health Research Centre Polo di Évora
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2022/07/27 - 2026/12/31 European University alliance for sustainability: responsible GRowth, inclusive Education and ENvironment
101089896
Investigador
European Commission
Em curso
2023/12/01 - 2025/05/31 Using mind-body exercise as a strategy for enhancing the health and well-being of people with multiple sclerosis
101134389
Investigador
European Commission
Em curso
2021/05 - 2024/12 Training of Educators for Transfer of Transversal Skills
KA220-ADU-00F5DF61
Investigador
2021/05 - 2024/08 Computational Thinking in Enhancing Primary Students' Social-Emotional Learning Skills
KA220-SCH-E2F6F850
Investigador
Em curso
2021/10 - 2024/04 Placemaking as Youth Activism
2021-1-PT01-KA220-HED-000027582
Investigador
Em curso
2020/10/17 - 2022/10 Academias do Conhecimento Gulbenkian OUT-TO-IN
240772
Investigador responsável
Universidade de Évora, Portugal

CHRC - Comprehensive Health Research Center, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2021/01 - 2022/01 COVID19-PLAYGROUND
UIDP/04923/2020| CHRC| 2021 |COVID19-PLAYGROUND
Investigador
CHRC - Comprehensive Health Research Center, Portugal
CHRC - Comprehensive Health Research Center
2020/12/04 - 2021/12/31 UÉvora UniverCIDDADE VI
CP/534/DDT/2020
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Instituto Português do Desporto e Juventude
Concluído
2018/12/01 - 2021/04/30 Outdoor-oriented Practices in Early Childhood Education
Investigador responsável
Sakarya Üniversitesi Devlet Konservatuari, Turquia
Erasmus Plus
Em curso
2015 - 2021/01 Envelhecer com Segurança no Alentejo - Compreender para Agir (ESACA)
Investigador
Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus, Portugal
Horizon 2020
Em curso
2014 - 2014 Children's Play
PLAY/LEIDENUNIV
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/12/23 - 2025/06/23 RIGHT PLAY: A primary prevention mental health programs for preschoolers
2023.00119.RESTART
Investigador responsável
CHRC - Comprehensive Health Research Center, Portugal

Comprehensive Health Research Centre Polo di Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Veiga, Guida; Pomar, Clarinda; Guerreiro, Daniela. "OUT To IN: An Integrated Program To Help Teachers Prioritize Children¿s Outdoor Play". Trabalho apresentado em IPA Glasgow. Play: Rights & Possibilities, Glasgow, 2023.
  2. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Dias Rodrigues, Andreia. "Promovendo a competência sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar: efeitos de uma intevenção de mediação corporal na autorregulação.". Trabalho apresentado em XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, Faro, 2022.
    Publicado
  3. Moreira, Mariana; Vasques, Catarina; Magalhães, Pedro; Cordovil, Rita; Veiga, Guida; Lopes, Frederico. "Caracterização da qualidade do envolvimento físico dos jardins de infância de Bragança em tempo de COVID-19". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  4. Rodrigues, Andreia; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Veiga, Guida. "Effects of a relaxation intervention on college students´social-emotional competence: study protocol". 2021.
    Publicado
  5. Domingos, Raquel; Carapeto, Maria João; Veiga, Guida. "Vinculação e Desajustamento Emocional em Adolescentes". Trabalho apresentado em International Seminar: Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Dias Rodrigues, Andreia; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Lamy, Elsa. "The effects of a relaxation intervention on university students`personal and professional development: A mixed methods approach". Psychology in the Schools (2024):
    Submetido
  2. Ana Rita Matias; Gabriela Almeida; Guida Veiga; José Marmeleira. "Child Psychomotricity: Development, Assessment, and Intervention". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10101605.
    10.3390/children10101605
  3. Brenda M. S. da Silva; Guida Veiga; Carolien Rieffe; Hinke M. Endedijk; Berna Güroglu. "Do My Reactions Outweigh My Actions? The Relation between Reactive and Proactive Aggression with Peer Acceptance in Preschoolers". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10091532.
    10.3390/children10091532
  4. Mariana Moreira; Guida Veiga; Frederico Lopes; Derek Hales; Rita Cordovil. "Quality of the Opportunities for Preschoolers’ Physical Activity in Portuguese Kindergartens". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13080830.
    10.3390/educsci13080830
  5. Veiga, Guida; Guerreiro, Daniela; Marmeleira, José; Santos, Graça Duarte; Pomar, Clarinda. "OUT to IN: a body-oriented intervention program to promote preschoolers¿ self-regulation and relationship skills in the outdoors". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1195305.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2023.1195305
  6. Dias Rodrigues, Andreia; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Lamy, Elsa; Guerreiro, Daniela; Veiga, Guida. "Body-oriented interventions to promote preschoolers’ social–emotional competence: a quasi-experimental study". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1198199.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2023.1198199
  7. Maria João Carapeto; Guida Veiga. "Emotional awareness mediates the relationship between attachment and anxiety symptoms in adolescents". Mental Health & Prevention (2023): https://doi.org/10.1016/j.mhp.2023.200269.
    10.1016/j.mhp.2023.200269
  8. Helena Coradinho; Filipe Melo; Gabriela Almeida; Guida Veiga; José Marmeleira; Hans-Leo Teulings; Ana Rita Matias. "Relationship between Product and Process Characteristics of Handwriting Skills of Children in the Second Grade of Elementary School". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10030445.
    10.3390/children10030445
  9. Joana Machorrinho; Guida Veiga; Graça Santos; José Marmeleira. "Battered Body, Battered Self: A Cross-Sectional Study of the Embodiment-Related Impairments of Female Victims of Intimate Partner Violence". Journal of Aggression, Maltreatment & Trauma (2023): https://doi.org/10.1080/10926771.2023.2178989.
    10.1080/10926771.2023.2178989
  10. Mariana Moreira; Guida Veiga; Frederico Lopes; Derek Hales; Carlos Luz; Rita Cordovil. "Kindergarten Affordances for Physical Activity and Preschoolers’ Motor and Social-Emotional Competence". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10020214.
    10.3390/children10020214
  11. Fernandes, Jorge; Veiga, Guida; Gutierres Filho, Paulo. "Psicomotricidade e paradigma da complexidade". Psicologia e Saúde em debate 8 1 (2023): 363-377. https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/833.
    Acesso aberto • Publicado • DOI: 10.22289/2446-922X.V8N1A21
  12. Andreia Dias Rodrigues; Ana Cruz-Ferreira; José Marmeleira; Luís Laranjo; Guida Veiga. "Which Types of Body-Oriented Interventions Promote Preschoolers’ Social-Emotional Competence? A Systematic Review". Healthcare (2022): https://doi.org/10.3390/healthcare10122413.
    10.3390/healthcare10122413
  13. Maria João Carapeto; Raquel Domingos; Guida Veiga. "Attachment and Depressive Symptoms in Adolescence: The Mediatory Role of Emotion Awareness". Behavioral Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/bs12100405.
    10.3390/bs12100405
  14. Mariana Moreira; Rita Cordovil; Frederico Lopes; Brenda M. S. Da Silva; Guida Veiga. "The Relationship between the Quality of Kindergartens’ Outdoor Physical Environment and Preschoolers’ Social Functioning". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12100661.
    10.3390/educsci12100661
  15. Sara Pinto; Guida Veiga; Maria João Carapeto. "A vivência do corpo de estudantes universitários portugueses durante a pandemia". Psicologia, Saúde & Doença 23 2 (2022): 583-590. https://doi.org/10.15309/22psd230230.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15309/22psd230230
  16. Brenda M. S. Da Silva; Carolien Rieffe; Johan H. M. Frijns; Herédio Sousa; Luísa Monteiro; Guida Veiga. "Being Deaf in Mainstream Schools: The Effect of a Hearing Loss in Children's Playground Behaviours". Children 9 7 (2022): 1091. https://doi.org/10.3390/children9071091.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/children9071091
  17. da Silva, B.M.S.; Ketelaar, Lizet; Veiga, G.; Tsou, Y.T.; Rieffe, C.. "Moral emotions in early childhood: Validation of the Moral Emotions Questionnaire (MEQ)". International Journal of Behavioral Development 46 2 (2022): 157-168. http://dx.doi.org/10.1177/01650254221075031.
    10.1177/01650254221075031
  18. da Silva, B.M.S.; Rieffe, C.; Veiga, Guida. "Empathy in preschool Portuguese children: Validation of the Empathy Questionnaire (EmQue)". Social Development (2022): http://dx.doi.org/10.1111/sode.12588.
    Acesso aberto • 10.1111/sode.12588
  19. Dias Rodrigues, Andreia; Cruz-Ferreira, Ana; Marmeleira, José; Veiga, Guida. "Effects of Body-Oriented Interventions on Preschoolers' Social-Emotional Competence: A Systematic Review". Frontiers in Psychology 12 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.752930.
    Acesso aberto • 10.3389/fpsyg.2021.752930
  20. Veiga, Guida; O'Connor, Rachel; Neto, Carlos; Rieffe, Carolien; Guida Veiga; Rachel O¿Connor; Carlos Neto; Carolien Rieffe. "Rough-and-tumble play and the regulation of aggression in preschoolers". Early Child Development and Care 192 6 (2022): 980-992. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03004430.2020.1828396.
    Publicado • https://doi.org/10.1080/03004430.2020.1828396
  21. Veiga, Guida. "Key factor cutoffs and interval reference values for stratified fall risk assessment in community-dwelling older adults: the role of physical fitness, body composition, physical activity, health condition, and environmental hazards". BMC Public Health 21 S2 (2021): http://dx.doi.org/10.1186/s12889-021-10947-x.
    10.1186/s12889-021-10947-x
  22. Joana Machorrinho; Guida Veiga; Graça Santos; José Marmeleira. "Embodiment-related risk factors for Posttraumatic Stress, Anxiety and Depression in female victims of intimate partner violence". Journal of Trauma & Dissociation (2021): 1-17. https://doi.org/10.1080/15299732.2021.1989109.
    10.1080/15299732.2021.1989109
  23. Rita Cordovil Matos; Ribeiro, Luis; Moreira, Mariana; Pombo, André; Rodrigues, Luis P.; Luz, Carlos; Veiga, Guida; et al. "Effects of the COVID-19 pandemic on preschool children and preschools in Portugal". Journal of Physical Education and Sport 25 Supp 1 (2021): 492-499. http://www.efsupit.ro.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7752/jpes.2021.s1052
  24. Almeida, Gabriela; Guerreiro, Daniela; Pomar, Clarinda; Santos, Graça; Marmeleira, José; Folque, M. Assunção; Veiga, Guida. ""Affordances" no espaço exterior: o exemplo do Programa Out to In". Cadernos de Educação de Infância 121 (2021): http://hdl.handle.net/10174/33386.
  25. Veiga, Guida; Guerreiro, Daniela; Santos, Graça; Folque, Assunção; Pomar, Clarinda; Almeida, Gabriela; José, Marmeleira. "Programa OUT TO IN - A relação corpo-mente nos espaços exteriores". Cadernos de Educação de Infância 122 (2021): 7-11. http://hdl.handle.net/10174/33281.
    Publicado
  26. Moreira, Mariana; Cordovil, Rita; Veiga, Guida; Lopes, Frederico. "Mudam-se os tempos, mudam-se os jardins de infância. O impacto da pandemia COVID-19 na qualidade do envolvimento físico e práticas do jardim de infância e a sua influência no comportamento". Cadernos de Educação de Infância 121 (2021): 15-20.
    Publicado
  27. Moreira, Mariana; Veiga Moutinho, Guida; Lopes, Frederico; Rita Cordovil Matos. Autor correspondente: Moreira, Mariana. "The impact of kindergarten outdoor policies and physical environments on children's affordances to play". Sakarya Üniversitesi Egitim Fakültesi Dergisi 21 1 (2021): 52-61. https://dergipark.org.tr/en/pub/sakaefd/issue/62657/937158.
    Publicado
  28. Gabriela Sousa Neves de Almeida; Guerreiro, Daniela 6D10-9DE4-4A74; Pomar, Clarinda; Maria da Graça Duarte da Silva Santos; Marmeleira, José; Folque, Maria Assunção; Veiga, Guida. "Affordances no espaço exterior: o exemplo do Programa OUT TO IN (Affordances in outdor space: the example of the OUT TO IN Program)". Cadernos de Educação de Infância 123 (2021): 10-15.
  29. Veiga, Guida; Daniela Guerreiro; Santos, Graça; Folque, Maria Assunção; Pomar, Clarinda; Gabriela Sousa Neves de Almeida; Marmeleira, José. "Programa OUT TO IN - A relação corpo-mente nos espaços exteriores (Programa OUT TO IN - A relação corpo-mente nos espaços exteriores)". Cadernos de Educação de Infância 122 (2021): 7-11.
  30. Maria João Carapeto; Raquel Domingos; Guida Veiga. "Is the Effect of Body Dissatisfaction on Depressive Symptoms Dependent on Weight Status? A Study with Early-to-Middle Adolescents". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education 10 4 (2020): 1020-1034. https://doi.org/10.3390/ejihpe10040072.
    10.3390/ejihpe10040072
  31. Tomas-Carus, Pablo; Rosado, Hugo; Pereira, Catarina; Marmeleira, José; Veiga, Guida; Collado-Mateo, Daniel. "Differences between two types of dual tasks according to the educational level in older adults". Archives of Gerontology and Geriatrics 91 (2020): 104216. http://dx.doi.org/10.1016/j.archger.2020.104216.
    Publicado • 10.1016/j.archger.2020.104216
  32. Veiga, Guida. "Stepping-forward affordance perception test cut-offs: Red-flags to identify community-dwelling older adults at high risk of falling and of recurrent falling". PLOS ONE 15 10 (2020): 1-11. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0239837.
    10.1371/journal.pone.0239837
  33. Machorrinho, Joana Palma; Veiga, Guida; Santos, Graça; Marmeleira, José. "O corpo na mulher vítima de violência doméstica = The body of female victims of domestic violence". Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia 14 (2019): 207. http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14.5801.
    Publicado • 10.18002/cg.v0i14.5801
  34. Tomas-Carus, Pablo; Biehl-Printes, Clarissa; Pereira, Catarina; Veiga, Guida; Costa, Armando; Collado-Mateo, Daniel. "Dual task performance and history of falls in community-dwelling older adults". Experimental Gerontology 120 (2019): 35-39. http://dx.doi.org/10.1016/j.exger.2019.02.015.
    Publicado • 10.1016/j.exger.2019.02.015
  35. Veiga, Guida; Dias Rodrigues, Andreia; Lamy, Elsa; Guiose, Marc; Pereira, Catarina; Marmeleira, José. "The effects of a relaxation intervention on nurses' psychological and physiological stress indicators: A pilot study". Complementary Therapies in Clinical Practice 35 (2019): 265-271. http://dx.doi.org/10.1016/j.ctcp.2019.03.008.
    Publicado • 10.1016/j.ctcp.2019.03.008
  36. Machorrinho, J.; Veiga, Guida; Fernandes, J.; Mehling, W.; Marmeleira, J.. "Multidimensional Assessment of Interoceptive Awareness: Psychometric Properties of the Portuguese Version". Perceptual and Motor Skills 126 1 (2019): 87-105. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85060550277&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1177/0031512518813231
  37. Machorrinho, Joana; Veiga, Guida; Santos, Graça Duarte; Marmeleira, José. "O corpo na mulher vítima de violência doméstica". (2019): http://hdl.handle.net/10174/26899.
  38. Rieffe, Carolien; Broekhof, Evelien; Eichengreen, Adva; Kouwenberg, Maartje; Veiga, Guida; da Silva, Brenda M S; van der Laan, Anneke; Frijns, Johan H M. "Friendship and Emotion Control in Pre-Adolescents With or Without Hearing Loss". The Journal of Deaf Studies and Deaf Education 23 3 (2018): 209-218. http://dx.doi.org/10.1093/deafed/eny012.
    Publicado • 10.1093/deafed/eny012
  39. Veiga, Guida; Oosterveld, Paul; Fernandes, Jorge; Rieffe, Carolien. "Validation of the Portuguese emotion awareness questionnaire for children and adolescents". European Journal of Developmental Psychology 1 (2018): 1-10.
    Publicado • 10.1080/17405629.2017.1344124
  40. Sarnadinha, Andreia; Pereira, Catarina; Cruz-Ferreira, Ana; Fernandes, Jorge; Veiga, Guida. "Preschooler’s executive and socio-emotional functioning: effects of two intervention programs- Psychomotor therapy and Creative Dance.". BMC Health Services Research 18 Suppl (2018): O164. https://doi.org/10.1186/s12913-018-3444-8.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.1186/s12913-018-3444-8
  41. Veiga, Guida; Rieffe, Carolien. "Monitoring children’s behaviors in their natural settings: Applying RFID sensors to study child development". Sage Research Methods Cases 0 (2018): 1-19. http://hdl.handle.net/10174/22439.
    Publicado • 10.4135/9781526446435
  42. Veiga, Guida; Santos, Mariana; Silva, Brenda; Pereira, Catarina. "Motor competence of hearing-Impaired children". BMC Health Services Research 18 Suppl (2018): O164. https://doi.org/10.1186/s12913-018-3444-8.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Marmeleira, José; Veiga, Guida; Cansado, Hugo; Raimundo, Armando. "Relationship between motor proficiency and body composition in 6- to 10-year-old children". Journal of Paediatrics and Child Health 53 4 (2017): 348-353.
    Publicado • 10.1111/jpc.13446
  44. Veiga, Guida. "Jogo de luta e perseguição - um contexto de socialização da agressividade?". Egitanea Sciencia (2017): http://hdl.handle.net/10174/22713.
    Acesso aberto • Publicado
  45. Pereira, Catarina Lino Neto; Pereira, Marco; Veiga, Guida. "A psychomotor rehabilitation intervention to improve health and well-being indicators of institutionalized older adults". Proceedings of the International Congress of the Research Center in Sports Sciences, Health Sciences & Human Development (2017):
    Publicado • 10.6063/motricidade.1207
  46. Veiga, Guida; de Leng, Wendy; Cachucho, Ricardo; Ketelaar, Lizet; Kok, Joost N.; Knobbe, Arno; Neto, Carlos; Rieffe, Carolien. "Social competence at the playground: Preschoolers during recess". Infant and Child Development na (2016): n/a-n/a.
    Publicado • 10.1002/icd.1957
  47. Veiga, Guida; Ketelaar, Lizet; de Leng, Wendy; Cachucho, Ricardo; Kok, Joost N.; Knobbe, Arno; Neto, Carlos; Rieffe, Carolien. "Alone at the playground". European Journal of Developmental Psychology na (2016): 1-18.
    Publicado • 10.1080/17405629.2016.1145111
  48. Veiga, Guida; Neto, C.; Rieffe, C.. "Preschoolers' free play - Connections with emotional and social functioning". International Journal of Emotional Education 8 1 (2016): 48-62. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84986243842&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado
  49. Roque, Gisela; Pereira, Catarina Lino Neto; Veiga, Guida. "Impact of a psychomotor massage program on the quality of life of institutionalized elderly people.". Proceedings of the International Congress of the Research Center in Sports Sciences, Health Sciences & Human Development (2016): 10.6063/motricidade.12079.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Machorrinho, Joana; Veiga, Guida; Santos, Graça; Marmeleira, José. "Embodiment: features, measures and importance in intimate partner violence.". In Handbook of Anger, Aggression, and Violence. Springer, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-98711-4_30-1
  2. Marmeleira, José; Machorrinho, Joana; Veiga, Guida; Santos, Graça Duarte. Autor correspondente: Machorrinho, Joana. "Psychomotor intervention in intimate partner violence: Empirical support for preventive and therapeutic approaches". In Domestic and sexual violence and abuse, editado por Charles Bennett, 15-40. Nova Iorque, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2023.
    Publicado
  3. Veiga, Guida. "Corpo e emoção. O papel das intervenções de mediação corporal no bem-estar emocional". In Psicomotricidade: reflexões, contextos e mediadores, editado por Veiga, Guida; Fernandes, Jorge M.; Mira, António Ricardo; Marmeleira, José. Polónia: Amazon, 2022.
    Publicado
  4. Mira, António Ricardo; Veiga, Guida. "Comunicação não-verbal - O toque na prática psicomotora". In Psicomotricidade: reflexões, contextos e mediadores, editado por Veiga, Guida; Fernandes, Jorge; Mira, Antonio Ricardo; Marmeleira, José, 135-149. Polónia: Amazon, 2022.
    Publicado
  5. Veiga, Guida; Sousa da Silva, Brenda; Gibson, Jenny; Rieffe, Carolien. "Play and emotions: the role of physical play on children's social well-being". In The Oxford Handbook of Emotional Development, editado por Dukes, D.; Samson, A.D.; Walle, E.A.. Oxford, 2022.
    Publicado • 10.1093/oxfordhb/9780198855903.001.0001
  6. Moreira, M.; Veiga, Guida; Lopes, Frederico; Cordovil, Rita. "Caracterização das oportunidades para a atividade física nos jardins de infância de Gondomar.". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV, 135-140. Portugal: Universidade do Algarve, 2022.
    Publicado
  7. Guerreiro, Daniela; Pomar, Clarinda; Santos, Graça Duarte; Marmeleira, José; Veiga, Guida. "OUT to IN: Efeitos de um programa de intervenção psicomotora na autorregulação de crianças em idade pré-escolar". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV, 85-90. Portugal: Universidade do Algarve, 2022.
    Publicado
  8. Dias Rodrigues, Andreia; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Veiga, Guida. "Promovendo a competência sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar: efeitos de uma intervenção de mediação corporal na autorregulação". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XV, 211-216. Portugal: Universidade do Algarve, 2022.
    Publicado
  9. Veiga, Guida; Marmeleira, José; Guerreiro, Daniela. "O impacto do confinamento em casa durante a pandemia de COVID-19 na autorregulação de crianças em idade pré´- escolar". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XV. Faro, Portugal, 2022.
    Publicado
  10. Veiga, Guida; Marmeleira, José; Laranjo, Luis; Almeida, Gabriela Neves de. "The importance of outdoor practices for children's development and for the community". In Taking the best from outdoor play: A practical book for parents and practitioners of early childhood education, editado por Veiga, Guida; Laranjo, Luís; Marmeleira, José; Almeida, Gabriela Neves de; Kuçukturan, A.G., 1-14. Portugal: Universidade de Évora, 2021.
    Publicado
  11. Veiga, Guida; Marmeleira, José; Laranjo, Luís; Almeida, Gabriela Neves de. "Planning and developing outdoor-oriented practices with children". In Taking the best from outdoor play: A practical book for parents and practitioners of early childhood education, editado por Veiga, Guida; Laranjo, Luís; Marmeleira, José; Almeida, Gabriela Neves de; Kuçukturan, A.G., 61-71. Sakarya, Turquia: Universidade de Évora, 2021.
    Publicado
  12. Almeida, Gabriela Neves de; Marmeleira, José; Laranjo, Luís; Veiga, Guida. "Risky play in outdoor environments". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 63-65. 2021.
    Publicado
  13. Veiga, Guida; Santos, Graça Duarte; Veiga, Guida; Santos, Graça Duarte. "Complementary treatment for women with breast cancer: A psychomotor therapy approach". In Complementary Therapies. intechopen, 2021.
    Publicado • 10.5772/intechopen.100544
  14. Cruz, Ana Rita; Mameleira, José; Almeida, Gabriela; Guerreiro, Daniela; Veiga, Guida. "Out-to-in: efeitos de um programa de intervenção psicomotora na competência motora de crianças em idade pré-escolar". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV, 37-39. Portugal, 2021.
    Publicado
  15. Veiga, Guida; Hillenbrand, Amanda; Pereira, Catarina. "O Toque Terapêutico na intervenção psicomotora com pessoas idosas.". In Envelhecer com Segurança no Alentejo - Compreender para Agir. Portugal: Universidade de Évora, 2021.
    Publicado
  16. Iria, Catarina; Veiga, Guida; Matias, Ana Rita. "Os efeitos de um programa de adaptação ao meio aquático, em modelo de parceria pedagógica, na competência motora de crianças em idade pré-escolar". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 140-142. Portugal: Universidade de Coimbra, 2021.
    Publicado
  17. Pereira, Joana; Veiga, Guida; Vila-Nova, Fabio; Lopes, Frederico; Cordovil, Rita. "A relação entre o espaço exterior e a criança que brinca: que domínios têm sido investigados?". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV, 23-26. Portugal, 2021.
    Publicado
  18. Loureiro, Catarina; Veiga, Guida; Almeida, Gabriela. "Efeitos de uma intervenção psicomotora na motricidade global e na perceção da competência motora em crianças do pré-escolar". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV, 77-79. Portugal: Universidade de Évora, 2021.
    Publicado
  19. Veiga, Guida; da Silva, Brenda MS; Gibson, Jenny; Rieffe, Carolien. "Play and emotions: the effect of physical play on children's social well-being.". In The Oxford Handbook of Emotional Development., editado por Daniel Dukes; Andrea Samson; Eric Walle. The Oxford University PRess, 2021.
    No prelo
  20. Moreira, Mariana; Veiga Moutinho, Guida; Lopes, Frederico; Rita Cordovil Matos. Autor correspondente: Moreira, Mariana. "American Environment as policy assessment and observation self-report (EPAO-SR): processo de tradução e adaptação para avaliar as oportunidades para a atividade física no jardim de infância em Portugal". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança 16, 133-135. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2021.
  21. Dias Rodrigues, Andreia; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Veiga, Guida. "Os efeitos de um programa de relaxação terapêutica nas competências sócio-emocionais e na gestão do stress em estudantes universitários da área da educação: protocolo.". In Em IV Seminário Internacional de Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano ¿ Livro de Resumos.. 2021.
    Publicado
  22. Moreira, Mariana; Rita Cordovil Matos; Veiga Moutinho, Guida; Lopes, Frederico. Autor correspondente: Moreira, Mariana. "Brincar no Jardim de Infância em tempo de covid-19: o que mudou na perceção da criança?". In Livro de atas: 8.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social ¿ Ócio, Jogo e Brincadeira: aprendizagens e mediação intercultural, 267-275. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, 2021.
    Publicado
  23. Guerreiro, Daniela; Veiga, Guida. "OUT-TO-IN: estudo da viabilidade de um programa de intervenção psicomotora implementado no espaço exterior do jardim de infância". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2021.
    Publicado
  24. Veiga, Guida; Hillenbrand, Amanda; Pereira, Catarina Lino Neto. "O toque na intervenção psicomotora com pessoas idosas". In Envelhecer em segurança no Alentejo - Compreender para agir., editado por Mendes, Felismina Rosa Parreira; Pereira, Catarina Lino Neto; Bravo, Jorge Duarte dos Santos, 327-344. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2020.
    Publicado
  25. Fernandes, Jorge; Veiga, Guida. "Um olhar psicomotor sobre o envelhecimento". In Envelhecer em segurança no Alentejo - Compreender para agir., editado por Mendes, Felismina Rosa Parreira; Pereira, Catarina Lino Neto; Bravo, Jorge Duarte dos Santos, 163-176. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2020.
    Publicado
  26. Moreira, Mariana; Cordovil, Rita; Lopes, Frederico; Veiga, Guida. "Children's physical envrionment rating scale (CPERS): Processo de tradução para caracterização do espaço de jardins de infância em Portugal". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 41-43. 2020.
  27. Andreia, Rodrigues; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Veiga, Guida. "O jogo de peças soltas e as competências sócioemocionais das crianças". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 98-99. 2020.
    Publicado
  28. Veiga, Guida; Cunha, Liliana; Pereira, Catarina Lino Neto; Laranjo, Luís; Cruz-Ferreira, Ana. "The effects of rough-and-tumble play on social-emotional functioning of institutionalized children". In Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 100-102. Portugal, 2020.
    Publicado
  29. Pereira, Joana; Veiga, Guida; Lopes, Frederico; Cordovil, Rita. "Associações entre os recursos para brincar no exterior e a saúde e comportamento das crianças: protocolo de uma revisão sistemática". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 147-149. Portugal, 2020.
    Publicado
  30. Brenda, Sousa da Silva; Vicente, Ana; Rieffe, Carolien; Frijns, J.H.M.; Veiga, Guida. "Play behaviors of preschoolers with hearing loss in mainstream education". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 192-194. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2020.
    Publicado
  31. Pereira C; Veiga, Guida; Hillenbrand, A.. "O Toque Terapêutico no Envelhecimento". In Envelhecer em Segurança no Alentejo. Compreender para agir.. 2020.
  32. Iria, Catarina; Veiga, Guida; Matias, Ana Rita. "Os efeitos de um programa de adaptação ao meio aquático, em modelo de parceria pedagógica, na competência motora de crianças em idade pré-escolar (The effects of an adaptation program to the aquatic environment, in a pedagogical partnership model, on the motor competence of children of preschool age )". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 140-142. 2020.
    Publicado
  33. Moreira, Mariana; Rita Cordovil Matos; Veiga Moutinho, Guida; Lopes, Frederico. Autor correspondente: Moreira, Mariana. "Children's Physical Environment Rating Scale (CPERS5): Processo de Tradução e Adaptação para avaliação do envolvimento físico do jardim de infância em Portugal.". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança 15, 41-43. Coimbra, Portugal: CIDAF & FCT, 2020.
    Publicado
  34. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Rodrigues, Andreia. "O Jogo de peças soltas e o desenvolvimento socio-emocional da criança.". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 98-99. Portugal: Universidade de Coimbra, 2020.
    Publicado
  35. Veiga, Guida; Marmeleira, José; Almeida, Gabriela Neves de; Laranjo, Luís. "Outdoor oriented practices for early childhood education (opiece) – building an educational play street in turkey.". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XI, editado por O'Hara, K.; Travassos, Bruno, 33-40. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior, 2019.
    Publicado
  36. Mira, Cristina; Veiga, Guida; Sousa da Silva, Brenda; Pereira, Catarina Lino Neto. "As crianças com deficiência auditiva nas escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos: Uma análise dos comportamentos de jogo.". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV, editado por O'Hara, K.; Travassos, Bruno, 287-298. Évora, Portugal: Universidade da Beira Interior, 2019.
    Publicado
  37. Moreira, Mariana; Rita Cordovil Matos; Veiga Moutinho, Guida; Lopes, Frederico; Folgado, Hugo. Autor correspondente: Moreira, Mariana. "Competência motora e sócio-emocional e estratégias de exploração do espaço de recreio pela criança do pré-escolar". In Estudos do Desenvolvimento Motor da Criança 14, 159-164. Covilhã, Portugal, 2019.
    Publicado
  38. da Silva, B. M. S.; Veiga, Guida; Rieffe, Carolien; da Silva, B.M.S.. "A review on playground behaviors - the case of children with hearing loss". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 305-310. Almada: Edições Piaget, 2018.
    Publicado
  39. Veiga, Guida; Marmeleira, José. "Regulação emocional: Contributos das técnicas de relaxação.". In Multiple approaches to the study and intervention in stress, 52-66. Évora, Portugal, 2018.
    Publicado
  40. Marmeleira, José; Liberal, Catarina; Veiga, Guida. "A prática de relaxação promove o desenvolvimento sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar.". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XI, editado por Rodrigues, P.; Rebolo, A.; Vieira, F.; Dias, A.; Dias, L., 197-203. Almada, Portugal: Edições Piaget, 2018.
    Publicado
  41. Veiga, Guida. "Interocetividade e consciência corporal na resposta ao stress.". 2018.
  42. Melo, Paula; Marmeleira, José; Veiga, Guida. "Interação social criança-terapeuta em contexto meio aquático e contexto sala terapêutica em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo em idade escolar". In Estudos em desenvolvimento motor da criança X, editado por Rodrigues, Luis Paulo; Clemente, Filipe Manuel; Lima, R., 179-188. Melgado, Portugal: Escola Superior de Desporto e Lazer, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  43. Rieffe, C.; Dirks, E.; van Vlerken, W.; Veiga, Guida. "The empathic mind in children with communication impairments: The case of children who are Deaf or Hard of Hearing (DHH); children with an Autism Spectrum Disorder (ASD); and children with Specific Language Impairments (SLI)". In Theory of Mind Development in Context, editado por Slaughter, V.; de Rosnay, M., 106-120. Hove, Reino Unido: Psychology Press, 2016.
    Publicado
  44. Veiga, G.; Cachucho, R.; Neto, C.; Rieffe, C.. "Inovações no estudo do comportamento das crianças com sensores de proximidade". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XVIII, 42-47. Bragança, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, 2015.
    Publicado
  45. Rieffe, Carolien; Netten, A.P.; Broekhof, E.; Veiga, Guida. "The Role of the Environment in Children’s Emotion Socialization". In Educating deaf students: Creating a global evidence base, 369-388. Reino Unido: Oxford University Press, 2015.
    Publicado • 10.1093/acprof:oso/9780190215194.003.0016
  46. Veiga, Guida; Rieffe, C.. "Ligar o corpo à emoção - Intervenção psicomotora na promoção de crianças emocionalmente competentes". In Psicomotricidade: Atualidades da prática psicomotora, 67-80. Rio de Janeiro, Brasil: Wak, 2015.
    Publicado
  47. "Ligar o corpo a` emoc¸a~o - Intervenc¸a~o psicomotora na promoc¸a~o de crianc¸as emocionalmente competentes". 67-80. Wak, 2015.
  48. Veiga, G.; Neto, C.; Rieffe, C.. "Jogo de atividade física, competência motora e competência social na idade pré-escolar". In Estudos em desenvolvimento motor da criança VII, 239-246. Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH, 2014.
    Publicado
  49. Pereira, J.; Veiga, Guida; Marmeleira, José. "Associação entre a coordenação motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar". In Estudos em desenvolvimento motor da criança VII, 79-85. Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH, 2014.
    Publicado
  50. Veiga, Guida. "A psicomotricidade na transformação do agir". In Psicomotricidade: Abordagens emergentes, editado por Fernandes, Jorge, 45-57. São Paulo, Brasil: Wak Editora, 2012.
    Publicado
  51. Gaspar de Matos, M.; Loureiro, L; Veiga, G.. "O sono e o corpo". In Jovens com Saúde - Diálogo com uma Geração, editado por Sampaio, D.; Gaspar de Matos, M., 52-58. Lisboa, Portugal: Texto Editores, 2009.
    Publicado
Livro
  1. Veiga, Guida; Fernades, Jorge; Mira, António Ricardo; Marmeleira, José. Psicomotricidade: reflexões, contextos e mediadores. Polónia: Amazon. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Veiga, Guida; Laranjo, Luís; Marmeleira, José; Almeida, Gabriela; Kuçukturan, A.G.. Taking the best from outdoor play: A practical book for parents and practitioners of early childhood education. Portugal: Universidade de Évora. 2021.
    Publicado • Editor
  3. Matias, Ana Rita; Almeida, Gabriela; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Matias, A.R.; Veiga, Guida; Marmeleira, José. Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV. Portugal: Universidade de Évora. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Matias, Ana Rita; Almeida, Gabriela ; Veiga, Guida; Marmeira, José. Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIV. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2021.
    Publicado
  5. Veiga, Guida; Pereira, Catarina Lino Neto; Rosado, Hugo; Bravo, Jorge Duarte dos Santos; Mendes, Felismina Rosa Parreira; Almeida, Gabriela Neves de; Tomas-Carus, Pablo; et al. Manual de avaliação funcional para o risco de quedas em pessoas idosas. 2017.
Poster em conferência
  1. Veiga, Guida; Guerreiro, Daniela; Santos, Graça Duarte; Pomar, Clarinda. "OUT to IN a body-mind program to promote preschoolers’ mental health". Trabalho apresentado em 3rd Annual Summit, 2022.
  2. Guerreiro, Daniela; Veiga, Guida; Rui Dinis. "The feasibility of a mind-body program implemented with breast cancer survivors". Trabalho apresentado em 3rd Annual Summit, 2022.
  3. Machorrinho, Joana; Veiga, Guida; Santos, Graça; Marmeleira, José. "Body ownership of women with and without history of intimate partner violence". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2021, 2021.
    https://doi.org/10.13140/RG.2.2.36072.19206
  4. Guerreiro, Daniela; Veiga, Guida; Lamy, Elsa; Rui Dinis. "Os Efeitos de um Programa de Relaxação Psicomotora nos Indicadores de Saúde e Bem-Estar de sobreviventes de Cancro da Mama". Trabalho apresentado em 1as Jornadas Científicas da Psicomotricidade, 2021.
  5. Fialho, Vanessa; Marmeleira, José; Veiga, Guida. "Associação entre desenvolvimento psicomotor, níveis de atividade física e temperamento em crianças dos 6 aos 7 anos". Trabalho apresentado em Jornadas Internacionais de Psicomotricidade, 2014.
Prefácio / Posfácio
  1. Veiga, Guida. "The best from outdoor play". Prefácio para Taking the best from outdoor play a practical book for parents and practitioners of early childhood education. Sakarya, Turquia: Universidade de Évora. 2021.
    Publicado • Editor
Recurso online
  1. Veiga, Guida; Almeida, Gabriela; Marmeleira, José; Laranjo, Luís. Webinar: Promoting Peer Relationships in the Outdoors. 2021. http://www.opiece.org/trainings/.
  2. Marmeleira, José; Laranjo, Luís; Veiga, Guida; Almeida, Gabriela. Webinar: Promoting Outdoor Practices for all – Adaptations for Children with Disabilities. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=v8MGKPWqiko.
  3. Bravo, Jorge Duarte dos Santos; Raimundo, Armando; Pereira, Catarina; Veiga, Guida; Tomas-Carus, Pablo. MOOC: As Quedas no Idoso: Segurança pela Prevenção. 2020. https://miriadax.net/web/queda-no-idoso-seguranca-pela-prevencao-/inicio.
Resumo em conferência
  1. Matias, Ana Rita ; Marmeleira, José; Morais, Ana; Capela e Silva F; Lamy, Elsa; Veiga, Guida; Santos, Graça Duarte; Tomas-Carus, Pablo; Pereira, Anabela. "Impact of an integrative exercise program on the mental health of university students: pilot study". Almada, 2024.
    Publicado
  2. Moreira, Mariana; da Silva, Brenda MS; Veiga Moutinho, Guida; Frederico Lopes; Rita Cordovil Matos. Autor correspondente: Moreira, Mariana. "Understanding preschoolers motor competence and their use of the kindergarten outdoor environments". Trabalho apresentado em 30th EECERA Annual Conference. Conference proceedings: Book of Abstracts ¿Cultures of Play: Actors, Affordances and Arenas¿, Glasgow, 2022.
    Publicado
Website
  1. Veiga, Guida. Autor correspondente: Veiga, Guida. www.out-to-in.uevora.pt. 2022. www.out-to-in.uevora.pt.

Outros

Outra produção
  1. Development of socio-emotional skills in 1st cycle children through computational thinking. Workshop about the development of socio-emotional skills in 1st cycle children through computational thinking.. COMPUSEL Project. 2023. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Almeida, Gabriela; Veiga, Guida; Pires, Heldemerina; Félix, Adriana. http://hdl.handle.net/10174/35423.
  2. Associations of body image with internalizing symptoms and bullying in adolescents.. The aim of this study was to examine the association between adolescents' body image and internalizing symptoms and bullying. Forty-four portuguese adolescents (19 boys and 25 girls, aged 12-16 years old) completed the Collins¿ Child Figure Drawings, the Preoccupation with Body Appearance questionnaire, the Children¿s Depression Inventory, the Preoccupation/Rumination questionnaire, the Social Anx. 2017. Marmeleira, José; Palma, Daniela; Veiga, Guida. http://hdl.handle.net/10174/22680.
  3. Observideo - systematic observation software. https://github.com/mping/observideo. 2016. Veiga, Guida. observideo.com.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/07/31 Corpo e Emoção: a intervenção psicomotora na promoção da consciência e da regulação emocional III Jornada Internacional de Psicomotricidade – Conexão ao Humano
Ser Global (Brasil)
2021/05/29 A Academia Gulbenkian OUT to IN: promover a competência sócio-emocional através de uma abordagem corpo-mente. International Play Association European Conference
International Play Association (Cascais, Portugal)
2021/03/24 OUT to IN - body-oriented practices in the outdoors to promote children’s emotional wellbeing International Congress of Early Childhood Outdoor Practices
University of Sakarya (Sakarya, Turquia)
2020/10/24 Contributos da psicomotricidade para as sobreviventes de cancro da mama / Contributes of psychomotor therapy to breast cancer survivors I Simpósio Internacional de Oncologia – Um olhar multiprofissional sobre o câncer da mama
Liga de Enfermagem em Oncologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Brasil)
2019/06/19 Tecnologias da informação aplicadas à análise do comportamento motor infantil. Doutoramento em Motricidade Humana
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/03/13 Children with hearing loss at the playground in mainstream education; effects of social participation on their development Bi-Annual Nordic Conference for Professionals Working With Children With Hearing Loss
(Fredericia, Dinamarca)
2019/02/16 Promover e regular as emoções - O papel do jogo na promoção da competência emocional. 2º Encontro Regional de Viseu - Pedagogia e Currículo na Educação Pré-Escolar
APEI e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (Viseu, Portugal)
2018/11/17 O toque, e suas implicações terapêuticas, na intervenção psicomotora. Colóquio Internacional de Expressividade do Corpo – Práticas Psicocorporais na Clínica Psicomotora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/10/26 As técnicas de relaxação na Esclerose Múltipla 2º Congresso Ibérico de Doenças Neurológicas
Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica (Elvas, Portugal)
2018/09/29 Psychomotor intervention in stress management International Seminar: Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/09/29 Interoception and body awareness in the response to stress. International Seminar: Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/06/20 Metodologias de estudo em comportamento motor infantil Doutoramento em Motricidade Humana, Faculdade de Motricidade Humana
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/06/19 Tecnologias da informação aplicadas à análise do comportamento motor infantil. Doutoramento em Motricidade Humana
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/05/11 Motor competence in preschoolers with and without hearing loss 4th International Health Congress
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2017/06/20 Tecnologias da informação aplicadas à análise do comportamento motor infantil. Doutoramento em Motricidade Humana
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/09/30 Jogo de luta e perseguição: um contexto de socialização da agressividade? V Jornadas da História dos Jogos em Portugal
Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (Guarda, Portugal)
2016/06/22 Tecnologias da informação aplicadas à análise do comportamento motor infantil. Doutoramento em Motricidade Humana, Faculdade de Motricidade Humana,
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/06/01 O direito a brincar: Quando as emoções estão em jogo. Seminário Jogo e Motricidade Humana no Desenvolvimento da Criança
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/03/06 Intervenção psicomotora com crianças com surdez ou deficiência auditiva Congresso Nacional de Psicomotricidade
Associação Portuguesa de Psicomotricidade (Vila Real, Portugal)
2016/03/05 Corpo, jogo e emoção: A intervenção psicomotora no desenvolvimento da competência emocional. Congresso Nacional de Psicomotricidade
Associação Portuguesa de Psicomotricidade (Vila Real, Portugal)
2016/03/05 Efeitos de um programa de terapia psicomotora nas funções executivas e nas competências sociais de crianças com perturbação do comportamento Congresso Nacional de Psicomotricidade
Associação Portuguesa de Psicomotricidade (Vila Real, Portugal)
2015/12/08 Rough-and-tumble play: Promoting children’s emotion regulation? Developmental Psychology, Leiden University
Leiden University (Leiden, Países Baixos)
2015/03/20 Preschoolers’ interactions at recess: The case of deaf and hard of hearing children. Dutch Foundation for de Deaf and Hard of Hearing Child
Dutch Foundation for de Deaf and Hard of Hearing Child (Amsterdam, Países Baixos)
2015/03/17 Play, leisure and emotions. Developmental Psychology, Leiden University
Leiden University, the Netherlands (Leiden, the Netherlands , Países Baixos)
2015 Children’s playground behavior: Connections with social competence. ENSEC (The European Network for Social and Emotional Competence) Conference
Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2015 Inovações no estudo do comportamento das crianças com sensores de proximidade X Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
(Bragança, Portugal)
2014/11/01 O jogo de atividade física e a competência social na idade pré-escolar IX Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2014/03/07 A psicomotricidade na promoção da competência emocional Jornadas Internacionais de Psicomotricidade
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014 Emotions in play British Psychology Society (BPS) conference
(Amsterdam, The Netherlands, Países Baixos)
2014 Jogo de atividade física, competência motora e competência social na idade pré-escolar. 9º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
(Lisboa, Portugal, Portugal)
2014 Associação entre a coordenação motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar. 9º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
(Lisboa, Portugal)
2013 Children’s play and wellbeing: measuring children’s behaviors Developmental Psychology Department
Leiden University, The Netherlands (Leiden, Holanda, Países Baixos)
2012/03/06 Play and emotions Developmental Psychology Department, Leiden University
Developmental Psychology Department, Leiden University (Leiden, Países Baixos)
2012/03/02 Screening psychomotor development - connections with speech and language impairments Screening psychomotor development - connections with speech and language impairments
Dutch Foundation for the Deaf and Hard of Hearing Child (Amsterdam, Países Baixos)
2009/12/05 Adolescentes: Movimentos e comportamentos. Conferência em Psicomotricidade
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2009/01/07 Psicomotricidade e perturbação do comportamento na adolescência. Departamento de Saúde Mental Infanto-Juvenil
Hospital D. Estefânia (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Corpo e trauma: da compreensão à intervenção em mulheres vítimas de violência doméstica.
Coorientador de Joana Machorrinho
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - Atual Comportamento espontâneo, ajustamento socioemocional e psicomotricidade em alunos do 1o ciclo do ensino básico: uma análise multifatorial
Coorientador de Augusto Parras Albuquerque
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2020/09 - Atual A relação corpo-mente na sobrevivência ao cancro da mama.
Coorientador de Daniela Guerreiro
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - Atual Being deaf at the playground - The effect of a hearing loss on children's social participation
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universiteit Leiden Instituut Psychologie, Países Baixos
2018 - Atual Affordances promotoras da mobilidade no espaço pré-escolar e suas relações com as competências motoras e sócio-emocionais da criança
Coorientador de Mariana Moreira
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018 - Atual As competências socioemocionais na Educação Pré-Escolar: Efeitos de três programas de intervenção psicomotora
Coorientador
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2018/11 - 2021/01/15 Os efeitos de um programa de intervenção psicomotora nos indicadores de saúde e bem-estar de sobreviventes de cancro da mama
Orientador de Daniela Sofia Morgado Guerreiro
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2021/01/12 Autorregulação e indicadores de saúde mental: impacto da pandemia de COVID-19 nos indicadores de saúde mental de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2021 Intervenção psicomotora em saúde infanto-juvenil numa Unidade de Pedopsiquiatria: dois estudos de caso
Orientador de Joana Abrantes Bartolomeu
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/11/18 - 2020/02/19 As interações de jogo e a competência social em crianças ouvintes e em crianças com surdez ou deficiência auditiva
Orientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/11 - 2019/12/02 Influência de uma intervenção terapêutica de toque - massagem psicomotora na vivência corporal de pessoas com esquizofrenia institucionalizadas
Coorientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017/10 - 2019/10/23 Intervenção psicomotora na pessoa idosa: efeitos do toque-massagem psicomotora na estrutura psicocorporal
Coorientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/11 - 2019/05/20 Os efeitos de uma intervenção psicomotora através da relaxação activo-passiva na imagem corporal e em indicadores de saúde e bem-estar de pessoas idosas
Coorientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/11 - 2019/02/06 Intervenção psicomotora em saúde mental infanto-juvenil: dois estudos de caso
Orientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/11 - 2019/01/31 Vinculação, ajustamento emocional e imagem corporal na adolescência
Coorientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/11 - 2019/01/24 Intervenção Psicomotora em Saúde Mental Infanto-Juvenil: Dois estudos de caso
Orientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017/11 - 2018/04/23 Efeitos do método de relaxação de Jaques Choque em crianças do pré-escolar em competências sociais, emocionais e cognitivas
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017/11 - 2018/04/18 Competências socio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: Efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/10 - 2018/04/13 O que os adolescentes portugueses fazem nos seus tempos livres - associações com os sintomas internalizados e a imagem corporal
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/11 - 2018/02/19 Interação terapêutica em contexto de meio aquático e contexto de sala em crianças com perturbação do espetro do autismo em idade escolar
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/11 - 2018/01/31 Comportamentos de jogo e competências sócio-emocionais na criança com deficiência auditiva
Coorientador
Psicomotricidade (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017/11 - 2018/01/16 Funcionamento executivo e sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar: Efeitos de dois programas de intervenção - Psicomotricidade e Dança Criativa
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/10 - 2017/12/18 As Competências Emocional e Motora das Crianças com Surdez ou Deficiência Auditiva / Emotional and motor competence of deaf and hard of hearing children
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016/10 - 2017/12/11 Efeitos das técnicas de relaxação em crianças: uma revisão sistemática
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/11 - 2017/12 Efeitos de uma intervenção terapêutica de massagem psicomotora em indicadores de saúde e bem-estar de pessoas idosas institucionalizadas
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/11 - 2017/06 Os efeitos de um programa de relaxação terapêutica na gestão do stress em enfermeiros / Effects of a therapeutic relaxation program in the stress management of nurses
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016/11 - 2017/06 Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas / Effects of a psychomotor intervention in emotion regulation and social skills of institutionalised children
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016/11 - 2017/06 Os efeitos de um programa de relaxação terapêutica na gestão do stress em enfermeiros
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/11 - 2017/04 Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013 - 2014 Validação do questionário de consciência emocional para crianças na população portuguesa / Validation of the portuguese version of the Emotion Awareness Questionnaire
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2014 Associação entre Proficiência motora, niveis de actividade física e temperamento dos 6 aos 7 anos / Associations between psychomotor devevlopment, physical actiity levels and temperament of 6-7 year old children
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2014 Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar / The relationship between motor competence and social competence
Coorientador
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/10/28 - 2022/10/29 XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança (2022/10/28 - 2023/10/29)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Algarve, Portugal
2021/10/29 - 2021/10/30 XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança (2021/10/29 - 2021/10/30)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2020/03/13 - 2020/11/14 XV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança (2020/11/13 - 2020/11/15)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/11/22 - 2019/11/23 XIV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança (2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/11/08 - 2019/11/09 Congresso Internacional de Atividades Aquáticas (2019/11/08 - 2019/11/09)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/05/26 - 2019/05/28 Ageing Congress 2019 – Congresso Internacional Sobre o Envelhecimento (2019/05)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2018/11/17 - 2018/11/18 XIII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança (2018/11)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2018/11/15 - 2018/11/17 Colóquio Internacional de Expressividade do Corpo – Práticas Psicocorporais na Clínica Psicomotora (2018/11)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/10/26 - 2018/10/27 2º Congresso Ibérico de Doenças Neurológicas (2018/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2018/09/29 - 2018/09/29 Seminário Internacional Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress (2018/09)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Évora, Portugal
2018/07/09 - 2018/07/12 International Conference on Applied Psychology and Human Behavior (2018/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade da Madeira, Portugal
2016/09/29 - 2016/10/01 V Jornadas da História dos Jogos em Portugal (2016/09)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, Portugal
2016/03/04 - 2016/03/06 II Congresso Nacional de Psicomotricidade (2016/03)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/03/07 - 2014/03/08 Jornadas Internacionais de Psicomotricidade (2014/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/01/25 Intervenção Psicomotora numa Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência.
Arguente principal
Inês Paulo Alexandre (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/10/17 Intervenção psicomotora na Unidade de Pedopsiquiatria da Infância e da Adolescência: Dois estudos de caso
Orientador
Ana Sofia Passos Andrade Silva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/07/20 Terapia Psicomotora em Saúde Mental Infanto-Juvenil: dois estudos de caso.
Orientador
Cláudia Sofia Faria de Almeida (Mestrado)
2021/02/15 Os efeitos de um programa de intervenção psicomotora nos indicadores de saúde e bem-estar de sobreviventes de cancro da mama
Orientador
Daniela Sofia Morgado Guerreiro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/02/12 Autorregulação e indicadores de saúde mental: impacto da pandemia de COVID-19 nos indicadores de saúde mental de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Andreia Cordeiro Fernandes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/01/29 Intervenção psicomotora em contexto de consulta hospitalar de pediatria
Arguente principal
Liliane Oliveira Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/01/29 Intervenção psicomotora em contexto de consulta hospitalar de pediatria
Arguente principal
Liliane Oliveira Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/12/11 Intervenção Psicomotora no Serviço de Pediatria e na Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital do Espírito Santo de Évora
Arguente principal
Ana Catarina da Silva Lança (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/07/07 Intervenção Psicomotora com Crianças Institucionalizadas no Centro de Acolhimento Temporário I da Associação Amigos da Criança e da Família "Chão dos Meninos"
Arguente principal
Catarina Sofia Cláudio Babau (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/06/22 Affordances for schoolchildren's motor competence
Arguente
Fábio Saraiva Flôres (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019/12/02 Influência de uma intervenção terapêutica de toque - massagem psicomotora na vivência corporal de pessoas com esquizofrenia institucionalizadas.
Orientador
Rosa Maria de Jesus Ferreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/05/20 Os efeitos de uma intervenção psicomotora através da relaxação activo-passiva na imagem corporal e em indicadores de saúde e bem-estar de pessoas idosas
Orientador
Ana Lúcia Rosado Medeiros (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/05/08 Relaxação e Toque Terapêutico com mulheres com Cancro da mama: impacto de uma intervenção psicomotora na Ansiedade, Dor e Qualidade de Vida.
Arguente principal
Joana Margarida Prudêncio Oliveira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/04/08 A relação entre o desempenho motor e o desempenho visuo-motor, em crianças entre os 4 e os 6 anos
Presidente do júri
Beatriz Isabel Medronho Costa (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/02/19 As interações de jogo e a competência social em crianças ouvintes e em crianças com surdez ou deficiência auditiva
Orientador
Ana Sofia Ferreira Vicente (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/02/06 Intervenção psicomotora em saúde mental infanto-juvenil: dois estudos de caso
Orientador
Andreia Patrícia Ferreira Dantier (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/01/31 Caraterização do perfil psicomotor, funcional, cognitivo e emocional de pessoas idosas no momento e após três meses de institucionalização
Presidente do júri
Carolina Marcelino Carvalho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/01/24 Prática psicomotora em saúde mental infantil
Arguente
Beatriz Isabel Sezoes Grilo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/01/24 Intervenção Psicomotora em Saúde Mental Infanto-Juvenil: Dois estudos de caso.
Orientador
Tatiana Sofia Rovisco Isidro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/01/08 Intervenção psicomotora na pessoa idosa: efeitos do toque-massagem psicomotora na estrutura psicocorporal
Orientador
Amanda Nicole Freitas Hillenbrand (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/10/29 Intervenção Psicomotora em Centro de acolhimento temporário com crianças dos 0-12 anos
Arguente
Inês Gaspar Condeça Feliciano (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/10/29 Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado
Presidente do júri
Carmen Sandu (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/07/13 Perceção da imagem corporal e esquema corporal em pacientes pós-Acidente Vascular Cerebral
Presidente do júri
Soraia Parada Picado (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/04/18 Competências socio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: Efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
Orientador
Ana Lorena Feitosa (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/04/13 O que os adolescentes portugueses fazem nos seus tempos livres - associações com os sintomas internalizados e a imagem corporal Daniela dos Reis Palma (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/03/21 Caraterização do desenvolvimento motor e emocional, e do comportamento em adolescentes em situação de acolhimento residencial
Arguente principal
Inês Isabel Melo do Rosário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/01/31 Comportamentos de jogo e competências sócio-emocionais na criança com deficiência auditiva
Orientador
Cristina Isabel Barradas Mira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/01/16 Funcionamento executivo e sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar: Efeitos de dois programas de intervenção - Psicomotricidade e Dança Criativa
Orientador
Andreia Filipa Mendes Sarnadinha (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017/12/18 As competências emocional e motora das crianças surdas ou com deficiência auditiva (SDA)
Orientador
Mariana Braz Grilo Santos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017/12/11 Efeitos das técnicas de relaxação em crianças: uma revisão sistemática
Orientador
Ruben Filipe Neves Borges (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017/05/19 Os efeitos de um programa de relaxação terapêutica na gestão do stress em enfermeiros
Orientador
Andreia Sofia Dias Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Propriedades psicométricas da versão portuguesa do Multidimentional Assessment of interoceptive awareness (MAIA) / Psychometric properties of Portuguese version of Multidimensional Assessment of Interoceptive Awareness (MAIA)
Arguente principal
Joana Isabel Palma Machorrinho (Mestrado)
2016 Fiabilidade de Testes de Proprioceptividade em Pessoas Idosas
Arguente principal
Ana Patrícia Galamba Montoito (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015 Relationship between estimation and real motor performance in school-age children
Arguente
Gabriela Sousa Neves de Almeida (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2015 Mining sensor data from complex systems
Arguente
Ugo Vespier (Doutoramento)
Universiteit Leiden, Países Baixos
2014/06/17 Associação entre Proficiência motora, niveis de actividade física e temperamento dos 6 aos 7 anos
Orientador
Vanessa Sofia Maria Fialho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2033 Children - Special Issue "Child Psychomotricity: Development, Assessment, and Intervention" (2227-9067) MDPI

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09 - Atual Jogo e Desenvolvimento da Criança Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2022/09 - Atual Comunicação Não-Verbal na Prática Psicomotora Psicomotricidade (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2019 - Atual Prática Psicomotora Psicomotricidade (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2018/02 - Atual Técnicas de Mediação Corporal Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2018/02 - Atual Prática Psicomotora Supervisionada II Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2017/09 - Atual Métodos de Relaxação Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2017/09 - Atual Prática Psicomotora Supervisionada I Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2017 - Atual Seminários em Motricidade Humana Motricidade Humana (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2015/09 - Atual Metodologia Observacional da Expressão Psicomotora Psicomotricidade (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2015/09 - Atual Relaxação Terapêutica Psicomotricidade (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2014 - Atual Tecnologias da informação aplicadas à análise do comportamento motor infantil. Motricidade Humana (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017/09 - 2021 Métodos e Instrumentos de Avaliação Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2015/09 - 2021 Métodos de Treino e Efeitos a Curto e Longo Prazo Exercício e Saúde (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2009/09 - 2017 Perturbações Psicomotoras Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2009/09 - 2017 Estágio I Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Intervenção Psicomotora e Actividade Motora Adaptada Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2009/09 - 2016 Reabilitação Psicomotora II Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2009/09 - 2016 Psicomotricidade IV Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2009/09 - 2016 Estágio II Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/06/22 - Atual Grande Reportagem SIC “Em nome dos Pais, dos Filhos e do Espírito Livre” Importância de brincar no exterior

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual International Play Association Portugal Membro Fundador e Vice-Presidente da Assembleia Geral
2019 - Atual Associação 1,2,3 Macaquinho do Xinês Membro Fundador e Secretária da Mesa da Assembleia
2019 - Atual Associação Viver a Infância Presidente da Assembleia
2015/09 - Atual Associação Portuguesa de Psicomotricidade
Distinções

Prémio

2016 Smartest (inner) City - Amsterdam - Public Prize
Smart Cities, Países Baixos