???global.info.a_carregar???
Júlio G. P. Santos is currently employed as an Invited Coordinator Professor at the Higher School of Education of Paula Frassinetti (Porto-Portugal). Coordinator of the Centre for Global Education and Cooperation, developing the areas of Education, Aid and Development, Education in Emergencies and Development Education/Global Citizenship Education (ED/ECG). He is researcher at the Centre for African Studies and researcher collaborator at the CIIE of Porto University, has a BA (Minho University 1982) in the Teaching of French and Portuguese and an MA (1996) and PhD in Education (2001 University of Sussex, UK). He has taught in Slovakia, France and Angola. Current work on ED/ECG involves teacher professional development (in service) of Citizenship and Development (CD) teachers in schools around Porto and conducting research on ED/ECG contributions to the new curricular area of CD in a partnership with the Organization of Iberoamerican States (OEI) and the Centro de Formação Júlio Resende. Moreover, Júlio has coordinated, since 2001, technical assistance for cooperation programmes in Guinea-Bissau, Angola, Cape Verde and has worked as a consultant for UNICEF (Timor Leste), Save the Children, ADRA (Angola), JRS (Malawi and Mozambique), IIEP/UNESCO and World Vision International. He is a member of the Advisory Panel for INEE/Dubai Cares Ecubed (Evidence on Education in Emergencies) and of the Lusophone Network for the Right to Education (RELUS) and was a member of the Working Group on Education Policy of INEE. His research interests include education, aid and development, curriculum innovation in developing countries, education in small states, education for global citizenship and education in emergencies (with a special focus on refugee education, conflict sensitive education and disaster risk reduction in education).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gonçalves Pedrosa dos Santos Júlio

Nomes de citação

  • Santos, J. G.
  • Santos, J.

Identificadores de autor

Ciência ID
7D17-2A3C-401F

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2001/01/26
Concluído
Doutoramento (Doctor of Philosophy)
Especialização em Education
University of Sussex, Reino Unido
"Implementing Educational Reform: The case of Cape Verde" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996/01/25
Concluído
CEPMIND - Curriculum Evaluation, Planning and Management in the Context of Development (Master)
Especialização em Ciências da Educação
University of Sussex, Reino Unido
"Sustainable Education in a Post-War Situation: Innovative forms of Secondary Education in Southern Africa with special reference to Returnees in Mozambique" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
1996/07/01 - 2000/12/31 Investigador (Investigação) University of Sussex Department of Education, Reino Unido

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2016/09/01 - 2018/08/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2000/01/03 - 2016/08/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1986/09/01 - 1988/08/30 Leitor (Docente Universitário) Université Clermont Auvergne UFR Lettres Culture et Sciences Humaines, França
1984/09/01 - 1986/08/30 Leitor (Docente Universitário) Univerzita Komenského v Bratislave, Eslováquia

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/09 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992/09/01 - 1995/08/30 Development Cooperation in Education and Portuguese Language Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988/09/01 - 1992/08/30 Pedagogical Advisory Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Universidade Agostinho Neto, Angola
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/11/01 - Atual Educar para a Cidadania Global - Contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento[Educating for Global Citizenship - Contributions to the Curricular area of Citizenship and Development"
OEI
FPCE - Universidade do Porto
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal

Organização dos Estados Iberoamericanos , Portugal

Centro de Formação Júlio Resende, Portugal
Em curso
2019/07/01 - Atual Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié [Cooperation for Development: a case study on teacher education in the province of Bié]
Camões ICL
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal

School Notre Dame of Peace, Angola
Em curso
2012/09/01 - Atual "Capacity Building of the ESE Viana do Castelo in Development Education and Monitoring e Evaluation of the National Strategy of DevelopmeCapacitação da ESE-IPVC em Educação para o Desenvolvimento e Acompanhamento, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento [
Camões ICL
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2019/11/01 - Atual Promoting and Strengthening Safer Schools through Inclusive Disaster Risk Reduction and Education in Emergencies in Gaza Province of Mozambique
Visão Mundial Moçambique
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

World Vision International, Estados Unidos
World Vision International
Em curso
2017/01/01 - Atual "Conflict Sensitive Education – From Training to Transformative Action"
INEE/ECCN
Investigador
Interagency Netwoork for Education in Emergencies (INEE), Estados Unidos

USAID, Estados Unidos
Concluído
2013/01/01 - Atual “South-South Lusophone Cooperation Program” [Programa de Cooperação Sul-Sul Lusófonos]
Open Society Foundation
Investigador
Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal

Campanha Brasileira pelo Direito à Educação , Brasil

Open Society Foundation - London, Reino Unido
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Santos, J. G. Portela, J. "Centros de Recursos, TIC e Desenvolvimento: Como?", Boletim "Educar sem Fronteiras",, 2008
Artigo em conferência
  1. Santos, J. "Educação Sensível às questões de Conflito: conceito e práticas em cenários de conflito e crise aguda.". Trabalho apresentado em IV CoopEDu "Cooperação em Educação", Lisboa, 2018.
    No prelo
  2. Santos, J. G. ; Silva, R. d; Morgado, J. C.. "Nova agenda da educação 2030, currículo e desenvolvimento: desafios e implicações para o ensino superior". Trabalho apresentado em XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016.
    Publicado
  3. Santos, J. "Investigação em Contextos Pós-coloniais – a Necessidade de auto-reflexão crítica". Trabalho apresentado em II Colóquio Cabo-Verdiano de Educação “Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em contextos pós-coloniais”,, Cidade da Praia, 2015.
    Publicado
  4. Santos, J. "Olhares cruzados: Percursos de um modelo de apoio a projetos de cooperação.". Trabalho apresentado em III Congresso Cooperação e Educação CoopEdu – África e o Mundo, Lisboa, 2012.
    Publicado
  5. Santos, J. "A construção da mudança educativa em Cabo Verde - subsídios para uma dimensão política". Trabalho apresentado em II Congresso da Association Francophone Internationale de Recherche en Sciences de l'Education (AFIRSE), 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Poças, Sara; Gonçalves dos Santos, Júlio. "Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola". (2023): https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30534.
  2. Gonçalves, Daniela; Santos, Júlio. "Á beira do(s) outro(s) e com o(s) outro(s): a estratégia institucional de uma escola". (2023): http://hdl.handle.net/20.500.11796/3226.
  3. Poças,Sara; Santos,Júlio Gonçalves dos. "Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057.
  4. Sara Poças; Amélia Lopes; Teresa Medina; Júlio Gonçalves dos Santos. "Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola: reflexões a partir de três casos de estudo". (2020): https://hdl.handle.net/10216/127177.
  5. Morgado, J. C., Santos, J. G. d., & Silva, R. d.. "Currículo, memória e fragilidade: contributos para (re)pensar a educação na Guiné-Bissau". Configurações 17 (2016): 55-77.
    Publicado
  6. Santos, Júlio Gonçalves dos; Silva, Rui da. "Theory and praxis: reflections and lessons from a bilateral educational aid programme in Guinea-Bissau". Globalisation, Societies and Education 15 2 (2016): 202-216. http://dx.doi.org/10.1080/14767724.2016.1195722.
    10.1080/14767724.2016.1195722
  7. Silva, Rui da; Santos, Júlio Gonçalves dos; Pacheco, José Augusto. "Crossed looks: globalisations and curriculum in Guinea-Bissau". Compare: A Journal of Comparative and International Education 45 6 (2015): 978-999. http://dx.doi.org/10.1080/03057925.2015.1013018.
    10.1080/03057925.2015.1013018
  8. Santos, J. "'Educação Sustentável numa Situação de Pós-Guerra: Formas Alternativas de Educação para Refugiados e Repatriados no Norte de Moçambique". Revista Africana 16 (1996):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Santos, J. G. ; Silva R.d.. ""Cooperação e Educação Internacional: algumas lições da aprendizagem com o Sul”", Global Education Magazine, 2018, http://www.globaleducationmagazine.com/cooperacao-e-educacao-internacional-algumas-licoes-da-aprendizagem-com-o-sul/.
  2. Santos, J. "'Mozambico: Insegnare in tempo di crisi'", Africa e Mediterraneo - Cultura, Politica, Economia, Società, 1995
Capítulo de livro
  1. Santos, J. "Políticas de Cooperação para o Desenvolvimento de Portugal no contexto educacional. Reflexões sobre a Guiné-Bissau". In Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul.. Brasil: Edições UniCV/Cabo Verde e Universidade Federal do Pará, 2017.
    Publicado
  2. Santos, J. "Educação, Cooperação e Desenvolvimento: Desafiar as nossas fronteiras e aprender a escutar o sul". In Educação, Desenvolvimento e Ação Local Comunitária, editado por Ferreira, F. I., Callegas, V. G. Freitas, O. Setubal, Portugal: ICE -Instituto das Comunidades Educativas, 2015.
    Publicado
  3. Santos, J., Silva, R., Mendes, C.. "O apoio aos professores em contexto de fragilidade educativa: algumas reflexões e lições da Guiné-Bissau". In Teacher Quality in Lusophone Countries. Lisboa, Portugal: ESE - Instituto Politécnico de Lisboa, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Santos, J. "Implementing Educational Reform: the case of Cape Verde". Doutoramento, 2000.
Tradução
  1. Santos, J. G.. Conflict Sensitive Education - INEE Tool Pack Portuguese Language Edition (2017).. International Network for Education in Emergencies (INEE). 2017.
  2. Santos, J. G.. Requisitos Mínimos da INEE- Preparação, Resposta e Reconstrução. International Network for Education in Emergencies -INEE. 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/03/06 "Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global - Que impacto queremos ter no mundo" VI Ciclo de Conferências "À Beira Douro"
Agrupamentos de Escolas À Beira Douro (Gondomar, Portugal)
2019/05/12 Education, fragility and development-some reflexions from Angola, Guinea Bissau and Timor Leste Seminar on International Educational Development
University Sophia Tokyo - Prof Taro Komatsu (Tokyo, Japão)
2018/05/20 "From the floor of Languages and education: Reflections on a cooperation process in Lusophone Africa/No chão das línguas e da educação: Reflexões sobre um percurso de cooperação na Africa Lusófona.
University of Oxford - Faculty of Medieval and Modern Languages, St. Peter College. (Oxford, Reino Unido)
2017/06/12 “Cooperação para o Desenvolvimento no Ensino Superior” III Colóquio Caboverdiano de Educação, “Educação, Cidadania e Desenvolvimento: questões de atualidade e desafios para o futuro”
Universidade Publica de Cabo Verde (Mindelo, Cabo Verde)
2013/10/29 Round Table on “Education and Development” II Conference on the Future of Portuguese Language in the World System,
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Lisboa , Portugal)
2008/05/17 "Práticas de Cooperação e Reconstrução da Educação em Angola: Lições e Desafios" 1ª Conferência Internacional "Angola: Ensino, Investigação e Desenvolvimento
Universidade do Minho (Braga , Portugal)
2006/06/28 Rede de ONGs e construção da sociedade civil global Congresso "Cidadania(s)"
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09/01 - Atual ”Reception and education of refugee children – Policies, Mechanisms and Prospects from the Global South ”
Coorientador de Mara Sofia Garcia Pinto
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/09/01 - Atual Educação de Adultos e Mudança Social: Processos de Educação e Formação de Adultos na Mudança de Paradigma de Habitação em Angola.
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/09/01 - Atual “Impact of educational cooperation programs in emergency situations. A case study in Portugal".
Coorientador de Ângela Gomes
Doutoramento em Currículo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/09/01 - Atual ” Education in rural areas: contributions for the contextualization of curriculum in Guinea-Bissau"
Coorientador de Ana Manuela Poças
Doutoramento em Currículo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/09/01 - Atual ”Angolan Schools and Curriculum Contextualization: Problems and Challenges”. Matias Muachia.
Coorientador de Matias Muachia
Doutoramento em Currículo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/09/01 - 2020/03/30 “Teacher education in Angola: influences, conceptions and practices in the context of development”.
Coorientador de Sara Manuela Poças
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/09/01 - 2019/11/01 "Cooperação Inter(nacional) para o desenvolvimento da educação pelos olhos da ONG Rainbow of Hope for Children".
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/09/01 - 2018/03/01 “Between the International and the local – impact and effects of educational aid projects. A case-study of Guinea-Bissau”. Rui da Silva;
Coorientador de Rui Manuel Silva
Doutoramento em Currículo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014/09/01 - 2017/09/01 “Kit Energy, Environment and Sustainability. A strategy for promoting science in Guinea-Bissau”
Coorientador
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/04/07 - Atual International Seminar “Education and Cooperation in Emergencies: concepts, agendas, actors and challenges”. Encontros da INEE. (2017/04/07)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/12/21 Primary Teacher Education for rural Angola: the program of the Schools for the Future
Arguente
Celestina Silepo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/07/25 Challenges in the Teaching Profession in Primary Education in Angola. Contributions of pre-service training
Arguente principal
Angélica Cassova (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/07/15 Social Image of Teachers in the United Republic of Tanzania
Arguente principal
Beatrice Fidelis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/04/25 Cultural Interactions in visual arts: artistic intervention in Quilombo Conceição das Crioulas/Interações culturais nas artes visuais: intervenção artística no quilombo Conceição das Crioulas
Arguente
Denilson Pereira Rosa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014/06/22 Literacy of unschooled youth and adults: a reflection on the context of Guinea Bissau
Arguente principal
Lamine Soncó (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/10/31 The role of training and of the profile of human resources international development cooperation projects: A case study of a local development association/O papel da formação e do perfil de recursos humanos nos projetos de cooperação e desenvolvimento internacional: Um Estudo de caso numa Associação de Desenvolvimento Local
Arguente principal
Eliana Forte da Valada (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017/12/01 - Atual Member of the Advisory Panel – Evidence for Education in Emergencies (Ecubed). Interagency Network for Education in Emergencies (INEE)/Dubai Cares
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/11/01 - Atual "PROJECTO INCLUSIVO DE REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES E PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM EMERGÊNCIA - Chongoene e Mabalane . Moçambique”, World Vision Moçambique, Moçambique
2018/01/11 - Atual Member of Advisory council - Development Education in the Public Higher Education sector in Portugal: Mapping of representations and analysis of experiencies/Educação para o Desenvolvimento no Ensino Superior Público em Portugal: Mapeamento de representações e análise de experiências” Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2004/04/21 - Atual Organization of the National Public Consultancy on Education for All /Consulta Pública sobre o Plano de Educação para Todos (EPT) - Luanda Angola Organization of the seminar "Teachers and Training Management" - Luanda. 01-9-2004 a 01-12-2008 International Institute for Educational Planning IIEP , França

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/05/17 - 2019/06/28 “Educação, Cooperação e Sul Global: Qualidade em Cooperação para o Desenvolvimento na área da Educação” (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/05/08 - 2019/05/26 “Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global - contributos para a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento” (Outros) Centro de Formação Júlio Resende, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/09/01 - Atual External Scientific Commitee within the project "Development Education in the Higher Public Education in Portugal - Maping of Representations and analysis of Experiences /A Educação para o Desenvolvimento no Ensino Superior Público em Portugal: Mapeamento de representações e análise de experiências
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018/09/01 - Atual Member of the external Scientific Committee for the project “Development Education in the Public Higher Education sector in Portugal: Mapping of representations and analysis of Experiences". This project is funded by Camões Institute for Cooperation and Language.
Consultor
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2017/01/01 - 2018/04/01 “Conflict Sensitive Education – From Training to Transformative Action”. “Research Advisory Commitee”- in articulation with Sophia University (Tokyo - Japan) and Exeter University (Centre for Arabic and Islamic Studies).
Membro
Interagency Netwoork for Education in Emergencies (INEE), Estados Unidos