Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Cristina Vieira da Silva
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Silva, Maria Cristina Vieira da
- Vieira da Silva, Cristina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7E1B-980A-ADBA
Endereços de correio eletrónico
- cristina.vieira@esepf.pt (Profissional)
Moradas
- Centro de Investigação Paula Frassinetti, Departamento de Formação em Educação Básica. Rua Gil Vicente 138-142 Porto Portugal, 4000-255, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2328827215571739 (Profissional)
- https://orcid.org/0000-0003-2248-0829 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/03 - 2021/07
Concluído
|
Gestão e Dinamização de Tecnologias e Metodologias e-Learning (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
|
15 valores |
2003/12 - 2004/02
Concluído
|
Utilização Criativa das TIC - nível II (Outros)
CNOTINFOR - Centro de Novas Tecnologias da Informação, Lda, Portugal
|
Muito Bom |
1997 - 2003
Concluído
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A Complementação Infinitiva em Textos Latinos dos séculos XI e XII e Textos Portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões
sobre o Latim-Romance e o Português Antigo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
1992 - 1996
Concluído
|
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"As construções causativas do Português Europeu: descrição e análise" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1992 - 1992/12
Concluído
|
Formação de Formadores em Tecnologias Computacionais Aplicadas à Tradução (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
Muito Bom (18) |
1988 - 1992
Concluído
|
Lic. em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Port. e Franceses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Bom com Distinção (16) |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
2003/10 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal | ||
2003 - Atual | Investigador (Investigação) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal | ||
2004/07 - 2005/09 | Gestão de Ciência e Tecnologia | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal | ||
2001/04 - 2002/07 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal | ||
1997/04 - 2001/03 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal | ||
1995/04 - 1997/03 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1994/10 - 1995/03 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal | ||
1992/10 - 1994/09 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003/09 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2021/04 - 2023/05 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola | ||
2021/04 - 2021/06 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
ISCED da Huíla, Angola | ||
2002/09 - 2003/06 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | Coordenação do Departamento de Formação de Professores | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | ||
2016/09 - Atual | Diretora do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2008/11 - 2018/05 | Diretora do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação da Leitura | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | ||
2014/10 - 2016/10 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2004/05 - 2014 | Coordenadora da área científica de Línguas e Literaturas | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006 - Atual | Formadora | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Centro de Formação da Escola Superior de Formação de Paula Frassinetti, Portugal | ||
2009/01 - 2009/05 | Formadora | Universidade do Minho, Portugal |
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (núcleo regional de formação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) – 1º Ciclo, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1997/04 - 1999/03 | Léxico e Sintaxe do Verbo no Português Medieval
PSCH/C/LIN/931/95
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica
Concluído
|
1997/04 - 1999/03 | Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e segmentação Automáticas
PRAXIS/2/2.1/CSH/778/95
Bolseiro de Doutoramento
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
|
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica
Concluído
|
1995/04 - 1997/03 | Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e segmentação Automáticas
PRAXIS/2/2.1/CSH/778/95
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/04/01 - 2025/03/31 | Respostas educativas em situação de emergência – projetos de Educação Acelerada no norte de Moçambique: um estudo de caso
Investigador
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
UID/LIN/03213/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 77 - 2011-2012
PEst-OE/ELT/UI0077/2011
PEst-OE/LIN/UI3213/2011
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2008 | Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2
POCI/LIN/62214/2004
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1993 - 1995 | Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização
PCSH/C/LIN/537/93
Outra
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09 - 2023/09 | Abordagem indutiva e reflexiva da gramática: Percursos de investigação, formação e intervenção (G-Lab)
Investigador
|
Em avaliação
|
2014/01 - 2018/12 | The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)-The digital literacy and multimodal practices
of young children (DigiLitEY)
ISCH COST Action IS1410.
Investigador
|
Desativado
|
2015/10 - 2018/07 | Ensinar Bem, Aprender Melhor - Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente
Sem referência
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Em curso
|
2012 - 2014 | “Como aprendem alunos com Baixo Rendimento Escolar (BRE)”
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento, Portugal |
|
2010 - 2012/12 | Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades e Práticas
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/01 | Ensinar e aprender a escrever: conceções e perceções de professores cooperantes no processo de ensino aprendizagem da Escrita. | XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha (La Coruña, Espanha)
|
2023/07/12 | Construindo laboratórios gramaticais: variações didáticas. | Jornadas Pedagógicas Ensino e Aprendizagem da Gramática por Reflexão e Descoberta.
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação / Escola Secundária Rainha Dona Leonor (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/14 | Princípios pedagógigo-didáticos para o ensino da gramática. | Conferência Super 3 – Abordagens criativas na aprendizagem da gramática.
Casa do Professor (Braga, Portugal)
|
2021/09 | Quando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação / Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/09 | O conhecimento gramatical de futuros docentes: implicações para a formação de professores | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña e Universidade do Minho (La Coruña, Espanha)
|
2018 | Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais: um estudo com futuros profissionais da Educação | IV Congresso internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018 | Os recursos digitais ao serviço do Ensino e aprendizagem da gramática | IV Congresso internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018 | Future teachers’ content knowledge on grammar implications for teacher training | SIG EduLing Seminar
Universidade de Bialystok (Bialystok, Polónia)
|
2018 | Prática de Ensino Supervisionada na Formação de Professores - um binómio Formação/Investigaçãp | 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Espanha)
|
2018 | When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal | International ELINET Symposium 2018: "Literacy in the 21st Century: Participation-Inclusion-Equity"
ELINET (Colónia, Alemanha)
|
2018 | Ensinar e aprender gramática com recursos educativos digitais. | 3.ª Conferência Internacional TechLING’18
Universidade do Minho e Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Literacia Digital na educação de infância: o que revelam as boas práticas? | EDULOG 2018 International Conference Early Childhood Education: what Science has to teach us
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo (Braga, Portugal)
|
2017 | À descoberta dos adjetivos qualificativos num laboratório gramatical para o 1.º CEB | II Encontro Temático APL/ESE: Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
|
2017 | What's up in digital reading? Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen. | 20th European Conference on Literacy
Asociación Española de Lectura y Escritura (AELE) y la Universidad Complutense de Madrid (UCM) (Madrid, Espanha)
|
2017 | Avaliação da Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores. | XIV Symposium Internacional “Recursos para um Prácticum de Calidad”
Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas: Red de Prácticum (REPPE) (Poio, Espanha)
|
2017 | Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Estatuto do Português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da Educação. | VI Simpósio Mundial da Língua Portuguesa (SIMELP): A união na diversidade
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém , Portugal)
|
2016 | A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do ensino-aprendizagem do Português | 3.º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016 | Para uma avaliação das práticas literácitas no domínio da leitura e da escrita em jardim de infância | 1.ªs Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho, Município de Famalicão, Centro de Formação Associação de Escolas de Famalicão, CESPU e Instituto Politécnico
do Porto (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2016 | Basic Education teachers’ perceptions on grammar teaching: from grammatical content knowledge to didactic knowledge | Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2016 | Perceções de docentes do 2.º CEB sobre o ensino/aprendizagem gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática | III Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares sobre a Educação Linguística
ESEPF (Porto, Portugal)
|
2015 | Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB | V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – de volta ao futuro
Universidade de Salento, Lecce (Lecce, Itália)
|
2014 | De Programa em Programa até às Metas Curriculares de Português – o desenho de percursos de aprendizagem na educação linguística | II Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014 | Da leitura aos livros digitais: perceções dos professores em formação | 10.º Encontro Nacional/ 8.º Internacional de investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/03 | Leitores estratégicos: precisam-se | 10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Areal Editores (Porto, Portugal)
|
2013 | Leitores estratégicos: precisam-se. | 10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Areal Editores (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística no Ensino Superior | III Encontro Internacional do Português – Novos Desafios no Ensino do Português & III SIELP – Simpósio Internacional de Ensino
da Língua Portuguesa
ESE do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2013 | Potencialidades pedagógicas de manuais digitais - representações de professores em formação. | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Animador de leitura, um novo perfil docente. | 9º Encontro Nacional (7º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática
Docente
CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Para uma avaliação da compreensão em falantes de PLNM. | Encontro 2012: Português Língua Não Materna, Partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem
ILTEC (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Animador de leitura, um perfil especializado | Encontro Pluridisciplinar de apresentação pública dos Cadernos do ECB V
Externato Cooperativo da Benedita (Benedita, Portugal)
|
2012 | Perceções de mestrandos na área de formação de professores sobre educação linguística | III Encontro Nacional de Educação Básica
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2011 | Formação na área da animação da Leitura? Porquê? | IV Encontro Sementes de Leitura e Artes
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2011 | Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino | III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, Macau)
|
2010 | Percepções de estudantes sobre o novo Programa de Português e Metas de Aprendizagem | II Encontro Internacional do Português - Novos Desafios no Ensino do Português
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2010 | Estratégias de monitorização da compreensão leitora | 8º Encontro Internacional (6º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras | SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Universidade de Évora, Universidade de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul (Évora, Portugal)
|
2009 | Contextos e práticas educativas - Para uma Didáctica de base experimental | I Fórum de Investigação em Ciências da Educação
CESC; CIDTFF; CIE; CIE-UMA; CIECC; CIEd; CIED; CIIE; CIEP; CIPES; METAFORMA; UID/OPECE; UIED; Ui&dCE (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Para uma didáctica da gramática: a aula de língua portuguesa como um laboratório de língua | XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Português como língua não materna no 1º Ciclo do Ensino Básico | Encontro sobre Português como Língua Não Materna
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Avaliar a proficiência linguística de falantes de português L2 no 1º ciclo do E.B. | 7º Encontro Nacional (5º Internacional) em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | Quando o português não é a língua materna no 1º ciclo do Ensino Básico | II Congresso sobre Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2007 | O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua | I Congresso Internacional de Educação Básica: Do Berlinde à PlayStation - Problemas e perplexidades no Ensino Básico
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2005 | Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância? | CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2005 | A cultura científica na formação inicial dos educadores | 2º Fórum Ciência
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2005 | Cultura científica: a forma natural de estar em educação | É tempo de mudança na educação
Associação Pró-ordem dos Professores (VIla Nova de Gaia, Portugal)
|
2004 | A complementação infinitiva em textos latinos dos séculos XI e XII e textos portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões sobre o Latim-Romance e o Português Antigo. | QUID NOVI? 2004 (5º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2004 | Para uma avaliaçao de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico | Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Setúbal, Portugal)
|
2004 | Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica | XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (sETÚBAL, Portugal)
|
2002 | Word Order in Late Latin and Old Portuguese: scrambling and interpolation | 7th Diachronic Generative Syntax Conference - DIGS VII
Universitat de Girona (Girona, Espanha)
|
2001 | Léxico e Sintaxe do verbo no Português Medieval | XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
2001 | Ordens de constituintes n Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação | XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
2000 | As construções causativas em texto não-literários dos séculos XI a XIV | Congresso Internacional 500 Anos da Língua Portuguesa no Brasil
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2000 | Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português | XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Coimbra, Portugal)
|
2000 | Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português | XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Coimbra, Portugal)
|
1998 | Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva | XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Aveiro, Portugal)
|
1998 | Aplicações de um etiquetador morfossintáctico a textos portugueses medievais | Workshop sobre Linguística Computacional
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
1997 | Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais | Workshop sobre Linguística Computacional
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2023/07/20 | A escrita criativa como estratégia de promoção da expressão escrita
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2023/07/20 | O registo pedagógico como instrumento de avaliação da linguagem escrita
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2023/04/14 | A influência do meio físico envolvente na aprendizagem da Escrita: uma perspetiva ecológica
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020 - 2022/07/21 | Ensino e aprendizagem da gramática e os jogos: do lúdico ao educativo
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020 - 2022/06/29 | Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Orientador
|
Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
|
2020 - 2022/06/24 | Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Orientador
|
Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
|
2019 - 2021/07/23 | Escrita criativa: uma proposta didática geradora de motivação para o desenvolvimento da linguagem escrita
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2021/07/23 | Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção
mais eficaz
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2021/07/21 | O domínio gramatical no 1º e 2º ciclo do ensino básico: perceções de docentes e alunos
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2021/07/19 | Recursos educativos e estratégias de diferenciação pedagógica na educação linguística
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2021/07/14 | A gestão pedagógica da literacia emergente em crianças de três anos: “não te ajudo mais, tenta lá tu”
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2020/07/20 | O papel da animação da leitura na motivação para a literacia científica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015/09 - 2018/04/12 | O acesso à leitura na transição do pré-escolar para o 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015/09 - 2017/07/25 | Os recursos digitais ao serviço do ensino-aprendizagem da gramática
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014/09 - 2016/03/16 | Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo - o percurso da escrita
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011/09 - 2014/01/20 | A supervisão pedagógica e a transversalidade do português – contributos da oralidade para a promoção de aprendizagens | Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011/09 - 2014/01/20 | Dos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos – Um estudo de caso no primeiro ciclo do ensino básico
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009/09 - 2013/10/25 | Ler para argumentar – Estratégias Dinamizadoras de Aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008/09 - 2013/06/13 | Realidade aumentada e suas implicações na promoção da Leitura
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008 - 2012/05/21 | A compreensão leitora em textos informativos - ler para aprender
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008/09 - 2012/05/10 | A consciência fonológica ao serviço da competência leitora - os sons das palavras
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2006/09 - 2011/12/12 | Abordagem à leitura e escrita emergentes na Educação Pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009/09 - 2011/11/22 | Atividades promotoras de consciência linguística em crianças em idade pré-escolar - um despertar para a Leitura
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009/09 - 2011/05/05 | A compreensão leitora em textos narrativos - diversificar estratégias
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008 - 2009/09/21 | As TIC ao serviço da aprendizagem da Leitura
Orientador
|
Pós-graduação em TIC em contextos de Aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2006 - 2007 | Bê-à-bá PL2 Nível A1 - Apoio a alunos estrangeiros em Português Língua Segunda
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/02 - 2023/10 | Simpósio Internacional Tecnologias e Educação, Fundação Eng.º António de Almeida. Este Simpósio Internacional pretende contribuir
para a divulgação do relatório do GEM e para uma reflexão crítica e geração de conhecimento sobre o tema a partir do Relatório,
procurando identificar de que forma o uso apropriado da tecnologia pode oferecer soluções para os problemas relativos ao acesso,
equidade e inclusão, qualidade e gestão dos sistemas educativos. Mais informações em https://esepf.pt/event/simposio-internacional-sobre-tecnologias-e-educacao/ (2023/10/25 - 2023/10/25)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) , Portugal |
2023/04 - 2023/06 | IV Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (14
de junho de 2023), ESEPF [https://esepf.pt/event/iv-jornadas-pedagogicas/]. (2023/06/14 - 2023/06/14)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2019/03 - 2023/06 | V Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares para a Autonomia e Flexibilidade Curricular” (29 de
junho de 2019), ESEPF. [https://www.appi.pt/events/v-simposio-internacional-de-formacao-de-professores-multiplos-olhares-para-a-autonomia-e-flexibilidade-curricular-escola-superior-de-educacao-de-paula-frassinetti-15-de-junho-19-auditorio-d/] (2019/06/15 - 2019/06/15)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2022/03 - 2022/06 | VI Simpósio Internacional de Formação de Professores “Múltiplos Olhares para o Bem-estar e a Aprendizagem”, 28 de junho de
2022. ESEPF (2022/06/28 - 2022/06/28)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2022/02 - 2022/05 | 1.º Encontro Internacional de Partilha de Práticas Pedagógicas em Contextos de 1.º e 2.º CEB, ESEPF, 2 de maio de 2022. (2022/05/02 - 2022/05/02)
Encontro
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2021/04 - 2021/06 | III Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (7
de junho de 2021), ESEPF [https://www.esepf.pt/2021/05/iii-jornadas-pedagogicas-duplicado/]. (2021/06/07 - 2021/06/07)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/02 - 2018/05 | II Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (24
de maio de 2018), ESEPF [https://www.esepf.pt/a_nots_18/jorn_ped_18.html]. (2018/05/24 - 2018/05/24)
Outro
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2017/10 - 2018/03 | IV Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares para a Inovação Pedagógica” (9 de março de 2018),
ESEPF. (2018/03/09 - 2018/03/09)
Simpósio
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2016 - 2016 | III Simpósio Internacional de Formação de Professores: Múltiplos Olhares sobre a Língua Portuguesa
Simpósio (Outra)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2013 | II Encontrode Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas
Encontro (Outra)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2013 | Dia do Departamento de Formação em Educação Básica
Outro (Outra)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2011 - 2011 | I Encontro Internacional Boas Praticas em Animação da Leitura
Encontro (Outra)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2009 - 2009 | Workshop on Interfaces in L2 Acquisition
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Debate “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Obrigatória - como preparar os docentes para este desafio?”
Outro
|
«Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – como preparar os docentes para este desafio?»
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | 3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI
Congresso
|
3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI
Ajudaris, Portugal
|
2016 - 2016 | 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade
Encontro
|
8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade
Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
|
2016 - 2016 | II Encontro Temático Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Encontro
|
II Encontro Temático “Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
várias Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
|
2013 - 2013 | III IEP - Encontro Internacional do Português
Encontro
|
III IEP - Encontro Internacional do Português
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2013 - 2013 | Dia do Departamento em Educação Básica
Outro
|
Dia de Departamento de Formação em Educação Básica
Departamento de Formação em Educação Básica, Portugal
|
2013 - 2013 | II Encontro de Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas
Encontro
|
II Encontro de Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas
CIPAF - ESEPF, Portugal
|
2011 - 2011 | Encontro internacional “Boas Práticas em Animação da Leitura”
Encontro
|
Encontro internacional “Boas Práticas em Animação da Leitura”
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | “Workshop on Interfaces in L2 Acquisition”
Oficina (workshop)
|
“Workshop on Interfaces in L2 Acquisition”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/22 | O Modelo Transformative Reading na interpretação de obras literárias e na perceção de si e dos outros – Projeto artístico
multidisciplinar do 1.º Ciclo – Colégio de São José – Ramalhão
Arguente principal
|
Maria João Freire Guerreiro Anjos (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2023/12/18 | Erros de base fonológica ao nível dos dígrafos no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-ação
Arguente
|
Raquel da Mota Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/07/25 | Da fluência à compreensão na leitura: percurso(s) com significado(s)
Arguente
|
Ana Rita Moreira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/07/18 | O Laboratório Gramatical como metodologia para desenvolvimento do conhecimento explícito da língua: o caso da aplicação das
formas átonas do pronome pessoal
Arguente principal
|
Maria de São Pedro Simões Costa Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/06/06 | O Ensino Lexical e a Leitura Literária no contexto das universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a
culturalidade
Arguente principal
|
Chen Jiahui (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10/01 | "Ensinar é Investigar" para o ensino da leitura no 1.º ano do 1.º CEB
Arguente principal
|
Sílvia Margarida Veiga da Mota (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/07/09 | Compreender para ler. Ler para compreender. Um programa de ensino e intervenção em compreensão da leitura para o 2.º ano do
1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Tânia Filipa Moniz Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/09/21 | Fluência de Leitura: Construção, Aplicação e Avaliação de Sequências Didáticas e Materiais de Intervenção Pedagógica
Arguente
|
António Miguel Borges da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Textos de divulgação científica mediática para crianças: Uma experiência de intervenção pedagógica no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Maria Luísa Marques da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Fluência em leitura e hábitos de leitura. Impacto de um programa de intervenção no 5.º ano de escolaridade | Andreia Miranda Couto (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Aprender a ler no 1.º ano de escolaridade. Aprendizagem explícita e situada de casos de leitura | Helena Beatriz Correia de Barros (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Iniciação das crianças em processos colaborativos da leitura de narrativas com recursos digitais | Ana Filipa Gomes Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro | Patrícia Isabel Lima Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | A construção e a gestão de comportamento na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico | Ana Catarina da Silva Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Aplicação da dramatização em aula como instrumento para o aperfeiçoamento da oralidade no ensino da língua materna (Português) e da língua estrangeira (Espanhol) | Lídia Manuela Pedro Godinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada | Joana Andreia Matos Oliveira da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos | Andreia Catarina Almeida Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | O início da docência – consciencialização e afirmação da profissionalidade | Bruna Daniela Nunes da Silva Rua Carvalho (Mestrado) |
2014 | Práticas pedagógicas centradas na autonomia | Rita Sofia Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Um percurso do docente generalista: a complementaridade entre a Educação Pré-Escolar e o 1º CEB | Cátia Raquel Pereira da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | “O Ensino da Escrita”: apropriação do sistema ortográfico. Plano de Intervenção | Marisa Filipa Machado da Mota Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Provérbios e matemática na Educação Pré Escolar | Ivete Marisa Gonçalves Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Lengalengas e consciência fonológica na Educação Pré Escolar | Vânia Daniela Ferreira Castro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | A leitura como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada | Mónica Sofia Alves Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A dimensão oral da língua como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada | Nanci Regina Gomes Alves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | O Conto como elo de ligação entre o Jardim de Infância e a Família | Isabel Maria Gil Antão de Sousa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil. Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico | Cátia Sofia Gomes de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Leitura e Educação Ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boas Práticas Ambientais. | Susana Cristina de Figueiredo Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | A aprendizagem da ortografia: uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo | Sara Daniela Mendanha Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2013 | Os detetives dos sons: atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do E.B. | Isabel Maria da Silva Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2012 | Compreensão na Leitura e construção de identidade. Um estudo na educação pré-escolar | Cátia Inês Teixeira Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Expressão musical e desenvolvimento da compreensão na leitura. A leitura tem sons | Filipa Catarina Dias da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | As atuais bibliotecas escolares desenvolvem as literacias | Mário Manuel Simões de Almeida (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012 | Um percurso ao nível da escrita vivido com um grupo de 5 anos | Inês Isabel Gonçalves Reis Jardim Bühler (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Linguagem formal em situações orais | Margarida Torres da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas | Fátima Marisa Correia Fonseca (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A descoberta da escrita e da leitura através da consciência fonológica | Daniela Sofia Silva Reis (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A Biblioteca Escolar e o 1º Ciclo. Projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular | Alda Cristina Antunes Serras (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012 | Conhecer para intervir: níveis de literacia. Agrupamento de Escolas de Ensino Básico do Grande Porto | Carla Maria Jesus Alves da Cunha (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012 | Jogar com os sons das línguas na Educação de Infância | Ana Luísa Garcia Brito (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Diversidade Linguística, Consciência Fonológica e Educação Pré-escolar | Ana Isabel Salazar Abreu (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | O lúdico no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa | Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Compreensão da Leitura – contributos do programa «Aprender a Compreender Torna mais Fácil o Saber» | Elisabete Cristina Gonçalves Teixeira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | A Criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura | Cátia Liliana Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | À Descoberta do Prazer de Ler através da Magia de um Conto | Cristiana Sofia da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Projeto de intervenção na Leitura: a ilustração na Educação Pré-Escolar | Maria da Graça Terra de Pinho Figueiredo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | O papel da Biblioteca Escolar no processo do ensino-aprendizagem - estudo de caso | Maria de Fátima Rodrigues Martins (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/08 - Atual | Knowledge Management Research & Practice | |
2018/04 - Atual | Revista Iberoamericana de Educación (1681-5653) | Organizacion de Estados Iberoamericanos |
2018/02 - Atual | Professorado – Revista de Currículum y Formación del Profesorado | |
2012/12/03 - Atual | Saber (e) Educar | ESEPF |
2020 - 2033 | Indagatio Didactica | Universidade de Aveiro |
2024 - 2024 | Revista Portuguesa de Investigação Educacional | |
2023 - 2024 | Revista E-Sensos | Instituto Politécnico do Porto - escola Superior de Educação |
2023 - 2023 | Acta Scientiarum. Education | |
2022 - 2022 | Revista Portuguesa de Educação | Universidade do Minho |
2020 - 2020 | Crossroads – A Journal of English Studies | |
2004 - 2008 | Cadernos de Estudo | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2015 - Atual | Júri da prova de ingresso específica para titulares de diploma de especialização tecnológica candidatos a ciclo de estudos
na ESEPF
Avaliador
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | |
2013 - Atual | Coordenação da equipa científico-pedagógica para avaliação e certificação de manuais escolares para o 1º Ciclo do Ensino Básico reconhecida pela DGIDC | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | |
2009 - Atual | Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação de Professores | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | |
2009 - Atual | Júri das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior de estudantes
maiores de 23 anos
Avaliador
|
Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | |
2013 - 2013 | Comissão de Avaliação de Desempenho Docente da ESEPF (2012)
Avaliador
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - Atual | Relatório final de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas – Português 1.º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes, Edições Livro Directo, Lda. | |
2013 - Atual | Relatório preliminar de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas –Português 1º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes, Edições Livro Directo, Lda." | |
2013 - Atual | Relatório final de avaliação do manual escolar "Despertar – Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo, Lda. | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - Atual | Relatório intercalar de avaliação do manual escolar "Despertar –Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo, Lda. | |
2013 - Atual | Relatório intercalar de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas –Português 1º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes, Edições Livro Directo, Lda. | |
2013 - Atual | Relatório preliminar de avaliação do manual escolar "Despertar –Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo, Lda |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2003/09 - Atual | Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Introdução aos Estudos Linguísticos | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Análise Gramatical e Pragmática do Discurso | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Seminário Interdisciplinar II | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Leitura e Literacia | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Laboratório de Língua | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Desenvolvimento da Linguagem | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Planificação e Reflexão da Intervenção Educativa | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Linguística Aplicada ao Desenvolvimento da Linguagem | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Fundamentos da Competência Leitora | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Iniciação ao Trabalho de Projecto | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Trabalho de Projecto | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Didáctica do Português | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Curso de Língua e Cultura Portuguesa | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Didática da Língua em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Didática do Português: Língua e Texto | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Oficina de Recursos Tecnológicos para o Português | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Fundamentos da Promoção e Animação da Leitura | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Linguagem e Literacia Emergente | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Escrita: Conceitos e Práticas | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Escrita: Processos e Produtos | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/09 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico I | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2023/05/02 - 2023/05/12 | UC “Metodologia do Ensino da Gramática” (30h) e “Oficinas de Ensino da Língua Portuguesa II” (10h) | Curso de mestrado em Metodologia de Ensino Primário – área de especialização em Ensino da Língua Portuguesa no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (mestrados de Formação de Formadores de Professores no Ensino Superior (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2021/04 - 2021/07 | UC “Didáctica da Língua Portuguesa e da Literatura Infantil” (30h) e “Oficinas Integradas de Metodologia de Educação de Infância I” (15h) | Curso de mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Magister (2.º ciclo de estudos)) | ISCED da Huíla, Angola |
2021/04 - 2021/07 | UC “Metodologia do Ensino da Gramática” (30h) | curso de mestrado em Metodologia de Ensino Primário – área de especialização em Ensino da Língua Portuguesa no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (mestrados de Formação de Formadores de Professores no Ensino Superior) (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2019/03 - 2019/06 | Módulo “Métodos Fundamentais e de Ensino: Português”, formação de professores do 1.º e do 2.º CEB no âmbito do projeto «Quality Education for All» (P146877) para qualificação de professores, inspetores e supervisores em São Tomé e Príncipe na modalidade de formação à distância e presencial, financiado pelo Banco Mundial. | Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | |
2018/10 - 2018/12 | - Módulo “Português”, formação de professores do 1.º e do 2.º CEB no âmbito do projeto «Quality Education for All» (P146877) para qualificação de professores, inspetores e supervisores em São Tomé e Príncipe na modalidade de formação à distância e presencial, financiado pelo Banco Mundial. | Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | |
2017 - 2017 | Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2017 - 2017 | A consciência fonológica e a emergência da leitura e escrita | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2016 - 2016 | Escuta ativa e consciência fonológica | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2016 - 2016 | Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2016 - 2016 | Fundamentos da Competência Leitora | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2015 - 2015 | Promoção da consciência fonológica, enquanto modalidade de consciência linguística, no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014 - 2014 | Oficina de Escrita – a textualização no 1.º e 2.º CEB | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014 - 2014 | Metas Curriculares de Português – 3.º Ciclo e sua articulação com o PPEB | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014 - 2014 | À descoberta da gramática num laboratório de língua | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014 - 2014 | As Metas Curriculares enquanto marcos num percurso de descoberta progressiva da Gramática – identificar adjetivos no 1.º Ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2013 | A Escrita no 1º e 2º CEB: do Programa de Português para o Ensino Básico às Metas Curriculares de Português | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2013 | Metas Curriculares de Português - 1.º Ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Direção Geral da Educação - Ministério da Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
2013 - 2013 | Metas Curriculares de Português - 2.º Ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Direção-Geral da Educação - Ministérioda Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
2009 - 2009 | Ensino do Conhecimento da Língua | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2009 - 2009 | O ensino da escrita | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2009 - 2009 | O desafio de aprender gramática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | Avaliação de diagnóstico em Língua Portuguesa | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2008 - 2008 | O que há de novo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2008 - 2008 | A TLEBS no 1º CEB – perspectivas linguísticas e didácticas para o Ensino do Português | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Colégio Nossa Senhora da Paz, Portugal |
2007 - 2007 | Português, Língua Segunda – perspectivas linguísticas e didácticas para o Ensino do Português | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de E.B. 2/3 Augusto Gil, Portugal |
2006 - 2006 | Os Sons que as Palavras têm: Promoção da Consciência Fonológica | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2002/09 - 2003/06 | Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem | Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2002/09 - 2003/06 | Análise Gramatical e Pragmática do Discurso | Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/03/03 - 2019/03/03 | Entrevista ao programa “Páginas de Português”. | O conhecimento gramatical de futuros docentes no âmbito da formação de professores |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2008/09 - Atual | Associação de Professores de Português | |
1993/10 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2006/04 - Atual | Membro de Conselho Científico da Revista Saber (e) Educar
Membro
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2003/12 - Atual | Membro de Conselho Científico
Membro
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2023/03 - 2033/05 | Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional OFEI, organização do Observatório para o Futuro da Educação de
Infância da ESEPF, 24, 25 e 26 de maio de 2023.
Membro
|
|
2019/10 - 2019/12 | Membro da Comissão Científica do I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância
e no Ensino Básico, organização da ESE do IPP, 17 e 18 de dezembro de 2019.
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/03 - 2019/05 | - maio de 2019: membro da Comissão Científica do V Simpósio Internacional de Formação de Professores Múltiplos Olhares para
a Autonomia e Flexibilidade Curricular, ESEPF, 19 de maio de 2019.
Membro
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/05 - 2018/07 | Membro da Comissão Científica do 3.º Encontro Temático APL/ESE “Formação, Investigação e Ensino da Língua”, 12 e 13 de julho
de 2018, ESE do Instituto Politécnico de Setúbal.
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2017/05 - 2017/07 | Membro da Comissão Científica do 2.º Encontro Temático “Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da
Língua”, organização conjunta entre várias Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, 7 e 8
de julho de 2017, ESE do IP Porto.
Membro
|
Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2014/10 - 2016/11 | Presidente do Conselho Técnico-Científico
Presidente / Vice-presidente
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2016/09 - 2016/10 | Membro da Comissão Científica do 3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI, organizado pela
Ajudaris em parceria com a ESEPF.
Membro
|
Ajudaris, Portugal Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2016/05 - 2016/07 | Membro da Comissão Científica do 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade, organizado pela ESE de Lisboa
e do 1.º Encontro Temático “Formação para a promoção de competências em Língua Materna”, organização conjunta entre várias
Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, 1 e 2 de julho de 2016, ESE do IP Lisboa.
Membro
|
Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2013/02 - 2013/07 | -fevereiro a julho de 2013: Membro da Comissão Científica do III IEP - Encontro Internacional do Português e do III SIELP
– Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 12 e 13 de abril de 2013, Santarém: Escola Superior de Educação do
Instituto Politécnico de Santarém.
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2004/07 - 2005/09 | Membro de Comissão de Coordenação do CIPAF
Membro
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2005/12/22 - 2005/12/22 | Arguição de A influência da música no desenvolvimento linguístico das crianças de Ana Paula P. S. Martins (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2005/09/13 - 2005/09/13 | Arguição de Avaliação da Fonologia Infantil: Produção Espontânea de Reconto de Isabel Mª S.M.B. Fonseca (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2005/07/29 - 2005/07/29 | Arguição de Conhecimento metafonológico na “mira” da linguagem escrita de Ana Luísa G.P.B. Ferreira (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |