???global.info.a_carregar???
Maria Cristina Vieira da Silva holds a PhD and a Master in Linguistics (Nova University Lisbon) and a Degree in Modern Languages and Literature (Portuguese and French). She is a Coordinating Professor at the Teacher Training Department of Higher School of Education of Paula Frassinetti (ESEPF), Portugal, where she also coordinates the Master's Degree in Primary School Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in 2nd Cycle. She is currently an integrated member of the CIEC – Research Centre on Child Studies, University of Minho, Portugal. Her research focuses on Language Education and Didactics and teachers’ professional development. She has published 17 articles in peer-reviewed journals, 12 book chapters and 30 conference papers. She has supervised 24 Master's degree students and is currently supervising 6. She has been a researcher in 6 projects and has interacted with more than 40 collaborators in her professional activities.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Cristina Vieira da Silva
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Silva, Maria Cristina Vieira da
  • Vieira da Silva, Cristina

Identificadores de autor

Ciência ID
7E1B-980A-ADBA

Endereços de correio eletrónico

  • cristina.vieira@esepf.pt (Profissional)

Moradas

  • Centro de Investigação Paula Frassinetti, Departamento de Formação em Educação Básica. Rua Gil Vicente 138-142 Porto Portugal, 4000-255, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/03 - 2021/07
Concluído
Gestão e Dinamização de Tecnologias e Metodologias e-Learning (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
15 valores
2003/12 - 2004/02
Concluído
Utilização Criativa das TIC - nível II (Outros)
CNOTINFOR - Centro de Novas Tecnologias da Informação, Lda, Portugal
Muito Bom
1997 - 2003
Concluído
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A Complementação Infinitiva em Textos Latinos dos séculos XI e XII e Textos Portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões sobre o Latim-Romance e o Português Antigo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
1992 - 1996
Concluído
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"As construções causativas do Português Europeu: descrição e análise" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1992 - 1992/12
Concluído
Formação de Formadores em Tecnologias Computacionais Aplicadas à Tradução (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Muito Bom (18)
1988 - 1992
Concluído
Lic. em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Port. e Franceses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Bom com Distinção (16)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2003/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
2003 - Atual Investigador (Investigação) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2004/07 - 2005/09 Gestão de Ciência e Tecnologia Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2001/04 - 2002/07 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
1997/04 - 2001/03 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
1995/04 - 1997/03 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1994/10 - 1995/03 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
1992/10 - 1994/09 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/09 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021/04 - 2023/05 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2021/04 - 2021/06 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
ISCED da Huíla, Angola
2002/09 - 2003/06 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Coordenação do Departamento de Formação de Professores Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/09 - Atual Diretora do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/11 - 2018/05 Diretora do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação da Leitura Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014/10 - 2016/10 Presidente do Conselho Técnico-Científico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2004/05 - 2014 Coordenadora da área científica de Línguas e Literaturas Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - Atual Formadora Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Centro de Formação da Escola Superior de Formação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/01 - 2009/05 Formadora Universidade do Minho, Portugal
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (núcleo regional de formação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) – 1º Ciclo, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1997/04 - 1999/03 Léxico e Sintaxe do Verbo no Português Medieval
PSCH/C/LIN/931/95
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica
Concluído
1997/04 - 1999/03 Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e segmentação Automáticas
PRAXIS/2/2.1/CSH/778/95
Bolseiro de Doutoramento
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL, Portugal
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica
Concluído
1995/04 - 1997/03 Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e segmentação Automáticas
PRAXIS/2/2.1/CSH/778/95
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024/04/01 - 2025/03/31 Respostas educativas em situação de emergência – projetos de Educação Acelerada no norte de Moçambique: um estudo de caso
Investigador
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
UID/LIN/03213/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 77 - 2011-2012
PEst-OE/ELT/UI0077/2011
PEst-OE/LIN/UI3213/2011
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2008 Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2
POCI/LIN/62214/2004
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1993 - 1995 Gramática do Português Medieval - contributos para a sua caracterização
PCSH/C/LIN/537/93
Outra
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Junta Nacional de Investigação Cientítica e Tecnológica
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/09 - 2023/09 Abordagem indutiva e reflexiva da gramática: Percursos de investigação, formação e intervenção (G-Lab)
Investigador
Em avaliação
2014/01 - 2018/12 The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)-The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)
ISCH COST Action IS1410.
Investigador
Desativado
2015/10 - 2018/07 Ensinar Bem, Aprender Melhor - Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente
Sem referência
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Em curso
2012 - 2014 “Como aprendem alunos com Baixo Rendimento Escolar (BRE)”
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento, Portugal
2010 - 2012/12 Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades e Práticas
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vieira da Silva, Cristina; Bacelar, Beatriz. Autor correspondente: Vieira da Silva, Cristina. "Ensinar e aprender a escrever: conceções e perceções de professores cooperantes no processo de ensino e aprendizagem da escrita". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruña, 2023.
    Publicado
  2. da Silva, Maria Cristina Vieira. "Quando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  3. Silva, Maria Cristina Vieira da; Sebastião, Isabel. "O conhecimento gramatical de futuros docentes: implicações para a formação de professores". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, A Coruña, 2019.
    Publicado
  4. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Prática de Ensino Supervisionada na formação de professores - um binómio formação/investigação". Trabalho apresentado em 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Braga, 2018.
    Publicado
  5. Macário, Maria João Bártolo; Cristina Manuela Sá; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais. Um estudo com futuros profissionais da Educação.". Trabalho apresentado em Pelos Mares da língua portuguesa 4, Aveiro, 2018.
    No prelo
  6. Silva, Maria Cristina Vieira da; Cláudia Andrade. "Os recursos digitais ao serviço do ensino e aprendizagem da gramática". Trabalho apresentado em Pelos Mares da língua portuguesa 4, Aveiro, 2018.
    No prelo
  7. Sá, Cristina Manuela; Macário, Maria João Bártolo; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Estatuto do Português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da Educação.". Trabalho apresentado em VI Simpósio Mundial da Língua Portuguesa (SIMELP): A união na diversidade., Santarém, 2017.
    Submetido
  8. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Avaliação da Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em XIV Symposium Internacional sobre el praticum y las prácticas externas “Recursos para um Prácticum de Calidad”, Poio, Pontevedra, 2017.
    Publicado
  9. Pereira, Iris Susana Pires; Silva, Cristina Vieira da; Borges, Maria Manuel. "Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen. What's up in digital reading?". Trabalho apresentado em 20th European Conference on Literacy, Madrid, 2017.
    Submetido
  10. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do ensino-aprendizagem do Português". Trabalho apresentado em Pelos Mares da língua portuguesa, Aveiro, 2016.
    Publicado
  11. Silva, Maria Cristina Vieira da; Iris Susana Pires Pereira. "Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB". Trabalho apresentado em V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Lecce, 2015.
    Publicado • 10.1285/i9788883051272p2683
  12. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Da leitura aos manuais digitais - perceções de estudantes da formação inicial de professores". Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2014.
    Publicado
  13. Silva, Maria Cristina Vieira da. "De Programa em Programa até às Metas Curriculares de Português: o desenho de percursos de aprendizagem na educação linguística". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa, Aveiro, 2014.
    Publicado
  14. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A leitura digital – perceções de professores em formação". Trabalho apresentado em VI Congreso Iberoamericano de Pedagogía, Santiago de Chile, 2014.
    Publicado
  15. Silva, Maria Cristina Vieira da; Iris Susana Pires Pereira. "Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga, 2014.
    Publicado
  16. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Ana Luísa Oliveira Ferreira; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Margarida Maria Martins Quinta e Costa; Silva, Maria Cristina Vieira da; Mónica Oliveira; Rui Ramalho. "Comunidade de Prática: Ambiente Educativo Emergente de Desenvolvimento Profissional Docente". Trabalho apresentado em Challenges 2013, Braga, 2013.
    Publicado
  17. Silva, Maria Cristina Vieira da; Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Isabel Claudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira. "Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais – Representações de Professores em Formação.". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga, 2013.
    Publicado
  18. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Animador de leitura, um novo perfil docente.". Trabalho apresentado em 9º Encontro Nacional (7º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente, Braga, 2012.
    Publicado
  19. Inês Maria Silva Lopes; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino.". Trabalho apresentado em III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Macau, 2012.
    Publicado
  20. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Perceções de Mestrandos na área de formação de professores sobre educação linguística". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, Aveiro, 2012.
    Publicado
  21. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Português como língua não materna no 1º ciclo do E.B.". Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional (5º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2010.
    Publicado
  22. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras". Trabalho apresentado em SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Évora, 2010.
    Publicado
  23. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Estratégias de monitorização da compreensão leitora.". Trabalho apresentado em 8º Encontro Nacional (6º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração., Braga, 2010.
    Publicado
  24. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Para uma didáctica da gramática: a aula de Língua Portuguesa como um laboratório de língua". Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2009.
    Publicado
  25. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Margarida Maria Martins Quinta e Costa; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Velhos? Só os trapos!...". Trabalho apresentado em II Congreso de Patrimoñio Etnográfico Galego, Ourense, 2009.
    Publicado
  26. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância?". Trabalho apresentado em CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 2005.
    Publicado
  27. Silva, Maria Cristina Vieira da; Iris Susana Pires Pereira. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico". Trabalho apresentado em Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística - O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal, 2004.
    Publicado
  28. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica". Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2004.
    Publicado
  29. Maria Francisca Xavier; Maria Lourdes Crispim; Maria Graça Vicente; Maria Alexandra Fiéis; Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Lobo; Ana Castro; et al. "Léxico e sintaxe do verbo no Português Medieval". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2001.
    Publicado
  30. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Ordens de constituintes no Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2001.
    Publicado
  31. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português". Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, 2000.
    Publicado
  32. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Aveiro, 1998.
    Publicado
  33. Silva, Maria Cristina Vieira da. "As construções causativas em textos notariais dos séculos XIII e XIV". Trabalho apresentado em XII Encontro Ncional da Associação Portuguesa de Linguística, Braga, 1996.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Atividades de consciência linguística no Jardim de Infância: o quê, como e para quê?", Cadernos de Estudo nº 6, 2007
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da; Silva, Maria Cristina Vieira da; Cláudia Azevedo; Cristina Ferreira; Maria Ana Vasconcelos. "A escrita também se cultiva: o projeto «Plantar Histórias»", . Cadernos de Estudo nº 4, 2006, http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/52.
Artigo em revista
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Os registos de escrita precoce em crianças de 5-6 anos: evidência da evolução das conceções precoces sobre a linguagem escrita". Saber & Educar 32 (2023): https://revista.esepf.pt/article/view/32815/23688.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Pires Pereira, Íris Susana; Parente, Maria Cristina Cristo. "Digital literacy in early childhood education: what can we learn from innovative practitioners?". International Journal of Early Years Education (2021): 1-15. http://dx.doi.org/10.1080/09669760.2021.1892598.
    Publicado • 10.1080/09669760.2021.1892598
  3. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A gestão pedagógica da literacia emergente em crianças de três anos: "não te ajudo mais, tenta lá tu"". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 63-82.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23436
  4. Silva, Cristina Vieira; Pereira, Íris Susana Pires; Sebastião, Isabel. "Portuguese teachers’ perceptions of grammar teaching". Crossroads. A Journal of English Studies 24(1) (2019): 65-81. http://dx.doi.org/10.15290/cr.2019.24.1.05.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15290/cr.2019.24.1.05
  5. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Teacher training and professional identity: the contribution of collaborative work in education". Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado 23 2 (2019): 359-376. http://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/9691/7878.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Sá, Cristina Manuela; Silva, Maria Cristina Vieira da; Macário, Maria João Bártolo. "Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação". Acta Scientiarum. Language and Culture 40 1 (2018):
    Acesso aberto • Publicado • 10.4025/actascilangcult.v40i1.35286
  7. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 448. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.3042.
    Acesso aberto • 10.17979/reipe.2017.0.06.3042
  8. Silva, Maria Cristina Vieira da; Iris Susana Pires Pereira. "Para a caraterização do ensino e da aprendizagem da gramática em Portugal: as perceções dos professores". Diadorim 19 2 (2017): 107-130. https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/10034/9886.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Iris Susana Pires Pereira; Maria Cristina Cristo Parente; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Guided portfolio writing as a scaffold for reflective learning in in-service contexts: a case study". Teacher Development 20 5 (2016): 614-630.
    Publicado • 10.1080/13664530.2016.1185029
  10. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Inducing Supervision Practices among peers in a Community of Practice". Journal for Educators, Teachers and Trainers 7 2 (2016): 108-119. http://jett.labosfor.com/index.php/jett/article/view/234/291.
    Publicado
  11. Iris Susana Pires Pereira; Fernanda Leopoldina Viana; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Sobre a formação do professor alfabetizador. Contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador". Revista Perspectiva - Professor Alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem 33 1 (2015): 231-259.
    Publicado
  12. Viana, Fernanda Leopoldina; Silva, Maria Cristina Vieira da; Santos, Ana Sucena; Vale, Ana Paula; Ribeiro, Iolanda. "Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação". Calidoscópio 12 3 (2014): 335-344.
    Publicado • 10.4013/cld.2014.123.08
  13. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Animador de leitura: das razões de ser ao perfil de competências.". Cadernos do Externato Cooperativo da Benedita 5 (2012): 29-37. http://www.externatobenedita.net/images/stories/actividades/cadernos_ecb/numero_5/cadernos_ecb_V.swf.
    Publicado
  14. Joana Cavalcanti; Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Gabriela Trevisan; José Luis Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Criança, Sujeito de Direitos: a Infância que se ergue. Breve fundamentação.". Revista Saber (e) Educar 15 (2011): 1-7. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/450.
    Publicado
  15. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O Direito à língua – A Diversidade Linguística na Escola". Revista Saber (e) Educar 15 (2011): 1-6. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/452.
    Publicado
  16. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua". Revista Saber (e) Educar 13 (2008): 89-106. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/158.
    Publicado
  17. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?". Cadernos de Estudo 6 (2007): 43-52. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/116.
    Publicado
  18. Henrique Manuel da Silva Pereira; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Entrevista: Pela Educação, com António Nóvoa". Revista Saber (e) Educar 11 (2006): 111-126. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/14.
    Publicado
  19. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A aquisição de uma Língua Segunda: muitas questões e algumas respostas". Revista Saber (e) Educar 10 (2005): 91-104.
    Publicado
  20. Maria Francisca M.B.B. Xavier; Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Alexandra Fiéis. "Word Order Alternation in Medieval Portuguese". Santa Barbara Portuguese Studies 6 2 (2002): 307-325.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O Acordo Ortográfico. 12 respostas a 12 possíveis questões.", Mensageiro de Santo António, 2012, http://www.mensageirosantoantonio.com/messaggero/pagina_articolo.asp?R=Cultura&ID=498.
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Repensar o novo ano escolar em tempo de crise.", Mensageiro de Santo António, 2012
Capítulo de livro
  1. Iris Susana Pires Pereira; Silva, Maria Cristina Vieira da; Mônica Araújo; Maria Manuel Borges. "Digital reading in the early years: expertise, engagement and learning.". In The Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood, 270-281. Oxfordshire, Reino Unido: Taylor & Francis/Routledge, 2019.
    Publicado
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da; Silva, Maria Cristina Vieira da; Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Isabel Claudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira. "Future teachers’ perceptions of the pedagogical use of digital textbook in the learning process". In Digital Textbooks, What’s new?, 723-767. Santiago de Compostela, Espanha: Servizo de Publicacións da Universidade de Santiago de Compostela /IARTEM, 2015.
    Publicado
  3. Silva, Maria Cristina Vieira da. "O conhecimento didático do conteúdo gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática". In O Universal e o particular. Uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier, 299-313. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  4. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Mestrado em Ciências da Educação: área de especialização em Animação da Leitura". In Memórias e Rumos, 121-125. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2014.
    Publicado
  5. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística". In Ensinar a Aprender Português num Mundo Plural, 53-95. Santarém, Portugal: ESE de Santarém e Universidade Federal de Uberlândia, 2013.
    Publicado
  6. Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; Ana Luísa Oliveira Ferreira; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Margarida Maria Martins Quinta e Costa; Silva, Maria Cristina Vieira da; Mónica Oliveira; Rui Ramalho. "Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas". In Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local, 81-89. Porto, Portugal: ESEPF, 2012.
    Publicado
  7. Silva, Cristina Vieira da; Teixeira, Maria Julieta; Silva, Maria Cristina Vieira da. "A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias". 2012.
  8. Silva, Maria Cristina Vieira da; Joana Cavalcanti; João Carlos Gonçalves de Matos; Maria Marta Duarte Martins. "O Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Animação da Leitura: das razões de ser às potencialidades". In Universos da palavra - Percursos de animação da leitura, 20-46. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2011.
    Publicado
  9. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Perceções dos mestrandos de perfil misto de formação de professores face às novas orientações curriculares". In Novos Desafios no Ensino do Português, 219-229. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém, 2011.
    Publicado
  10. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A diachronic analysis of the portuguese causative constructions". In Gramática e léxico em sincronia e diacronia. Um contributo da Linguística portuguesa, 131-141. Santiago de Compostela, Portugal: Universidade de Santiago de Compostela: Servicio de Publicacións e Intercambio Cientifico, 2003.
    Publicado
  11. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Construções com verbos modais: uma perspectiva diacrónica". In Saberes no Tempo - Homenagem a Maria Henriqueta Costa Campos, editado por Edições Colibri, 505-521. Porto, Portugal: Edições Colibri, 2002.
    Publicado
  12. Maria Francisca Xavier; Maria Lourdes Crispim; Maria Graça Vicente; Maria Alexandra Fiéis; Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Lobo; Ana Castro. "Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais". In Linguística Computacional. Investigação fundamental e aplicações., 347-358. Lisboa, Portugal: APL, 1999.
    Publicado
Edição de livro
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Marta Duarte Martins; Joana Cavalcanti. Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2013.
    Publicado
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da. Universos da Palavra - Percursos de Animação da Leitura.. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2011.
    Editor
Livro
  1. Gonçalves, Daniela; Nogueira, Isabel Cláudia; Quinta e Costa, Margarida; Monteiro, Isilda; Vieira da Silva, Cristina; Gonçalves, José. Inovação e (Trans)Formação Educacional. ESEPF. 2022.
    Publicado
  2. Manuel Joaquim Pinho Moreira de Azevedo; Daniela Alexandra Ramos Gonçalves; José Luis Gonçalves; Silva, Maria Cristina Vieira da; Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira; Júlio Emílio Pereira de Sousa; Maria Luísa Pinho Teixeira das Neves Tavares Moreira. O que desencadeia o sucesso em alunos com baixo rendimento escolar, no Projeto Fénix. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti / Universidade Católica Portuguesa – Porto. 2014.
    Publicado
Manual
  1. Silva, António Carvalho da; Silva, Maria Cristina Vieira da. Metodologia do Ensino da Gramática - manual da UC. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2022.
    No prelo
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da. Juntos pela Criança - Caderno de Orientação Pedagógica (Projeto Othukumana - Juntos). Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2019.
    Publicado
  3. Silva, Maria Cristina Vieira da; Ana Luísa Ferreira; Maria Marta Duarte Martins; João Carlos Gonçalves de Matos; José Manuel Couto. Métodos Fundamentais de Ensino - Português. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Cunha, Ana Isabel; da Silva, Maria Cristina Vieira. Autor correspondente: Cunha, Ana Isabel. "Práticas de literacia emergente com crianças de 3 anos em contexto de PES". Trabalho apresentado em Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2021.
  2. Iris Susana Pires Pereira; Maria Cristina Cristo Parente; Silva, Maria Cristina Vieira da. "On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers". Trabalho apresentado em Conference on Writing Research & Writing Research School, 2014.
  3. Silva, Maria Cristina Vieira da. "Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?". Trabalho apresentado em CIANEI 2 - Quem aprende mais? Reflexões sobre Educação de Infância, 2007.
  4. Ana Maria Madeira; Maria Francisca Xavier; Maria Lourdes Crispim; Paulo José Tente da Rocha Santos Osório; Silva, Maria Cristina Vieira da; Nuno Rendeiro. "Morfologia e Sintaxe na aquisição de Português Língua Segunda". Trabalho apresentado em X Congresso de Lingüistica e Filologia, 2006.
Resumo em conferência
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância". Trabalho apresentado em CIANEI II - 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, 2007.
Tese / Dissertação
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da. "A Complementação Infinitiva em Textos Latinos dos séculos XI e XII e Textos Portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões sobre o Latim-Romance e o Português Antigo". Doutoramento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2003.
  2. Silva, Maria Cristina Vieira da. "As construções causativas do Português Europeu: descrição e análise". Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1996.
Tradução
  1. Silva, Maria Cristina Vieira da; Maria Marta Duarte Martins. Problematização e conceptualização em Ciências e nas aprendizagens científicas. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2011.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/01 Ensinar e aprender a escrever: conceções e perceções de professores cooperantes no processo de ensino aprendizagem da Escrita. XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha (La Coruña, Espanha)
2023/07/12 Construindo laboratórios gramaticais: variações didáticas. Jornadas Pedagógicas Ensino e Aprendizagem da Gramática por Reflexão e Descoberta.
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação / Escola Secundária Rainha Dona Leonor (Lisboa, Portugal)
2022/07/14 Princípios pedagógigo-didáticos para o ensino da gramática. Conferência Super 3 – Abordagens criativas na aprendizagem da gramática.
Casa do Professor (Braga, Portugal)
2021/09 Quando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação / Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/09 O conhecimento gramatical de futuros docentes: implicações para a formação de professores XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña e Universidade do Minho (La Coruña, Espanha)
2018 Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais: um estudo com futuros profissionais da Educação IV Congresso internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 Os recursos digitais ao serviço do Ensino e aprendizagem da gramática IV Congresso internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 Future teachers’ content knowledge on grammar implications for teacher training SIG EduLing Seminar
Universidade de Bialystok (Bialystok, Polónia)
2018 Prática de Ensino Supervisionada na Formação de Professores - um binómio Formação/Investigaçãp 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Espanha)
2018 When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal International ELINET Symposium 2018: "Literacy in the 21st Century: Participation-Inclusion-Equity"
ELINET (Colónia, Alemanha)
2018 Ensinar e aprender gramática com recursos educativos digitais. 3.ª Conferência Internacional TechLING’18
Universidade do Minho e Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões (Lisboa, Portugal)
2018 Literacia Digital na educação de infância: o que revelam as boas práticas? EDULOG 2018 International Conference Early Childhood Education: what Science has to teach us
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo (Braga, Portugal)
2017 À descoberta dos adjetivos qualificativos num laboratório gramatical para o 1.º CEB II Encontro Temático APL/ESE: Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
2017 What's up in digital reading? Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen. 20th European Conference on Literacy
Asociación Española de Lectura y Escritura (AELE) y la Universidad Complutense de Madrid (UCM) (Madrid, Espanha)
2017 Avaliação da Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores. XIV Symposium Internacional “Recursos para um Prácticum de Calidad”
Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas: Red de Prácticum (REPPE) (Poio, Espanha)
2017 Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Estatuto do Português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da Educação. VI Simpósio Mundial da Língua Portuguesa (SIMELP): A união na diversidade
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém , Portugal)
2016 A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do ensino-aprendizagem do Português 3.º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016 Para uma avaliação das práticas literácitas no domínio da leitura e da escrita em jardim de infância 1.ªs Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho, Município de Famalicão, Centro de Formação Associação de Escolas de Famalicão, CESPU e Instituto Politécnico do Porto (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2016 Basic Education teachers’ perceptions on grammar teaching: from grammatical content knowledge to didactic knowledge Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2016 Perceções de docentes do 2.º CEB sobre o ensino/aprendizagem gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática III Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares sobre a Educação Linguística
ESEPF (Porto, Portugal)
2015 Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – de volta ao futuro
Universidade de Salento, Lecce (Lecce, Itália)
2014 De Programa em Programa até às Metas Curriculares de Português – o desenho de percursos de aprendizagem na educação linguística II Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014 Da leitura aos livros digitais: perceções dos professores em formação 10.º Encontro Nacional/ 8.º Internacional de investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/03 Leitores estratégicos: precisam-se 10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Areal Editores (Porto, Portugal)
2013 Leitores estratégicos: precisam-se. 10º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Areal Editores (Lisboa, Portugal)
2013 Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística no Ensino Superior III Encontro Internacional do Português – Novos Desafios no Ensino do Português & III SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
ESE do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2013 Potencialidades pedagógicas de manuais digitais - representações de professores em formação. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Animador de leitura, um novo perfil docente. 9º Encontro Nacional (7º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente
CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Para uma avaliação da compreensão em falantes de PLNM. Encontro 2012: Português Língua Não Materna, Partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem
ILTEC (Lisboa, Portugal)
2012 Animador de leitura, um perfil especializado Encontro Pluridisciplinar de apresentação pública dos Cadernos do ECB V
Externato Cooperativo da Benedita (Benedita, Portugal)
2012 Perceções de mestrandos na área de formação de professores sobre educação linguística III Encontro Nacional de Educação Básica
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2011 Formação na área da animação da Leitura? Porquê? IV Encontro Sementes de Leitura e Artes
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2011 Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, Macau)
2010 Percepções de estudantes sobre o novo Programa de Português e Metas de Aprendizagem II Encontro Internacional do Português - Novos Desafios no Ensino do Português
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2010 Estratégias de monitorização da compreensão leitora 8º Encontro Internacional (6º Encontro Nacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009 O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras SIMELP II - II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Universidade de Évora, Universidade de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul (Évora, Portugal)
2009 Contextos e práticas educativas - Para uma Didáctica de base experimental I Fórum de Investigação em Ciências da Educação
CESC; CIDTFF; CIE; CIE-UMA; CIECC; CIEd; CIED; CIIE; CIEP; CIPES; METAFORMA; UID/OPECE; UIED; Ui&dCE (Lisboa, Portugal)
2009 Para uma didáctica da gramática: a aula de língua portuguesa como um laboratório de língua XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2008 Português como língua não materna no 1º Ciclo do Ensino Básico Encontro sobre Português como Língua Não Materna
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2008 Avaliar a proficiência linguística de falantes de português L2 no 1º ciclo do E.B. 7º Encontro Nacional (5º Internacional) em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007 Quando o português não é a língua materna no 1º ciclo do Ensino Básico II Congresso sobre Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
2007 O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua I Congresso Internacional de Educação Básica: Do Berlinde à PlayStation - Problemas e perplexidades no Ensino Básico
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2005 Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância? CIANEI - 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2005 A cultura científica na formação inicial dos educadores 2º Fórum Ciência
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2005 Cultura científica: a forma natural de estar em educação É tempo de mudança na educação
Associação Pró-ordem dos Professores (VIla Nova de Gaia, Portugal)
2004 A complementação infinitiva em textos latinos dos séculos XI e XII e textos portugueses dos séculos XIII e XIV. Reflexões sobre o Latim-Romance e o Português Antigo. QUID NOVI? 2004 (5º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2004 Para uma avaliaçao de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Setúbal, Portugal)
2004 Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (sETÚBAL, Portugal)
2002 Word Order in Late Latin and Old Portuguese: scrambling and interpolation 7th Diachronic Generative Syntax Conference - DIGS VII
Universitat de Girona (Girona, Espanha)
2001 Léxico e Sintaxe do verbo no Português Medieval XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2001 Ordens de constituintes n Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2000 As construções causativas em texto não-literários dos séculos XI a XIV Congresso Internacional 500 Anos da Língua Portuguesa no Brasil
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2000 Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Coimbra, Portugal)
2000 Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Coimbra, Portugal)
1998 Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Aveiro, Portugal)
1998 Aplicações de um etiquetador morfossintáctico a textos portugueses medievais Workshop sobre Linguística Computacional
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1997 Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais Workshop sobre Linguística Computacional
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2023/07/20 A escrita criativa como estratégia de promoção da expressão escrita
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2023/07/20 O registo pedagógico como instrumento de avaliação da linguagem escrita
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2023/04/14 A influência do meio físico envolvente na aprendizagem da Escrita: uma perspetiva ecológica
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2022/07/21 Ensino e aprendizagem da gramática e os jogos: do lúdico ao educativo
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2022/06/29 Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Orientador
Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2020 - 2022/06/24 Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Orientador
Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2019 - 2021/07/23 Escrita criativa: uma proposta didática geradora de motivação para o desenvolvimento da linguagem escrita
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2021/07/23 Um olhar triangulado sobre os erros ortográficos no 1º e 2º CEB: a importância de analisar os erros para planear uma intervenção mais eficaz
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2021/07/21 O domínio gramatical no 1º e 2º ciclo do ensino básico: perceções de docentes e alunos
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2021/07/19 Recursos educativos e estratégias de diferenciação pedagógica na educação linguística
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 - 2021/07/14 A gestão pedagógica da literacia emergente em crianças de três anos: “não te ajudo mais, tenta lá tu”
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2020/07/20 O papel da animação da leitura na motivação para a literacia científica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015/09 - 2018/04/12 O acesso à leitura na transição do pré-escolar para o 1º ciclo
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Basico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015/09 - 2017/07/25 Os recursos digitais ao serviço do ensino-aprendizagem da gramática
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014/09 - 2016/03/16 Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo - o percurso da escrita
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011/09 - 2014/01/20 A supervisão pedagógica e a transversalidade do português – contributos da oralidade para a promoção de aprendizagens Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011/09 - 2014/01/20 Dos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos – Um estudo de caso no primeiro ciclo do ensino básico
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/09 - 2013/10/25 Ler para argumentar – Estratégias Dinamizadoras de Aprendizagem
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/09 - 2013/06/13 Realidade aumentada e suas implicações na promoção da Leitura
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2012/05/21 A compreensão leitora em textos informativos - ler para aprender
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/09 - 2012/05/10 A consciência fonológica ao serviço da competência leitora - os sons das palavras
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2006/09 - 2011/12/12 Abordagem à leitura e escrita emergentes na Educação Pré-escolar
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/09 - 2011/11/22 Atividades promotoras de consciência linguística em crianças em idade pré-escolar - um despertar para a Leitura
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/09 - 2011/05/05 A compreensão leitora em textos narrativos - diversificar estratégias
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Animação da Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2009/09/21 As TIC ao serviço da aprendizagem da Leitura
Orientador
Pós-graduação em TIC em contextos de Aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2006 - 2007 Bê-à-bá PL2 Nível A1 - Apoio a alunos estrangeiros em Português Língua Segunda
Orientador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/02 - 2023/10 Simpósio Internacional Tecnologias e Educação, Fundação Eng.º António de Almeida. Este Simpósio Internacional pretende contribuir para a divulgação do relatório do GEM e para uma reflexão crítica e geração de conhecimento sobre o tema a partir do Relatório, procurando identificar de que forma o uso apropriado da tecnologia pode oferecer soluções para os problemas relativos ao acesso, equidade e inclusão, qualidade e gestão dos sistemas educativos. Mais informações em https://esepf.pt/event/simposio-internacional-sobre-tecnologias-e-educacao/ (2023/10/25 - 2023/10/25)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) , Portugal
2023/04 - 2023/06 IV Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (14 de junho de 2023), ESEPF [https://esepf.pt/event/iv-jornadas-pedagogicas/]. (2023/06/14 - 2023/06/14)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/03 - 2023/06 V Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares para a Autonomia e Flexibilidade Curricular” (29 de junho de 2019), ESEPF. [https://www.appi.pt/events/v-simposio-internacional-de-formacao-de-professores-multiplos-olhares-para-a-autonomia-e-flexibilidade-curricular-escola-superior-de-educacao-de-paula-frassinetti-15-de-junho-19-auditorio-d/] (2019/06/15 - 2019/06/15)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/03 - 2022/06 VI Simpósio Internacional de Formação de Professores “Múltiplos Olhares para o Bem-estar e a Aprendizagem”, 28 de junho de 2022. ESEPF (2022/06/28 - 2022/06/28)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/02 - 2022/05 1.º Encontro Internacional de Partilha de Práticas Pedagógicas em Contextos de 1.º e 2.º CEB, ESEPF, 2 de maio de 2022. (2022/05/02 - 2022/05/02)
Encontro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021/04 - 2021/06 III Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (7 de junho de 2021), ESEPF [https://www.esepf.pt/2021/05/iii-jornadas-pedagogicas-duplicado/]. (2021/06/07 - 2021/06/07)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/02 - 2018/05 II Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (24 de maio de 2018), ESEPF [https://www.esepf.pt/a_nots_18/jorn_ped_18.html]. (2018/05/24 - 2018/05/24)
Outro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/10 - 2018/03 IV Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares para a Inovação Pedagógica” (9 de março de 2018), ESEPF. (2018/03/09 - 2018/03/09)
Simpósio
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 III Simpósio Internacional de Formação de Professores: Múltiplos Olhares sobre a Língua Portuguesa
Simpósio (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 II Encontrode Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas
Encontro (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Dia do Departamento de Formação em Educação Básica
Outro (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 I Encontro Internacional Boas Praticas em Animação da Leitura
Encontro (Outra)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2009 - 2009 Workshop on Interfaces in L2 Acquisition
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 Debate “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Obrigatória - como preparar os docentes para este desafio?”
Outro
«Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – como preparar os docentes para este desafio?»
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI
Congresso
3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI
Ajudaris, Portugal
2016 - 2016 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade
Encontro
8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade
Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2016 - 2016 II Encontro Temático Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Encontro
II Encontro Temático “Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
várias Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2013 - 2013 III IEP - Encontro Internacional do Português
Encontro
III IEP - Encontro Internacional do Português
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2013 Dia do Departamento em Educação Básica
Outro
Dia de Departamento de Formação em Educação Básica
Departamento de Formação em Educação Básica, Portugal
2013 - 2013 II Encontro de Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas
Encontro
II Encontro de Tutoria Digital e Supervisão Educativa em Comunidades de Práticas
CIPAF - ESEPF, Portugal
2011 - 2011 Encontro internacional “Boas Práticas em Animação da Leitura”
Encontro
Encontro internacional “Boas Práticas em Animação da Leitura”
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - 2009 “Workshop on Interfaces in L2 Acquisition”
Oficina (workshop)
“Workshop on Interfaces in L2 Acquisition”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/22 O Modelo Transformative Reading na interpretação de obras literárias e na perceção de si e dos outros – Projeto artístico multidisciplinar do 1.º Ciclo – Colégio de São José – Ramalhão
Arguente principal
Maria João Freire Guerreiro Anjos (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/12/18 Erros de base fonológica ao nível dos dígrafos no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-ação
Arguente
Raquel da Mota Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/25 Da fluência à compreensão na leitura: percurso(s) com significado(s)
Arguente
Ana Rita Moreira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/18 O Laboratório Gramatical como metodologia para desenvolvimento do conhecimento explícito da língua: o caso da aplicação das formas átonas do pronome pessoal
Arguente principal
Maria de São Pedro Simões Costa Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/06/06 O Ensino Lexical e a Leitura Literária no contexto das universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
Arguente principal
Chen Jiahui (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/10/01 "Ensinar é Investigar" para o ensino da leitura no 1.º ano do 1.º CEB
Arguente principal
Sílvia Margarida Veiga da Mota (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/07/09 Compreender para ler. Ler para compreender. Um programa de ensino e intervenção em compreensão da leitura para o 2.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Tânia Filipa Moniz Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018/09/21 Fluência de Leitura: Construção, Aplicação e Avaliação de Sequências Didáticas e Materiais de Intervenção Pedagógica
Arguente
António Miguel Borges da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Textos de divulgação científica mediática para crianças: Uma experiência de intervenção pedagógica no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico Maria Luísa Marques da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Fluência em leitura e hábitos de leitura. Impacto de um programa de intervenção no 5.º ano de escolaridade Andreia Miranda Couto (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Aprender a ler no 1.º ano de escolaridade. Aprendizagem explícita e situada de casos de leitura Helena Beatriz Correia de Barros (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Iniciação das crianças em processos colaborativos da leitura de narrativas com recursos digitais Ana Filipa Gomes Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro Patrícia Isabel Lima Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 A construção e a gestão de comportamento na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico Ana Catarina da Silva Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Aplicação da dramatização em aula como instrumento para o aperfeiçoamento da oralidade no ensino da língua materna (Português) e da língua estrangeira (Espanhol) Lídia Manuela Pedro Godinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada Joana Andreia Matos Oliveira da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos Andreia Catarina Almeida Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 O início da docência – consciencialização e afirmação da profissionalidade Bruna Daniela Nunes da Silva Rua Carvalho (Mestrado)
2014 Práticas pedagógicas centradas na autonomia Rita Sofia Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Um percurso do docente generalista: a complementaridade entre a Educação Pré-Escolar e o 1º CEB Cátia Raquel Pereira da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 “O Ensino da Escrita”: apropriação do sistema ortográfico. Plano de Intervenção Marisa Filipa Machado da Mota Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Provérbios e matemática na Educação Pré Escolar Ivete Marisa Gonçalves Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Lengalengas e consciência fonológica na Educação Pré Escolar Vânia Daniela Ferreira Castro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 A leitura como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada Mónica Sofia Alves Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A dimensão oral da língua como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada Nanci Regina Gomes Alves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 O Conto como elo de ligação entre o Jardim de Infância e a Família Isabel Maria Gil Antão de Sousa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 À descoberta das narrativas clássicas da literatura infanto-juvenil. Robinson Crusoe no 1º Ciclo do Ensino Básico Cátia Sofia Gomes de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Leitura e Educação Ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boas Práticas Ambientais. Susana Cristina de Figueiredo Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 A aprendizagem da ortografia: uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo Sara Daniela Mendanha Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Os detetives dos sons: atividades para desenvolver a consciência fonológica em crianças do 1º ano do E.B. Isabel Maria da Silva Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Compreensão na Leitura e construção de identidade. Um estudo na educação pré-escolar Cátia Inês Teixeira Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Expressão musical e desenvolvimento da compreensão na leitura. A leitura tem sons Filipa Catarina Dias da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 As atuais bibliotecas escolares desenvolvem as literacias Mário Manuel Simões de Almeida (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 Um percurso ao nível da escrita vivido com um grupo de 5 anos Inês Isabel Gonçalves Reis Jardim Bühler (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Linguagem formal em situações orais Margarida Torres da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas Fátima Marisa Correia Fonseca (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 A descoberta da escrita e da leitura através da consciência fonológica Daniela Sofia Silva Reis (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 A Biblioteca Escolar e o 1º Ciclo. Projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular Alda Cristina Antunes Serras (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 Conhecer para intervir: níveis de literacia. Agrupamento de Escolas de Ensino Básico do Grande Porto Carla Maria Jesus Alves da Cunha (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 Jogar com os sons das línguas na Educação de Infância Ana Luísa Garcia Brito (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Diversidade Linguística, Consciência Fonológica e Educação Pré-escolar Ana Isabel Salazar Abreu (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 O lúdico no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Compreensão da Leitura – contributos do programa «Aprender a Compreender Torna mais Fácil o Saber» Elisabete Cristina Gonçalves Teixeira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 A Criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura Cátia Liliana Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 À Descoberta do Prazer de Ler através da Magia de um Conto Cristiana Sofia da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Projeto de intervenção na Leitura: a ilustração na Educação Pré-Escolar Maria da Graça Terra de Pinho Figueiredo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 O papel da Biblioteca Escolar no processo do ensino-aprendizagem - estudo de caso Maria de Fátima Rodrigues Martins (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/08 - Atual Knowledge Management Research & Practice
2018/04 - Atual Revista Iberoamericana de Educación (1681-5653) Organizacion de Estados Iberoamericanos
2018/02 - Atual Professorado – Revista de Currículum y Formación del Profesorado
2012/12/03 - Atual Saber (e) Educar ESEPF
2020 - 2033 Indagatio Didactica Universidade de Aveiro
2024 - 2024 Revista Portuguesa de Investigação Educacional
2023 - 2024 Revista E-Sensos Instituto Politécnico do Porto - escola Superior de Educação
2023 - 2023 Acta Scientiarum. Education
2022 - 2022 Revista Portuguesa de Educação Universidade do Minho
2020 - 2020 Crossroads – A Journal of English Studies
2004 - 2008 Cadernos de Estudo Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2015 - Atual Júri da prova de ingresso específica para titulares de diploma de especialização tecnológica candidatos a ciclo de estudos na ESEPF
Avaliador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - Atual Coordenação da equipa científico-pedagógica para avaliação e certificação de manuais escolares para o 1º Ciclo do Ensino Básico reconhecida pela DGIDC Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - Atual Júri das provas especialmente adequadas detinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior na área de Formação de Professores Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 - Atual Júri das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior de estudantes maiores de 23 anos
Avaliador
Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Comissão de Avaliação de Desempenho Docente da ESEPF (2012)
Avaliador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - Atual Relatório final de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas – Português 1.º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes, Edições Livro Directo, Lda.
2013 - Atual Relatório preliminar de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas –Português 1º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes, Edições Livro Directo, Lda."
2013 - Atual Relatório final de avaliação do manual escolar "Despertar – Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo, Lda. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - Atual Relatório intercalar de avaliação do manual escolar "Despertar –Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo, Lda.
2013 - Atual Relatório intercalar de avaliação do manual escolar "Os Tagarelas –Português 1º ano" de Franclim Pereira Neto e Cidália Fernandes, Edições Livro Directo, Lda.
2013 - Atual Relatório preliminar de avaliação do manual escolar "Despertar –Português 3º ano" de Franclim Pereira Neto, Edições Livro Directo, Lda

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2003/09 - Atual Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Introdução aos Estudos Linguísticos (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Análise Gramatical e Pragmática do Discurso (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Seminário Interdisciplinar II (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Leitura e Literacia (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Laboratório de Língua (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Desenvolvimento da Linguagem (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Planificação e Reflexão da Intervenção Educativa (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Linguística Aplicada ao Desenvolvimento da Linguagem (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Fundamentos da Competência Leitora (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Iniciação ao Trabalho de Projecto (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Trabalho de Projecto (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Didáctica do Português (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Curso de Língua e Cultura Portuguesa (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Didática da Língua em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Didática do Português: Língua e Texto (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Oficina de Recursos Tecnológicos para o Português (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Didática da Língua e do Texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Fundamentos da Promoção e Animação da Leitura (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Linguagem e Literacia Emergente (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Escrita: Conceitos e Práticas (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Escrita: Processos e Produtos (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico I (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/05/02 - 2023/05/12 UC “Metodologia do Ensino da Gramática” (30h) e “Oficinas de Ensino da Língua Portuguesa II” (10h) Curso de mestrado em Metodologia de Ensino Primário – área de especialização em Ensino da Língua Portuguesa no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (mestrados de Formação de Formadores de Professores no Ensino Superior (Magister (2.º ciclo de estudos)) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/04 - 2021/07 UC “Didáctica da Língua Portuguesa e da Literatura Infantil” (30h) e “Oficinas Integradas de Metodologia de Educação de Infância I” (15h) Curso de mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Magister (2.º ciclo de estudos)) ISCED da Huíla, Angola
2021/04 - 2021/07 UC “Metodologia do Ensino da Gramática” (30h) curso de mestrado em Metodologia de Ensino Primário – área de especialização em Ensino da Língua Portuguesa no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (mestrados de Formação de Formadores de Professores no Ensino Superior) (Magister (2.º ciclo de estudos)) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2019/03 - 2019/06 Módulo “Métodos Fundamentais e de Ensino: Português”, formação de professores do 1.º e do 2.º CEB no âmbito do projeto «Quality Education for All» (P146877) para qualificação de professores, inspetores e supervisores em São Tomé e Príncipe na modalidade de formação à distância e presencial, financiado pelo Banco Mundial. Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/10 - 2018/12 - Módulo “Português”, formação de professores do 1.º e do 2.º CEB no âmbito do projeto «Quality Education for All» (P146877) para qualificação de professores, inspetores e supervisores em São Tomé e Príncipe na modalidade de formação à distância e presencial, financiado pelo Banco Mundial. Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português Aperfeiçoamento (Curso médio)
2017 - 2017 A consciência fonológica e a emergência da leitura e escrita Aperfeiçoamento (Curso médio)
2016 - 2016 Escuta ativa e consciência fonológica Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Fundamentos da Competência Leitora Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Promoção da consciência fonológica, enquanto modalidade de consciência linguística, no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Oficina de Escrita – a textualização no 1.º e 2.º CEB Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Metas Curriculares de Português – 3.º Ciclo e sua articulação com o PPEB Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 À descoberta da gramática num laboratório de língua Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 As Metas Curriculares enquanto marcos num percurso de descoberta progressiva da Gramática – identificar adjetivos no 1.º Ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A Escrita no 1º e 2º CEB: do Programa de Português para o Ensino Básico às Metas Curriculares de Português Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Metas Curriculares de Português - 1.º Ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Direção Geral da Educação - Ministério da Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 Metas Curriculares de Português - 2.º Ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Direção-Geral da Educação - Ministérioda Educação e Ciência / Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2009 - 2009 Ensino do Conhecimento da Língua Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 O ensino da escrita Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 O desafio de aprender gramática Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 Avaliação de diagnóstico em Língua Portuguesa Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2008 O que há de novo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008 - 2008 A TLEBS no 1º CEB – perspectivas linguísticas e didácticas para o Ensino do Português Aperfeiçoamento (Curso médio) Colégio Nossa Senhora da Paz, Portugal
2007 - 2007 Português, Língua Segunda – perspectivas linguísticas e didácticas para o Ensino do Português Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação de E.B. 2/3 Augusto Gil, Portugal
2006 - 2006 Os Sons que as Palavras têm: Promoção da Consciência Fonológica Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002/09 - 2003/06 Língua Portuguesa: Domínios de Aprendizagem Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002/09 - 2003/06 Análise Gramatical e Pragmática do Discurso Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/03/03 - 2019/03/03 Entrevista ao programa “Páginas de Português”. O conhecimento gramatical de futuros docentes no âmbito da formação de professores

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2008/09 - Atual Associação de Professores de Português
1993/10 - Atual Associação Portuguesa de Linguística

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2006/04 - Atual Membro de Conselho Científico da Revista Saber (e) Educar
Membro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2003/12 - Atual Membro de Conselho Científico
Membro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/03 - 2033/05 Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional OFEI, organização do Observatório para o Futuro da Educação de Infância da ESEPF, 24, 25 e 26 de maio de 2023.
Membro
2019/10 - 2019/12 Membro da Comissão Científica do I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico, organização da ESE do IPP, 17 e 18 de dezembro de 2019.
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/03 - 2019/05 - maio de 2019: membro da Comissão Científica do V Simpósio Internacional de Formação de Professores Múltiplos Olhares para a Autonomia e Flexibilidade Curricular, ESEPF, 19 de maio de 2019.
Membro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/05 - 2018/07 Membro da Comissão Científica do 3.º Encontro Temático APL/ESE “Formação, Investigação e Ensino da Língua”, 12 e 13 de julho de 2018, ESE do Instituto Politécnico de Setúbal.
Membro
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2017/05 - 2017/07 Membro da Comissão Científica do 2.º Encontro Temático “Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua”, organização conjunta entre várias Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, 7 e 8 de julho de 2017, ESE do IP Porto.
Membro
Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2014/10 - 2016/11 Presidente do Conselho Técnico-Científico
Presidente / Vice-presidente
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/09 - 2016/10 Membro da Comissão Científica do 3.º Colóquio Internacional Ler e Ser: Os desafios das escolas do Século XXI, organizado pela Ajudaris em parceria com a ESEPF.
Membro
Ajudaris, Portugal

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/05 - 2016/07 Membro da Comissão Científica do 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade, organizado pela ESE de Lisboa e do 1.º Encontro Temático “Formação para a promoção de competências em Língua Materna”, organização conjunta entre várias Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, 1 e 2 de julho de 2016, ESE do IP Lisboa.
Membro
Escolas Superiores de Educação e a Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2013/02 - 2013/07 -fevereiro a julho de 2013: Membro da Comissão Científica do III IEP - Encontro Internacional do Português e do III SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 12 e 13 de abril de 2013, Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Membro
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2004/07 - 2005/09 Membro de Comissão de Coordenação do CIPAF
Membro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2005/12/22 - 2005/12/22 Arguição de A influência da música no desenvolvimento linguístico das crianças de Ana Paula P. S. Martins (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2005/09/13 - 2005/09/13 Arguição de Avaliação da Fonologia Infantil: Produção Espontânea de Reconto de Isabel Mª S.M.B. Fonseca (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2005/07/29 - 2005/07/29 Arguição de Conhecimento metafonológico na “mira” da linguagem escrita de Ana Luísa G.P.B. Ferreira (projeto de investigação do Curso de pós-graduação em Problemáticas da Linguagem Infantil) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal