???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Anabela Guedes

Nomes de citação

  • Guedes, Anabela
  • Guedes,A.

Identificadores de autor

Ciência ID
811A-A5A5-3E90
ORCID iD
0000-0003-1223-8908
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=-UO1F4kAAAAJ&hl=pt-PT
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
LAS TIC EN EDUCACIÓN: ANÁLISIS Y DISEÑO DE PROCESOS, RECURSOS Y PRÁCTICAS FORMATIVAS- (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação_Didática das LE_Inglês
Universidad de Salamanca, Espanha
"O ensino do Inglês até à Sociedade da Informação: delineamento do perfil do Professor de Inglês do século XXI e a sua percepção em relação à aprendizagem das línguas mediada pelo computador." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010
Concluído
Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Ética Informática: Privacidade na Sociedade da Informação e do Conhecimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999 - 2004
Concluído
Inglês e Alemão (Ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2006 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2020 INFO PATHS
NORTE-01-0145-FEDER-023623
Investigador
2011 - 2012 OUR STRATEGY'20
2011-3832-001
2011 - 2012 OUR STRATEGY'20
2011-3832-001
N/A

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2021 INTERMOVE FOR TRAINERS
2018-1-ES01-KA202-050230
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Guedes, Anabela; Marques Dos Santos, Paula. "Práticas de Responsabilidade Social no Concelho de Lamego". Trabalho apresentado em XXIXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Sevilha, 2019.
    Publicado
  2. Guedes, Anabela; Marques Dos Santos, Paula. "Ética como alicerce da Responsabilidade Social". Trabalho apresentado em XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica Interioridade e Competitividade: Desafios globais da Gestão, Guarda, 2018.
    Publicado • 10.29327/silicti2019.145655
  3. Guedes, Anabela. "Necessidade premente de alunos moralmente educados.". Trabalho apresentado em 6º Seminário de Bioética - Conduta ética: Integridade Académica e Profissional, Viseu, 2014.
    Publicado
  4. Guedes, Anabela. "Teaching English in the Information Society: outlining 21st century English Teachers’ profile and their perceptions towards CALL.". Trabalho apresentado em ICT for Language Learning, 5th Edition, Florença, Itália: ISBN: 978-88-6292-309-5,, Florença, 2012.
    Publicado
  5. Guedes, Anabela. "Reflexões sobre a Ética, a Moral e a Ética Profissional". Trabalho apresentado em Jornadas Internacionais Secretariado:ser competitivo em organizações de futuro, Lamego, 2012.
    Publicado
  6. Guedes, Anabela. "Is it meaningful to teach Computer Ethics?". Trabalho apresentado em EDULEARN11, Barcelona, 2011.
    Publicado
  7. Guedes, Anabela. "Teaching in the Information Society: teaching and learning practices with the use of technological innovations". Trabalho apresentado em EDULEARN11, Barcelona, 2011.
    Publicado
  8. Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela. "A alfabetização digital: a importância da educação para os seniores portugueses". Trabalho apresentado em Conferência Ibérica “Inovação na Educação com TIC, Bragança, 2011.
    Publicado
  9. Guedes, Anabela. "Ética e Responsabilidade Social na Competitividade". Trabalho apresentado em Jornadas Internacionais “Empreendedorismo, Ensino e Voluntariado", Lamego, 2011.
    Publicado
  10. Marques dos Santos, P.; Guedes, Anabela. "TIC e empreendedorismo: o papel das redes sociais". Trabalho apresentado em Jornadas Internacionais “Empreendedorismo, Ensino e Voluntariado", 2011.
    Publicado
  11. Guedes, Anabela. "Role Playing English". Trabalho apresentado em EDULEARN09 Proceedings, pp. 564-570., Barcelona, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Guedes, Anabela. "Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de Administração". Revista Practicum 5 1 (2020): 121-139.
    Publicado
  2. Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra; Guedes, Anabela. "Os objetivos do milénio – os resultados de 2015 e prospetiva para 2030". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6131.
  3. Guedes, Anabela; Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia. "A importância das Instituições de Ensino Superior – o caso da ESTGL". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6132.
  4. Santos, Paula Marques; Guedes, Anabela. "Implementação de ferramentas de gestão estratégica numa organização social – estudo de caso". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6134.
  5. Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Roque, Vânia. "Secretariado e planeamento estratégico - a implementação de ferramentas de gestão estratégica na assessoria especializada". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/6112.
  6. Marques dos Santos, Paula; Bonito, Álvaro; Guedes, Anabela. "To enhance employability in higher education - a real connection to labour market". (2013): http://hdl.handle.net/10400.19/3528.
  7. Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela. "The role of teaching institutions to prepare and promote social entrepreneurs.". ACRN Journal of Entrepreneurship Perspectives 1 (2012): 161-167. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.09.490.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2012.09.490
Capítulo de livro
  1. Guedes, Anabela. "Os desafios do conhecimento na era tecnológica". In CONHECIMENTO, SOCIABILIDADE E HUMANIDADE: PRENÚNCIOS DE UM NOVO TEMPO, 47-70. Brasil: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2019.
    Publicado
  2. Guedes, Anabela. "A escola e os professores da Sociedade da informação e do Conhecimento". In III Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC – Práticas para o Ensino, 11-24. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira., 2018.
    Publicado
  3. Guedes, Anabela. "Panorâmica sobre o perfil do professor de Inglês na Sociedade da Informação". In Investigação e Inovação das TIC no ensino. Ourense, Espanha: Editorial Auria., 2015.
    Publicado
  4. Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela. "Efficiency and advisory skils – contemporary administrative assistance profile". ESTGL, 2015.
  5. Guedes, Anabela. "O ENSINO DO INGLÊS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE INGLÊS EM RELAÇÃO AO CALL". In Rumo à Inclusão Educacional e Integração das TIC na Sala de Aula, 197-220. Galicia, Espanha: Andavira, 2014.
    Publicado
  6. Guedes, Anabela. "A privacidade na Sociedade da Informação e do Conhecimento". In Desafios éticos na sociedade tecnológica, 45-61. Galicia, Espanha: Andavira, 2013.
    Publicado
  7. Silva, Marisa; Guedes, Anabela; Marques dos Santos, Paula. "TIC e empreendedorismo: o papel das redes sociais". ESTGL, 2011.
  8. Marques dos Santos, Paula; Silva, Marisa; Guedes, Anabela. "O voluntariado como elemento de aprendizagem e empregabilidade". ESTGL, 2011.
Livro
  1. Antunes, Sandra Maria Gouveia; Guedes, Anabela (Coord.); Santos, Paula (Coord.); Duarte, Pedro (Coord.); Menezes, Nídia (Coord.). Caderno de Estudos de Serviço Social. (Ebook-HTML).. ESTGL. 2014.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2018/06/01 Reforço nas Competências e Atividades das Equipas Multidisciplinares em Casas de Acolhimento- uma mais-valia para o acompanhamento das famílias das crianças e jovens acolhidas.
Orientador

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Construir conhecimento pela aprendizagem cooperativa
Arguente principal
Joana Inês Tedim Matos Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022 As bases fundamentais para uma relação pedagógica sólida
Arguente principal
Filipa Costa Fonseca Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022 Educar em (trans)Formação: Dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Arguente principal
Ana Rita Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 Metodologias de intervenção educativa e estratégias neurodidáticas: Da(s) teoria(s) à(s) prática(s) no 1º ano de escolaridade
Arguente principal
Patrícia Lacerda (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 Integração de saberes: percursos personalizados de aprendizagens em 1º CEB
Arguente principal
Carolina Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 Sinto, logo existo: Educação emocional em contexto de 1º ciclo do ensino básico num território educativo de intervenção prioritária
Arguente principal
Ana Isabel Pinho Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 Abordagens educativas abertas, flexíveis e enriquecidas em contexto de 1º ciclo do ensino básico: Da(s) teoria(s) à(s) prática(s)
Arguente principal
Catarina Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020/09/11 PROGRAMAÇÃO COMO COMPETÊNCIA TRANSVERSAL COM SOFTWARE DE DESIGN GRÁFICO
Arguente principal
Célia Sofia Santos Campanha (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020/07/02 O contributo da filosofia com crianças em contexto do 1º ciclo do ensino básico: Para quê? Porquê? Como?. Catarina Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020/06/12 Integração da tecnologia educativa na sala de aula.
Arguente principal
NUNO MIGUEL TEIXEIRA DA COSTA (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020/06/12 A importância das estratégias metacognitivas e da plataforma Edmodo para a escrita autorregulada em Língua Inglesa
Arguente principal
Maria Cristina de Sá Ribeiro Parente (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020/05/27 Uso da Mídia Eletrônica como Agente de Educação, Inclusão e Recuperação de Toxicômanos
Arguente principal
Janecler Foppa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019/07/02 A INTERGERACIONALIDADE COMO FORMA DE COLMATAÇÃO AO ISOLAMENTO DOS IDOSOS
Presidente do júri
Ana Cristina Rodrigues de carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2019/05/29 A Multidisciplinariedade na promoção do envelhecimento ativo.
Presidente do júri
Cátia da Conceição Ribeiro de Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2019/05/29 PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA IPSS OS MELROS - ASSOCIAÇÃO CULTURAL, SOCIAL, RECREATIVA e DESPORTIVA
Presidente do júri
Anabela de Albuquerque Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2018/06/29 Estratégias de gestão para a sustentabilidade de uma IPSS
Presidente do júri
Ana Cristina Morgado Coutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2017/09/19 Um modelo tecnológico para a integração das TI nos “Trabalhos para Casa”
Arguente
Miguel Candeias (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/07/25 TECNOLOGIA ESPACIAL NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
Arguente principal
MARIANINA IMPAGLIAZZO (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/07/25 Conhecimento aberto e os novos direitos de autor numa nova práxis educativa
Arguente principal
JOÃO ADEMAR DE ANDRADE LIMA (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Participação no júri de TÂMYRIS DA ROCHA SANTANA JAFFE. Museus Virtuais e o Ensino: Estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Projeto de Tese do 3º Ciclo em Ciências da Educação.
2022 - Atual Participação no júri de VASCO ALEXANDRE TEIXEIRA SALVADOR. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Pré-escolar. Projeto de Tese do 3º Ciclo em Ciências da Educação
Distinções

Título

2014 Prémio de Melhor comunicação
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal