Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sérgio Bordalo e Sá
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Sá, Sérgio Bordalo e
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8212-C358-7B73
- ORCID iD
- 0000-0002-9713-4253
Endereços de correio eletrónico
- sergiomiguelsa@gmail.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/05/01 - 2013/09/13
Concluído
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos do Cinema e Audiovisual
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Triunfos e Contradições da Vontade: para uma Releitura de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros no Contexto do Cinema de Propaganda" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor (por unanimidade) |
1999 - 2001
Concluído
|
Film Studies (Mestrado)
University of Iowa, Estados Unidos
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
3.47/4.00 |
1994 - 1998
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14,25/20 |
1991 - 1994
Concluído
|
n/a (Ensino secundário)
Escola Secundária da Cidade Universitária, Portugal
|
15,33/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/04/01 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2015/06/01 - 2019/03/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2014/04/01 - 2015/04/30 | Investigador (Investigação) | Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2019/02/28 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2014/03/01 - 2014/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/03/01 - 2014/03/31 | Produção de DVDs | Associação Il Sorpasso - Festa do Cinema Italiano, Portugal |
2012/09/01 - 2012/12/31 | Estágio curricular | Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal |
2008/11/01 - 2008/12/31 | Produção de DVDs | NOS Lusomundo Audiovisuais, Portugal |
2007/11/01 - 2007/12/31 | Produção de DVDs | Revista "Time Out", Portugal |
2003/09/01 - 2007/04/30 | Coordenador do Departamento de Vídeo e DVD | Atalanta Filmes, Lda, Portugal |
2001/09/01 - 2003/08/31 | Responsável pela produção de DVDs | Atalanta Filmes, Lda, Portugal |
1999/03/01 - 1999/06/30 | Estagiário no Departamento de Comunicação | ICEP – Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal, Portugal |
1998/10/01 - 1999/02/28 | Assistente de Produção | Rosa Filmes – Produção Audiovisual, Lda, Portugal |
1998/06/01 - 1998/09/30 | Estágio curricular como Assistente de Produção | Rosa Filmes – Produção Audiovisual, Lda, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/05/01 - 2023/11/30 | Ghost Dance: Metodologias de análise da corporalidade no contexto da performance de dança em Realidade Virtual
EXPL/ART-PER/1238/2021
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/11/01 - 2023/08/30 | Speculum - Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa [Speculum - Filming
and looking at oneself in the mirror: the use of self-writing by Portuguese-speaking documentary filmmakers]
Investigador
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/10/01 - 2022/04/30 | Technologically Expanded Performance (TEPe)
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Recurso online |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07 | Dealing with differences: dance and conflict in cinema | 47th ICTM World Conference
International Council for Traditional Music (Legon, Gana)
|
2023/05 | O Estilhaço do Sapo [The Splinter of the Fog]. | XII Congresso Internacional da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Vila Real, Portugal)
|
2023/02 | "Bocage", "Camões" e "Inês de Castro": as personagens históricas de Leitão de Barros como símbolo da portugalidade ["Bocage", "Camões" e "Inês de Castro": the historical characters of Leitão de Barros as a symbol of portugality]. | VII Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
|
2022/05/26 | Fritz Lang e a relação bem/mal no indivíduo como reflexo da sociedade: "Das Testament des Dr. Mabuse" e "Fury" [Fritz Lang and the good/evil relationship in the individual as a reflection of society: "Das Testament des Dr. Mabuse" and "Fury"] | XI Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Évora, Portugal)
|
2022/05/22 | Mesa entreaberta: Arquivos digitais e corpo-arquivo | V Seminário Internacional das artes e dos seus territórios sensíveis
Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil)
|
2021/12/14 | As estações em Ozu: uma leitura sobre "Primavera Tardia" e "Verão Prematuro". [The Seasons in Ozu: A Reading on "Late Spring" and "Early Summer".] | VI Encontro Internacional “O Cinema e as outras Artes”
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
|
2021/05/28 | Intertextualidades imagéticas no cinema propagandístico de Lopes Ribeiro. [Intertextualities with images in the propagandistic cinema of Lopes Ribeiro.] | X Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Setúbal, Portugal)
|
2020/12/11 | Tetralogia Aliens - corpos e maternidade. [Aliens Tetralogy - bodies and motherhood.] | V Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
|
2020/07/20 | "O Anjo Azul": do fim do Expressionismo à influência da Paramount - um filme de Josef von Sternberg. ["The Blue Angel": from the end of the Expressionism to the influence of Paramount - a film by Josef von Sternberg.] | Avanca | Cinema 2020: Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cine-Clube de Avanca (Estarreja, Portugal)
|
2019/07/26 | O mar e os pescadores ou a ténue fronteira entre a realidade e a ficção no cinema de Leitão de Barros. [The sea and the fishermen or the thin line between reality and fiction in the cinema of Leitão dos Barros.] | Avanca | Cinema 2019: Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cine-Clube de Avanca (Estarreja, Portugal)
|
2019/05/16 | "La Grande Illusion" e "La Règle du Jeu": Relações de classe e cidadania em tempo de guerra. ["La Grande Illusion" and "La Règle du Jeu": Class and citizenship relations in times of war.] | IX Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2018/10/24 | O evangelho do corpo atlético segundo Leni Riefenstahl. [The gospel of the athletic body according to Leni Riefenstahl.] | III Encontro Internacional “O Cinema e as outras Artes”
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
|
2018/07/28 | “Legião Portuguesa" e "Mocidade Portuguesa": A escola de Riefenstahl no cinema propagandístico de Leitão de Barros. ["Legião Portuguesa" and "Mocidade Portuguesa": The Riefenstahl school in the propagandistic cinema of Leitão dos Barros.] | Avanca | Cinema 2018: Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cine-Clube de Avanca (Estarreja, Portugal)
|
2018/05/18 | Nem tudo o que luz é ouro: As comédias escapistas como metáfora do Portugal do Estado Novo. [All that glitters is not gold: The escapist comedies as a metaphor of the Portugal of the New State.] | VIII Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Aveiro, Portugal)
|
2018/05/11 | “Legião Portuguesa" e "Mocidade Portuguesa": Leitão de Barros e o triunfo de uma vontade de propaganda. [“Legião Portuguesa" and "Mocidade Portuguesa": Leitão de Barros and the triumph of a will of propaganda.] | Encontros no ANIM 2018
Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (Loures, Portugal)
|
2017/10/21 | Dance as an authorship mark in a totalitarian regime: the case of a Portuguese filmmaker. | CORD+SDHS 2017 - “Transmissions and Traces: Rendering Dance”
CORD+SDHS (Columbus)
|
2017/09/28 | A ideologia do Estado Novo e os clássicos da Literatura: A visão de Lopes Ribeiro. [The ideology of the New State and the classics of Literature: the vision of Lopes Ribeiro.] | II Encontro Internacional “O Cinema e as outras Artes”
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
|
2017/07/27 | A recorrência da dança como marca autoral: o caso de Leitão de Barros. [The recurrence of dance as a trademark: the case of Leitão de Barros.] | Avanca | Cinema 2017: Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cine Clube de Avanca (Estarreja, Portugal)
|
2017/07/07 | A dança e a moral do Estado Novo no cinema de Leitão de Barros. [The dance and the morality of the New State in the cinema of Leitão de Barros.] | International Conference on Moving Image and Philosophy
MLAG (Mind, Language and Action Group), Institute of Philosophy of the University of Porto (Porto, Portugal)
|
2017/05/12 | A dança do corpo e a dança da câmara: cruzamentos entre duas artes. [The dance of the body and the dance of the camera: crossroads between two arts.] | VII Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Braga, Portugal)
|
2016/12/10 | Terpsicore: desafios na criação de conteúdos de uma base de dados. [Terpsicore: challenges in the creation of content of a database.] | IV Fórum INET-md (Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança)
INET-md (Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança) (Aveiro, Portugal)
|
2016/11/25 | O Cinema e a Dança: o olhar e o movimento. [The Cinema and the Dance: the eye and the movement.] | III Simpósio Internacional Fusões no Cinema
Caminhos do Cinema Português (Leiria, Portugal)
|
2016/11/05 | ‘What are you looking at?’ - The representation of ‘African dances’ in Portuguese documentaries of the colonial period. | CORD+SDHS 2016 - “Beyond Authenticity and Appropriation: Bodies, Authorship and Choreographies of Transmission”
CORD+SDHS (Claremont, Estados Unidos)
|
2016/09/29 | Dançando no Ecrã. [Dancing on Screen.] | I Encontro Internacional “O Cinema e as outras Artes”
LabCom.IFP (Covilhã, Portugal)
|
2016/05/06 | ’Saber Fazer Cinema e Fazê-lo Bem’ – O caso de Amélia Borges Rodrigues. ['Knowing how to make films and doing it well' - The case of Amélia Borges Rodrigues.] | VI Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Porto, Portugal)
|
2016/02/24 | O Corpo na Propaganda ou a Propaganda do Corpo: ‘Danças Africanas’ em Documentários do Estado Novo. [The Body in Propaganda or the Propaganda of the Body: 'African Dances' in Documentaries of the New State.] | Propaganda, Cultura e Entretenimento em Portugal na primeira metade do século XX
CEPESE, InED e INET-md (Porto, Portugal)
|
2015/10/31 | Palestra sobre dança e cinema. [Lecture about dance and cinema.] | II Fórum INET-md (Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança)
Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (Lisboa, Portugal)
|
2015/05/21 | O que é um filme turístico? - Uma viagem desde o arquivo fílmico até à construção de uma base de dados. [What is a touristic film? A journey from the film archive to the construction of a database.] | V Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Lisboa, Portugal)
|
2014/09/17 | O Mar em Leitão de Barros: cruzamentos e relações. [The Sea in Leitão de Barros: crossroads and relationships.] | “Espaço e Paisagem no Cinema Português”
Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e CEIS20 (Ílhavo, Portugal)
|
2014/05/17 | '"Amor de Perdição" teve mais sucesso que "E Tudo o Vento Levou"’ – As audiências dos filmes de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros. ["Amor de Perdição" was more successful than "Gone With the Wind" – The audiences in the films of Lopes Ribeiro and Leitão de Barros.] | IV Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (Covilhã, Portugal)
|
2013/05/10 | Cidade vs. Campo e o Papel da Mulher na Ficção de Leitão de Barros. [City vs. Countryside and the Woman's Role in Leitão de Barros' Feature Films.] | III Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (lisboa, Portugal)
|
2012/11/09 | A dicotomia cidade/campo no cinema de Leitão de Barros na década de 30. [The city/countryside dichotomy in the cinema of Leitão de Barros in the 1930s.] | Changing Times: Performances and Identities On Screen
CEAUL (Lisboa, Portugal)
|
2012/05/11 | “10 de Junho: Inauguração do Estádio Nacional" – O culto da pátria e a glorificação do regime no "Olympia" português. ["June 10: the opening of the National Stadium" - The cult of the homeland and the glorification of the regime in the Portuguese "Olympia".] | II Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (lisboa, Portugal)
|
2001/10 | Cinema e Propaganda: Massas, Indivíduos, e Simbolismo em "Outubro" e "Triunfo da Vontade”. [Cinema and Propaganda: Masses, Individuals and Symbolism in "October" and "Triumph of the Will".] | II Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
SOPCOM (Lisboa, Portugal)
|
2000/10/22 | Oliveira Before Becoming ‘Oliveira’ – A Reading on "Aniki-Bóbó” | A Tribute to Manoel de Oliveira
The Portuguese Study Group – Minda de Gunzburg Center for European Studies (Boston, Estados Unidos)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/11/01 - Atual | Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes (2019/11/01)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal |
2021/09/01 - 2022/03/31 | Encontro Internacional sobre a Cidade, o Corpo e o Som: "Caminhadas > Travessia < Performances - TEPe 2022" (2022/03/15 - 2022/03/20)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2021/01/01 - 2021/05/31 | X Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) (2021/05/26 - 2021/05/29)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/01/01 - 2018/06/30 | III Jornadas INET-md | polo FMH "Práticas Performativas em Torno d'O Animal" (2018/06/30 - 2018/06/30)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2018/01/01 - 2018/06/30 | IV Jornadas INET-md | polo FMH "Soundscape/Bodyscape" (2019/06/08 - 2019/06/08)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2017/01/01 - 2017/06/30 | II Jornadas INET-md | polo FMH "O Mestre Nu" (2017/06/03 - 2017/06/03)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2016/01/01 - 2016/07/31 | III Fórum INET-md (2016/07/02 - 2016/07/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2016/01/01 - 2016/06/30 | I Jornadas INET-md | polo FMH "Práticas Performativas em Torno do Corpo-Arquivo" (2016/06/30 - 2016/06/30)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2015/01/01 - 2015/05/31 | V Encontro da Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (2015/05/21 - 2015/05/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/13 | Da Teoria à Prática: a Ligação entre o "Corpo sem Órgãos" e a Produção da curta-metragem "Corpo e Paisagem" [From Theory to
Practice: the connection between the 'body without organs' and the production of the short film "Body and Landscape"].
Arguente principal
|
Ana Raquel da Silva Marques Medeiros (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
|
2017/11/02 | Tragédia e Contemporaneidade no Cinema de João Canijo. [Tragedy and Contemporaneity in the Cinema of João Canijo.]
Arguente
|
Liliana Cristina Vidais Rosa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016/09/01 - Atual | The Congress On Research in Dance | Dance Studies Association | Membro |
2015/06/01 - Atual | Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança | Integrado Doutorado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01/01 - Atual | Conselho Científico da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Membro
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
2023/01/01 - Atual | Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança | polo na FMH
Coordenador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
2023/01/01 - Atual | Conselho Directivo do Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2021/04/01 - Atual | Centro de Estudos em Artes Performativas
Outro
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2007 | Bolsa de Doutoramento [PhD Fellowship]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
1999 | Bolsa de Mestrado [Master of Arts Fellowship]
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Luso-Americana, Portugal |