???global.info.a_carregar???
Margarida de Lopes Grilo. Concluiu o(a) Mestrado em História da Arte e Património em 2018/07/05 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Licenciatura em Estudos Gerais em 2014/12/23 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras. Frequenta o(a) Doutoramento em História da Arte, e de Arte, Património e Restauro pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras desde 2020/07/01. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Organizou 1 evento(s). Participou em 1 evento(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em História da Arte. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Teoria da Arte; Tecnologia; Obsoleto; Obsolescência; Graham, Rodney, 1949-; Douglas, Stan, 1960-; Dean, Tacita, 1965-; Arte - séc.21; Estética; Arte e tecnologia; Teses de mestrado - 2018; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Margarida de Lopes Grilo

Nomes de citação

  • GRILO, MARGARIDA
  • Grilo, Margarida de Lopes

Identificadores de autor

Ciência ID
831B-12E1-9FE2
ORCID iD
0000-0003-2977-1733

Endereços de correio eletrónico

  • margarida.lg@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2020/07/01 - 2024/07/01
Em curso
História da Arte, e de Arte, Património e Restauro (Doutoramento)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016/09/13 - 2018/07/05
Concluído
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Tecnologia e Obsolescência nas Práticas Artísticas Contemporâneas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2015/07/01 - 2016/07/08
Concluído
Estudos de Arte Contemporânea e Curadoria (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
18
2012/07/29 - 2014/12/23
Concluído
Estudos Gerais (Licenciatura)
Especialização em História da Arte; História e Filosofia da Ciência
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2008/09/01 - 2009/10/01
Frequentou
Dança (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/08/01 - 2020/09/30 Consultoria Cultural Ninguém - Associação Cultural , Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Margarida De Lopes Grilo. "O Tempo do Antropoceno – Os Limites da Ficção Especulativa em Práticas Artísticas Contemporâneas em Vídeo". ARTis ON (2021): https://doi.org/10.37935/iha.aon.2021.0005.
    10.37935/iha.aon.2021.0005
  2. GRILO, MARGARIDA. "O Obsoleto como Matéria Significativa para as Práticas Artísticas Contemporâneas". ARTis ON 7 (2018): 213-219. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/207/176.
    Acesso aberto • Publicado
Catálogo de exposição
  1. Pedro Lapa; Grilo, Margarida de Lopes; Daniel Peres; Jean-Fraçois Chougnet; Lamoni, Giulia; Tomé, João; José Berardo; Teresa Neto; Rita Lougares. Coleção Berardo 1909-2019. Museu Coleção Berardo, 2022.
Edição de livro
  1. GRILO, MARGARIDA. O Resgate do Obsoleto nas Práticas Artísticas Contemporâneas. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio - Edição e Artes Gráficas, SA. 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Grilo, Margarida de Lopes. "Tecnologia e obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34790.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014/03/18 "O conceito de autonomia estética em Walter Benjamin, em 'A obra de arte na época da sua reprodução mecânizada'." Seminar of Science and Art
CFCUL (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/04/01 - 2017/10/01 Co-curadoria em exposição de Arte Contemporânea, "Landlyness", com mostra no StudioCarmo (Lisboa), de Inês Norton, Salomé Nascimento e Francisco Osório. (2017/05/19 - 2017/10/01)
Exposição (Coorganizador)
Colectivo de Artistas , Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016/09/09 - 2016/10/10 Participação como curadora a convite do ARTIS - Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em projecto expositivo em Arte Contemporânea, que congregou a investigação de 22 curadores, artistas e profissionais de diversas áreas, com origem nos países da Europa designados com o acrónimo PIIGS (Portugal, Italy, Ireland, Greece and Spain), com mostra na sede da Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, em Turim, Itália.
Exposição
"PIIGS_An Alternative Geography of Curating"
Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Itália