Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Elisabete Ferreira
Nomes de citação
- Ferreira, Elisabete
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8411-F501-A4B8
- ORCID iD
- 0000-0003-0079-3429
Endereços de correio eletrónico
- elisabete@fpce.up.pt (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-FPCEUP). Rua Alfredo Allen, s/n, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciie.fpce.up.pt/en/cv/28 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Ciências da Educação [PhD in Educational Sciences] (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"(D)Enunciating Autonomy - Contributions to Understanding Genesis and and the Building of Autonomy in Secondary School" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade c/ recomendação de public |
2003
Concluído
|
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Aprovado com a classificação de Muito Bom por un |
1997
Concluído
|
Degree in Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Estágio Projecto ARIANNE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Estágio 19; Licenciatura 16 |
1985
Concluído
|
Curso de Educadora de Infância (Bacharelato)
Escola de Educadoras Santa Mafalda, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal |
2003/08/31 - 2007/09/16 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Co-Head of IDEAFor - Identity, Democracy, School, Administration and Training group | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - Atual | Co-coordinator of CIIE's strategic area 'Pedagogical Management and Democratic Participation' | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - Atual | Member of the Scientific-Pedagogical Commission of the Peer Mentoring Transversal Programme at the University of Porto | Universidade do Porto, Portugal |
2015 - Atual | Member of the Coordination Board of the FPCEUP's Programme Peer Mentoring | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010 - Atual | Member of the Board of the Observatory of Life in Schools (OBVIE) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2015 - 2019 | Deputy Director of the Doctoral Programme in Educational Sciences of the University of Porto | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - 2021 | Member of the Governing Boards of FPAE | Fórum Português da Administração Educacional (FPAE), Portugal |
1999/08/31 - 2003/09/01 | Assistant | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1997/08/31 - 1999/09/01 | Kindergarten Teacher | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/07 - 2020/06 | Qualidade da cooperação para o Desenvolvimento em Educação: um estudo de caso na província do Bié [Quality of cooperation
for Development in Education: a case study in the province of Bié]
Camões IP - Estudo de caso no Bié
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Em curso
|
2015 - 2018 | Projeto 100 CECCA – Conhecer, Estudar e Cooperar em Ciências para Aprender [Project 100 CECCA - Knowing, Studying and Cooperating
in Science to Learn]
100 CECCA
Investigador responsável
|
|
2012 - 2014 | SIRIUS - European Policy Network on the education of children and young people with a migrant background
EAC-2012-0688)
|
|
2012/01 - 2012/07 | Consultoria TEIP2_AE Dr. Leonardo Coimbra (filho)
SERV0018/01/2012
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2009 | Propostas Curriculares em Escolas do Brasil e Portugal – Relações Global e Local [Curricular Proposals in Schools in Brazil
and Portugal - Global and Local Relationships]
4.1.3/CAPES/CPLP
Investigador
|
|
2002 - 2006 | Projeto JOVALES: Jovens, alunos e ensino secundário em Portugal (2002-2006) [JOVALES Project: Youth, students and secondary
education in Portugal (2002-2006)]
JOVALES
Investigador
|
|
2002/10 - 2005/12 | Formação Inicial e Identidades Profissionais no 1º CEB: Currículo e Identidades Profissionais de Base [Initial Training and
Professional Identities in the 1st Cycle of Basic Education: Curriculum and Basic Professional Identities]
POCTI/CED/47518/2002
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2001 - 2004 | Identidades profissionais e formação: Um estudo comparativo sobre o sentido e o lugar da relação em diferentes profissões
[Professional identities and training: A comparative study on the meaning and place of the relationship in different professions]
CIIE200102/NF/Ide
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2001 - 2002 | RURAL/URBANO: O rural e o urbano na profissão de professor do 1º CEB: um estudo comparativo de avaliação do self-profissional
[RURAL/URBAN: The rural and the urban in the profession of teacher of the 1st Cycle of Basic Education: a comparative study
of self-professional assessment]
CIIE200102/NF/Rur
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/11 - 2023/12 | +Sucesso - Promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar na U. Porto
POCH-02-53I2-FSE-000051
Investigador
|
Concluído
|
2018 - 2022 | EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders
EAC-2018-0612
Investigador
|
European Commission
Em curso
|
2020 - 2021/05/31 | Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo
de caso
Camões I.C.L. 2019/2020 - TM/JS
Investigador
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2019/06 - 2021/05 | Promoting and Strengthening Safer Schools through Inclusive Disaster Risk Reduction and Education in Emergencies in Gaza and
Inhambane Provinces of Mozambique
ECHO/-SF/BUD/2019/91000
Investigador
|
European Commission
Em curso
|
2019/07/01 - 2021/01/31 | Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié [Cooperation
for Development: a case study on teacher education in the province of Bié]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Concluído
|
2019 - 2020 | Educar para a Cidadania Global [Educating for Global Citizenship]
SERV0079
Investigador
|
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura
Concluído
|
2016/10 - 2019/10 | Observatório da Educação [Observatory of Education]
ATENA
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade do Minho Núcleo de Investigação em Políticas Económicas, Portugal Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal |
Concluído
|
2012 - 2015 | [Leader of CIIE team] EPNoSL- EUROPEAN POLICY NETWORK ON SCHOOL LEADERSHIP
AC-2012-1388
Investigador responsável
|
European Commission
Concluído
|
2011/03/01 - 2013/09/30 | Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing
PTDC/CPE-CED/113015/2009
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/01 - 2011/07 | Consultoria TEIP2_AE Dr. Leonardo Coimbra (filho)
SERV0018/01/2010
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2008 - 2010 | Projeto AEF - Avaliação dos Efeitos da Formação Contínua de Professores em Portugal Continental [Project AEF - Evaluation
of the Effects of Continuing Teacher Education in Mainland Portugal]
AEF
Investigador
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2001 - 2004 | Projeto VPP – Vivências, Percursos e Produção em Ciências da Educação: Contributo para o conhecimento de uma experiência em
formação e investigação [Project VPP - Experiences, Pathways and Production in Educational Sciences: Contribution to the knowledge
of an experience in training and research]
VPP
Investigador
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008 - Atual | Observatório da Cidade Educadora (OCE) [Observatory of the Educating City (OCE)]
OCE
Investigador
|
Em curso
|
2007 - Atual | Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) [Observatory of Life in Schools (OBVIE)]
OBVIE
Investigador
|
|
2023/09 - 2024/04 | Educação Digital em Zonas Rurais e/ou periféricas – desafios e experiências – 2ª fase
OEI - EDUCAÇÃO DIGITAL - 2.º FASE
Investigador
|
Em curso
|
2015 - 2018 | Círculo do Porto de Filosofia, Epistemologia(s) e Educação [Porto Circle of Philosophy, Epistemology(ies) and Education]
FPCEUP
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2008 - 2010 | Laboratório de Ensino e Aprendizagem Universitária [Laboratory of University Teaching and Learning]
LEAU
Investigador
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/10/24 | Educação matemática, ensino e cidadania [Mathematical education, teaching and citizenship] | II seminário Internacional Expressa |
2019 | Re(agir) sobre as fragilidades do exercício da cidadania na escola [Re(acting) on the weaknesses of exercising citizenship at school] | III Congresso Internacional Envolvimento do Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2019 | Cidadania criativa: a participação dos/as estudantes na tomada de decisão escolar [Creative citizenship: the participation of students in school decision-making] | Fórum Português de Administração Educacional |
2019 | Participação e cidadania criativa: O trabalho com os estudantes a partir de uma escola Básica e Secundária [Participation and creative citizenship: The work with students from a Basic and Secondary school] | III Congresso Internacional “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2019 | Os/as jovens na gestão escolar: Participação e cidadania criativa [Young people in school management: Participation and creative citizenship] | II Seminário Internacional Jovens, Educação, diversidade e Inovação (JEDI)
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
|
2018/05/30 | O devir da autonomia escolar: Recentes expansões normativas [The future of school autonomy: Recent normative expansions] | VI Congresso Ibero-Americano e IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Universidade de Lleida (Lleida)
|
2018/02/03 | Tempo dos estudantes: as ciências e o voo do colibri [Students' time: sciences and the flight of the hummingbird] | XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. A Investigação, a Formação, as Políticas e as Práticas em Educação - 30 anos de AFIRSE em
Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2017 | Saberes e experiências entre ciências: A vivência do e no círculo do porto de filosofia, epistemologia(s) e educação [Knowledge and experiences between sciences: The experience of and in Porto's circle of philosophy, epistemology(ies) and education] | 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander)
|
2016 | Painel “Boas Práticas Educativas” - oradora [Panel “Good Educational Practices” - speaker] |
X Jornadas de Educação – da escola que queremos à escola que temos (Santa Maria da Feira)
|
2008 | Organisational mediation omitted to human agency | 5th Congress of AMSE-AMCE-WAER, Globalization and Education: Towards a Society of Knowledge
University of Cadi Ayyad (Marrakech)
|
2008 | A escola como organização comunicativa autónoma [The school as an autonomous communicative organization] | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares: Currículo, Teorias, Métodos
University of Santa Catarina (Florianópolis)
|
2006/06 | Mereces, passas, não mereces, não passas [If you deserve, you will pass the year, if you do not deserve, you will not pass the year] | Final seminar of the JOVALES project
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
|
2006/05 | Emancipação? Ou emancipações?! Que sentidos [Emancipation? Or emancipations ?! What meanings] | Seminário integrado no programa de políticas de Juventude do Governo e no âmbito das iniciativas do IPJ
Santo Tirso City Council (Santo Tirso)
|
2005/12 | Formação inicial e identidades profissionais [Initial training and professional identities] | Seminário final do Projecto FIIP: Formação Inicial e Identidades Profissionais no 1º CEB
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto)
|
2003/09 | A formação inicial de professores do 1.º CEB em Portugal nas duas últimas décadas: Uma caracterização inicial a partir de discursos de natureza sócio/política [The initial training of 1st Cycle of Basic Education teachers in Portugal over the last two decades: An initial characterization based on socio/political discourses] | VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha (La Coruña)
|
2003/06 | Formação inicial e identidades profissionais no 1.º ciclo: Uma pré análise dos discursos sócio/políticos das décadas de oitenta e noventa [Initial training and professional identities in the 1st cycle: A pre-analysis of the socio/political discourses of the eighties and nineties] | VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
. Universidade de Évora (Évora)
|
2003/03 | Contributo para o conhecimento de uma experiência em formação e investigação [Contribution to the knowledge of an experience in training and research] | Seminário de apresentação aos alunos na FPCEUP do "Projecto Vivências Percursos e Produção em Ciências da Educação"
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
|
2001/02 | (E)ternamente (in)disciplina na sala de aula [Eternally/tenderly (in)discipline in the classroom] | Seminário de Formação para professores
Escola Secundária Rodrigues de Freitas (Porto)
|
2000 | Apresentação e comentário de dois cadernos de coeducação: Criatividade na Coeducação: uma Estratégia para a Mudança e Linguagem, Poder, Educação: o Sexo dos B,A,Bas [Presentation and comment of two co-education booklets: Creativity in Co-education: a Strategy for Change and Language, Power, Education: the Sex of B,A,Bs] | Seminário da Neutralidade às (Des)igualdades de Género: à Descoberta de Dispositivos de Mudança
Universidade do Porto . Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - Atual | Diretores/as de Agrupamentos e Escolas Públicas: ecos do envolvimento discente e a problemática (da) Gestão Democrática [Directors
of Public Schools and Groups of Schools: echoes of student involvement and the problem (of) Democratic Management]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | Cuidar a Escola: construção de culturas de saúde, bem-estar e cidadania em contexto escolar a partir de intervenções baseadas
em mindfulness [Caring for the School: building health, well-being and citizenship cultures in the school context from interventions
based on mindfulness]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - Atual | Administração educacional: Liderança e inclusão [Educational administration: Leadership and inclusion]
Orientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - Atual | Tempo oportuno e a cientificidade em Educação: As temporalidades, o conhecimento e a experiência dos jovens na European Network
of Second Chances Schools (E2C) [Appropriate time and scientificity in Education: Temporalities, knowledge and experience
of young people in the European Network of Second Chances Schools (E2C)]
Coorientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - Atual | Direção das Escolas, Autonomia e o relacionamento com as Autarquias [Schools Administration, Autonomy and Relationship with
Local Authorities]
Orientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - Atual | Saberes e práticas de directores de escolas e Agupamentos - Estudo multicaso [Knowledge and practices of directors of schools
and school groups - Multi-case study]
Orientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - Atual | Pedagogia/autonomia com Bolonha no curso de Anatomia Patológica [Pedagogy/autonomy with Bologna in the Pathological Anatomy
programme]
Orientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | Gestão de Emoções e Comportamentos em Crianças de 1º ciclo [Management of Emotions and Behaviors in Children from the 1st
Cycle of Basic Education]
Orientador
|
|
2017 - 2019 | Inovação pedagógica em tempo de mudanças no ensino superior: Reflexões sobre as implic(ações) da inovação no ensino e na aprendizagem
[Pedagogical innovation in times of change in higher education: Reflections on the implications (actions) of innovation in
teaching and learning]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | A ONG Hope na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em Educação: perspectivas, desafios e transformações [The NGO
Hope in International Cooperation for Development in Education: perspectives, challenges and transformations]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Gestão Educacional, Autonomia e Mediação Escolar num Agrupamento de Escolas [Educational Management, Autonomy and School Mediation
in a Group of Schools]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | O Ensino Médio Integrado no Estado do Ceará: o projeto pedagógico de uma Escola Estadual de Educação Profissional [Integrated
High School in the State of Ceará: the pedagogical project of a State School of Professional Education]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Gestão Escolar e Cidadania Criativa: a participação discente na direção de um agrupamento de escolas [School Management and
Creative Citizenship: student participation in the direction of a group of schools]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | (Des)cerrando gaiolas epistemológicas – ensino da matemática um voo na cidadania [(Dis)closing epistemological cages - teaching
mathematics a flight in citizenship]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Gestão e Mediação na Infância: Emoções e comportamentos no 1º Ciclo do Ensino Básico [Childhood Management and Mediation:
Emotions and behaviors in the 1st Cycle of Basic Education]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/10 - 2018/11 | Educar para a Saúde na Escola: Dinâmicas de Interação entre Enfermeiras e Professoras [Training for Health at School: Dynamics
of Interaction between Nurses and Teachers]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | “No mesmo lado da canoa”: a gestão e as (pre)ocupações da direção das escolas secundárias: contributos para a educação escolar
em São Tomé e Príncipe (STP) [“On the same side of the canoe”: management and (pre)occupations in the management of secondary
schools: contributions to school education in São Tomé and Príncipe (STP)]
Orientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2018 | ’Universidade versão B’: contextos, trajetos e efeitos das práticas do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade do
Porto [’University version B’: contexts, paths and effects of the practices of the Pedagogical Innovation Office of the University
of Porto]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2018 | Territorialização em matéria de Educação. A implementação do Programa Aproximar Educação no Município de Vila Nova de Famalicão
[Territorialization in Education. The implementation of the Approximate Education Program in the Municipality of Vila Nova
de Famalicão]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2018 | O devir da autonomia escolar e os (re)conhecimentos de gestão democrática na Escola da Ponte [The future of school autonomy
and the (re) knowledge of democratic management at Escola da Ponte]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2018 | Fronteira (in)visível da migração – uma narrativa de seis famílias migradas com crianças em idade escolar [Migration’s (in)visible
border - a narrative of six migrated families with school age children].
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A gestão escolar e as (pre)ocupações da direção das escolas secundárias: contributos para a educação escolar em São Tomé e
Príncipe [School management and (pre) occupations in the direction of secondary schools: contributions to school education
in São Tomé and Príncipe]
Orientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2017 | Auctoritas inter-rogada: docência (re)inventada [Interrogated auctoritas: teaching (re) invented]
Coorientador
|
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
|
2014 - 2016 | Os discursos da diretora e coordenadores/as escolares sobre as dinâmicas de administração e gestão escolar de um Território
Educativo de Intervenção Prioritária [The speeches of the principal and school coordinators on the dynamics of school administration
and management in an Educational Territory of Priority Intervention]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | (Trans) Formação dos Professores/Educadores: Da Formação Inicial à Identidade Profissional [(Trans)formation of Teachers /Educators:
From Initial Training to Professional Identity]
Orientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2015 | Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva em Estudantes do Ensino superior
[The promotion of reproductive and sexual health in Higher Education students].
Coorientador
|
Ciências de Enfermagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2013 - 2014 | Organização e Gestão do trabalho Pedagógico numa Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural [Organization
and Management of Pedagogical work in a Professional School of Agriculture and Rural Development]
Orientador
|
|
2012 - 2014 | Nós, os surdos: construção da liderança surda no seio do movimento associativo [We, the deaf: building deaf leadership within
the associative movement]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2014 | Trajetos e olhares na ação de liderar de diretores/as de agrupamentos de escolas com formação de base no 1º CEB [Routes and
looks at the action of leading school principals with basic training in the 1st Cycle of Basic Education]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2014 | “(Re)criar a arte de liderar: sentidos e significados de lideranças em (com)textos
escolares” [(Re)create the art of leadership: senses and meanings of leadership (with)in school texts].
Coorientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2014 | “(E)feitos das políticas de territorialização em educação: lógicas, processos e
acções de inclusão social e educativas em escolas de intervenção prioritária” [Effects of territorialization policies
on education: social inclusion and educational logics, processes and actions in priority intervention schools].
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2013 | O processo de construção de um mega agrupamento: nas vozes e olhares do diretor e dos coordenadores [The process of building
a mega group of schools: in the voices and looks of the director and coordinators]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2013 | ENVELHE(c)SER: Um estudo exploratório centrado na promoção de saúde e no contributo do envelhecimento ativo e do projeto cidade
amiga do idoso [Getting old: An exploratory study focused on health promotion and the contribution of active aging and the
elderly friendly city project]
Orientador
|
Saúde Pública (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
|
2011 - 2013 | Jovens em (Inter)Ditos Escolares: um estudo exploratório e compreensivo de vivências no contexto de uma escola profissional
do Porto [Young people in School Sayings: an exploratory and comprehensive study of experiences in the context of a professional
school in Porto]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2012 | A encruzilhada das lideranças: conceções de lideranças numa escola com contrato de autonomia [The crossroads of leaderships:
conceptions of leaders in a school with an autonomy contract]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2012 | (Pre)Tensões entre teoria, prática e relação no processo formativo: Vozes no ensino superior de estudantes dos cursos de educação
e enfermagem em Portugal e Espanha [(Pre) Tensions between theory, practice and relationship in the training process: Voices
in higher education for students of education and nursing courses in Portugal and Spain]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2012 | Ser criativo em contextos de risco. Uma reflexão ilustrada pela análise de uma escola TEIP da cidade do Porto [Be creative
in risky contexts. A reflection illustrated by the analysis of a TEIP school in the city of Porto]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2012 | (Melhor) compreender para (melhor) agir no governo das escolas do 1º ciclo [(Better) understand to (better) act in the government
of primary schools]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | A educação que (não) conta: Práticas pedagógicas de educadoras no encontro da autonomia do jardim-de-infância [Education that
(does not) count: Pedagogical practices of educators in the encounter of kindergarten autonomy]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | Abraçar o Jardim de Infância. A organização Pedagógica de um TEIP: Um estudo de caso [Embrace the Kindergarten. The Pedagogical
organization of a TEIP: A case study]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | Vozes Surdas: Escuta de narrativas escolares de surdos desde a intervenção precoce ao ensino superior [Deaf Voices: Listening
to school narratives of deaf people from early intervention to higher education]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | Autonomias e lideranças no contexto Europeu: vozes de directores de escolas de Portugal e Espanha [Autonomies and leadership
in the European context: voices of school principals from Portugal and Spain]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2010 | Reforço da autonomia escolar: o jogo da “corda” dos/as directores/as escolas com contrato de autonomia [Reinforcement of school
autonomy: the game of the "rope" of the principals / schools with an autonomy contract]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007/10 - 2009/12 | Contributos para a compreensão da relação educativa: (n)o encontro com o professor de ginástica [Contributions to the understanding
of the educational relationship: (in) the meeting with the gym teacher]
Orientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2009 | Fugir do queixume para ser (mais) professor(a) [Running away from complaining to be (more) a teacher]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2009 | Contributos para a compreensão da docência como um trabalho: histórias de trabalho dos/as professores/as do/no 1º CEB [Contributions
to the understanding of teaching as a job: work histories of teachers in the 1st cycle of Basic Education]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2009 | (Des)Ocultar e compreender as emoções: histórias essenciais de literacia emocional [(Des) Hide and understand emotions: essential
stories of emotional literacy]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006 - 2008 | Processos e dispositivos de (auto)avaliação da escola: contributos para a compreensão da avaliação numa atitude reflexiva
docente [School (self) assessment processes and devices: contributions to the understanding of assessment in a reflective
teaching attitude]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Participation in the meetings of organization of the meeting Ijup - Encontro de Jovens Investigadores da UP [Ijup - UP Young
Researchers Meeting] (2015)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto, Portugal |
2018 - 2020 | Educação, Cooperação e Sul Global: Qualidade e Cooperação para o Desenvolvimento na área da Educação. Atividade de formação contínua. Cocoordenador científico [Education, Cooperation and the Global South: Quality and Cooperation for Development in the area of Education. Continuous training activity. Scientific co-coordinator.] (2018 - 2020) | |
2018 - 2018 | V Seminário internacional de Observatórios de Educação e Formação – OBVIE (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - 2018 | VI Congresso Ibero-Americano / IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2018 - 2018 | I SIM 2018 - I Seminário Internacional de Mentoria- Vivências e Práticas de Mentoria no Ensino Superior [I SIM 2018 - I International
Seminar on Mentoring - Experiences and Practices of Mentoring in Higher Education] (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2018 | Participation in the meetings for the organization and design of the Projet Mentoria Residências - SASUP [Mentoring Residences Project - SASUP] (2017 - 2018) |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - Atual | Coordenador Convidado do Simpósio "Entre Ciências: Conhecimento-autonomia e Interesse (CAI) [Invited Coordinator of the Symposium
"Between Sciences: Knowledge-autonomy and Interest (CAI)]
Congresso
|
5th International Congress of Educational Sciences and Development |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07 | A CASA: onde mora o envelhecimento na deficiência?
Orientador
|
Raquel Sobral Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/04 | Política Afirmativa e acesso ao Ensino Superior.
Arguente principal
|
Maria Eunice Gomes Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2023/01 | Administração Educacional
Arguente principal
|
Jassira Mendes Borges (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/05 | Culturas Juvenis e Participação em Grupos de Jovens Católicos: vivências, trajetórias e processos de formação.
Vogal
|
Carla Manuela Alves Cardoso (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/07 | Envelhecimento e docência: perceções e vivências de docentes de educação de infância e ensino básico e secundário.
Vogal
|
Kelly da Silva Alves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/10 | A Participação dos Pais na Gestão Escolar: O estudo numa Escola de Angola
Doutoramento em Ciências da Educação- Área de especialização Organização e Administração Escolar
Arguente
|
Ricardo do Rosário Canepa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/07 | Políticas de Inclusão e Estratégias de Ensino do Português para Alunos Surdos em Turmas Regulares Moçambicanas. Doutoramento
em Ciências da Educação. Fundação Calouste Gulbenkian: Bolsa de estudo com a referência Mab/Mc P – 136636, 183/SBG/14, concedida
no âmbito do programa de Pós-Graduação e Especialização para Estudantes de Países Africanos de Língua Portuguesa e de Timor
Leste.
Arguente
|
Názia Anita Cardoso Nhongo Bavo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11/15 | (Des)cerrando gaiolas epistemológicas – ensino da matemática um voo na cidadania [(Dis)closing epistemological cages - teaching mathematics a flight in citizenship] | Ana da Conceição Jacinto Escola (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11/14 | Gestão escolar e cidadania criativa: A participação discente na direção de um agrupamento de escolas [School management and creative citizenship: Student participation in the direction of a group of schools] | Inês Alexandra Correia de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11/13 | Gestão e Mediação na Infância: Emoções e comportamentos no 1º Ciclo do Ensino Básico [Childhood Management and Mediation: Emotions and behaviors in the 1st Cycle of Basic Education] | Ana Filipa Martins da Silva Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11/13 | O Ensino Médio Integrado no Estado do Ceará: o projeto pedagógico de uma Escola Estadual de Educação Profissional [Integrated High School in the State of Ceará: the pedagogical project of a State School of Professional Education] | Maria Danielli Leite Albuquerque (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11/12 | Políticas, perspectivas e práticas para a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior [Policies, perspectives and practices for the inclusion of students with special educational needs in higher education] | Lillian Nobre Gois Pinheiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11/11 | Gestão Educacional, Autonomia e Mediação Escolar num Agrupamento de Escolas [Educational Management, Autonomy and School Mediation in a Group of Schools] | Bruno Miguel de Sousa Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/07/23 | A ONG Hope na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em Educação: perspectivas, desafios e transformações [The NGO Hope in International Cooperation for Development in Education: perspectives, challenges and transformations] | José Cícero Pinto dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/06 | Inovação pedagógica em tempo de mudanças no ensino superior: Reflexões sobre as implic(ações) da inovação no ensino e na aprendizagem [Pedagogical innovation in times of change in higher education: Reflections on the implications (actions) of innovation in teaching and learning] | Matheus Gonçalves de Salles (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/12/12 | Os enfermeiros e(m) contextos de trabalho: Transferibilidade de saberes da formação para a prática clínica [Nurses and/in work contexts: Transferability of knowledge from training to clinical practice] | Aldina Maria Ferreira da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/12 | Transformações, desafios e impactos da indústria 4.0: novos modelos pedagógicos de educação e formação [Transformations, challenges and impacts of industry 4.0: new pedagogical models of education and training] | Ana Isabel Azevedo (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/11/20 | O devir da autonomia escolar e os (re)conhecimentos de gestão democrática na Escola da Ponte [The future of school autonomy and the (re) knowledge of democratic management at Escola da Ponte] | Bianca Mota de Moraes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/11/19 | Territorialização em matéria de educação: a implementação do Programa Aproximar Educação no Município de Vila Nova de Famalicão [Territorialization in Education. The implementation of the Approximate Education Program in the Municipality of Vila Nova de Famalicão] | Ana Filipa de Sousa Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/11 | A Formação de Professores de História e de Geografia de 2008 a 2015 na FLUP - percursos, experiências e percepções [History and Geography Teachers' Training from 2008 to 2015 at FLUP - paths, experiences and perceptions] | Ana Isabel de Freitas Rodrigues (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/09 | Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril - O movimento estudantil no Porto (1969-1974) [Student struggles in the dictatorship and their influence on educational changes after the 25th of April - The student movement in Porto (1969-1974)] | Maria João Antunes (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/07/05 | Assessoria e monitorização ao serviço da autoavaliação em contexto escolar [Councelling and monitoring of the self-assessment service in the school context] | Andreia Raquel Alves Dias (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/07/03 | ’Universidade versão B’: contextos, trajetos e efeitos das práticas do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto [’University version B’: contexts, paths and effects of the practices of the Pedagogical Innovation Office of the University of Porto] | Ismael Cerqueira Vieira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/07 | A Avaliação da Aprendizagem da Rede Municipal de Educação de Maceió: políticas, conceções e práticas docentes [The Assessmen of the Learning of the Municipal Education Network of Maceió: policies, conceptions and teaching practices] | Eliane Maria Teodoro (Outro) |
2018/06/13 | “No mesmo lado da canoa”: a gestão e as (pre)ocupações da direção das escolas secundárias: contributos para a educação escolar em São Tomé e Príncipe (STP) [“On the same side of the canoe”: management and (pre)occupations in the management of secondary schools: contributions to school education in São Tomé and Príncipe (STP)] | Edjmilton dos Santos Moniz Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Coreografias da relação educativa: um estudo narrativo sobre o corpo na escola
Arguente
|
Joana Manarte (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | A Prática do Professor na Tutoria do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) –
à luz da conceção de cultura de John B. Thompson
Arguente
|
Cármen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Gestão do Ensino Superior e Práticas de Ensino: um estudo sobre os métodos de gestão e ensino de uma faculdade privada brasileira | Marcus Abrantes Fontenelle (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018 | Participação na Gestão Escolar - análise da importância do processo participativo na gestão de uma escola pública | Eliel de Carvalho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 | A formação do professor reflexivo a partir da metodologia Webquest: um estudo com alunos de graduação em direito da faculdade Machado de Assis, Imperatriz, Brasil [The training of the reflective teacher based on the Webquest methodology: a study with undergraduate law students from Machado de Assis College, Imperatriz, Brazil] | Abraão de Oliveira Cavalcanti (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 | Educar para a Saúde na Escola: Dinâmicas de Interação entre Enfermeiras e Professoras [Training for Health at School: Dynamics of Interaction between Nurses and Teachers] | Ana Paula de Almeida Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/12/19 | Frequentar o ensino superior: desafios que se colocam aos estudantes que ingressam pelo concurso dos maiores de 23 [Attending higher education: challenges for students entering via the over-23 call] | Ana Cristina da Silva Triães Novais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/07/17 | A (in)visibilidade social dos assistentes operacionais: contributos para o reconhecimento da centralidade destes atores educativos [The social (in)visibility of operational assistants: contributions to the recognition of the centrality of these educational actors] | Joana Filipa Nogueira Marques dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/07/12 | “Eu não sou burra para precisar de apoio ao estudo”: equacionando o lugar e a função da escola numa casa de acolhimento residencial especializada [“I am not stupid to need study support”: considering the place and function of the school in a specialized foster home] | Áurea Sofia Cardoso Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/06 | Uma Visão sobre os Órgãos de Gestão, nas Políticas Educativas (Práticas – Recursos) promotoras no Sucesso Escolar dos Alunos (Um estudo de caso num Agrupamento de Escolas, na perspetiva dos docentes, dos alunos e dos não docentes) [A View on the Management Bodies, Educational Policies (Practices - Resources) that promote Students' Academic Success (A case study in a Group of Schools, from the perspective of teachers, students and non-teaching staff)] | Paula Neide Reverendo da Conceição (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | A expansão da educação escolar pública em Angola: perceções e representações de actores locais sobre a educação escolar nas províncias da Luanda-Norte, Luanda-Sul e Moxico, no período de 2008 a 2018 | Paulo Carlos Lopes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 | Contributos da escola para a formação de uma cidadania europeia ativa | Filipe Agostinho Pinto da Costa Galvinas Piedade (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 | Do império da burocracia na agenda política e organizacional aos discursos sobre o trabalho docente [From the empire of bureaucracy in the political and organizational agenda to the discourses about teaching work] | Ana Paula Moreira Pereira (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 | Para uma ‘Gramática do Poder' dos Diretores: As conceções de poder a partir de uma análise crítica do discurso [Towards a ‘Grammar of the Power' of Directors: Conceptions of power from a critical discourse analysis] | Maria João da Rocha Sousa Costa de Almeida Garrett (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Auctoritas inter-rogada: docência (re)inventada [Interrogated auctoritas: teaching (re) invented] | Telma Lima Cortizo (Outro)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
|
2016/11/21 | Vivências no ensino superior: a experiência da mentoria na FPCEUP [Experiences in higher education: the experience of mentoring at FPCEUP] | Flora Pizetta Torres (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016/09/07 | Os discursos da diretora e coordenadores/as escolares sobre as dinâmicas de administração e gestão escolar de um Território Educativo de Intervenção Prioritária [The speeches of the principal and school coordinators on the dynamics of school administration and management in an Educational Territory of Priority Intervention] | Janair Mezzari (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 | Cuidador informal de idosos dependentes: o cuidar, as emoções e as estratégias adaptativas
Arguente
|
Sílvia Torres (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Prestadores de Cuidados Familiares de Pessoas em Fase Final de Vida no Domicílio: Contributos para um Modelo de Supervisão
Arguente
|
Maria João Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 | Gestão Académica: Perfil e realidade laboral dos coordenadores de cursos de graduação de uma universidade pública do Pará
Arguente
|
Edilma Pinheiro de Oliveira Dias (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | A Escolha do Diretor Escolar em Angola: Representações dos Professores e Diretores [The Choice of the School Director in Angola: Representations of Teachers and Directors] | Victor Gaspar Alexandre Francisco (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015/12/15 | Perspectivas teóricas y parentales del concepto de educación en el hogar [Theoretical and parental perspectives of the concept of home education] | Daniela Paz Troncoso González (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/11/28 | O Impacto da Avaliação Externa nas Práticas das Lideranças Intermédias – Os Coordenadores de Departamento [The Impact of External Evaluation on Intermediate Leadership Practices - The Department Coordinators] | Almerinda Maria Machado Coutinho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/07/16 | A animação sociocultural com crianças e jovens: a leitura como oportunidade de desenvolvimento [Sociocultural animation with children and young people: reading as an opportunity for development] | Joana de Sá Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/07/16 | Avaliação interna da escola: o impacto dos planos de melhoria na promoção do sucesso educativo numa escola TEIP [Internal school assessment: the impact of improvement plans in promoting educational success in a TEIP school] | Susana Fernanda Pereira Azeredo Soeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/07/16 | Escola a tempo inteiro: análise dos discursos especializados [Full-time school: analysis of specialized discourses] | Cláudia da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 | Contribuições do Posicionamento Pedagógico de Georges Snyders para a Abordagem do Antipreconceito
Arguente
|
Renata de Almeida Vieira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 | Construções da auto-avaliação de escolas: discursos sentidos
Arguente
|
Anabela de Barros Pinto Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 | Bioética e desafios de uma política de assistência à saúde no nordeste brasileiro
Arguente
|
Ermano Rodrigues do Nascimento (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 | Gestão Democrática Escolar e Formação Continuada: Conceções dos membros do colegiado de uma escola estadual em Montes Claros
– MG
Arguente
|
Janete Madureira Freire (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Regulação Política e Reconfiguração do Perfil Profissional do Diretor de Escola: A Opinião dos Membros do Conselho das Escolas
Arguente
|
António Manuel Quaresma de Oliveira Coelho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014/12/29 | Nós, os surdos: construção da liderança surda no seio do movimento associativo [We, the deaf: building deaf leadership within the associative movement] | Joana Filipa Soares Cottim Leite Dias (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/12/03 | Conceções de educadoras cooperantes sobre o estágio curricular na formação inicial de educadores/educadoras de infância [Conceptions of cooperating educators of the curricular internship in the initial training of early childhood teachers] | Carmen Miranda da Silva Rosário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/07/21 | Entre o abandono e o risco de abandono: Um estudo de caso no ensino superior [Between dropout and dropout risk: A case study in higher education] | Filomena Machado da Cunha Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/07/18 | Trajetos e olhares na ação de liderar de diretores/as de agrupamentos de escolas com formação de base no 1º CEB [Routes and looks at the action of leading school principals with basic training in the 1st Cycle of Basic Education] | Valéria Gonçalves Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/06/12 | O movimento da escola moderna como prática da liberdade: o desenvolvimento da autonomia da criança no jardim de infância [The modern school movement as a practice of freedom: the development of children's autonomy in kindergarten] | Karla Bohac (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 | A (des)centralização da educação. Paradigma do município regulador, cujo analisador é o programa das atividades de enriquecimento
curricular
Arguente
|
Carla Manuel Machado Gomes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 | Organização Escolar e Sucesso educativo: que relação? Um estudo de caso
Arguente
|
Fernanda Maria Rodrigues da Silva Macedo (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2014 | “(E)feitos das políticas de territorialização em educação: lógicas, processos e acções de inclusão social e educativas em escolas de intervenção prioritária” [Effects of territorialization policies on education: social inclusion and educational logics, processes and actions in priority intervention schools]. | Deolinda Amélia Cordeiro Araújo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/11/29 | Jovens em (Inter)Ditos Escolares: um estudo exploratório e compreensivo de vivências no contexto de uma escola profissional do Porto [Young people in School Sayings: an exploratory and comprehensive study of experiences in the context of a professional school in Porto] | Isa Darlene Barbosa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/11/29 | O processo de construção de um mega agrupamento: nas vozes e olhares do diretor e dos coordenadores [The process of building a mega group of schools: in the voices and looks of the director and coordinators] | Ana Luísa Morais Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/07/11 | Desenvolvimento de um serviço educativo no Palácio das Artes-Fábrica de Talentos: Explorando a esfera da empregabilidade juvenil [Development of an educational service at the Palácio das Artes-Fábrica de Talentos: Exploring the youth employability sphere] | Daniela Filipa Ribeiro da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | A Construção de Identidades de Professores do 3º CEB e do Ensino Secundário num Contexto de Mudança: Um Estudo Narrativo com
Diferentes Gerações de Professores
Arguente
|
Luciana Gil Pires Villate Matiz (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | A Reconfiguração Política da Surdez e da Educação de Surdos em Portugal: entre os discursos identitários e os discursos de
Regulação
Arguente
|
Maria do Céu Ferreira Gomes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | A Autonomia e a Nova Gestão Escolar
Arguente
|
Alice da Silva Araújo Lopes Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Autonomia, Poder, Autoridade e Participação: uma análise de práticas autónomas no quotidiano das escolas estaduais do Rio
de Janeiro no Município de Nova Iguaçu – Brasil
Arguente
|
Ilda Maria Baldanza Nazareth Duarte (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/11/27 | (Melhor) compreender para (melhor) agir no governo das escolas do 1º ciclo [(Better) understand to (better) act in the government of primary schools] | Filomena de Jesus Marques Tavares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012/11/22 | A encruzilhada das lideranças: conceções de lideranças numa escola com contrato de autonomia [The crossroads of leaderships: conceptions of leaders in a school with an autonomy contract] | Juliana Margarida Machado Peixoto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012/11/20 | Ser criativo em contextos de risco. Uma reflexão ilustrada pela análise de uma escola TEIP da cidade do Porto [Be creative in risky contexts. A reflection illustrated by the analysis of a TEIP school in the city of Porto] | Tiago Filipe da Rocha Moreira de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012/11/16 | Cruzando conversas, descruzando ideias: os efeitos do percurso de vida numa identidade docente valorizada [Crossing conversations, uncrossing ideas: the effects of the life path on a valued teaching identity] | Filipa Daniela Ferreira Duarte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012/10/24 | (Pre)Tensões entre teoria, prática e relação no processo formativo: Vozes no ensino superior de estudantes dos cursos de educação e enfermagem em Portugal e Espanha [(Pre) Tensions between theory, practice and relationship in the training process: Voices in higher education for students of education and nursing courses in Portugal and Spain] | Fernanda da Cunha Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012/07/25 | O Papel da Criança no Processo de Ensino e Aprendizagem: Um Olhar Crítico Construtivo [The Role of the Child in the Teaching and Learning Process: A Critical Constructive Stance] | Renata da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
|
2012/03/14 | Da colegialidade à unipessoalidade na administração e gestão da escola pública portuguesa: um estudo de caso sobre a emergência do Diretor do agrupamento de escolas [From collegiality to unipersonality in the administration and management of the Portuguese public school: a case study on the emergence of the Director of the group of schools] | Ana Maria Rodrigues Leal (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 | Gestão da qualidade: o desafio da contemporaneidade
Arguente
|
Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2012 | A governação das escolas e o lugar dos professores do 1º ciclo do ensino básico – um olhar a partir de um estudo de caso
Arguente
|
Maria Lisete Soares de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 | A construção da identidade dos educadores de infância em Portugal na primeira década do novo milénio: entre o público e o
privado
Arguente
|
Maria Margarida Campos Marta (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 | A Contratualização da Autonomia das Escolas: a Regulação da Acção Pública em Educação
Arguente
|
José Hipólito Martins Costa Lopes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011/12/14 | Vozes Surdas: Escuta de narrativas escolares de surdos desde a intervenção precoce ao ensino superior [Deaf Voices: Listening to school narratives of deaf people from early intervention to higher education] | Natália Pereira Maltez (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/12/14 | Abraçar o Jardim de Infância. A organização Pedagógica de um TEIP: Um estudo de caso [Embrace the Kindergarten. The Pedagogical organization of a TEIP: A case study] | Maria Luísa da Rocha Maia Barros (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/12/14 | A educação que (não) conta: Práticas pedagógicas de educadoras no encontro da autonomia do jardim-de-infância [Education that (does not) count: Pedagogical practices of educators in the encounter of kindergarten autonomy] | Maria Cristina Neves Garcia Lema (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/12/13 | Discursos, práticas e sentidos de um grupo de jovens surdos: a construção de identidades [Discourses, practices and meanings of a group of deaf youth: the construction of identities] | Ana João Machado Castro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/12/12 | O desporto como veículo de transmissão educativa: Estudo das representações de treinadores e jogadores de uma equipa de basquetebol [Sport as a vehicle for educational transmission: Study of the representations of coaches and players of a basketball team] | Ana Isabel Silva Rocha Lobo Coelho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/09/30 | Gestão da Formação contínua de professores em agrupamento de escolas: dinâmicas e desafios [Management of teacher continuous training in groups of schools: dynamics and challenges] | Anabela Azevedo Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/09/28 | Autonomias e lideranças no contexto Europeu: vozes de directores de escolas de Portugal e Espanha [Autonomies and leadership in the European context: voices of school principals from Portugal and Spain] | Jorge Miguel Silva e Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/02/04 | Lideranças Curriculares Intermédias como Factores de Mudança na Escola [Curricular Intermediate Leaders as Factors for Change at School] | José Armindo Pinto Pinheiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/12/14 | A Gestão Organizativa e Curricular na Escola a Tempo Inteiro: Dois Estudos de Caso [Organizational and Curricular Management in Full-Time School: Two Case Studies] | Diana Reis (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/12/09 | Identidade e identidades dos formadores de enfermeiros, em contextos de formação inicial [Identity and identities of nurses' trainers in initial training contexts] | Marta Cristina Fernandes Ferreira de Pinho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010/10/14 | A participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem [Student participation in the teaching-learning process] | Mariana Márcia Mendes Rebelo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 | Reforço da autonomia escolar: o jogo da “corda” dos/as directores/as escolas com contrato de autonomia [Reinforcement of school autonomy: the game of the "rope" of the principals / schools with an autonomy contract] | Ana Isabel Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009/12/18 | Contributos para a compreensão da docência como um trabalho: histórias de trabalho dos/as professores/as do/no 1º CEB [Contributions to the understanding of teaching as a job: work histories of teachers in the 1st cycle of Basic Education] | Delmina Cardoso de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009/12/18 | Fugir do queixume para ser (mais) professor(a) [Running away from complaining to be (more) a teacher] | Maria de Lurdes Vieira de Sousa Forte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009/12/17 | Contributos para a compreensão da relação educativa: (n)o encontro com o professor de ginástica [Contributions to the understanding of the educational relationship: (in) the meeting with the gym teacher] | Ana Inês Guimarães Bastos Caldeira da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009/12/14 | Na(s) onda(s) da supervisão: o papel do coordenador do departamento pré-escolar enquanto supervisor da prática pedagógica dos seus pares [In the wave(s) of supervision: the role of the preschool department coordinator as supervisor of the pedagogical practice of his/her peers] | Maria Goreti Moreira Costa Rosas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009/11/27 | Adolescência e dimensão educativa na hospitalização: exploração e reflexão [Adolescence and the educational dimension in hospitalization: exploration and reflection] | Rosa Branca Silva Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009/11/19 | (Des)Ocultar e compreender as emoções: histórias essenciais de literacia emocional [(Des) Hide and understand emotions: essential stories of emotional literacy] | Teresa Paula Tavares Pires (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008/12/18 | Processos e dispositivos de (auto)avaliação da escola: contributos para a compreensão da avaliação numa atitude reflexiva docente [School (self) assessment processes and devices: contributions to the understanding of assessment in a reflective teaching attitude] | Mariana Nunes Espogeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - Atual | Reviewer - Revista Espaço do Currículo (REC) | |
2014 - Atual | Reviewer - Investigar em Educação | |
2013 - Atual | Reviewer - Educação, Sociedade & Culturas | CIIE |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - Atual | Avaliadora Externa da Equipa de Avaliação do Ministério da Educação (IGEC) (Avaliadora de Escolas Básicas e Secundárias Públicas)
[External Evaluator of the Evaluation Team of the Ministry of Education (IGEC) (Evaluator of Public Basic and Secondary Schools)]
Avaliador
|
||
2011 - 2011 | Figura de Mérito relativamente à monitorização da implementação de um contrato de autonomia. Nomeada pela Direção-Geral da Educação – Norte [Figure of Merit regarding the monitoring of the implementation of an autonomy contract. Appointed by the Directorate-General for Education - North] |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Acompanhamento externo de um contrato no Programa Aproximar Educação [External monitoring of a contract in the Program Aproximar Educação] | |
2015 - Atual | Acompanhamento externo de um contrato no Programa Aproximar Educação [External monitoring of a contract in the Program Aproximar Educação] | |
2014 - Atual | Membro da Equipa da Avaliação Externa das Escolas (IGEC) como Avaliadora [Member of the External School Evaluation Team (IGEC) as an Evaluator] | |
2007 - 2012 | Consultora de Escola/Agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) [Consultant of TEIP (Priority Intervention Educational Territory) School/School Group)] |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/11 - Atual | Curso para Diretores escolares - Lideranças e Sistema Educativo | Instituto Nacional da Administração - Portugal (Outros) | |
2015 - 2020 | Organização Escolar [School Organization] | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2020 | SIMF: Unidade de Contacto com o exterior [Contact Unit with the outside] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2020 | Dissertação [Dissertation] | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011 - 2020 | Seminário de Investigação I [Research Seminar I] | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007 - 2020 | Organizações e Administração Educacional [Educational Administration and Organizations] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2003 - 2020 | Comunicação e relação humana [Communication and human relationship] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Estágio [Internship] | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - 2019 | Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) [In-depth Issues in Research Methodology (with laboratory)] | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - 2019 | Seminário de Investigação III: Elaboração de Tese de Doutoramento [Research Seminar III: Preparation of Doctoral Thesis] | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2019 | Questões e Problemáticas na Educação Contemporânea [Issues in Contemporary Education] | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Perfil do Educador do séc. XXI - Colégios Jesuítas (Formação de Professores) [Profile of the 19th century Educator - Jesuit Schools (Teacher Training)] | ||
2017 - 2018 | Políticas e Práticas de Administração e Lideranças [Management and Leadership Policies and Practices] | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Questões Aprofundadas de Administração, Gestão e Lideranças [Deepened Administration, Management and Leadership Issues] | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Fundamentos Epistemológicos em Gestão e Administração Educacional [Epistemological Foundations in Educational Management and Administration] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2017 - 2018 | Curso de Formação Especializada em Administração e Gestão Educacional. Formador na Formação Contínua e Especializada de Professores [Specialized Training Course in Administration and Educational Management. Trainer in Continuing and Specialized Teacher Training] | ||
2016 - 2017 | Políticas e Práticas de Intervenção e de Animação Sociocultural [Policies and Practices of Intervention and Sociocultural Animation] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2016 - 2017 | Avaliação e Liderança [Evaluation and Leadership] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2016 - 2017 | Questões Aprofundadas de Avaliação, Supervisão e Lideranças [In-depth Issues of Evaluation, Supervision and Leadership] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2016 - 2017 | Metodologias de Intervenção em Educação [Methodologies of Intervention in Education] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2016 - 2017 | Curso de Formação Especializada em Avaliação, Supervisão e Lideranças. Curso de Formação Contínua de Educadores e Professores- Parte curricular de Mestrado em Avaliação, Supervisão e Lideranças. Formador na Formação Contínua e Especializada de Professores. Corresponsável científico e formador [Specialized Training Course in Evaluation, Supervision and Leadership. Continuing Education Course for Educators and Teachers - Master's Degree in Evaluation, Supervision and Leadership. Trainer in Continuous and Specialized Teacher Training. Scientific co-re] | ||
2015 - 2016 | Gestão de Programas e Projetos em Contextos Educativos Formais [Program and Project Management in Formal Educational Contexts] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2013 - 2014 | Seminário de Investigação II [Research Seminar II] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2009 - 2014 | Metodologias de Intervenção em Educação [Methodologies of Intervention in Education] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2012 - 2013 | Estágio [Internship] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2012 - 2013 | Questões Aprofundadas em Gestão Educacional, Currículo e Intervenção Prioritária [In-depth Issues in Educational Management, Curriculum and Priority Intervention] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2011 - 2012 | Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: projecto II. Com Seminário de Acompanhamento [Seminar of Introduction to Mediation and Training: project II. With Follow-up Seminar] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2010 - 2012 | Gestão e Mediação em Supervisão e Formação de Professores [Management and Mediation in Teacher Supervision and Training] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2009 - 2010 | Organização Escolar e Trabalho Docente [School Organization and Teaching Work] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2009 - 2010 | Estágio com Seminário e Supervisão [Internship with Seminar and Supervision] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2009 - 2010 | Gestão, Supervisão e Trabalho Docente [Management, Supervision and Teaching Work] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2008 - 2010 | Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) [In-depth Issues in Research Methodology (with laboratory)] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2008 - 2010 | Trabalho de Campo e Dissertação [Fieldwork and Dissertation] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2008 - 2010 | Supervisão do Relatório/Dissertação [Report/Dissertation Supervision] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2008 - 2009 | Currículo, Gestão e Avaliação Educacional [Curriculum, Management and Educational Assessment] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2008 - 2009 | Escola, Relações Humanas e Processos Emocionais [School, Human Relationships and Emotional Processes] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2007 - 2009 | Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: projecto II. Com Seminário de Acompanhamento [Seminar of Introduction to Mediation and Training: project II. With Follow-up Seminar] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2007 - 2008 | Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação [Structures and Dynamics of Research Work] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2007 - 2008 | Opção 1 [Elective 1] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2006 - 2008 | Estágio (com Seminário de Acompanhamento) [Internship (with Follow-up Seminar)] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2004 - 2005 | Opção - Escola e Construção do Saber (com Seminário) [Elective - School and Knowledge Construction (with Seminar)] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2003 - 2004 | Estágio (com Seminário de Acompanhamento) [Internship (with Follow-up Seminar)] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro da Comissão Científico-Pedagógica do Programa Transversal Mentoria UP. Programa de Mentoria Interpares que visa a Integração
Solidária dos Estudantes no Ensino Superior e em específico na Universidade do Porto [Member of the Scientific-Pedagogical
Committee of the UP Transversal Mentoring Program. Peer Mentoring Program aimed at the Solidary Integration of Students in
Higher Education and specifically at the University of Porto]
Membro
|
Universidade do Porto, Portugal |
2019 - Atual | Coordenadora do quarto semestre da Licenciatura em Ciências da Educação [Coordinator of the fourth semester of the Degree
in Educational Sciences]
Coordenador
|
|
2018 - Atual | Membro fundador da Rede Portuguesa de Mentoria [Founding member of the Portuguese Mentoring Network]
Membro
|
|
2018 - Atual | Membro do Conselho Geral da Escola Secundária de Filipa de Vilhena no mandato do quadriénio 2018-2022, como académica e externa
à comunidade escolar [Member of the Supervising Board of Filipa de Vilhena Secondary School for the 2018-2022 term, as academic
and external to the school community]
Membro
|
|
2018 - Atual | Responsável pela organização da Mesa redonda intitulada: Autonomia na Gestão da Escola da Ponte [Responsible for the organization
of the Roundtable entitled: Autonomy in the Management of Escola da Ponte]
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - Atual | Membro da Comissão Científica do IJUP - Investigação Jovem da Universidade do Porto. Trata-se de um programa de iniciação
à investigação, com o envolvimento precoce dos jovens durante o seu percurso académico [Member of the Scientific Committee
of IJUP -Investigação Jovem da Universidade do Porto. It is a program of initiation to research, with the early involvement
of young people during their academic path]
Membro
|
Universidade do Porto, Portugal |
2015 - Atual | Membro da Comissão Coordenadora do Projeto Mentoria FPCEUP [Member of the Coordinating Committee of the FPCEUP Mentoring Project]
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - Atual | Membro da Equipa Mentoria FPCEUP [Member of the FPCEUP Mentoring Team]
Membro
|
|
2014 - Atual | Membro do Fórum Português da Administração Educacional [Member of Fórum Português da Administração Educacional]
Membro
|
Fórum Português da Administração Educacional (FPAE), Portugal |
2011 - Atual | Relatora de uma das mesas paralelas do II Encontro de Sociologia da Educação, intitulada Que margem de manobra para as escolas: políticas educativas, inovação organizacional e mudança social [Rapporteur of one of the parallel sessions of the II Meeting of Sociology of Education, entitled What room for maneuver for schools: educational policies, organizational innovation and social change] | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2011 - Atual | Elaboração de Propostas de Formação para aprovação no Serviço de Educação Contínua da FPCEUP [Preparation of Training Proposals for approval by the FPCEUP Continuing Education Service] | |
2007 - Atual | Member of the Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) [Observatory of Life in Schools] of the CIIE-FPCEUP. Specific research (qualitative and quantitative) on the issues of Schools’ Climates and Learning, about School Leaderships and Young people’s Power of Decision at Schools, as well as about the implementation of curriculum extention and enrichment activities, developed in collaboration with OCE | |
2007 - Atual | Member of the research team of the Observatório da Cidade Educadora (OCE) [Observatory of the Educating City], of the CIIE-FPCEUP. Specific research on the educative spaces of the city of Porto, and on the implementation of curriculum extension and enrichment activities, developed in collaboration with OBVIE | |
2018 - 2022 | Participação nas reuniões enquanto membro do Conselho Geral (conselheiro) da Escola Secundária de Filipa de Vilhena no mandato
do quadriénio 2018-2022, como académica e externa à comunidade escolar [Participation in the meetings as a member of the Supervisory
Board (advisor) of Filipa de Vilhena Secondary School in the 2018-2022 term, as academic and external to the school community]
Consultor
|
|
2018 - 2021 | Vogal no Conselho Fiscal do Fórum Português da Administração Educacional. Membro dos Corpos Sociais do Fórum Português da
Administração Educacional (FPAE) para o triénio 2018-2021 [Member of the Auditing Board of Fórum Português da Administração
Educacional. Advisory Board Member of Fórum Português da Administração Educacional (FPAE) for the 2018-2021 period]
Membro
|
Fórum Português da Administração Educacional (FPAE), Portugal |
2015/04 - 2020/01 | Membro do Conselho Científico do Programa Doutoral em Ciências da Educação [Member of the Scientific Committee - Doctoral
Program in Educational Sciences]
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011 - 2020 | Membro da comissão do Programa Doutoral de Ciências da Educação [Committee member of the Doctoral Program in Educational Sciences]
Membro
|
|
2017/09 - 2019/08 | Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação. Coordenadora Responsável do domínio Administração, Gestão
e Implementação de Lideranças [Member of the Coordinating Committee of the Master of Educational Sciences. Head Coordinator
of the field Administration, Management and Implementation of Leadership]
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/04 - 2019/03 | Director Adjunto e membro da Comissão Científica do Programa Doutoral em Ciências da Educação [Deputy Director and member
of the Scientific Committee of the Doctoral Program in Educational Sciences]
Diretor
|
|
2017 - 2019 | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ciências da Educação [Member of the Scientific Committee of the Master in Educational
Sciences]
Membro
|
|
2016/09 - 2018/08 | Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação. Co-responsável pela coordenação do domínio - Avaliação,
Supervisão e Lideranças [Member of the Coordinating Committee of the Master in Educational Sciences. Co-responsible for the
coordination of the field Evaluation, Supervision and Leaderships]
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Mentoria FPCEUP. Formação de Mentores [FPCEUP Mentoring. Training of Mentors]
Coordenador
|
|
2015 - 2018 | Constituição, organização e co-coordenação do grupo de reflexão e debate intitulado Círculo de Filosofia, Epistemologia(s)
e Educação do Porto [Constitution, organization and co-coordination of the reflection and debate group entitled Circle of
Philosophy, Epistemology(s) and Education of Porto].
Coordenador
|
|
2015 - 2017 | Encontros Culturais e Tertúlias abertas à comunidade [Cultural Meetings and Talk Shops open to the community]
Coordenador
|
|
2012 - 2013 | Participação na criação de uma Rede de Estudos e Investigação em Educação (2012-2013) [Participation in the establishment
of a Network of Studies and Research in Education (2012-2013)]
Coordenador
|
|
2011 - 2013 | Participation in the establishment of the International Network “Researching Helping Professions and Professionals” | |
2011 - 2012 | Participation in the establishment of an International Network on Research and Training, on the topic “Teachers’ Narrativity,
Work and Subjectivities”
Membro
|
|
2009 - 2010 | Membro da Comissão Científica do Observatório Nacional das Políticas Locais Educação (OPLE) [Member of the Scientific Committee of the National Observatory of Local Education Policies (OPLE)] |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Prova de qualificação de doutoramento. Intitulada : A liderança de sistemas e o sucesso educativo nas escolas portuguesas; candidata Maria José Broeiro Gonçalves. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019 - Atual | Júri na Prova de Qualificação PDCE de Helena Maria Pereira Resende, intitulada: ‘Diretores/as de agrupamento e escolas públicas: ecos do envolvimento discente e a problemática (da) gestão democrática’ | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Júri na Prova de Qualificação de Doutoramento Filipa Gomes da Cruz de Morais Soares, intitulado: ‘Cuidar a escola: construção de culturas de saúde, bem-estar e cidadania em contexto escolar a partir de intervenções baseadas em Mindfulness’ | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Júri na Prova de Qualificação Programa de Doutoramento em Ciências da Educação de Helena Maria Pereira Resende, intitulada :‘Diretores/as de agrupamento e escolas públicas: ecos do envolvimento discente e a problemática (da) gestão democrática’ | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2016 | Mentoria no Ensino Superior - o Projeto de Mentoria da FPCEUP [Mentoring in Higher Education - the FPCEUP Mentoring Project] |
2011 | Prémio SPCE-Porto Editora 2011 / SPCE-Porto Editora Award |
Outra distinção
2011 | Figura de Mérito Nacional em Educação para o Acompanhamento Externo da Contratualização da Autonomia Escolar [Figure of National Merit in Education for External Monitoring of School Autonomy Contracting] |