???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
FRANCISLÊ NERI DE SOUZA

Nomes de citação

  • SOUZA, FRANCISLÊ
  • Neri de Souza, F.
  • Souza, F. N.
  • Francislê Neri de Souza
  • Neri de Souza, Francislê

Identificadores de autor

Ciência ID
8918-7BE3-7684
ORCID iD
0000-0003-3663-7276
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=D8roItcAAAAJ&hl=pt-PT
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Perguntas na Aprendizagem de Química no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996/03/01 - 1998/02/01
Concluído
Química (Master)
Especialização em Físico-Química
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Química de Quarks" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16/20
1990/01/01 - 1995/12/01
Concluído
Licenciatura em Química (Licence)
Especialização em Ensino de Química
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
16/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2015 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Freitas, Fábio; Ribeiro, Jaime; Brandão, Catarina; Costa, António Pedro; Almeida, Carla Azevedo de; Souza, Francislê Neri de. "How do we like to learn qualitative data analysis software?". 2018.
  2. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "How do we like to çearn qualitative data analysis software?". 2018.
  3. Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de; Moreira, António; Souza, Dayse Neri de. "webQDA: qualitative data analysis software: usability assessment". 2016.
    10.1109/CISTI.2016.7521477
  4. Costa, António Pedro; Tuzzo, Simone; Ruano, Luis; Silva, Célia Taborda; Souza, Francislê Neri de; Souza, Dayse Neri de. "EDITORIAL". 2016.
  5. Pinto, Marta; Souza, Francislê; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luis; Pombo, Lúcia; Ramos, Fernando; Moreira, António. "Tracing the Emmerging Use of Communication Technologies in Higher Education". 2012.
  6. Pinto, Marta; Souza, Francislê; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luis; Pombo, Lúcia; Ramos, Fernando; Moreira, António. "Tracing the Use of Communication Technology in Higher Education: a literature review". 2012.
Artigo em revista
  1. de Medeiros, Rosana Muniz; Universidade de Aveiro; Vieira, Rui Marques; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CI; Sousa, Francislê Neri de; Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP – Brasil francisle.souza@unasp.edu.br - Ce. "Estratégias Promotoras do Pensamento Crítico:Faz parte das Práticas didático-pedagógicas?Strategies Promoting Critical Thinking: Is It Part of Didactic-Pedagogical Practices?". (2019): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/340.
    10.17346/se.vol26.340
  2. Sá Chaves, Idália; Arroteia, Jorge Carvalho; Souza, Francislê Neri de; Souza, Dayse Neri de. "Missão da Universidade: Análise do Discurso de Doutores Honoris Causa". (2019): http://hdl.handle.net/10437/9855.
  3. Hees, Luciane Weber Baia; Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP- EC /Brasil); Afonso de André, Marli Eliza Dalmazo; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/Brasil); Neri de Souza, Francislê; Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC/Brasil), Centro de Investigação Didátic; Neri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito; Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC/Brasil), Centro de In. "Inserção de professores em início de carreira no Ensino Universitário". (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11612.
  4. Ribeiro, Jaime; Souza, Francislê Neri de; Lobão, Catarina. "Editorial: Saturação da Análise na Investigação Qualitativa: Quando Parar de Recolher Dados?". (2018): https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/213.
  5. Dutra, Alexander dos Santos; Fiuza, Vivian Cristina Balan; Souza, Francislê Neri de; Moreira, António. "O livro didático digital na perspectiva de professores: Um estudo com professores do Ensino Médio de uma rede particular no Brasil". (2018): http://hdl.handle.net/10773/27306.
  6. Dutra, Alexander dos Santos; Universidade de Aveiro, Casa Publicadora Brasileira; Fiuza, Vivian Cristina Balan; Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Casa Publicadora Brasileira; Neri de Souza, Francislê; Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC), Centro de Investigação Didática e Tec; Moreira, António; Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia,Centro de Investigação Didática e Tecnol. "O livro didático digital na perspectiva de professores: Um estudo com professores do Ensino Médio de uma rede particular no Brasil". (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11100.
  7. Reitoria; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Learn by yourself: The Self-Learning Tools for Qualitative Analysis Software Packages". (2017): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/112257.
  8. Rodrigues, Ana Isabel; Souza, Francislê Neri de; Costa, António Pedro. "Editorial". (2017): https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/114.
  9. Freitas, Fábio; Souza, Francislê Neri de; Costa, António Pedro. "O manual de utilizador de um software de análise qualitativa: as perceções dos utilizadores do webqda". (2016): http://hdl.handle.net/10773/22030.
    10.17013/risti.19.107-117
  10. Freitas, Fábio; Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de. "Teachers’ perception of the WEBMAT® platform". (2016): http://hdl.handle.net/10773/22174.
  11. Freitas, Fábio; Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de. "Teachers’ Perception of the WEBMAT® platform". (2016): http://hdl.handle.net/10437/7669.
  12. Costa, António Pedro; de Souza, Francislê Neri. "Editorial". (2016): https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/67.
  13. Souza, Francislê Neri de; Souza, Dayse Neri de; Costa, António Pedro. "Asking questions in the qualitative research context". (2016): http://hdl.handle.net/10773/18903.
  14. Souza, Francislê Neri de; Costa, António Pedro. "Editorial". (2016): https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/54.
  15. Freitas,Fábio; Souza,Francislê Neri de; Costa,António Pedro; Mendes,Sónia. "O Manual de Utilizador de um Software de Análise Qualitativa: as perceções dos utilizadores do webQDA". (2016): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300009.
  16. Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de; Reis, Luis Paulo; Freitas, Fábio Mauro; Souza, Dayse Neri de. "“Estou nas Nuvens”: trabalho colaborativo em investigação qualitativa através do software webQDA". (2016): http://hdl.handle.net/10773/22188.
  17. Oliva Teles Salgado, Lúcia Maria O. V.; Escola Secundária de Estarreja; Neri de Souza, Francislê; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Avei. "QUESTIONAMENTO E CURIOSIDADE NUM CONTEXTO CTS: UM ESTUDO DE CASO". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3960.
  18. Rodrigues, Maria Amália F. M.; Escola Secundária de Estarreja; Dias, Edgar Martins; Escola Secundária de Estarreja; Neri de Souza, Francislê; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Avei. "APRENDIZAGEM POR PARES E QUESTIONAMENTO NA INICIAÇÃO E REVISÃO DO TEMA ÁCIDO/BASE EM CONTEXTO CTS". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3959.
  19. Costa, António Pedro; Neri de Souza, Francislê; Reis, Luís Paulo; Freitas, Fábio. "Funcionalidades para a promoção do trabalho colaborativo em investigação qualitativa: O caso software webQDA". (2016): http://hdl.handle.net/10773/18946.
    10.1109/CISTI.2016.7521487
  20. COSTA, ANTÓNIO PEDRO; BRANDÃO, CATARINA; RIBEIRO, JAIME; NERI DE SOUZA, FRANCISLÊ; NERI DE SOUZA, DAYSE. "A  Representação  Social  da  Polineuropatia  Amiloidótica  Familiar  na  Comunidade". (2016): http://hdl.handle.net/10174/20277.
  21. Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de; Reis, Luís Paulo. "Nota Introdutória : necessitamos realmente de Metodologias Qualitativas na Investigação em Educação?". (2015): http://hdl.handle.net/10437/6542.
  22. Souza, Dayse Neri de; Souza, Francislê Neri de; Alarcão, Isabel; Moreira, António. "Visão de orientadores e orientandos sobre o software online de supervisão da investigação: IARS®". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17228.
    10.17013/risti.e4.66-78
  23. Costa, António Pedro; Loureiro, Maria João; Reis, Luís Paulo; Souza, Francislê Neri de. "Análise de interações focada na colaboração e cooperação do Modelo 4C". (2015): http://hdl.handle.net/10437/6475.
  24. Souza,Dayse Neri de; Souza,Francislê Neri de; Alarcão,Isabel; Moreira,António. "Visão de Orientadores e Orientandos sobre o Software Online de Supervisão da Investigação - IARS". (2015): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952015000300006.
  25. À FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), pelo apoio na concessão de Bolsa.. "M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura". (2015): https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752.
  26. Silva,Iris Gabrielle de Sena Santos; Leão,Marcelo Brito Carneiro; Souza,Francislê Neri de. "Plataforma FlexQuest®: Uma estratégia didática para a promoção de flexibilidade cognitiva e interdisciplinaridade com recursos Web 2.0". (2015): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952015000300004.
  27. Teixeira,Ricardo Antonio Gonçalves; Souza,Francislê Neri de; Vieira,Rui Marques. "Docentes investigadores de programas de Pós-graduação em educação no Brasil: estudo sobre o uso de recursos informáticos no processo de pesquisa". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300741.
  28. Bezerra, Anna Cecília Sobral; Souza, Francislê Neri de. "Mlearning, cloud education e competências em TIC: novos rumos à prática docente". (2014): https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3452.
  29. Santos, Iris Gabrielle de Sena; Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Cleophas, Maria das Graças; Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Leão, Marcelo B. C.; Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Neri de Souza, Francislê; CIDTFF, Universidade de Aveiro. "PINTURAS SOBRE ALQUIMIA PODEM INDUZIR CONCEPÇÕES DETURPADAS DA CIÊNCIA?". (2014): http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/3038.
  30. Costa, António Pedro; Reis, Luís Paulo; Souza, Francislê Neri de; Luengo, Ricardo. "Da palavra à construção de conhecimento. Meta-avaliação de um Guião de Entrevista semi-estruturada". (2014): http://hdl.handle.net/10174/11277.
  31. Souza,Dayse Neri de; Souza,Francislê Neri de. "Nursing Teaching Strategies by Encouraging Students’ Questioning, Argumentation and Explanation". (2014): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000800155.
  32. Pinho, Isabel; Universidade de Aveiro; Rodrigues, Eleonora; Esfera Crítica; Neri de Souza, Francislê; CIDTFF, Universidade de Aveiro; Lopes, Gaspar; Esfera Crítica. "DETERMINANTES NA ADOÇÃO E RECOMENDAÇÃO DE SOFTWARE DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA: ESTUDO EXPLORATÓRIO". (2014): http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/3035.
  33. Bezerra, Anna Cecília Sobral; Souza, Francislê Neri de. "Mlearning, cloud education e competências em TIC: novos rumos à prática docente". (2014): https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3452.
  34. Costa, António Pedro; Reis, Luís Paulo; Souza, Francislê Neri de; Luengo, Ricardo. "A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa". (2014): http://hdl.handle.net/10174/11278.
  35. Mól, Gerson de Souza; Universidade de Brasília; Silva, Rejane Maria Ghisolfi da; Universidade Federal de Santa Catarina; Souza, Francislê Neri de; Universidade de Aveiro. "Dificuldades e perspectivas para a pesquisa no ensino de química no Brasil". (2013): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2445.
  36. Fernandes, Rosa Brígida; Souza, Francislê Neri. "Análise das Perguntas de Física no Site “Seara da Ciência”". (2012): http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1285.
  37. Neri de Souza, F.. "Questionamento no Processo de Análise de Dados Qualitativos com apoio do software WebQDA". Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação (2011): https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/5996.
  38. Neri de Souza, F.. "Análise de dados qualitativos suportada pelo software webQDA". Actas da Conferência Internacional de TIC na Educação: Perspetivas de Inovação (2011): https://www.webqda.com/wp_site/wp-content/uploads/2012/06/artigoChallanges2011.pdf.
  39. Souza, Francislê Neri de; Costa, António Pedro; Moreira, António. "Questionamento no processo de análise de dados qualitativos com apoio do software WebQDA". (2011): http://hdl.handle.net/10198/5996.
  40. Leão, Marcelo Brito Carneiro; Souza, Francislê Neri de; Moreira, António. "FlexQuest: literacia da informação e flexibilidade cognitiva". (2011): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1243.
  41. Neri de Souza, F.. "Questioning profiles in secondary science classrooms". International Journal of Learning and Change (2010): http://inderscience.metapress.com/content/p021902j5h017185/.
    10.1504/IJLC.2010.035833
  42. Neri De Souza, F.; Moreira, A.. "DidaktosOnLine: A tool for the social construction of knowledge | DidaktosOnLine: uma ferramenta para a construção social do conhecimento". Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje 4 3 (2009): 184-190. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79954591762&partnerID=MN8TOARS.
  43. Neri de Souza, F.. "Organising the chemistry of question-based learning: a case study". Research in Science & Technological Education (2005): http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02635140500266419#.VCV9mfldUp0.
    10.1080/02635140500266419
  44. Neri de Souza, F.. "Teaching for quality learning in chemistry". Teaching for quality learning in chemistry (2005): http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500690500102813#.VCV7zvldUp0.
    10.1080/09500690500102813
  45. Neri de Souza, F.. "Cancer protector activity of antioxidant compounds". Journal of Molecular Structure: THEOCHEM (2003): http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166128003007723.
    10.1016/j.theochem.2003.08.135
Capítulo de livro
  1. Fábio Freitas; Carla V. Leite; Francislê Neri de Souza; António Pedro Costa. "How the “Help” Feature Can Boost the Self-learning Process of CAQDAS: The webQDA Case Study". 166-176. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-31787-4_14
  2. Souza, Dayse Neri de; Souza, Francislê Neri de; Alarcão, Isabel. "Quatro Dimensões para a Qualidade da Investigação: o caso do software IARS®". De Facto Editores, 2016.
  3. Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de; Moreira, António; Souza, Dayse Neri de. "Research through design: qualitative analysis to evaluate the usability". Springer, 2016.
    10.1007/978-3-319-43271-7
  4. Ramos, Fernando; Pinto, Marta; Raposo, Rui; Pombo, Lúcia; Pedro, Luís; Almeida, Pedro; Batista, João; et al. "Tracing the use of communication technologies in higher education". IGI Global, 2016.
    10.4018/978-1-4666-8619-9.ch047
  5. Ramos, Fernando; Pinto, Marta; Coelho, Dalila; Raposo, Rui; Pombo, Lúcia; Pedro, Luís; Almeida, Pedro; et al. "Tracing the use of Communication Technologies in Higher Education". IGI Global, 2015.
    10.4018/978-1-4666-7244-4.ch008
  6. Coelho, Dalila; Balula, Ana; Lucas, Margarida; Pombo, Lúcia; Batista, João; Souza, Francislê; Nogueira, Fernanda. "Metodologia de conceção e implementação de instrumentos de recolha de dados". UA Editora, 2014.
Livro
  1. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. In case of doubt see the manual: a comparative analysis of (self)learning packages qualitative research software. 2018.
  2. Souza, Francislê Neri de; Costa, António Pedro; Moreira, António; Souza, Dayse Neri de; Freitas, Fábio. webQDA: guía de uso rápido. UA Editora. 2016.
  3. Souza, Francislê Neri de; Costa, António Pedro; Moreira, António; Souza, Dayse Neri de; Freitas, Fábio. webQDA: quick user's guide. UA Editora. 2016.
  4. Souza, Francislê Neri de; Costa, António Pedro; Moreira, António; Souza, Dayse Neri de; Freitas, Fábio. webQDA: manual de utilização rápida. UA Editora. 2016.
Tese / Dissertação
  1. SILVA, José Renato dos Santos. "Ensino ativo e formação inicial de professores de ciências e matemática". Mestrado, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29956.
  2. Moraes, Paulo Eduardo Santos de. "Planeamento e gestão de cursos em ensino à distância : um estudo de caso no Brasil". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10437/7882.
  3. SANTOS, Iris Gabrielle de Sena. "FLEXQUEST : Uma plataforma Web 2.0 para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares visando a promoção de flexibilidade cognitiva". Doutoramento, 2016. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7449.
  4. Rocha, Leonel Seroto. "O questionamento como elemento integrador do blogue nas aulas de ciências". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14765.
  5. Bezerra, Anna Cecília Sobral. "Comunidades de prática online e a construção de competências para o ensino ativo". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13137.
  6. Menezes, Maria de Jesus Sousa Soares. "Videoconferência: promotor de interação na educação a distância?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/9965.
  7. Salgado, Lúcia Maria Osório Vasconcelos de Oliva Teles. "Questionamento e curiosidade num contexto CTS: um estudo de caso". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12425.
  8. Rodrigues, Maria Amália Fernandes Maia. "Aprendizagem por pares e questionamento na revisão do tema ácido/base". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10018.
  9. Knaesel, Angela Eliane Mello. "Padrões de questionamento em aulas de ciências no Brasil". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9928.
  10. Dias, Edgar Martins. "Aprendizagem por pares e questionamento na iniciação ao tema ácido/base". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10113.
  11. SANTOS, Iris Gabrielle de Sena. "A Flexquest como estratégia didática no ensino de eletroquímica". Mestrado, 2012. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5476.
  12. Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro. "Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9940.
  13. Santos, Paulo Lopes dos. "Padrões de questionamento em aulas teóricas e laboratoriais em Química". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/10574.
  14. Silva, Gêsila Maria da. "Exame nacional do ensino médio no Brasil: fomentador interdisciplinar?". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8474.
  15. Pires, Joana Martins Rodrigues. "Ensino não-formal e formal em ciências: elementos integradores". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8486.
  16. Oliveira, Cristina Maria Carvalho Gaspar de. "Ensino da física em cursos de engenharia: percursos colaborativos no ensino superior". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7207.
  17. LIMA, Lívia Ferreira. "Uma análise sobre a proposição de projetos de trabalho com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em um curso de licenciatura a distância". Mestrado, 2010. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7488.
  18. Ferreira, Ana Paula Bernardo. "Questionamento dos professores: o seu contributo para a integração curricular". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3815.
  19. Oliveira, Paulo José Coelho de. "Ensino da física num curso superior de engenharia : na procura de estratégias promotoras de uma aprendizagem activa". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1480.
  20. SILVEIRA, Thiago Araújo da. "Concepções didáticas no uso de vídeos de professores de ciências". Mestrado, 2009. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7461.
  21. Souza, Francislê Neri de. "Perguntas na aprendizagem de química no ensino superior". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4996.

Outros

Outra produção
  1. Diversidade de Contextos e Dados: Corpus Latente na Internet: Um Desafio para os Métodos Mistos. A maioria dos contextos de investigação nas ciências humanas e sociais está direta e indiretamente ligada às interações humanas. Estas interações podem ser realizadas em momentos síncronos ou assíncronos, sejam elas presenciais ou virtuais. Os registos dos momentos síncronos são tendencialmente mais espontâneos, imediatistas, pois em geral proporcionam pouco tempo para reflexão. Os registos assínc. 2016. Souza, Francislê Neri de; Universidade de Aveiro; Souza, Dayse Neri de; Universidade de Aveiro; Moreira, António; Universidade de Aveiro. http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/4492.
  2. Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar. 2016. Costa, António Pedro; Departamento de Educação e Psicologia - Universidade de Aveiro; de Souza, Francislê Neri; de Castro, Paulo Alexandre; Departamento de Física - Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão; Oliveira e Sá, Susana. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4360.
  3. Investigação Qualitativa para Sistemas e Tecnologias de Informação. 2014. Costa,António Pedro; Reis,Luís Paulo; Souza,Francislê Nri de. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952014000300001.
  4. Diversidade de Abordagens na Investigação Qualitativa em Educação. A Investigação em Educação ao longo dos últimos 30 anos tem vindo a fortalecer-se, salientando-se a sua multiplicidade de paradigmas e naturezas. As razões para este facto residem numa miríade de fatores, sendo de destacar as que se prendem com as linhas de investigação de vários grupos e centros de investigação bem como as múltiplas preocupações e interesses dos investigadores desta área do conhe. 2014. Vieira, Rui Marques; CIDTFF, Universidade de Aveiro; Neri de Souza, Francislê; CIDTFF, Universidade de Aveiro. http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/2863.
  5. Os Desafios da Docência no Ensino Superior. O 3º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2014) ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2014 na Universidade da Extremadura em Badajoz, Espanha. Entretanto, devemos relembrar que o CIAIQ2013 foi realizado na Universidade de Aveiro e teve suas atas de artigos completos publicadas na revista Indagatio Didactica. Para os editores é uma honra apresentar mais um número especial. 2014. Neri de Souza, Francislê; CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento ; Costa, António Pedro; Ludomedia e CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores; Reis, Luís Paulo; Universidade do Minho; Neri de Souza, Dayse; CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de E; Luengo, Ricardo; Universidad de Extremadura, Grupo de Investigação CiberDidact. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2993.
  6. Tipologia e Codificação de Dados Corpus Latente na Internet. A investigação científica nas ciências humanas e sociais, como as demais áreas científicas, necessitam de evidências e argumentos estruturados para responderem as suas questões de investigação. Estas evidências argumentativas tem por base a análise de dados. Na nossa visão estes dados podem ser resumidos em dois tipos gerais: i) os numéricos e estruturados, e os ii) não-numéricos e não-estruturado. 2014. Neri de Souza, Francislê; CIDTFF, Universidade de Aveiro. http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/3030.
  7. Editorial ILCJ CIAIQ2014. O 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2014) decorreu de 14 a 16 de julho de 2014 na Universidade da Extremadura em Badajoz, Espanha. A conferência recebeu um total de 296 submissões de artigos, envolvendo 710 autores de 17 países. Cada artigo foi submetido a um processo de revisão double-blind por uma comissão científica composta por elementos altamente qualificados nas. 2014. Reis, Luís Paulo; Universidade do Minho; Costa, António Pedro; Ludomedia e CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores; Neri de Souza, Francislê; CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores; Neri de Souza, Dayse; CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores; Luengo, Ricardo; Universidad de Extremadura, Grupo de Investigação CiberDidact. http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/3009.
  8. Consolidation of qualitative studies in health research. [Excerpt] The papers included in this special issue of Revista da Escola de Enfermagem da USP, were selected from the papers submitted to the 3rd Ibero-American Congress on Qualitative Research (CIAIQ2014) which took place, 14-16 July, at the University of Extremadura in Badajoz, Spain. The papers published, were, however, extended and deepened relatively to the versions presented at the conferenc. 2014. Souza, Dayse Neri de; Costa, António Pedro; Souza, Francislê Neri de; Reis, L. P.. http://hdl.handle.net/1822/64043.
    10.1590/S0080-623420140000800001
  9. Investigação qualitativa para sistemas e tecnologias de informação. [Extrato] Introdução: O 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2014) decorreu de 14 a 16 de julho de 2014 na Universidade da Extremadura em Badajoz, Espanha. A conferência recebeu um total de 296 submissões de artigos, envolvendo 710 autores de 17 países. Cada artigo foi submetido a um processo de revisão double-blind realizado por uma comissão científica composta por eleme. 2014. Costa, António Pedro; Reis, L. P.; Souza, Francislê Neri de. http://hdl.handle.net/1822/64048.
    10.17013/risti.e2.ix-xii
  10. Editorial. O Congresso de Investigação Qualitativa é um evento científico com arbitragem internacional que visa a apresentação e a discussão de conhecimentos, novas perspectivas, experiências e inovações no domínio da Investigação Qualitativa das ciências humanas e sociais.O 2º Congresso Luso-Brasileiro em In. 2013. Costa, António Pedro; Universidade de Aveiro, Ludomedia; Neri de Souza, Francislê; Universidade de Aveiro; Neri de Souza, Dayse; Universidade de Aveiro; Mol, Gerson; Unb. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2517.
  11. Novos desafios na formação e investigação. A sociedade atual trouxe novos desafios exigências à educação. Um deles prende-se com a evolução e funções das Tecnologias da informação e Comunicação – TIC e a sua utilização educativa, particularmente como contexto de formação e de investigação educativa.. 2012. Vieira, Rui Marques; Souza, Francislê Neri de. http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1251.
  12. Formular Questões de Investigação no Contexto do Corpus Latente na Internet. A questão de investigação é o primeiro e vital passo do processo de investigação. Para Lewis & Pamela (1987) uma questão de investigação é aquela que explicita precisamente a área de investigação. Para enfatizar, consideramos que a questão é, ou as questões de investigaç&atild. 2012. Souza, Francislê Neri de; Souza, Dayse Neri de. http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1275.