???global.info.a_carregar???
Luís Miguel Alves Fernandes. Concluiu Engenharia Informática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2014. Possui 2 softwares e outros 2 itens de produção técnica. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: 2D, Code EU, game, Gibbo, Gibbo2D e videojogos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Miguel Alves Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Luís Miguel Alves

Identificadores de autor

Ciência ID
8B18-603A-2F47
ORCID iD
0000-0003-3000-6019

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2014 - 2016
Concluído
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Wearable devices for blind orientation and navigation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2016
Concluído
Engenharia Informática (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
"WEARABLE DEVICES FOR BLIND ORIENTATION AND NAVIGATION" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2014 - 2014
Concluído
Formação Pedagógica de Formadores (Curso médio)
Consultua, Portugal
2014 - 2014
Concluído
PERSEUS - Pervasive Networks and Service Infrastructures (Outros)
Technological Educational Institute of Crete, Grécia
2011 - 2014
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Interação natural em aplicações de entretenimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2014/09 - 2016 Investigador (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2015/05 - 2016/10 CE4Blind - Context Extraction for blind using computer vision
UTAP-EXPL/EEI-SII/0043/2014
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Em curso
2014/09 - 2015/09 InMERSE - Plano de Inovação 2014 PTInS
AE2014-0146
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
PT Inovação e Sistemas
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Morgado, Leonel; Cardoso, Bernardo; de Carvalho, Fausto; Fernandes, Luis; Paredes, Hugo; Barbosa, Luis; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Nunes, Ricardo Rodrigues. "Separating Gesture Detection and Application Control Concerns with a Multimodal Architecture". Trabalho apresentado em 2015 IEEE International Conference on Computer and Information Technology; Ubiquitous Computing and Communications; Dependable, Autonomic and Secure Computing; Pervasive Intelligence and Computing (CIT/IUCC/DASC/PICOM), LIVERPOOL, United Kingdom, 2015.
    Publicado • 10.1109/CIT/IUCC/DASC/PICOM.2015.233
  2. Fernandes, Luís Miguel Alves; Nunes, Ricardo Rodrigues; Matos, Gonçalo; Azevedo, Diogo; Pedrosa, Daniela; Paredes, Hugo; Barbosa, Luis; et al. "Bringing User Experience empirical data to gesture-control and somatic interaction in virtual reality videogames: an Exploratory Study with a multimodal interaction prototype". Trabalho apresentado em SciTecIN'15/Vídeo Jogos 2015, Coimbra, 2015.
    Publicado
  3. Morgado, Leonel; Cristóvão, Paulo; Fernandes, Luís Miguel Alves; Nunes, Ricardo Rodrigues; Martins, Paulo; Paredes, Hugo; Barbosa, Luis; Cardoso, Bernardo; de Carvalho, Fausto. "Primeira Armada da Índia: novo conceito de jogo misturando realidades aumentada e virtual, gestos finos e amplos". Trabalho apresentado em SciTecIN'15/Vídeo Jogos 2015, Coimbra, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fernandes, Luís Miguel Alves; Matos, Gonçalo; Azevedo, Diogo; Nunes, Ricardo Rodrigues. "Exploring educational immersive videogames: an empirical study with a 3D multimodal interaction prototype". Behaviour & Information Technology 0 (2016):
    Aceite para publicação
Capítulo de livro
  1. Paredes, Hugo; Fernandes, Hugo; Sousa, André; Fernandes, Luís Miguel Alves; Koch, Fernando; Fortes, Renata Pontin; Filipe, Vítor; Barroso, João. "Advances in Social Computing and Multiagent Systems". In Advances in Social Computing and Multiagent Systems, 66-76. Cham: Springer International Publishing, 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-24804-2

Outros

Outra produção
  1. Gibbo2D Engine. Software. 2013. Fernandes, Luís Miguel Alves; Alves, João. https://gibbo2d.anlagehub.com/.
  2. Legend of the Elements: Chronicles of Luminia. Software. 2010. Fernandes, Luís Miguel Alves; Daniel Pereira; Pedro Oliveira. http://luminiachronicles.wordpress.com/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2013 Gibbo2D Videojogos2013 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos
Universidade de Coimbra e Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (Coimbra, Portugal)
2013 Gibbo2D Engine Code EU
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016 - 2016 DSAI 2016
Conferência (Outra)
2013 - 2013 codeEU - UTAD
Conferência (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 Jornadas de Informática²
Conferência
Jornadas de Informática²
Núcleo de Estudantes de Tecnologias da Informação e Comunicação e Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática, Portugal
2014 - 2014 NetAtaque
Oficina (workshop)
Jornadas de Informática²
Núcleo de Estudantes de Tecnologias da Informação e Comunicação e Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática e Grupo de Segurança Informática, Portugal
2011 - 2011 The Most Powerful Ideas about Matrices
Seminário
Teoria das Matrizes e Aplicações
Centro de Matemática - UTAD, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014/09 - Atual Microsoft Student Partners
2014/02 - 2015/06 Grupo de Segurança Informática - UTAD
Distinções

Outra distinção

2015 Best Paper SciTecIn'15/Vídeo Jogos 2015
SciTecIN'15, Portugal
2014 NetAtaque’14
Grupo de Segurança Informática - UTAD, Portugal